De quem NÃO é a culpa?… Falando de Orlando e LGBT


all-we-need-is-love-on-hand-660x345[1]

Pedi a permissão ao Cassiano que escreve a coluna “Ser Gay”neste seu espaço hoje, para expor algumas das minhas idéias sobre o massacre de Orlando .  Abaixo vocês encontrarão também o seu ponto de vista e a coluna muito bacana que recebi poucas horas após o acontecido.  Cassi responde várias dúvidas sobre ser LGBT.  Vejam quantos dos seus pontos tem a ver com as minhas conclusões abaixo.  Achei que um texto completaria o outro de alguma forma, pois acredito que através do conhecimento tudo faz mais sentido.

Gostaria muito de saber se vocês  concordam e os seus pontos de vista nos comentários.

…..

Quando li pela primeira vez a notícia, fiquei triste.  Mas honestamente não dei a atenção devida.  Aos poucos comecei a entender o quanto este massacre fosse simbólico da divisão que está dilacerando o mundo (inclusive o nosso país).  Comecei a devorar todos os artigos com diferentes pontos de vista nos jornais.  E tirei as minhas conclusões…

Ao meu ver a “culpa” de tal aberração não é do NRA (National Rifle Association dos EUA que com seu lobby não permite a mudança das leis americanas quanto ao porte de armas), ou do Islamismo, ou de um grupo de pessoas que escolhe mostrar a sua  orientação sexual abertamente (como deve ser).  A causa por trás de todo este ódio está no “nós contra eles”.  Quem quer que sejam.  No se sentir não integrado, mais pobre, mais fraco, não representado, não entendido.   É o momento quando um grupo se sente aflito pelo outro ao ponto de reagir.  Mas o que em um mundo ideal seria uma disputa inteligente e pacífica de idéias, hoje se tornou uma reação pública e violenta que em segundos está por todos os lados do mundo graças à internet.

lobo em pele de cordeiro

Com isso, como na fábula onde o lobo com a pele de carneiro, grupos, governos, fanáticos, machistas e lobistas vestem a pele de carneiro para proclamar os seus interesses como aquele que traz o bem para todos.  Cobrindo assim seus próprios interesses egoístas gerando uma política de divisão e não união (e Trump é só um destes).  Esta última, a união, sendo um elemento imprescindível não somente para uma sociedade sadia, como também para superar o luto não só da dor de perder pessoas inocentes, como também pela perda da liberdade do nosso estilo de vida!

A diferença econômica, a não integração, a elevação ao heroísmo do machismo são só alguns dos elementos perigosos que geram estes atos de horror.  Fraquezas exploradas por interesses como o do NRA, de Trump e da ISIS (Estado Islâmico) que entende como a insegurança é campo fértil para semear suas idéias narcisistas, brutas e divisórias.  Um marketing do mal e do ódio.

O atacante (não quero dignificar-lo mencionando seu nome) por si só, não é um representante oficial da ISIS.  Ele se inspirou na ideologia que o ajudava a aliviar o seu mal-estar, e que com a ajuda das leis folgadas quanto a porte de armas nos EUA permitiu um ato tão gigantesco.   Ele virou um herói para si mesmo, e tantos montaram na garupa.  Este é um marketing pérfido e perigoso, e precisamos estar cientes para nos defendermos dele.

Mas como?  Por enquanto, a única arma que eu conheço para essa defesa é o voto.

…..

E aqui vai o depoimento de Cassiano sobre Orlando e a seguir a sua coluna.

Triste demais o ataque em Orlando. Fiquei chocado e acompanhei as notícias pela TV e mídias sociais o tempo todo. Como é possível uma única pessoa causar tanta dor? E por que tanto ódio? Li na internet que o assassino era infeliz e vivia uma vida dupla. Insatisfeito com sua realidade porque não “assumia a sua verdade”. Não existe justificativa para tal atrocidade, mas o ser humano é capaz de qualquer coisa, tanto para o bem quanto para mal. Esse infeliz fez a escolha errada. Concordo com a Consuelo quando falou em seu snapchat que esse acontecido foi também um ataque ao nosso estilo de vida; uma certa condenação ao direito de ir e vir, de fazer as próprias escolhas, de ter livre arbítrio. Estamos sendo condenados? Que culpa temos em sermos livres? Não entendo, juro!?! Só sei que o mundo será livre do ódio e preconceito quando acreditarmos no amor e respeitarmos de uma vez por todas a diversidade em que vivemos. O amor é a solução. Menos ódio. Mais amor e respeito.  

Obrigada por me escutar.  Agora vamos à coluna…

As perguntas mais frequentes sobre os LGBTs

No último encontrinho do Salotto em São Paulo, revi amigos queridos, conheci pessoas novas, ri à beça e me diverti muito! Como sempre, tudo massa! Num papo “pit-stop” com a nossa favorite blogger ever, Miss Blocker, recebi dicas bacanas para a coluna “ser gay”. Foi uma injeção de ideias, um brainstorming colorido que me trouxe ao texto desse post. Um pouco mais sério, porém importante.

Sabemos que a homossexualidade existe há milênios e penso que a sociedade nessa época era muito mais tolerante e receptiva. Bem diferente de hoje, onde vivemos em constantes questionamentos e julgamentos. Questionamos e julgamos o tempo todo. As dúvidas e incertezas são válidas para o crescimento sim, mas os julgamentos não ajudam em nada; só atrapalham… E como não há como escapar desse mal, temos que conviver com ele. Ó céus!

Como já falei em um post anterior, surgem então questões sobre os LGBTs, o preconceito, estigmas e/ou estereótipos, percepções equivocadas, os “achismos” sobre a classe, interpretações isoladas/erradas que fazem com que o preconceito aumente, as pessoas desinformadas que não sabem o que estão falando e acabam influenciando outros da forma que não deve ser feito.

Dia desses, jantando com amigos, depois de bons drinks e do prato m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o que eu fiz (daube provençal com puré de batatas e legumes salteados), engatamos uma conversa sobre a vida: desejos, sonhos, experiências e o que aprendemos até então. No calor da “falação” perguntei: “Vocês convivem comigo há séculos e quase nunca me perguntam sobre o meio gay. Por que? O que vocês sabem? Quais são as suas dúvidas e curiosidades?” Todos me olharam surpresos. Um silêncio tomou conta da sala por alguns segundos e foi quebrado por uma avalanche de perguntas que soterrou o meu ouvido! Ui ui ui! Foi um papo gostoso que resultou na lista de perguntas a seguir (inspirada no Consuelo Responde) sobre o meio LGBT que divido com vocês. Fiz também uma tradução livre de uma ótima compilação do site www.advocatesforyouth.org que juntei a essas FAQs.

lgbtlife[1]

 

O que significa LGBT? Essa sigla quer dizer Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, ou seja, os indivíduos da nossa sociedade classificados como homossexuais. Quando nos referimos aos LGBTs, nos referimos a todas essas pessoas.

support lgbt

Quando você sabe que é gay? Pergunta difícil de responder, pois cada caso é um caso. Uma pessoa pode ter esse click em qualquer momento da vida. Outros podem crescer sabendo ou entender a sua identidade e orientação sexual na vida adulta. A pessoa simplesmente descobre e o mais importante é ser a sua verdade. Comigo aconteceu na adolescência.

keep calm lgbt

Ser gay é normal? Hello!?! Claro que sim! Apesar de muitos acharem que não, ser gay é normal sim senhor! Estudos comprovam que a orientação sexual não tem ligação com estabilidade emocional e mental.

Qual é a causa da homofobia? Para mim, é a falta de respeito pela diferença, de conhecimento/informação da causa e de amor ao próximo. Sempre considerei essa tríade a base para qualquer relacionamento. Sem eles o ser humano se torna estúpido/irracional e é capaz de espalhar sentimentos negativos causadores de muita tristeza. (Não queria tocar no assunto, mas um exemplo é a recente tragédia em Orlando, onde um homem matou 50 pessoas e deixou mais de 53 feridos, em uma boate gay. Foi um terror acompanhar pela mídia a dor das vítimas e de amigos/familiares em busca de notícias sobre seus filhos, irmãos… Eu chorei junto com Christine Leinonen, uma mãe desesperada que buscava informações sobre seu filho, Christopher, que mais tarde foi identificado como uma das vítimas fatais desse atentado. Ele estava na boate Pulse junto com o seu namorado. Ela, depois de saber sobre o filho, fez uma declaração emocionada: “Por favor, vamos viver em paz. Estamos nesse planeta por um tempo tão curto. Vamos tentar nos livrar do ódio e da violência…”)

equality

Como é o mercado de trabalho para os LGBTs? Assim como os heterossexuais, os LGBTs tem qualificações para qualquer campo de trabalho, uma vez que a orientação sexual não tem nada a ver com habilidades, talento e desempenho. Entretanto, existe sim um certo estereótipo, principalmente com os homens gays, que eles só podem ser maquiadores, estilistas, dançarinos, cabelereiros e afins. O que é um grande equívoco! Eu, por exemplo, sou relações públicas de formação, atualmente trabalho como analista de comunicação interna em uma fábrica de papel (95% macho man!) E sou também instrutor de inglês. E gay! Já trabalhei em outras empresas, escolas, países, e em minha trajetória profissional nunca fui desqualificado pela minha orientação sexual. Infelizmente, é verdade que o preconceito dificulta o desenvolvimento/crescimento de muitos profissionais gays e isso só vai acabar quando as pessoas mudarem a sua forma de pensar e agir em relação às diferenças.

Como é relacionamento entre dois homens ou duas mulheres? Como qualquer outro entre duas pessoas que se amam. Com amor, desejo, cumplicidade, respeito, ciúmes, tolerância, vontade de voar no pescoço de vez em quando, irritação, carinho e tantos outros sentimentos.

Todo gay é efeminado e toda lésbica é masculinizada? Não! Existem sim gays e lésbicas que tem seus lados feminino e masculino mais aflorados. Porém, não é uma regra. Sem contar que existem muitos homens efeminados e mulheres masculinas que são heterossexuais!

Por que as pessoas devem saber mais sobre os LBGTs? Para combater o preconceito e a homofobia que são o resultado da ignorância sobre assuntos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. E educação/informação sobre as questões LGBTs podem ajudar a combater o medo e a discriminação, possibilitando aos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, serem autênticos e viverem livres e felizes em uma sociedade humana e tolerante.

lgbt[1]

Preferência sexual e orientação sexual é a mesma coisa? Não! São coisas distintas. Orientação sexual não é escolha. Preferência, sim. Orientação sexual = gay. Preferência sexual = segredo! hahahahaha

Essas foram as perguntas que achei válidas em compartilhar com vocês, pois resumem as dúvidas mais comuns. Entretanto, no próprio site que citei acima, como no site da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) – www.abglt.org.br – tem muita informação esclarecedora.

Um beijo enorme e abraço de urso!

Harvey-Milk-Hope-Quote_thumb[1]

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes
December 16, 2016
Top 10 gatos gay…
November 28, 2016
Praticalidades para Sair do Armário. Só que não! por Cassiano Soares Lopes
November 14, 2016
Clinton e Trump: Duelo de Titãs na terra do Tio Sam, por Cassiano Lopes
October 20, 2016
Quem amamos e por que?…
August 22, 2016
Quem tem amigo tem tudo!
July 29, 2016
Que tal um filminho?…
April 07, 2016
Divas!
March 04, 2016
Ser Gay no Interior
February 22, 2016

101 Comments

Sara
Reply 17 de June de 2016

Consuelo, gostei muito do teu comentário. Muito maduro e não se atendo apenas às aparências. Um alívio ver tanta coerência! Obrigada! O texto do Cassi eu ainda vou ler... estou correndo mas não podia deixar de te agradecer. Beijo!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 17 de June de 2016

    Sara, concordo com você. Texto maduro e pertinente da Consu. Leia sim o post complete, por favor! Um grande beijo. Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Obrigada Sara!! bjs c

Denise Luna
Reply 17 de June de 2016

Consuelo,
O mundo "moderno" está em convulsão, mas a maldade sempre existiu, principalmente com as minorias ou com os diferentes.
Pauto minha vida e valores pelas escrituras sagradas e com elas, tenho paz em meu coração, principalmente em tempos como os nossos.
A Bíblia é clara a respeito desses atentados e de tantos outros....
No Antigo Testamento, o sexto mandamento diz:
"Não matarás"
E no Novo Testamento, Jesus Cristo vai além e diz:
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"
Meu profundo sentimentos para todas essas famílias que perderam seus entes queridos nesse atentado de ódio, preconceito e puro exibicionismo.
Bjs

    Denise Luna
    Reply 17 de June de 2016

    Igualmente tenebroso é o que vivemos aqui no Brasil com a violência contra a mulher. Os casos de estupro coletivos e assassinatos de mulheres abusadas é igualmente assustador.
    Quatrocentos e vinte mulheres são estupradas a cada 72 horas no país. Por ano, são cerca de 50 mil, fora os não registrados por medo e coação. Muitas são assassinadas ou aleijadas física e moralmente.
    http://oglobo.globo.com/rio/ong-rio-de-paz-faz-ato-contra-abuso-sexual-na-praia-de-copacabana-19448697?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

      Cassiano Soares Lopes
      Reply 17 de June de 2016

      Isso também é um horror!?! Qualquer desrespeito e agressão ao ser humano não tem justificativa...

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 17 de June de 2016

    Realmente Delinda, a maldade sempre existiu e nunca deixará de existir, infelizmente, Entretanto, acredito também nos valores, na educação, no amor. Eles sim podem transformar o mundo moderno em um lugar melhor para viver. Bjocas! Cassi

      Denise Luna
      Reply 17 de June de 2016

      Cassi, tantas descobertas científicas, tanta tecnologia, mas o homem ainda está tão atrasado no que diz respeito ao amor, tolerância e respeito, não é mesmo, querido?
      Muitos beijos!

        consueloblog
        Reply 20 de June de 2016

        Oi De, vc levanta dados assustadores que dão força maior a esta discussão tão importante! Mas qual a solução?!! Por que somos assim?!! bjs c

Cassiano Soares Lopes
Reply 17 de June de 2016

Consu, sua introdução não poderia ser melhor e a sua percepção é a da grande maioria, tenho certeza. É como você mencionou: somos mais reativos que ao entendimento e compreensão. O imediatismo contribui com atitudes e pensamentos mesquinhos, individualistas e separatistas. Capazes de disseminar o ódio, a guerra, a intolerância e causar o caos.
Hoje, infelizmente fiquei sabendo de mais dois acontecimentos que envolvem a classe LGBT, no México e no interior da Bahia. Duas barbáries que não justificam em nada tais atitudes.
Infelizmente essa é a realidade atual e só podemos reverte-la, como mencionei no texto, com amor, respeito, tolerância e educação.
O acesso à informação e cultura é um grande aliado de mudanças e melhorias sociais. É um dos caminhos mais fáceis para seguir e um fator propulsor na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Deixo aqui o meu agradecimento especialíssimo à Consuelo que sempre me tratou com respeito, amor e muito carinho, além de ter aberto esse espaço democrático que é o Consueloblog, o Salotto, para podermos discutir de forma livre e espontânea os nossos mais puros sentimentos.
Agradeço a todos vocês, amigos virtuais e reais, que me receberam também de braços abertos para escrever essa coluna.
Sou afortunado por tê-los próximos a mim.
Beijocas e abraço de urso!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Obrigada Cassi!! Que maravilha seria se existisse um spray do amor e tolerância!! bjs c

Iara
Reply 17 de June de 2016

Parece que a humanidade está cada dia pior, é tão simples, só amar , respeitar e aquele que não te agrada ou não faz parte de suas vontades, simples: não precisa levar para casa, só respeitar!! Bjus primo, que Deus te proteja e proteja os meus amigos Gays que eu amo!! Ah Cassiano mande um abraço para o meu amigo Helton, que me adotou como mãe ( me chama de mamuska)que é gay e vai casar o ano que vem!! Felicidades aos noivos!!!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 17 de June de 2016

    Tem razão prima... E que Deus proteja a nós todos! Um beijo especial e um abraço de urso para o seu amigo Helton e que encontrou seu par perfeito! Que sejam felizes! Bjocas amada! Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Que lindo ler isto! bjs c

Dulce mello
Reply 17 de June de 2016

Num mundo q se diz moderno, mais ainda tem profunda dependência de pastores, livros, "autoridades" públicas, p orientar, pregar o q é certo e o q é errado, só poderia ser e é um mundo cego, burro, retrógrado e por conseguente maldoso. Levamos a vida como os burros seguem seus caminhos c tampões nas laterais dos olhos e ferragens na boca, p nada dispersar daquilo q seu mentor e dono quer e necessita p o seu uso e interesse proprio. Isto é um resumo de uma maldade! A mesma maldade q é alimentada em cada igreja, em cada mesquita, em casa grupo onde exista um pregador c seu sábio livro embaixo do braço ditando o q é certo e o q é errado tendo como base ditames de homens iguais a eu vc, Jose, Maria, e q como qualquer humano tem suas convicções, crenças e interesses diversos e diferentes. Lembremos q a DIFERENÇA É A MAIOR CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO! MAS p os sábios sabidos diferença é um negócio muito complicado p administrar. Então rezamos ao senhor perante os dogmas e eu escolhi e seremos tooooodos felizes! A realidade humana não se deixa vencer e não se acomoda e assim a cada ano vemos surgir milhares de crenças, seitas, religiões! Cada uma oferecendo a salvação p a sua vida! E ASSIM EXERCEMOS NOSSA MAIOR CARCTERISTICA - Q SÃO AS DIFERENÇAS - A EXERCEMOS ATRAVES DE GRUPOS! O INDIVIDUALISMO É ACOBERTADO PELA FALSA SENSAÇÃO DE PROTEÇÃO! Está realidade está escancarada em nosso dia dia, como um fenômeno mundial, seja na vida pública ou privada. Olhe c atenção ao seu redor e terá esta constatação! E aqueles q não veem sentidos a subjugação, faz o que p q sua vida ganhe sentido? BASTA UM SENTIMENTO! BASTA UMA AÇÃO: NÃO FAZES C O OUTRO AQUILO Q NÃO QUERES P TE. Basta nos colocar no lugar do outro q TODAS AS RESPOSTAS DE CONDUTAS ESTARÃO AO NOSSO DISPOR! Mas isto não gera, poder! Isto não gera lucro! E assim continuamos sendo tocados como rebanhos por sábios pastores. E assim as diferenças se fazem, o antagonismo cresce, a fraternidade desaparece e o homem emburrece o que tem de mais inteligente: O SEU SER, A SUA PESSOA, O SeU CONJUNTO DE HABILIDADES Q VEIO DOTADO A EXERCER NESTE PLANETINHA E NÃO HOUVE ESPAÇO!Ele foi massacrado e o mesmo ele faz com o outro! TOOOOOODOS nossos problemas de intolerância e violência fazem parte deste círculo vicioso DESTE MUNDO Q JÁ FOI MODERNO, MAS Q ENVELHECEU, EMPOBRECEU E APODRECEU COMO HUMANO! Abaixo grupos q pregam "verdades"! Estamos perdendo uma grande chance de evolução! Axé!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Dulcíssima, que saudades! Falou e disse tudo! Bjocas amore! Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    A interpretação dos livros é sempre interpretação humana, e com isto carrega seus erros e acertos... A diferença é linda e faz a vida tão interessante! É verdade que nós animais sempre nos movemos em grupos... Interessante a tua análise! Mas ainda tenho esperança na humanidade pois existem exemplos lindos de humanidade, inteligência e amor... Mas vc me fez lembrar, que uma depuração, um reset, de vez em quando, ouvindo a opinião de outros, lendo e trocando idéias é muito sadio! Um abraço forte amiga!! Tão inteligente e tão passional! bjs c

DULCEMELLO
Reply 17 de June de 2016

Cassis, adorei sua iniciativa em fazer "esclarecimentos" . Vc tem razão, é só através do conhecimento, da transparência que a VERDADE aparece e se desfaz errôneos conceitos. Adorei seu texto. Axé, cheinha de saudades!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Amor, penso eu que só assim consequiremos mais tolerância, com conhecimento. Axé coisa linda! CAssi

Dulce mello
Reply 17 de June de 2016

Consuelo há muito não escrevo por aqui, mas seu chamado no snap me pegou de cheio! Estou c a intolerância engasgada em minha garganta! A vejo em muitos lugares e com DIVERSAS FACES! A sua imagem de PELE DE CORDEIRO resume o meu olhar para o mundo atual! Precisamos avançar... Você é um destes canais, que sabiamente o usa tão bem! Que o universo continue a lhe retribuir com as graças da Saúde, Paz, Amor este seu trabalho, o qual reverbera em nós que a acompanha, propagando assim a vibração desta energia que se chama FRATERNIDADE! RESPEITO HUMANO! Vc é craque nisto! Axé!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Agora vc me emocionou!! obrigada! Espero sempre merecer estes elogios. E se por acaso errar a estrada, sei q vcs estarão aqui para me re-conduzir ao caminho certo! abraço carinhoso!! bjs c

      luciene felix lamy
      Reply 20 de June de 2016

      Consu, Dulce, Cassi e demais amigos do Salotto,

      Antes de dar início aos meus afazeres, mesmo que ligeiramente, passo por aqui. Hoje, eis que essa frase me chama a atenção:

      "E se por acaso errar a estrada, sei q vcs estarão aqui para me re-conduzir ao caminho certo!"

      Impossível ler essas palavras e não ponderar sobre algumas das análises de mapas nos quais tenho me debruçado, minha amiga.

      Nem todos tem a Graça de nascer com um Júpiter (Zeus, o grande benéfico) em Áries (identidade, propósito) e, mais que isso, saber de antemão que para que essa Identidade (senso do "eu") não se perca na vastidão, colocar-se com tamanha HUMILDADE a serviço daqueles com os quais se relaciona e sob o crivo do grupo ao qual pertence.

      Extrair o "eu" verdadeiro, destituído do egoísmo que naturalmente o acompanha (servil, jamais subserviente!) é um grande feito!

      O que você recebeu como "dom", "di grátis" (a saber, coragem para reconhecer, estabelecer e fazer valer sua própria identidade, seu EU) é o primeiro passo para a conquista de uma vida bem sucedida, Consuelo.

      Exige CORAGEM, a primeira e mais importante das virtudes (Aristóteles), pois garante todas as outras (sem coragem, a gente nem levanta da cama).

      Agora, a CORAGEM de se colocar assim, humildemente aberta à correção dos demais, é o que leva a cumprires teu propósito de forma realmente virtuosa, admirável.

      Tudo é mais simples quando estamos cônscios de quem somos ("Torna-te o que és"). Ser o que somos (indivíduos, únicos, indivisíveis), a serviço do "Todo" é alquimia perfeita. Agindo assim, dificilmente estarás errada.

      Prossiga, donzela! Nos inspire.
      Zilhões!!!
      PS: Nosso senso de Identidade é sempre indicado pelo signo e planetas (se houver) na Casa I (Ascendente), análoga ao signo de Áries. Agora, volto aos meus mapas!

        consueloblog
        Reply 20 de June de 2016

        Nossa Lu! Obrigada! Fiquei feliz! Se isto for verdade (e vindo de ti tenho q acreditar que sim), vc acaba de dar um propósito à minha vida! Obrigada! Mesmo, do fundo do meu coração! bjs c

          luciene felix lamy
          20 de June de 2016

          Ah, essa donzela... Sempre grata!
          Você é coerente*. Teu propósito é o + simples e ambicioso do mundo: ser feliz**. É assim que inspiras uma leva contigo.
          Zilhões!!!
          (*) Raro, néah? Coerência entre discursos e ações?
          (**) É sobre essa busca que se debruça a Filosofia.

Indianara Vargas
Reply 17 de June de 2016

Excelente texto de Conselho e show do nosso querido amigo Cassi. Amamos você!!!! Ė tudo de bom....alto astral, bom gosto, "chic", inteligente e para completar cozinha divinamente. Enfim querido....Vamos amar mais a tudo e a todos. " Tamo Junto Cassi "

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    India, amada,que bom ver você por aqui! Amo vocês também e obrigado pelo carinho, respeito e por fazer parte da minha vida. "Tamo junto bicho"! Bjocas, Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    #tâmujuntos!! bjs c

Francisca Takabatake
Reply 17 de June de 2016

Consuelo, você disse tudo " nós contra eles". Concordo plenamente com você.
Estou muito triste com este discurso de ódio que está disseminado no mundo, principalmente no nosso querido Brasil.
Obrigada pelo belo texto. Bjs.

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Francisca, vamos disseminar o amor! Bjocas, Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Está por todos os lados!! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 17 de June de 2016

Grandes textos, Cons e Cassi!! Muito esclarecedores.....Muito triste o que aconteceu em Orlando e o que acontece diariamente no mundo todo sem que saibamos ou nao do enorme preconceito ainda existente no mundo, em todos os sentidos.....Bjs....

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Obrigado Andy! Bjocas com saudades...

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Certamente!! Difícil é entender a solução! bjs c

Mia Athayde
Reply 17 de June de 2016

Queridos Consuelo e Cassi,
Hj vcs nos brindaram com um excelente conteúdo para reflexão ... Muito Obrigada !
Cassi, vc é um grande homem!
E grande também por contribuir com informação, esclarecimento ... e com elegância, amor, serenidade.
Tenho um casal de amigos gays a quem já fiz muitas perguntas e, da mesma forma que vc, eles também ajudam o entendimento do mundo gay e, consequentemente, do respeito.
Nem falo em tolerância porque a palavra me remete a algo como "ter que aguentar" .
Mas respeito é quase a melhor palavra ... talvez um dia, possamos conviver muito bem e tranquilamente com todos os humanos independentemente de quais diferenças tenhamos entre nós.
E o que me vem à cabeça em relação a todos os embates que ocorrem entre pessoas que pensam e agem de formas diferentes umas das outras é o incontrolável sentimento de poder, de superioridade, de ser melhor, de ser o correto.
Parece que o homem ainda não desenvolveu a capacidade de perceber o mundo de forma plural.
Há sempreeeeeeeeeee, várias possibilidades, várias verdades, diferentes ângulos de uma mesma cena, pontos de vista (literalmente falando), diversos.
Vamos imaginar o mundo como uma cena que acontece em um palco redondo;
A humanidade é a platéia que acompanha o espetáculo sentada ao redor, em arquibancadas de diversas alturas, uns em pé, outros lá em cima pendurados em trapézios, e uns outros ainda só ouvindo porque estão em lugares "sen vizibilitée" .
Se cada humano contar a cena que aconteceu naquele palco da forma que a viu ou ouviu, teremos tantos relatos quantos forem os espectadores.
E todos estes relatos, podem ser verdadeiros, corretos.
E ... diferentes!
Um dia a gente chega lá !
Hope so!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Mialinda, obrigado pelo carinho! Ótima colocação que você fez sobre sermos espectadores e vamos sim aplaudir a pluralidade! Um beijo grande!

    Maria Vilma
    Reply 18 de June de 2016

    Mia, concordo com vc em tudo!
    O termo tolerância... também não me soa muito bem... Sobretudo qdo é usado apenas para silenciar as injustiças resultantes do preconceito.💛
    Beijos, Mialinda!
    MaVi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Respeito à forma plural! Perfeito!! bjs c

ROMILDA DE OLIVEIRA SOARES
Reply 17 de June de 2016

Cassi, concordo com o texto da Consuelo quando ela se refere a causa estar em seres não integrados, fracos , que se sentem ofendidos com tudo e todos, que possuam ou se integrem em algo. Pessoas assim infelizmente se agregam a pessoas do mal ao invés de tentarem integração ou melhorias em suas condições.
A maldade e o preconceito sempre existiram, mas na atualidade tem se mostrado da forma mais vil e cruel possível. Por desconhecimento? Falta de informação? Será? Ou simplesmente por haver seres humanos de índole ruim, que não possuem religião , não desejam o mínimo de melhoria, sem falar nas drogas.
Que dizer de episódios como esse, lamentável, inaceitável, revoltante. A carta dos Direitos Humanos há tempos elaborada, e o mínimo que se espera é o RESPEITO a individualidade e aos DIREITOS de cada um.

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Tiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Obrigado por passar por aqui e deixar sua opinião que para mim é muito importante!
    Respeito é tudo e sem ele não a civilidade. Concordo com você que realmente existem pessoas ruins... Por mais otimistas que sejamos em querer enxergar o bem em cada um, há pessoas que não o possuem...
    Um beijo grande do seu sobrinho preferido hehehehe Te amo! Cacho

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    acho q a amplificação das ações através da internet, leva pessoas a fazerem mais! bjs c

luciene felix lamy
Reply 17 de June de 2016

Parabéns!

Parabéns a vocês dois, Consuelo e Cassi, por essa reflexão tão pertinente, apropriada e - infelizmente - necessária, nesses (nefastos!) tempos.

Sabendo que é intrínseco ao Homem o "medir-se", os antigos gregos fundaram os jogos Olímpicos, em honra aos deuses, para que assim competissem entre si, da forma mais nobre, virtuosa e salutar.

Otimista, creio que um dia conseguiremos criar um mundo onde a concórdia, o acolhimento e, sobretudo o respeito aos "kxenós" (estranho, estrangeiro) seja a tônica, pois a intolerância advém da cegueira do nosso tempo. Outrora, em nosso ainda estreito horizonte, uniões interraciais ou divórcio, por exemplo, foram consideradas deploráveis. Hoje, constitui uma realidade aceita e os filhos de pais separados não são mais segregados ou olhados de soslaio.

Enfrentar, esclarecer e iluminar o hoje, pelo amanhã é um caminho para a tolerância. Com isso se empenhou o filósofo iluminista François-Marie Arouet (1694-1778), conhecido pelo pseudônimo de Voltaire, que lutou ferrenhamente em defesa da tolerância, da liberdade e da Justiça. Permitam-me deixar aqui registradas as palavras do aristocrata:

PRECE A DEUS - VOLTAIRE

Não é mais aos homens, portanto, que eu me dirijo, mas a você, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos; se a frágeis criaturas perdidas na imensidão e imperceptíveis ao resto do universo, for permitido ousar pedir algo a você, você que tudo concedeu, você cujos decretos são tanto imutáveis quanto eternos, digne-se olhar com piedade aos erros ligados à nossa natureza; que tais erros não se transformem em calamidades.

Você não nos deu um coração para odiar nem mãos para nos degolarmos uns aos outros; faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira; que as pequenas diferenças entre as roupas que cobrem nossos corpos débeis, entre todas as nossas línguas insuficientes, entre todos os nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas as nossas opiniões insensatas, entre todas as nossas condições tão desproporcionais a nossos olhos, mas tão iguais diante de você; que todas estas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens, não sejam sinais de ódio e de perseguição; que aqueles que acendem velas em pleno meio-dia, para celebrar você, suportem aqueles que se contentam com a luz de seu sol; que aqueles que colocam sobre a roupa um véu branco para dizer que é preciso amar você, não detestem os que dizem o mesmo debaixo de um manto de lã negra; que aqueles cujas roupas são tingidas de vermelho ou púrpura, que dominam uma parcelazinha de uma porçãozinha do barro deste mundo e que possuem alguns fragmentos redondos de certo metal, usufruam sem orgulho daquilo que eles chamam de grandeza e riqueza, e que os outros os olhem sem inveja: pois você sabe que nessas vaidades não há o que invejar nem do que se orgulhar.

Possam todos os homens lembrar-se de que são irmãos! Que todos tenham horror à tirania exercida sobre as almas, do mesmo modo como acham execrável a bandidagem que toma à força o fruto do trabalho e da indústria pacífica! Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos odiemos, não nos dilaceremos uns aos outros no seio da paz e empreguemos o instante de nossa existência a bendizer igualmente em mil línguas diversas, do Sião à Califórnia, a sua bondade, que nos concedeu este instante.

Fonte: Tratado sobre a Tolerância - por ocasião da morte de Jean Calas (1763), cap. XXIII.

Que a Fé ampare a todos os familiares e amigos dessas Almas, ceifadas tão cedo e de modo tão brutal.

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Lu, querida, vocÊ disse tudo! "Enfrentar, esclarecer e iluminar o hoje, pelo amanhã é um caminho para a tolerância" - essa frase resume tudo o que eu penso e sinto. Obrigado e viva Voltaire! Você é o máximo! Bjocas amada!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Que interessante a função social das olimpíadas! Lindo texto teu e de Voltaire! bjs c

Teresa
Reply 17 de June de 2016

A alegria, o afeto, o amor sincero são libertadores e a liberdade é transgressora!
Em geral, pessoas intolerantes são infelizes, muitas vezes não dão conta de viver dentro de suas próprias amarras e partem para a violência contra aquilo que as agride... a liberdade em que elas mesmas não se permitem viver.
Tem um tema recorrente que diz que a minha liberdade termina onde começa a do outro, e a isso chamamos respeito que me parece a atitude mais nobre que se pode ter.
A vida é curta, ninguém deveria gastá-la com ódio. Mais amor, por favor!!!!
Consuelo, Cassi e Salotto, beijos!!!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    "A liberdade é transgressora". Essa frase é autoexplicativa e resume tudo! Sábia Teresa! Bjocas! Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Lindas palavras Teresa! bjs c

sandra silva
Reply 17 de June de 2016

Boa noite, acompanho seu blog e amo, mas gostaria de saber qual a marca do tenis branco que sua mãe usa. Quero comprar um tenis e adorei o dela, ficaria muito agradecida se vc. puder me atender, bjs.

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    É o Adidas Stan Smith. bjs c

Marcia Kastrup Rehen
Reply 17 de June de 2016

Querida Consuelo
Excelente sua introdução ao post do Cassi (virei fã da forma clara e leve como escreve) felizes vocês com tanta lucidez e condescendência nas opiniões. Concordo que a guerra é travada e propagada dentro de nós quando, por criação de moral ilibada exigida, preconceitos encharcados em nossas frustrações e medo de tomar partido, de assumir que tanto faz a bandeira ser gay ou hetero, mas a turma acha bacana estuprar mulher, até o terrivel caso do RJ voar o mundo provocando os que espiavam através das cortinas, ou um louco homofóbico, escondido atrás de uma sigla, matar com gozo 50 pessoas que se divertiam e ferir 53 que não sabem explicar essa loucura.
O que acontece com o ser humano?
De onde vem tanto ódio?
Estamos doentes e só melhoraremos quando entendermos que existem diferenças e todos merecem respeito, todos!
Meu afago para vocês

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Obrigado Marcia e vamos nos nutrir de amor! Bjocas, Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Respeito é a palavra que aparece recorrentemente! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 18 de June de 2016

Li este post com muita atenção.... E eu vou ser sincera... Nunca namorei. E uma vez uma amiga perguntou se eu era Lésbica pelo fato de nunca ter namorado. Eu fui tão natural que respondi que: " Eu não sou, mas poderia perfeitamente ser... Se um dia eu NÃO encontrar o que desejo em um homem mas SIM em uma mulher, não será nenhum problema minha amiga"... Ela ficou com tamanho espanto e um ar bem preconceituoso... Alí eu pude entender o quanto as pessoas AINDA são preconceituosas... Me peguei lembrando dessa história e resolvi falar aqui... Penso que aquela pessoa que cometeu um ato tão brutal, tirando a vida de pessoas que são iguais a nós, só escolheram sua opção sexual... A sociedade tem que parar de achar que o LGBT é um problema... Tem que parar com a homofobia, até porque não é com violência Consuelo que se faz uma sociedade... Se não aceita, guarda para si e pelo menos RESPEITE... Esse massacre foi tão terrível que... Eu penso que precisamos de muitas outras coisas... Precisamos de mais amor,mais respeito. Igualdade de direitos e por aí vai... E pra finalizar, eu tenho amigos gays... Que vivem suas vidas, estudam trabalham, e são muito felizes...

É isso... Beijos Consuelo e parabéns por este post!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Massa seu depoimento Karoline. Os "achismos" são um porre também e levam às inverdades e preconceitos, infelizmente... Bjocas, Cassi

      Karoline Fernandes Lino da Silva
      Reply 18 de June de 2016

      É isso... Além do mais a gente precisa de mais amor... Mais coisas boas... Mais momentos de alegria...

        consueloblog
        Reply 20 de June de 2016

        Alegria! É isso!! bjs c

Maria Vilma
Reply 18 de June de 2016

Consuelo e Cassi!!! Muito obrigada!!!
Tenho repetido bastante esta palavra, mas é a que me ocorre para adjetivar este post Transbordante!!!
Quantas, reflexões e ressignificações nos são apresentadas nos textos de vcs e nos comentários...!
Muitas coisas que podemos colocar em questão várias demandas, pessoais, politicas, tendenciosas, enfim. A que eu acho mais urgente é a de que precisamos ultrapassar os limites do preconceito para de fato (re)conhecer o outro e a nós mesmos. É este movimento que faz com que a ideia deturpada que criamos daquilo que é considerado "bizarro" e "ameaçador" seja desconstruída.
Que a gente consiga romper com todos os rótulos que tornam a vida menos potente, já está de bom tamanho!
Beijos, Consuelo, Cassi e Salotto!!!
MaVi

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Que assim seja Mavi! Bjocas!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Abrir a mente ao novo e ver a sua beleza! Isso mesmo! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 18 de June de 2016

Consu e Cassi, estamos numa época de potencialização, seja pela mídia, pelos interesses econômicos, por setores que, como você bem disse Consu, usam o marketing para si próprios.
Barcos naufragam com refugiados, jornalistas são mortos, agora os gays sofrem atentado.
O ambiente é de incertezas e insegurança.
Concordo com Cassi, a elucidação virá da educação e também com Consu, virá pelo voto. Na altitude dos acontecimentos, o respeito e o amor buscam sua urgência.
Obrigada pelas reflexões!!
Beijos

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Nina, você tem toda razão. Precisamos urgentemente potencializar o respeito e o amor. Bjocas!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    "o respeito e o amor buscam sua urgência!" Lindo! bjs c

Viviane Marques
Reply 18 de June de 2016

Consu e Cassi, Cs de um incrível potencial cultural e intelectual, Cs lindos de aparência e de alma, Cs que nos remetem constantemente a reflexões. Eu nao tenho o dom de lindas divagações e profundos comentários, assim como Mavi, Mia, Andreia e tantas outras que se expressaram por aqui, mas penso, e minha mente é sempre um turbilhão de questionamentos, os quais muitas vezes me deixam insone, a Luciene tocou em um ponto que me fez vítima de muito preconceito, a separação dos meus pais, em uma cidade pequena, provinciana e preconceituosa na época, 45 anos atrás, muitos pais proibiram suas filhas de serem minhas amigas, e ais 8 anos de idade, com ajuda da minha mãe, modernézima para a época, já tinha amigos dentro de seus armários, ao invés de sofrer, aprendi a me fortalecer com aquele preconceito, e naquela época ela me disse algo que marcou toda minha vida "Precisamos respeitar as pessoas como elas são, mas para isso precisamos nos respeitar e nos aceitar como somos, todos têm suas diferenças, aceite e respeite as suas, assim saberá respeitar as dos outros. E disse, isso não é simplesmente uma frase feita, mas permanecerá por décadas e talvez séculos como sendo, talvez nem mesmo meus netos venham a viver em um mundo de amor, respeito e dignidade. Cresça com o que está vivendo hoje." Talvez se estivesse hoje entre nós, assistindo essas barbáries nos noticiários, dissesse: "Um dia eu te disse que nem mesmo a geração dos meus netos viveria num mundo sem preconceitos, sem violência e de amor, não disse????" Eu tenho assistido uma novela, ou talvez uma série nacional "Liberdade, Liberdade", época de Reis, rainhas, príncipes regentes, escravos, intendentes, achismos e injustiça, e quando assisto, essa minha cabecinha que é um turbilhão pensante, relaciona cada cena de séculos atrás, com as que vivemos hoje, a diferença, hoje com tecnologia que nos proporciona acesso imediato a informação, tecnologia e informações essas que não faz do ser humano atual um ser que ama, respeita, aceita, ou mesmo a pior das palavras, tolera o próximo exatamente como ele é, com suas crenças, suas opniões, suas opções, seus sonhos e suas realidades. Precisamos primeiro aprender o significado das palavras amor e respeito, para depois nos tornarmos o máximo tecnologicamente

    Maria Vilma
    Reply 18 de June de 2016

    Quando se diz francamente o que vai na alma, Vi, se diz bem e bonito! você disse, querida!
    E eu concordo, endosso, corroboro, apoio e assino embaixo!
    Cheirossss!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 18 de June de 2016

    Vivi, é isso mesmo. Antes da tecnologia, modernidade, ciências mirabolantes, precisamos trabalhar o caráter, o sentimento de empatia pelo próximo, resgatar valores que estão quase se perdendo pela atitude mesquinha do ser humano. A base de tudo é a família, os ensinamentos que são passados e o aprimoramento dessas memórias que passaremos adiante. Essa é a herança que vale a pena receber. Um beijo lindona com saudades e obrigado pelo apoio e carinho de sempre! Love u!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Muito bem colocado e lindo Vi! Obrigada! bjs c

Frederica
Reply 18 de June de 2016

Consuelo e Cassi, obrigada pelos textos! Enfim, impossível não concordar com as vossas palavras. Ainda temos muito caminho pela frente até essa terra linda se transformar no paraíso. Apesar de tudo, em algumas regiões do globo, os direitos fundamentais de homens, mulheres e crianças, a tolerância religiosa, com a orientação sexual, são efectivamente cumpridos. Então, tendo a achar que o mundo vai melhorando, mas tão devagar...de facto, só temos duas hipóteses para manter o que já conseguimos e ganhar o que falta, o voto consciente e o culto do Amor! Beijos a todos querido Salotto

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 19 de June de 2016

    O caminho é longo mesmo Frederica e por isso que devemos começar a jornada o quanto antes. Bjocas! Cassi

      Frederica
      Reply 19 de June de 2016

      Querido Cassi, podermos partilhar as nossas visões abertamente e sem preconceitos, neste blog que cultiva a gentileza, a alegria, o belo, a profundidade da vida, já é parte desse caminho! Que privilégio, o nosso! Todos os comentários terminam a falar de amor, da urgência desse amor, é incrível! Continue escrevendo, levante a sua bandeira!! Obrigada a você e à Consuelo. Beijo

        consueloblog
        Reply 20 de June de 2016

        que lindo Frederica! Sim o voto casado com o amor e que nossos políticos tenham amor pelo país e seu povo! bjs c

Luciana de Oliveira
Reply 19 de June de 2016

Cassi Amado,
Fiquei horrorizada com o ataque em Orlando. Foi uma semana triste em todos os sentidos, ocorreram mortes violentas em várias partes do globo e todas pela intolerância do outro.
O que vejo hoje são as pessoas julgando mais os outros do que antigamente, seja por cor, gênero, religião, e julgando condenam o estilo de vida das pessoas
Temos que aprender a AMAR Mais, respeitar o outro, estender a mão a aquele que precisa de ajuda.
"Ame ao próximo como a ti mesmo", simples assim!!!!
O planeta precisa de mais Amor!!!
Te amo Cassi,
Bjs Lu

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 20 de June de 2016

    Lu querida, isso mesmo! "Ame ao próximo como a ti mesmo"! Te amo também! Bjocas!

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Lu, será q mais q antes ou será que é a internet q nos traz as informações mais rapidamente? bjs c

      Luciana de Oliveira
      Reply 1 de July de 2016

      Consu,
      Agora que vi sua resposta, desculpe.
      Com certeza a internet acelera a informação, e graças a Deus podemos saber tudo o que ocorre no planeta, ou quase tudo.
      Mas acho que deveríamos usar isso para plantar mais amor e tolerância, abrandar o coração das pessoas. E este seu canal traz isso para nós.
      Eu tenho certeza de que viemos para a Terra para aprender a Amar, não só nosso companheiro, filhos e família, e sim amar a todos a nossa volta, estender a mão a quem precisa.
      Obrigada pelo seu abençoada blog que aproxima tantas pessoas de bem e distribui tanto amor.
      Bj carinhoso

sil
Reply 19 de June de 2016

O seu análise é brilhante! Impecável!

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 20 de June de 2016

    Concordo! Bjocas, Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Obrigada Sil! bjs c

Déborah Cardoso
Reply 19 de June de 2016

Consuelo!!.

Ótimo texto dos dois!.

A minha reflexão sobre este fato de Orlando é: Um homem dividido entre a família e a sua masculinidade. Um homem perdido, confuso em sua sexualidade que sua origem impõe. Sim pois muitos muçulmanos são gays e não podem "sair do armário ", então acabam explodindo como foi o caso deste rapaz. Imagina o que é ser um gay para o o mundo árabe!?. Será que não existem?!. Ora sabemos que sim. Mas alguns conseguem extravasar em alguma viagem a Las Vegas ou em algum lugar da Europa e lá encontram conforto em suas relações homoxessuais . Este infelizmente colocou toda a sua repressão todo o seu desejo mais escondido, nas pobres vítimas da boate!!.

bjs

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 20 de June de 2016

    Déborah, não penso que é uma questão de "extravasar" e sim de ser quem você realmente é. Assumir a sua verdade e ser feliz com ela. Em algumas culturas isso é difícil, porém, viver uma mentira é muito pior. Bjocas! Cassi

    consueloblog
    Reply 20 de June de 2016

    Concordo com a tua análise dos fatos, e como diz o Cassi, se ele pudesse viver a sua verdade sem mentir, nem a si mesmo, seria tão melhor! bjs c

Isa
Reply 20 de June de 2016

Consu,Cassi,Salotto,

Sabado visitei um campo de concentraçao nazista na cidade de Trieste (Risiera di San Sabba), o unico da Italia com a existencia de um crematorio. Exclusividade macabra esta. Dentro fizeram um museu bonito,moderno com uma estrutura multimedia com videos sobre a vida das pessoas que morreram por la. Parei em um deles e era a leitura de uma carta que um garoto de 19 anos deixara a sua familia. Nela ele dizia: "Adeus querido papai, adeus querida mamae, adeus querida irma. Hoje eles vieram me buscar para morrer." Era 1945. Se ele nao tivesse morrido, hoje ele teria 90 anos... Eu nao pude nao pensar em outra coisa que nao o SMS que o garoto da tragédia de Orlando enviou à mae dizendo que a amava e comunicando que iria morrer... uma dor dilacerante para além da nossa compreensao. Cassiano, a informaçao é muito importante. Va em frente, e continue falando sobre voce, suas questoes. Um bjo

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 20 de June de 2016

    Isa, seu depoimento me emocionou... Obrigado pelo carinho! Um beijo grande.

      Isa
      Reply 21 de June de 2016

      Cassi,

      Bjos pra voce também!!! <3

sonia mara vieira braga
Reply 20 de June de 2016

Oi Consuelo, concordo com você e não havia parado para pensar na questão sob este ponto de vista: lei americana com relação às armas. O motivo deste massacre nos leva a pensar no motivo - homofobia -, mas existiram outros (em escolas, etc.), onde o motivo foi outro e o massacre ocorreu também. Ai entra a questão da lei americana com relação ao porte das armas. Parabéns pela análise ! E você Cassiano querido, acompanhando você pelo Facebook e aqui na Consu, cada vez mais conquista minha admiração e carinho por você ! Beijinhos Consu e Cassi

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 20 de June de 2016

    Sonia querida, obrigado pelo carinho! Os textos que escrevo aqui e o meu perfil nas redes sociais traduzem exatamente quem eu sou. Um biejo e abraço de urso!

Alexandra
Reply 21 de June de 2016

Meus tão amados Cassi e Consu, demorei pra vir aqui.
Vi a chamada ao post e comecei a pensar no assunto, por dias, aliás.
Assunto difícil e dolorido esse!
Tentando formatar as idéias pra colocá-las aqui, acabei me questionando e analisando tantas coisas....
Penso mesmo que o grande X da questão seja a busca desmedida por ser "superior" aos outros. Querer impor ao outro a sua força, a sua verdade, a sua "santidade", o seu jeito de viver, o seu modo de pensar, a sua religião, enfim.....o ser humano dominando o mundo!
E isso pode perfeitamente começar em casa, com as crianças. Vejo isso, muitas vezes, na escola da Lele.
Pais que criam seus filhos pra fazer diferença do amiguinho que é bolsista, que é negro, que tem menos que ele, que é gordo, que é magro demais. Faça-me o favor!!! Que tipo de "monstro" estão criando??? E apesar de não ter contato com outras culturas, creio que o problema é o mesmo em todas.....
Não entendemos ainda que nada disso tem importância. Que somos apenas uma mínima parte de um Universo infinitamente maior.
Sinceramente não me importa nem um pouco com quem o meu amigo, vizinho, colega de trabalho dorme e o que ele faz entre quantro paredes. Isso é problema dele.
Não entra em minha cabeça que isso possa ser uma diferença entre nós. E assim é com tudo....religião, política, etc etc....
Tenho que confessar que, apesar de ter alguns amigos gays (incluindo tu, Cassiamado da minha vida) nunca perguntei nada sobre esse "universo" de vocês. Pelo simples fato de que para mim "não fez diferença alguma". Vocês são tão "normais" , talvez até mais, do que eu.
Existe uma inversão de valores muito grande, que vem se arradtando a séculos, onde o TER é mais valorizado que o SER. É clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade.
Essa saga de buscar a superioridade é triste, é feia e não nos leva a lugar algum. Pelo contrário.....emperra a nossa evolução e nos distancia do Divino.
Uma pena! A vida é uma dádiva e não sabemos o que fazer com esse presente. Pobres de nós!!!
Desculpe escrever tanto.
Um grande beijo, cheinho de amor, pra vocês dois e pra todo amado Salotto.

    consueloblog
    Reply 21 de June de 2016

    E o pior é q só entristece... o não aceitar, o se sentir superior... distancia e entristece... Mas ainda bem q nem todo mundo é assim e podemos nos melhorar!!
    Um abraço forte!
    bjs
    c

      Alexandra
      Reply 21 de June de 2016

      Essa certeza de que nem todo mundo é assim + a esperança que temos é o que nos move pra frente, minha querida. Graças a Deus!!!
      Beijos mil!

        consueloblog
        Reply 21 de June de 2016

        E nossos filhos! bjs c

    Cassiano Soares Lopes
    Reply 24 de June de 2016

    Aleamada, concordo com tudo o que você escreveu! Os valores estão invertidos, deixados de lado e outras coisas colocadas em primeiro plano. Infelizmente. Bjocas estaladas para você!

Maria Vilma
Reply 21 de June de 2016

Assino embaixo!!!
Beijos cheiinho de amor pra vc também, querida!!!

    Alexandra
    Reply 21 de June de 2016

    Te amo, minha flor baiana!

Fabio
Reply 5 de August de 2016

Olá queridos do salto. Tenho trinta e tantos anos e chegou o momento de conversar com minha mãe. Não aguento mais não poder dizer que sou gay. Quanto sofrimento nesses anos. Sou um cara reservado e sério. Amo minha mãe! E o que mais queria é a aceitação dela. Foi bom vir aqui e ler que ser gay não é problema. Precisamos de força para encarar algo que devia ser tão simples. Por favor, pais, mães aceitem seus filhos. Isso trará bem menos sofrimentos para eles. Um abraço,

Fabio

    consueloblog
    Reply 5 de August de 2016

    Mas é lógico! Ser a tua essência é essencial para uma vida pacífica e feliz. Acredito de coração que ela já sabe e te apoiará!
    Boa sorte e parabéns!
    bjsc

    Cassi
    Reply 5 de August de 2016

    Fabio, é isso mesmo! Conversa com ela de coração aberto e tudo vai dar certo. Ela te ama e tenho certeza que o relacionamento de vocês vai ficar muito mais forte depois desse momento. Um abraço e seja feliz! bjocas, Cassi

    luciene felix lamy
    Reply 5 de August de 2016

    Fabio, querido,
    Sinta-se abraçado, acolhido por todos nós do Salotto!
    É o "kairós"*, coragem! "Acredito de coração que ela já sabe e te apoiará!"²
    Zilhões!!!
    lu.
    (*) Tempo oportuno, termo grego cunhado para designar o momento que determina a vitória (Niké).

      Fábio
      Reply 6 de August de 2016

      Queridos Consuelo, Luciane e Cassi, muito obrigado pelo apoio. Vejam como é essa vida. Até poucos anos tinha medo das pessoas me virem com alguma paquera e contassem para minha família -mesmo sendo um homem de 30 anos. Minha família sempre foi conservadora. Isso era torturante pra mim. Imagina você se sentir oprimido por apenas ser quem você é. Causou-me muito sofrimento em todos estes anos. Ontem, chegou o momento de conversar com a pessoa que mais importa para mim. Tinha muito medo de contar e ela passar mal, morrer ou me rejeitar como filho. Olha a fantasia que criamos em nossa mente, fruto de tanto preconceito e opressão. Conseguir dizer tudo o que precisava. Aida não sei, mas a certeza é que não preciso me esconder mais. A última ponta que faltava foi resolvida. Obrigado pelo apoio de vocês. Espero que possam continuar a ajudar muitas outras pessoas. Quem sabe, vocês possam escrever sobre questões práticas que chegam no consultório de um terapeuta: as fantasias: como se libertar delas; como o pai e a mãe podem ajudar não reforçando preconceitos sócias e imposições (como: você deve namorar mulheres, tem que ser assim...). Ajudariam muitos outros! Obrigado,

        consueloblog
        Reply 8 de August de 2016

        Vc não sabe o quanto a tua história me dá coragem e força para continuar fazendo isto aqui! E ao Cassi também! Tenho certeza!
        Espero que tenha sido uma experiência positiva com tua mãe.
        Certamente o Cassi considerará as tuas sugestões para futuras colunas.
        bjsc

        Cassi
        Reply 8 de August de 2016

        Ficamos felizes com seu relato Fábio e sugestões anotadas. Seja feliz e conte conosco! Bjocas, Cassi

Fábio
Reply 6 de August de 2016

Desculpe Lu, erro de digitação. Luciano!

Fábio
Reply 6 de August de 2016

Desculpem pelos erros! Digito uma coisa e o corretor altera!!! Aff!

Ervino Santos
Reply 13 de September de 2016

"Sabemos que a homossexualidade existe há milênios e penso que a sociedade nessa época era muito mais tolerante e receptiva. Bem diferente de hoje, onde vivemos em constantes questionamentos e julgamentos." Discordo em parte com este comentário. Difícil dizer em que período e/ou sociedade a homossexualidade foi aceita com naturalidade. Só encontramos relatos ou documentos históricos abordando o tema quando os procuramos, tampouco era vivenciado, ou mesmo permitido em todas as classes sociais. Se ela, a homossexualidade, existe a milênios, a humanidade dos tempos passados era muito mais perversa do que a atual, em consequência, a perversidade no campo sexual também era muito maior. O que não existia era um senso de moral religiosa como o temos hoje, ou, desde o Cristianismo dogmático, o que abre outra proposta de debate. Sou gay e sigo uma vertente do Cristianismo, o que não me causa constrangimento algum.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *