Mulheres que inspiram, texto para o blog da Bontempo


Em Arezzo, foto de Roberto Leone

Em Arezzo, foto de Roberto Leone

Escrevi um texto para o blog da Bontempo sobre as mulheres que me inspiram na data importante de ontem, o dia das mulheres.  É um texto muito importante para mim, e adoraria se vocês passassem lá e dessem uma olhada.  Aqui está o seu início…

IMG_7419

A Nonna Gabriella (texto sobre ela da minha irmã Alessandra AQUI e AQUI) já se foi, mas a sinto mais próxima que nunca.   Ela era a mãe da minha mãe.  Uma mulher de olhos azuis escuros penetrantes, de grande inteligência, humor simples que a fazia chorar de rir (sempre achei isso lindo dela, uma janela à sua alma) e guerreira como poucas.  Nascendo na Itália no início do século passado, ninguém teria apostado (fora ela) que se formaria em línguas na Ca’ Foscari de Veneza (uma das melhores universidades da Itália), viajaria ao Novo Mundo e começaria uma fábrica de tecidos que alavancou a indústria da moda no Brasil.  Ao vê-la com seus 155 cm de altura, filha de boa família e linda, um bom casamento era a ambição de todos ao seu redor… não a sua.

Mas o que seria de nós se, com as adversidades do pós-guerra, ela não tivesse decidido, junto com meu avô, se aventurar naquele continente de tantas promessas? Se um dia, cansada de trabalhar para os outros, não tivesse visto em um lote de seda, abandonado no banco como colateral de uma falência, o potencial para criar tecidos de decoração maravilhosos que não chegavam àquelas margens? Se fosse desencorajada por não saber nada sobre como funcionava uma tecelagem?

Parece karma, mas cada geração de mulheres nessa família teve que superar obstáculos para conquistar seus sonhos. Nascer em berço de ouro, em nenhuma época, é garantia de sucesso. Mas o exemplo de garra e determinação, unidos a estudo e inteligência, nos leva longe.

Mulheres que me inspiramFoto: Fifi Tong

Minha mãe foi uma das maiores belezas da sua época. Estudou pouco na escola, mas muito na biblioteca que construiu em anos de vai e vem pelo mundo e na internet (pela qual não se fez intimidar). Casou bem, mas se apaixonou por outro, que tornou o seu rumo íngreme. Teve que trabalhar e começou bem embaixo. À inveja de quem a rotulava como dondoca, respondeu: “O que você sabe eu vou aprender, mas o que eu sei você nunca aprenderá.” Calou a moça e foi pela sua estrada com um tanto de energia, visão e inteligência – e ai de quem estivesse pela sua frente! Com outras poucas, estabeleceu a moda editorial no país. Até hoje sabe e intui sobre moda como quase ninguém que eu conheça.

Mulheres que me inspiram

E é nos ombros dessas gigantes que sento, desbravando agora o mundo digital, após – aos 46 anos, divorciada e com dois filhos – me encontrar sem emprego de um dia pro outro. E não é que estou conseguindo? Sinto em mim a garra dessas duas, a inteligência e o privilégio de tê-las como exemplo. E nos dias que estou cansada e sem esperança, penso nelas e sinto meus problemas pequenos e a mim mesma grande. Vou nessa!

Mulheres que me inspiram

Mulheres que me inspiram

E cá da minha porteira hoje assisto minha filha de 20 anos buscar o seu caminho. Ela tem uma grande vantagem: sabe exatamente o que quer – e me surpreendo vendo o quanto! Atravessou o oceano só para ir a uma ótima escola, um tanto quanto alternativa. O privilégio lhe dá essa oportunidade, mas ela não a desperdiça, aprendendo na sala de aula com a mesma paixão que aprende fora. Acompanho com orgulho, mas posso dizer, ela também me serve de exemplo.

Mulheres que me inspiram

Mulheres que me inspiram 7

Vejo a vida como um jogo: cada um recebe certas cartas, resta decidir como jogá-las. As tuas decisões, a tua essência vêm dos exemplos que te cercam. E espero que você tenha a sorte de ter mulheres maravilhosas que te sirvam de exemplo como eu tive, para poder jogar bem as tuas cartas.

No Dia da Mulher, a Bontempo celebra com grande respeito nossa garra e nossos exemplos, pois na sua história também existem grandes mulheres.

Para o post na Bontempo, por favor cliquem AQUI.

Com a primeira máquina da Tecelagem Santaconstância

Com a primeira máquina da Tecelagem Santaconstância

A Nonna Gabriella já no Brasil

A Nonna Gabriella já no Brasil

Minha mãe, Costanza Pascolato.

Minha mãe, Costanza Pascolato.

IMG_5109 DSC09525 11378039_885189794902500_607090651_n

Minha filha, Allegra Barontini.

Minha filha, Allegra Barontini.

mulheres que inspiram IMG_5952

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

26 Comments

Rosa
Reply 9 de March de 2016

Fui ler o artigo completo e achei o texto muito bonito, cheio de emoções que trasnbordam para quem lê. Beijinhos e muito sucesso

Cassiano Soares Lopes
Reply 9 de March de 2016

Bom dia Super C! Texto lindo e emocionante. Penso que todos nós temos grandes mulheres à nossa volta e por isso é impossível pensar na história da humanidade sem elas. Vocês todas são inspiração e exemplos à nós, homens, rendidos à beleza, intuição, garra, fibra e amor que fazem parte de cada uma de vocês. Sou fã do sexo feminino e amo cada mulher magnífica que faz parte da minha vida. Bjocas estaladas!

    Katia Holanda
    Reply 10 de March de 2016

    Cassiano adorei suas palavras e os seas Bjocad estaladas kkkk bjs

      Katia
      Reply 10 de March de 2016

      Desculpa :Bjocas estaladas

Cristina Junqueira
Reply 9 de March de 2016

Lindo texto e belas reflexões! Parabéns pelo Dia da Mulher e que felicidade a sua ser cercada de mulheres inspiradoras.
Eu também tenho, graças à Deus, grandes mulheres em minha família que me inspiram e me ajudam a traçar o meu caminho.
Obrigada por compartilhar suas experiências com suas leitoras!
Abraços!

Maria Vilma
Reply 9 de March de 2016

Bontempo... Adoro esse nome tanto quanto adoro tudo que a empresa Bontempo faz! Acho que é porque, poeticamente, Bontempo remete a tempo bom... Rsrsrs... Bom tempo para aprender, para fazer, para experimentar... experenciar... Enfim, tempo para tudo. E como já disse o poeta: “O tempo é um dos deuses mais lindos... É um ser divino.” E a sabedoria popular, “O tempo é o Senhor da razão.” Estamos todos sujeitos as suas leis.
O tempo traz surpresas ao nosso cotidiano a nossa vida... E que bom, quando o fazemos proveitoso, quando as vivências e experiências que ele nos apresenta nos servem de bons aprendizados...!
Desejo bons tempos, boas escolhas: para vc, Consuelo, para todas essas mulheres maravilhosas da sua vida e para todas nós mulheres!
Tudo de bom!!!
MaVi

PS: nem preciso dizer que as mulheres da sua família, além de poderosas são lindas!!!

Lucinda Oliveira
Reply 9 de March de 2016

Como diz a canção de Zeca Baleiro "beleza de família,de mãe pra filha" e diria eu,vem desde a avó.

Denise Luna
Reply 9 de March de 2016

Só gente linda nessa família!!!!!!! Fora a garra, talento, espírito empreendedor, nossa, que legado a Allegra recebeu!
Beijos e parabéns por essas mulheres incríveis e fortes (merece mesmo um livro).

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 9 de March de 2016

Vejo sua avó como uma grande empreendedora! Tenho admiração enorme por empreendedores reais*em geral, mas no caso dela, se tratando de uma mulher numa época em que empreender era algo estritamente masculino, ela merece toda honra.
Bacana com as características fortes dos antepassados vão se sedimentando nos descendentes.

XXX

AL

*em 2008 fiz um curso sobre empreendedorismo em Babson College (USA), onde eles se preocupam muito em deixar claro que o conceito de empreendedor é aquele que traz uma inovação significativa, que colabora para a alteração dos processos que são realizados em seu setor e até fora dele. Acho essa distinção muito importante.

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    distinção importantissima! obrigada! bjs c

Marcia Setti
Reply 9 de March de 2016

Que lindo!
Era muito bonito ver sua mãe SEMPRE acompanhada por sua avó, em todos eventos.
A Dona Gabriela era linda, elegante!
Só poderia dar nisto:
Costanza: uma deusa
Vc : linda, elegante, charmosa e divertida
E as suas crias lindas!
Parabéns para esta família de mulheres maravilhosas!

et: vou lhe dizer uma coisa que vc vai adorar ouvir, mas leve a sério: vc está magrinha demais!

beijo

Marcia Setti

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Olá Marcia... rsss! Ok... Vou tomar cuidado! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 9 de March de 2016

Mulheres maravilhosas, poderosas e guerreiras!! Clap clap clap for them!!!! Adorei o sorriso gostoso de Mamisa! E os olhos da Ally...o que eh aquela carinha linda??? Bjs as tres...........

Andréa
Reply 9 de March de 2016

Parabéns pela família !! Mulheres lindas e maravilhosas, minha filha está em Paris, e foi corta o cabelo, onde você corta, fiquei super feliz !! Beijos Consuelo

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Jura?!! Depois conta! bjs
    c

Frederica
Reply 10 de March de 2016

Linda a sua avó, Consuelo! Linda a história também. A minha avó é a minha grande inspiração, pela força feminina, pelo charme e bondade. Bom ter mulheres assim na família.
Beijo grande

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2016

    Realmente! bjs
    c

consueloblog
Reply 10 de March de 2016

Queridos! Quanto carinho! Não deixem de ler o resto do texto no blog da Bontempo... É importante para mim!
bjs
c

    Maria Vilma
    Reply 11 de March de 2016

    Minha linda, eu li o texto todo, no site da Bontempo, imagina se eu não o faria...!? Lindo e emocionante! Só não comentei, porque ali onde está escrito "comentário", cliquei, mas não abriu...
    Salve a Bontempo!
    Salve Consuelo!

      Frederica
      Reply 11 de March de 2016

      Consu, também li no site da Bontempo. Na verdade, não sabia o que era a Bontempo, mas fiquei a saber e já comentei com os meus amigos portugueses que moram no Brasil.

        consueloblog
        Reply 11 de March de 2016

        Que legal! Obrigada! Quinta estarei no Rio em um evento da Bontempo! E vamos descobrir mais! bjs c

      consueloblog
      Reply 11 de March de 2016

      Imagina! Era só para saber! q bom q gostou! bjs
      c

        Frederica
        Reply 11 de March de 2016

        Rio?!? Que bom!!!! Sair um pouco do inverno...estou desejosa, de sair do inverno e de ver seus posts de lá. beijo

          consueloblog
          11 de March de 2016

          Vai ser rapidinho... bjs sim, vou fazer posts! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 12 de March de 2016

Querida Consu, as mulheres da sua família são exemplos pra todas nós, trazem consigo a inovação e a elegância nata.
Também tenho exemplos na minha família e, diante deste legado, tento ser cada vez melhor.
E Viva as mulheres!! Beijos

    consueloblog
    Reply 14 de March de 2016

    Vc é linda! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *