Um luto inesperado e o processo de crescimento…Kareen conta.


Kareen conta a sua estória. "Me rendi a uma única comprinha na La Rinascente de Milão: uma capinha com asinhas (! ) para o meu celular. Tempo de novos vôos"

Kareen conta a sua estória.
“Me rendi a uma única comprinha na La Rinascente de Milão: uma capinha com asinhas (! ) para o meu celular. Tempo de novos vôos”

Quem veio ao encontrinho em São Paulo conheceu Kareen.

1376482_657240174310428_1986555194_n

Nestes últimos anos viramos amigas e a sua estória me tocou profundamente, como acho também tocará vários de vocês.  Um relato de um luto inesperado e como ela está trabalhando isto.

Ela iniciou o seu blog agora, o Vacation Animae, como parte deste seu processo de crescimento.  Leiam e depois me digam o que vocês acham.

Um dia a vaca cai

Às vezes tem que cair uma vaca na sua cabeça pra você entender certas coisas. Quem assistiu a comédia dramática argentina, Um Conto Chinês (Un cuento chino), de Sebastian Borensztein, sabe do que eu estou falando. Na minha cabeça caiu em 18/9/2010. Era pra ser mais um sábado até eu acordar com o telefone de casa tocando insistentemente. Minha mãe havia sido vítima de um grave acidente e estava hospitalizada. Alguém que, bêbado ou não,  dirigia de forma irresponsável (a 100Km, ou mais, quando deveria estar a 40Km), perdeu a direção e acabou atingindo-a na calçada. Quando cheguei no hospital ela ainda estava com vida, mas alguns minutos depois (que pareceram horas), ela não resistiu. Foi assim.

No dia anterior eu e ela conversávamos animadamente sobre nossos planos para o fim de semana. Um dia depois, eu iniciava meu processo de luto.

Se você chegou até aqui, não desista ainda.

Nos primeiros meses fiquei anestesiada. Diria até que em estado quase zen se não fosse pela dor. Depois caí em depressão e com ela todo o resto desabou junto – saúde, amor e alegria pela vida.

O mais difícil foi sobreviver aos momentos de pânico e depressão. Algumas vezes tinha certeza que estava morrendo ou que algo trágico iria acontecer. Adepta de uma vida mais naturalista e da espiritualidade, me mantive firme, em pé, sem os remédios de tarja preta. Não que isso seja algo de que eu me orgulhe, ou me envaideça, mas agradeço todos os dias aos anos de prática de yoga, aos florais e terapeutas holísticos que passaram na minha vida, e claro, agradeço o amor e união que manteve em pé a mim, minhas irmãs e sobrinhas, e o carinho e apoio de amigos. O trabalho e novos projetos me ajudaram muito também, mas o fato é que não tinha energia suficiente para quase nada.

Entre os momentos de luta em ter de volta minha vida e minha alma, foi quando realizei, ou quando senti efetivamente que uma vaca tinha caído na minha cabeça. Parei e pensei na minha vida: o que eu estava fazendo trabalhando de 12 a 14 horas por dia, algumas vezes nos finais de semana e feriados?! Será mesmo que eu estava fazendo a diferença nesse processo? Quanto eu tinha deixado de viver? Ou quanto eu estava deixando de viver? Se é que eu, ou alguém, poderia medir isso… Claro, que eu também pensava na importância do meu papel produtivo na sociedade, como também o que adquiri graças a ele – não apenas bens materiais, mas conhecimento, informação, maturidade profissional, e alguns amigos queridos.

Mas a verdade é que, por mais que eu quisesse e tentasse, havia chegado o tempo de mudanças. Fiz o movimento inicial, e um ano depois, após uma sucessão de eventos, que eu diria, em sincronia com o universo, acabei me desligando da empresa onde trabalhava e iniciei meu ano sabático.

No primeiro mês, me desfiz de coisas, limpei o guarda-roupas. Esvaziei gavetas, malas, armários. Abri espaços. Até no computador. Pintei a casa, resolvi pendências, e sim, me entreguei ao ócio. Às vezes ia dormir madrugada adentro – lendo ou assistindo um bom filme – e acordava preguiçosamente às 11h00 da manhã em plena quarta-feira. E foi num dia desses, de ócio, que resolvi viajar.

Tá vendo, a parte boa começou. Obrigada por ter lido essa introdução.

Já li em algum lugar que viajar é mudar de alma, ou mudar a alma de lugar… Eu não queria me desfazer ou mudar nada da minha, mas precisava dar umas férias pra ela. Férias mesmo.

Me ocorreu Índia, me ocorreu Sudeste Asiático. Mas o fato é que eu não precisava me encontrar, meditar ou rezar. Eu já vinha fazendo isso há anos, e especialmente nos últimos 3 anos. Eu precisava sair da introspecção. Precisava conhecer lugares novos, divertidos, prazeirosos… Era isso, eu precisava de prazer. Prazer de dar risada, de comer, de flertar. De ficar de pilequinho. Quem sabe viver um romance… Eu precisava viver a dolce far niente. Precisava ser chacoalhada pelo jeito italiano de ser. Foi assim que decidi que iria para Itália.

Fiz uma breve parada em Londres para ver minha sobrinha e amigos, e de lá segui para Milão, onde vivi meu primeiro teste: minha mala não chegou em Milão comigo.

O Duomo de Milão. Parece feito de renda. Subir no topo é obrigatório. Não só pela bela paisagem que você terá da cidade, e talvez dos Alpes dependendo do tempo, como também pela sensação de sentir abraçado pela sua arquitetura

O Duomo de Milão. Parece feito de renda. Subir no topo
é obrigatório. Não só pela bela paisagem que você terá da cidade, e talvez dos Alpes dependendo do tempo, como também pela sensação de sentir abraçado pela sua arquitetura

Em cima do Duomo e a vista de Milano

Em cima do Duomo e a vista de Milano

IMG_3947

IMG_3967

Por dentro do Duomo de Milano. Emoção

Por dentro do Duomo de Milano. Emoção

Só chegou 24 horas depois.  E sim, eu sobrevivi com a mesma roupa que saí de Londres durante dois dias, em Milão, a cidade de gente muito bem arrumada e estilosa. Eu e a minha indefectível jaquetinha preta de couro, uma calça skinny e uma tee preta de manga longa. Só tinha a roupa de baixo, já que nas viagens, sempre carrego underwear extra na mochila ou na bolsa.

Nu Hotel http://www.nu-hotel.com/# Ótima relação custo benefício e super bem localizado.

Nu Hotel http://www.nu-hotel.com/# Ótima relação custo benefício e super bem localizado.

IMG_4001

Confesso que a primeira reação foi de muito mau humor. Depois, passou. Até pensei em usar a falha da companhia aérea como uma desculpa “para me jogar” na La Rinascente e comprar uma roupinha toda nova para compensar o stress. Mas, depois da primeira taça de vinho, relaxei e lembrei porque tinha escolhido a Itália. Para me divertir.

Cheguei Italia mia!

Cheguei Italia mia!

O primeiro gelato a gente nunca esquece: pistachio na Galeria Vittorio Emanuele

O primeiro gelato a gente nunca esquece: pistachio na Galeria Vittorio Emanuele

Definitivamente, eu não precisava comprar nada. Tudo o que eu precisava, além dos meus documentos, dinheiro para comer e pagar minha hospedagem, era estar presente na minha viagem.  Eu e minha alma. Estávamos de férias. E assim saímos, eu e ela, a flanar por Milão.

Milano Centrale. Hora de pegar a estrada para Cinque Terre, na Liguria. Este será o próximo capítulo!

Milano Centrale. Hora de pegar a estrada para Cinque Terre, na Liguria.
Este será o próximo capítulo!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Vida de Clara Luz
February 08, 2015
Atacama dicas e updates por Kareen Terenzzo
August 15, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 2ª parte
August 06, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 1ª parte
August 05, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo
July 14, 2014
Inhotim: A Arte Salva*
May 26, 2014
Voltar ao lar…por Kareen Terenzzo
April 21, 2014
Amsterdã e Londres por Kareen Terenzzo
March 12, 2014
É a vez de Nápoles por Kareen Terenzzo
February 03, 2014

91 Comments

Cassiano Lopes
Reply 23 de October de 2013

Nossa, uma história e tanto. Inspiradora! Talvez seja até clichê dizer que sempre há uma luz ao fim do túnel, mas é verdade. Sucesso à Kareen! Texte delicioso de ler. Bjocas.

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Cassiano, sim, há luz no fim do túnel, e quanto mais a gente se aproxima da luz, ela se mantém presente. Fico feliz que você tenha gostado do texto. Vem mais aí ;) bj e obrigada

Isa
Reply 23 de October de 2013

Que história! Espero que continue com muitos capítulos de aprendizado e alegria!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Isa, sim, teremos continuação, e espero atender suas expectativas ;) bj e obrigada pelo carinho

Marcia Spedicato
Reply 23 de October de 2013

Ahhh! Que delicia foi esse encontro! Eu perdi essa oportunidade! Ja li o blog dela e ja vi que ela é da turma da" minha praia" ....quantas pessoas interessantes estou conhecendo por sua causa, Consuelo linda?? Continue firme e forte nas suas postagens, que a gente aqui só tem a ganhar!! Chegou bem em Firenze? Muita saudade de seu amore, vero?? Bom rientro e io rimango qui ad aspetare altre notizie.... Baci mille!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Que bacana Marcia! Como diz a CB, o melhor é a gente poder compartilhar a vida né? E assim a gente vai encontrando pessoas da "nossa praia"!
    Obrigada pela visita ao blog :) bjs

Alexandra
Reply 23 de October de 2013

Bom dia Flor do Dia!
Que post mais tocante....dizem que é das maiores tragédias que se tira as maiores lições, não é?.....eu acredito que tudo na vida tem uma razão de ser, então.....
Já fui lá no Vacation Animae e adorei o texto da Kareen (e já deixei o primeiro comentário....kkkkkk), aliás, eu não tive a oportunidade (diga-se iniciativa) de falar com ela no encontro do Salotto. Identifiquei logo que seria sua amiga pessoal e achei por bem respeitar o momento....uma pena! Perdi a chance de conhecer uma bela mulher, uma bela alma e uma bela história.....
Obrigada querida, por trazer mais este presente para nossa sala de estar.
Beijos mil.

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Alexandra querida! Adorei seu comentário, e certamente teremos novas oportunidades de nos conhecermos pessoalmente, agora, de verdade pra conversar, vc e essa turma linda, de gente fina, elegante e sincera do Salotto que a CB conseguiu reunir.
    É fato, é duro, mas como eu li uma vez, durante esse processo, "é na escuridão que conseguimos enxergar as estrelas" (vou até procurar onde está essa frase).
    Obrigada pelo carinho e por compartilhar também essa vibração boa.
    Bjs

      Alexandra
      Reply 24 de October de 2013

      Kareen linda, pode deixar...iremos nos encontrar com certeza, e estarei sempre lá pelo seu blog dando uma espiada nas novidades. Adorei a forma como escreve!
      Beijo grande.

Janisete Miller
Reply 23 de October de 2013

Consuelo e Kareen,
O post de hoje me tocou profundamente...Perdi meu pai, com quem sempre tive uma ligação muito especial, também de maneira inesperada dia 10/09/13. Todo este processo ainda é muito recente para mim, sinto uma saudade incomensurável todos os dias e ainda muita dor e muita tristeza...Como muito bem colocado no início do texto, também me sinto anestesiada...
Mas, como me foi dito, a "vida é mais forte do que a morte" e é bom saber Kareen que você passou por este duro processo e se "reinventou" e está bem.
Certamente irei reler este post várias vezes para que me sirva como inspiração para meu próprio processo de superação. Fiquei surpresa com minha vontade de deixar um comentário aqui, pois tenho me sentido bem introspectiva desde Setembro, mas talvez seja o início do meu renascimento...
Obrigada Kareen pelo post e em especial à você, Consuelo, e às queridas amigas do Salotto que souberam da minha perda e têm me dado tanto apoio e carinho. Temos uma atmosfera muito especial aqui mesmo...
beijos com carinho,
J

    MARIA BENINCASA
    Reply 23 de October de 2013

    Querida Janisete, estou torcendo para que seu "renascimento" encontre uma vida cheia de alegrias, novos desafios e conquistas. Que você receba sempre muita luz, assim como seu querido pai.
    Um beijo aqui da roça

    Maria Araci
    Reply 23 de October de 2013

    Janisete: um abraço carinhoso.

      Maria Vilma
      Reply 23 de October de 2013

      Janisete,
      De certa forma... nos conhecemos, pois fazemos parte deste querido Salloto. Por esta razão, tomo a liberdade para lhe desejar muita força e muita luz!!!
      Um grande abraço! MV

    Alexandra
    Reply 24 de October de 2013

    Querida, um beijo grande em seu coração, e que Deus transforme a dor em luz, e que sobre apenas a saudade (essa não tem jeito né?) e boas recordações.

    Silvana Mendonça
    Reply 24 de October de 2013

    Querida Jani,
    sinto muitíssimo sua perda. Perdi também o meu, na mesma data há dois anos atrás, posso te garantir que a dor ela não passa.... fica mais branda. As memórias boas tomam conta do grande buraco vazio que fica no peito e se encarregam de nos carregar de energia e tocar a grande maravilha que é a vida! Como num passe de mágica esqueci todos os puxões de orelha que meu pai me deu e lembro sempre do grande sorriso calmo e amigo. um grande beijo, Silvana.

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Janisete querida, sinto muito por seu pai, e acredite, você irá se reinventar. Tudo tem seu tempo. Seja gentil com você e viva o luto. Acolha os sentimentos que vierem, porque eles fazem parte do luto. Eu negava muito a tristeza, não conseguia aceitar porque não me pertencia, até entender que eu precisava sentir a tristeza naquele momento. Um dia retomei forças e saí dela.
    O amor entre vocês, a conexão, nunca deixará de existir.
    Vou orar por vocês e por ele.
    Um beijo grande e sinta-se abraçada, Kareen

    Andrea - Curitiba
    Reply 24 de October de 2013

    JANIS querida, que Deus esteja com vc! Bjs...

fatima
Reply 23 de October de 2013

adorei!!! aguardo ansiosamente o relato da Cinque Terre.... vou matar a saudade daquele caminho maravilhoso.... bacione!!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Fatima, eu adorei Cinque Terre! Que lugar! Logo mais chega, é a 3a parte do diário ;) bjs e obrigada

Mario Dewitte
Reply 23 de October de 2013

Consuelo/Karen,

Que inicio bem redigido e montado, prende, mas quando começou a ficar interessante, pausa, suspense, em fim, já prendeu, fato que certamente de alguma forma todos passamos com intensidades diferentes, mas forma de relatar é que faz o autor se destacar, continuamos acompanhando esta e suas mensagens, além de dicas de passeios culturais, hospedagens, etc. Aguardando,....beleza, bom gosto e inspiração, fazem a diferença. Obrigado. Bj.

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Mario, não é fácil escrever quando não se é escritora, rsss. E falar de si própria ainda... Nossa! Mas acho que estou pegando o jeito :)
    Espero atender suas expectativas de leitura nos próximos também.
    Obrigada pelo comentário, bj

      consueloblog
      Reply 25 de October de 2013

      E Mario, a Kareen já colocou várias dicas no seu blog! bjs c

Mario Dewitte
Reply 23 de October de 2013

Sorry, Kareen....

MARIA BENINCASA
Reply 23 de October de 2013

Que relato surpreendente! Acho que sou a ultima pessoa do mundo a ler "Comer, rezar e ama" ...rsrsr (também não assisti a filme) Estou no inicio e também estou me deparando com a mesma situação. Alguem procurando sua alma na Italia. Seria isso um sinal? rsrs
Parabéns pelo força Kareen! Sucesso!!
bjs a todas

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Olá Maria! Que bom que você gostou! Sobre o filme e o livro, eu li, vi o filme, e recomendo. É divertido. Me identifiquei com algumas coisas... E embora minha viagem não tenha sido planejada como a dela, e nem segui um roteiro zen, e ainda, tenha faltado a última parte rssss, concluí que, do meu jeito, comi (e muito), rezei e amei... Amei a todos que encontrei na viagem, desde amigos, novos amigos, uma conversa casual no metrô, e especialmente, a vida.
    Os sinais acontecem sim! Fique atenta e se abra para o novo que ele vem.
    Bj grande ;)

Lilian Gratti
Reply 23 de October de 2013

Emocionante...
Obrigada por dividir essa experiencia!
Tantas pessoas passam pelo luto inesperado,
e não tem essa luz q vc está tento!
Bj
da Li

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Lilian, obrigada pelas palavras carinhosas :)
    Penso como você e agradeço todos os dias por ter, como uma terapeuta me disse, essa lucidez. Temos muita dificuldade em lidar com a morte, mas ela é certa. Minha mãe sempre falava isso e dizia "todo mundo vai na hora que tem que ir". Eu e ela falávamos sobre morte de forma prática, mas não pensávamos de verdade nisso, claro... Ela foi uma mulher a frente do tempo dela, criou eu e minha irmã sozinha, agregou outras pessoas a nossa vida, as quais considerava "filhas/filhos", cuidava de todos, e aos 68 anos, estava linda, saudável e super ativa. Dava "baile" na gente... Mas o dia dela chegou, e sempre procurava me lembrar das suas palavras.
    Não é fácil. E ainda hoje, agora, por exemplo, só de falar, me emociono... Mas a vida acontece agora, e sei que ela queria nossa felicidade e que a gente vivesse a vida.
    O fato é que só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ter uma mãe como ela. Acho que a luz vem dela <3
    Obrigada querida, bjs

RENATA DI PIETRO
Reply 23 de October de 2013

EMOCIONANTE!!ANCIOSA PELA HISTORIA QUE ESTA POR VIR.
MINHA ADMIRAÇAO PARA KAREEM!!!

Maria Vilma
Reply 23 de October de 2013

Consu,
Incrível!... Quando eu estava olhando o post do “Encontro/Salloto”, na foto em que vc abraça uma “moça” (que agora descobri ser a Kareen)... do fundo do meu coração... senti uma emoção tão boa!... Fato que aconteceu todas as vezes que revi o post... Nesta foto eu parava, olhava... e indagava... “por que eu encafifei com esta moça, meu Deus?!?... Ponderei, “ah, deve ser porque ela tem um semblante... que me fez lembrar uma amiga muito querida”... Pensei até em perguntar de quem se tratava, mas fiquei constrangida...
Que bom saciar a minha “curiosidade” dessa maneira tão especial... intensa!...
Que bom e especial conhecer você Kareen!
Consuelo querida, obrigada por nos apresentar essas coisas tão lindas, que falam profundamente aos nossos corações!...
Bjs, MV

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Maria Vilma, muito prazer! Adorei seu comentário ;) bjs

      Maria Vilma
      Reply 25 de October de 2013

      Oi Kareen,
      Obrigada pelo carinho. Visitei o seu Blog, tentei postar um comentário... mas não acertei fazê-lo...
      Bjs! MV

Célia
Reply 23 de October de 2013

Tem vezes que a vida nos chacoalha e assim chegam as mudanças.... como a história da Kareen. Muito inspiradora! E tem vezes que precisamos chacoalhar a vida para que as mudanças aconteçam.... tomo a liberdade de colocar aqui o blog da minha filha e de seu marido, http://www.gluckproject.com.br, uma investigação sobre a felicidade. Acho que tem muito a ver com este post.
Bjs!

    Maria Araci
    Reply 23 de October de 2013

    Célia: que interessante o blog de tua filha!!! Vou visitá-lo com mais calma.

      Célia
      Reply 23 de October de 2013

      Muito obrigada, Maria Araci! Espero que goste! Acho mesmo que eles tem feito um trabalho muito legal, a repercussão tem sido muito positiva! Bem vinda ao Glück Project ;-) Bjs!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Olá Célia, pois é, a vida é assim mesmo. Confesso aqui pra vocês que sou uma colecionadora de frases. Anoto em caderninho. Está tudo muito bagunçado confesso... Mas lembrei de uma agora "Recria tua vida. Sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras. Faz doces. Recomeça". É da Cora Coralina.
    Chegou pra mim em 2004, numa viagem para Chapada Diamantina. E se tornou meio "mantra" nos momentos difíceis. É isso, recomeçar ;)
    Vou lá ver o blog da sua filha.
    bj grande e obrigada

    consueloblog
    Reply 25 de October de 2013

    Céliaaaaa!!! MARAVILHOSO o gluckproject!!!! Parabéns!!! e obrigada por me apresentar a ele!
    bjs

    c

      Célia
      Reply 25 de October de 2013

      Muito obrigada, Consuelo! Fico muito contente que tenha gostado! ;-) Bjs!
      Kareen, que coisa, tive uma certa "reveleção" da primeira vez que fui pra Chapada Diamantina! Que lugar mágico, não é? Nunca antes tinha feito uma trilha, depois dessa primeira ida à Chapada, descobri uma das coisas que mais me dão prazer na visa, as trilhas pelo meio da natureza. Depois disso já voltei duas vezes à Chapada Diamantina, numa delas fiz a Trilha do Pati (de 85 Km!!), fui fazer a Trilha Inca, a longa de 4 dias no Peru, fiz a Milford Track na Nova Zelândia, fiz a Torres del Paine na Patagônia....repare bem, nunca antes tinha feito uma trilha sequer. Essa frase da Cora Coralina é linda demais, viu? Obrigada também pela gentileza de responder a nossos comentários. Aqui no blog da Consuelo não falta gente legal, não é verdade? ;-) Bjs!

Pricila marchese
Reply 23 de October de 2013

Querida Ka, que belo relato. Bem escrito, não poderia ser diferente. Vc eh especial. Sua fotos são incríveis e eu te adoro. Bjs orgulhosos

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    amiga seres especiais atraem seres especiais e com você não poderia ser diferente. por isso a gente se encontrou quando crianças e depois de "X" anos nos reencontramos, não é lindo?
    obrigada por estar na minha jornada
    bjs

      Pricila marchese
      Reply 25 de October de 2013

      Lindo demais amiga!!!!

      Bj

Rosana Totti Silveira
Reply 23 de October de 2013

Cade o final? Puxa, fiquei com gosto de quero mais! Muito interessante como algumas pessoas têm o dom de dar a volta por cima de maneira inusitada e interessante! Quando vem a continuação? Bj e no aguardo!

    consueloblog
    Reply 24 de October de 2013

    Vou pedir para a Kareen responder!! Mas os capítulos estão chegando!!… bjsc

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Rosana, tem mais sim rsss. Próxima semana! Estou praticando, ou voltando a praticar o hábito de escrever, entre tantas coisas que estou (re)descobrindo nesse ano.
    Que bom que você gostou e obrigada pelo carinho, bjs

iara
Reply 23 de October de 2013

Encantador.
Fiquei deliciada com essa narração.
A Kareen sempre foi um exemplo pra mim de coisas boas.
Quem faz o bem, busca o bem, recebe o bem. E fico feliz de vê-la aproveitando novamente a vida!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Iara querida, obrigada! Fiquei tocada com seu comentário ;)
    E você? Como estão indo as "Gavetas Imaginárias"? Mantenha esse hábito de escrever porque eu sei que você faz isso muito bem.
    Um beijo enorme, com saudades

Dany - São Paulo
Reply 23 de October de 2013

Queridas:
Que texto maravilhoso e tocante!
Identifiquei-me muito com os sentimentos externados pela Kareen e Janisete, pque tb perdi meu pai de uma forma muito repentina, há alguns anos atrás. Me lembro como se fosse hoje, era uma sexta-feira santa, feriado, qdo recebi um telefonema inesperado comunicando que meu pai estava passando muito mal. Recordo-me da angústia e aflição que tomou meu coração no curto trajeto de carro entre a casa dele e a minha. Qdo cheguei ao prédio, deparei-me com o zelador, que me conhecia desde a infância, em prantos na portaria. Meu peito quase explodiu, como se meu pressentimento tivesse se concretizado, subi correndo, abri a porta do apartamento e deparei-me com minha mãe que me abraçou carinhosamente. Meu pai tinha partido, em um ataque fulminante do coração e com ele senti que parte da minha história, da minha vida, das minhas recordações também tinham se esvaido. Me senti anestesiada, paralisada, repleta de dor . Realmente, é um processo longo, sofrido e dolorido, que nos faz entender que estamos aqui de passagem e devemos aproveitar cada instante como se fosse o último!! Um abraço afetuoso
Dany

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Dany, obrigada pelo carinho e por compartilhar sua estória também. A gente se sente menos só.
    O luto é um processo difícil mesmo e é importante pedirmos ajuda se precisarmos. Sofri com isso, de pedir ajuda, porque sempre me achei forte o bastante pra tudo, até perder minha mãe, que era, e é, minha referência de muitas coisas na vida. Eu senti isso que você sentiu, e olha... Como é difícil. Deixa um buraco. Mas a gente tem que lembrar que somos parte dos nossos pais e cada um deixa seu legado no nosso coração. Não importa se não há mais conexão física ou material.
    Somos feitos desse amor e dessa conexão.
    Bj grande querida

      Dany - São Paulo
      Reply 25 de October de 2013

      Querida Kareen, um beijo carinhoso em você também, e vamos prosseguir, apesar do luto, porque a vida é bela!!

Glaucia Boturão
Reply 23 de October de 2013

"Mudar a alma de lugar" que coisa mais linda..... a perda é um senhor baque nas nossas vidas, perdas nos fazem pensar no que estamos fazendo,de que maneira estamos vivendo e por isso, para homenagear os que se foram e para mostrar o que eles significaram, devemos continuar com a nossas vida, ilumina-la,para que eles sintam orgulho do que nos tornamos.... Beijos

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Glaucia, que palavras lindas, é isso mesmo. Hoje, sempre que acontece algo legal comigo, agradeço, e penso na minha mãe. Imagino o que ela já estaria comentando, toda orgulhosa, e contando para todo mundo, as nossas conquistas e realizações (minhas e das minhas irmãs e sobrinhas).
    Vamos continuar nossas vidas, que é o bem mais precioso que temos.
    Obrigada! Bjs

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 23 de October de 2013

Oi CONSUELO. Que texto lindo.me tocou profundamente.Kareen realmente deve ser mto especial. Bjs Sonia

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Olá Sonia! Obrigada querida! Todas/os nós somos seres especiais. E como disse uns posts acima para uma grande amiga, seres especiais atraem seres especiais.
    Bjs

Kika
Reply 24 de October de 2013

Olá Consuelo! Nossa! Esse artigo tocou o meu coração!
Vivi essa dor que anestesia a alma quando perdi o meu pai há alguns anos!
Digo que senti demais porque o meu pai amava a vida e a nossa relação era muito especial! Eu sempre dizia para ele que se não fosse o meu pai seria meu amigo com certeza!
Sempre digo que com a morte renasce algo em nossas vidas...muda muita coisa!
É difícil mas a gente aprende a conviver com a ausência... que nós possamos aproveitar a vida e a todos que amamos intensamente! Como dizia o nosso poeta Renato Russo: É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!
Parabéns pelo seu blog sou grande fã! Abs

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Kika, sabias palavras as suas... "A morte renasce algo em nossas vidas". É um fato e até lidar com isso, é assustador e libertador ao mesmo tempo.
    Obrigada por compartilhar com a gente sua estória, e como disse a Dany, posts acima, a gente se sente menos só...
    Um beijo grande

Claudia - Curitiba
Reply 24 de October de 2013

A narrativa da Kareen é tocante e inspiradora. A perda pelo luto deve ser um gatilho de efeito mais retardado, pois a dor, o vazio e a saudade anestesiam. Meu desejo é que quando a vaca cair sobre nossas cabeças, já tenhamos feito ou demonstrado senão tudo... (meio impossível, né?), parte daquilo que sentimos e desejamos...por nós e pelos outros! Adoraria conhecer mais dessa experiência, aqui e pelo blog da Kareen. Bjos no coração de cada um!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Claudia, pois é, a questão é que não temos esse controle né? A gente até acha que tem às vezes, mas... O negócio é viver a vida hoje, o presente. Eu sempre tive uma regra em casa, com a família, amigos, incluindo namorados... O que tem que ser dito, seja dito agora. Nada de ficar adiando, ou sem se falar, ou ficar "de bico". Vamos ficar bem mesmo com as diferenças.
    Semana que vem tem mais. Prometo!
    Bjs e obrigada

Katiasp
Reply 24 de October de 2013

Consu e Karen,

Isso não vale..... me deixar ansiosa pela continuação deste texto tão bem escrito!!:-)
Não demorem para colocar mais capítulos!! A emoção anda aflorada nestes últimos tempos e relatos como esse, tão próximos e reais, só nos acrescentam!
Bjs

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Katia! Que legal essa vibe aqui! Muito feliz. Gratidão!
    Puxa, muito obrigada, e sim, teremos mais, próxima semana. Hoje tem um update curtinho lá no bloghttp://vacationanimae.blogspot.com.br/2013/10/updates.html
    Bj grande!

Nina Camarotto
Reply 24 de October de 2013

Quero mais!!! Adorei!!!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Nina, fico muito feliz que você também tenha gostado :)
    Semana que vem tem mais.
    obrigada! Bjs

Melissa Tempeta
Reply 24 de October de 2013

Ahhhh Consuelo, novamente a Itália fazendo a diferença na vida das pessoas.

Lugar abençoado e feliz!!!

Cheguei semana passada da viagem com meus pais e foi uma experiência incrível. Foram 15 dias de muito amor, felicidade e aprendizado. Minha primeira experiência de viagem com eles e valeu cada minuto.
Uma viagem para a Itália que eu já conheço, mas totalmente diferente. Uma Itália família e aconchegante!
Se meu marido estivesse junto eu juro que teria prolongado a estadia!rs

Estou adorando o relato da Kareen e, a primeira lição já veio no começo: respeite e aproveite muito seus pais. Eles são as jóias mais importantes da sua vida e não sabemos o que Deus nos reserva de aprendizado.

E, apenas para complementar, essa viagem com meus pais "surgiu" pois em maio levamos um belo susto com meu pai. Tivemos que enfrentar uma cirurgia cardíaca inesperada, de um dia para outro e sem sintomas, e foi ai que consegui convencê-lo que tem muita coisa importante na vida além do trabalho. Principalmente esses momentos em família.

E nosso destino não poderia ser outro: Itália!!

Aguardamos ansiosamente a continuação do relato.

Bjs!!!

    consueloblog
    Reply 24 de October de 2013

    Que lindo saber tudo isto!! bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Melissa, que delícia é viajar... E pela Itália, Dio Mio!
    E é isso mesmo que você falou, viver cada momento que a gente pode com as pessoas que a gente ama. Isso é o mais importante. Nada é inadiável.
    Temos que viver mais a cultura do dolce far niente e menos esse stress que vivemos.
    Amém que seu pai está bem e curtindo.
    Semana que vem tem mais.
    Bjs e obrigada

      Melissa Tempesta
      Reply 25 de October de 2013

      Você tem toda razão Kareen: nada é inadiável!!
      Acho que essa é uma das belezas da vida, a grande oportunidade de aprendizado que temos, principalmente nos momentos de dificuldade.
      Só temos que pedir à Deus sabedoria para aprender com esses "puxões de orelha", e tornar nossa existência mais leve e prazeirosa.
      Viva o dolce far niente!!
      Um beijo para você e Consuelo que nos presentearam com um relato tão lindo!

Mateus Habib
Reply 24 de October de 2013

Que coisa mais bonita de se ler. É tão fácil ser feliz e saber que isso está dentro da gente, da nossa própria vontade de escutar o nosso corpo e, como diz minha mãe, "fazer um carinho na nossa alma". Viajar é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de se fazer isso. E a Itália foi, novamente, sem dúvidas, um dos melhores destinos para tal.

Feliz por você!

Bjs!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de October de 2013

    Oi Mateus, puxa, obrigada pelo seu comentário, e lindo o comentário da sua mãe! Vou usar ;)
    Feliz por estar aqui com todos vocês graças a Consuelo.
    Bjs

Andrea - Curitiba
Reply 24 de October de 2013

Tambem nao tive oportunidade de conversar com a Kareen no encontrinho, mas a achei muito bonoia! E linda a sua estoria. Tambem me tocou profundamente...Peco a Deus que sempre a proteja, querida Kareen! Bjs........

    Andrea - Curitiba
    Reply 24 de October de 2013

    Quis dizer bonita..

      kareen terenzzo
      Reply 24 de October de 2013

      Andrea querida, me conta quem é você! Eu vi muita gente bonita lá, queria ficar mais, mas foi um dia/noite meio enrolado... Que pena!
      Mas sei que teremos outros, porque essa energia boa da Consuelo, só reúne gente bacana :)
      Obrigada pelo comentário! Bjs

        Andrea - Curitiba
        Reply 25 de October de 2013

        Kareen: sou a Andrea, da foto do encontrinho....Bjs..

Isa - Curitiba
Reply 24 de October de 2013

Kareen querida, tive a oportunidade de conversar ligeiramente com vc em nosso encontrinho em São Paulo. Falamos sobre viagens e sobre a acolhida e generosidade das pessoas que encontramos no exterior, e isso me fez lembrar perfeitamente do vc como uma pessoa interessante, educada e gentil. Seu texto, muito bem redigido, me emocionou imensamente, pois entendi a dor que vc sentiu. Identifiquei-me com todo o teor de seu belíssimo escrito. O luto é uma dor no fundo do coração, na alma. Eu sei o que é isso. Perdi minha mãe, minha amiga, minha companheira, meu alicerce, minha referência. Quase enlouqueci. Mas a vida continua e Deus nos dá força, nos dá coragem. Seguimos em frente. Tem de ser assim. Como vc mesma citou "...é na escuridão que conseguimos enxergar as estrelas". Receba um grande abraço afetuoso e continue escrevendo.

    kareen terenzzo
    Reply 25 de October de 2013

    Isa querida, lembro de você! Que bom ter tido a oportunidade de encontrá-la. Lindas palavras as suas e obrigada pelo carinho. Bj grande _/\_

Maria Silvia P Orlovas
Reply 25 de October de 2013

Consuelo e Kareen,

Tocante a narrativa.
Acho que todos nós precisamos achar um significado para cada coisa que nos acontece.
Desejo tudo de bom para a Kareen. Vou visitar seu blog.

Obrigada por compartilhar.

Beijo da MS

    kareen terenzzo
    Reply 25 de October de 2013

    Olá Maria Silvia, é verdade, sábias palavras... Obrigada pelo seu comentário. Bjs

consueloblog
Reply 25 de October de 2013

Fiquei emocionada e orgulhosa, como uma mãe, deste Salotto lindo tão cheio de bondade e carinho para compartilhar!!
Escolhi não responder para deixar o espaço à Kareen que teve a delicadeza de responder a todos!!
obrigada Salotto, vcs são THE BEST!!
bjs c

Fabíola Machado
Reply 25 de October de 2013

Trabalhei, conheci e pude admirar essa mulher forte, competente e brilhante.
Aprendi muito com você, e sinto uma alegria enorme em ver essa mudança radical.
Só Lí esse post, estou indo dormir e vou com mais tempo poder ler e conhecer um pouco mais sobre você.
Um beijo grande

ivani weffort
Reply 26 de October de 2013

Que maravilha de texto. Precisamos sempre buscar dentro de nós a saída !!!! Ela sempre está lá nos esperando, nos guiando para momentos de luz. Dizem que a luz sempre vem depois dos momentos mais escuros e isto é uma verdade. Muita paz!!!!!!!

Luciene Felix Lamy
Reply 26 de October de 2013

Amigos do Salotto,

Vocês sabem que o apego por aqui não permite ausências prolongadas...
Estou envolvida em tarefas inadiáveis, mas estava ansiosa por comentar, ao menos, esse post. Seu estilo nos cativou, Kareen, impossível parar de ler. As fotos também estão convidativas: encontrou os doze signos astrológicos na entrada da nave do Duomo? Essa "pegada pagã" é de um primor, que só a Itália tem. ;)

Tudo o que se diga sobre “a inevitável” é lugar-comum, clichê... E nem se diz muito pq a morte faz parte da “trilogia tabu” (sexo-dinheiro-morte). Mas olha o ConsueloBlog, de novo, rompendo tabus! \o/ Sem precisar chocar ou qualquer outra "rasteirice".

Confesso: a morte é meu maior medo. Não, não necessariamente da minha, pois nesse quesito, tô com o filósofo francês Michel de Montaigne: “Na realidade, o que mais dizemos temer na morte é a dor, seu pregoeiro habitual”.

A minha, desde que eu já tenha criado e encaminhado meus filhos, penso como Epicuro (341 a.C.): “Quando estamos vivos, a morte não está presente, e quando ela estiver presente, já não estaremos vivos”, diz o filósofo grego. O resto é suposição.

Mas temo pela partida dos que amo. E sei que deverei enfrentar o processo de luto em pouco tempo. Meu pai, tabagista, sedentário, alcoólatra, apreciador de todas as suculentas gordurinhas, crocantes e salgadas das carnes, tem saúde de aço (herdei dele! \o/), mas passou dos 70 e já começa a dar indícios de que “a conta” por uma vida tão “às largas”, tão tardará a chegar.

A que mais temo é a trágica, a que nos pega desprevenidos por ser tão inesperada, justamente esse tipo que acometeu sua adorada mãe: aquela coisa de estar tudo bem, na mais perfeita paz, a pessoa vai ali, comprar algo no supermercado ou buscar uma roupa na lavanderia e... Acabou.

Nesse sentido, já me peguei pensando que uma doença, ao menos, dá tempo de elaborar, de se despedir, de se fazer as “últimas vontades”. Em contrapartida, dizem, há a dor física, muitas vezes, insuportável.

Ah, bom mesmo é partir como minha avó (já contei aqui como foi). Mas uma boa morte, assim como uma boa vida, é sorte para poucos. E se, ao menos podemos nos empenhar por uma boa vida, não há o que possamos fazer para sermos agraciados com uma boa morte. :(

Só rogo que a natureza siga seu curso, nada mais justo que a primavera suceda o inverno e ceda seu lugar para o verão, que sairá de cena para o outono e assim, sucessivamente.

Recomendo o belo e sensível livro do aclamado escritor norte-americano Paul Auster (Invenção da Solidão). Nunca me esqueço de suas palavras descrevendo o olhar sobre os objetos pessoais, do cotidiano mesmo, de um ente querido que partiu (no caso dele, o pai).

Recomendo mais ainda, a Filosofia (inscrições abertas na PUC-SP, vestibular facílimo de passar, pouquíssima concorrência), que é, segundo Sócrates, um preparar-se para a morte. Todos os dias eu me lembro que vou morrer e me pergunto se estou fazendo o que gostaria. É hábito. Quanto + pensamos na morte, + valoramos a vida.

Como diz o sábio Epicuro, em sua famosa Carta a Meneceu: “Que ninguém, quando jovem, tarde em filosofar, nem, quando velho, se canse de filosofar, pois nunca é nem demasiado cedo, nem demasiado tarde para obter a saúde da alma”.

Aguardo ansiosa pelos próximos capítulos que, vindo de uma Alma sedenta por amplitude (Asc. Sagitário, não é?) e um SOL na mais profunda sensibilidade e emoção, há de legar. Câncer é o signo de grandes escritores, como Fernando Pessoa e Proust, sabia?

Mil beijos,
lu.
PS: Solzão em Escorpião, e olha o assunto: morte & renascimento. Mas apropriado, impossível.

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Lu, de todos os teus maravilhosos comentários, acho q este foi o q mais gostei. Me sinto muito igual a vc!!! E espero tirar da filosofia também força...
    Obrigada!
    Bjs c

    Dany- São Paulo
    Reply 29 de October de 2013

    Lu, concordo com a Consu, você se superou neste comentário!!
    Salvei-o para reler várias vezes!!
    bj
    Dany

      Maria Vilma
      Reply 29 de October de 2013

      Lu Querida,
      Esta semana eu assisti ao Show de Gilberto Gil. Ele foi contando as estórias das letras das suas musicas... Uma, me tocou profundamente, como o seu texto, a música fala desse medo da morte... Permita-me colocar aqui um pequeno trecho...
      “Não tenho medo da morte
      mas medo de morrer, sim
      a morte e depois de mim
      mas quem vai morrer sou eu
      o derradeiro ato meu
      e eu terei de estar presente
      assim como um presidente
      dando posse ao sucessor
      terei que morrer vivendo
      sabendo que já me vou
      então nesse instante sim
      sofrerei quem sabe um choque
      um piripaque, ou um baque
      um calafrio ou um toque
      coisas naturais da vida
      como comer, caminhar
      morrer de morte matada
      morrer de morte morrida
      quem sabe eu sinta saudade
      como em qualquer despedida.”

Eduarda
Reply 27 de October de 2013

Kareen,

Essa imagem que você usou: "Às vezes tem que cair uma vaca na sua cabeça pra você entender certas coisas." é muito boa, principalmente pelo seu nonsense. Fiquei com ela me " arrodeando" por vários momentos durante o dia depois que li seu post. Vou lá olhar seu blog! Bjos

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *