Resoluções 2019: Empatia


empatia

Cosimo e Allegra, meus filhos, no meu aniversário de 55 anos em Florença. Foto Marcela Schneider

Resoluções no início do ano são a manifestação da nossa esperança.  Comecei 2019 explicando como meditação para melhorar a qualidade da minha vida (foco, organizar o tempo e me amar melhor) foi a minha primeira.  (Conto neste post AQUI da semana passada.)

A segunda, pode ser resumida com a palavra empatia!  A quero entender, compreender, sentir e praticar mais.  De um tempo para cá, ela está por todos os lados.  Nas notícias, nos memes das mídias sociais, em conselhos que minha mãe me dá.  E o consenso é que há grande falta dela no mundo de hoje.

Mas afinal o que significa exatamente?

Empatia:Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.” (Fonte: https://www.significados.com.br)

E por que a incluo entre minha resoluções?  Pois sintetiza vários pontos nos meus rascunhos do que quero para 2019.  Vejam só:

  • Tentar entender melhor o outro
  • Estourar menos
  • Escolher melhor o momento de falar e contar algo
  • Falar menos de mim mesma
  • Aceitar melhor o ninho vazio

E daí você me pergunta, e o que empatia tem a ver com tudo isso?!… Vamos lá!

Sabe o que falam da primeira impressão?  De ser o cartão de visita?  Pode ser.  Mas e se essa primeira impressão for prejudicada por uma timidez, cansaço, enxaqueca ou algo mais?  Que tal identificar a dificuldade do outro e dar o tempo e espaço para se recompor? Afinal, é com o melhor de cada um que aprendemos!  Perceber esse desconforto, acredito ser empatia.

E quando algo te irrita?  Controlar quando e especialmente como reagir pode não só ser mais generoso, mas também evitar que se diga algo sem ter todos os fatos…  Será que essa paciência não é empatia também?…

E tem também o tal de ninho vazio.  Acho que empatia possa ser a única solução para superar essa dor desequilibrada que me consome no momento.  Allegra, minha filha, ao partir alguns dias atrás, colocou o marco definitivo no fato que este meu lar, nunca mais será seu… e nem do Cosimo, meu filho mais velho.  Ela foi terminar seu último semestre de universidade em Nova York e depois vai procurar trabalho por lá.  Cosimo já mora em Milão há anos e trabalha lá a quase um.  Eles podem até vir visitar, ficar alguns dias, mas é a situação temporária.  Suas casas de verdade, são e serão de agora em diante em outro lugar, cidade, país, continente!!  Para mim foi o fim de uma era.

Isso me trouxe uma tristeza imensa que me levou até a dizer ao Roberto, meu namorido: “Por o que tenho a viver agora?!”  E ele me respondeu com os olhos mais doces que já vi: ” Pelas suas conquistas e alegrias!”  Sabe aqueles momentos de epifania?  Esse foi um.  Ao qual respondi: “E os netinhos, não é?!”  E ele respondeu com um sorriso: “Você será uma ótima avó!”  Entender que as suas felicidades serão a causa da minha certamente é empatia também!

Mas esse momento revelação só tomou conta da minha cabeça.  Meu coração não respondia com o mesmo alívio.

Foi quando uma querida leitora me mandou o link a uma conta de Instagram, a 4050emais.  Em um de seus posts estava escrito o seguinte:

“Praticando o desapego: Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.  Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.”

Eureka!  É isso, eu TENHO que superar essa fase para que as “crianças” possam crescer sem se preocuparem com a mãe, para poder trabalhar bem e continuar o relacionamento com você que está lendo estas linhas, para poder ser uma boa companheira ao Roberto, uma boa filha, amiga e afinal, para poder me tornar uma ótima avó!  Pois, viver é um privilégio e não só por estarmos vivos, mas porque cada fase da vida é emocionantemente nova e diferente.  No fundo, é uma forma de generosidade comigo mesma!  De empatia não tem nada, mas ajudou meu coração a entender o que o cérebro estava aprendendo.

E sabem como o destino tem um jeitinho curioso de se manifestar?  Vejam só que palavras a meditação me concedeu hoje pela manhã:

“Oh minha querida!   Entre onde você teme e traga a luz.  Aprecie a descoberta, esperança.  Diga te amo ao desconhecido.  Divina freqüência fluida, você escreve a história. O nascimento de seus novos sonhos expandem o que há de novo.”

“Oh dear one! Walk into the place you fear and bring light. Enjoy discovery, hope.  Say I love you to the unknown. With divine fluid frequency you write your story. Birth of your new dreams expand the newness.” Sarah Blondin

Ser empática traz a luz pois é na generosidade de aceitar a condição do outro que cresce a novidade, a paz e a felicidade própria!

Vejam só, minhas duas primeiras resoluções de 2019 se complementam! Cool!  Comecei bem!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018
Lilian Pacce com candor!
May 03, 2018

90 Comments

Angel Lebed
Reply 24 de January de 2019

Uau ..Tenho sentido tanto isso do ninho vazio em relação ao meu filho... Mexeu comigo a tua frase "...meu lar,nunca mais será o seu..." tão poético e tão intenso...
Ao mesmo tempo, linda as palavras ditas pelo Roberto à ti.
Como uma legítima capricorniana esses desapegos não são muito fáceis, demoro a assimilar e digerir, mas depois desse processo, consigo aprender muito com essas lições e realmente perceber que existem ciclos que precisam ser encerrados para vivenciarmos novos momentos.
Obrigada Consuelo pelo teus posts, eles tem me ajudado muito desde que comecei a "conviver" contigo.
Bjs no teu coração ❤️

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Minha mãe sempre disse, os passos mão os maisais importantes s difíceis... bjs querida c

Fabíola Martins
Reply 24 de January de 2019

Amei! É uma experiência terapêutica ler o que vem de você. Das suas reflexões, sentimentos. Lindo. Fiquei curiosa sobre como funciona a meditação com essas mensagens. É uma meditação guiada? É um método pago? É pela internet? Luz pra você! S2

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    É guiada. Tem um aplicativo no cel, o insight timer, e faço ao acordar. É gratis. bjs c

Mia Athayde
Reply 24 de January de 2019

Proud and Happy of You!!!!!
Que bacana!
Que saudável está sendo esse seu movimento em busca de um jeito um pouquinho novo e diferente de fazer essa parte do caminho!
Congratssssssss !
Empatia tb foi o ponto central do meu speach no dia de Natal aqui em casa ... E para fechar, concordo com o Roberto: vc será uma avó muitooooo feliz! Bj

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2019

    Oh minha querida!! Your words mean a lot to me! Obrigada! bjs c

Caterina Mânica
Reply 24 de January de 2019

Resoluções para o ano, resoluções para a vida, Consuelo. Muito bom o texto! Estou nessa também. Não tenho filhos, mas tenho tempo ocioso demais, depois que me aposentei. A sensação de inutilidade tem me acompanhado e isso gera muito desconforto. Na verdade a gente nunca se prepara para nada. Somos pegas de surpresa. E ficamos em choque. Urge que eu ache o que fazer nos anos que tenho pela frente. Parafraseando Ana Maria Braga: Acorda, menina!!!!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Verdade! Por mais que pensamos, somos pegas de surpresa! bjs c

LEIDI SEBBEN
Reply 24 de January de 2019

Bom dia! Seu texto tem muito do que vevinciei ano passado e ainda estou juntando os pedaços da mãe super protetora que fui e dando lugar a mulher que que olha pra frente e não tem medo do que o mundo pode trazer para os filhos e para mim!
Minha mãe sempre me dizia: "Os filhos não são nossos, Deus nos manda almas para ensinarmos a amar e se tornarem melhores para eles e para o mundo. Eles não são nossos, são do mundo!"
Mas para mim, foi muito difícil, quando a filha do meio resolveu sair de casa, infartei! Literalmente!!!
E quando a mais velha disse: " Mãe vou morar com minha irmã...o chão desmoronou...
Mas nunca fui derrotista e nem pessimista....e pensei tenho que estar forte para quando elas precisarem...ser o porto seguro para as conversas e problemas do dia-a-dia...e me renovei...
Sempre quis escrever um livro...e este será um novo filho para mim...
Bem você Consuelo foi inspiradora com seu post hoje.
Vamos nos tornar empáticas com nós mesmas, com o mundo e com nossos sonhos novos!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Bora escrever esse livro!!! Até as filhotes vão ficar com ciúmes por te ver ocupadas... rsss! bjs c

Monica Di Creddo
Reply 24 de January de 2019

Querida, este foi seu melhor “fashion tip”.
Que tenhamos muitos deles neste ano!
Feliz por renovar em você minha profunda empatia!
Beijos carinhosos

Mônica Di Creddo

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2019

    Minha querida do sorriso doce e olhos sinceros! Muito obrigada! bjsc

Angela Assis
Reply 24 de January de 2019

Bom dia para todos!
Vc percebeu o valor de trabalhar a empatia,que pessoas passam da existência sem saber. A questão do ninho vazio nos dá oportunidade,uma delas, de se voltar para nossa pessoa,ou seja,nos tornar seres melhores. O Robert teve empatia com vc,lhe mostrando o caminhão de possibilidades te aguardando. Ótima reflexão, que certamente ajudará a outras pessoas. Bjs

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Ele é sempre sensacional! ão Tem uma visclara quãe amo!! obrigada pelo carinho! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 24 de January de 2019

Estamos passando por isso tbm..Eita que coisa difícil essa que faz a gente chorar de dor e ao mesmo tempo chorar de rir... Um turbilhão de muitas coisas... Minha mãe agora avó vai ganhar mais um neto... E meu sobrinho um irmãozinho... Minha irmã naquela fase pós parto deu uma surtadinha... E acabamos como expectadores da plateia que não se sentiu bem com o show apresentado.... Porém agora ela provável que ela ganhe seu baby na Holanda... E eu finalmente encontrei a minha metade e daqui um pouco bato asas também... Imagino a minha mãe.... Pego ela de canto as vezes triste... Às vezes pensativa cheia de questionamentos dúvidas receios preocupações com o neto... Corro pro abraço... Choramos juntas e ela olha pra mim e eu falo: " Mãe tá tudo bem... Estou aqui, estaremos sempre juntas... Firmes... Eu te amo". Ela olha com os olhos marejados e sorri e ainda diz que eu eu sou a mola dela... Eu nunca me senti tão forte e tão frágil ao mesmo tempo... E por agora tá um pouco difícil... Mas vou seguir teus sábios conselhos... E dar tudo de mim pra que minha mãe se sinta abraçada.... Obrigada por me deixar falar... Estava precisando....

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Oh querida! Q bom q vc encontrou alguém bacana q te faz feliz! Nós mães choramos mas ao mesmo tempo queremos o melhor pra vcs! Fique feliz e tranquila disto! bjs c

      Karoline Fernandes
      Reply 28 de January de 2019

      Que coisa mais linda... E que bem vc me fez me dizendo essas palavras... Muito obrigada

        consueloblog
        Reply 29 de January de 2019

        bjs

Maria Lucia Mesquita
Reply 24 de January de 2019

O ninho pode até estar vazio mas coração cheio de Amor e capaz de superar tudo e até dividir esse Amor com todas que te seguem

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Olha q coisa mais linda!! bjs c

Angela Rocha
Reply 24 de January de 2019

Feliz por vc , pelas reflexões. Força, coragem, pois vc se tornará uma pessoa melhor com novas possibilidades. Robert teve empatia com vc lhe mostrando a vida útil. Bjsss

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Não é?! Ele é maravilhoso! bj c

Gisele
Reply 24 de January de 2019

Em cada fase da vida precisamos resignificá-la. Há tanto a fazer, construir e desfrutar!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    tanta verdade! bjs c

Idê
Reply 24 de January de 2019

Adorei seu texto, aliás todos q tive a oportunidade e o prazer de ler. Acredito q Deus prepara tudo perfeitamente, nós q somos anciosas e sofremos muito com o apego desenfreado a filhos, família, etc ... não acho q seja errado, pois somos humanos, dotados de sentimentos e emoções. Sempre repeti para mim mesma que estava criando e educando meus filhos para o mundo, dessa forma tentando inconscientemente aceitar as escolhas futuras deles ... foi difícil, eles criam asas, alçam vôos jamais por nós imaginados, porém nos resta a certeza de q fizemos nosso melhor . É assim eles trilharão seus caminhos. E aí vem a resposta de Deus, nos devolve a alegria e prazer de viver através dos netos!!! Tenho uma, e q alegria sua presença, tudo fica mais leve e fácil!!! O Toberto(que admiro tanto quanto vc) é um homem sábio, vc tem esse previlégio, dedique-se só q te dá prazer... sua vida parece bem movimentada... estou agora tentado dar movimento a minha, dentro de minhas possibilidades e habilidades. Sejas feliz, e verás q todos ao seu redor também serão!!!! Bjus sua linda !!
Te admiro

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Obrigada Idê! Veja o post da minha primeira comunhão... tem um pouco a ver com tua ultima frase! bjs c

Francy
Reply 24 de January de 2019

A vida é im presente diário.Receba-o e abra-o !Muitas vezes deixamos o pacote de lado como se nao fosse algo valioso ,mas é !Pense em como o seu crescimento trouxe alegrias para tanta gente ,em como com isso vc fez alguém feliz .Filhos crescem e seguem seus caminhos ...olhe de longe e se slegre com eles.E não se esqueca .Aliás vc está iluminada .bjs Sucesso.Sempre.

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Nossa! Espero que estamos juntos nessa! Assim é mais gostoso! bjs c

Tânia
Reply 24 de January de 2019

Querida Consuela, acabei de completar 55...e não é facil. Não pela idade mas pelas perdas que você citou. Meus dois filhos de 29 e 31, também já se foram...para suas casas e seus trabalhos, seus amigos, outro país, enfim, suas vidas! Custei pra aceitar principalmente pra entender. Mas hoje acho ótimo e admiro muito os filhos que criei, cidadãos, trabalhadores seres humanos lindos. E também pelo mundo afora. Dói mas o tempo ameniza e nos conforta com tantas outras coisas boas. Há 2 meses recebi o maior presente que poderia: uma neta linda e saudável . Muito amor envolvido! E assim é a vida! E a tua é incrível também em todos os sentidos. Beijos.

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q delícia! Qual o nome da netinha?! bjs c

Maria do Carmo Lapa Monteiro
Reply 24 de January de 2019

Que texto lindo Consuelo!!!! Parabéns!! Ouvi no seu stories você dizer como é difícil fazer um pôster! Mas vale à pena!!! Senti muita identificação com as suas colocações e foi muito bom lê-las nesse momento! E posso garantir para você que a próxima etapa do “ser avó” é maravilhosa!!! Mais uma oportunidade de total beleza da vida: a convivência e a cumplicidade adocicada e sublime com os neto! Tenho três netos e é uma delícia!!! Vida que segue porque o aprendizado é grande e vale à pena cada segundo!!! Bjooos

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q bom saber! bjs c

Paula de Azevedo Marques
Reply 24 de January de 2019

Que texto lindo. Incrível como me identifico. Eu , e muitas mulheres da nossa geração, tenho certeza. Obrigada. E mesmo sendo difícil continue com suas observações tão coerentes e ponderadas. Precisamos delas. Beijo

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q delicia ler teu comentário! obrigada! bjs c

Sandra Regina Rodrigues Ferrarezi
Reply 24 de January de 2019

Querida Consuelo , você expressou nesse post o que todas nós passamos, parabéns pela maneira como falou de algo tão delicado como a de aceitarmos que nossos filhotes voem para longe, sabemos que retornarão aos nossos ninhos , mas temporariamente . A vida é assim vamos fazer a nossa parte da melhor forma possível !

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Sim! Da melhor forma possível! pois acredito que viver, viver bem, é uma responsabilidade! bjs c

marta regina teixeira santos lima
Reply 24 de January de 2019

NOSSA !!!! O QUE ESTOU PASSANDO! VOCE ME DEU UMA LUZ! OBRIGADA , ABENCOADA!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Ah que bom! bjs c

Adriana
Reply 24 de January de 2019

Vida que segue em paz,com alegria e esperança no retorno das felicidades já vividas!
Adorei seu post.

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    obrigada! bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabell
Reply 24 de January de 2019

Estou gostando tanto dessa sua fase mais instrospectiva!
Sinto-me feliz por você. Com certeza vai colher muitos frutos!

Beijos,

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Obrigada querida e doce AL! bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 24 de January de 2019

Estou gostando tanto dessa sua fase mais instrospectiva!
Fico muito feliz!
Com certeza vai colher muitos frutos.

Beijos,

AL

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    bjs e obrigada! c

Fatima
Reply 24 de January de 2019

Amei o post, estou vivenciando essa fase. Muito boa a orientação

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q bom! bjs c

Nice Muniz
Reply 24 de January de 2019

Consuelo, valeu você ter ficado até de madrugada escrevendo este post. Posso dizer que senti muita empatia por seus conflitos, pois estou vivendo o mesmo em relação aa minhas filhas. Mas Roberto foi perfeito em lhe aconselhar a buscar a felicidade em suas alegrias e conquistas. Obrigada pelo belo texto!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q bom q valeu a pena! bj grande! c

Fátima Pessoa
Reply 24 de January de 2019

Oi Consuelo,
Ótimo você estar de volta. Nos ajuda e ajuda-nos a te ajudar. Já passei pela fase do ninho vazio,da separação, do namorido amado que morreu, da perda de irmãos, pai. Sua fase é tão linda! Filhos batendo asas para crescer, você com um namorido maravilhoso para chamar de seu e aquecer os seus dias. Pais, irmãs em união e no auge da vida. São fases que parecem difíceis mas que passam. Agradeça a Deus o dom maravilhoso da vida, tudo vai melhorar!!!!! Bjs.

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    obrigada Fátima, sim, vc me ajudou. bjs c

Maria Celia
Reply 24 de January de 2019

Lindo texto Consuelo...não tenho filhos mas também preciso superar etapas e avançar de forma diferente e não está sendo fácil : moro em uma casa muito grande, com um grande jardim, muitas escadas e aos 69 eu e 72 meu marido, fica claro que precisamos de menos espaço, menos tapetes e menos portas para fechar qdo viajar. Mas então vou ter que viver agora sem minhas lembranças, andar em círculos em um pequeno apê e ver uma única orquídea na mesinha da sala?

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Rsss M.Celia, será que não tem um meio termo?... Um lugar com um lindo terraço para as tuas orquídeas? bjs c

Cida Lima
Reply 24 de January de 2019

Nossa Consuelo você me levou as lágrimas hoje pelo o que a Allegra disse a você, e sei que isso algum dia acontecerá comigo, afinal, como diz a minha mãe os filhos são empréstimos que Deus nos deu e em algum momento é chegada a hora de devolve-los ao mundo. Mas você fez um grande trabalho ao mundo e com certeza tem ainda muito o que fazer, aliás já o faz com suas histórias e vivencia que tanto alegram a todas nós .
beijo e abraço no coração :)

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q delícia o teu carinho! obrigada! bjs c

sonia
Reply 24 de January de 2019

Oi Consuelo. Que lindo texto .Me emocionei....Já passeport tudo isso.Hoje aos 72 vovó intensamente com meu marido de 80. Somos jovens e intensos A vida vai nos levando.....com alegria. Bjjjjjj Querida

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Q lindo! bjs c

MaVi
Reply 24 de January de 2019

...E eu acho que você tem razão. A vida é tudo isso que nos impregna. E a empatia pode mesmo amarrar todas as pontas... Discordo apenas qdo você diz que a empatia será uma das suas resoluções a partir de 2019, pois, na minha opinião, ser empática é uma das nuances da sua extraordinária humanidade, desde sempre.
um cheiro!!! Obrigada pelo post, como sempre, lindo!!!
MaVi

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    MaVi querida! Obrigada por me dizer isso! bjs c

Maria Cecília Righi
Reply 24 de January de 2019

Consuelo,
Vc foi fantástica na descrição desse momento que vivencia!!! Já passei por isso é sobrevivi bem!!! Queria ter lido suas colocações na época que mais precisava, mas foi muito melhor agora, sei que não estou e nunca estarei sozinha desde que nos tornamos mães!!!! Estamos juntas!!Um beijo grande!!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Todas juntas, isso sim! Num lindo clube universal! bjs c

vitoria
Reply 24 de January de 2019

Perfeito!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    <3 bjs c

Carla Possette
Reply 24 de January de 2019

Empatia vem de Deus! É um esforço diário. Um exercício continuo. Mas qdo praticada traz suas recompensas!! Bjs querida Consuelo!!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Sim, um exercício!! bjs c

Andreia Mota
Reply 24 de January de 2019

Meditação, empatia e outras palavras que virão são resultado de uma inteligência emocional que você construiu ao longo de uma vida de muito trabalho, esforço e dedicação. Elas sempre existiram em você, o diferencial agora é que você se permitiu observar seu EU. Quer fanzoca mais orgulhosa do empoderamento que você nos deu? Deu voz, luz e holofotes a pessoas maravilhosas e reais. Viu onde a empatia estava em você? Bjs Diva e Salotto.

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Que lindo querida! Vou aceitar teu elogio com muito orgulho, viu?! bjs c

Teresa
Reply 24 de January de 2019

O maravilhoso livro "Mulheres que correm com lobos" tráz o conceito da vida-morte-vida, o ciclo onde algo tem que morrer para que outro possa nascer, é o ciclo da vida. Nem sempre é de fácil aceitação, mas acreditemos, ele é implacável. Feliz pelo seu regresso ao blog, onde os assuntos podem ser melhor aprofundados. Feliz 2019 a todo@s!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Ciclo, sim! é isso! E tmbm acho q é nesse espaço que podemos aprofundar um conceito q nas outras mídias fica raso... bjs c

Flávia Nardini
Reply 24 de January de 2019

Olá Consuelo. Adorei a reflexão. Gostaria de acrescentar que empatia não vai tirar a dor, poderá aumentá-la. Mas certamente saberemos cuidar da dor com mais empatia por nós mesmas. Viva o amadurecimento!!!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Amadurecer é tão bom! Me sinto tão mais forte e segura! Pode até ser um outro tema para um post, não é?
    bjs
    c

Gilce Bastiani -madeemminas
Reply 25 de January de 2019

Consuelo aos 60 anos posso afirmar que a partir dos 50, e aí cada pessoa tem seu start, voltamos a olhar pra nós mesmas. Refletir, refazer, modificar buscar o "eu" interior passam a fazer parte do dia a dia. Para alguns pesquisadores a curva da felicidade volta a ser sentida a partir de.
Gratidão por compartilha. Gratidão por voltar a escrever no blog. Quanta a meditação? Tenho pensando inúmeras vezes massss, não sei se dou conta. Minha ansiedade é absurda. Fiquei mais animada após a colocação de sua mãe, escrita acima por você. Tenha certeza que, você é uma destas pessoa que brilham por onde passa. Sua gentileza , elegância e forma imprescindível de sempre agregar é sua. Que venha 2019 . Doce beijo. Já esperando MTP pra dar-te um abraço. Stephanie continua em Bologna, conversando com ela hoje, falamos em você. Deixou um especial abraço. 😘😘

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Que delícia tuas palavras e saber que Stephanie está bem. bjs c

FATIMA
Reply 25 de January de 2019

“Praticando o desapego: Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.”
caiu a ficha para mim

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Pra mim tmbm! E bem barulhenta!! bjs c

Ritinha Medina
Reply 25 de January de 2019

Sabe uma das coisas q eu mais admiro em vc?!
Sua incrível, determinada e às vezes insana capacidade de se reinventar...
Qto a empatia, acho q intuitivamente vc sempre teve. Está apenas se apossando e nomeando.
E nosotros continuamos por aqui...
Na sua trilha!!!
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Minha querida Ritinha do coração, obrigada!!!!!!! <3 bjs c

      Ritinha Medina
      Reply 31 de January de 2019

      Queridooooovsky...
      Luv U!!!
      Bjkas,

Isabela Gomide
Reply 25 de January de 2019

Que bom que você voltou a escrever no blog!! Adoro as suas outras redes sociais mas é aqui que te acho mais incrível! Que texto excelente!

    consueloblog
    Reply 28 de January de 2019

    Muitissimo obrigada! bjs c

Meg
Reply 29 de January de 2019

Uauuu!!! Amei esse post sobre empatia!!! Até imprimi e vou levar comigo na bolsa para ler mais facilmente (tb salvei no note, rsrs)... Concordo com vc, tem situações que a cabeça aceita, mas o coração não... tenho que ser mais empática. bjs C

    consueloblog
    Reply 30 de January de 2019

    Nossa! Amei isso!!!!!!!! Sabe, sempre fico muito insegura sobre os meus textos... Ler isso q vc escreveu me dá tanta felicidade! obrigada! bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 30 de January de 2019

Que reflexão inspiradora!
Entendi o significado desse sentimento nobre e genuíno numa sessão de coaching.
Ou você tem ou não.
Através da sua prática conseguimos entender tanta coisa, principalmente a sermos mais tolerantes e respeitosos.
Belo texto amada!
Beijocas do Cassi

    consueloblog
    Reply 30 de January de 2019

    Isso! Respeito é a base de tudo!! E tolerância faz parte! bjs c

Denise Luna
Reply 30 de January de 2019

Que texto mais profundo e perfeito para o meu momento. Mãe de filha única é fogo! Obrigada por compartilhar essas decisões e reflexões conosco.
Vou ler e reler várias vezes para ver se entra! kkk
Eu lhe admiro, viu?
Bjs

    consueloblog
    Reply 30 de January de 2019

    Também sou assim... tenho q repassar pelo menos umas 3 vezes! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 8 de February de 2019

Consu querida, a luz interior vibra luminosa - às vezes sobrecarregada pelas demandas - vem mais forte, ao dela tomarmos consciência. Feliz por você! Buscas e questionamentos têm te levado a outras searas, e dividir isso conosco expande, pela empatia e a troca nela intrínseca, renovadas camadas. Te adoro, sempre juntas, baci, Marina

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2019

    Oi Mari minha linda! vc é demais! obrigada! bjs c

adelia burghesi
Reply 6 de March de 2019

EU POSSO ESTAR ENGANADA MAS SUA FILHA E IDENTICA A UMA PROPAGANDA DE SEGUROS AQUI NOS ESTADOS UNIDOS. OU SOSIA OU TEM UMA IRMA GEMEA POIS E INCRIVELMENTE IGUAL.propaganda Discover it® Cash Back Review.

    consueloblog
    Reply 6 de March de 2019

    Deve ser a Emilia Clarke, atriz q faz Game of Thrones tmbm! Todo mundo acha muito parecida! rsss! bjs c

Jussara Duzzo
Reply 6 de May de 2019

Oi, Consuelo! Acabo de ler teu texto. Um primor de texto, de revelações e de descobertas! Foi um verdadeiro despertar ! Poderia até dizer que esse momento é um encontro promissor com as novas fases que te esperam, mas já desenvolves uma carreira de comunicadora social, comandando teu blog com o maior sucesso graças ao teu carisma, simplicidade e espontaneidade! Teu Namorido é notoriamente um Parceirão de 'amplo espectro'(tá contigo pro que der e vier...) e o fato do Ninho Estar Vazio, é, no fundo, a confirmação de mais uma qualidade positiva das Mães que fomos e/ou somos! Criamos Pessoas independentes, decididas e seguras para escolherem seus caminhos e viver suas experiências, embora aos nossos olhos e ao nosso coração isso pareça precoce! Mas Não! ´´E uma nova vida que se nos apresenta. De retomada de nós mesmos, de novos olhares e novos enfoques pra vida, de novos planos e prazeres em que a Empatia fale mais alto! Vamos precisar muito dela pra sermos felizes e aplaudir o sucesso dos nossos pimpolhos, longe física e geograficamente, mas SEMPRE EM NÓS! E como relataste como foi teu primeiro encontro com o Roberto, vou te parafrasear e dizer a mesma coisa em relação às tuas Resoluções para 2019: "ESTOU TE APLAUDINDO DE PÉ!", sua Linda! Curte muito o Namorido, e seja MUITO FELIZ! :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *