Existe vida depois do divórcio?


IMG_3700-2188551526-O

Foto Roberto Leone

Existe vida depois do divórcio?  SIM!

Nunca me senti tão sem chão… Foi no verão de 2000.  Há alguns meses meu marido de 10 anos, pai dos meus filhos de 7 e 4 anos, se comportava estranhamente.  Estava em uma casa de veraneio com as crianças e ele ficara na cidade.  Sempre disponível no celular, de repente não o encontrava mais e as desculpas começaram: “esqueci no escritório”, “estava em silencioso”, etc.  Para qualquer um não totalmente envolvido emocionalmente como eu, estava na cara.  Mas eu não quis ver.  Não queria saber.

As brigas começaram.  Um dia tão, tão brava, arranquei a aliança do meu dedo, a mesma que nunca havia tirado desde o dia do casamento, e a joguei do outro lado da sala na sua cara… só para correr e colocá-la de volta.  Me sentia nua sem… Estranho como aquele pedaço de metal em torno ao dedo carrega um peso tão grande.

Finalmente ele disse que não aguentava mais e sairia de casa.  Dentro me senti morrer, mas fora fingi força.  Conhecendo a pessoa, quis forçar a barra.  Dei um ultimato.  “Se for para sair, então faça-o imediatamente.  Não te quero em casa quando voltar.”  Fiz isso pois sabia que senão ele ficaria no lero, lero.  Tive uma intuição que ele ficaria entre duas vidas.  Não queria isto.  Queria ele de volta para mim.

Terrível é como nos sabotamos!  Apesar de antes dele querer ir embora o relacionamento já estava difícil e na verdade sabia que o sentimento um pelo outro não era o mesmo do início, quando ele partiu tive a certeza que estava perdidamente apaixonada por ele como no início.

Pelo telefone avisei meus pais do que estava acontecendo.  Foi muito bom.  Meu pai mudou seus planos de viagem e veio a Florença.  Eu disse a ele:”não se preocupe.  Acho que é temporário.”  Mas ele insistiu.  Foi bom… Não, foi ótimo!

Voltando a Florença, fui consultar um advogado para saber qual eram os meus direitos.  Meu pai veio junto e foi muito bom ter alguém inteligente e lúcido por perto.  Foi então que algumas amigas decidiram me contar.  Me disseram que não queriam dizer nada, mas que como eu havia começado a falar com advogados, eu tinha que saber a verdade.  Ele estava envolvido com outra mulher.  Mesmo que suspeitasse de algo, quase inconscientemente, aquelas palavras foram como um soco no estômago!  Lembro tão bem.  Demorei meses para superar.  A vida nunca mais foi a mesma.  Uma certa inocência foi roubada de mim para sempre.

Quando o confrontei, ele me disse que era uma coisa certamente temporária.  Disse para eu esperar pois certamente passaria… O que?!!  Quando fui falar com o padre da minha paroquia, ele me disse a mesma coisa… Tentei… Esperei, me desesperei, emagreci (essa parte foi a única coisa boa), me senti muito só.  Estranhamente, os amigos desapareceram.  Nem os culpo.  Sei que é uma situação complicada e constrangedora, mas teria sido tão bom ter alguma amiga por perto.

Meu pai me segurou a mão várias vezes e me deu a direção.  Minha mãe, que chegou depois para dar a troca ao meu pai, também.  Com carinho e amor, e me escutando.  Nossa, coitados!!  Quanto me escutaram!!!  Como pode uma pessoa repetir a mesma história tantas vezes?!!!  Aos outros e a si mesma?!?!!!  Hoje acredito que é a forma que o corpo e a mente usam para digerir a idéia.  A nova situação.  É por isso também que é importante ter um profissional para te escutar.  Pois depois de um pouco, só ele vai te aguentar mesmo!

Às crianças primeiro dissemos que o pai estava na casa dos avós para ajudar com algumas coisas.  Mas depois de ter tentado tudo (inclusive uma volta de 3 meses com ele em casa), exigi que disséssemos a verdade.  Explicamos que os amávamos muito e que isso não havia mudado em nenhuma forma.  Que nada do que estava acontecendo era culpa deles.  Que o papai e a mamãe se gostam muito mas não se amam mais como antes.  Que era um novo amor diferente entre nós, os pais, mas que o relacionamento entre cada um de nós com eles seria o mesmo. Eles ficaram tristes e choraram.  Mas hoje são pessoas tranquilas e nos dizem que fizemos bem em sermos honestos.  Acredito até que meu ex-marido foi um melhor pai depois da separação.  Fazia mais questão de vê-los.

Nunca proibí-lo de ver-los e acredito que seja importante não falar mal do ex.  Muito importante.  As crianças não tem nada a ver com o problema de vocês!

Não é fácil superar esse período.  Lógico que encontrar outro namorado ajuda.  Mas se você não estiver bem consigo mesma, não é a solução.  Melhor deixar passar o “luto” da separação, e quando digerir a idéia melhor, aí sim pode-se partir para uma nova relação.

Mas como foi que sobrevivi àqueles meses de terror (sou capricorniana e tenho terror a mudanças)?   Estas foram as minhas salvações:

  • Um analista: um bom profissional te escuta (importantíssimo) e te dá uma direção no dia a dia
  • Tentar: tentei voltar uma vez.  O que achei bom disto foi que não tenho dúvidas que tentei tudo.
  • Ginástica: eu queria muito que o analista me desse algum remédio pois fiquei meio lélé (esperando ele voltar) e dormia mal.  Mas ele se recusou, e hoje agradeço por isso.  Ele me disse: “faz ginástica!”  E eu respondi: “mas doutor, já faço tanta!”  Ele retrucou: “faz mais!”
  • Família: todos foram muito próximos.  Qualquer hora do dia e da noite me deram apoio.
  • Ler:  li váaaaarios livros.  Não precisam ser inteligentes, só devem te ajudar a sair da realidade enquanto o corpo se adapta à nova realidade
  • Não escutar a todos os conselhos de amigos.  Cada um vai falar algo de diferente e você vai ficar confusa.  Além do que, vão querer dizer algo para não te machucar ao invés da verdade, e isso não ajuda.
  • Não ligar para o ex!!  Não se auto-sabote!  Siga os conselhos dos profissionais.
  • Não morar junto!  Nem parte do tempo e nem pelos filhos.
  • Filhos: por eles, eu sabia que tinha que superar tudo.  Seus abraços são o Redbull da coragem.
  • Racional: enfrentei como uma doença.  Deixei o tempo ajudar a me melhorar.  Às vezes apoiada a uma parede sem energia de dar um passo, a minha mente me dizia: “é só uma questão de tempo!”  E não é que foi?!

O importante é se reencontrar, ficar sã, tomar conta do corpo e das crianças.  Segunda coisa, encontrar algo para fazer: ginástica, trabalho, um hobby ou tudo isto.

Em conclusão, lembrem por favor que conto aqui a MINHA história!  Quis escrever pois recebi mais de um email perguntando se tem vida após o divórcio.  Saibam que SIM!!  Uma bela vida!  Encontrei a minha estrada com um novo, maravilhoso companheiro e um trabalho que amo.  E isso aconteceu de forma tão positiva por uma razão, a mais importante, porque encontrei a mim mesma!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

112 Comments

Sheila andrade
Reply 8 de March de 2016

Você sabe o quanto ajuda contando sua história? Cada vez lhe admiro mais. Linda e generosa! Muitos beijos! !!!!!

Francisca Takabatake
Reply 8 de March de 2016

Comovente sua história.
Perdi um grande amor, fiquei sem chão.
Nada como o tempo para curar nossas dores ou pelo menos amenizá-las. Bjs e obrigada.

Amanda Pessoa
Reply 8 de March de 2016

a sua honestidade é crua e linda.
obrigada por nos oferecer tanto de si.
beijo

Stephanie Soares
Reply 8 de March de 2016

Querida Consuelo,
Incrível sua capacidade de fazer bom uso com as palavras, sobretudo quando fala de si, de sentimentos vivenciados. Vivi dois casamentos (duas separações, portanto) e estou em um terceiro relacionamento, só que agora nos moldes do seu com o Robbie, portanto bem mais maduro e feliz, com cada qual no seu canto.
Concordo ipsis litteris com todos os "itens" de como ser feliz pós-divórcio. Li muuito, fiz muita terapia, muita ginástica.., essa
E, sim! Há felicidade é muito depois de toda tormenta da ruptura! O negócio é aprender a SE amar, que todo o resto fluirá.
Grande beijo!!

Célia Regina
Reply 8 de March de 2016

Bom dia querida Consuelo.
Tenho acompanhado este seu espaço já a um bom tempo, mas nunca me permiti escrever-te.
Achei muito pertinente este teu post de hoje, ( coincidentemente ou não, não sei ) neste dia em que se comemora "o dia da mulher".
Muito pertinente, porque ainda hoje, neste século, após tanta transformação e informação, ainda existem mulheres que só encontram a felicidade "se" e tão somente "se" estiverem vivendo ao lado de um companheiro, que muitas vezes, não as estão valorizando mais, porque estão vivendo uma vida dupla.
As mulheres se sentem frágeis e necessitam ter a presença de um homem ao seu lado, mesmo que estes não estejam mais correspondendo ao respeito que lhes são devido.
Sua história de vida neste ponto, é exatamente igual a que vivi. Meu chão literalmente se abriu, quando o pai do meus filhos, após 22 anos de relacionamento decidiu optar por uma vida dupla, no começo, estava confortável fingir que eu ainda lhe agradava, mas a mulher sabe dentro de si, que algo está errado, mas se sabota.
Querida, não quero me estender, quero apenas dizer que é importante este seu testemunho, muito importante quando você que descobriu a cura desse mal, se redescobrindo como pessoa, como ser individual, afinal fomos criados únicos por Deus, portanto necessitamos verdadeiramente estar bem consigo mesmo, para finalmente estar bem com o outro.
Sem esse equilíbrio, nem a mulher e nem o homem vão poder viver uma vida em comum.
Feliz dia internacional das mulheres!!!!

Maria de Fátima Pessoa
Reply 8 de March de 2016

Consuelo,
A cura para o emocional está no tempo, desde que a pessoa deseje curar-se.
Parabéns! Você é guerreira e conseguiu reerguer-se e hoje é vitoriosa, com filhos lindos e um novo amor!
Abraços
Fátima Pessoa

Fernanda Ventura
Reply 8 de March de 2016

Nossa, que lindo! Só uma capricorniana entende outra capricorniana( sou de 19/1) ,acho q é um dos motivos que sinto tanta afinidade com o que vc escreve, ás vezes ,parece que vc leu e escreveu os meus pensamentos e frases, muito engraçado, até os termos que vc usa são iguai os que falo kkkk.
realmente temos horror a mudanças e só vamos perceber o quanto elas foram importantes lá na frente, quando o furacão já passou e você já se refez novamente ,ao ponto de analisar o que se passou.
História doída mas conseguiu se refazer e reinventar , persistindo sempre. Bacana!

Laura
Reply 8 de March de 2016

A sua generosidade em compartilhar esse momento tão teu e tão sofrido ao mesmo tempo um momento de crescimento é fantástica. Parabéns pelo relato e que outras mulheres se identifiquem e não sintam-se tão únicas e sozinhas após o divórcio. Ah e é maravilhoso saber que apesar de sentir falta dos amigos, teus pais estiveram tão presentes.

Tania Pereyra
Reply 8 de March de 2016

Consuelo,
Esse texto caiu como uma luva para mim. Me separei ha quase 2 anos e como ainda doi. Foi uma decisao dificil e complicada. Mas sua estoria bateu tanto com a minha. Tenho 42 anos, moro em NYC e tenho um filho de 3 anos. O apoio da familia que veio correndo do Brasil me amparar foi fundamental e as grandes amigas que estavm disponiveis no whatsapp a qualquer hora tambemm soh encheram meu coracao. Ainda estou procurando a vida pos divorcio. Trabalho bastante e dou muito amor para o meu pequeno. De resto sobra pouco tempo mas seu post foi inspirador. Tenho que comecar a me exercitar e comecar a trilhar um novo caminho. Adoro seu blog e acho linda essa amizade criada no Salotto. Obrigada mais um vez por abrir seu coracao. Fiquei muito tocada e inspirada para um futuro melhor.

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    Tranquila que verrá! E o Salotto é maravilhoso! bjs c

iara
Reply 8 de March de 2016

Tem vida depois do divórcio, a prova está aí!!! Como vc é amada!!!!bjus

stela Maris Ecco
Reply 8 de March de 2016

Eu a admiro. Parabéns pelo dia de hoje.

Andréia Cordeiro
Reply 8 de March de 2016

AMEI sua coragem em falar disso. Só quem já passou por isso, sabe como é difícil e como é bom ter com quem partilhar essa dor.
Abraços!!!!

mil santa
Reply 8 de March de 2016

sua generosidade é impressionante. que pessoa linda.parabéns

Alexandra
Reply 8 de March de 2016

I love you!!!!!

    Andreia Mota
    Reply 8 de March de 2016

    I love you!!!!!

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    <3

Fernanda
Reply 8 de March de 2016

Obrigada por partilhar a sua historia: linda e genuina.Entendo e sei como duro perder a ilusao em alguem que pensavamos que compartilharia para sempre nossas vidas. Como diz a cancao nada e para sempre e tudo passa, mas ate passar e uma dor excruciante aqual vc se pergunta onde errei , e o que poderia ter sido diferente.
O bom e que tudo passa so nao passa o bem que se faz nessa vida.
Muitas felicidades querida vc merece.

Frederica
Reply 8 de March de 2016

Obrigada pela partilha! A sua generosidade e verdade dão ainda mais brilho à sua beleza!
Beijos

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 8 de March de 2016

UAU!!! 😯 Que história!!! Você é merecedora de toda felicidade do mundo. Toda mesmo!

Luzinete
Reply 8 de March de 2016

Muito bom ler esse texto.
A forma como você narrou seu processo de separação me fez voltar no tempo, e me vi em suas palavras. O tempo termina sendo o melhor remédio, mas suas dicas são muito reais.

Denise
Reply 8 de March de 2016

Consuelo!!! Que lindo texto! Tão honesto, intenso, verdadeiro e sincero. Obrigada por compartilhar sua hstória aqui! Acho que mtas de nós leitoras se identificaram com esses sentimentos tão delicados e profundos de um relacionamento! Que lindo! E mais especial ainda saber que depois de um período complicado e sem chão,
tudo se renova de uma forma tão bacana, melhor e bela! Um bj! E feliz Dia Internacional da Mulher pra todas nós!

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 8 de March de 2016

Cons, você é uma guerreira! Meus olhos se encheram d'água e me deu um nó na garganta ao ler este post.
Agradeço a Deus a oportunidade de tê-la conhecido.
Que ELE te conceda graça, força, fé do jeito que é natural Dele: muito acima do que sonhamos e imaginamos.

Beijos,

AL

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    bjs! c

Elsa Rodrigues
Reply 8 de March de 2016

Lindo o q escreveu e creio mto verdadeiro!
Sorrir é importante, amar é maravilhoso, mas nada comparado com a confiança q sentimos em nós próprias !!
Parabéns pela palavra fácil q tão bem entendemos!
Bjo
E. R.

Filo
Reply 8 de March de 2016

Eu nao gosto de blogs, não gosto de comentários em blog mas no seu...nao tem jeito...
Vc e muito autentica, nao tem truques... Alem de ser bonita, chic, culta, agradavel...mas com pretensao e arrogancia zero...
A minha irma se divorciou recentemente - pretty much same history... men are pigs...
Esse seu ex- marido deve ter la uns arrependimentos na vida...

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    Cada um é cada um... aprendi q é muito difícil ser monógamo para os homens... mas nem todos são pigs...or some more than others... bjs c

Fatima Bertoche
Reply 8 de March de 2016

Sua história é bem parecida com a minha. E também posso dizer que existe vida depois do divórcio e pode ser muito boa. Foi sofrido mas temos que seguir . No meu caso tinha filhos muito pequenos que dependiam de mim.

luciene felix lamy
Reply 8 de March de 2016

Jamais conheci uma menina tão CORAJOSA quanto você, CONSUELO!
E que alquimia perfeita nessas suas palavras... Razão & Sensibilidade.
Seu relato é comovente! Parabéns por seres a bela mulher, digna e admirável que és.
Toda felicidade do mundo para você e o `HDSV`.
Zilhões!!!
PS. Grata por + esse presente! E Viva 8/III para toda ala feminina do Salotto!

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    <3

Claudia Saraceni
Reply 8 de March de 2016

Neste dia das mulheres vc nos mostra com sua historia o quanto somos fortes. Linda e generosa .

Tânia Sciacco
Reply 8 de March de 2016

Lindo este jeito tão espontâneo de contar sua história. Aquele velho e real ditado "O tempo cura tudo", acho que cura mesmo, quase tudo. Beijos mil

Marianna Aloi
Reply 8 de March de 2016

Bella, adorei o depoimento! E é muito bom também pra quem esta "dando murro em ponta de faca", pensando que não vivera sem a pessoa, que não existe mais ninguém no mundo... Repetir a historia para si e para os outros é normal, faz parte da transformação, desse processo que é indigesto, mas passa! Voce é um exemplo de que existem outros dias, outras pessoas, de que o mundo da voltas e que a vida continua!
Beijo

Tatiana Sampaio
Reply 8 de March de 2016

Consuelo,

Neste dia das mulheres, não poderia ter uma narrativa tão real e com tantas qualidades inerentes a nós mulheres! Parabéns mais uma vez por tanta sinceridade e objetividade nas palavras. Parabéns pela mulher inspiradora que você é!
Beijos!

Marcia Setti
Reply 8 de March de 2016

Vc é incrível! Abrir seu coração assim...
Merece o sucesso que vem fazendo.
Beijo
Marcia

RENATA
Reply 8 de March de 2016

LINDO ESSE RELATO!!!! BJ NO CORAÇÅO.

Cristiane Koehler
Reply 8 de March de 2016

Emocionante, comovente, sem palavras para escrever mais agora. Abraço.

AdriBACCO
Reply 8 de March de 2016

Não são todas as pessoas que tem essa capacidade, de contar a sua história e tão delicada né!!!! Muito legal
Gosto muito das matérias de seu blog
Parabéns !!!!
Bjs DRIKA

Valeria
Reply 8 de March de 2016

Que lindo texto! Tão simples e tão intenso. Como muitas já disseram, é realmente impressionante a sua capacidade de se doar desta forma. Não lhe conheço pessoalmente, mas lendo seus textos me sinto tão íntima! rsrsrsrs Só mesmo uma grande amiga nos contaria algo tão pessoal. Obrigada por dividir suas experiências (as boas e ruins também). Adorei! Grande beijo!

Denise Cobucci
Reply 8 de March de 2016

Consu,
Obrigada por este lindo depoimento! Dizer o que? Você é demais!

Ana Abate
Reply 8 de March de 2016

Nossa... Parece que estava lá, ouvindo e sentindo tudo de tão real e verdadeiro foi seu relato! Espero que todas as pessoas que estejam passando por isso cheguem até aqui e tenham esse final feliz merecido e maravilhoso! 🙌🏻

Vera Lucia Perrira de Andrade
Reply 8 de March de 2016

Você é uma pessoa iluminda.Inteligente,bonita,charmosa.Vai superar tudo.

Beria Charles
Reply 8 de March de 2016

"Redbull da coragem"...amei.
Querida, quando conseguimos contar algo tao intimo com tanta leveza, é sinal de cura, e de nobreza em superar uma experiencia ruim. Obrigada por se expor pra gente. Meus pais se separaram fazem few years, ja era "burra-velha", mas mesmo assim senti o impacto, me revoltei com meu pai. Triste.
Bom saber que estás feliz agora, e com certeza, ajudando a muitas com suas dicas.
Que Deus continue abençoando cada passo de sua caminhada.
O homem que te perdeu, com certeza deve olhar pra trás e se arrepender. What a crazy man! Lol

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    Não éramos feitos um para o outro... bjs c

Sandra Chaves
Reply 8 de March de 2016

Gostei muito do modo como você relatou a sua separação. Também passei por isso e a superação só
acontece com o tempo mesmo. Mas foi muito bom ler sua história.
E nada como um dia após o outro para acreditar que estamos aqui para ser felizes!
bjss

Ivani Weffort
Reply 8 de March de 2016

Consuelo que depoimento mais emocionante!!!!!!!

Adrianne
Reply 8 de March de 2016

Você é divina, BB, justamente por ser tão verdadeira. Bacione!!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    <3

      Adrianne
      Reply 24 de March de 2016

      '' Never love anyone who treats you
      like you're ordinary.''
      Oscar Wilde

Andrea - Curitiba
Reply 8 de March de 2016

Querida amiga Cons, obrigada por nos contar sobre passagens da tua vida, sejam elas boas ou nao.....Minha mae sempre dizia que Deus fecha uma porta mas abre portoes!!!! E certamente o maior deles chama-se Roberto Leone! Bjs no coracao..........

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    Ah ele é uma linda porteira!! bjs c

Juliana
Reply 8 de March de 2016

Amei. Encorajante e apaixonante. Tbm superei um divórcio e ao contrário de vc, não tive o apoio da minha mãe. No meu caso os amigos foram maravilhosos!
Mas graças a Deus hj posso dizer que renasci e se não tivesse enfrentado tudo com muita Força e Coragem, teria bloqueado o meu destino e hj não estaria aqui em Florença.
Bjs
J!

Ledyanne Carvalho
Reply 8 de March de 2016

Consu, obrigada por compartilhar sua história conosco! Foi muito válida, pois já passei por uma situação parecida em termos de reagir ao termino do relacionamento. Acho q são essas introspecções que a vida nos faz passar (como vc mesmo disse, falar várias vezes o mesmo assunto, ler muito e procurar um analista) é o que nos torna pessoas bem resolvidas. Pois, só conseguimos viver bem e amadurecermos quando as coisas dentro da nossa mente e do nosso coração vão bem. Para isso, é necessário que tudo se esgote! E, vc sendo do mesmo signo que eu, tenho certeza de que esgotou todos as possibilidades de se compreender, entender a situação e o outro! Amar nunca é demais! O importante é que vivemos aquele momento intensamente! Ficam as boas lembranças, o resto passa! Até as dores... Bjs, Ledy.

Denise Luna
Reply 8 de March de 2016

É por isso que você é minha MUSA!!!!!
Que relato que mostra que há vida após a morte de algo que perdemos.
Não sabia dos detalhes da separação e hoje, lhe admiro ainda mais, principalmente por ainda estar amando quando se separou, o que não foi o meu caso.
Ri comigo mesma porque esses passos que você deu foram muitos parecidos com os meus, aliás, acho que de outras também.
Parabéns, minha querida. Uma etapa de vida sofrida, mas com um desfecho lindo!
bjus

Leonilia Sierra
Reply 8 de March de 2016

Você é muito generosa, cada vez que escreve sobre sua vida nos ajuda a crescer! Obrigada, beijo!

Sylvia Hausen
Reply 8 de March de 2016

Quando aconteceu comigo, repetia como um mantra: está doendo, mas vai passar!
E passa mesmo.
Bjs

Claudia Mara Honesko
Reply 8 de March de 2016

Consu querida que bom que você contou sua experiência! Milhares de mulheres passam por isso todos os dias! Eu tb já passei! Meu motivo não foi o mesmo que o seu, mas foi muito grave! É muito triste se separar de uma pessoa, ainda mais quando ainda se ama! Os remédios para superar a dor são esses mesmos que vc nominou, os quais também usei! Um dia a dor é insuportável, no outro um pouco menos e no outro menor ainda..,, quando se vê, o sentimento de tristeza te abandonou e outro surgiu... A gente olha para o céu e vê novos horizontes... No meu caso, mudei a forma de ver a vida e decidi fazer coisas novas que jamais havia tentado, como por exemplo, viajar sozinha pelo mundo! Hoje me sinto muito mais plena e feliz! Não estou fechada a novas relações, mas também não estou em busca! As coisas devem acontecer naturalmente...meio no susto....Como dizia Quintana, o importante mesmo é cuidar do seu jardim, porque só assim as cborboletas aparecem!! Bjs! 😘

Carmela
Reply 9 de March de 2016

...e qdo vc. não tem mais teus pais... uffa, como é difícil como faz falta!!!... tive q. contar comigo e comigo mesma... mta garra para superar tudo e todos ... hj. após os 50 ter um grande companheiro e um filho q. te admira pela superação, é um prazer enorme. Entendo, q. mts. mulheres não tem esta coragem e se submetem aos casamentos de 'faz de conta' levando uma vida mts. vezes morna e sem graça ou pior, uma vida triste. Não é fácil mas é possível sim!!!

Sandra Rego
Reply 9 de March de 2016

Consuelo, você é uma pessoa admirável!!!!! E não digo isso pela vida glamurosa que você tem e sim pela pessoa bacana e linda que você é!!!! Te admiro muito por ser o que é e pelas conquistas de vida que alcançou!!!! Parabéns grande mulher!!!!

Carmen Carbonera
Reply 9 de March de 2016

Maravilhosoooo, obrigada por partilhar com a gente a sua historia, estou vivendo uma parecida, estamos tentando salvar nosso casamento ja a muito tempo falido, nao estou com muita esperança, mas estou tentando, obrigada linda, bjsss

Isa
Reply 9 de March de 2016

A sua força e positividade me contagiam. Obrigada por compartilhar tua historia.
Bjos

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2016

    Smack!

consueloblog
Reply 9 de March de 2016

E eu 'güento tanto carinho!??!?!?!!! Vcs são demais! Me perdoem se não dá para responder tantos lindos comentários, estou viajando e tenho menos tempo. Mas saibam que li absolutamente todos!
bjs
c

    Maria Vilma
    Reply 9 de March de 2016

    PS: Eu te AMO, Consuelo!!! Agradeço a Deus todos os dias pela sua existência e por ELE, de alguma forma, ter me ligado a ela.
    Obrigada por permitir...!
    MaVi

Rosa
Reply 9 de March de 2016

Consuelo, como é generosa! O texto ajudará muitas pessoas a superar essa fase dificil. Obrigada por partilhar. bejinhos

Cassiano Soares Lopes
Reply 9 de March de 2016

Você é porreta guria! Love u!

Norma de A. Cardoso
Reply 9 de March de 2016

Grata pela partilha. Li primeiro o texto no Blog da 'Bontempo' e agora, o acima. Os elogios devidos foram supridos, pelos comentários anteriores <3, mas a mim chama a atenção (na verdade,salta aos olhos) que o exercício de escrever está te levando a patamares elevados: Teu texto tornou-se mais que palatável. É delicioso! Lembro-me de ter lido que há um livro em andamento, sobre a 'Saga' dessa família constituída de mulheres guerreiras e vitoriosas. Oxalá seja para breve! Fiquem bem, Nac

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Esse elogio me toca profundamente pois acho difícil escrever, especialmente em português. Sempre estudei e leio mais em inglês. Fico muito feliz. Acredito q realmente ajuda escrever todos os dias.
    O livro está em andamento e lindo... só q é um projeto longo!! rssss
    Obrigada de coração,
    bjs
    c

Mia Athayde
Reply 9 de March de 2016

Dá cá um abraço !!!!!!
:))

Marilze
Reply 9 de March de 2016

Não me lembro quando pela primeira vez vi numa revista o retrato de sua mãe com sua avó. Pensei: Como deve ser bom ser rica? Eu, no início dos anos 70. Professorinha, desquitada - não havia divórcio no Brasil - pobre, pobre e pobre. Gostei tanto daquela foto que senti vontade de comprar a revista. Mas, o dinheiro era pra alimentar meu menino e pagar o aluguel de um minúsculo apartamento numa rua decadente do Rio de Janeiro. Muitos anos se passaram. A lei do divórcio foi aprovada. Eu, magrinha e subnutrida, fiz faculdade, estudei inglês profundamente, fiz mestrado e fui dar aula numa das melhores universidades do Rio. A vontade de ser rica sempre voltava quando ao acaso via alguma reportagem desta família paulista. Nunca tive dinheiro para comprar os tecidos. Só restava sonhar... Nunca encontrei a tal da felicidade. A luta deu frutos. Hoje tenho 70 anos. Fiz 2 universidades nos EUA e trabalhei para o governo americano após minha aposentadoria brasileira. Hoje tenho tudo que quero. Na verdade não quero muito. O filho virou doutor e tem a vida dele. Eu, vivo emocionalmente estável e amadurecida. Gosto muito de escrever. Aprendi a gostar da arte de bem vestir ao morar tantos anos vizinha a New York. Escrevo tudo isto pra te mostrar - menina bonita - que sou uma fã que te segue e olha constantemente tuas fotos. Você é linda, sua filha é uma deusa e sua mãe é diva eterna. Concluindo: Sim, existe muita vida depois do divórcio. E mais: a felicidade não existe. O que existe é a paz que vamos descobrindo aos poucos nos 365 dias dos anos que vivemos.

    luciene felix lamy
    Reply 10 de March de 2016

    Lindo! Lindo! Lindo!
    Nossa, Marilze, tô emocionada!!! Parabéns!!! \o/
    Ah, esse Salotto... Deus te abençoe. Zilhões!!! lu.

      Marilze
      Reply 10 de March de 2016

      Luciene. Sou péssima em tecnologia e, ao mesmo tempo, adoro desfrutar esta possibilidade de conviver com o mundo e encontrar pessoas. Tens um rosto lindo! Uma carinha de boneca com a pele da Branca de Neve. Obrigada por se emocionar com o meu depoimento.

        luciene felix lamy
        Reply 11 de March de 2016

        "Mas, o dinheiro era pra alimentar meu menino e pagar o aluguel (...)".
        Marilze, fazes ideia do quanto essa frase me fez chorar???
        Isso é ser Mãe, com "M" maiúsculo!!! \o/
        Sentimo-nos honrados com sua presença (seja constante!) no Salotto.
        És mesmo uma boa escritora, prossiga que temos interesse em sua bagagem, que muito nos enriquecerá. Tanta sabedoria de vida precisa ser compartilhada conosco. E releve a gramática, o ambiente aqui é informal, o que conta é o que narra a Alma: eu mesma, que por conta da profissão jamais poderia errar, às vezes erro. Nossa língua é das + difíceis. Onde moras? Precisas comparecer a um dos "Encontrinhos do Salotto do Consueloblog": é uma festa que só.
        "A felicidade está na paz." Muita paz para todos nós, amiga.
        Zilhões!!!
        PS: Menina, teu mapa é dos que dá gosto "olhar"... Se quiser enviar teus dados, adoraria! Meu e-mail é: mitologia@esdc.com.br
        PPS: Essa minha foto tá vencida, preciso atualizá-la, mas tô esperando (sem fazer nenhum esforço, só contando com o trânsito de Saturno pelo Ascendente) emagrecer aqueles sonhados 5 kg, rsrsrs.

    Katia Holanda
    Reply 10 de March de 2016

    Parabens, que Linda /Sofrida seu depoimento um exemplo de luta e corragen . Obrigada 💞💞
    Escreve mais !!! Gostei

      Marilze
      Reply 10 de March de 2016

      Nunca pensei que alguém, além da Consuelo, teria interesse de ler o que escrevi. Agora terei que controlar meu ego e não pensar que sou uma grande escritora. Na verdade, a reler meu testemunho encontrei alguns erros gramaticais. Ai o Português! Gostei de ter sido rotulada como um exemplo de luta e coragem. Obrigada Katia

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Marilze, são pessoas como vc q admiro sem fim. Eu sei que a minha vida foi alavancada por uma sorte do destino. Por isso espero não jogar fora essa tal "sorte"! Obrigada por não me odiar, ao invés por fazer parte da minha vida! bjs c

      luciene felix lamy
      Reply 11 de March de 2016

      Quem te odiaria? No máximo, sentiria "invidia", caso não enxergue o quanto te empenhas, luta e trabalhas pra caçamba, fazendo jus a essa tal "sorte do destino". \o/

        consueloblog
        Reply 11 de March de 2016

        É o q tento fazer sim! bjs
        c

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Ah, e continuando, acho que no teu caso a paz seja a felicidade. O q não existe é a felicidade de filme e fabulas, mas ela pode ser a nossa ambição, vc não acha? bjs c

      Marilze
      Reply 10 de March de 2016

      Sim. A felicidade esta na paz. Mas não é tão simples assim e até parece livro de autoajuda. Um dia comprei um vestido do Oscar de laRenta e parecia que tinha encontrado a felicidade. Engordei e o vestido ficou apertado. Vesti o vestido somente 2 vezes e tive que dar para outra pessoa. Parece piada não? Mas foi verdade e aprendi uma lição. A felicidade também pode ficar apertada e passa a não servir mais. Life goes on!

        Maria Vilma
        Reply 11 de March de 2016

        Marilze, o seu depoimento me fala e me cala fundo...! Não sei o que dizer... Fiquei profundamente emocionada...!
        Muito obrigada!
        Bjs! MaVi

        consueloblog
        Reply 11 de March de 2016

        hahahahhaha!!! Vc tem um lado engraçado também!! Tinha certeza! bjs c

          Marilze
          11 de March de 2016

          Ai que bom! Alguém esta me dando valor! Tenho um DNA que me leva para o lado cômico. Meu pai tinha uma "piadinha sem graça" pra tudo. Minha pobre mãe - coitada - sempre sorria pra não perder o casamento.
          Os gregos estava certos quando colocaram no mesmo nível a tragédia e a comédia.
          Eu, quando universitária, passei a admirar os filmes do Wood Allen e aquele humor judaico-brooklyniano - nova yorkino. É fenomenal!
          Existe coisa melhor do que uma boa gargalhada? Com classe... é claro...

          consueloblog
          14 de March de 2016

          Já me criticaram por rir alto demais... mas não sei fazer de outra maneira! HAHHAHAHHAHAHA!! Love you! bjs c

    Marina Di Lullo
    Reply 12 de March de 2016

    Marilze, sua última frase revela um segredo. Grande depoimento!! Muito prazer, sou a Marina. Beijo grande

      Marina Di Lullo
      Reply 12 de March de 2016

      Querida Marilze, meu comentário veio pra cá, referi-me ao primeiro texto seu. Beijão

      Marilze Marinho
      Reply 21 de March de 2016

      Fiquei tentando interpretar tua frase 'revela um segredo'. Com 71 anos trago muitos segredos nas minhas entrelinhas.

      Oi Marina! Sou a Marilze.
      Olha só o prefixo dos nossos nomes...MARina ...MARilze. Ah! Meu sobrenome é MARinho (pura coincidência)
      Adoro o nome Marina! Minha mãe era Marina e minha neta é Marina. Incrível como a personalidade das duas são parecidas. Marina, a que vem do mar... lugar seguro para ancorar teu barco.
      Beijos

Cláudia Maria Prado Reis
Reply 9 de March de 2016

Parabéns!!!!

Karla Hoffmann Padoin
Reply 9 de March de 2016

Bah Consuelo,me emocionaste muito…admirável a tua coragem de expor algo tão íntimo …és uma escritora nata!!! Obrigada!!! Um abraço carinhoso,Karla.

Katia Holanda
Reply 10 de March de 2016

Você é uma vencedora, parabéns 💐💐
Obrigada por compartilhar sua experiência dolorida e que com certeza vai fortalecer a muitas de nós . Bjs 💞

Reply 10 de March de 2016

Parabéns Consuelo!! Por sua coragem. Abrir seu coração desta forma, nos faz crer que vc é realmente uma pessoa sensacional!
Perdeu playboy!!! Isso é para seu ex.
Roberto Leone é quem ganhou e vc certamente também. Afinal, uma pessoa que se preze não acaba um relacionamento, ainda mais com filhos pequenos, desta forma. Age com honestidade e não com traição. Abomino.
Bj

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Rô, infelizmente é a natureza humana. Eu também não era flor q se cheire, às vezes. aprendi a ser uma pessoa melhor, também pelo abandono dele. Tem q perdoar e ir pra frente, senão não se melhora.
    Obrigada por querer me protejer.. bjs c

      Reply 11 de March de 2016

      Ok Consuelo. Sou católica e sei o quanto é importante perdoar, mas, é muito difícil.
      Obrigada você por me tocar desta forma.
      :)

        consueloblog
        Reply 11 de March de 2016

        Estou pensando só em vc... bjs c

consueloblog
Reply 10 de March de 2016

Obrigada por mais tantos ótimos comentários! bjs c

Iara
Reply 10 de March de 2016

Peço a Deus todos os dias nas minhas orações que me conceda o dom do perdão.
Infelizmente ainda não consegui.

    consueloblog
    Reply 11 de March de 2016

    Faz quanto tempo?!... Acho q demora uns 4 anos... Mas quando conseguir, vai se sentir melhor. Enquanto não o fazer, vc está dando ao outro a força... pense nisto! bjs c

    luciene felix lamy
    Reply 12 de March de 2016

    Iara, minha querida,
    Se pedes, estejas certas de que - mais dia, menos dia - serás atendida.
    Deus é Pai! Não abandona os Seus na angústia. _/\_
    Demora, não é assim, de uma hora para outra. Mas, um dia você descobre que... Passou!
    E se sentirá livre, leve e solta. O caminho do perdão é arduo. Revela-se uma benção, pois perdoar e libertar a si mesma. Tenho me debruçado sobre a questão do perdão (em Freud, Nietzsche, em outros pensadores e em minha experiência própria mesmo). Para pensar, deixo uma frase que achei interessante (diz algo assim): "Não dê status de protagonista a quem foi escalado a fazer apenas uma ponta no filme de sua vida". Beijos e fique em paz. Você merece.
    Zilhões!!! lu.

      consueloblog
      Reply 14 de March de 2016

      Comentário perfeito Lu! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 11 de March de 2016

Consu, relato lindo e tocante, muito mais quando nos diz que encontrou a si mesma. Gostaria de ter sido uma amiga sua na época, pra te dar a mão e te escutar. Quis o Destino que nos encontrássemos depois, por meio do blog e do Salotto. Como fios tecidos por um hábil tecelão, as dores e os amores vão percorrer, às vezes laguna, às vezes rio caudaloso, saiba que, há algum tempo e daqui pra frente, você pode contar comigo. Beijo grande

    consueloblog
    Reply 14 de March de 2016

    Isso minha amiga, eu sei!! love you! bjs c

Kátia
Reply 12 de March de 2016

Agradeço por compartilhar sua história pois sei o quanto pode ajudar pessoas, inclusive eu tivesse lido algo assim há 4 anos atrás... Bem, por experiência sei que existe VIDA sim, e vida em abundância! Uma vida que foi construída "sólidamente", pedra por pedra, caco por caco e hoje se transformou em um FORTE que, com colunas profundas no Criador sei que foi o MELHOR que aconteceu em toda a minha vida!!! Me conheci, me descobri e aprendi a me amar e amar verdadeiramente.

    consueloblog
    Reply 14 de March de 2016

    Às vezes, da data quando casamos a quando nos separamos viramos pessoas diferentes. O divórcio certamente nos ajuda a encontrar, e entrar em contato mais profundo, com quem somos hoje! bjs e obrigada pelo carinho! c

      Marilze Marinho
      Reply 21 de March de 2016

      Concordo plenamente. Parece crueldade da vida mas, nada como um "bom divórcio" para sermos aquilo que realmente somos.

maria sueli candeo
Reply 15 de March de 2016

nossa!!que mulher de força e coragem.....obrigada por partilhar sua história..a minha não é diferente...só o tempo para curar ...o amor por parte dele acabou ou nunca existiu....porque quem ama não trai........beijos Consuelo ..Parabens....

Tatiana
Reply 18 de March de 2016

Linda mensagem. Parabéns pela coragem e pela classe.
Bjo

    consueloblog
    Reply 20 de March de 2016

    Muito obrigada! bjs c

Gyese Kanawati
Reply 18 de April de 2016

Consuelo,

Sigo você no Snap e me surpreendi com sua espontaneidade, logo fui em busca de seu Blog. que show! faltam-me palavras para resumir o que sinto quando leio seus posts, e esse sobre o divórcio, ao ler, parecia-me uma estória semelhante - a minha.
Obrigada por alegrar meus dias com seu sorriso largo e sua palavras do coração.

Gyese.

    consueloblog
    Reply 18 de April de 2016

    Gyese e vc por me acompanhar nessa vida! bjs c

Simone A
Reply 9 de June de 2016

Consu, li esse seu post sobre separação ano passado e me tocou muito. Hoje, três dias após pedir a separação ao meu marido (no nosso casso o amor acabou para ambos, desgaste após 16 anos de casados, mas o que é MUITO doloroso), venho reler o post. E.... meu Deus.... como está me ajudando saber que está dor, essa angústia que sentimos no peito passa sim. Não vejo a hora de estar com o coração em paz novamente. Obrigada pelo seu lindo relato. beijos no coração e que Deus te proteja todos os dia.

    consueloblog
    Reply 9 de June de 2016

    Querida! Dói muito, mas passa sim!!! Abraço carinhoso! Bjs

Angelica
Reply 6 de December de 2016

Nossa que forte e verdadeiro....passei por tudo isso e o que me salvou foi o trabalho....voltei a trabalhar, encontrar pessoas, ganhar grana....isso me ajudou muito...me senti produtiva e me fez muito bem....bjos Consuelo viver dói...

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *