Porto Venere, 4º capítulo da viagem de vida de Kareen Terenzzo


Da janela lateral

Da janela lateral

Visitando Porto Venere na Itália, é uma experiência maravilhosa…mesmo sozinha.  Este é o quarto capítulo da viagem de Kareen que a transporta de uma dor profunda ao encontro de si mesma.  Os outros capítulos estão aqui: Primeiro Milão, Segundo Londres e Sirmione e Terceiro Cinque Terre.  Para ainda mais dicas e informações sobre a sua viagem, não deixem de visitar o blog de Kareen, Vacation Animae.

Parte IV

Al Mare em Porto Venere

Depois da minha passagem por Cinque Terre, restava um dia livre na Liguria. Eu poderia voltar para uma ou duas das terres ou conhecer lugares novos, como Levanto e Porto Venere, ainda que em sentidos opostos, eu teria tempo. E uma das coisas boas de viajar sozinha/o é que você define o ritmo. Claro, se você tem uma alma gêmea e dá tudo certo de viajarem juntos – namorado/a, amiga/o, irmã/o – ótimo. Quando você não tem, ou seu período de viagem não “casa” com o de outra pessoa, o negócio é cair sozinha/o na estrada. E o importante é saber apreciar isso. Tem uma lista de vantagens, e também desvantagens (vou falar mais sobre isso lá no meu blog Vacation Animae. Como boa sagitariana, prefiro não pensar nas desvantagens ou procuro transformá-las em vantagens.

Como diz a música, "prefiro as pernas que me movimentam"

Como diz a música, “prefiro as pernas que me movimentam”

Assim, a desvantagem de viajar sozinha se transforma em uma vantagem que é a liberdade. Talvez esse meu pensamento possa parecer egoísta, e talvez seja mesmo. Mas, a liberdade de acordar a hora que você quiser, de parar onde você quiser, de mudar de ideia sem ter que perguntar ou convencer alguém que sua ideia é melhor, e de fotografar a mesma estátua, por exemplo, de “n” ângulos… bem, me rendo a ela, a liberdade, sem problemas.

Era uma manhã fria, cinzenta e caia uma chuva fina em La Spezia. Eu estava livre para fazer o que quisesse, mas estava refém do tempo. Qualquer programa com aquela chuva seria um pouco chato ou menos bonito. Por isso, me rendi preguiçosamente ao tempo (ou às condições meteorológicas) e saí para tomar um cappuccino,  fazer comprinhas.. e me despedir de La Spezia. Esperaria passar a parte da manhã para decidir que direção tomar.

Eu já tinha lido sobre Porto Venere e a chamavam de a “sexta terre”. Se eu já tinha gostado das outras terres, provavelmente iria gostar dessa. Assim, no tempo do tempo, quando a chuva parou, peguei o ônibus para Porto Venere.

A viagem seguiu por uma estradinha linda e sinuosa durante uma hora ou um pouco menos. Estar sozinha nessa hora pode ser uma desvantagem, a tendência é que você fique se perguntando será que é o ônibus certo? Nossa que demorado chegar até lá… e se não for o ônibus certo? Eu também, mas aprendi a afastar esses pensamentos  para somente apreciar a paisagem e também a rotina dos moradores da região. Pense que sozinha/o você está mais disponível e  atenta ao que acontece ao redor.

Descobrindo Porto Venere

Descobrindo Porto Venere

Ao tempo do tempo, apesar do vento gelado, o Sol começou a se mostrar entre as pesadas nuvens. Quando chegamos em Porto Venere, embora eu não tivesse a paisagem das casas coloridas vertiginosamente penduradas nas montanhas, literalmente eu estava “al mare” –  restaurantes charmosos, barcos a vela ou de pesca, e um clima de balneário tomava conta da cidade. Me senti numa tela de pintura. Foi como se o tempo das horas tivesse sido congelado para que aquela paisagem a minha frente permanecesse ali. Nunca esquecerei essa imagem e desse olhar sobre Porto Venere.

Porto Venere

Me senti numa tela de pintura… e como se o tempo tivesse sido congelado para aquela paisagem permanecer ali

Um dos charmosos restaurantes de Porto Venere

Um dos charmosos restaurantes de Porto Venere

Sem um mapa, e sem querer um, comecei a andar por um “passeio” que se estende lado a lado com o mar. Encontrei um banco, aqueles, com cara de banco de praça, vazio, como se estivesse me esperando, me sentei para contemplar e ficar ali com o mar, a conversar com ele (como diria nossa amiga Alexandra, do Salotto).

"Quando a gente fica em frente ao mar A gente se sente melhor"

“Quando a gente fica em frente ao mar
A gente se sente melhor”

Diz a mitologia que Afrodite nasceu da espuma do mar. Não tenho dúvida

Diz a mitologia que Afrodite nasceu da espuma do mar. Não tenho dúvida

Quando você acha que já viu tudo, se depara com um novo ângulo

Quando você acha que já viu tudo, se depara com um novo ângulo

Viajar é muito bom, e com o mar e aquele horizonte, me senti muito livre. Livre, e não mais assustada. Sim, porque a liberdade também pode amedrontar. Mesmo que seja para alçar novos, coloridos e felizes voos, sair da zona de conforto pode ser doloroso. Literalmente, eu senti isso uma semana antes de iniciar minha viagem. Tive uma crise de dor nas regiões lombar e abdominal. Assim tudo junto durante 3 ou 4 dias.  Entrei em pânico. Pronto fiquei doente. Não posso viajar assim. Tenho que cancelar a viagem? Talvez adiar… E se eu piorar no avião? E como vou carregar a mala? Enquanto as “caraminholas” corriam soltas pelos cachos dos meus cabelos, consegui um horário com um “quiropata mago” e com a minha médica acupunturista, a quem apelidei de a fada madrinha das agulhas. Ela sabia que era urgente, expliquei o drama num rápido SMS. E quando cheguei, não precisei  falar nada. Como sempre,  ela me atendeu toda fofa e acolhedora, mas séria, e como quem quer dar uma bronca, disse: “por que você está se boicotando? Pode parar com isso. Você tem direito a ser feliz e se divertir. Nada de culpa. Vou cuidar de você agora, mas vá viajar sem se preocupar. Divirta-se e a dor vai passar”. Foi fato. Quase nem senti as horas da viagem de São Paulo para Londres. Já em Londres eu não senti nenhuma dor. Sair da casca dói. Mas é necessário. Voltei ao presente, àquele banco, e pensei, aqui estou eu, em paz, feliz, fora da casca.

Logo adiante, avistei um charmoso restaurante, fui até lá e almocei um polvo com batatas maravilhosamente saboroso acompanhado de uma taça do autêntico vinho branco, da Liguria, geladinho. Fechei os olhos na intenção de congelar aquele momento para nunca esquecer o sabor da “terra” da Liguria.

O sabor da Liguria

O sabor da Liguria

Ventava muito ainda, mas o Sol insistia em permanecer. Pensei, amém, hora de um gelato! Mas antes, quero me despedir desse mar, desse ar, desse infinito… Como eu queria ser como o mar e abraçar toda aquela imensidão. O mar e o céu eram um só. Invejei as gaivotas. E foi assim, numa fração de segundos que aquela paisagem não só ficou eternizada na minha memória, como me presenteou com um insight – o de me aprofundar na fotografia. Não era só a vontade de fotografar a viagem, ou ter mais um álbum lindo de fotos. Era a necessidade urgente e criativa de me expressar. Era “o escrever”, contar e captar estórias através das imagens. Quando cheguei em terras brasileiras, comecei a buscar isso e trabalhei nas versões do meu olhar sobre aquele cenário, do mar e do céu, onde  acima corria uma estrada de nuvens.

O mar e o céu eram um só

O mar e o céu eram um só

Em minhas versões:

IMG_6285

IMG_6334

IMG_4163

Fiz uma reverencia ao momento e segui meu caminho, até descobrir a chiesa di San Pietro, uma linda construção de 1198, no estilo gótico, em meio aquela paisagem bruta de pedras, montanhas, mar e ventos fortes. Mais uma vez eu sentia a forza bruta da Liguria. 

Forza!

Forza!

Chiesa di San Pietro

Chiesa di San Pietro

Itália e os cadeados

Itália e os cadeados

DSC02217

Delicadezas da cor do Sol

Delicadezas da cor do Sol

Fiquei imaginando aqui cenas dos séculos passados - os barcos que chegavam e partiam

Fiquei imaginando aqui cenas dos séculos passados – os barcos que chegavam e partiam

Não poderia ser diferente, adiei o gelato, e fiquei mais algum tempo sem querer dar adeus para aquela terra. Mas o tempo, no seu tempo, também dava sinais de chuva. Era hora de caminhar por Porto Venere, e até chegar ao gelato, fui descobrindo adoráveis lojinhas de artesanato, de moda, tudo muito original e no melhor estilo italiano, e claro, comidinhas irresistíveis. Foi lá que vi uma mini horta do autêntico pesto genovês. Vontade de levar para casa, ou mudar a casa de lugar!

Sobre flores e sabores de Porto Venere

Sobre flores e sabores de Porto Venere

IMG_4170 IMG_4171

Toc toc

Toc toc

Essa é a porta da igreja de San Pietro. Fiquei maravilhada

Essa é a porta da igreja de San Pietro. Fiquei maravilhada

IMG_4162

A cidade e seus detalhes. Reparem na lamparina e acima dela

A cidade e seus detalhes. Reparem na lamparina e acima dela

Finalmente, parei em uma gelateria e mantive a tradição de pedir o meu sabor preferido: pistache! Como plus, pedaços de chocolate. Ah Itália…

Finalmente! Gelato!

Finalmente! Gelato!

Tem mais gelato lá no meu Flickr

Segui para praça para saboreá-lo “al mare” e me misturei aos demais turistas que já começam a se movimentar para pegar o próximo ônibus. Descobri que não só de vinhos e frutos do mar vive Porto Venere. Muitos turistas vão para lá para praticar hiking.

Montanhas de pedra onde a prática de hikking é comum aqui

Montanhas de pedra onde a prática de hiking é comum

O Sol começava a se despedir deixando o tempo frio. Provavelmente o ônibus voltaria lotado para La Spezia. E assim foi. Com certa dificuldade eu e outros passageiros dividíamos aquele pequeno espaço, cansados, procurando um jeito de se segurar, às vezes um se apoiando no outro para manter o equilíbrio na sinuosa estradinha. Quase ninguém conversava. Mas o que se via em todos aqueles rostos do ônibus circular entre Porto Venere e La Spezia, era a mesma cara de felicidade.

Lindo este capítulo também, não é?  E só para deixar registrado, o meu sabor preferido também é pistache!!

Não esqueçam de passar lá no blog de Kareen, Vacation Animae.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Vida de Clara Luz
February 08, 2015
Atacama dicas e updates por Kareen Terenzzo
August 15, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 2ª parte
August 06, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 1ª parte
August 05, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo
July 14, 2014
Inhotim: A Arte Salva*
May 26, 2014
Voltar ao lar…por Kareen Terenzzo
April 21, 2014
Amsterdã e Londres por Kareen Terenzzo
March 12, 2014
É a vez de Nápoles por Kareen Terenzzo
February 03, 2014

68 Comments

Alexandra
Reply 18 de November de 2013

E que conversa deve ter sido, Kareen queriiiiida!
Vontade de vender tudo por aqui, passar a mão nos meus amores e ir viver em Porto Venere, perto de nosso "grande amigo", ao sabor do tempo e do vento.....
Você está certa quanto a sua habilidade com fotografia (não é Consulinda?....você e Roberto tem propriedade para falar disso)....são lindas!....e me transportam.......
Amei! Obrigada por partilhar.
Beijos imensos
PS: certeza que voltarei várias vezes para observar, sonhar.....e sentir.

    Cassiano Lopes
    Reply 18 de November de 2013

    Ale, amada. Tenho certeza que muito em breve você vai realizar esse seu sonho lindo! Estou na torcida por ti e fico vibrando com a sua empolgação de sonhar sem limites! Como dizia Picasso, se você sonha é porque é real. Beijo querida. ;-)

      consueloblog
      Reply 18 de November de 2013

      Linda esta Cassi!!!

      Andrea - Curitiba
      Reply 18 de November de 2013

      ALE E CASSI: que frase linda!!!!!!! E como nosso querido Cassi, penso que logo vc realisara teu sonho! E quanta ¨fofura¨da parte da Kareen em citar teu nome....Ela eh mesmo uma fofa!! Bjs a vcs......

        kareen terenzzo
        Reply 18 de November de 2013

        Ah Andrea... Obrigada! Você também é uma fofa!
        Não teria como não citar...
        Bjs

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2013

    Imagens maravilhosas!!! bjs c

      Cassiano Lopes
      Reply 18 de November de 2013

      Tudo lindo!!! Sintonia perfeita. Bjos à todos!

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Alexaaaandra! Sim, uma conversa e tanto. Também tenho vontade de largar as coisas aqui e viver al mare. E como a Consu falou, se pedir, dá certo. E eu já pedi daqui uns anos, me mando dessa cidade maluca rsss.
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio.
    As fotos estão sendo encaminhadas _/\_
    Bj grande, Kareen

      Alexandra
      Reply 18 de November de 2013

      Sabe que já nem me lembro desde quando....mas sempre falei que ao chegar na aposentadoria (vide formar e encaminhar a Lelê e colocar alguns projetos em prática) eu iria largar tudo e morar na Bahia, em uma casinha de pescadores, de frente para o mar. Quando já velhinha, sem ter que me preocupar com pele e com mais nada, poderia andar pela praia pretinha como um carvão.....kkkkkk. E o Waine (meu marido) adotou minha idéia e sempre diz que também vai. Bom pra mim....ganho a companhia de nosso "grande amigo" sem perder a companhia de meu grande amor.....
      Talvez não seja na Bahia, mas que eu vou, ah eu vou.....
      Beijos minha linda Kareen.

        kareen terenzzo
        Reply 18 de November de 2013

        Ahhhhhhh! Lindo projeto de vida Alexandra. Apoiadíssima :)
        Bjs

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Alexandra amada, ups, respondi pra você lá embaixo ;)
    Bjs

      Alexandra
      Reply 18 de November de 2013

      Acho que nossa Consuamada deu um jeitinho....rsrsrsrs
      Bjs

    Alexandra
    Reply 18 de November de 2013

    Cassi, Andrea, Consuelo, Kareen, MaVi e todo salotto, vocês me são tão preciosos e carinhosos que agora quem tá chorando sou eu.
    Obrigada pela torcida. Meu desejo se realizará a seu tempo, com certeza. Não tenho pressa, pois a espera apura o deleite.....
    Beijos imensos.

      Alexandra
      Reply 18 de November de 2013

      Ah Andrea amada, a Kareen é mesmo uma coisa fofa. Mais uma maravilhosa surpresa neste lugar abençoado.
      Beijinhos.

      Maria Vilma
      Reply 18 de November de 2013

      Decidindo vir pra Bahia, já tem aqui uma amiga, que receberá vc e sua trupe com todo amor e carinho!...
      um grande beijo,
      MaVi

        Alexandra
        Reply 18 de November de 2013

        Kkkkk....é mesmo, querida! Quem sabe não está escrito....só Deus sabe o que a vida nos reserva.
        Beijos mil.

      Andrea - Curitiba
      Reply 18 de November de 2013

      ALE, bjs........

ivani weffort
Reply 18 de November de 2013

Kareen texto impecável e fotos maravilhosas. Também gostaria de ser uma gaivota.....sonho antigo esse!!!!!. Escreva sempre que nós continuaremos a te prestigiar!!!!!bjs

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Oi Ivani, obrigada! Sobre as gaivotas, não é?
    Um beijo e asas aos sonhos

      ivani weffort
      Reply 18 de November de 2013

      Querida muito obrigada, sempre procuro dar asas aos meus sonhos
      Aguardo os próximos passos!!!! bjs

Maria Vilma
Reply 18 de November de 2013

Kareen,
Tenho viajado na garupa dos seus relatos comoventes, à proporção que avanço na leitura, fico imaginando sensações do tipo: frio, medo, fome, dor, cansaço, desconforto, desânimo, prazer, deslumbramento e, por fim, a sensação de dever cumprido.
Obrigada, kareen, pelo prazer de começar uma semana com uma história tão boa, quanto a que findamos a semana passada.
Beijos: Kareen e Consu.

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Oi Maria Wilma, eu agradeço as suas palavras e a companhia na garupa ;)
    Beijos, Kareen

      Maria Vilma
      Reply 18 de November de 2013

      Querida,
      Eu é que agradeço pela sua descrição, que me fez viajar sua viagem...
      Que beleza! Peço então, que prossiga, continue o trajeto, que lhe seguiremos!
      Bjs! MV

Conceição
Reply 18 de November de 2013

Adorei! Tentei comentar no teu blog, mas não consegui. Enfim...só ora dizer que viajar consigo não é o mesmo que viajar sozinha. Sozinhas estamos quando não temos consciência de nós mesmas. Voce esta lúcida, presente, pés no chão. Está com voce mesma inteira, logo, na melhor companhia.
Sou casada há quase 30 anos, mas não dispenso minha companhia. Volta e meia vou me encontrar no mundo. Levar a alma pra passear, como diz uma canção.

Boa viagem! Continuarei acompanhando e viajando contigo!
Bjs, procê e pra Consu.

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2013

    Conceição concordo em pleno com isto!! E dá para sentir no texto quando a Kareen esta consigo e quando ela se perde um pouco…pra logo, logo se reencontrar. Eu acho q por isto estes relatos são tão lindos, pela fragilidade.
    Obrigada por teu lindo comentário!
    bjs
    c

      kareen terenzzo
      Reply 18 de November de 2013

      Hahaha verdade Consu !
      Em tempos que todos só mostram "o que é bom", ainda tem espaço para fragilidade... Fragilidade essa que eu "meio ignorava"...
      Um brinde à vida como ela é!
      Bjs

        Conceição
        Reply 18 de November de 2013

        O bom de ser "perder" nessas terras é que vc vai tomando um gelatto até se encontrar ;)
        mais bjs

          consueloblog
          19 de November de 2013

          Con, hahahahh!! gelato GPS…bjs c

          kareen terenzzo
          19 de November de 2013

          ótimo!!! adorei também gelato GPS rssss

          consueloblog
          20 de November de 2013

          rsssss!!

        consueloblog
        Reply 19 de November de 2013

        Kareen, vc teve q ser forte no trabalho, na dor…agora é teu momento e a fragilidade é tão meiga e sedutora ao mesmo tempo…também porque vc n fica perdida nela, contempla e daí busca a solução…very noble of you! bjs c

          kareen terenzzo
          19 de November de 2013

          verdade Consu, sabias (e lindas) palavras... e dá-lhe lencinhos ;)
          very noble of you too
          gratidão
          bjs

          consueloblog
          20 de November de 2013

          Fico super feliz em ver a repercussão dos teus posts. Todos entenderam exatamente a tua trajetória, em muitos casos por ser, ou ter sido, a deles também!! bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Suas palavras tocaram meu coração Conceição. Obrigada. Você leu exatamente o que eu penso e não pude expressar com as minhas próprias palavras. Mais um aprendizado do Salotto. Turma linda a Consuelo tem aqui.
    Um beijo grande!

Maria Araci
Reply 18 de November de 2013

...corria uma estrada de nuvens! Alguém está se revelando, em imagens e versos, uma poeta!!!!!!!!!!

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Maria Araci ohhhhhhh! Rsss, acho que tenho um pouco de poeta sim... Quem sabe... Vamos correr a estrada de nuvens ;)
    beijão querida, Kareen

Cassiano Lopes
Reply 18 de November de 2013

Pessoas maravilhosas desse blog super tudo. Eu não sei o que está acontecendo comigo, mas estou neste exato momento muito emocionado com a descrição desses momentos inesquecíveis da linda Kareen... Enquanto lia esse post estava escutando Maria Callas e chorei! Chorei! Texto lindo, sensível e delicado. Pode parecer loucura, mas eu de alguma forma senti as palavras tocando meu coração. Será que é porque estou no meu inferno astral? Luciene, dá uma luz amada! rsrsrsrs Meu aniversário é dia 24/11 e já estou recebedo presentes adiantados. Primeiro o post da Consu sobre a força maior e agora esse da Kareen. Só tenho que agradecer por poder fazer parte desse blog surpreendente. BEIJÃOZÃO nas duas! SMACK!

    consueloblog
    Reply 18 de November de 2013

    Oh Cassi amado!! Chorar é a voz do coração! Uma delícia q infelizmente tantos homens acreditam não poder participar… Good for you!!
    bjs enormes, c

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Lindo lindo Cassiano! Visualizei a cena aqui. Muitas emoções. Deixem elas virem mesmo. Também estou recebendo presentes, o meu niver é dia 28!
    Obrigada pelas suas palavras viu? É muito gratificante saber que, uma estória que começou num caderno, virou um momento assim como esse, de pessoas compartilhando emoções e amizade.
    Gratidão a Consu e todas/os vocês aqui
    ;) beijos

    Luciene Felix Lamy
    Reply 18 de November de 2013

    Precisamos arranjar um jeito da Consu botar uma 'astróloga' de plantão! rsrs.

      consueloblog
      Reply 19 de November de 2013

      Exatamente!!!! Quem será? Quem será?... Rssss bjs c

      Cassiano Lopes
      Reply 20 de November de 2013

      Lucy! Lucy! Lucy! Bjos.

    Quiteria Franco- Visual (in) desejado
    Reply 19 de November de 2013

    Querido, parece que estou te vendo, chorando e ouvindo a Callas!
    Bjos.

      Cassiano Lopes
      Reply 20 de November de 2013

      Amo Callas Quitty! Beijo grande.

Ana Leite
Reply 18 de November de 2013

Oi! Kareen

Mais uma vez estou encantada com suas viagens e suas fotos são simplesmente lindas.
Fico emocionada toda vez que leio seu texto.
Parabéns, parabéns!
Bjs e abraço
Ana

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Oi Ana, muito obrigada!
    Também fico emocionada quando entro aqui e me deparo com tanto carinho
    Obrigada obrigada!
    Beijo grande

Andrea - Curitiba
Reply 18 de November de 2013

Kareen linda! ja te disse antes que viajo junto com vc! Quanta sensibilidade em nos passar tantos detalhes! Bjs.......

    Cassiano Lopes
    Reply 18 de November de 2013

    Andy, tens toda razão: sensibilidade é a tradução da forma como a Kareen escreve. Bjo querida! PS - ainda to te devendo um e-mail... Mas não esqueci não! rsrsrsrs

      kareen terenzzo
      Reply 18 de November de 2013

      essa sensibilidade me custa caro às vezes viu Cassiano
      a menina chora fácil rssss, mas logo dou risada também
      ;)
      Bjs

      Andrea - Curitiba
      Reply 18 de November de 2013

      Cassi, nao se preocupe! Take your time! Bjs...

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Oi Andrea, obrigada linda! Viajamos juntas agora ;)
    Beijos

Sandra Pires
Reply 18 de November de 2013

Parabéns Kareen!
O que é o máximo neste blog é que além da Consuelo nos presentear todos os dias com um conteúdo tão maravilhoso ainda atrai histórias tão lindas como esta .A mensagem que fica é de coragem e superação.
Abraços!
Sandra

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Oi Sandra, sim, amém tive esse espaço que é verdadeiro, com conteúdo lindo e de qualidade e de pessoas lindas como vocês.
    Obrigada!
    Beijos, Kareen

Pricila Marchese
Reply 18 de November de 2013

Ka querida querida , mais um belíssimo capitulo!! Fotos maravilhosas!! Adorei o detalhe da igreja de San Pietro ! AMO SORVETE DE PISTACHE!! Curiosa para o proximo capitulo! rsrrs bjooo

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Pri linda! Próximo será Florença, muita responsabilidade hehehe
    Pistache é o melhor sorvete!!!!! Na Italia então, é como estar no Olimpo
    BJs

Cláudia -Curitiba
Reply 18 de November de 2013

Novamente encantada com sua viagem e seus pensamentos Kareen...agora entendi na íntegra o comentário que vc fez anteriormente prá mim: sair de casa dói! Ir ao encontro desta liberdade, do desconhecido! Nosso inconsciente e nosso corpo nos sabotam mesmo, não é?! Mas sempre existe uma força que impulsiona, sejam as palavras de alguém, uma imagem, um sonho...um cheiro. As sensações, as memórias que vc tem deste período são únicas e perpétuas. Suas estórias ainda vão contribuir muito para meu projeto "viajar sozinha"...rrsrsrsr! As fotos estão lindas, adoro! Ahh, gelato de pistache? Meu favorito também! Bjo.

    Cláudia -Curitiba
    Reply 18 de November de 2013

    Kareen, também não consegui deixar comentário no seu blog...nem cadastrar meu e-mail...qdo entrei no comentário ele me enviou para página about:blank e qdo fui cadastrar meu e-mail ele voltou para a tela do texto. O que será que estou fazendo de errado...

    kareen terenzzo
    Reply 18 de November de 2013

    Linda! Viu adiantei parte do texto pra você rssss... Obrigada pelas palavras! É isso aí Claudia, coragem e faça sua viagem. E fotografe os gelatos pra gente :)
    Hummm sobre o blog vou verificar... Teoricamente ele deveria entrar direto. Talvez por ser Gmail.
    Mas obrigada por me avisar, farei um reporte.
    Bjs

Luciene Felix Lamy
Reply 18 de November de 2013

Kareen,
Emudeci.
Ué, emudeci mesmo.
Sagitário... Quando Zeus fala é de coração para coração.
Que tudo. Que tudo!
Beijos,
lu.

    kareen terenzzo
    Reply 19 de November de 2013

    Ai Luuuu! Assim você me mata de emoção... Lá vou eu correr atrás da caixa de lencinhos.
    Ah é tudo "culpa" de Zeus então rssss
    Obrigada querida! Bjs

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 19 de November de 2013

Kareen querida, que texto e que fotos! Sem dúvida, és uma artista!
Sabes, tenho uma teoria - a gente só se conhece quando viaja sozinha como estás fazendo.
Attraversare, não é?
Agradeço então à dupla Consuelo/ Kareen!
Bjos.

    kareen terenzzo
    Reply 19 de November de 2013

    Oi Quitéria, muito obrigada!
    Ah eu adoraria ser uma artista, será que consegui?
    Sim, é isso mesmo, a gente precisa estar com a gente mesma para poder entender algumas coisas.
    Obrigada você! Bjs

Patrícia
Reply 20 de November de 2013

Parabéns Karen, texto lindo!!! Passei por essa experiência agora, viajei sozinha para Florença e fiquei 2 meses naquela cidade lindíssima. Mas uma semana antes da viagem comecei a entrar em pânico,pensando que havia sido uma loucura ter programado uma viagem sozinha por tanto tempo....mas é o que diz o texto, sair da zona de conforto é difícil...no entanto, foi a melhor experiência da minha vida! Conheci pessoas e lugares que ficarão carinhosamente guardados nas minhas melhores lembranças! E a experiência de estar sozinha, só com nossos pensamentos, é muito bom! Realmente me vi nesse texto da Karen!

Detalhe, meu gelato preferido também é pistache, e aquela gelateria que tem na Ponte Santa Trinità (oltrarno) possui o melhor gelato de pistache que tomei em Firenze.

Bjs.

Grazia Cardoni
Reply 20 de November de 2013

Kareen, Kareen, mais uma vez vc nos presenteando com sua rica experiência e a beleza de suas fotografias!!! Dá vontade de ir viajar com vc!!! Quem sabe poderá tornar-se uma especial guia...?
Beijo no coração ,
Grazia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *