Meus 3 vídeos favoritos no YouTube…


Inspiration on a chalkboard

Inspiration on a chalkboard

Tem alguns vídeos que mudaram a minha vida, o modo de pensar.  É muito capaz que você já tenha o visto, mas mesmo assim, gostaria de postar de novo pois tem um novo na minha série.  O da COO do Facebook Sheryl Sandberg que perdeu o marido um ano atrás e conta à classe de 2016 neste fim de semana passado como nos definimos por como enfrentamos as adversidades.  Uma lição e tanto da vida!

(Me perdoem só existem em inglês os vídeos.)

Sheryl Sandberg Commencement Speech na UC Berkeley, Maio 2016 (a partir de 1:23:24 horas)

Entre tantas coisas, frase que carrego comigo de agora em diante: “Option A is not available. So let’s just kick the shit out of option B.”

Steve Jobs Commencement Speech em Stanford, 2005

A frase que carrego comigo: “Stay hungry, stay foolish!”

Sir Ken Robinson no Ted Talks, 2007

Falo mais sobre este vídeo AQUI onde menciono os ponto que acho mais importantes deste discurso… Eles são:

– Educação é o que nos levará ao futuro que hoje ainda não conseguimos compreender

– Crianças tem uma capacidade excepcional de inovação.

– Todas crianças tem grande talento mas o sistema o desperdiça

– A creatividade hoje nas escolas deveria ter o mesmo status da alfabetização

– Se você não estiver pronto para errar, nunca vai ter uma ideia original e nas escolas hoje, a pior coisa que se possa fazer é errar… Estamos educando as nossas crianças para serem menos criativas.  Companhias hoje são administradas da mesma forma.

– Sabemos três coisas sobre inteligência: 1. é variada 2. é dinâmica 3. é distinta

– Criatividade, de acordo com Sir Ken Robinson, é ter idéias originais que possuem valor e se manifestam através da interação de várias disciplinas

– Temos que ver a nossa capacidade criativa pela riqueza que ela é começar a ver nossas crianças pela esperança que elas representam.

Tenho enorme respeito por pessoas que sabem passar idéias de forma tão clara, concisa e original.  Espero que gostem…

YOU MIGHT ALSO LIKE

13 Comments

Catarina, de Lisboa
Reply 16 de May de 2016

Querida Consu vi no snap e fui logo procurar o discurso de Berkley, acabei de ver! Queria escrever a agradecer e vim ao blog! Estao vi que tb havia um post:). Passei por algo muito semelhante ha 12 anos e senti tudo isso... Felizmemte a vida ja me tinha ensinado, de uma forma dolorosa, que nao podemos escolher o que nos acontece... Mas podemos escolher como reagir ao que nos acontece... É a tal da resiliência. A gratidåo, apesar de "tudo", sempre me ajudou.
Mudando o assunto quero muito agradecer a partilha, a presença constante, a passagem de testemunho, a companhia, a verdade que passa em tudo o que a Consuelo faz, diz, escreve. Nåo tem ideia da diferenca que faz na minha vida. Obrigada. Catarina, de Lisboa

Elizabeth Corradi
Reply 17 de May de 2016

Fantásticos os vídeos, querida Consuelo!!!!
Principalmente o de Sir Ken Robinson!!!! Concordo plenamente...A criatividade é algo muito precioso que nasce de modo distinto em cada um de nós! Todos temos talentos e realmente a tendência do sistema educacional é gerar trabalhadores, muitas vezes 'engessando' a criatividade. Infelizmente quando nos tornamos adultos perdemos em muito nossa espontaneidade, e a criatividade que deveria ser cultivada para gerar ideias e soluções criativas é sufocada às vezes pela sobrecarga de tarefas e obrigações. Qual é o melhor tipo de educação? Em minha opinião é aquele que além da instrução, estimule a criança a usar de sua criatividade! Amei o artigo! Como sempre você surpreendendo!!!!!bjs

    consueloblog
    Reply 17 de May de 2016

    Catarina, as tuas palavras me dão grande alegria! obrigada! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 17 de May de 2016

E a gente para para ver esses vídeos e acaba percebendo que ainda tem muito para aprender e que não vivemos tudo ainda... (nós jovens)... É inspirador e quem sabe uma esperança para que o mundo se torne melhor... Acredito nisso...

    consueloblog
    Reply 17 de May de 2016

    Certamente se entende q dar equilíbrio à vida é de grande vantagem. bjs c

Marly Papa
Reply 17 de May de 2016

Maravilhosos estes vídeos , alguns já havia assistido , mas vale a pena a cada tanto assisti- los . Uma verdadeira lição de vida !!! Aproveito para te dizer que adorei o teu post de perguntas e respostas , como estava no Rio , acabei não te respondendo na hora , já compartilhei com minhas filhas , principalmente com a que trabalha com moda , a menor a Mirella , bjs !!!

    consueloblog
    Reply 17 de May de 2016

    Obrigada Marly! Espero fazer outro essa semana também. se quiser, mande uma pergunta! bjs c

Maria Cecilia Holzmeister...(Cecilia simplesmente)
Reply 17 de May de 2016

Um dia lindo para todos os seguidores de Consuelo...Preciso deixar aqui minha mensagem de agradecimento pelo seu blog,comentarios,videos maravilhosos,..como preenchem minha vida de alegria!!!.Moro fora do Brasil e sempre procuro estar em contato direto com novidades e diversas situacoes. Adoro viajar e a Italia sera com certeza meu proximo investimento.Voce Consuelo, tem sido grande inspiracao.Grande beijo e parabens pelo seu lindo trabalho.Abracos ao Robby...

    consueloblog
    Reply 17 de May de 2016

    Olá Cecilia, que delicia de comentário!! AMEI!! Volte sempre!
    bjs
    c

Marina Di Lullo
Reply 19 de May de 2016

Consu, os vídeos são incríveis!!
Sheryl Sandeberg falou em gratidão após a adversidade e como somos mais fortes do que imaginamos, lindo ela dizer para os estudantes "help each other". Emocionante!!
Steve Jobs tem aquele "algo a mais" do inventor. Fatos aleatórios da sua própria vida, contados por ele como takes de um filme, contêm uma imensidão de significados, desde antes do nascimento até sua passagem universitária. Ele não se endeusa em momento algum, faz parecer que foi muito difícil o que nos parece mágica, traduz pra mim a intensidade dos seres breves.
E, Sir Ken Robinson, o primeiro dos três que assisti, fala da educação que também acredito, com um humor britânico esplêndido (ri muito quando ele falou da possível conversa de Shakespeare com o próprio pai) e ri de si próprio, o que acho o máximo!!
Muito obrigada querida Consu, por me trazer discursos que são lições de vida.
Beijos
Marina

    Marina Di Lullo
    Reply 19 de May de 2016

    Ah! Só um algo mais! Fiquei tão feliz de ouvir Sir Ken Robinson falar sobre o ballet e por ter voltado a ele!! Bjs

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *