Existe vida depois do divórcio?


divórcio

Foto Roberto Leone

Existe vida depois do divórcio?  SIM!

Nunca me senti tão sem chão… Foi no verão de 2000.  Há alguns meses meu marido de 10 anos, pai dos meus filhos de 7 e 4 anos, se comportava estranhamente.  Estava em uma casa de veraneio com as crianças e ele ficara na cidade.  Sempre disponível no celular, de repente não o encontrava mais e as desculpas começaram: “esqueci no escritório”, “estava em silencioso”, etc.  Para qualquer um não totalmente envolvido emocionalmente como eu, estava na cara.  Mas eu não quis ver.  Não queria saber.

As brigas começaram.  Um dia tão, tão brava, arranquei a aliança do meu dedo, a mesma que nunca havia tirado desde o dia do casamento, e a joguei do outro lado da sala na sua cara… só para correr e colocá-la de volta.  Me sentia nua sem… Estranho como aquele pedaço de metal em torno ao dedo carrega um peso tão grande.

Finalmente ele disse que não aguentava mais e sairia de casa.  Dentro me senti morrer, mas fora fingi força.  Conhecendo a pessoa, quis forçar a barra.  Dei um ultimato.  “Se for para sair, então faça-o imediatamente.  Não te quero em casa quando voltar.”  Fiz isso pois sabia que senão ele ficaria no lero, lero.  Tive uma intuição que ele ficaria entre duas vidas.  Não queria isto.  Queria ele de volta para mim.

Terrível é como nos sabotamos!  Apesar de antes dele querer ir embora o relacionamento já estava difícil e na verdade sabia que o sentimento um pelo outro não era o mesmo do início, quando ele partiu tive a certeza que estava perdidamente apaixonada por ele como no início.

Pelo telefone avisei meus pais do que estava acontecendo.  Foi muito bom.  Meu pai mudou seus planos de viagem e veio a Florença.  Eu disse a ele:”não se preocupe.  Acho que é temporário.”  Mas ele insistiu.  Foi bom… Não, foi ótimo!

Voltando a Florença, fui consultar um advogado para saber qual eram os meus direitos.  Meu pai veio junto e foi imprescindível ter alguém inteligente e lúcido por perto.  Foi então que algumas amigas decidiram me contar.  Me disseram que não queriam dizer nada, mas que como eu havia começado a falar com advogados, eu tinha que saber a verdade.  Ele estava envolvido com outra mulher.  Mesmo que suspeitasse de algo, quase inconscientemente, aquelas palavras foram como um soco no estômago!  Lembro tão bem.  Demorei meses para superar.  A vida nunca mais foi a mesma.  Uma certa inocência foi roubada de mim para sempre.

Quando o confrontei, ele me disse que era uma coisa certamente temporária.  Disse para eu esperar pois certamente passaria… O que?!!  Quando fui falar com o padre da minha paroquia, ele me disse a mesma coisa… Tentei… Esperei, me desesperei, emagreci (essa parte foi a única coisa boa), me senti muito só.  Estranhamente, os amigos desapareceram.  Nem os culpo.  Sei que é uma situação complicada e constrangedora, mas teria sido tão bom ter alguma amiga por perto.

Meu pai me segurou a mão várias vezes e me deu a direção.  Minha mãe, que chegou depois para dar a troca ao meu pai, também.  Com carinho e amor, e me escutando.  Nossa, coitados!!  Quanto me escutaram!!!  Como pode uma pessoa repetir a mesma história tantas vezes?!!!  Aos outros e a si mesma?!?!!!  Hoje acredito que é a forma que o corpo e a mente usam para digerir a idéia.  A nova situação.  É por isso também que é importante ter um profissional para te escutar.  Pois depois de um pouco, só ele vai te aguentar mesmo!

Às crianças primeiro dissemos que o pai estava na casa dos avós para ajudar com algumas coisas.  Mas depois de ter tentado tudo (inclusive uma volta de 3 meses com ele em casa), exigi que disséssemos a verdade.  Explicamos que os amávamos muito e que isso não havia mudado em nenhuma forma.  Que nada do que estava acontecendo era culpa deles.  Que o papai e a mamãe se gostam muito mas não se amam mais como antes.  Que era um novo amor diferente entre nós, os pais, mas que o relacionamento entre cada um de nós com eles seria o mesmo. Eles ficaram tristes e choraram.  Mas hoje são pessoas tranquilas e nos dizem que fizemos bem em sermos honestos.  Acredito até que meu ex-marido foi um melhor pai depois da separação.  Fazia mais questão de vê-los.

Nunca proibí-lo de ver-los e acredito que seja importante não falar mal do ex aos filhos.  Muito importante.  As crianças não tem nada a ver com o problema de vocês!

Não é fácil superar esse período.  Lógico que encontrar outro namorado ajuda.  Mas se você não estiver bem consigo mesma, não é a solução.  Melhor deixar passar o “luto” da separação, e quando digerir a idéia melhor, aí sim pode-se partir para uma nova relação.

Mas como foi que sobrevivi àqueles meses de terror (sou capricorniana e tenho terror a mudanças)?   Estas foram as minhas salvações:

  • Um analista: um bom profissional te escuta (importantíssimo) e te dá uma direção no dia a dia
  • Tentar: tentei voltar uma vez.  O que achei bom disto foi que não tenho dúvidas que tentei tudo.
  • Ginástica: eu queria muito que o analista me desse algum remédio pois fiquei meio lélé (esperando ele voltar) e dormia mal.  Mas ele se recusou, e hoje agradeço por isso.  Ele me disse: “faz ginástica!”  E eu respondi: “mas doutor, já faço tanta!”  Ele retrucou: “faz mais!”
  • Família: todos foram muito próximos.  Qualquer hora do dia e da noite me deram apoio.
  • Ler:  li váaaaarios livros.  Não precisam ser inteligentes, só devem te ajudar a sair da realidade enquanto o corpo se adapta à nova realidade
  • Não escutar a todos os conselhos de amigos.  Cada um vai falar algo de diferente e você vai ficar confusa.  Além do que, vão querer dizer algo para não te machucar ao invés da verdade, e isso não ajuda.
  • Não ligar para o ex!!  Não se auto-sabote!  Siga os conselhos dos profissionais.
  • Não morar junto!  Nem parte do tempo e nem pelos filhos.
  • Filhos: por eles, eu sabia que tinha que superar tudo.  Seus abraços são o Redbull da coragem.
  • Racional: enfrentei como uma doença.  Deixei o tempo ajudar a me melhorar.  Às vezes apoiada a uma parede sem energia de dar um passo, a minha mente me dizia: “é só uma questão de tempo!”  E não é que foi?!

O importante é se reencontrar, ficar sã, tomar conta do corpo e das crianças.  Segunda coisa, encontrar algo para fazer: ginástica, trabalho, um hobby ou tudo isto.

Em conclusão, lembrem por favor que conto aqui a MINHA história!  Quis escrever pois recebi mais de um email perguntando se tem vida após o divórcio.  Saibam que SIM!!  Uma bela vida!  Encontrei a minha estrada com um novo, maravilhoso companheiro e um trabalho que amo.  E isso aconteceu de forma tão positiva por uma razão, a mais importante, porque encontrei a mim mesma!!

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018
Lilian Pacce com candor!
May 03, 2018

10 Comments

Carol Justo
Reply 28 de July de 2018

Que história incrivel, a gente sempre tem que se amar e saber o que é importante para nós mesmos e se o melhor é o divorcio não devemos ter dúvidas de prosseguir com isso. Infelizmente vejo que muitas mulheres optam por ficar com homens que elas nem amam mais por comodidade... Que bom que você superou tudo isso, que a vida seja bela daqui pra frente

Carol Justo | Pink is not Rose

    consueloblog
    Reply 31 de July de 2018

    Acho impossível julgar a união de outro casal... Tem beleza na superação. O que quis passar, é q por difícil que seja um divórcio, tem luz no fim do túnel!
    bjs

    c

Angela
Reply 29 de July de 2018

Consuelo, você me inspira. Que bom que encontraste teu caminho, você é merecedora. Um grande beijo ❤️

    consueloblog
    Reply 30 de July de 2018

    Obrigada querida! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 29 de July de 2018

Woow que forte ler... Ler e ver cada palavra... Engraçado que meus pais falam as vezes em separação (brigam e tal) mas nada muito sério sabe... Porém, eu na minha mera idade jovem rsss 27 anos (dia 31 desse mês é 28 e depois quaseee 30 arrrrgghhh!!!) me vejo tentando encontrar as respostas sobre "o que é um relacionamento" quando ficam quase uma hora me perguntando (nunca tive um mas agora quem sabe rsss vou ter, e acham estranho quando falo sobre)... E conversando com amigas elas me contaram que... "O amor cega de uma maneira tão louca que a gente só se dá conta quando aquele PAH vem assim com tudo e a gente perde o chão e para nossa sorte tem os filhos"... Aí eu parei e pensei... "Quando for a minha vez será que será que" passei um tempo me perguntando...
E eu sinceramente desculpe o palavrão mas PORRA vocês são Super Woman's em compartilhar essas histórias que muitas vezes estão presas dentro da mulher... E elas as vezes não tem uma voz que abrace sabe...

Você foi uma Super Consuelo, que soube superar... Que fez do seu limão murcho, uma limonada muito saborosa e refrescante!!! Queria que todas que passam passaram ou que quem sabe um dia passarão tivessem a chance de ter um espaço e pudesse ter a sua voz.... e mostrar que essa fase é horrível eu não consigo imaginar... Mas que com certeza há sempre uma saída..

Não sei se soube me expressar bem mas é isso... Beijão <3

    consueloblog
    Reply 31 de July de 2018

    Cada um tem sua história... essa é a beleza! bjs c

Sandra Regina Rodrigues Ferrarezi
Reply 30 de July de 2018

Consuelo você soube explicar muito bem o que sentimos após uma separação , a maneira de como ficamos , a ausência de amigos , as inseguranças , mas por outro lado você inspira às mulheres a irem a luta, porque vai passar , e você é exemplo disso, hoje mais linda, sabe o que quer da vida acho que o divórcio te fez bem!!!

    consueloblog
    Reply 31 de July de 2018

    Me reconstrui, com uma base mais forte... Mas não é a única solução... bjs c

Sandra Matos dos Santos Avelar Santiago
Reply 2 de August de 2018

Eu prefiro acreditar que sempre tem uma luz no fim do túnel! Depois de um rompimento, depois de um divórcio, depois de um luto, que é o meu caso. Depois de um lindo casamento de 23 anos, com muitas dificuldades, muitos problemas de saúde dele, muita superação. Me vi viúva! Ainda estou no processo, pois tem 1 ano e 6 meses, estou me redescobrindo, coisas que estavam esquecidas lá no meu fundinho, e você Consuelo me ajudou a resgatar. Esse processo é dolorido, sofrido, desgastante, solitário pois só você sabe dos seus medos, angústias...mas enfim. Tento achar um novo sentido em minha vida com a ajuda de minha filha. Beijos e obrigada.

    consueloblog
    Reply 3 de August de 2018

    Que lindas palavras!!! Eu vejo deste jeito. Vc foi uma pessoa como esposa. Agora será a Sandra pura e simplesmente. Melhor? Pior? Não tem! Só mais puramente a essência de quem vc é! bjs e força q estamos juntas nessa! c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *