Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes


Nosso colaborador, Cassiano Soares Lopes, já viveu em Amsterdã.  Este ano ele voltou e nos conta os seus spots de insider!  Inclusive a cena gay! 

amsterdã

I amsterdam em frente ao Rijksmuseum

Expressei em outro post a paixão que tenho pela Holanda, onde morei em 2003 e passei férias em 2016. A capital Amsterdã, destino gay friendly famoso na Europa, foi considerada a capital gay no século XX. A liberdade e respeito à diversidade LGBT, o mix cultural, os canais e arquitetura, as luzes, a ferveção da noite com variedade de bares, cafés, boates, restaurantes e coffee shops (para quem curte um fuminho) atraem milhares de turistas. É a oitava vez que visito o país, pois uma das minhas melhores amigas vive lá, assim como outros grandes amigos. Adoro reencontra-los em Petit-comités que são espetaculares.

Selfie em um dos vários canais da cidade

Concordo com a Danuza Leão quando diz em seu livro É tudo tão simples que a experiência de visitar suas cidades preferidas mais de uma vez em diferentes fases da vida é ótima. O motivo? Você se sente em casa e as novidades tornam o retorno super válido. Esses 20 dias em Amsterdã valeram muito e pedi permissão à Consuelo para dividir com vocês algumas dicas desse lugar encantador.

Um pouquinho de história

Para quem não conhece, a Holanda é uma nação localizada na Europa ocidental, que faz fronteira com a Bélgica (sul) e Alemanha (leste). A capital é Amsterdã e a sede do governo, em Haia. É conhecida por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijos, pintores célebres, bicicletas, valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social e política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. Rica em qualidade de vida possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo. A moeda é o euro e o idioma oficial o holandês, mas quase todos falam inglês. O monarca é o chefe de Estado e o cargo é ocupado pelo rei WillemAlexander Claus George Ferdinand.

As princesas Alexia, Ariane e Catharina-Amalia, o rei Willem-Alexander e a rainha Maxima que é lindíssima!

Quando viajar

Sugiro as épocas de abril/maio e setembro/outubro – baixa temporada com clima agradável e preço acessível de passagens. O clima é delicioso ao fim de julho/começo de agosto (verão), calor que pede roupas confortáveis, gente na rua e ferveção garantida com dias longos – o sol pode ir embora tranquilamente depois das 21h. Viajo geralmente entre julho e setembro, período das minhas férias. Opto pelo voo direto da KLM (Guarulhos x Schipol) com aproximadamente 11h30 de duração (há itinerários para todos os gostos e bolsos).

Chegay! Minha amiga-irmã Luciana e seu namorado Timo estavam me esperando (olha a cara de lua cheia!)

Onde ficar

Geralmente fico hospedo em casa de amigos, mas a cidade oferece opções de hotéis, hostels, bed & breakfast, apartamentos e casas-barco para alugar. Gosto da região do Bloemen Market (Mercado das Flores), Jordan, 9 Straatjes e Vondel Park.

Eu entre minhas bffs Carolina (host nº 1) e Djanira

Pausa para um descanso com minha bff Anna John e host nº 2

Getting around

Alugar bicicletas é uma boa para quem gosta de pedalar. Entretanto, aconselho andar a pé, se perder pelas ruelas e descobrir restaurantes, lojas, arquitetura e muita história. Os trams (bondes elétricos) estão por toda a cidade, assim como ônibus, taxis e tuc-tucs. Assim que desembarcar no aeroporto, sugiro comprar um cartão de transporte (recarregável a medida que os créditos sejam usados). Custa em média 20 euros e pode ser usado em ônibus, trens e trams (algumas viagens de trem precisam de um ticket especial). Uma mão na roda para quem decidir turistar pelo país, pois além da praticidade, é econômico. O ponto de entrada e partida na capital é a Centraal Station (também ponto de encontro). Os mapas de identificação são autoexplicativos e se precisar de ajuda basta ir a um dos guichês de informação. A estação é linda e conta com lojas de conveniência, floricultura, cafés e quiosques take away. É um frenesi!

Fietsparkeren = estacionamento de bicicletas

Centraal Station

Datas animadas

Recomendo 02 grandes eventos, King’s Day e Gay Pride. No King’s Day (Dia do Rei), 27 de abril, os holandeses se vestem com a cor laranja e celebram a família real. Certamente, é uma das maiores festas de rua do país em que a comemoração, regada à comida, bebida e música, une tribos e gerações. Os canais lotam com barcos que vão e vem, no mesmo ritmo do mar de gente em terra firme. O Gay Pride (Orgulho Gay) acontece nos últimos/primeiros dias de julho/agosto, com direito a desfile de barcos no canal Prinsengracht durante o dia e party time à noite. Todo ano o tema é diferente e ligado a alguma questão LGBT.

Dia do Rei é dia de vestir laranja

Colorido dos barcos no Gay Pride

Cultura & Lazer (passeios e museus)

Listei a seguir quais passeios acho legal serem feitos, porém, no site www.iamsterdam.com há diversos destinos.

Canal Cruising – passeio de barco pelos canais da cidade. Recomendo passeios noturnos com jantar e drinks inclusos. É lindo e romântico. Mas de dia também é massa alugar um barco com piloto ou ter algum amigo com autorização para pilotar + bebida + petiscos e se aventurar pela tarde.

Barcos “estacionados” em um dos inúmeros canais

Caminhar sem pressa – escolha um ponto de partida qualquer e explore a vizinhança com um mapa na mão (ou não). Qualquer bairro é maravilhoso e reserva surpresas inesquecíveis. Se perdeu? Pega um tram ou ônibus e volta até o ponto de partida – Centraal Station – ou um ponto central de referência – Dam Square, Bloemen Market (Mercado das Flores), Leidseplein ou Rembrandtplein. A partir desses pontos você se acha!

A luz é linda tanto de dia quanto à noite

Rijskmuseum – museu completo com uma coleção imensa que requer pelo mínimo 02 horas de passeio. Os famosos quadros The Nightwatch (Rembrandt) e De Melkmeid – A Leiteira (Vermeer) estão expostos lá – Museumstraat 1 +31 900 0745 www.rijksmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Rijksmuseum

Moco Museum – é menor e oferece ao público exibições de arte moderna e contemporânea, como a exposição do artista de rua britânico Bansky – Honthorststraat 20 +31 20 370 1997 www.mocomuseum.com Tram nº 5, parada Museumplein.

Exposição do Banski no Moco

Estava tendo uma exposição do Warhol também – Liz Taylor by Andy Warhol

Van Gogh Museum – é bárbaro e tem o maior acervo do mundo das obras do pintor. A fila é imensa e recomendo comprar o ticket on-line, a não ser que queira esperar e fazer amigos enquanto espera (faço isso) – Museumplein 6 +31 20 570 5200 www.vangoghmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

A arquitetura do museu é linda

Stedelijk Museum – também contempla a arte e design modernos e contemporâneos e conta com um restaurante delicioso – Museumplein 10 +31 20 573 2911 www.stedelijk.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Casa da Anne Frank – a história de vida dessa menina é triste e inspiradora. É emocionante visitar a casa em que ela ficou escondida durante a perseguição dos alemães aos judeus na segunda guerra mundial. O ambiente gera sensações e nos transporta àquela época terrível. Prepare-se para fortes emoções se tiver um coração derretido como o meu – Prinsengracht 263 – 267 www.annefrank.org pertinho da Centraal Station, atrás do Shopping Magna Plaza.

A linda Anne Frank

Rembrandthuis – a casa onde morou Rembrandt virou museu. A técnica que ele usou para obter as cores de suas obras é mostrada ao público por estudantes de arte (bem interessante) – Jodenbreestraat 4 www.rembrandthuis.nl Trams nº 9 e 14, parada Waterlooplein.

Rembrandthuis – Casa de Rembrandt

Vondelpark – maior parque central de Amsterdã localizado próximo ao Rijksmuseum e Van Gogh Museum. Tram nº 5, parada Museumplein ou um ponto antes que não me lembro. Fica próximo ao Holland Casino para quem quiser fazer uma fezinha.

Red Light District – saindo da Centraal Station, o Bairro da Luz Vermelha fica localizado ao lado esquerdo. Não preciso nem dar detalhes do que podem encontrar por ali, pois o próprio nome já diz tudo (morei nesse bairro em cima de uma vitrine alugada por uma prostituta transexual,  foi o meu primeiro contato real com a diversidade).

Eu e Lucy em frente do nosso apê. Moramos no último andar e as vitrines eram nos 1º e 2º andares, além do subsolo. Estava para alugar rsrsrsrs

Leidseplein & Rembrandtplein – duas áreas repletas de bares, cafés e restaurantes. Um do lado do outro e opções variadíssimas! Bar hopping is a must (ir de bar em bar é obrigatório) Trams nº 1, 4, 5 e 14, saindo da Centraal Station, param lá.

Outras Cidades – cidades lindas que também sugiro conhecer – Harleem, Alkmaar, Nijmegen, Maastricht, Roterdã, Delft, Haia e Volendam.

Catedral lindíssima em Harleem

Gay life

Há muitas áreas gays em Amsterdã, geralmente próximas umas das outras. A rua mais famosa tem um nome quase impronunciável – Reguliersdwarsstraat – e é o ponto de encontro. Ali estão 02 bares que adoro: o Soho – www.soho-amsterdam.com – e o Taboo – www.taboobar.nl Ambos oferecem double drinks em dias específicos da semana. Dois bons restaurantes italianos ficam lá também: Saturnino – www.saturnino.nl – e Campo de Fiori – www.campodefiori.nl Pertinho está a tradicional rua Amstel com bares gays tradicionais como o Amstel 54 onde drag queens se apresentam para uma clientela mais madura. Há também a Warmoesstraat, onde estão os bares gays na linha leather e s&m.

Spaghetti com frutos do mar do Saturnino

A Reguliersdwardstraat, mais conhecida como Rua Gay

O fervo no Amstel 54

Bares, Cafés & Restaurantes

Adoro um fervo e lugar para isso é o que não falta. Os holandeses são animados e gostam de uma festcheenha. Logo após o desembarque, deixo as malas em casa, tomo um belo banho, troco o modelito e me jogo na ferveção!

Bar do The Dylan Hotel – hotel boutique maravilhoso, com um bar mais maravilhoso. O menu é um mix de requinte e simplicidade, com pratos deliciosos. Adoro os frutos do mar. Preço salgado, mas vale à pena porque tem um público bem descolado – Keizersgracht 384 +31 20 530 2010 www.thedylanamsterdam.com

Café Luxembourg – me apaixonei por esse café. A comida é divina e o preço mais ainda! Cardápio muito bom e, se não me engano, tudo é feito por eles. A decoração com chão de madeira, móveis escuros e meia luz é sedutora – Spui 24 +31 20 620 6264

Nosso brunch delicioso – croque madame, croque monsieur e croquete

The Seafoodbar – o melhor restaurante de frutos do mar que já conheci! Eles tem um combo de lamber os dedos. O décor é tudo e o preço razoável. Dá para pedir vários pratos e dividir com um grupo de amigos. Melhor reservar on line – Spui 5 – www.theseafoodbar.com

Ambiente moderno e clean

Um dos combos do restô

Cannibale Royale – nessa viagem conheci esse delicioso restaurante especializado em hambúrguer. Pensem num super burguer com batata e um cardápio de cervejas especiais… A decoração é original e o staff, jovem e descolado. Há 03 endereços na cidade e o site é incrível www.cannibaleroyale.nl

Combo perfeito depois de uma balada – burguer, fritas e cerveja!

Café do Bijenkorf – o último andar da loja de departamentos De Bijenkorf tem espaço gourmet com diferentes cardápios preparados na hora pelos chefs. Minhas opções são os sanduíches de atum, saladas agridoces e peixes. Você pega uma bandeja e escolhe sua comida. Ao final, antes do caixa, tem as bebidas. Ótimo custo benefício – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl

Almocinho to go com uma saladinha de grão-de-bico, tomate e manjericão + sanduba de atum

Ponte Arcari – conheci o Ponte Arcari esse ano também. Pequeno no espaço (umas 10 mesas apenas), porém grandioso no cardápio! Jantamos em seis pessoas. Com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas, saiu em média 35 euros por pessoa. E o tiramissu de lá é diferente da receita original. Muito melhor e sem café! Os garçons são simpáticos e engraçados. Demos sorte de ter mesa vaga, pois geralmente é busy e precisa de reserva – Herengracht 534 +31 20 625 0853

The gang a caminho do jantar

Entradinhas

Tiramisu sem café!

Todo mundo feliz e de barriga cheia!

Van Rijn – esse mix de kitchen & bar é um dos meus lugares favoritos. O vinho é maravilhoso e eles tem porções de aperitivos deliciosos, como o bitterballen, croquete holandês, servido com mostarda. O décor é moderno e depois das 21h tem DJ aos fins de semana – Rembrandtplein 17 +31 20 450 0555 www.vanrijnamsterdam.nl

General view

Vinho branco e bitterballen

De Hallen – esse espaço onde os trams eram consertados antigamente foi reformado e se transformou em um centro de cultura, gastronomia, arte, moda e música. A proposta é moderna e elegante, porém sem ostentação – Hannie Dankbaarpassage 47 +31 20 705 8164 www.dehallen-amsterdam.nl

O prédio é lindo e foi mantido a arquitetura externa original

#catalert para o chef no quiosque de paninis

Shopping & Fashion

Já fui louco por compras e melhorei graças à Deus! Nas viagens rezava para não pagar excesso de bagagem. Uma vez tive que abrir a mala e começar a tirar coisas na frente de todo mundo. Prometi que nunca mais passaria por essa vergonha… Hoje, não deixo de comprar o que eu gosto, porém estou mais comedido. Sugestões de shopping:

De 9 Straatjes – são nove ruas que tem lojas, restaurantes, galerias de arte, beauty salon e vintage shops. Tudo é especial, desde a forma de apresentação das vitrines até a embalagem dos produtos. Os restaurantes são contemporâneos com cardápios orgânicos e de fusion food. É uma aventura se perder por lá e encontrar tesouros como a loja de acessórios masculinos De 9 Heren – www.de9straatjes.nl

Uma das 9 straatjes

Kalverstraat – a rua das compras com lojas e fast food shops dos dois lados. Começa próximo ao Victoria Hotel e vai até o Bloemen Market (Mercado das Flores). Urban Outfiters, H&M, Zara, Mango, Pull & Bear, TopShop, River Island, Diesel, Esprit, Lush, Puma, Nike, Pepe Jeans London e Mac tem lojas lá. A holandesa WE é mara e as peças são de ótima qualidade, como seus tricôs e jeans – www.kalverstraat.amsterdam.nl

De Bijenkorf – loja de departamento com top brands na mesma linha da Harrods, Galeries Lafayette e Barneys New York. Tem de tudo. Gosto da área dos cosméticos com amostras e as lindas mulheres do exército da beleza – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl

PC Hooftstraat – a Pieter Cornelisz Hooftstraat é a Rodeo Drive de Amsterdã, ou seja, a rua de compras dos endinheirados. Fica próximo ao Museumplein – www.pchooftstraat.nl Tram nº 5, parada Museumplein.

Laundry Industry – essa loja eu amo e passo por lá pelo menos umas 3 vezes quando estou em Amsterdã. Sempre acho que preciso de algum item. É um estilo minimalista, cores neutras e cortes retos. Preço salgado, mas as peças são de ótima qualidade – Sint Luciënsteeg 18 +31 20 362 1832 – www.laudryindustry.com

Dam Square

Flores em todos os lados

Yellow Bike

Tive sorte em ver a exposição sobre os 90 anos da Marilyn Monroe

The iconic dress

Admirando…

We are family – Laurindo, Dja, Elzou, Anna e Cassi

Laurindo Love – Laurindo Andrea é meu amigo particular, ótimo designer de acessórios (bolsas, chaveiros, porta cartão, clutches e afins) e vive em Amsterdã. Começou com roupas até descobrir a sua paixão pelo couro, matéria-prima mais usada na produção de suas criações feitas à mão e que podem ser personalizadas pelo cliente. Depois de trabalhar com moda em Curaçao, Suíça e Paris, decidiu focar na produção de bolsas em Amsterdã, cujo processo leva entre 1 e 2 dias. O início foi quando olhou para uma poltrona em seu apartamento e desmembrou-a para usar os pedaços do couro marrom na criação de uma linda tote, hit da sua coleção disponível em seu perfil no Facebook – Laurindo Love (o site ainda não está pronto e ele também usa material reciclado). Fiquei feliz da vida quando fui presenteado por ele com uma pouche e mais ainda quando soube que e Oprah Winfrey também tem uma!

Laurindo, Anna e eu #beautifulpeoplewithbeautifulheart

Laurindo Love Bags

The last day… Cassi, Lucy, Dja e Isabel

Em Amsterdã tem muita coisa para fazer. Na casa dos quase 1 milhão de habitantes, 600.000 bicicletas, 170 canais, a cidade é maravilhosa e quem a visita nunca mais deixa de voltar (meu caso). Mais informações em www.iamsterdam.com e espero que tenham gostado!

Kusjes & tot volgende keer – Beijocas e até a próxima!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Top 10 gatos gay…
November 28, 2016
Praticalidades para Sair do Armário. Só que não! por Cassiano Soares Lopes
November 14, 2016
Clinton e Trump: Duelo de Titãs na terra do Tio Sam, por Cassiano Lopes
October 20, 2016
Quem amamos e por que?…
August 22, 2016
Quem tem amigo tem tudo!
July 29, 2016
De quem NÃO é a culpa?… Falando de Orlando e LGBT
June 17, 2016
Que tal um filminho?…
April 07, 2016
Divas!
March 04, 2016
Ser Gay no Interior
February 22, 2016

34 Comments

Katia
Reply 16 de December de 2016

Post maravilhoso, ótimas dicas 💞. Obrigada Cassiano e Consuelo por compartilhar 🎄🎄

    Cassiano
    Reply 17 de December de 2016

    Obrigado Kátia! Bjocas! Cassi

Jovita Agra
Reply 16 de December de 2016

Cassi meu lindo, que prazer ler este seu post. Já visitei Amsterdam três vezes e voltaria lá sempre que pudesse porque sou apaixonada por aquela cidade. Também conheci Delft, Volendam e Roterdam, são legais mas nenhuma delas se compara ao charme de Amsterdam. É tão bom ver esta cidade pelos seus olhos, adorei suas dicas. Beijo com carinho.

    Cassiano
    Reply 17 de December de 2016

    Que bom que gostou Jovi! É uma cidade maravilha mesmo. Bjocas amada! Cassi

Marina
Reply 16 de December de 2016

Olá Cassiano, gostei muito da sua Amsterdão, é uma linda e tranquila cidade. Concordo quando diz como é bom voltar a uma cidade que conhecemos bem, em diferentes fases da vida. E acho ainda que cada pessoa tem uma versão muito própria da mesma cidade. Cada um tem um olhar diferente e depende da lente que queremos pôr.
Conheci Amsterdam em 2011 e confesso que também me emocionei na casa de Anne Frank, dá para sentir o medo e o terror causado pela guerra. Era apenas uma menina, mas deixou um testemunho de coragem.
Obrigada pela partilha! Boas festas :)!

    Cassiano
    Reply 17 de December de 2016

    Amsterdam é tudo mesmo! Morro de amores por ela. Bjocas! Cassi

Denise Luna
Reply 16 de December de 2016

Cassi, adorei as dicas. Estive na Holanda no King´s day e é muito animado, aliás, como essa família real é linda e querida, não é mesmo?
Fiquei hospedada em Wasenaar pertinho de Rotterdam onde também tem coisas interessantíssimas para se ver. As cidadezinhas são todas tão charmosas e o povo é tão alegre e ativo.
Acho que a única coisa que a gente tem que se preocupar, são as bicicletas! Se bobearmos, podemos ser atropelados! kkk
Bjs

    Cassiano
    Reply 17 de December de 2016

    Denise, eles buzinam hahahaha Bjocas! Cassi

Mia Athayde
Reply 17 de December de 2016

Cassiiii!!!!
Que delícia rever Amsterdã pelos teus olhos !
Essa cidade é bárbara mesmo!
Já estive por lá com marido e uma vez, só com uma das minhas filhas .... foi divertidíssimo!!!
Jordaan é uma área muito especial para mim com um feira incrível, o Nordeenmarkt nos fins de semana e várias lojas e antiquários super descoladas!
Puxa... deu vontade de volta !
Adorei seu post e ver vc lindoooooo e feliz por lá!
By the way, vc fala dutch?
Eta língua difícillllllll !!!!
bjssssss

    Mia Athayde
    Reply 17 de December de 2016

    Upsssss !!!
    AmsterdÃO ou Amsterdam , loja e antiquários super descoladOs , votar de voltaR !!!!!
    Desculpe os erros !!!
    :))

    Cassiano
    Reply 17 de December de 2016

    Amada Mia, obrigado! É uma cidade maravilhosa mesmo. A região do Jordaan é incrível! Adoro também. Sempre que puder vou voltar para lá. Me identifico com esse lugar. Bjocas! Cassi

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 17 de December de 2016

Delícia de post, Cassi! AMEI!
Vontade de ir agora!

XOXOXO,

AL

    Cassiano
    Reply 18 de December de 2016

    Let's pack and go Sweet AL!!!

Carol Martins
Reply 17 de December de 2016

É um prazer imenso receber nosso delicioso Cassi , antes dele chegar é uma expectativa enorme , e quando ele vai embora é uma saudade imensa , ik hou van jou mijn lieve Cassi , je bent altijd welkom ❤️

    Cassiano
    Reply 20 de December de 2016

    Carol amada, que delícia te ver por aqui! Obrigado pelo carinho, hospedagem e por tudo mais! Ik hou van jullie ook!

Maria Araci d'Avila
Reply 17 de December de 2016

Cassi: como disse a Mia, me deu vontade de voltar!!! Já estivemos duas vezes na Holanda e na última a Carolina, nossa filha, estava morando em Haia. Passou dois anos lá estudando tipografia. Fomos a uma praia, que agora não lembro o nome, mas parecia que estavamos em um filme antigo. E Amsterdam eu adoro!!!! Obrigada por trazer tão ótimas lembranças! Vou rever meus diários de viagem e depois te conto o nome da tal praia!!!!!

    Cassiano
    Reply 20 de December de 2016

    Maria Araci fico feliz que gostou e a praia pode ser Zandvoort! Bjocas!

Maria Vilma
Reply 18 de December de 2016

Fantástico como sempre! Desta vez, Cassianei e igualmente CassiAMEI!!!
Obrigada por compartilhar, Cassiamado!
Muitos beijos !!!
MaVi

    Cassiano
    Reply 18 de December de 2016

    Obrigado MaVi! Muitos beijinhos para você também!

Carmen Nogueira
Reply 18 de December de 2016

Cassi deu vontade de incluir esta cidade na próxima viagem e tudo mais que estiver ali perto . Boas dicas!
Obrigada
Bjo

    Cassiano
    Reply 18 de December de 2016

    Carmen, vale muito à pena! A cidade é tudo, e o país lindo demais! Bjocas!

Andrea - Curitiba
Reply 18 de December de 2016

Lindas fotos, Cassi! Teus amigos sao muito simpaticos! Estive na Holanda apenas uma vez, em 1989. Soh choveu e nao vi uma tulipa, hahaha...mas trouxe o meu tamanco! haha...Bjsss

    Cassiano
    Reply 18 de December de 2016

    Obrigado Andy! Tem que ir no verão para ver os campos de flores. É uma obra de arte literalmente! Bjocas!

      Cassiano
      Reply 19 de December de 2016

      Primavera! Primavera! hahahahahaha

Adrianne
Reply 19 de December de 2016

Cassi, lindo e querido, amo ver o mundo pelos seus olhos.
Dessa vez não seria diferente, a postagem ficou absurdamente SHOWWWWW!!!!!!!!!!!

    Cassiano
    Reply 20 de December de 2016

    Dri, mon amour! Que saudades de tu! Obrigado e sabes bem o quanto amo esse lugar... Bjocas lindeza!

Andreia Mota
Reply 20 de December de 2016

Promete que volta lá comigo?
Vamos fazer tremer aquele lugar!! Risos, beijos maninho querido!

    Adrianne
    Reply 20 de December de 2016

    Ei, prometam que eu irei junto...

      Cassiano
      Reply 21 de December de 2016

      Prometido de peito cruzado! Bisou!

    Cassiano
    Reply 21 de December de 2016

    Prometo mana! Vamos ferver e sacudir as águas dos canais! Será uma experiência incrível! Bjocas com saudades!

Ana Paula
Reply 21 de December de 2016

Eu amei Amsterdam. Fiquei preocupada nos primeiros 15 minutos, depois cai de amores e nunca mais me esqueci. Cidade linda, cheia de encantos, de pessoas mega simpáticas e disponíveis a te ajudar em tudo. Fiz toda a cidade a pé e amei cada canto. Eu e meu mapa andamos muito por lá. Volto assim que tiver uma outra oportunidade. Vale cada minuto! Recomendo de olhos fechados.

    Cassiano
    Reply 24 de December de 2016

    Que tudo Ana Paula! É uma cidade para se derreter de amores mesmo. Bjocas!

Ritinha Medina
Reply 21 de December de 2016

Depois dessas dicas
M A R A V I L H O S AS...
Fico me perguntando: quéqeutôfazendoaqui??????
AMEIAMEIAMEI!!!!
Bjkas, meu querido

    Cassiano
    Reply 24 de December de 2016

    Ritoka, eu também hahahaha Bjocas amada!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *