É a vez de Nápoles por Kareen Terenzzo


O poderoso Vesúvio. Tão perto...

Nápoles aos teus pés…

Mais um trecho da viagem de Kareen.  Para quem chegou há pouco no blog, Kareen tem nos contado sobre sua viagem pela Europa, especialmente Itália.  O que acho intrigante de seus contos, é como ela vai descobrindo coisas de si própria enquanto descobre este mundo antigo.  As diferenças culturais, iluminam a sua própria cultura.  Também me impressiona a pesquisa feita com antecedência e a coragem de viver a vida local pegando transporte público e comendo nos botecos (que na Itália, garanto serem ótimos e seguros).

Visitem também o seu blog Vacation Animae.

***************************

Io sono Napolitana

Se sua ideia sobre Nápoles se resume à pizza, tarantela, San Gennaro, roupas penduradas nas janelas e… à máfia (opa, que ninguém nos ouça), surpresa… Sim, é isso, mas muitas outras coisas legais.

Nápoles não fazia parte do meu roteiro, assim, pra ficar… Eu pensei em fazer um “check in/out” rápido – desembarcar e embarcar na estação de trem, comer uma pizza, olhar a baía, dar uma volta… e ciao. Mas quando estava em Sorrento decidi estender minha estadia e montar minha base lá para conhecer Pompéia e Herculano que ficam praticamente no meio da viagem entre Nápoles e Sorrento pela linha Circunvesuviana! Sim, a linha do Vesúvio. Já estava no clima do sul da Itália, e mais que isso, tenho raízes em Nápoles também… Meus bisavós por parte de pai, Francisco Antonio Scorse e Filomena Severino, e minha avó Josefina, eram napolitanos. Vieram para o Brasil e Josefina se casou com Rynaldo Terenzzo (há indícios que o correto seja Terenzi ou Terencio), também italiano, mas da Calábria. Já tinha ouvido falar especialmente mau sobre Nápoles – caótica, suja, perigosa, grosseira. Mas resolvi “correr o risco” e honrar a cidade que originou parte do meu DNA e conhecer mais sobre Partenope, a Riviera dos romanos da antiguidade, que depois veio a se chamar Napoli! Pois é, aquele meu livro, “Férias Pagãs” ainda me acompanhava…

Buongiorno Napoli!

Buongiorno Napoli!

Nápoles

Baía de Nápoles

Castel dell'Ovo

Castel dell’Ovo

Fiquei hospedada num lugar bacana e bem localizado. Pertinho da Via Toledo, no centro histórico que, como tudo na Itália também é patrimônio da Unesco, e onde só circulam pedestres. E bem perto da estação de metrô Dante para garantir o acesso fácil à Circunvesuviana.  A primeira surpresa foi chegar no hotel que está no quarto andar de um prédio bem antigo… já me imaginei arrastando minha mala, mas não, podia contar com um elevador charmoso, daqueles que não se vê mais, bastava colocar uma modinha de 10 cents de euro! Curti esse “improviso”, coloquei minha mala e desconfiada preferi subir de escada. Logo depois descobri que o prédio não é só mais um prédio antigo, ele tem também uma importância sócio-política! Pronto!!! Saí inspirada para descobrir  minha porção napolitana.

A placa na porta do prédio do hotel onde me hospedei, a resistência italiana!

A placa na porta do prédio do hotel onde me hospedei, a resistência italiana!

A TV no meu quarto... Proposta moderninha

A TV no meu quarto… Proposta moderninha

Andiamo a Napoli

Andiamo a Napoli

Meu primeiro dia, enquanto tomava meu capuccino... duas noivas! Na mesma rua!

Meu primeiro dia, enquanto tomava meu capuccino… duas noivas! Na mesma rua!

IMG_5208

Nápoles é uma cidade grande. Descobri que é a terceira cidade mais populosa da Itália, perde para Roma e Milão. Bem menos turística que Roma, à primeira vista é tão barulhenta e bagunçada quanto mas depois tudo me pareceu… fácil. É uma cidade “viva”. As casas e apartamentos mais antigos, próximos ao centro histórico, estão no alto da cidade… nas colinas! Adorei isso. São elas que formam aquele skyline de “casas penduradas” especialmente bonito visto a partir do mar…

Vista parcial de Nápoles a partir das colinas. Cheguei aqui por uma linha do funiculare. Há várias linhas deles... Adorei!

Vista parcial de Nápoles a partir das colinas. Cheguei aqui por uma linha do funiculare. Há várias linhas deles… Adorei!

O poderoso Vesúvio. Tão perto...

O poderoso Vesúvio. Tão perto…

Fim de tarde ensolarado

Fim de tarde ensolarado

A cor predominante é o amarelo em meios aos tons terrosos

A cor predominante é o amarelo em meios aos tons terrosos

Notem a quantidade só nessa foto de duomos, cúpulas, de igrejas

Notem a quantidade só nessa foto de duomos, cúpulas, de igrejas

Não cheguei em tempo de visitar o Castel Sant E' lmo

Não cheguei em tempo de visitar o Castel Sant’Elmo

Não posso dizer que me aventurei tanto assim mas caminhei o bastante, usei o transporte público, fui na lavanderia, conversei com pessoas no metrô, me senti bem à vontade, exceto pelos sustos constantes com as scooters que surgem das ruelas “meio do nada”… e dei muitas risadas com o “humor mal-humorado” despachado irônico dos napolitanos… Como no dia que parei numa doceria linda e vi meu doce italiano preferido, o canoli siciliano (que só compete com o tiramisu)!!!! Pedi para a atendente naquela tentativa de um italiano arrastado, “per favore uno cannoli siciliani”. E ela olhou bem pra mim e respondeu: “che cannoli siciliani? Qui abbiamo solo napolitano!!!”. E caímos as duas na risada. Ou como o dono da loja de queijos e frios aonde parei para comprar um panini, que pensou que eu era italiana e quando falei que era brasileira mas que tive uma avó napolitana, ele fez uma festa e pediu pra tirar uma foto comigo. Nápoles é divertida!

Estação Dante. O círculo azul é um buraco que parte do nível da rua e chega aí, dentro da estação. É para ser olhado mesmo, a ideia é criar uma sensação "deep blue"

Estação Dante. O círculo azul é um buraco que parte do nível da rua e chega aí, dentro da estação. É para ser olhado mesmo, a ideia é criar uma sensação “deep blue”

Trechos da obra de Dante na estação

Trechos da obra de Dante na estação

Mais uma instalação no metrô. Essa é de um artista de Nova Iorque

Mais uma instalação no metrô. Essa é de um artista de Nova Iorque

Apesar da sensação de aflição, adorei essa obra

Apesar da sensação de aflição, adorei essa obra

IMG_5253

A arquitetura preservada. Essas "mini pontes Vecchio" me encantam Itália!

A arquitetura preservada. Essas “mini pontes Vecchio” me encantam Itália!

Aha! O autêntico espaguete napolitano no Gambrinus, o famoso café frequentado por Oscar Wilde

Aha! O autêntico espaguete napolitano no Gambrinus, o famoso café frequentado por Oscar Wilde

A famosa pizza napolitana só podia ser margherita e não foi na pizzaria do filme Comer Rezar Amar (!!!). Foi na Sorbillo. Dica do meu amigo Fabiano Marques que passou uma longa temporada em Nápoles.

A famosa pizza napolitana só podia ser margherita e não foi na pizzaria do filme Comer Rezar Amar (!!!). Foi na Sorbillo. Dica do meu amigo Fabiano Marques que passou uma longa temporada em Nápoles.

Opa, um momento yoga assim no meio da rua em Nápoles?! Saudades da minha prática, dos meus amigos yogues

Opa, um momento yoga assim no meio da rua em Nápoles?! Saudades da minha prática, dos meus amigos yogues

Não é que eu consegui achar uma manifestação?! A Itália é um país politizado e ainda se vê muitos cartazes sobre o partido Comunista, ou Socialista

Não é que eu consegui achar uma manifestação?! A Itália é um país politizado e ainda se vê muitos cartazes sobre o partido Comunista, ou Socialista

Cenas de verdade. Enquanto estava lá congelada na estação de trem observei muito as pessoas. Essa foto por exemplo, não resisti... tirei e publico, com todo respeito. O senhor de óculos escuros parece ter saído de um filme da máfia...

Cenas de verdade. Enquanto estava lá congelada na estação de trem observei muito as pessoas. Essa foto por exemplo, não resisti… tirei e publico, com todo respeito. O senhor de óculos escuros parece ter saído de um filme da máfia…

Muitas igrejas (muitas mesmo), museus, exposições e eventos na cidade mas eu queria focar em Pompéia e Herculano. Meu interesse talvez fosse menos histórico e mais “romântico-aventureiro” – sou meio fascinada por vulcões, provavelmente influenciada pelas estórias de Julio Verne. Comprei os ingressos antes e reservei uma parte do dia seguinte só para Pompéia e o resto para Napoli! Queria meus momentos de calma para sentar num café e ficar sem fazer nada. Confesso que estava bem cansada também de tantas informações, de tirar fotos, mas como não conhecer? Conhecimento sempre é sedutor e irresistível…

POMPÉIA
Todo mundo já ouviu falar sobre Pompéia e Herculano, as cidades destruídas pelo Vesúvio no ano 79dC. As cidades ficaram adormecidas séculos e foram descobertas somente no século 16. Já o Vesúvio deu um pouco mais de trabalho, mas desde 1944 está lá, calmo, tranquilo… entretanto, dizem que deve entrar em erupção novamente num futuro próximo. Pompéia era uma cidade importante, tinha pouco mais de 20 mil habitante e através de pesquisas e indícios arqueológicos, durante sua existência foi a cidade dos prazeres dos romanos da alta classe média. Por conta disso, os religiosos da época atribuíram a tragédia à fúria dos deuses que resolveram castigar Pompéia pelo seu estilo de vida.

Exploradores mais atentos, após sua visita, contam com detalhes sobre as casas, placas das casas, as funções de cada peça encontrada, e com quase todos que conversei que estiveram lá, antes durante e depois, todo mundo quer saber onde era o prostíbulo… Ora, deixemos os mortos em paz. Confesso que minha visita não seguiu assim. Não havia mapas disponíveis e não queria ficar “refém” de guias ou de um audio-guide. Pompéia é graaande e o Sol estava impiedoso. Impossível lembrar ou anotar tantos detalhes. Fiz uma breve pesquisa na internet antes e segui meu caminho, mais de olho na paisagem e nos detalhes que renderiam boas fotos.

Um parênteses: em breve será lançado o longa intitulado Pompeia, do diretor Paul W.S. Anderson e no elenco Carrie-Anne Moss, Paz Vega, Kiefer Sutherland, entre outros. A estréia prevista nos cinemas aqui do Brasil, para o dia 21/fevereiro.

Uma casa ainda em bom estado

Uma casa ainda em bom estado

Grandeza e beleza na cidade fundada pelo gregos, tomada pelos etruscos, fenícios e por último sob o domínio dos romanos

Grandeza e beleza na cidade fundada pelo gregos, tomada pelos etruscos, fenícios e por último sob o domínio dos romanos

Uma das fontes originais ganhou uma torneira nova

Uma das fontes originais ganhou uma torneira nova

Paisagem que faz você pensar em como seria essa rua no séc. 79dC antes da tragédia

Paisagem que faz você pensar em como seria essa rua no séc. 79dC antes da tragédia

DSC03460

O auditório! Pronto para ser usado

O auditório! Pronto para ser usado

Colunas e mais colunas

Colunas e mais colunas

Esse lugar especialmente me lembrou o Palatino, de Roma

Esse lugar especialmente me lembrou o Palatino, de Roma

DSC03466

Bandeira brasileira?

Bandeira brasileira?

Muitos afrescos estão em bom estado ou sendo restaurados

Muitos afrescos estão em bom estado ou sendo restaurados

São belíssimos

São belíssimos

DSC03474

E trazem informações sobre os costumes e cultura de Pompéia

E trazem informações sobre os costumes e cultura de Pompéia

E trazem informações sobre os costumes e cultura de Pompéia

E trazem informações sobre os costumes e cultura de Pompéia

Uma casa maior, de alguém mais importante. Notem o mosaico no chão e o pequeno quadrado onde era um espelho d'água

Uma casa maior, de alguém mais importante. Notem o mosaico no chão e o pequeno quadrado onde era um espelho d’água

Uma paisagem sublime se você não pensar no estrago que o Vesúvio fez

Uma paisagem sublime se você não pensar no estrago que o Vesúvio fez

Salas como estas são comuns. Estão trancadas e é aonde são guardadas as descobertas arqueológicas. As condições de preservação desse patrimônio não é das melhores, infelizmente

Salas como estas são comuns. Estão trancadas e é aonde são guardadas as descobertas arqueológicas. As condições de preservação desse patrimônio não são das melhores, infelizmente

Outro prédio importante que teve as colunas destruídas

Outro prédio importante que teve as colunas destruídas

Não é pra menos que o pessoal gostava daqui

Não é pra menos que o pessoal gostava daqui

DSC03503

Ainda hoje as escavações fazem novas descobertas, mas sofrem com a falta de apoio e investimento. Algumas áreas estão fechadas e ainda não liberaram o acesso

Ainda hoje há novas escavações e descobertas,  mas sofrem com a falta de apoio e investimento. Algumas áreas estão fechadasou ainda não liberaram o acesso. 

HERCULANO
Herculano é bem menor que Pompéia, era habitada por cerca de 4 mil pessoas mas mais próxima ao Vesúvio. De acordo com as pesquisas científicas as cidades foram destruídas em 24 horas. O vulcão começou a expelir rochas e material vulcânico atingindo Pompéia e poupando Herculano, por conta do vento. O vulcão não demonstrava apresentar perigo, até que houve uma explosão maior e em questão de minutos Herculano foi totalmente soterrada pelas lavas vulcânicas. Isso, ironicamente, fez com que a cidade se mantivesse mais preservada e portanto hoje, mais bacana de ser estudada e admirada. Já Pompéia foi sendo destruída ao longo de 24 horas. O fato interessante disso tudo, e que eu não sabia direito, é que essa foi a primeira tragédia tóxica vamos dizer assim, que a humanidade viveu… O que matou na verdade a população das cidades foi uma nuvem tóxica de cinzas e gases – as pessoas morreram asfixiadas e depois queimadas.

As principais descobertas estavam em Londres, no British Museum na exposição “Life and death”. Como depois acabei voltando para Londres (pronto já contei!!!) aproveitei minha estadia na cidade e fui ao British para concluir meu passeio.

(Herculano conta hoje com apoio da Inglaterra, acho que do próprio British Museum, nas pesquisas arqueológicas e conservação da cidade).

Herculano!

Herculano!

Parece que esse túnel, que era uma mina, serviu de rota de fuga para os que conseguiram escapar

Parece que esse túnel, que era uma mina, serviu de rota de fuga para os que conseguiram escapar

Uma estátua muito bem preservada

Uma estátua muito bem preservada

Aqui também afrescos belíssimos

Aqui também afrescos belíssimos

DSC03581

Há vida em Herculano

Há vida em Herculano

DSC03549

Uma rua importante da cidade

Uma rua importante da cidade

A beleza da arte

A beleza da arte

Fornos de cozinha! As pessoas viviam numa certa coletividade

Fornos de cozinha! As pessoas viviam numa certa coletividade

Alguns lugares realmente são belos

Alguns lugares realmente são belos

DSC03540

Aqui temos um jardim recuperado no pátio de alguma casa ou prédio importante, e logo acima as casas atuais, habitadas, a poucos metros do Vesúvio...

Aqui temos um jardim recuperado no pátio de alguma casa ou prédio importante, e logo acima as casas atuais, habitadas, a poucos metros do Vesúvio…

Aqui dá pra ver bem como Herculano ficou soterrada! É impressionante

Aqui dá pra ver bem como Herculano ficou soterrada! É impressionante

DSC03531

Imagina morar ali e ter Herculano (e o Vesúvio) como vizinhos?!

Imagina morar ali e ter Herculano (e o Vesúvio) como vizinhos?!

Essa casa provavelmente pertencia a alguém importante porque tinha sua própria cozinha

Essa casa provavelmente pertencia a alguém importante porque tinha sua própria cozinha

DSC03568

Dorme Vesúvio...

Dorme Vesúvio…

O sentimento de liberdade é realmente estranho. Pode confundir e fazer você “entrar em pânico”. Chegou o dia de deixar Nápoles, eu mesma queria partir, mas não sabia para onde… Simplesmente fiquei lá cinco dias e fui deixando para decidir depois… e então estava lá na estação de trem, parada, sozinha. Me senti o personagem do Tom Hanks no filme “Terminal”, sabe? Só que nada me prendia a não ser minha própria indecisão. Vontade, eu tinha de ir para todos os lugares. Mas tinha que escolher um. Uma opção era pegar um barco, uma ferry boat, e ir para Sicília. Outra opção, que surgiu de repente, era ir para Bari encontrar um amigo que ia participar de um festival de arte, tocando com um grupo de brasileiros. Ou eu podia seguir para Veneza… Faltava Veneza no meu roteiro! Mas já era alta temporada e algo me dizia que eu ia ficar louca e aborrecida com tantos turistas… além de mim mesma (risos). Veneza agora não, pensei, Veneza quero só pra mim (até parece, risos). E havia a possibilidade de ir para Amsterdã… Uma amiga e sua família acenaram quando coloquei os pés na Europa, “vem pra cá”. E claro, Londres, que já considero meu segundo lar.

Eu estava empolgada em permanecer na Itália, al mare, mas a opção de Bari “travou”. Ficou uma coisa é, mas pode não ser, e entreguei pra vida, literalmente, até que chegou esse dia… eu não sabia se pegava um barco, um avião ou um trem, e confesso, passei uma tarde literalmente parada! De repente deu um cansaço. Mental físico e emocional. Homesick, dizem. Ou no nosso idioma, saudades! Saudades “de casa”. Ou de uma casa. Me rendi à oferta de casa com cara de casa, colo e aconchego mezza brasileiros mezza holandeses da Arlete, da Stephanie e da sua família linda, naquela delícia de cidade que é Amsterdã.

****************************

E quem aguenta esperar o próximo capítulo?!?!??!?!!!!  Obrigada Kareen!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Vida de Clara Luz
February 08, 2015
Atacama dicas e updates por Kareen Terenzzo
August 15, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 2ª parte
August 06, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo – 1ª parte
August 05, 2014
Atacama por Kareen Terenzzo
July 14, 2014
Inhotim: A Arte Salva*
May 26, 2014
Voltar ao lar…por Kareen Terenzzo
April 21, 2014
Amsterdã e Londres por Kareen Terenzzo
March 12, 2014
Descobrindo Roma por Kareen Terenzzo
December 23, 2013

42 Comments

Alexandra
Reply 3 de February de 2014

Kareen querida, que viagem maravilhosa essa! Tantas facetas, tantos sentimentos, tantas paisagens e tanta informação......uma benção realmente....para os olhos, alma e coração (o corpinho já não sei.....acho que cansado, porém feliz....rsrsrs).
Adorei esta parte também. Aquele meu pezinho na Arqueologia faz meu coração vibrar quando vejo lugares assim....a serem explorados, verdadeiros tesouros. Gosto especialmente de imaginar as pessoas da época, seus costumes, sua rotina, enfim....acho fascinante.....
E Napoli deve ser realmente encantadora quando se despe do preconceito e se propoe a olhá-la com olhos generosos e coração aberto (e com certa cautela....rsrsrs). Pra quem gosta de observar pessoas (como eu) o caos pode ser um prato cheio......
Um beijo imenso e obrigada por mais este "capítulo". Agora é esperar........
PS: não tenho conseguido comentar no seu blog, mas estou sempre por lá e confesso.....concordo tanto com todos os seus motivos pra viajar!
Consulinda, um beijão e obrigada por mais esse presente.

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Ahhhhhh! Me enche de alegria e amor todos esses comentários!
    Obrigada Alexandra pela presença, pelo carinho, e por vir junto dessa viagem
    Beijo grande
    ps: sobre o meu blog é uma "coisa" de gmail... vou mudar para um formato mais acessível, e agradeço sua visita!

teresa
Reply 3 de February de 2014

Adorei, de novo! Quando fizer outra viagem dessas, me chama que eu vou!!!!!

DULCE
Reply 3 de February de 2014

Kareen, adorei o post! A minha impressão de Nápoles não foi das melhores, acredito ter sido muito contaminada por relatos... Meu filho há pouco tempo quando também decidiu fazer de Nápoles base, tremi na "base", ele estava de carro... Mas fiquei surpresa com os relatos dele. A impressão dele da cidade passa longe do medo, ficou leveza e alegria! A descrição da sua indecisão na estação é digna de cena de filme... Já vivi a mesma situação, com melancolia e tudo... Morri de saudade... Mas passa... Faz parte, somos humanas! Que bom que você tinha um aconchegozinho a sua mão.
Tô te acompanhando no insta, tamos em Portuga ainda...
Carinho, cheinho de axé, Dulce

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Oi Dulce, quantas coisas legais!
    Nápoles surpreende mesmo, não sei, talvez por ir com a expectativa baixa...
    Hahaha, sim, esse dia na stazione!!! Dio mio!
    Aproveite aí!
    Beijos e obrigada por vir junto ;)

Célia Silva
Reply 3 de February de 2014

Karren Terenzzo escreve deliciosamente bem. As fotos me fizeram viajar. A ultima foto, em particular, "Dorme Vesúvio", me encantou muito.
Vontade de arrumar as malas já!

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2014

    O olhar de Kareen, descrito em suas palavras, nos levam em uma viagem enquanto também apresentam o deslumbramento da descoberta!! bj c

      kareen terenzzo
      Reply 3 de February de 2014

      sim, o olhar muda tudo... tem um provérbio budista que diz que a gente tem que aprender a olhar as coisas (sempre) com o olhar de uma criança, que está sempre descobrindo coisas... acho que "peguei" isso
      bjs Consi querida (e madrinha dessa fase rsssss)

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Ohhhh Célia... Grazie! Se puder, faça as malas rsss
    Bjs

Maria Vilma
Reply 3 de February de 2014

Kareen, mais uma vez, vc nos proporciona uma experiência única, belíssima e emocionante!!!
Simplesmente: paisagens magníficas, Pompeia e Herculano... as mais belas ruínas
que os meus olhos já viram... e muita, muita fartura de cultura...!!!
Obrigada, por abastecer a minha alma com tantas coisas preciosas...!!!!
Um grande abraço, MaVi

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Mavi, que bom que você gostou, e obrigada você, Consu e todo o Salotto!
    Gratidão pelos comentários tão sinceros
    beijos

Mar
Reply 3 de February de 2014

Adorei Kareen!!! Fotos lindas e ótimo relato. A primeira vez que estive em Nápoles,foi fazendo uma viagem de mochila com meu marido(tinha 25),e fomos a Nápoles pegar o ferry até Capri.Foi meio caótica nossa rápida passada,e era uma gritaria no ônibus que pegamos até o porto,tb correspondeu a descrição que minha vó tinha dado para nós.Aquele ar de decadência com as roupas atravessando as ruas.Mas foi divertido!Há poucos anos atrás fiz um pernoite em Nápoles para ir a Costa Amalfitana,e achei os arredores da cidade muito maltratados...aquelas montanhas de lixo acumuladas (problemas com a máfia).E muitas pichações e sujeira por toda a parte.Mas,ainda planejo conhecer com calma a parte central da cidade,pq sei dos museus e outras atrações.
Em relação a Pompéia,foi simplesmente maravilhoso!!!Não imaginei que poderia ser tão fantástico,e é uma experiência que indico a todos.Me hospedei numa Villa antiga em Herculano,que é bem pequena e bagunçada e o nosso quarto se abria para o Vesúsio.Confesso que deu um certo medo ver ele assim tão perto,no inconsciente tem todos aqueles filmes antigos que mostravam a catástrofe,rs.
Muito obrigado pelo post!!!
Abçs

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Oi Mar, que legal seu relato! Nossa deve ter sido incrível sua viagem! Sim, é fato que a cidade é ou ainda está maltratada. É um pouco como São Paulo, e mesmo Roma... Mas tentei abstrair e me deixar levar pela essência e alma da cidade, mais que pela sua "fachada".
    Eu amei Herculano! E sim, também tive a sensação "meu Deus e se o Vesúvio resolve trabalhar agora"?! (risos)
    Obrigada pelos seus comentários ;)
    Beijos

Cassiano Lopes
Reply 3 de February de 2014

Kareen, vcê deveria se aventurar sendo roteirista de cinema! É impressionante a riqueza de detalhes acrescida de um mix de sentimentos tão verdadeiros que você coloca nos seus posts. Adorei! E Amsterdã é uma delícia mesmo! Amo esse lugar. Um beijo pra todos e boa semana!!!

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Oi querido! Tava sumido...
    Olha, eu fiz um curso recentemente rsss, é sério. Eu adoro cinema. Quem sabe né?
    Amsterdã vem no próximo... Amei também.
    Beijos beijos e obrigada pelo carinho

      Cassiano Lopes
      Reply 4 de February de 2014

      Tava mesmo... Janeiro foi um mês e tanto! Mas estou de volta! Louco para ver o seu post sobre Amsterdã!!! Bjocas.

      Jovita Agra
      Reply 4 de February de 2014

      Amo Amsterdam! Vou aguardar na maior expectativa, sei que vai ser show! Bjos.

Marly Papa
Reply 3 de February de 2014

Que delicia te ler e viver com vc estas suas paragens , Napoli , eu tb sou neta de 2 lados de napolitanas , as minhas 2 avós , nasceram aí e vieram p/ o Brasil , logo dps da guerra , a minha avó paterna fala tb o dialeto , que até hoje eu entendo algumas coisas , a outra não usava tanto , só em alguns momentos , aluga um fime que se chama Assim falou Bella Vista , vc vai adorar e se divertir mto , é bem napolitano !!! Quero muito conhece- lá , sempre falam que é violenta , vc é assaltada , mas pelo teu relato , ñáo me pareceu , vc foi ao teatro mais importante deles , me disseram que é uma beleza !!!! Que se pode ver p/ visitação , e como falam com as mãos , é um povo especial , bjs e obrigada por me fazer um pouco da minha Napoli dos meus antepassados !!!!

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Oi Marly olha que lindo! Então você tem que ir lá visitar parte da sua terrinha. Sim, tem problemas, mas eu moro em SP (horrível pensar assim mas é fato). Eu não tive nenhum problema. Andei sozinha, saí à noite, mas claro tudo com cautela. Não dá pra passear de "turista perdido" e ostentando nada. Acho que isso é meio uma regra em qualquer lugar do mundo. Há dois anos atrás tentaram roubar meu celular em Londres. E roubaram o celular da minha sobrinha e de uma amiga... E todo mundo anda com o celular e tablet na mão em Londres...
    Em Nápoles, tem meninos na rua, na Circunvesuviana, gente pedindo dinheiro na rua... Isso eu vi em Roma também. SP e Rio tem também. Aqui é mais violento por conta do uso de armas (que Deus nos proteja!). Eu não dava dinheiro e não dou nem aqui. Sempre tenho lanchinhos na bolsa, dou comida ou pago um lanche. Uma mulher me abordou em Nápoles. Tomei um susto. Ela queria meu gelato... Dei meu gelato (tinha acabado de pegar) e peguei outro pr amim. Peguei um táxi que cobrou o dobro do que valia a corrida. Eu sabia o valor porque o hotel tinha me dado uma ideia. Não discuti com o motorista, mas deixei ele ciente que sabia que estava pagando 10 ou 15 euros a mais. E tudo bem. Ele precisava mais que eu.
    Acho que isso faz parte da viagem... experiências não tão boas e "estranhamentos". Procuro não pensar nisso e vou com fé.
    Amei Nápoles pela sua autenticidade.
    Beijos

Marly Papa
Reply 3 de February de 2014

Por me fazer ver um pouco da minha Napoli ( correção ), sorry !!!!

CHelcias
Reply 3 de February de 2014

Texto sempre doce e gostoso de ler. Passei por Napoles hah muito tempo, em 97, numa daquelas viagens de mochila dos 20 e pouquinhos anos. A impressao foi exatamente essa: cidade de gente divertida, de bem com a vida. Obrigada por me fazer voltar por lah!

Andrea - Curitiba
Reply 3 de February de 2014

Kareen, que delicia viajar com vc! Como ja te disse antes, eu estive tres vezes em Napoli e tres vezes em Pompei. Da ultima, fiquei cinco horas vagando e fotografando por la! Se mais vezes for, tudo sera diferente! Napoli, suja, perigosa, feia...mas eh sempre bela por tantos outros aspectos!! Eu adoro!! Tudo eh tao relativo...uns amam e outros detestam! Cuidado temos que ter sempre! Bjs e parabens pelo belo post!

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Oi Andrea, que tuuudo! Você já é PhD em Pompeia!!!!
    Sim, o olhar atento vê tudo novo de novo :)
    Sim, tem que ficar de olho, como eu disse para Marly... Tem que ter cautela. Mas isso não pode definir a viagem
    Beijos e obrigada pelo sempre presente carinho

      Andrea - Curitiba
      Reply 3 de February de 2014

      Kareen querida, eu sou como vc: sempre acho que os outros precisam mais do que eu....e acabo por pagar lanches, nao reclamar quando algo sai muito mais caro e eu ainda tenho o pessimo habito de dar esmola. Sei que nao devo, mas me penalizo com os mais humildes...Bjs.....

Jovita Agra
Reply 3 de February de 2014

Mais um presentão para o Salloto! Acho que estou viajando junto com seus posts, Kareen. Já salvei em arquivo para poder ler com calma e quantas vezes quiser apreciar estas belas imagens e suas impressões. Lindo, lindo, lindo! Obrigada Kareen e Consuelo.

    kareen terenzzo
    Reply 3 de February de 2014

    Jovita! Linda! Obrigada :)
    Acho que vou fazer um livro hein?
    Beijos

      Jovita Agra
      Reply 4 de February de 2014

      Muito boa idéia de fzer um livro, material voce já tem. Bjos.

Maria Araci
Reply 3 de February de 2014

E viva as fotografias digitais, viva o computador, viva a web!!!!! Tudo isto estaria num album de fotos de viagem da Kareen e a gente não teria participado de nada, não teria conhecido sua personalidade, seu olhar sábio, seu quase roteiro cinematográfico, sua visão poética dos caminhos onde passa!!!!!!

    kareen terenzzo
    Reply 4 de February de 2014

    Ahhhhh Maria Aracy!!!! Obrigada!!!!
    Viva mesmo! Estamos aqui, todas juntas, conhecendo umas às outras... compartilhando!!!
    Beijos

Mariliz
Reply 4 de February de 2014

Estive em na Itália em setembro de 2013 e Napoli para mim, foi uma incrível surpresa.
Li tantas coisas negativas a respeito, estava com tanto medo de me hospedar por lá. Mas segui meu instinto e nos hospedamos na Via dei Tribunali, coração da Napoli histórica.
Aquelas vielas, aquelas pessoas simpáticas e barulhentas, aquelas comidas e poder descer e andar a noite pelas vielas com uma bela taça de vinho de uma Enoteca deliciosa que ficava aberta até de madrugada, foi assim, inesquecível.
Não sei, mas tenho alguma ligação com Napoli e resumo a cidade numa palavra: misteriosa.
Napoli é misteriosa! Seu subsolo cheio de história greco-romana, suas ruelas atuais com as napolitanas de camisola estendendo a roupa e gritando na janela para o seu Pasquale que está lá embaixo...
Ah, vou parar de falar, porque é muito amor que tenho por esse canto de mundo.

    consueloblog
    Reply 4 de February de 2014

    Q divertido!! Bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 27 de March de 2014

    Oi Mariliz, desculpe, só agora vi seu comentário. Como dissa a Consu, que divertido!!
    Eu gostei bem de Nápoles, ficaria mais e aproveitaria mais se não estivesse sozinha, com certeza.
    Beijos

Natália Andressa Baffatto
Reply 4 de February de 2014

Oi, Kareen!

Que bom te ver novamente por aqui. Eu tenho também uma parte da família que veio de Nápoles e Calábria, o que também me permitiu ter cidadania italiana, da qual tenho muito orgulho!, ou seja, eu também sinto que tenho de conhecer e explorar essas cidades, pois fazem parte, de uma forma ou de outra, do meu DNA, do meu sangue.

Quando eu fui para Positano, na Costiera Amalfitana, passamos muito perto de Pompéia, foi emocionante. Mas acabei me rendendo ao charme da costiera, do limão amalfitano, do mar azul azul, das pequenas vilas, e acabei não conhecendo essa parte. Mas me empolguei! Gostei do relato, está envolvente :)

Sabe que esse piso que você viu com um símbolo que mais parece a nossa bandeira brasileira, meu pai já havia visto em Roma nos anos 90 e eu achei em alguns cantos da cidade eterna na minha visita em 2012? Para mim, foi a inspiração pura do nosso país. É quase idêntica!

Gostei que citou que Londres é seu segundo lar, sabia? Digo isso porque estou morando em Londres agora, e toda hora me vem as ideias de me mudar um pouco para a Itália...rsrs. E é sempre bom lembrar que Londres também tem seu charme!

Baci baci!!!

    consueloblog
    Reply 4 de February de 2014

    Amo Londres!!!! Bjs c

    kareen terenzzo
    Reply 27 de March de 2014

    Oi Natália! Quanta coisa legal! Pois vá logo a Pompeia porque li que a cidade está de desmanchando por conta das chuvas e falta de investimento.
    Eu amo Londres, e sinto vontade de ficar um tempo a mais. Não sei se conseguiria morar porque sou uma pessoa solar. Acho que viveria bem de Abril a setembro rssss. Quem sabe um dia...
    Londres é sensacional. Tem muita coisa pra fazer sempre. E morando na Inglaterra, vale explorar as cidades vizinhas, ou um pouco mais distantes, de Londres, e mesmo países como a Escócia e a Irlanda. Se não foi ainda, não deixe de ir.
    beijos Kareen

Maria de Lourdes Andrade
Reply 5 de February de 2014

É muito bom seu blog, a cada dia me encanto mais com o que posta. Sigo o blog a uns bons anos. Parabéns.....

    consueloblog
    Reply 5 de February de 2014

    Q delicia saber!! Bjs c

Daniele
Reply 27 de March de 2014

Olá Kareen, tudo bem?

Adorei o seu post e gostaria da sua opinião.

Passei em um programa de intercâmbio para estudar Direito em Napoli.

Li tantas coisas ruins a respeito que até me deu um certo medo.

O que você acha da cidade para morar? E em relação ao idioma, é italiano ou são dialetos?

Obrigada!

    consueloblog
    Reply 27 de March de 2014

    Oi Dani, vou passar a tua pergunta para a Kareen... bjs c

kareen terenzzo
Reply 27 de March de 2014

Olá Daniele, tudo bom?
Acho que a primeira coisa a considerar é se você quer muito viver essa experiência - morar e estudar fora, na Itália, numa cidade um pouco "confusa"... Confusa porque não é como Milão, como Florença, onde as coisas me pareceram muito mais organizadas. Se você mora em São Paulo, vai estranhar talvez Nápoles porque é uma cidade bem menos ostensiva e "reservada". Mas tem trânsito, problemas políticos, pobreza, gente pedindo dinheiro nas ruas... uso de drogas... passei em umas ruas e vi algumas cenas. Mas nada que nunca tenha visto aqui. Eu fiquei pouco tempo, é diferente de morar, mas assim, não vi nada que tenha me sentido ameaçada. Também não facilitei. Mas andei com o celular na mão, pedi informação na rua, andei de transporte público... Em poucos dias, mesmo morando em um hotel, tentei ter uma vida normal lá. De lavanderia no meios das ruelas à comprar frutas. Voltei um dia a pé, à noite, para o hotel, sozinha. E você estará muito perto de Roma e da Costa Amalfitana. Dá pra se recolher por perto quando quiser fugir da cidade. Importante é escolher um lugar legal pra morar, se possível. Um amigo meu morou lá quase dois meses e adorou. Aliás foi ele quem me convenceu a ficar mais que um ou dois dias, lá. Eles falam italiano. Talvez os mais velhos falem dialetos... Eu me comunicava em inglês, às vezes italiano, às vezes espanhol. Como dava. Alguns não são gentis, mas tem gente muito legal. E acho que no mundo todo é assim. Eu amo Londres, andava sozinha, chegava em casa tarde, mais de meia-noite. Ficava meio aflita mas era tranquilo. Pois foi em Londres que tentaram roubaram meu celular... O cara tentou tirar da minha mão enquanto eu esperava o ônibus para ir à escola... Em SP mesmo, todos os dias ouço alguma coisa. Acho que aqui está muito pior.
Eu não perderia essa oportunidade de pelo menos tentar. O que pode acontecer é você não gostar e voltar pra casa, ou quem sabe ir pra Roma <3
Espero ter ajudado, beijo Kareen

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *