Minhas razões para ser feliz depois dos “enta”!!


FullSizeRender 2

Ser feliz depois dos “enta”?  Vocês devem ter reparado que estou em uma fase meio introspectiva… Não sei bem o que é… se é o ninho vazio, se é a menopausa, se é ver o meu rosto na câmera selfie do celular e entender que a força de gravidade é inimiga da felicidade!… Mas certamente existem coisas positivas no envelhecer… E hoje gostaria de falar sobre isto!…

Minhas razões para ser feliz depois dos “enta”…

Ainda estou aqui

Os cabelos brancos me forçam ir ao salão e cuidar da minha aparência (Veja o post onde falamos de cabelos brancos AQUI, os comentários são ótimos nele!), e isso é uma boa coisa!

Não ter papas na língua!  Essa é uma das sensações mais libertadoras que já senti!  Uma verdadeira alforria!  Tá bom, tá bom… às vezes me arrependo, mas que na hora fico feliz, ahhh isso sim!  Digo o que penso e várias vezes tenho propriedade para isto.  Acumulei experiência para poder raciocinar.  Mas o divertido é como sinto que posso dizer o que penso.  Lembro quando era muito jovem e morria de vergonha, agora não!!  Até danço na loja se a música for boa, ou no carro com a música a mil.  Essa liberdade, pelo menos para mim, só veio com a idade.

Crianças grandes Já contei que gosto de ser mãe de criança grande.  Não sou boa de horários e isso me atrapalhava quando eram pequenos.  Além disto, gosto de poder conversar, explicar, ouvir e discutir com eles.  Raciocinar com quem amo e admiro, para mim, é emocionante!

Se manter moderna  Quando se é jovem, ser moderna é status quó, mas ter uma certa idade e se manter moderna é um exercício maravilhoso.  As descobertas são maiores e com base no que você já sabe!  Sempre gostei de antropologia social, e me manter moderna significa entender o momento que estamos vivendo!  Que privilégio!

Pagar menos no seguro do carro ahahahahah!!!!  Quem lembra de “TOWANDA!”????

Se não abrir, por favor, por favor, por favor clique AQUI para ver essa cena cult!

Independência econômica Apesar de podermos não estar em uma situação de jogar dinheiro fora, o dinheiro é nosso e podemos gastar com o que bem quisermos!!

Minhas memórias Poder lembrar de coisas como este comercial…

Se não abrir o vídeo, por favor clique AQUI para ver a publicidade de 1978.

A desculpa, pense só quantas vezes para alguma besteira que se diz ou faz pode-se usar a desculpa: “Ah, sou velha!” 😉

Por enquanto me vieram essas em mente… Mas não vejo a hora de ler abaixo quais são as suas!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

113 Comments

Teresa
Reply 20 de January de 2016

Concordo com todas as suas e acrescento uma que no início me surpreendeu mas adoro: as pessoas prestam atenção e acreditam no que a gente diz!!! hahaha acho o máximo, mesmo quando a gente nem tem tanta certeza do que tá falando! Que responsa!!!! bjos.

    consueloblog
    Reply 20 de January de 2016

    ahahahhahahah!!!! AMEI!!! É mesmo!! bjs e obrigada! c

Janeska Lago
Reply 20 de January de 2016

Consuelo maravilhosa, faço 50 daqui poucos dias, e estou amando, estou agradecida por ter chegado até aqui, e modéstia a parte, muito bem, em todos os aspectos...concordo com absolutamente todas as questões que tu pontuou, mas o que realmente é mais forte pra mim é a liberdade que conquistamos, é uma liberdade muito especial, diferente, me parece mais concreta e ao mesmo tempo leve, indissolúvel, não condicionada, liberdade de falar e fazer o que se quer, sem medo do ridículo, liberdade de ser verdadeira, de ser alegre, ser feliz e principalmente , dona de si....VIVA OS ENTA!!!!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    E sabe o que acho sobre isto também?... Que não tem jeito de entender este sentimento sem passar os anos... não é? bj c

Paola
Reply 20 de January de 2016

Poder ler textos como este aqui postado e se identificar com muita coisa e pensar: que bom que tem muitas pessoas na mesma situação de liberdade!!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    iuhuuuu! bjs c

Eugenia
Reply 20 de January de 2016

Ter mais ciência do que se é e do que se pode ser, fica tudo mais claro e sereno! E isto nos leva a perseguirmos com mais objetividade os nossos desejos. Na minha vida isso só chegou depois dos "enta"

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Que legal que chegou, né? bjs c

Jovita Agra
Reply 20 de January de 2016

Este filme é um dos meus favoritos, Consuelo, amo!!! E esta cena representa exatamente o momento da "libertação" das regras quando chegamos aos enta. Concordo com tudo o que você escreveu, e eu acrescentaria: escutar apenas o que queremos e às vezes fazer que não estamos entendo o que se passa. Tem melhor? Bjs Salotto querido.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Ahahahha!!! Sábia! bjs c

Cristiane Dalcin Dilda
Reply 20 de January de 2016

Hahahahaha me identifiquei ;)) Muito bom

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    smack! c

Ana Placido
Reply 20 de January de 2016

Oi Consuelo! Muito bom, em especial o se manter moderna. A respeito disso, se puder leia o artigo do psicanalista Francisco Daudt, hoje na Folha. O artigo "Velhice", fala desse tema de uma forma bem legal. Um trecho: "Meu pai foi responsável por que eu entendesse que a velhice é um estado de espírito. Ele ficou velho duas vezes na vida: a primeira, aos 95, quando foi obrigado a aposentar seu querido motorista só porque havia ficado cego. Tratado da depressão, ele voltou a ser o jovem de sempre. A segunda, quando
resolveu morrer, aos 102, e dessa não voltou.

"Ah", disse eu, "então a gente pode decidir se é velho ou não?!" Foi quando escolhi a idade de 25 anos para viver. Invisto nela, e ela está se tornando cada vez melhor. Comparada com a cronológica, então... Aos 25, eu era um imbecil. Não me achava bonito (a modéstia me impede de dizer o que acho de mim hoje). Não tinha autonomia, nem dinheiro, nem a liberdade que essas coisas trazem. Não tinha investido em sabedoria." É isso, né? Bjos

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    que coincidência maravilhosa!!! Obrigada por citar! seria difícil encontrar por aqui. É isso sim! bjs c

Sonia ferrari
Reply 20 de January de 2016

Oi Consuelo Enta. ...Vou te contar oque um sr de 94 Anos que nada na raia ao lado da minha me disse e repete sempre. VOCE ESTA OTIMA e não sabe... Da para refletir.....Penso todos os dias. ...no sr Juan e na sua vivencia. Bjs querida.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Tão inspirador! Obrigada Sr. Juan. bjs c

Regiane Moresco
Reply 20 de January de 2016

Adorei! O dinheiro é meu, uso como quero! O calor da menopausa vem, mas está tudo certo, afinal, estou na Itália, e o frio é demais!!!!
O seguro do carro mais barato????Bobagem!!! Me sinto com 18!!!!!! Azar da seguradora!!!!
Cabelos brancos???? Tenho um cabeleireiro ótimo!!!! Roger!!! Ainda bem que você existe!!!!!
Crianças grandes??? Não tive nem as pequenas, não teria paciência também, mas gosto de conversar com elas, sejam crianças pequenas ou crianças grandes, elas só ouvem os outros e eu sou "os outros", ótimo!!!!!!!
Não ter papas na língua, já não as tive antes, acho que estou tendo agora com 48, não é porque a idade vem que podemos falar tudo que pensamos!!!!
Se manter moderna? Sem duvidas!!! Faz parte!!! Quero chegar aos 100 modernésima!!!!!! De chanel e tudo!!!!
Memória???? Ótima!!!!! Meu problema é que gostaria de esquecer algumas coisas, mas além de ser uma parabólica, sou um PC com salvamento de arquivos em i-cloud!!!!!!
Quanto às desculpas, já me peguei dizendo que era a idade, mas porque fiz isso se me sinto com 18????????
Feliz??? Muito!!!!
A vida me proporciona e vai me proporcionar oportunidades inigualáveis.
Não é a menopausa com o suor que vem do nada, ou a idade que dizem que pesa, que me impedirão de ser feliz!
Moro no sul do Brasil,e hoje estou em Roma na Itália pela terceira vez, o que será que essa vida maravilhosa vai me proporcionar ainda?
Será que não sou feliz????
Bjs

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Acho q vc responde à tua própria pergunta! bjs c

Celia
Reply 20 de January de 2016

Amei, Consuelo! Adorei chegar aos 40, porém não curti tanto assim quando cheguei aos 50. Agora, aos 52, estou muito bem comigo mesma. Sem (tantas) papas na língua, escolho melhor onde e com quem quero estar, aprendo coisas novas sempre para tentar me manter moderna, gosto mais de mim hoje, mesmo com a força da gravidade atuando contra..e filhos crescidos, e com isso vivenciar essa maravilhosa experiência de me tornar avó! Minha filha me deu o meu primeiro netinho na quarta-feira passada, não tem coisa melhor! Enfim, viver é muito bom!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Viver, é isso, viver!! Parabéns pelo novo príncipe da casa!!
    Vc mencionou algo q esqueci de falar... ver só quem temos vontade de ver!!
    q legal
    bjs
    c

Lille
Reply 20 de January de 2016

Oi Consuelo! Adorei o post...Gosto muito de vir aqui, tenho a sensação que estamos todas juntas bebendo um bom vinho e filosofando hehe. Ser enta para mim foi muito bom pois aprendi a ouvir somente o que quero, o restante eu deleto. Sinto-me mais leve e mais jovem. Eu fui velha aos 25 ou 30...
Bjo

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Filosofando, certamente! Nada é muito sério... Leveza... outra boa coisa! É bom quando o tempo ajuda! bjs c

Andreia Mota
Reply 20 de January de 2016

Na véspera dos meus 4.0 eu não queria dormir, hahahaha. Bateu um medo de dormir moça e acordar senhora, pode um negócio deste?
Li os comentário e adorei todos, mas a minha ficha só caiu quando me vi sem conseguir ler nada de perto, aquele momento que você vai esticando o braço, fazendo cara feia e os óculos são inevitáveis. Beijos linda, beijos Salotto.

    Regiane
    Reply 20 de January de 2016

    Verdade!!! Esqueci que o braço encurta, mas tem uma coisa boa, as armações de óculos são lindas!!!!!!!!

      consueloblog
      Reply 21 de January de 2016

      hahahah! bjs c

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Pra mim foram os joelhos... rssss! Sempre tem algo, o corpo não é tão resiliente quanto a nossa alma... bjs c

Jaqueline Müller
Reply 20 de January de 2016

Consu, estamos ótimas!!!

Acho que a melhor coisa em estar nos "enta" nesta geração, é estar nos "enta" nessa geração!!!! Não existem tantos senões para nós, tantos limites. Estamos num momento que, ser quarentona ou cinquentona está mega na moda!!!!
Estamos aproveitando a liberação de anos a fio por um amadurecimento melhor com mais conexões, chances de trabalho, respeito e maturidade em lidar com tudo isso.
Acho que vivi minha juventude de 20, 30 e agora estou vivendo minha juventude dos 40. E quando chegar aos 50 viverei minha juventude deles.

Sempre fui de dançar, falar bobeiras e rir alto. Hoje até que faço menos..rsrsrs mas com as mesmas vontades de antes. Me sinto livre para poder responder a quem quiser mas com mais sabedoria. Me sinto feliz por ter que participar da vida da minha descendência, com muita saúde. E por aí eu vou !!!!

Faço coisas que minha mãe não faria, pois não lhe era permitido, então hoje eu estou muito grata por viver a geração que estou vivendo com muita, muita criatividade!!!!

Um beijo!!!

    Mia Athayde
    Reply 21 de January de 2016

    Perfeito, Jaque !!!!
    Viver os enta nesta geração é o nosso maior ganho!
    Viva Viva !
    :))

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Chances!! Juventude dos 40! ótimo isso! E acho q tua bem fica feliz de vc viver por vc e por ela esta liberdade! bjs c

Ismalia
Reply 20 de January de 2016

Olha, eu ainda não estou nos "enta" mas eu penso muito naquilo que me faria mais feliz com o envelhecimento. E pra mim seria não ter que dar satisfações, poder sair pra qualquer lugar sem ter a obrigação de dizer nada, não que eu vá fazer isso, mas saber que eu não tenho a obrigação de dizer onde estou 24 horas por dia. Antes eu dava satisfações aos meus pais, sempre tive que dar e, agora dou ao meu marido. Talvez com o amadurecimento eu consiga me libertar disso. Queria dizer que te acho o máximo Consuelo.
beijos

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Querida, encontre um equilíbrio! Quando se mora junto, é lógico que tem que se dar um pouco de satisfação para os outros não ficarem preocupados, mas um pouco de liberdade é tão divertido, mais ainda quando é de vez em quando. O outro lado da moeda, é ter quem dê satisfação a vc, não? bjs c

LÚCIA BRASIL
Reply 20 de January de 2016

Sou "enta" sem marido e sem filhos e mesmo assim, muito feliz. Sempre ouvir: Você é tão bonita, porque não casou? devido a esta pergunta estou escrevendo um livro cujo título é: Solteira sim, porque não!? e meus cinquenta trouxeram a grata satisfação de ainda me vê bela no espelho, com muito frescor na pele e uma eterna paixão de adolescente pela vida. Rio dos risos, brinco com os animais e com amigos, viajo quando quero, leio todos os dias seu blog que é um vício meu. Enfim, estou numa vibe espetacular, apesar dos cinquenta. bjs a todas do salloto.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Apesar não, graças a!! ;-) bjs e obrigada por passar aqui sempre! c

Fernando Dantas
Reply 20 de January de 2016

Eu, com 24 anos, lendo esse seu post de forma encantada. Ainda estou realmente naquela fase de pensar muito sobre minhas atitudes ou palavras, normal, mas também tive minhas evoluções e não abdico de fazer certas coisas ou dizer, por conta de opiniões alheias ou seja lá o que for. Ando pensativo demais, que meu estado de espírito nem se aquieta kkkk. Beijo, sou seu fã.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Sempre me surpreendo quando um jovem como vc encontra algo de interessante no que digo. Me admiro, mas feliz e orgulhosa! bjs c

      Fernando Dantas
      Reply 22 de January de 2016

      Admiro com certeza. E me faz refletir.
      Beijão

Mary Valeriano
Reply 20 de January de 2016

Oi Consu(Ja to na intimidadehe, he, he...)
Adorei este post, mas o da lingerie abalou geral.
Esta è faltando nas midias mulheres maduras, celebrando a propria feminilidade, seja com lingerie, seja peladas o como elas quiserem. Coisa mais chata esse patrulhadores da sexualidade das mulheres!
O corpo feminino è o objeto mais vendido no mundo. Tambèm usado para vender um monte de coisas que nao tem nada a ver conosco.
Voce se vestiu como quiz, "hai indossato" un sorriso radioso e se mostrou como e quando quiz. Isso è luxo, poder, seduçao e os cambau!
Mais comemorçoes para todas nòs, mulheres maduras, è o que precisamos.
Sobre os cabelos brancos: Enquanto è na cabeça, tudo bem. Eu ainda estou me recuperando dos fiapinhos malditos là onde o sol nao bate. Pode isso?!

    Andreia Mota
    Reply 21 de January de 2016

    Mary querida, eu tinha esquecido daquele lugar que não bate sol!! Você me fez rir já no café da manhã!! Bj grande ;)

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    hahahhahah!!! Queria colocar como um dos pontos, mas achei q ia chocar demais!!! Boa Mary! bjs c

    Cris Pereira
    Reply 24 de January de 2016

    Hahaha, também detesto quando encontro um branquinho "lá"!!! Não chega a ser tão trágico, mas fio branco na sobrancelha também é o ó, né? ;-)

      consueloblog
      Reply 25 de January de 2016

      Ah é!! Sobrancelha também! E dizem q não pode tirar que crescem mais... bjs c

Denise Luna
Reply 20 de January de 2016

Hoje mesmo, mandei para algumas amigas um artigo falando sobre isso e uma entrevista da bela atriz, Eliane Giardini falando sobre a idade dela, 63 anos que achei tão interessante que vou copiar um trecho aqui:
"Existe uma vida muito grande aos 60 que não está sendo vista. A mulher dessa faixa tem que ser olhada de outra forma. Elas são as cabeças das família, têm poder de consumo. E possuem uma erotização diferente. Chamo de erotização pela vida. Sabe quando a coisa explode? Não é só sexo, nessa idade a gente passa a ter um interesse generalizado pelas coisas boas. E não tem data de validade para isso — defende.

"Existe uma vida muito grande aos 60 que não está sendo vista. A mulher dessa faixa tem que ser olhada de outra forma. Elas são as cabeças das família, têm poder de consumo. E possuem uma erotização diferente. Chamo de erotização pela vida. Sabe quando a coisa explode? Não é só sexo, nessa idade a gente passa a ter um interesse generalizado pelas coisas boas. E não tem data de validade para isso — defende.
Segundo a atriz, um erro muito comum é pensar que a mulher está fora do jogo depois que passa da idade de ter filhos.

— Como se a sensualidade, a beleza, o frescor, ou o que pode ser atraente na mulher estivesse condicionado àquele reloginho biológico da procriação. Mas existe vida além disso. Muuuita vida — completa a atriz."

    Maria Vilma
    Reply 21 de January de 2016

    Adorei o artigo, Delinda! Obrigada, amor!
    Bjs!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    De, nós sabemos disto!! bjs c

    Jovita Agra
    Reply 21 de January de 2016

    Oi, Denise! Este texto reflete bem tudo quando chegamos a esta idade. Ainda bem que estamos assim, óóóóótimas!
    Bjo.

      Denise Luna
      Reply 22 de January de 2016

      Jô, querida, COM CERTEZA!!!!!!!!!! Nós BOMBAMOS!!!!!!!!!!!
      Bjs e saudades!

Fatima Bertoche
Reply 20 de January de 2016

Adorei! ! Me identifiquei muito com " posso falar o que penso sem vergonha! Sou velha!!! Essa desculpa é realmente libertadora. Não me preocupo tanto com o que os outros vao pensar. Isso é problema deles. Enfim em cada fase da vida temos que encontrar o lado bom e divertido.Entrar no "enta" pode ser bom! !

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    É ótimo!! bjs c

Sandra Pires
Reply 21 de January de 2016

De todos os motivos para me sentir feliz , sem dúvida , é me sentir mais forte, a idade (53 anos), me trouxe esta força, quanto a aparência , posso dizer que com meu rosto ainda estou bem feliz , mas o corpo, ai , ai , ai , quilos a perder, reformas a fazer. Ter saúde , paz , ser respeitada, ter opiniões e mudar de opinião se quiser . Vida financeira equilibrada , poder trabalhar e sentir prazer , ter projeto e coragem para fazer outra faculdade depois que aposentar, ter um amor para chamar de meu, filhos que são a minha vida, ah... ter paciência e muita fé.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Sandra, lindo isto! mas não se preocupe com o teu corpo, ele reflete uma vida bem vivida! bjs c

maria valéria de moraes
Reply 21 de January de 2016

Pra mim a maturidade fez muito, me sinto mais segura e com boa experiencia da vida. Procuro sempre me manter atualizada, sim ganhamos muito com a vivencia.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Também acho! bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 21 de January de 2016

Entrei nos enta há pouco tempo e estou muito bem, graças à Deus! O que mais gosto dessa fase, assim como você, é não ter papas na língua "mermo" hahahahaha Mesmo falando sem pensar, falo e pronto. Falei bobagem? Pode ser. Mas falar bobagem também é bom à beça! Você está "ótema" C. Gosto de tu assim mesmo. 100% original. Bjocas!

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Bom à beça!! e 100% original! Vau nessa q tem funcionado! ;-) bjs c

Reply 21 de January de 2016

Fiz 50 recentemente.
Me aposentei após 30 anos de trabalho, tb recentemente.
Parei de trabalhar há poucos dias.
Estou "me sentindo". Vc tem toda razão... quero fazer cursos e me ocupar com aquilo que de má prazer.
Mas, Consuelo, não me sinto velha, ao contrário, sinto que estou desabrochando... risos...
Beijos

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Viu só!?! Vc sabe do que se trata!! ;-) bjs c

Mia Athayde
Reply 21 de January de 2016

O legal dos enta para mim, é que parece que tudo se arruma, tudo se encaixa, fica tudo na melhor forma...
Tudo na gente se organiza de um jeito gostoso ...
É confortável porque o que voce pensa, o que vc fala e o que vc faz, estão em perfeita harmonia!
Acabei de fazer 56 .... será que vou achar a mesma coisa nos 60??????
bjsssss

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Do jeito que vc está indo, tenho certeza!! Pombas, como vc está bem! bjs c

    sonia ferrari
    Reply 21 de January de 2016

    Oi Mia vc vai chegar melhor nos 60 Falo por experiencia . Estou nos quase 69 me sinto super e as minhas amigas de esporte a mesma coisa A ldade desaparece fica só o lado bom da vida bjs

      Mia Athayde
      Reply 21 de January de 2016

      Obaaaaa !!!!!
      Sonia, vc está bárbara de cabeça, corpo e energia!!!
      Congrats !
      bjs

Magê Santos
Reply 21 de January de 2016

Eu entrei nos enta há 2 anos, mas com certeza estou melhor agora que aos 20...E espero que fique melhor aos 50 e 60.
Beijos

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    A tendência é essa! E olhe q sou trendhunter! ;-) bjs c

Marta Braz
Reply 21 de January de 2016

Que espaço maravilhoso este em que encontramos nossos iguais: jovens na casa dos "enta". Adoro seus textos, Consuelo, sempre me identifico muito. Neste, especialmente achei o máximo você assumir as dificuldades que enfrentou com os filhos pequenos. Eu também passei por isso, me senti mais ajustada quando os filhos cresceram um pouco - mas o sentimento de culpa me acompanhou por um longo tempo, até que entendi e aceitei o que ocorria. E quanto à velhice, estou com 57 e me sinto ótima, não troco meu momento atual por qualquer outro do passado, olho sempre pra frente e agradeço por tudo que vivi até aqui, tanto as coisas boas quanto as não tão boas, pois estas últimas são verdadeiras fontes de aprendizagem e amadurecimento. Beijos

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Certamente! Palavras sábias as tuas Marta! Uma vez me perguntaram: Vc faria tudo de novo? E a resposta imediata foi NÃO! Estou bem aqui! bjs c

Fátima Pessoa
Reply 21 de January de 2016

Que artigo maravilhoso! Já passei dos 60 e continuo jovem. Continuo trabalhando, viajando, brincando com os netos.
Não me privo de nada o que eu quero. Algumas coisas ficam difíceis.......tenho problemas no joelho, então caminho mais devagar, uma bursite, então mexo menos com os braços, miopia e astigmatismo, então uso os óculos porque adoro ler, cinema e teatro, não tenho marido ( depois de divorciar e após ficar viúva), apesar dos pretendentes prefiro ficar sozinha, tenho mais liberdade. Não dirijo mais, pego táxi. Pego ônibus, metrô, mas vou!
Que bom que cheguei até aqui! Com experiência, com vivência, com alegria e com liberdade. Alguns entraves, sim, mas agradeço a cada dia por mais um dia. Queixar? Jamais.
Abraços.

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Fátima, vc acaba de virar a minha ídola! bjs c

Maria Vilma
Reply 21 de January de 2016

Menina Consuelo! Texto primoroso...! este post está espetacular!!!
Olha, confesso que quando me olho no espelho... levo alguns sustinhos...hahaha... Porém, como já foi muito bem dito nos comentários... são coisinhas que podem ser amenizadas com cuidados (todos, inclusive, os creminhos...rsrsr...) com a saúde mental e física...
Quanto ao envelhecimento propriamente dito, aquele que pode acontecer independente do calendário... esse, pode ser trocado pela preferência por continuar sonhando e construído novos projetos de vida... e no que isso me diz respeito, continuo na infância...
" O tempo traz
O tempo tira
O tempo falta
O tempo vigora
O tempo voa
O tempo não passa
O tempo é favor ou contra
Conforme a hora."
( Martha Medeiros)
Beijos pra vc e para todas(os) "entonas" ou não, desse Salotto querido!!!
MaVi

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    MaVi querida, sempre lindas palavras! bjs c

      Maria Vilma
      Reply 21 de January de 2016

      Querida Consuelo! Um elogio vindo de vc, é um prêmio.
      Fico feliz por vc gostar das coisas prosaicas, minhas e alheias, que eu posto aqui.
      Obrigada!
      Bjo!!!

Susana Lyra Toffolo
Reply 21 de January de 2016

Em outubro deste ano vou entrar nos "(quar)enta".
Já temi o tempo, já temi a gravidade, me preocupei com a maldade das pessoas...
Mas agora, já estou começando a ter o gostinho dessa tão falada liberdade.
É como se desprender de correntes grossas e apertadas...
Descobri que o tempo passa, a gravidade tem seu valor e que sobre da maldade do mundo, o bom e o belo sempre se sobrepõem...
Assim me descobri uma pessoa feliz... Esses dias atrás ;)
beijo querida

    consueloblog
    Reply 21 de January de 2016

    Susana, que legal! Vc entendeu exatamente! bjs c

Shirley Piccolo Vieira Stamou
Reply 21 de January de 2016

Querida Consu,

Este ano, aos 43 (faço 44 em dezembro), vamos tentar mais um tratamento pra engravidar. Se conseguir serei o que chamam de "grávida idosa"(hahahahahahahaha), se não, iremos adotar uma criança maiorzinha. É estranho isto pq me sinto velha pra muitas coisas (tipo top cropped, que usei muito na década de 90) e nova demais pra outras... como assim já passei da idade mais fértil??? como assim quase chegando na menopausa??? como assim serei mãe na idade de ser avó???
Seremos pais de cabelos brancos, acompanharei a perda de dentes de leite e entrada na puberdade na mesma época que amigas estão com os filhos entrando na faculdade ou mesmo se formando ou casando.
Se viver ate os 86 com saúde então estou exatamente na tal "meia idade". Lugar maluco este, que somos super jovens por dentro mas quem nos olha no espelho já vê que passamos da metade do caminho.
No entanto, nunca seremos tão jovens como somos agora. Basta perguntar para seus amigos de 60 ou 70 anos.;)
beijos!!!!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Tanta reflexão minha amiga!! Boa sorte! Vc tem tanto amor para dar! bjs c

monica
Reply 21 de January de 2016

Por favor me ensina isso de "não ter papas na língua"...fiz 50 anos mas sou péssima nesta matéria...principalmente no trabalho...preciso URGENTE de umas aulinhas...please...

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    No trabalho tem que tomar cuidado e ser diplomática!!... Vai vir naturalmente quando vc estiver pronta! bjs c

Sara
Reply 21 de January de 2016

Consuelo, tÔ gostando muito dessa tua fase mais introspectiva. És sempre muito honesta quando falas da vida... aprendemos e sentimos um certo alívio, sabe? "Poxa, não sou só eu"! rsrsrsrs Obrigada por abrir esse espaço! Um abração!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Que bom! Estava com receio q ninguém gostasse. Que pensassem quem é essa pra vir no dizer essas coisas óbvias! ;-) bjs c

Emília Helena Águas de Oliveira
Reply 21 de January de 2016

Olá Consuelo! Boa noite!
Com tantos comentarios nem sei se terá fôlego para ler o meu...rs
Fiz 50 anos em Outubro passado e acho que após os "enta" comecei a refletir sobre a brevidade da vida e a imortalidade da alma...fiquei mais filosófica e comecei a me preocupar mais com o mundo que me cerca.Comecei a me interessar por política nacional e internacional.Têm sido anos de muito aprendizado e auto conhecimento!
De ruim mesmo só a tal "vista cansada"(prebiopia).Essa ninguém merece!
Grande abraço,
Emília

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Aprendizado sempre é bom!! Quanto à vista, assim nos vemos lindas no espelho! ;-) bjs c

Viviane Narducci
Reply 21 de January de 2016

Olá! Estou sempre por aqui te acompanhando pelas redes. Temos idades semelhantes, mas confesso nunca havia parado para refletir acerca do que me faz feliz, hoje. Simplesmente, sempre acreditei na minha vocação para ser feliz!
Entretanto, ao ler seu post você me fez pensar ( Uau!!), principalmente, quando falou do "exercício em se manter moderna".
Sou professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas em todo o Brasil, trabalho com desenvolvimento de lideranças e, com muita frequência, sou questionada sobre o mercado de trabalho para que já entrou nos "enta". Minha resposta sempre está ancorada numa crença: aprenda continuamente, mantenha sua curiosidade ativada e reveja seus modelos mentais, sempre que necessário. Isso me mantem no mercado de trabalho e, creio, me faz feliz.

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Vivane! Q honra te conhecer. Tenho o maior respeito pela GV, e seu MBA! Tenho várias amigas extraordinárias que se formaram aí e conheço muitos jovens que vem da Bocconi (onde está meu filho) para estudar na GV.
    Tua resposta é perfeita!! Como dizia Steve Jobs: "Stay hungry, stay foolish!" bjs e volte sempre, por favor!! c

Regina tross
Reply 22 de January de 2016

Ninguém falou conselho das ses cento nas, Há, uma maravilha,com saúde a gente livre ,totalmente sem papa na língua, e fazendo só o que quer,não entra em fila,tem lugar especial,ninguém discute com você, qualquer ação na justiça "o Idoso é levado em conta".

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    rssss... bjs c

Viviane Marques
Reply 22 de January de 2016

Consu, adorei o post, mas o méis importante pra mim nós então, principalmente depois dos 50, foi perceber que sou capaz de ficar só, é melhor só do que com companhias que não me agradam, não falo aqui de namorido, que só me acrescentou em quase 20 anos, e o mais importante, foi tomar atitudes, iniciativas e decisões sem medo de errar, descobri que se der errado, tenho tempo e maturidade para consertar. Adoro vc!!!!! Bjs!!!!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    "Sem medo de errar!" Ótimo isso! bjs c

Luiza Prigenzi
Reply 22 de January de 2016

Querida Consuelo, adorei e me identifiquei com todos os seus pontos. Para mim minha felicidade aos 51 é a tranquilidade de saber o que sou, quem sou. Pode haver maior paz de espírito do que esta? Quando a gente sabe quem é fica tão mais fácil identificar propósitos e traçar caminhos, inclusive enfrentar as dificuldades e os medos. Aos "enta" eu tenho mais ambições de realização do que nunca. Se vou realizar todas? Não sei. Importa na verdade é o coração batendo forte todos os dias com muita vontade de viver. Bjs e viva os "Enta"!!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Que lindo Luiza!! REalmente é uma enorme paz de espírito! bjs c

Marina
Reply 22 de January de 2016

Consuelo, adorei este seu post. Sigo o seu blog que adoro e identifico-me com este texto. Vou fazer 48, dentro de poucas semanas, e sim, a idade traz uma liberdade saborosa, uma maturidade e tranquilidade para nos amarmos mais e aceitar melhor o próximo. Eu também de certa forma tive um Wake up call aos 40 e ultrapassei um cancro de mama que teve o lado positivo de colocar tudo em perspectiva. Pergunto-me muitas vezes "Queres ser feliz ou queres ter razão? " beijinho!!

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Marina, obrigada por nos ensinar! bjs c

Lilian
Reply 22 de January de 2016

Consuelo, estou começando a ficar repetitiva, ler seu blog é um prazer!! Você ratifica a cada dia sua sapiência e arte de bem viver!!! Concordo plenamente com você!!! A propósito, estamos com a mesmo idade!!! Grande beijo.

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    E viva!!! bjs c

Águeda Maria De Azevedo Resende
Reply 22 de January de 2016

Consuelo, esse artigo foi genial!
Sinceramente, o que vale é o sentimos por dentro, é o estado de espirito. Eu me sinto jovem e já estou com 58 anos. Faço snaps como se tivesse menos de 30 kkkk ( uso os mesmos filtros que vc usa) só para fazer graça...mas é claro que meus filhos não acham nada engraçado...acham ridículo mas "não estou nem ai".
E veja como é incrível, hoje, nos vestimos de forma muito diferente de nossas mães pq até nisso o mundo mudou. É obvio que não vamos ficar com as pernas de fora, usando mini-saias até pq elegância é fundamental, mas tb não nos vestimos mais como nossas avós kkk
( alias, esse seria um bom tema para um post seu por aqui).
Parabéns pelo post dos 'enta".
Águeda Azevedo

    consueloblog
    Reply 22 de January de 2016

    Obrigada Águeda Maria (que lindo nome)! Adorei vc! Do que exatamente vc sugere que seja o post? bjs c

Dheva Caldas Lacalle
Reply 22 de January de 2016

Pois é! Guenta que estamos no "ENTA" e pra sair dos enta, só mesmo chegando aos cem, o que não parece nada mal... A fase é muito boa, pois estamos maduras e o dinheiro está atrelado a capacidade de trabalho e experiência. É nessa fase que começamos a realmente curtir a vida de forma adequada, sem exageros e com um olhar bem mais aguçado. É nesta fase que entedemos melhor o nosso corpo. Apredemos a controlar melhor nossos desejos e anseios. O sexo é algo maravilhoso, sem pressa e com uma qualidade!!! Eu também já estou “envelhescência” . Adorei o tema ! curtidíssimo!!!

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Ahhh!!! Dheva, adorei q vc mencionou o sexo!! Iuhuuu!!! De qualidade! Temos uns truques com a experiência... né não?... ;-)
    bjs
    c

Maria Salete Garbosa Floeter
Reply 22 de January de 2016

We are not getting older, we are getting wiser!!! Adoro esta frase!

Beijos Consuelo! Você nos dá um ânimo!!!

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Imprescindível esta frase!! bjs e obrigada! c

Andrea - Curitiba
Reply 22 de January de 2016

Essa eh a minha garota!!!!!! Concordo super com vc!!!!!!Bjs.........

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Iuhuuuuu!!! bjs c

Adriana
Reply 23 de January de 2016

Trabalho no meio de jovens....o mais velho tem 37...sou sacaneada o temoo inteiro pela minha idade (47 anos)....finjo que não ligo mas na verdade bate uma dorzinha lá no fundo por saber que está passando tão rápido e quero viver tantas coisas ainda (mesmo com todas as perdas que já sofri...minha morreu morreu aos 37 quando eu tinha 4, e tantas outras). Eu sempre falo para as pessoas nesa hora de bullying: a alternativa ao envelhecimento não me atrai nem um pouco! Confesso que não está sendo fácil envelhecer. Fui muito bonita na juventude, ouvia isso o tempo inteiro, mas somente depois dos 40 me dei conta de quanto eu era bonita realmente. E hoje é tão dificil me olhar no espelho e não ver mais esta beleza! Quem é essa senhora que me olha no espelho todas as manhãs? Sinto como se meu ser estivesse aprisionado dentro desta senhora, pois na verdade, por dentro, continuo sendo a mesma pessoa jovem de vinte anos atrás....só que bem mais inteligente! Mas como você disse, me relacionar com meu filho crescendo (ele tem 13 anos) é uma bênção. Ele é a melhor coisa que fi na vida! Obrigada pela seu relato, Consuelo. E desculpe o desabafo. Mas sinto que somente você e essas mulheres que te leiam entenderiam os meus sentimentos.

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Oi Adriana, sempre pensei que é mais difícil envelhecer quando se era muito linda de jovem... vc, um pouco, me confirma isto... Mas a minha intenção principal quando escrevi este post, foi justamente mostrar as outras coisas lindas que podemos ter só com a maturidade! E que prazer elas são!! Não é mesmo?!!! Se olhe de novo no espelho, e veja que libertação é ainda ser bonita, mas não só isso! bjs c

Adriana Godoy
Reply 24 de January de 2016

Olá Consuelo,
Leio o seu blog há mais de um ano (e adoro), mas nunca havia comentado.
Entrei nos "enta" há quase dois anos e está sendo mais fácil do que eu imaginava. Observo as mulheres que estão nos "enta" há mais tempo que eu. Elas estão ótimas e cheias de vida. Creio que tudo isso é uma conquista dos nossos tempos e de mulheres maravilhosas que estão ai curtindo tudo que a vida lhes oferece.
Parabéns por esse espaço que você proporciona. Os comentários acrescentam demais ao que você escreve.
Beijos

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2016

    Também acho os comentários, ou seja, o nosso Salotto, um plus incrível! Não é uma delícia estes enta ?!! bjs c

Rose Evans
Reply 28 de January de 2016

Olá, Consuelo! Adorei "descobrir" seu blog e me identifico completamente com tudo o que você publica! Temho 53 anos e confesso que passei por uma certa crise depois dos 50 anos pois fiquei um tempo sem me reconhecer no espelho... Algo não combinava... Rsrsrs... Mas neste último ano passei a me perceber diferente e, embora mais introspectiva, também mais confiante. Todas as suas razões são também as minhas, mas acrescentaria mais uma: hoje me permito manter por perto apenas as pessoas "do bem", de boa energia e que realmente valem a pena! (Quantas vezes suportei gente chata e desagradável simplesmente para ser simpática?) Pois é... É uma sensação libertadora!
Obrigada por compartilhar sua via conosco: esteja certa que isso faz a diferença pra muitas de nós!
Um beijo!

    consueloblog
    Reply 29 de January de 2016

    Ah essa é importantissima!!!
    Obrigada por me lembrar!! bjs c

Claudia
Reply 8 de February de 2016

Consuelo temos praticamente a mesma idade farei 53 em abril(sou um tantinho mais velha portanto,rs)a minha chegada aos 40 foi uma experiência tão libertadora que desejei dar uma festa enorme! Na época acabou não rolando e brincando disse que deixaria para os 50, quando eles chegaram preferi me dar uma semana em Paris de presente.Dias atrás olhava fotos antigas ...deu uma paz me sentir tão bem dentro de minha própria pele hoje em dia, este sentimento de que somos experientes o suficiente para não precisarmos de aprovação alheia o tempo todo, mas ao mesmo tempo recorrermos sem culpa a nossa rede de apoio. Também me sinto mais confortável com os filhos adultos e como aprendemos e rejuvenescemos com eles! Delicia ler você e todas aqui...ahhh! Não desisti da festona dos enta, só que resolvi deixá-la para os 55 para comemorar a aposentadoria, afinal trata-se da entrada em uma nova fase que espero e planejo será incrível! Beijos Consu.

    consueloblog
    Reply 8 de February de 2016

    Claudia, libertador é ler estas tuas palavras!! bjs c

Ana Lúcia Hage
Reply 11 de February de 2016

Olá, tenho 63 anos, e costumo dizer que os "entas" trazem a sabedoria da auto aceitação ( não fico mais "brigando" de não ser perfeita física ou emocionalmente), consigo me perdoar pelas minhas falhas!!! Acho altamente libertador ser capaz de "fazer as pazes "consigo mesma. E mais delicioso ainda é não se importar com o que os outros estão pensando a meu respeito ! E, ainda, saber que a Felicidade é um estado de espírito . Então, só é feliz quem se ama!
Parabéns pelo tema e pelo blog!!

    consueloblog
    Reply 11 de February de 2016

    Fantastico fazer as pazes! Parabéns bjs c

Ana
Reply 11 de April de 2016

O importante é sempre achar q somos únicas .. não existe ninguém igual a nós!.. A auto estima sempre nas nuvens.. nunca sentir-se inferior a ninguém..o fator juventude, beleza, poder da conquista ,sedução , elegância , poder financeiro , o amor ...amar muito , não escolher... distribuir amor ... a quem quer q precise dele !!! Isso é tudo!... Abs, Ana .

Marli macedo
Reply 19 de August de 2016

Oi Consuelo. Acho mesmo que velhice só existe na cabeça. Tenho 64 e me sinto como sempre sem diferença. Lógico que tem dias que passa a vida como um filme pois minha história é muito parecida com a sua e vejo que você deu a volta e viveu. Beijos.

Cláudia Barros
Reply 13 de January de 2018

40, 50, pra mim, número nunca me disse nada!!Nunca tive problema em "envelhecer" (faço 52 em março!),pois me sinto ótimo e me permito coisas que não me permitia quando mais jovem!!!Pra mim a idade trouxe leveza, me visto como quero é gosto, não me preocupo com opiniões, curto minha filha de 12 entro na onda dela e compartilho de vários momentos maravilhosos com ela!!Tenho um relacionamento maravilhoso e aberto com ela e isso, pra mim que fui criada por uma mãe que me reprimia, é tudo de melhor!!!E Viva la Vida, temos que agradecer por estarmos aqui vivas e com saúde!!!

    consueloblog
    Reply 15 de January de 2018

    Nossa! Penso igualzinho a vc!! Obrigada por compartilhar! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *