Que tal um filminho?…


12081034_876172785807371_1768680168_n

Mais uma colaboração com o grande amigo do Salotto, Cassi!  Eu AMO vários destes filmes que ele sugeriu!  Quem já viu?

Que tal um filminho? por Cassiano Lopes

Salotto do meu coração, amo assistir filmes e o fim de semana é quando posso ficar aninhado na cama com os olhos fixados na telinha, acompanhado de um belo pote de sorvete, um bowl de pipoca, uma garrafa de vinho ou uma caixa de kleenex dependendo do gênero, pois sou manteiga derretida e choro pra valer!

Me apaixonei pelos filmes por influência da minha mãe e um tio mais velho. Lembro que compramos o primeiro vídeo cassete em 1990 e alugávamos vídeo tapes ao lado de casa. Quando íamos passear na capital, o cinema era um dos “pit-spots”, junto com um fast-food delicioso de croissants. Mais tarde fui estudar por aquelas bandas e muitas vezes acompanhei meu tio ao cinema para assistir Harrison Ford, Al Pacino e Robert de Niro, seus atores favoritos.

“Peguei gosto pela coisa” e comecei a frequentar o cinema sozinho. Meu primeiro filme com uma história homoerótica foi a Lei do Desejo, do Almodóvar, com o jovem e viril Antonio Banderas.  Fiquei “de cara” com as cenas e curioso para descobrir novos títulos do gênero. Com o passar dos anos, fui me interessando mais e hoje, Thank God, há uma lista incrível de títulos com riquezas culturais, diversidades comportamentais, sob diferentes abordagens e percepções únicas de diretores e produtores de sucesso.

Dentro da categoria LGBT, há muitas produções lindíssimas que variam de comédias aos dramas (mais comuns) e listei os que me marcaram e que assisto repetidamente. Alguns sei as falas de cor e recomendo todos eles!

Priscilla A Rainha do Deserto

 As Aventuras de Priscilla – A Rainha do Deserto (1994)

Esse filme vale a pena só pela trilha sonora, pois trouxe de volta o nosso hino, I Will Survive. Duas drag queens e uma transexual atravessam o deserto australiano em um ônibus capenga para fazer um show num resort longe pra dedéu! No caminho, muita coisa acontece que mexe com a estrutura emocional dos personagens e de quem assiste. O figurino é super colorido e a interpretação do Guy Pierce, todo saradão, é imperdível! Depois de assistir esse filme, “garrei” na disco music e enlouqueci! Ainda tenho o cd e quando coloco, geralmente dia de fazer faxinão, é uma festa! Até minha mama dá umas requebradinhas no esqueleto. Sutil, mas chacoalha! hahahahaha

The Birdcage

The Birdcage – A Gaiola das Loucas

Esse é um dos meus f-a-v-o-r-i-t-o-s! Porém, a versão americana, pois a francesa (original) acho chata. Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) são um casal e donos de um clube noturno de drag queens. Quando seu filho diz que vai se casar com a filha de um senador (Gene Hackman) e que os pais da noiva querem conhecer a família, eles decidem mentir que são uma família tradicional e é aí que a diversão começa. É de rir do começo ao fim! O Hank Azaria como empregado do casal é t-u-d-o, principalmente a cena em que ele dança uma música da Gloria Estefan com peruca laranja e um micro shorts. Assisto sempre quando estou deprê e meu humor muda na hora. Quando morei nos States, visitei South Beach, cenário do filme. Que lugar era aquele! Hoje não sei como está, nem faço ideia. Mas lá nos anos 99, era mara! Cada corpitcho, cada latino, de enfartar! #chamaobombeiro

 Ma Educação

Má Educação

Gente, esse filme… Tenso! Um dos meus favoritos do Pedro Almodóvar. São várias histórias dentro do enredo principal e, dizem as más línguas, que é um filme autobiográfico, ou seja, conta uma parte da vida do diretor (infância). Não sei se é verdade ou apenas especulação. Se for, que dó! Que barra e quanta tristeza… Ignacio e Enrique são os protagonistas. Eles se conhecem e se apaixonam em um colégio interno de padres, porém suas histórias são cercadas de muitos segredos, além de abuso sexual, proibição do amor entre duas pessoas do mesmo sexo, ciúmes, prostituição e outros temas que permeiam essa realidade. A interpretação do Gael Garcia Bernal é ótima! Ele travestido, lindo! E o Paquito? Uma versão meio paraguaya do Roni Von jovem? TUDO!

O Segredo de BBMountain

O Segredo de Brokeback Mountain

Coisa mais linda essa história. E imaginar dois caubóis lindos, de calça justa, botas, chapéu, com todo aquele sex appeal, se pegando, Oh My God! Fetiche na certa! Assanhamento à parte, esse filme do Ang Lee quebrou barreiras e ganhou três Oscars, além de outras indicações. Protagonizado pelos gatos Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, o filme relata o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico do casal em um local que a homossexualidade é tratada como doença – horrível!?! Pensar que se essa história fosse verídica, não conseguiria entender como viveram tanto tempo enclausurados nessa relação “proibida”. Chorei rios e me revoltei horrores com esse longa. As emoções à flor da pele foram por causa da fragilidade, da entrega ao amor, da cumplicidade que construíram longe de todos, afugentados da realidade… A revolta senti pela surra que o Jake Gyllenhaal leva num bar, pela forma rude que uma das esposas é tratada sem entender nada e quando a verdade vem à tona. Nossa!?! Só de lembrar chego a suar. Vale à pena.

 Milk

Milk – A Voz da Igualdade

Adoro o Gus Van Sant e filmes biográficos. E a atuação do Sean Penn nesse longa como Harvey Milk, o primeiro político assumidamente gay dos Estados Unidos, é de tirar o chapéu. O Sean Penn já é de tirar o chapéu. A camisa também. A calça, é claro. Tira tudo! Hahahahaha Sortuda da Charlize Theron! A história do Harvey Milk é que ele se transformou em um dos poucos líderes políticos que lutou com unhas e dentes pela igualdade e direitos dos LGBTs em uma época que o conservadorismo americano “bombava”. A história se passa em São Francisco, na famosa Rua Castro e é um must-see, ainda mais porque tem o James Franco “Mr. Right for me Right Now” no elenco! #naughtycassi

 The Normal Heart

The Normal Heart

Esse filme do diretor americano Ryan Murphy mexeu comigo… Já assisti umas 10 vezes! É de uma profundeza que a cada cena assistida era como se recebesse um soco no estômago. O relato da luta da comunidade LGBT norte-americana pela sua sobrevivência, não apenas como grupo odiado pela família tradicional, mas principalmente como seres humanos, é horrível. Fiquei com a garganta seca, um sentimento de amargura e abandono até o fim do filme, quando mais uma vez me debulhei em lágrimas… The Normal Heart reconstrói a história dos primeiros casos da Aids nos Estados Unidos, também chamado de “câncer gay” na época, e a morte de milhares de homossexuais no país, devido à negação do governo, da população e da mídia. Mark Ruffalo tem uma interpretação marcante ao lado de Julia Roberts (meus atores favoritos). É também um filme forte, emocionante e que mexe com valores morais e éticos. Queria muito conhecer o Larry Kramer, dramaturgo norte-americano em qual o personagem do Ruffalo foi inspirado. Quem sabe um dia…

 Tudo sobre minha mãe

Tudo sobre a minha mãe

Se eu fosse contar tudo sobre a minha mãe em um filme, teria que ser uma trilogia! Porém, como mama Rose ainda não quer o estrelato, mantemos tudo em família e no conto de causos das rodas de amigos. Em contrapartida, tem esse outro trabalho incrível do Almodóvar que também acho ser um pouco autobiográfico. Meu personagem favorito é a travesti Agrado, que junto com Cecilia Roth, Penélope Cruz e Marisa Paredes, fazem desse filme um clássico moderno. Os temas abordados não fogem do imaginário do diretor: Aids, prostituição, mudança de sexo, religião, conflitos e relacionamentos. É punk também e um dos meus preferidos. Mas a Agrado rouba a cena. Só a cara dela é de morrer de rir! E os diálogos então? Minha nossa! A P. Cruz tá um pouco chatinha nesse filme, mas tem o Volver, do PA também, em que ela arrasa!

 Filadélfia

Filadélfia

Prepare o lenço para esse filme. É de se debulhar em lágrimas! Mesmo não curtindo o Tom Hanks, assisti esse filme umas 10 vezes também. O que mais me chamou atenção foi acompanhar a evolução comportamental do advogado interpretado pelo coro do Denzel Washington ao longo da história. No começo ele teve receio em aceitar o personagem do T. Hanks como seu cliente por puro preconceito. Depois, tudo muda. O amor realmente transforma. A música tema é de “se giletar” de linda. Sempre que ouço, choro também… #cassimanteigaderretida

 O Pecado da Carne

O Pecado da Carne

Esse filme israelense também é tenso, porém lindo! Ele conta a história de amor entre dois judeus, Aaron e Ezri, em Jerusalém. Aaron, judeu ortodoxo, pai de quatro filhos, é dono de um açougue. Ezri, um estudante desabrigado (lindo) de dezenove anos, visita a loja de Aaron para usar o telefone e pedir emprego. Mas a oferta é recusada até Aaron encontra-lo dormindo na sinagoga local. É aí que tudo começa. Ezri vai morar com o açougueiro gato e a relação deles vai ficando cada vez mais intima até se apaixonarem e viverem um amor proibido. É um conflito atrás do outro, com questionamentos religiosos, traição, desejos e incertezas. O desenlace final é questionador e nos deixa uma mensagem de reflexão sobre o que realmente vale à pena na vida.

 Cartaz Do comeo ao fim4.indd

Do Começo ao Fim

Fiquei na dúvida de indicar esse filme brasileiro do Aluízio Abranches, pois o enredo traz, além da homossexualidade, o incesto. Ui! Entretanto, como o próprio diretor disse em uma entrevista, sua intenção era mostrar o amor, independentemente de qualquer condição. E se você descaracterizar essa condição e prestar atenção apenas no amor que os personagens dos atores João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardozo tem um pelo outro, a ótica muda. Eles são irmãos por parte de mãe, Julia Lemmertz, e a relação dos dois, intensa desde a infância, se fortalece quando se tornam adultos e quando sua mãe morre. Só assistindo para entender; e com o coração aberto.

Poucas Cinzas

Poucas Cinzas – Salvador Dali e Garcia Lorca

Que Salvador Dalí foi um gênio da pintura surrealista todos sabem. E do seu relacionamento conturbado com Garcia Lorca? Pois é… Esse filme fala disso. A história se passa na década de 20, com um Dalí jovem e cheio de sonhos. Vanguardista e exibicionista, atrai todos os olhos da universidade onde vai estudar, sendo Garcia Lorca um deles. A relação entre os dois cresce e é notório a atração que um sente pelo outro. Mesmo assim, lutam contra tal desejo. Vários momentos de conflito são narrados no filme, sendo os mais intensos quando Gala, a musa de Dalí que se torna sua esposa, entra em cena. O controle e influência que ela exercia sobre o artista enfurecia Garcia Lorca e contribui, em minha opinião, com momentos insanos da vida de Salvador.

 

Espero que vocês curtam essas dicas de filmes. Beijocas e abraço de urso!Q

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes
December 16, 2016
Top 10 gatos gay…
November 28, 2016
Praticalidades para Sair do Armário. Só que não! por Cassiano Soares Lopes
November 14, 2016
Clinton e Trump: Duelo de Titãs na terra do Tio Sam, por Cassiano Lopes
October 20, 2016
Quem amamos e por que?…
August 22, 2016
Quem tem amigo tem tudo!
July 29, 2016
De quem NÃO é a culpa?… Falando de Orlando e LGBT
June 17, 2016
Divas!
March 04, 2016
Ser Gay no Interior
February 22, 2016

32 Comments

Andrea - Curitiba
Reply 7 de April de 2016

Wonderful post, dear! As always.....De todos , meus preferidos sao: Gaiola das Loucas com o sempre otimo Nathan Lane, alias, muuuito melhor caracterizado que R.W., talvez por ele ser gay na vida real..Adoro ele e adorei sua participacao em Sex and The City.. Brokeback Montain, foi a prmeira vez que vi o maravilhoso e tao deprimido Heath Ledger. Todas as participacoes nesse filme foram excelentes, incluindo as atrizes. Filme de uma sensibilidade impar! Tambem chorei...Filadelfia deu a Tom Hanks o seu grande step e primeiro Oscar na Academia. Suas cenas de magreza total e seus ¨dialogos¨ com os olhos ao falar o chefe sao de uma realidade atroz! A musica, sem duvida, sensacional, ¨casando¨ com o filme. Adoro! Parabens pela lista e grande aula, querido Cassi. Bjs.........

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Andy amada, que bom que gostou dessas sugestões. São filmes incríveis e o mais legal é que cada um deixa a mesma mensagem: de amor e respeito. Bjocas com saudades!

Marina Di Lullo
Reply 7 de April de 2016

Cassi, que post delicioso, cinema, pipoca e seus comentários!! A maioria dos filmes vi e adorei, são histórias fortes, engraçadas, trágicas e que, pela sua ótica, com toda sua naturalidade, verdade e fluidez, fizeram deste momento algo de novo e especial, muito obrigada querido!! Sou fã de Marisa Paredes, a história de Milk é incrível e a trilha sonora de Priscila A Rainha do Deserto é pra dançar sem parar!! E, não deixe de sugerir novos filmes, viu?
Beijocas estaladas pra você, Consu e o Salotto

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Nina, você é a nossa Diva da disco music! A Marisa Paredes é tudo! Obrigado e Bjocas!

      Marina Di Lullo
      Reply 8 de April de 2016

      Obrigada querido!! E você é nosso Divo!! Beijos

Mia Athayde
Reply 7 de April de 2016

Cassiiiii !!!!!
Que prazer é ler teu texto!!
E que ótima ideia contar dos teus filmes marcantes que, para muitos de nós, tiveram ou tem o mesmo efeito!
As tuas sinopses estão deliciosas e as escolhas, muito boas!
Assisti a quase todos mas Priscilla tem para mim, um rostinho especial pela trilha, humor, figurino e porque conheci aquele red center da Austrália e estive lá em Alice Springs onde o show acontece!
Congrats mais uma vez querido!!!!!
bjssssss

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Mia, Priscilla é um abre-alas nessa categoria. Adoro! E que máximo a sua experiência na Austrália! É um lugar que um dia quero conhecer. Os aussies são lindos! Hahahaha Bjocas!

Denise Luna
Reply 7 de April de 2016

Cassi, parabéns pelo post! Eu adoro cinema e desses filmes que você mencionou, eu gostei demais de Filadélfia. A discriminação sofrida pelo advogado retratado por Tom Hanks foi desumana, não só por desconhecimento da doença, mas por discriminação mesmo. O desempenho dos atores foi magnífico.
Bjs

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Delinda, concordo com você. Esse filme é muito bom mesmo! Eu tenho uma implicância ferrenha com o Tom Hanks, mas ele arrasou nesse filme. Bjocas!

Bruno
Reply 8 de April de 2016

Oi, gente! Todos bem?

Gostei da tua seleção, Cassiano, só não assisti um.
Gostaria de sugerir uns filmes: CUATRO LUNAS, PRAYERS FOR BOBBY e A PELE QUE HABITO. O "Prayers" eu indico para todos, para perceberem o quão estúpido e infeliz é o preconceito.
Um ótimo final de semana a todos!
Bjao

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Que bom que gostou Bruno! A Pele que Habito é massa também e os outros não conheço, porém vou assistir djá! Bom fim de semana querido!

Maria Benincasa
Reply 8 de April de 2016

Como sempre, sensacional brotherzinho! É sempre muito ver o olhar do outro sobre os filmes que assistimos e o teu, é muito especial! Assisti a muitos desses e pretendo assistir aos outros. Eu gosto muito da historia do Garcia Lorca! Passei a gostar do Dali quando conheci melhor sua obra e seus significados. Amo Almodovar! Mas nao assisti ao primeiro filme. Boa indicação.
Agora Priscila e a Gaiola das Loucas sao imperdiveis. Levantam mesmo qualquer astral. Filadelphia tb é incrivel
Muito obrigada por nos brindar com esse post. Que venham muitos outros com essa tua alma livre e elevada!
um beijo grande aqui da roça

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Lady linda! Obrigado! Eu também sempre achei dali um louco, mas depois desse filme, fui procurer mais informações sobre ele e assim como você conheci melhor a sua história. Amo Almodóvar também! Bjocas de Jaguar City!

Rosângela May de Farias
Reply 8 de April de 2016

Brokeback Mountain é um dos filmes mais lindos que eu já assisti. Começa com aquele visual lindo e amplo da montanha e vai enclausurando e 'enfeiando' o ambiente gradativamente. Dá uma dor ver aquele amor tão grande sendo tão sufocado. No final, aquela cena dele abraçando as roupas no armário é de cortar o coração, chorei muito.

Adorei todas as sugestões.

Abraços,

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 11 de April de 2016

    Obrigado Rosângela! Concordo com você quanto ao BBM. Bjocas!

Ana Laura Dimas De Freitas Rabelo
Reply 8 de April de 2016

Ei Cassi! Philadelphia é um marco, talvez o primeiro a tratar do assunto em roliúdchí! Emocionante.
Priscila é demais, já vi várias vezes e não me canso.
O Pecado da Carne me fez entender que as coisas nunca são tão simples como querem fazer com que acreditemos que seja. Um filmão.
Já o que trata do incesto, por enquanto eu passo, too much for my head, não pela relação homoafetiva, mas pelo incesto em si.
Eu esperava mais de Brokeback Mountain, e os outros ainda não vi.
Obrigada pelas dicas,

XXX

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Aninha, concordo com você! Filadéfia marcou mesmo e o Pecado da Carne é um filme e tanto. A reflexão que o filme nos faz ter é única. Quanto ao Do Começo ao Fim, entendo e respeito sua opinião. Fiquei meio "assim" no princípio. Bjocas e obrigado!

Frederica
Reply 8 de April de 2016

Adorei o post, Cassi! Não vi toda a sua lista e fiquei bem interessada no filme israelita e no que fala do caso entre Dali e Garcia Llorca. Quanto a Almodovar, não perco um! Adoro!
Beijos ao Salotto

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 8 de April de 2016

    Frederica amada, assista os dois. Você vai amar! E viva Almodóvar! Bjocas e bom fim de semana!

      Frederica
      Reply 8 de April de 2016

      Viva!! Bom fim-de-semana também, com tudo de bom! Beijos

Cissa bettinelli
Reply 8 de April de 2016

Cassi posso acrescentar na sua lista o emocionante Para Wong Foo, Obrigado Por Tudo!, um filme onde Patrick Swayze e Wesley Snipes te emocionam do inicio ao fim! da sua lista ainda digo que Priscilla é o melhor, fora que a trilha sonora é tudodibaun! abraços do interiorrr paulista rsrsrs

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 9 de April de 2016

    Cissa, esse filme é massa! "Hey now, hey now..." A trilha sonora desse filme é tudibao também! Bjocas querida!

Jovita Agra
Reply 8 de April de 2016

Olá Cassi! Saudade de você. Como sempre seu texto é incrível. Não sou gay mas amo "I Will Survive" pois era uma das músicas da minha juventude. Filadélfia me fez chorar e concordo com você sobre a atuação de Denzel Washington. A Gaiola das Loucas é de rir do começo ao fim e gosto das duas versões, Robin Williams está impagável neste filme. Beijo grande, lindo.

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 9 de April de 2016

    Jô, saudades de tu! Obrigado pelo carinho de sempre! Bjocas!

Audrey
Reply 8 de April de 2016

Cassiano!

Não deixe de assitir!!! você vai adorar! tenho certeza! já assisti mais de tantas vezes e não me canso!
Não sou gay …apenas adoro qualquer filme que aborde essa louca e maravilhosa sensação que é o amor!
Tanto faz aí o genero! amor é amor!

NORMAL - com Jessica Lange - Tom Wilkinson - O "R " no titulo é escrito ao contrário.
Ironizando o significado da própria palavra em relação a vida de cada um de nós.

A JESSICA LANGE dispensa apresentações! e o TOM WILKINSON é o personagem principal de MENTIRAS SINCERAS - se você não assistiu a este ultimo …aproveite o fds e curta! é muito bom também!
O Trailer- https://www.youtube.com/watch?v=EaKWmfar5RI

Não encontrei no Brasil.Comprei pela AMAZON USA ( 6 dólares) com legendas em Espanhol e Inglês
E…dá para assistir no seu computer !

O Trailer! _ https://www.youtube.com/watch?v=DdWur61dvqI

UM AMOR QUASE PERFEITO - Margherita Buy e Stefano Accorsi
Mais antiguinho, filme italiano sempre é bom! não pega forte como "NORMAL" mas é interessante!

Todos tem on-line!

Enjoy!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 11 de April de 2016

    Obrigado pelas sugestões Audrey! Vou procurar esses títulos. Bjocas!

Audrey
Reply 8 de April de 2016

simmm ! adorei tuas indicações ! assisti quase todos! mas sofro muito com os mais pesados…
Brokeback Mountain foi demais! lindo…que filme!

Má Educação pulei. Não iria conseguir.

Sua lista é excelente! a sinopse perfeita! A propósito...tem uma poltrona vaga para a apresentação do Oscar 2017 ! acredito que você seria "capaz de opinar" e teria assistido a todos!
beijos

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 11 de April de 2016

    Adoraria cobrir os Oscar's hahahahaha Maybe one day! Bjocas!

Marly Papa
Reply 9 de April de 2016

Querido Fratello , nos dois temos a mesma paixão o cinema , se não tenho companhia encaro gloriosa uma sessão sozinha , pra mim é uma terapia , Almodóvar , pra mim é um gênio , amo como ele conta as estórias , assisti a quase todos que vc indicou , mas Filadélfia me desmonta pq na época perdi duas pessoas queridas com Aids e vivi intensamente tudo que se passa no filme e a música é maravilhosa , ainda me falta uns que vc citou , vou atrás pra ver e depois te conto , como sempre o teu post deixa um gostinho de quero mais !!! Parabéns !!! Bjs !!!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 9 de April de 2016

    Miss Marly do meu coração, que barra deve ter sido para você perder essas pessoas... Concordo com você sobre o filme. Um beijo grande com saudades!

Maria Vilma Gomes da Silva
Reply 10 de April de 2016

FANTÁSTICO!!! Como vc é competente!!! Adorei a sua lista, amor!!! Não assisto todos, mas os que eu assisti, o fiz por várias vezes... "Gaiola das Loucas" , por exemplo, só perde em número de vezes que eu assisti, para "Toy Story" esse último, devo ter assistido umas 20 vezes - era o filme preferido da minha filha, qdo criança. Hahaha...
Um dia, de bobeira... passando em frente a um cinema, q na época era de rua: não reparei qual filme... entrei... sentei; assisti Gaiola das Loucas... 1, 2, 3 vezes... Entrei no cinema de tarde, só saí à noite... Poucas vezes ri tanto na minha vida... Estou rindo muito agora, só em pensar... Um filme mágico, que fala de questões sérias com humor de forma leve...
Bem, não vou falar dos outros... porque me estendi muito...
Beijos, meu lindo! Amo vc!!!❤ Amo vc tamb, Consuelo❤❤❤

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 11 de April de 2016

    Que tudo Mavi! Gaiola das Loucas é massa mesmo! Amo você também! Bisou!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *