Florença, 5º capítulo da viagem de Kareen Terenzzo pela Itália.


IMG_4263

Kareen continua sua viagem solo pela Itália e chega a Florença.  Venham ler o relato emocionante!!

DSC02305

(Para quem ainda não viu, os outros capítulos estão aqui: Primeiro MilãoSegundo Londres e SirmioneTerceiro Cinque Terre e  Quarto Porto Venere.  Para ainda mais dicas e informações sobre a sua viagem, não deixem de visitar o blog de Kareen, Vacation Animae.)

Parte V

Florença, a transmigração da alma

Buongiorno Florença!

Buongiorno Florença!

Estava muito ansiosa para chegar em Florença. Comprei a passagem um dia antes e ainda assim errei o horário de partida do trem… Cheguei duas horas antes. O chá de espera na Stazione foi compensado por um pedaço divino de torta da nonna. Lá estava eu, mais uma vez esperando o trem, procurando algo para matar o tempo e atenta às possíveis (e frequentes) mudanças de plataforma. O que de fato aconteceu. Corri escadas abaixo (e acima) para embarcar com alguma calma, porque eu já estava tensa só de pensar onde e como eu iria acomodar minha mala dessa vez.

Florença estou chegando!

Florença estou chegando!

Foi então que uma italiana se aproximou e perguntou (em italiano obviamente) se aquele trem era o que seguiria para Florença. Embora eu tenha entendido, expliquei que não falava italiano, mas mostrei meu ticket e fiz aquele gesto natural de afirmação seguindo de “sì sì sì”. Foi o suficiente, para que eu e Roberta, que é de San Marino, muito sorridente e simpática, nos tornássemos companheiras de viagem. Ela não entendia inglês. Nada. Eu não falo italiano. Mas como ela bem resumiu aquele “encontro”: em duas é mais fácil, ela dizia, e em italiano, claro. E enquanto Roberta repetia a frase, uma ajudou a outra a colocar as malas no maledetto bagageiro,  já que não havia sinal de nenhum Deus italiano. Não me perguntem como, mas conversamos praticamente durante quase todo o trajeto de 3 horas, até nos ajudarmos novamente com as bagagens e nos despedirmos na estação, em Florença.

Stazione de Santa Maria Novella. Florença! Florença dos meus sonhos. Fiquei parada alguns segundos pensando, como, e por que, nunca tinha estado lá? Enquanto penso sobre isso, melhor pensar acompanhada de um cappuccino. Fui até a cafeteria – linda, maravilhosa, cheia de gostosuras – e não tive dúvida. Meus olhos apontaram diretamente para um atraente sanduíche de prosciutto no pão roseta. Detalhe… Não comia (e não como) carne vermelha há anos, o que dirá prosciutto. É fato, eu estava faminta, mas comi aquele sanduíche com uma vontade diferente. Com prazer. Tomei então meu cappuccino e descobri o canoli siciliano. A vida nunca mais voltou a ser mesma. Nem meu peso, diga-se de passagem. Meio que comecei a rir sozinha: estou  na Itália! Estou na Itália! Mangia mangia…

Vista do meu quarto em Florença

Vista do meu quarto em Florença

Minha chegada não poderia ter sido melhor. Meu quarto no hotel tinha uma aconchegante varandinha com vista para os telhados de Florença (obrigada Senhor!). Logo depois, saí para jantar e na melhor companhia: com a querida Consuelo! Com direito a gelato pós jantar, seguimos depois para a Piazzale Michelangelo e lá estava a noite de Florença em uma vista espetacular. Um sonho se realizava.

Primeiro gelato em Florença: Buontalenti, na Pasticceria Badiani, escolha de Consuelo

Primeiro gelato em Florença: Buontalenti, na Pasticceria Badiani, escolha de Consuelo

Então amanheceu… O que dizer de uma cidade que você sempre quis conhecer? Não bastasse ser linda, a arte está presente em todos os lados, a comida é maravilhosa, e tem ainda histórias incríveis para contar. Tudo parecia perfeito a mim. Era exatamente como eu esperava. E com muita gente também, que como eu, pareciam realizar um sonho. Who cares? Eu estava na  cidade do Renascimento, em plena primavera, e não ao acaso, no meu próprio renascimento. 

No primeiro dia saí sem mapa. Meu único objetivo era caminhar e apreciar a paisagem, as pessoas, me perder pelas ruas. E assim foi. Literalmente eu flanei por Florença. Enquanto caminhava pela margem do Arno, senti aquela emoção boa que a gente sente apenas uma vez ou outra na vida – uma sensação física que desce da cabeça aos pés, como um arrepio. Segundo uma amiga, terapeuta holística, quando sentimos isso por um lugar, ou por uma pessoa, é como se fosse uma confirmação de que existe, ou já existiu uma conexão antes. Romântica que sou e conectada com a espiritualidade, mantive essa teoria que me contagiou de emoção e alegria pelos dias que se seguiram. De certa forma até meio contida, mas estava lá, no meu coração que sorria por dentro.

DSC02249 DSC02435 IMG_4278 IMG_4281

Cena de cinema: não resisti e fotografei

Cena de cinema: não resisti e fotografei

Respirando arte

Respirando arte

Flanando em Florença: uma das minhas fotos preferidas!

Flanando em Florença: uma das minhas fotos preferidas!

E assim, como um flaneur segui me perdendo entre vielas e piazzas, me esgueirando dos grupos de turistas, até avistar o Palazzo Pitti onde acabei me rendendo a um cappuccino. Havia uma exposição The dream in the time of Renaiscence que tratava sobre como começou o movimento do Renascimento em Florença a partir do olhar do sono, dos sonhos… a transmigração da alma: “Transmigration of the soul. To sleep, perchance to dream. Vacation animae”, ou, o sono, os sonhos são uma janela para outro mundo, uma experiência inexplicável e criativa, explicava a curadoria. Fui profundamente tocada por esse olhar sobre o Renascimento. Não havia mais dúvida. Em meio a dor, a tristeza, a solidão, o medo, era vez do amor, da alegria, da liberdade, da coragem. Do Renascimento. Talvez, eu seja uma pessoa que se impressiona facilmente, mas essa exposição foi reveladora para aquele momento que eu já estava vivendo. Talvez por isso, eu não estive antes em Florença. Somente agora. Como aquele último pedaço do meu doce favorito, ou aquele último gole de  vinho. O melhor fica para o final. Tudo tem seu tempo.

Corações (in)voluntários...

Corações (in)voluntários…

IMG_4293 IMG_4411 DSC02422 DSC02410 DSC02417 DSC02402 DSC02415 DSC02424

... e corações voluntários na Ponte Vecchio

… e corações voluntários na Ponte Vecchio

DSC02412 copy

(mais sobre experiência no meu blog Vacation Animae em vacation what?)

Uma sensação muito interessante me acompanhou em Florença. Foi como se eu estivesse andando, ou flutuando, em uma bolha transparente. Não, não foi nenhuma experiência lisérgica (risos). Nem foi excesso de vinho. Eu estava lá, mas me sentia com uma observadora “distante”, onde eu podia ver tudo, mas não podia ser vista. Uma sensação plena de leveza e presença. Seria a transmigração da alma?

Duomo de Florença: obrigada senhor Brunelleschi

Duomo de Florença: obrigada senhor Brunelleschi

Florença pra mim é dourada. É lá que a luz se esconde. Todas as pessoas parecem felizes. Como se só o fato de estar lá, já fosse a diversão principal.

É em Florença que a luz "se esconde"

É em Florença que a luz “se esconde”

IMG_4357 IMG_4354Um cigarro atrás do outro é aceso. Assim como (imagino eu) um gelato é vendido a cada segundo.

Gelato de marrom glace e chocolate, em frente a chiesa Orsanmichele

Gelato de marrom glace e chocolate, em frente a chiesa Orsanmichele

As pessoas caminham pelas ruas,  ou circulam de ônibus, micro-ônibus, bicicleta, carro, e claro, de scooters. Entendi então a obsessão italiana pela “maquina” (o carro). Não é a toa que Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, Lamborghini, Fiat, e Vespa, são italianas! Eu, que não entendo nada de carro, me diverti e ria sozinha pelas ruas com esse pensamento.

La Macchina

La Macchina

IMG_4313 IMG_4264 IMG_4265

Também não resisti às comprinhas básicas de roupas e acessórios do lifestyle italiano. Mas mantive meu trato: não apenas os sentimentos do passado ficaram para trás como uma sacolinha com camisetas e até uma bota que já havia percorrido (incansavelmente) Londres, Milão e Cinque Terre. Com ela, um bilhetinho para camareira: não preciso mais dessas coisas. Pode dar o destino que você ou o hotel acharem melhor. A ordem era carregar menos peso e deixar entrar o novo. Em tudo e na vida.

 Meus dias eram longos, mas muito curtos considerando tudo que havia, e há, para ver em Florença. Entre estátuas e pessoas que se misturavam umas às outras, eu me locomovia de um lugar ao outro, seduzida vez ou outra por um gelato, um cappuccino ou uma foto imperdível.

As estátuas se misturam às pessoas ou as pessoas se misturam às estátuas?

As estátuas se misturam às pessoas ou as pessoas se misturam às estátuas?

Visitar e subir na cúpula do Duomo,

Fila para subir na cúpola do Duomo.

Fila para subir na cúpola do Duomo.

Pronta para subir na cúpula

Pronta para subir na cúpula

Subindo os 400 e tantos degraus do Duomo

Subindo os 400 e tantos degraus do Duomo

Chegando no topo do Duomo

Chegando no topo do Duomo

Oooommmmmm the top!

Oooommmmmm the top!

DSC02348

Oooommmmmm the top!

ver de perto o David de Michelangelo e outros tesouros na Galleria dell’Accademia, visitar a Uffizi e os highlights do Renascimento, visitar o Museo del Bargello e comer um sanduíche no I Fratellini (dicas preciosas da Consuelo!),

O melhor panini que comi na Itália, foi na Il Fratelinni

O melhor panini que comi na Itália, foi na Il Fratelinni

e ainda, participar do happy hour do Salotto com gente linda e bacana,

happy hour com a turma do Salotto! Foto by Consuelo Blocker

happy hour com a turma do Salotto! Foto by Consuelo Blocker

photo 2

DSC02449 IMG_4399

Como não ser poeta ou artista em Florença?!

Como não ser poeta ou artista em Florença?!

IMG_4353

ir na Pizzaria da Consuelo (ups, do Rocco), assistir ao pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo,

Pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo, muita emoção

Pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo, muita emoção

DSC02297

DSC02308

ou ser surpreendida por um casamento em pleno pátio do Palazzo Vecchio, ou por uma missa na chiesa Orsanmichele, ente outras tantas coisas, uau! Definitivamente, emoções indescritíveis. Uma vida em dias.  

 Florença é também pra mim uma cidade dos sentidos. Do despertar dos sentidos. Além da sua beleza e o sabor da sua culinária, pelos seus aromas – do rio Arno na brisa da manhã ou da tarde, dos cappuccinos,  dos espressos, dos pães, dos gelatos, das pastas, do formaggio, do vinho… Dos sons das buzinas e sirenes, dos buongiorno, ciao, grazie, prego ou dos “n” idiomas falados pela cidade, e dos sons da alma quando totalmente ao acaso é como se você estivesse entres os anjos e passar por uma chiesa onde um coral ensaia ou se apresenta. E claro, em algum momento, você vai ouvir o sino de uma igreja, ou se surpreender com violinistas tocando maravilhosamente bem em uma das suas pontes.

Florença é uma cidade feminina. Ou de aura feminina. Talvez eu tenha concluído isso, ou tenha essa percepção, devido ao seu símbolo, a flor-de-liz (o giglio rosso), ou talvez porque associe a cidade à (Alegoria da) Primavera, de Botticelli, uma entre outras tantas obras de arte que meu olhar recai sobre a presença do feminino no Renascimento. Ou ainda, por conta das virtudes florentinas, algo que despertou meu olhar acerca de outras coisas. A representação das virtudes (são elas, justiça, força, temperança e prudência)  é feminina…

DSC02264

Entre flashes e poses para fotos, ou apenas para passar de um lado para o outro da cidade, ou encher os olhos com a gioielli italiana, ou quem sabe deixar lá sua promessa de amor eterno, a Ponte Vecchio, que no passado foi um lugar politicamente estratégico, e por pouco escapou de ser destruída na Segunda Guerra Mundial pelos alemães, deve ser hoje o lugar com o maior tráfego de pessoas por metro quadrado, se não Itália, pelo menos em Florença. Talvez perca para Veneza. Fiquei tentando lembrar os filmes que assisti e que tem Florença como cenário… Como Woody Allen ainda não filmou aqui?

Mesmo com chuva, Florença é tão linda quanto com Sol

Mesmo com chuva, Florença é tão linda quanto com Sol

IMG_4302

Além da Ponte Vecchio, por toda cidade se vê casais apaixonados, estudantes, e tantos outros turistas posando para fotos em todos os lugares que possam ser significativos. Cinematográficos. Difícil descobrir qual não é significativo e cinematográfico se tratando de Florença, a cidade dourada, dos sentidos, das artes, de Michelangelo, dos poetas, de Dante. Do Renascimento. Dos meus sonhos.

As brumas de Florença

As brumas de Florença

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que estranho de Florença…
November 06, 2017
Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016

47 Comments

Mia
Reply 26 de November de 2013

Não há o que comentar, é só " pegar carona" e tudo acontece!

Cassiano Lopes
Reply 26 de November de 2013

Mais um texto primoroso que me emocionou mais ainda... Só tenho a dizer que estou contando os dias para "o meu renascimento" em Florença. Beijos à você e à nossa super Consuelo. B.E.A.U.T.I.F.U.L.

    Sonia heloisa ferrari scacalossi
    Reply 26 de November de 2013

    Oi Cassiano vc vai enlouquecer....bom dia.

      Cassiano Lopes
      Reply 26 de November de 2013

      Tenho certeza disso Sonia. Bjo grande.

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Querido! Obrigada de coração
    Acho que posso falar por todas aqui, rsss... e nossos corações juntos ao seu :)
    Beijo grande

Alexandra
Reply 26 de November de 2013

Kareen querida, fiquei sem palavras.
Tudo, tudo, tudo tão lindo e emocionante....que não há o que dizer, só sentir....
Beijos sempre.

    Sonia heloisa ferrari scacalossi
    Reply 26 de November de 2013

    É isso mesmo Alexandra. Bjs

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Obrigada Alexandra querida!
    Beijo grande

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 26 de November de 2013

Kareen que fotos lindas!,,,, Adorei o texto. Sinto Firenze.mto romantica. Adoro. Bjs.

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Oi Sonia, muito obrigada! Eu também senti/sinto Firenze assim... Uma coisa!!! Beijo

Patricia Furtado
Reply 26 de November de 2013

Que fotos maravilhosas, gostei muito de ver o que escolheu fotografar! "As brumas de Florença" parecem pintura!!! Usou algum efeito?

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Oi Patricia muito obrigada! Não usei recurso nenhum... Só minha Sony Steady Shot, na verdade bem velhinha rsss, mas tem ótimo zoom, e assim como as brumas, o pôr-do-sol, aquelas cores, é tudo verdade, rsss, sem filtros.
    Beijo

virginia maia
Reply 26 de November de 2013

Kareen!!!!! Sem palavras!!!!! Emocionante,lindo demais!!!!!bjs

Maria Araci
Reply 26 de November de 2013

Esta viagem é dourada e vale ouro em todos os sentidos!!!!!! Que bom ter uma pessoa sensível como tu, Kareen, para ver e nos mostrar tudo isto!!!!!! Obrigada!!!!!!

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Ah Maria Aracy que lindo isso :)
    Só tenho a agradecer
    Beijo grande

Maria Vilma
Reply 26 de November de 2013

Como disse a Mia, Não há o que comentar... Continuo pedindo a sua permissão para continuar seguindo "pongada em sua garupa" e desfrutando de tudo!

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Opa, claro, a garupa é grande... Nem penso em continuar sem vocês
    Beijo grande querida

      Maria Vilma
      Reply 26 de November de 2013

      Obrigada, Karen!
      Eu visitei o seu blog. Sempre visito... mas não acertei postar nenhum comentário mais uma vez... Queria dizer que lindo trabalho, sobre as referências dos fimes em Florença. Por isso, voltei aqui. Obrigadaaaa... por todas essa informações e pela carona na garupa...
      Beijos, querida!

Denya
Reply 26 de November de 2013

Kareen, há muito tempo eu não lia um relato tão profundo e emocionante para descrever um lugar, que agora é também a minha cidade. Quanta energia, quanta paixão e quanta sensibilidade em suas doces palavras. Um beijo pra vc e pra Consu... Poxa, Estou aqui chateada que perdi a oportunidade de te conhecer neste domingo. Mas é que eu tinha outro compromisso... Mas tomara que vc volte!!! Bacione, Denya

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Olá Denya, muito obrigada!
    Foi difícil escrever sobre Florença... Aiaiai rsss... Foram muitas emoções e informações. Tudo que escrevi, escrevi do meu coração e pelo meu encantamento com a cidade. Senti Florença como uma cidade muito viva. Definitivamente é uma das cidades da minha vida.
    Voltarei voltarei :)
    Beijos

Pricila Marchese
Reply 26 de November de 2013

Ka querida!
Mais uma viagem linda que voce nos deu!
Sensível como sempre.
Fotos maravilhosas!
Voce eh demais!
Bjo

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Pri, linda!
    Obrigada amiga pelo apoio e sempre presença.
    Você também é demais! E temos que falar sobre seus poemas!
    Bjs

teresa
Reply 26 de November de 2013

Menina, como vc escreve bem! Só a leitura já é uma viagem!!!

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Oi Teresa, ah obrigada! O objetivo é esse. Vamos viajando juntas.
    Um beijo grande

Sandra Pires
Reply 26 de November de 2013

Sem palavras, emocionada, arrasou!!!!!!!

Maria Benincasa
Reply 26 de November de 2013

Querida Kareen, flanei com vc por Florença! Se bobear até tomei uns gelatos!
Obrigada por compartilhar mais essa experiencia.
Bjs da roça

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Rsssss que ótimo! Adorei Maria! E vamos juntas também...
    Agradeço também os beijos da roça... Tem fogão à lenha?
    Beijos

Jovita Agra
Reply 26 de November de 2013

Kareen, desculpe, sou sempre retardatária. Mais um post de emoçao e beleza que voce nos brinda com seus relatos de forma tranquila e suave. Lindas fotos, voce consegue captar a essencia de cada lugar visitado. Parabens!

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Olá Jovita, magina! Obrigada pela presença e pelas palavras. Adorei "forma tranquila e suave". Acho que entro/volto na viagem.
    Beijo grande

Cássia
Reply 26 de November de 2013

Quanta sensibilidade...me transportei através desse texto e fotos! Super felicidades nesse seu renascimento!

Andrea - Curitiba
Reply 26 de November de 2013

Kareen, como sempre, mais um belissimo texto! Vc nos leva junto nas tuas descobertas...Morei em Florenca em 1998 e mesmo ja tendo estado la antes, a cada rua ou cantinho dessa bela cidade, era uma nova descoberta, por isso entendo bem o que vc quis dizer...Bjs e parabens por mais este lindo post!!

    kareen terenzzo
    Reply 26 de November de 2013

    Oi Andrea, ah que máximo hein? Puxa fico feliz porque como comentei há pouco, difícil escrever sobre Florença. Preciso voltar rssss
    Obrigada pelo carinho e apoio ;)
    Bjs

kareen terenzzo
Reply 26 de November de 2013

Pra quem gosta de cinema coloquei um post novo lá no blog: "Durante os poucos dias na cidade do Renascimento, que para mim é dourada, feminina, do despertar dos sentidos e de uma beleza cinematográfica, quando caminhava e parava para um gelato ou para um cappuccino, fazia meus roteiros imaginários e tentava lembrar dos filmes que tiveram a belíssima cidade como cenário... A lista é pequena..."

http://vacationanimae.blogspot.com.br/2013/11/florenca-na-tela-do-cinema.html

    consueloblog
    Reply 27 de November de 2013

    Que complemento bacanaaaaa!!! E são todos filmes maravilhosos e "cult"! Incrível, não?… bjs c

      kareen terenzzo
      Reply 27 de November de 2013

      Bom né? Sim, filmes muito bons e de diretores consagrados.
      Obrigada Consu!
      Beijão

ivani weffort
Reply 27 de November de 2013

Lareem .. "em meio a dor, a tristeza, a solidão, o medo, era vez do amor,da alegria...." texto maravilhoso, fotos maravilhosas e sentimento renovado. Seja feliz e siga sempre em frente!!!!!! bjs

ivani weffort
Reply 27 de November de 2013

corrigindo Kareem

Marly Papa
Reply 29 de November de 2013

Kareen , estou um pouco atrasada , só hoje que li o seu post , que lindo , amei passear com vc , cada foto , cada momentos únicos , vc realmente escreve mto bem , parabens , estou louca pra ler o próximo , bjs !!! Marly

Grazia Cardoni
Reply 30 de November de 2013

Kareen linda! Eu "tardo mas não falho"!rsssss
Não poderia deixar de comentar sobre seu quinto capítulo na mágica Florença!
Vc foi tomada pelo espírito renascentista querida? Sua Sony pode ser bem antiga, mas vc consegue captar através dela a alma e a energia de Florença ,com arte e poesia... Fico assim encantada e recordando os bons dias que passei por lá ....saudade alegre! Das sensações que senti ...de tudo que vi e admirei! Sua experiência solitária está rendendo tudo isso! Uma dádiva pra vc e pra nós .
Todo o bem, baccio da
Grazia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *