Tips! É a vez do… Receber em casa!


IMG_8238

A querida Gloria Jane me sugeriu de contar alguns meus segredinhos de receber em casa.  Adorei a idéia!  Mas antes tenho que explicar algumas coisas.  Gosto muito de como recebo, mas é uma maneira toda minha.  É uma combinação do que aprendi em casa e de pedacinhos que venho acumulando nos anos.  Cada vez que fui a uma recepção ou jantar, sem querer, meus olhos viram digitalizadores.  Registro tudo e arquivo o que gosto para uso futuro.  E com isto, acredito que cada um deve criar o SEU jeito de receber.  É exatamente isto que é divertido de ir jantar nos outros, viver experiências diferentes!

Então aqui vai o que gosto de fazer quando dou um jantar em casa.  Ah, e por favor, saibam que em Florença (generalizando) tudo é mais informal.  Isto é por falta de mão de obra e uma questão cultural mesmo.  O Roberto define bem a elite fiorentina como Signori di Campagna (senhores de terras) então tudo tende a ser mais easy e natural.  Mais próximo às origens.  (Para não dizer que não sei fazer muito melhor do que isto! rssss)

Ambiente
As luzes nunca deveriam ser fortes demais.  Uma vez dei uma festa só com luz de velas!  Amei!! Ficou lindo e todo mundo fica mais lindo!  Tenho birra com uma tendência de todos os arquitetos do mundo!!  Aqueles faroletes no teto.  Às vezes até abaixam o teto para colocá-los!  Um absurdo!  Luz de cima não fica bom em ninguém!  Só em fotos sem gente!  No restaurante envelhece todo mundo.  No banheiro é impossível de se maquiar direito e na sala não “espalha a luz”  e sim concentra… Portanto, luz baixa e o máximo de velas possíveis.  (#etiqueta: uma vela em casa nunca deve ter o pavio virgem, mesmo nova, a acenda por alguns minutos e apague)
A música, alegre, baixa e que não roube a cena.  Se depois do jantar, os tapetes forem rolados, aí sim pode aumentar o som e cair na gandaia.
Se for primavera, adoro criar ambientes no jardim, até com sofazinho e tapete, dependendo do tamanho do jantar ou festa.  Mas coloque cobertores a disposição para quando ficar mais fresco.  Assim até quem fuma fora estará confortável.

Se perigar esfriar, cobertas...

Se perigar esfriar, cobertas…

Bebida
Tem que dar logo uma bebida para o pessoal ficar alegrinho!  Quebrar o gelo (existe esta expressão em português ou é só em italiano?) é imprescindível para uma festa alegre e animada.  Agora, como tenho sofás brancos, proibi vinho tinto antes da mesa… Aqui na Itália bebe-se praticamente só vinho ou água.  Nada de refrigerante nem suco…  Nem whisky… Talvez uma cerveja, mas é raro, só se for durante o dia.  Até meu filho em suas festas, é só vinho ou prosecco.

Traje
A dona de casa deve estar bem vestida mas não excessivamente para nunca colocar um convidado em posição constrangedora.  Também deve ser algo que é para estar em casa.  Os mais caxias dizem que nem blazer deve-se usar.  E quando penso nisto, faz sentido…  O homem da casa usa um blazer sem gravata ou uma camisa, dependendo da formalidade da festa.  Jeans na Europa, de noite, bem pouco…

Flores do meu jardim...

Flores do meu jardim…

Decoração
Flores.  Honestamente gosto das flores do meu jardim ou bem pouco elaboradas.  Acho que dá um tom de casa, algo despretensioso.  Quem tem jeito, e se diverte com isto, pode se esbanjar.  Mas não exagere, não é um restaurante, e lembre, nunca na altura dos olhos para não atrapalhar a conversa com a pessoa do outro lado da mesa.

Comida
Sempre busco algo de prático.  Se não é festa grande, nem chamo ninguém para ajudar.  Então deixo os petiscos prontos na sala (pistache, amêndoas, mozzarelinhas, tomatinhos (no verão), pedaços de parmesão) e compro telhas prontas com lasagna em lugares especializados. (Tip: nunca faça algo que nunca experimentou em um jantar!)  Assim é só jogar no forno uns 20 minutos antes de servir o jantar.  Na Itália come-se primo (um carboidrato) e secondo (uma proteína).  Então assim que terminam a lasagna (que escolho vegetariana ou de queijo e tartufo), coloco salada, flans de presunto ou fígado ou algo assim já pronto na mesa.  De sobremesa sirvo uma fruta e sorvete. (Tip: adorei na casa de uma amiga em um jantar em pé, ela serviu em uma tigela bonitinha, sorvetinhos mini de supermerado!  Prático, divertido e gostoso!)  Assim fico zero na cozinha.  Em geral, no fim do jantar já está todo mundo bem alegrinho e conversando horrores.  O certo seria ir para a sala tomar um café… mas se está animado, não mexo ninguém para não romper a vibe (uma gíria que estou adotando com fervor).  Retiro tudo menos os copos e a fruta, se for algo como cereja, mandarim ou morangos, para beliscar.  Coloco água (muito importante),  mais vinho, licores e para quem quiser, sirvo o café.  (Tip: em festas grandes hoje já se coloca até a máquina do café e as pessoas se servem sozinhas!)   Quem quiser a este ponto pode fumar sentado (eu não fumo nem gosto do cheiro, mas tudo para uma festa animada).

Observação:  Sentados acho o número ideal de 8 a 10 pessoas.  Desta forma todo mundo fala com todo mundo.  Mas é lógico que depende da ocasião!

Faltou algo?… Ah sim! Os presentes… Tem duas teorias… não trazer nem flores e nem vinho pois uma boa anfitriã já está preparada… ou trazer… Eu gosto de receber coisas que se consomem como uma vela, creme, sabonete (Granado, iuhuuuu!) com um lindo packaging, ou uma comida típica de algum lugar… e aceito também flores e bebidas!! Hehe!!

Tenho certeza que os comentários abaixo estarão cheios de idéias ótimas para completarem este post!!!  Para quem quiser, também tem outras ideias nestes posts onde falo de festas e jantares que já demos:  AQUI (um jantarzinho em casa), AQUI (dar uma festa low maintenance no jardim), AQUI (festão na Villa Tantafera do Roberto)  e AQUI (meu niver de 50 anos).

bjs, c

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

46 Comments

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 19 de January de 2016

Oi Cons,
Por que precisa usar o pavio antes?
velas perfumadas em jantares me incomodam. É melhor usar velas sem perfume, ou não?
Minhas dúvidas estão sempre relacionadas com perfumes, difusores de perfumes, perfumes em spray (sou chatíssima para isso): quando vamos servir algo como num jantar é apropriado colocar perfume no ambiente; velas perfumadas e afins em jantares me incomodam. É melhor usar velas sem perfume, ou não?
Muito obrigada e beijos,
Ana Laura

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Oi querida, essa do pavio são daquelas leizinhas de etiqueta sutis às quais não sei o por que... Mas honestamente acho que fica mais bonito... talvez me acostumei...
    Acho q pode-se perfumar o ambiente antes da festa e uma vela perfumada no lavabo, daí basta!
    Como com o refrigerante, muito perfume perto da comida atrapalha o paladar...
    bjs

    c

Elvira
Reply 19 de January de 2016

Receber, para mim, sempre foi muito difícil. Fico pensando em mil e uma coisas mirabolantes para o cardápio, acho que nada está bom, quando chega perto do dia, fico tensa, me arrependendo de ter inventado o convite, acabo exagerando muito nas coisas, enfim, me considero um fracasso nessa arte. Por isso, adorei seu post, a forma leve e descontraída como você encaminha as coisas, deve ser uma delícia ser sua convidada. Amei e vou tentar seguir seu exemplo, criando um modo especial de receber que se adapte à minha personalidade. Quem sabe crio coragem e já convido amigos para o próximo final de semana. Beijos!

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Vai! Arrisque! Lembre: simplifique, e se algo der errado, ria!
    Depois conta para nós! bjs c

Sandra Pires
Reply 19 de January de 2016

Adorei !!! Gosto muuuito de receber pessoas em casa , arrumar uma mesa bem caprichada , quanto as comidas , mesmo gostando de cozinhar, prefiro comprar uma parte pronta , sempre facilita,ah... o maridão gosta de ajudar também. Vivo garimpando uma louça diferente , sousplats , etc. Penso que é como um carinho e a valorização de momentos de convivência com pessoas queridas. Minha comadre sempre dizia que a gente leva da vida a vida que a gente leva. Bjs.

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Sim é um carinho... inclusive para vcs! bjs c

Mia Athayde
Reply 19 de January de 2016

Assunto DELICIOSO para mim que adoro receber em casa!
Ótima ideia da Gloria Jane pedir a vc que falasse do teu jeito de receber !!!!
Sou zero em matéria de cozinha, apesar de amar livros e programas de culinária, panelas, apetrechos de cozinha e tudotudotudo que se relacione com este universo.
Então arrisco saladas que gosto de fazer misturando folhas diversas, frutas, queijos e toras cosidas más ... ou as mantas de muçarela (desculpe escrever assim mas agora, apesar de horrível, esta é a forma correta de escrever em português) que são deliciosas, fácies e ficam lindas como entrada!
Os outros pratos, normalmente encomendo e como vc, sempre algo que seja muito fácil de resolver para que eu possa ficar com todo mundo, participando da noite.
Outra coisa que gosto muito de fazer são brunchs ... divertidos, relax mas nem por isso, menos charmosos.
Temos uma "despensa" em casa que é 90% louçeiro e 10% despensa mesmo.
E brincam que ali, é a minha lojinha :))
Sempre que tenho gente querida em casa, ou mesmo no dia à dia, vou até a "lojinha" e escolho louças, copos, uns complementos .... e voilá, faço uma mesa bacana.
Vc tem toda razão quando diz que cada um tem seu jeito de receber mas uma regrinha fundamental, para mim, é gostar de fazer isso!
A luz e a música são capítulos muito importantes e assino em baixo das suas colocações (inclusive de nunca ter velas com os pavios "virgens").
É bem mais fácil sair para jantar com os amigos ... mas, com os preços exorbitantes que os restaurantes estão cobrando e a falta de segurança que rola pelas nossas ruas, receber em casa se torna uma opção ainda mais legal!
Desculpe ... me empolguei e falei muito ...
Bjsssss

    Gloria jane melo
    Reply 19 de January de 2016

    OláMia. Que bom que você gostou da ideia. Consu sempre sabe tudo! Tem dicas maravilhosas.
    A lojinha é ótima! Gostaria de ter uma assim em casa mas não chego a tanto.
    Beijos
    💗💗💗

    Gloria jane melo
    Reply 19 de January de 2016

    Olá Consu.
    Que tips bacanas. Nunca havia pensado na iluminação, aliâs sem muito pensar deixo a casa bem iluminada. Acendo tudo!!!! Aliás já vou pensar; acendia.
    Ah, em portugues temos sim a expressão "quebrar o gelo" - fundamental. E pensando nisso, lembro outra coisa: cuidar para que ao convidar uma pessoa, ter em mente outra pessoa do mesmo ciclo de amizade para que nenhum convidado se sinta isolado.
    Bjus
    💗💗💗

      consueloblog
      Reply 20 de January de 2016

      Ah essa é outra que esqueci de mencionar! O mix! Um amigo uma vez me disse: importante ter alguém que cada pessoa não conhece e outro que sim! Desta forma todo mundo fica feliz de ver alguém familiar e outro novo para conhecer. O papo fica muito interessante! Outra coisa, nunca falar de política!! É guerra segura!
      bjs
      c

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Mia, suas mesas são lindas!! No teu Insta, maitacas se vê! bjs c

      Mia Athayde
      Reply 20 de January de 2016

      Muitoooo obrigada querida!
      Meu Insta na verdade é .... miaathas ... :))

    Maria Benincasa
    Reply 21 de January de 2016

    Mialinda, sou super fã das suas mesas! Como vc adoro tudo de cozinha, mas não sei cozinhar! Aqui na roça quase não temos restaurantes e encomendar comida tb é um desafio! Mas vamos dando um jeito, pq adoramos a casa cheia!
    Dicas preciosas as de vcs!
    Bjs da roça

      consueloblog
      Reply 21 de January de 2016

      Adoraria ouvir as tuas dicas, já que tem pouco como encomendar, o q vc faz?... bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 19 de January de 2016

Nao acrescentaria nada a mais, pois para mim vc eh uma grande anfitria que faz com que teus convidados se sintam muito a vontade, sem frescuras nem codigos de etiqueta do seculo passado .....Organizacao previa e atencao da dona da casa para que todos estejam bem servidos e fundamental , mas à anfitria nao pode ficar nem passar à imagem de estressada.....Parfait ma chérie!!!!!Bjsssss

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Obrigada querida!! bjs c

Elizabeth Corradi
Reply 19 de January de 2016

Que gracinha de post Consuelo! Também adoro receber e pensar nos detalhes!!! Amo velas, flores pequenas do meu jardim e também acho que, juntamente com a música são peças importantíssimas em uma recepção, mesmo que informal! Acho castanhas e queijos fundamentais e sempre tenho à mesa pães, torradinhas e dips, tomatinhos confitados ou uma caponata de berinjela para entradinhas! Adoro! No mais, um bom papo, risos, e boa vibe (também gosto e uso rsrs). Tem coisa melhor que receber?!!!! Beijocas!

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Eu gosto muito, mas confesso que às vezes dá preguiça. Daí convido para um drinque em casa e daí saio. bjs c

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 19 de January de 2016

Amo festas e também amo conversar comer e beber... O lance horrível é quando a gente vai preparar uma festa e tem convidados desconhecidos (que não sabemos o gosto de comer) Eles ficam nos enchendo de perguntas "que sabor é"?, " O que tem dentro disso ou daquilo", "há eu não como isso"... Por isso lá vai a dica! Se não quer se incomodar depois achando que não fez seu papel como boa anfitriã, pense em coisas que qualquer um pode comer (variando sempre)...Guardanapos, palitinhos sempre à disposição do convidado. Se ele(a) caso venha a beber muito, deixe no banheiro algum daquele tipo ("Epocler") ajuda muito eu vi no toallete de um casamento. Beijos para todos 💋❤

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Wow!! Sim! Vc é bem prática! bjs c

Viviane Marques
Reply 20 de January de 2016

Consu, delicia de post, pois receber é uma delícia!!!! Já tinha lido seus posts recebendo em casa ou no Roberto, sempre achei charmoso e de bom gosto. Eu adoro arrumar a mesa sempre, mesmo que para almoçar e jantar sozinha, acho que a comida tem outro sabor. E quando recebo capricho um pouco mais, tanto em São Paulo como aqui na roca, meus espaços são pequenos, então se recebo mais de seis pessoas, precisa ser num esquema americano, nada que precise cortar, pouco molho e louça grande, assim evito pequenos acidentes. Adoraria como a Mia ter uma lojinha de louças, como os armários não permitem, em São Paulo moro em frente a Ritz, aluguel de louças para festas, então consigo abusar da imaginação, aqui na roça uso louça branca básica, e a imaginação fica por conta de acessórios, castiçais, flores, guardanapos, velas e uma comidinha bem atraente. Adorei sua dica das luzes baixas, preciso providenciar isso. Parabéns pelo post!!! Bjs!!!

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Essa de evitar pequenos acidentes, pra mim, é fundamental! Poxa q legal essa de alugar louça! Mas isso realmente só em cidades como SP! bjs querida! c

Renata
Reply 20 de January de 2016

Moro atualmente em Paris e tem um hábito francês que adoro: servir queijo antes / junto com a sobremesa. Muita gente prefere ao doce e deixa todo mundo com mais opções. Outra coisa muito comum aqui é também oferecer algo consumível, mas de comer. Em geral, leva-se uma caixa de chocolates, de macarons, de docinhos pequenos. A anfitriã deve oferecer a todos junto com o café, ao final. É importante não estar estressada, mas isso é muito mais fácil quando se tem mais intimidade com os convidados... Beijos

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Eu também prefiro ao doce! Vou adotar isto!! É tão bom e delicioso! Certamente a intimidade ajuda! Um jantar com o chefe do trabalho é meio punk!
    bjs
    c

Marcia
Reply 20 de January de 2016

Que delícia de post! Deu vontade de ser convidada, viu? Eu sou super informal - o que não significa desleixada - para receber e, dado o círculo de pessoas que costumo receber, acho que funciona. Sentem-se à vontade e acolhidos. Acho isso porque nunca recusam um convite meu (rs). E super compartilho a questão da iluminação. Luz indireta sempre. Velas, luzes de baixo para cima (até um pendente de teto que tenho joga a luz de baixo para cima). Eis uma coisa que fiz diferente quando me mudei de casa a última vez: contratei uma empresa especializada para fazer o projeto de iluminação. Na sala especificamente, acho que funcionou. E tenho uma palmeirinha, num terraço contíguo à sala, em cujo vaso espetei um holofote (não sei o nome daquele negócio), mas que dá um efeito super bacana no ambiente, aquele jogo de luz e sombra com as folhas. Só não me resolvi quanto à louça, pois não dá para ter muitos jogos diferentes e nessas acabo não variando a "cenografia". Inspiro-me também nos livros da Rita Lobo para ter idéia de apresentação de comes/bebes/mesas. Falei demais, é que adorei suas tips. Beijo grande

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    Q máximo alguém estudar a luz do teu ambiente! Um set básico de louça de permite de brincar com a toalha ou flores! A Rita é top!!! Saca pra caramba! bjs c

Jana_M
Reply 20 de January de 2016

Adorei, Consuelo! Não sabia essa das velas; de estreiar o pavio antes dos eventos! Interessante e aprendido. Só não sei quando vou aplicar, já que aqui no Rio faz muito calor e seria um pouco forçado acender velas e ligar o ar. Rs... Vou ter de continuar com o abajur.;) Quanto aos trajes, realmente quem recebe tem que ser cuidadoso; pra mostrar que se importa com a ocasião especial e providenciou algo bonito e ao mesmo tempo, não deixar que seus convidados sintam-se simples demais perto dele/a... Ainda sobre a vestimenta, mas deixando de lado o dono da casa, quanto aos sapatos, me incomoda um pouco a identificação do salto ao chic, ao arrumado (vc já mostrou como as flats podem ser lindas e chics): na casa de alguém, numa situação mais intimista (pensemos nesses eventos pra no máximo 8 pessoas), o salto não sobra (estou pensando naqueles bem altos)? Na dúvida, não é melhor ir de baixos? Bem, queria te ouvir? De repente, é só uma carioca sendo carioca (rs... nós usamos muito sapatos baixos). Uma dica minha pra servir: gosto muito de preparar saladas. Salada de couscous com legumes cozidos, ou com vegetais crus (pepino, cenoura ralada, salsão); quinoa, lentilhas. trigo, aquela massa no formato de arroz (riso) também são ótimas bases para uma salada com coisas picadinhas. Então as completo com rosbife (fácil de fazer antes e na hora não precisa servir quente)! Pra picar, amêndoas, castanhas, queijos e frutinhas (pera, figo, uvas) já vão aclimatando os convidados. Acho que o mais difícil de colocar em prática é organizar e se divertir ao mesmo tempo! Deixar que as coisas fluam! Ainda tenho dificuldade em não me preocupar, mesmo que saiba que as melhores festas e reuniões são aquelas em que o dono se diverte junto, deixa todo mundo a vontade. Pra vc sempre foi fácil receber? Acho que posso melhorar muito ao longo do tempo...

Teresa
Reply 20 de January de 2016

Moro numa casa grande e com muito quintal, então as festas maiores - páscoa, natal, dia das mães etc, a família e amigos são reunidos aqui. Também somos bastante informais e nessas ocasiões acho chato chamar ajudantes porque também estarão celebrando com suas famílias, então quem vem aqui já sabe que toda a ajuda é bem vinda! Compro tecidos bacanas, de preferência estampas com fundo escuro em peça (20 metros) e faço toalhas iguais para todas as mesas,dentro e fora de casa, dessa forma, pratos brancos sobressaem e copos de vidro comum não depreciam, as mesas ficam lindas e alegres e tudo se lava em máquina no final! O cardápio varia do tradicional churrasco, que os rapazes gostam de fazer ou pratos de panelão tipo feijoada, bobó, moqueca, etc. Dá uma canseira danada no final porque a gente fica circulando, mas é bom que dessa forma a comida não pesa!! bjos

Maria Vilma
Reply 20 de January de 2016

Consuelo...!!! Consuelar é verbo para todas as ações, e eu que não sou boba, lanço mão de cadernos, agendas, pedaços de papel... meios digitais...rsrsr...para anotar, salvar todas as dicas que eu vejo por aqui, sobretudo, acerca de coisas que eu não sei... ou tenho pouca intimidade, ou seja, quase tudo... tomo nota, presto atenção: para analisar, aprender, internalizar e refinar o praticar...!
Aprendo muito com vc e com todas(os) experts que por aqui salpicam generosos saberes...
E no que o assunto diz respeito, Mia e Vivi são muito caprichosas! Preparam mesas e ambientes espetaculares...!!!
Beijos e obrigada a todas!!!
MaVi

    Jovita Agra
    Reply 20 de January de 2016

    Oi, MaVi! Fique certa que não é só você que tem seu caderninho de dicas de dona Consuelo, viu? Eu, que não besta, também anoto tudinho. Sempre anotando, aprendendo e amando este Salotto delicioso. Bjo carinhoso.

      Maria Vilma
      Reply 21 de January de 2016

      Oi, Jô querida!!! Nós não somos bestas... rsrsrs... E como aprendemos aqui...
      Um beijo no seu coração, Flor!

Dany Cilento
Reply 20 de January de 2016

Consu, com as suas dicas dá uma vontade danada de recebermos já!!! Adoro e acho que não há forma melhor de demonstrarmos nosso estilo e personalidade. beijocas

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Sim! É um ótimo retrato! bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 21 de January de 2016

Dicas delíciosase muito práticas Super C! Adoro receber em casa e cuido de tudo com o maior carinho. Adoro velas e flores também. Não vivo sem. Elas encantam o ambiente. Gosto de receber até 10-12 pessoas, até porque minha casa é pequena e não cabe todo mundo. Capricho no menu e cozinho com amor. Bebidas sempre tem bastante, pois meu povo é chegado num goró hahahahaha Estou sempre de olho nos seus get-togethers para aprender algo novo. Adoro a simplicidade com um toque de elegância. Seja na louça, no menu ou no décor. Bjocas amore!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    O que vc oferece para beber?... bjs c

      Cassiano Soares Lopes
      Reply 3 de February de 2016

      Geralmente vinho, cerveja, refrigerante e água. Bjocas!

Susana Lyra Toffolo
Reply 21 de January de 2016

Hummmm...
Tenho muito a aprender.
Adorei as dicas!
beijo

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Não precisa aprender... vai construindo o teu jeito! bjs c

Paula Moiano
Reply 23 de January de 2016

Amei o post!!!!!! Amo receber! Em casa minha mãe sempre recebeu com almoços a família e meus amigos! Garimpar louças, toalhas de mesa, travessas, montar arranjos de flores, investir na decoração e etc é algo que eu gosto muito e relaxa. Acho que é uma terapia pra mim. Com amor e carinho tudo fica lindo!!!! Meu casamento está chegando, será em Abril, depois volto aqui pra mostrar a decoração que eu escolhi!!! Bjsss!!!!

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Teus ingredientes principais, amor e carinho, são maravilhosos!! Oba! Quero muito ver!! bjs c

Aurea Borne
Reply 24 de January de 2016

Ah, adorei. Gosto muito de receber, mas sempre em petit comité, realmente acho que piraria se tivesse que dar um festão... rsrsrs... afinal gosto de cuidar de tudo pessoalmente. Suas dicas são sempre ótimas e deliciosas.
A propósito, usamos o termo 'quebrar o gelo' exatamente como aí. E nada melhor para garantir um bom começo de encontro entre amigos. Bjks

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Ah é!!! Quebrar o gelo é um must!! Mas não se cobre tanto! As pessoas querem é estar contigo e amigos. Por isso às vezes vale mais simplificar! Mas lógico com a tua assinatura!
    bjs
    c

Rita de Cássia Cardoso Fischer
Reply 27 de January de 2016

Consuelo,
Esta é minha primeira visita á você neste espaço.
Adorei a forma como você escreve.
Ao ler seu texto tenho a sensação que você está aqui ao meu lado conversando.
Aliás, a mesma naturalidade que você tem em suas mensagens faladas.
Parabéns, conjugar naturalidade e sofisticação é para poucas.
A partir desta data você conquistou mais uma de suas muitas leitoras, inclusive, já estou apresentando o seu endereço virtual para muitas das minhas amigas.

    consueloblog
    Reply 27 de January de 2016

    Olá Rita, e vc conquistou o meu coração!!! <3 bjs c

Jaka
Reply 6 de February de 2016

Consuelo: acho fantástico o seu trabalho na internet!! Com muita autenticidade você está chegando a um público que era totalmente órfão nestes tempos de valorização da juventude, dos corpos sarados, das roupas de mala, etc... Estou te acompanhando há pouco tempo, mas já sou uma seguidora fiel!! <3

Já que vcoê citou uma regrinha de etiqueta, tenho uma pergunta relacionada a isso: na foto você está bebendo um pro-seco em um copo? A taça não é indispensável nesse caso?

obrigada e parabéns pelo trabalho!!

    consueloblog
    Reply 7 de February de 2016

    A taça é o certo, mas o jogo de cintura com um sorriso quando a situação é inusitada é ainda mais chique! As regrinhas também podem ser ligeiramente articuladas... bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *