10 dos meus conselhos de como viver melhor


Nesse mês de retrospectiva, e nesse fim/começo de ano, cá estão alguns dos meus conselhos de como viver melhor!

 

como viver melhor

A vantagem de envelhecer é a vontade irrepremível de querer estar de bem com a vida! Foto Roberto Leone

Olá!!  Cá vão 10 conselhos com os quais tento reger a minha vida! Ou seja, como viver melhor!  Confesso humildemente que nem sempre consigo ser fiel a todos.  Porém, quando lembro e mordo o lábio para me policiar e fazer a coisa certinha, me dou muito melhor!  Compartilho só como sugestão, talvez possam ajudar a você também!

  1. Aceitar um elogio: Não sei bem por que é tão difícil aceitar um elogio.  Acho que já falei aqui, deve ser por causa do nosso upbringing (educação) religioso.  Mas quando alguém diz que você é ou está linda, jovem, rica, magra, de bem com a vida ou algo de positivo, sempre diminuímos o elogio mostrando o lado negativo.  Tipo “Imagina!  Sou uma falsa magra!”  Ou “São as roupas!”.  Não gosto disso pois coloca a pessoa que foi gentil o suficiente para te dar um elogio numa posição desconfortável de ter que se defender.  Além do que, você não aproveita o vibe positivo do elogio!  É o que se chama uma lose-lose situation (situação perde de um lado e do outro)!!  Portanto, vamos fazer um esforço de olhar a pessoa no olho, abrir um grande sorriso e dizer: “Muito obrigada!!  Você é muito gentil e carinhoso!”  Surra de vibe positiva!!!!!!!
  2. Never complain, never explain (nunca se lamente e nunca explique): Essa quem me deu foi a Rainha da Inglaterra!!  Viram só que ibope o meu?!??!?!  É sabido que ela vive por este cânone.  Na verdade, desta forma evitamos entrar na defensiva que é certamente uma posição muito mais fraca em qualquer discussão.  Portanto, quando a situação não está do teu agrado, sacode a poeira e vai pra frente!  Não tente explicar por que fez algo que não agradou ao outro.   Foi a tua decisão e pronto.  Defenda-a (se foi bem pensada) sem explicar ou se lamentar.  Senão diga que errou (sempre uma grande demonstração de inteligência) e que tentará fazer melhor da próxima vez.  Viu só?  Não entrou na defensiva.  O outro não tem onde agredir mais!
  3. Você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Essa foi meu sábio pai quem me deu.  Poucas vezes meus pais me pararam para dar um conselho.  Neste caso, ele estava me deixando em algum lugar onde eu começaria uma vida nova (nem lembro qual das várias).  Fomos almoçar e no final ele me disse: “Lembre sempre de duas coisas: você não precisa responder na hora (daí o morder os lábios que mencionei acima) e você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro do que diz.  Escute, pare, analise, re-analise e só depois fale.”  Muito, muito bom conselho!
  4. Não coloque a carreta na frente dos bois.  Essa é da minha mãe.  Ela seeeeempre diz isto!  Ou seja, não se estresse antes de ver a situação.  Vai usar um monte de energia sem poder resolver nada pois ainda não viu qual é o problema!  Ou seja, poupe-se, você vai precisar da energia mais pra frente!
  5. Faça o esforço de sorrir, mesmo quando não sente a vontade.   Essa foi a minha irmã Alessandra quem me deu.  Eu estava bem, bem triste.  Tadinha, ela ficou com tanta pena de mim e já não sabia mais o que dizer para me consolar .  Então me falou para forçar um sorriso.  “Você vai ver, não parece verdade, mas só o fato de sorrir te ajuda a sentir melhor.”  E sabe que é super verdade?!!  Tentem!
  6. Tudo que a vida pede de ti é coragem!  ou “A vida é um sutiã, mete os peito!”  Esse é um mix do que estava escrito atrás de um caminhão (a segunda parte) e um comentário no blog.  É de alguém importante mas não lembro quem.  Por favor me lembrem?… [em tempo: nos comentários várias pessoas me ajudaram.  A citação é de Guimarães Rosa.  Com direito à poesia toda no comentário de Ana Plácido.]  A vida sempre está te oferecendo oportunidades!  Está a ti tomar a coragem para pular e agarrar o cipó!
  7. Sempre traga uma idéia de solução quando for apresentar um problema!  Opa!  Essa é imprescindível!  Funciona tanto com o chefe, filho, marido como também um mecânico ou o pentelho no call service!  O problema existe, ponto.  Você vai ter que expô-lo.  Mas ao invés de irritar a outra pessoa tendo que deixar a ela o ônus de resolvê-lo, dê uma estrada (pensada, lógico).  As vantagens: 1) A outra pessoa pode gostar da tua solução e seguí-la feliz contigo. 2) Você pode colocar a outra pessoa no caminho que você quer 3) Deu uma idéia que a outra pessoa não gostou e já elimina entre as possibilidades.  De qualquer forma te ajuda.  Me expliquei?
  8. Canalise a energia Nem vou contar onde aprendi esta (com a obstétrica no parto!  Ela dizia, ao invés de berrar, use a energia para empurrar!).  Tem um pouco a ver com o conselho número 4, use a tua energia sabiamente.  Ela é um bem limitado.
  9. Não ter medo de mudanças Steve Jobs disse no seu commencement speech em 2005 na Universidade de Stanford (AQUI), que a cada manhã você deve se olhar no espelho e perguntar “Estou feliz com o que estou fazendo?”  Se a resposta for não por muitos dias seguidos, é hora de mudar!  Como ele lembra, é importante “Love what you do!” (amar o que se faz).  É provado!  Quem ama o que faz tem muito mais sucesso.  Além do que, chacoalhar as energias, sempre é bom.
  10. Ti voglio bene! (Gosto tanto de ti!)  Essa é minha!  Nunca perca a oportunidade de dizer que você gosta de uma pessoa.  Não tem outra razão a não ser o bem estar de todos!

Já dava para fazer um colar de tantas pérolas de sabedoria!! Rss 😉  Não quero me levar muito a sério, mas se uma destas acima te ajudar de alguma forma, já valeu me expor!  Vi voglio bene! 

bjs c

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSave

YOU MIGHT ALSO LIKE

Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018
Lilian Pacce com candor!
May 03, 2018
menopausa
Cara Menopausa,
March 12, 2018
Como seria a vida se tivesse certeza que tudo daria certo?
February 14, 2018
“Quebrando tabus!!” Eu na Claudia!!
February 05, 2018
encontrar um estilo
Como encontrar um estilo?
February 02, 2018
Falando sobre se reencontrar depois dos… (preencha o teu número!) Evento Dominique!
January 24, 2018

42 Comments

Karoline Fernandes
Reply 29 de December de 2017

Canalize as energias... Parece que estou vendo minha irmã falando.... rsss ela sempre fala sobre... E acho que ela tem razão...

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Total!! bjs c

      Karoline Fernandes
      Reply 3 de January de 2018

      Vou falar pra ela da dica da tua Obstetra na hora do parto... Use a energia pra empurrar rsss...

        consueloblog
        Reply 3 de January de 2018

        Ah sim!! Mas a dela deve sugerir o mesmo! É ciência! bjs c

Rosangela
Reply 29 de December de 2017

Ti voglio bene, too!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    SMACK!

Cezar estorani
Reply 29 de December de 2017

11: beba sempre um bom drink!❤️🍾. Feliz ano novo !!🎆

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Iuhuuu! bjs c

CAROLINA SODRE
Reply 29 de December de 2017

Perfeito! Vontade de anotá-las em um pequeno papel e levá-las sempre comigo. Obrigada!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Rsss! E por que não?! bjs c

Lucia Beduschi
Reply 29 de December de 2017

Sábios conselhos!!!
Anch'io ti voglio bene!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Obrigada! E vice versa! bjs c

Helen Daris
Reply 29 de December de 2017

Muito bom ler isso no meu momento atual. Tive coragem de mudar de cidade e começar uma vida nova. Muito inspirador! Tenho que "meter os peitos" pra me estabelecer. Kkkkkkkk
Adorei! Bj grande
Boas energias p vc e p todas!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Rssss! Sempre! E as grandes mudanças são as que nos dão mais "prêmios"! bjs c

Paula Prado
Reply 29 de December de 2017

Adorei todos, mas o favorito...além do "Never complain, never explain"... Vi voglio bene! Um Feliz e Lindo Ano pela frente...baci!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    E eu a vc! bjs c

Vitória
Reply 29 de December de 2017

Ótimas pérolas! Feliz Ano Novo!

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Vamos fazer um colar?! rsss! bjs c

Izi Beraldo
Reply 29 de December de 2017

Adorei!!! Gosto muito de vc!!!
Feliz tudo novo!!✨

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    E eu de ti! bjs c

Daniella Geraldini
Reply 29 de December de 2017

Adorei!!! Veio em ótima hora! Certamente aplicarei vários deles. Obrigada 😊

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Depois conta! bjs c

Andréa - Curitiba
Reply 29 de December de 2017

Essa eh nossa grande Cons!!! Vamos seguir seus conselhos!!Vamos ser felizes!!!!Bjsssss

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Sempre felizes!!! bjs c

Giselda
Reply 29 de December de 2017

Um ditado que adotei e me situa, é que "não espere colher frutos de um espinheiro ".Complemento com o barão de Itararé :"de onde menos de espera ,daí é que não vem nada mesmo". Que 2018 só lhe traga felicidade !

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Vamos buscar a felicidade! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 29 de December de 2017

Querida Consu, todas as dicas são muito sábias, tiradas de experiências reais e dos que estavam próximos e foram realmente ouvidos por você. Obrigada por compartilhar!
Tudo é muito breve, mas a gentileza, a delicadeza e a amizade, puras e perenes, sempre estarão conosco!
Feliz Ano Novo!! Que 2018 seja maravilhoso, dadivoso e recheado de bons momentos!! E muitas risadas, que ninguém é de ferro! Lembranças a Costanza, Roberto, Cosimo e Allegra.
Baci mille,
Marina Di Lullo

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Sim minha querida! Buscar as risadas! bjs c

Marcia Afonso
Reply 2 de January de 2018

Amei e como no comentario acima vou anota.las p levar comigo. E para iniciar 2018 foi um incentivo a analise da forma q quero meus dias.
Dica perfeita: SABER RECEBER UM ELOGIO

ti voglio bene Consuelo

bjos

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Não é?!!! Tão difícil! bjs c

Melinha
Reply 2 de January de 2018

...todas dicas excelentes, porém acrescentaria uma, a qual percebo o quanto vc. usa muito bem (e confesso que até aprendi um tanto contigo)... seria - ser bem humorada - levar a vida com mais leveza , até rindo de si mesma diante das mancadas. Quem não gosta de estar na companhia de uma pessoa com bom humor,leve, não é mesmo? bjks.

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Poxa! Essa é essencial! obrigada! bjs c

Andrea
Reply 3 de January de 2018

Genial,genial, genial!! Algumas eu já praticava e se me permite acrescentar mais uma: se não tiver nada de bom pra dizer a alguém, não diga nada! Tenho uma amiga que sempre diz tudo. Um dia a irmã dela comprou um cachorrinho que não é das raças mais fofas e ela comentou: que cachorro esquisito! Pra quê? Qual a necessidade disso, a irmã dela gosta da raça, acha bonitinho, no que esse comentário agrega? Nada. Se não tiver nada de bom a dizer não diga nada. Diga sempre coisas boas e sinceras! Se a roupa não vestiu bem na amiga, não precisa dizer, diga que a cor favorece, se realmente achar. Sempre tem uma coisinha legal pra comentar e se não tiver, não fale, isso pode minar a confiança de alguém, pode jogar pra baixo uma pessoa que esta muito sensível. Sei lá só acho! Já te falei que te acho o máximo! ;) bjo linda e um Feliz Ano TODO pra vc! ;)

    consueloblog
    Reply 3 de January de 2018

    Rsss Andrea! Adorei teu comentário pois eu como boa Caprica, acabo falando o que penso e me ferro muitas vezes! Caio em cada cilada que eu mesmo monto! ai ai ai! Mas acho assim, se já compraram a roupa, diga q a cor favorece... mas se não comprou ainda, prefiro avisar! Mas concordo com vc q diplomacia é basilar em qualquer relacionamento!
    bjs
    c

Silvana Maschi
Reply 3 de January de 2018

Querida Consuelo, muito legal isso tudo!!!! Com certeza vou começar a usa-los.
Feliz Ano Novo, com muita paz,saude e sucesso.
Beijos

    consueloblog
    Reply 5 de January de 2018

    Felicidade! bjs c

Marina
Reply 3 de January de 2018

Consuelo, sabem sempre bem esses conselhos amigos, que são verdadeiras pérolas de sabedoria! Eu vou guardar algumas delas e acrescento ainda no Nº 8 que o tempo e a energia são recursos limitados, temos que saber escolher e usar muito bem (aprendi essa com Randy Pausch ( the last lecture https://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo), que admiro muito pela luta que travou)!
Feliz Ano Novo, querida Consuelo e Salotto!!
beijinho
Marina

    consueloblog
    Reply 5 de January de 2018

    Super verdade! bjs c

Maria Rita
Reply 5 de January de 2018

Comecei com as resoluções de ano novo, e voltei pra esse post incrível, mandei pra várias pessoas queridas! Você é uma inspiração! Esse poema do Guimaraes Rosa me acompanha, e tem um do meu avô que se chama “o vôo” menotti del picchia em que ele diz “goza a euforia do voo do anjo perdido em ti...” sempre levei como um viva o que a vida lhe dá com alegria e coragem.

    consueloblog
    Reply 6 de January de 2018

    Q sentimento maravilhoso!!!! Nossa amei a frase do teu avô! Acho q vou tatuá-la! Obrigada! bjs c

Erica Froeming
Reply 7 de January de 2018

Consuelo, passei a ver seus vídeos e agora estou vindo conhecer seu blog muito legal conhecer um pouco mais de pessoa tão elegante e acessível como você é ainda me beneficiar de seus conselhos.
Desejo a você muitas... mas muitas coisas boas, extraordinárias, maravilhosas nesse ano novo.Viva 2018.

    consueloblog
    Reply 9 de January de 2018

    muito obrigada Erica! Espero te ver mais por aqui! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *