Ciúmes…


Zavist

Você é ciumento?  Eu sim!!…

Me pediram para falar sobre ciúmes na semana passada e levei um pequeno susto me deparando no fato que apesar de ser muito ciumenta (daquelas que joga vinho ou dá um tapa no cara), faz tempo que não vivo este sentimento tão “atrapalhante”!  Sim, pois ele mais atrapalha do que ajuda…

Olhando para trás, vejo que todas as vezes que sofri de ciúmes era quando o companheiro não me dava segurança, e consequentemente, eu não me sentia bem comigo mesma.  Acredito que ciúmes venha de uma insegurança própria, e que nenhum analista ou mãe possa nos convencer do contrário.  A única pessoa que pode resolver isso, adivinha quem é?  Você!

A maturidade ajuda.  Aprendemos quem somos e começamos a ver o que temos de bom e de ruim.  E aceitar os dois.  Na minha humildíssima opinião, AMAR A SI MESMO é a solução a tantos problemas pessoais, inclusive o ciúmes.  Mas, pelo menos no meu caso, é uma batalha diária!

Mas voltando ao ciúmes, o que digo à minha filha quanto a relacionamentos é: “Respeite a si mesma!”   Fácil dizer, eu sei!  Mas às vezes ajuda mesmo se nos lembramos disto racionalmente.  A intensão é que se você respeita a si mesma, a pessoa ao teu lado também o fará, e isso leva a um relacionamento melhor.  Se o companheiro/a não o faz, e você sim, não aceitará o comportamento dele/a por muito tempo…  Ao meu ver, é, como se diz em inglês, a win-win situation!

Vou contar uma historinha que aconteceu no início do meu relacionamento com o Roberto.  Logo nos primeiros meses fomos a um jantarzinho bacana na casa de um amigo aqui em Florença.  Comecei a reparar que uma “perua-profissional” (sorry, não sou de ferro) ficou dando em cima do Roberto o tempo todo.  E ele que adora um lisonjeio, ficou jogando charme.  Fiquei P da vida!!  Mas ao invés de ir logo me intrometer, não me respeitei, e fiquei olhando de longe esperando que ele notasse e viesse a mim.  Ele olhava para mim e piscava.  Perguntava se eu queria mais vinho, mas nada de largar da moça.  No final fui até ele e baixinho comecei a bronca.  Ele me surpreendeu rindo.  Fiquei transtornada.  Esperava um confronto.  E perguntei por que ele estava rindo.  Ele me disse porque desta forma eu mostrava que ligava para ele.  A o que eu expliquei que o que ele fez me machucava (já uma atitude mais construtiva, pois neste instante mostrava que eu me respeitava e exigia o mesmo dele).  E daí ele respondeu uma das frases mais lindas da minha vida: “Então nunca mais o farei, pois se é algo que te fere, não é o que eu quero.”  E ele nunca mais o fez.  É lógico que isto parece um conto de fadas… e olhem que o Roberto é bem macho, mas tem a sensibilidade de querer um bom relacionamento e… me respeita.

Cada história tem a sua dinâmica.  Mas é nossa a responsabilidade de nos respeitar para não sentirmos aquela sensação que corre, o ciúmes…

Peço a ajuda nos comentários de analistas psicólogos, psiquiatras e amigos!!… Pois falo só da minha experiência e de forma ultra leiga!!… Também vou adorar ler nos comentários experiências pessoais!

E só para rirmos um pouco…

bjs,

c

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Resoluções 2019: Empatia
January 24, 2019
Pulseirismo!! Moda ou mania?
October 12, 2018
Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
estilo para mulheres maduras
Estilo para mulheres maduras ou por que me visto como me visto
July 27, 2018
Existe vida depois do divórcio?
July 19, 2018
Refletindo sobre o pós ninho vazio…
June 22, 2018
O Grito do Silêncio: Uma daquela minhas cartas…
June 04, 2018
Bate-papo com o site Vem que a Gente Explica! 6 amigas com muita História pra compartilhar!
May 25, 2018

41 Comments

Cassiano Soares Lopes
Reply 10 de May de 2016

Well, well, well... Sou ciumento pacas. De tudo e de todos, do tipo que faz cara feia quando um amigo está dando atenção para alguém que não gosto. Fecho a cara e faço bico hahahahahaha E no relacionamento a mesma coisa. Quando “the significant other” está de graça com outra pessoa, Jesus! Fico possesso, mas não falo nada. Faço aquela cara blasé de quem não está nem aí, cerro os dentes em um sorriso forçadinho e bebo alguma coisa para digerir melhor a raiva hahahahaha Hoje estou melhor, até porque estou sozinho há séculos e isso que você falou de se respeitar é verdade. Se conhecer, avaliar seus highlights & lowlights, faz um bem danado. A partir do momento que você sabe quem é, tudo melhora. Um beijo!

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Que legal q vc concorda comigo!
    bjs
    c

Jackie Castro
Reply 10 de May de 2016

Sou ciumenta mesmo! Meu marido tbm! Mas somos comportados. Sempre um olhar resolve... tipo não tô gostando. Bjos, amei o texto!

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Ah! Isso é o máximo!! Cumplicidade!! bjs c

Frederica
Reply 10 de May de 2016

Adorei o post, Consuelo! Sou ciumenta, mas tenho uma característica pior ainda que é o orgulho...então, sou ciumenta que não faz cena, mas sofre por dentro. Na verdade, já fui bem mais ciumenta do que hoje em dia, concordo que a maturidade ajuda e tentar perceber o porquê de sentir ciúmes também. Quando entendi que era uma questão minha muito mais do que do outro, melhorou! Sim, porque sou daquelas que sente ciúmes das vivências que o outro teve com outra mulher, mais do que mulheres reais que estejam a dar em cima...maluquinha a cabeça!...beijos a todos

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Maluquinha! Mas se vc sente q ele está melhor com vc, também fica com ciúmes do passado? Eu já passei por isso... por isto gostaria de saber... bjs c

      Frederica
      Reply 11 de May de 2016

      Então, não tinha tanto a ver com a segurança que ele me transmitia, mas sim com questões minhas muito profundas. Sempre fui muito agarrada ao passado, ao meu e ao dos outros, com o tempo fui entendo porquê e que isso me prendia em vez de me fazer evoluir. Sabe o que é engraçado? Sofria mais ciúmes de lugares, de objectos, de fotografias, do que da mulher em questão...como se o passado tivesse um tamanho tal, que o presente não fosse compensar nunca. Uma enorme insegurança, na verdade. Hoje em dia, bem mais resolvida sobre o passado e cheia de vontade de presente e futuro! A Astrologia ajudou bastante, conhecer o meu eixo de evolução, Capricórnio-Câncer, me fez compreender melhor essa relação com o passado. Obrigada pelo seu interesse, Consuelo :)

Andreia Mota
Reply 10 de May de 2016

Vai entender? Acredita que tenho ciumes dos filhos? Outro dia estávamos falando nisso, eu tenho uma "tese livre" de que ciume é insegurança do sentimento alheio, será? Então porque ter ciumes dos filhos se é um amor incondicional? Alguém sabe explicar a diferença? Mr. Leone é um querido, acho que está aí o pulo do gatão, ele te conhece mesmo amore! Risos. Agora tenho de acreditar que quando estou mais magra as coisas mudam um pouco de figura, o olhar do marido fica diferente, seria um ciumizinho? Quantas interrogações não é mesmo? Mas o que seria da vida se tudo fosse perfeito? Chatooo, risos. Beijos Diva e Salotto.♡

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Isso mesmo q eu tentei explicar!! bjs c

Mia Athayde
Reply 10 de May de 2016

Hahahahaha !!!!
É tão bom quando teus posts promovem uma reflexão, quando falam de comportamento, quando vc traz aqui para esse Salotto proposições da vida, do dia à dia de todos ... MUITO BOM !
Ciúmes nunca foram um problema para mim ... quero dizer, nos relacionamentos com maridos, companheiros, namorados ...
Mas de vez em quando, sinto sim um certo ciumezinho das minhas filhas :)) Hello Andreia!!!!!!!!!!
O bom dessa história toda é que falo na lata e sempre de forma engraçada porque, é óbvio que essa minha reação é tão ridícula, que só levando na brincadeira e no bom humor!
E elas já sabem e reagem na mesma vibe hahahahah !!!!
E tudo acaba em boas risadas!
E também vou contar aqui uma experiência que achei muito bacana.
Quando Renato e eu voltamos dos Estados Unidos e ele voltou a trabalhar na mesma empresa em que já havia trabalhado aqui antes de nos relacionarmos, fez questão de me levar até lá e de me apresentar a algumas pessoas _ mulheres_ para que eu, já de cara, conhecesse esse universo e não tivesse motivos para caraminholas.
Era uma coisa dele porque eu, realmente nunca tive esse perfil.
Mas achei bacana e um gesto de carinho e até de respeito!
Adorei o post e também quero ver todos os comentários !!!!
bjssss

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Muito legal do Renato!!! Parabéns a ele! bjs c

Maude Junqueira
Reply 10 de May de 2016

Ola!!!
Sigo você nas redes sociais mas no blog não dá tempo.. Como estou de férias hoje li o post... Você sempre divertida.. Adorei...
Se um dia voltar a Florença vou convidar você para um drink no Savoy...😬😊😉
Bjs😘😘

    consueloblog
    Reply 10 de May de 2016

    Obrigada Maude!! E Welcome! Espero te ver mais vezes! bjs
    c

Iara
Reply 10 de May de 2016

Sinto ciúmes sim, mas engraçado que toda vez que percebo que estou com ciumes me dá uma preguiça que largo pra lá, saio de cena e penso que vai dar muito trabalho, acho que funciona, porque sinto muita segurança com meu marido! Falo sempre para minha filha, vc tem que sentir que ele gosta muito mais de vc do vc dele, mesmo que seja o contrário ou igual, finja! rsrsrsrs bjus

    Gloria Jane Melo
    Reply 10 de May de 2016

    Olá Iara,
    Achei ótima esta de ter preguiça de ter ciúmes!!!!

      iara
      Reply 10 de May de 2016

      Oi Glória, mas não dá trabalho de ter que ficar prestando atenção ou investigando alguma coisa? Aff não dou conta!!! bjus

      Betania Bellie
      Reply 11 de May de 2016

      Me too!!!
      Somos livres e ninguém é de ninguém. Alguns filósofos comentam sobre você amar a si mesmo e o melhor... Saber que alguém está com você porque tem o querer de estar.
      Acho uma perca de tempo muito grande ter ciúmes e insegurança. Não nos leva a lugar nenhum comprovadamente por cientistas e filósofos. Vos digo: viva a vida, não deu aqui, tentei ali e assim vai. Tantas coisas ruins acontece por conta de ciúmes e insegurança. Já viram? Somente coisas negativas.
      Adoro falar sobre este assunto pois tenho muito o que discorrer.
      Beijinhos

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Iara, interessante...
    Betania, amar a si mesmo!!
    bjs
    c

Maria Benincasa
Reply 10 de May de 2016

Eita assunto interessante esse!! Eu nao sou ciumenta! hahahahaha!! Bem, todo mundo que me conhece diria o contrario absoluto, mas na verdade é que já nao sou mais. Mas eu sei que muitas pessoas gostam qdo demonstramos certo ciume por elas... E por que nao saisfazê-las??? hahahaha Bem, eu tenho um marido bem bonitao....E muitas e muitas vezes o abordaram de forma, eu diria, um pouco mais violenta! hahaha. Se isso acontecia na rua, vindo de pessoas desconhecidas, eu levava numa boa. Agora, estar aqui na roça, onde todo mundo nos conhece e piranhagem (sorry) vir provocar, é um tanto irritante!!!! e já tive um bafão epico por causa disso kkkk. Coisas da juventude!! rsrsrs
Ja o marido, é pouco ciumento, mas se controla.....na maioria das vezes! hahahaha Eu tinha um amigo que me escrevia cartas e começvaa assim: Renatao, tudo bem? Agora passa pra Maria que a carta é pra ela! kkkk Não mudou nada com as midias atuais!! rsrrs
Dos filhos, nao tenho ciume nenhum!! Se eles gostam muito de alguem, é pq sao bem tratados por essa pessoa, e isso me deixa muito feliz!!
bjs da roça e um lindo dia pra todos

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Êta mulher resolvida!! bjs c

Angela Lira
Reply 10 de May de 2016

Olá,
Fui muito ciumenta no meu relacionamento, acredite, hoje com 59 anos sofro consequências graves do "ciúme", tenho enxaqueca e dores no corpo todo, sabe por que? Porque o ciúme te dá raiva e fúria.
Resolvi deixar o ciúme de lado e hoje gosto muito de mim, tenho estima em alta, e só faço o que gosto, não
faço nada que não gosto somente pra agradar meu marido.
Assim sou mais feliz!!!!!
Um ótimo dia pra todos.

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    E viva!! bjs c

Maria Vilma
Reply 10 de May de 2016

Hahahaha... Eu também não sou especialista... Nem super-heroína...hahaha...Tenho meus pontos francos...minhas inseguranças... mas a maturidade, como vc falou, contribuiu muito, para o ajuste de algumas questões em minha vida e o ciúme que nunca foi um problema pra mim, hoje é muito menos. Não me lembro de ter vivido nenhuma situação que suscitasse maiores discussões/justificativas... envolvendo ciúme de amores, filha, amigos... Mas já aconteceu dos outros para comigo, e, sinceramente, não gostei, não me envaideci... não achei que a pessoa estivesse com cuidados... zelando por mim. Acho que sou avessa a coisas e situações que me tiram a paz... Não me sinto confortável...!
É claro, que isso passa por uma relação de cumplicidade e respeito, o que gera naturalmente confiança, mesmo porque, de temperamento livre como eu sou, não saberia viver de outra maneira... Não viveria nenhuma relação, com um parceiro, no ambiente de trabalho... de amizade, enfim... não estreitaria as minhas relações, não me afinaria com quem não confiasse... Até acho o ciúme justificável... Mas quando é pequeno e proporcional aos riscos de traição, ou abandono, descaso... Pode até acender o vínculo afetivo... mas não resolve nada. O que deve prevalecer mesmo em qualquer relação, é o amor, o respeito... a confiança em si e no outro.
Beijos, Consuelo! Beijos Salotto!
MaVi

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    "Avessa a situações q me tiram a paz...
    o q deve prevalecer éo amor, respeito e confiança em si e no outro!"
    lindas palavras! bjs c

Alexandra
Reply 10 de May de 2016

Ciumenta eu????
Sim! Até o último fio de cabelo......kkkkk
Quando mais nova já dei bafão sim, confesso. Mas a bendita maturidade chegou e eu sou bem controlada agora (apesar que não faz muito tempo um episódio me lembrou e ao Waine também, a fera que habita em mim.....rsrsrs)
No passado acho que tinha muito a ver sim com insegurança mas agora creio que é mais sobre respeito mesmo. Sei lá, vai entender......
Fato é que o sangue espanhol ferve......hahahaha
Adoro quando você nos coloca pra pensar e se mostra assim......vulnerável e encantadora.
Beijos mil!
PS: e tenho ciúmes da Lelê, dos amigos, da cachorra.....

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    rssss! A tua sinceridade é sedutora! bjs c

Denise Luna
Reply 10 de May de 2016

Até no hospital sou fiel!!!!!!
Vim tirar os pinos cirúrgicos do meu joelho e como já estou me sentindo bem, quis logo saber do post de hoje.
Eu tenho ciúmes de amigas, da minha filha e de um amor, mas somente quando a situação me deixa insegura.
Se tiver ainda um grande amor nessa vida, quero que ele tenha a grandeza do Robbie e do Renato!
E Andréia tem razão, quando estamos bem com o espelho, nos sentimos mais seguras!
Acho que o ciúme é um sentimento normal, só fica doentio quando passa da medida.
Bjs

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Oh querida!! Muito Obrigada!
    O espelho tem a ver, mas não é tudo...
    bjs
    c

Andrea - Curitiba
Reply 10 de May de 2016

Quando crianca, morria de ciumes de minhas amiguinhas...Elas tinham que ser so minhas!! hahaha...Ate hoje sou a mais ciumenta das pessoas! Oh well....faz parte de minha personalidade....Bjs.........

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Rssss! Vc é um amor! Intensa q só!! bjs c

Luciana Garcia
Reply 10 de May de 2016

Adorei o post! Já fui muito ciumenta, hoje estou como a Iara, tenho preguiça! Acho que é a maturidade.

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Viva a maturidade! bjs c

Juliana
Reply 11 de May de 2016

Sou capricorniana..sou ciumenta!
Mas apesar disso consigo deixar espaço ao meu marido de fazer "coisas de homens" . Tenho amigas que não permitem. Os maridos tem que estar ali embaixo do pé delas. .
Eu aprendi com a vida que quando alguém te ama decide de ficar com vc e de te respeitar. Não por constrição, mas por Amor!

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Prender com algemas não resolve né? Também sou Capri... te entendo!! bjs c

luciene felix lamy
Reply 11 de May de 2016

Talvez por conta de uma conjunção de Marte & Vẽnus em Aquário, signo da liberdade por excelência, não sou nada ciumenta, nem com pessoas nem com objetos.
Penso que, se meu Amor ousasse despertar ciúmes em mim (coisa de moleque), ele não estaria sendo digno de estar ao meu lado. Comigo, só sendo realmente virtuoso, honesto, com aquela verve e daquela estirpe que somente um homem verdadeiramente nobre possui. Assim, de nascença. Bem, pode ser de formação também.
E penso também que, se uma mulher sente ciúmes (a menos que se trate de uma patologia mesmo) é porque, de algum modo, o parceiro a fez se sentir insegura. Para quê ficar com um idiota assim? Se acontecesse comigo, depois dos filhos encaminhados, ganharia um pé no traseiro FENOMENAL!!! \o/
Zilhões!!! lu.
PS: Mil mapas e post a fazer, não vejo a hora de me desencumbir e poder voltar + por aqui.

    Maria Vilma
    Reply 11 de May de 2016

    Subscrevo suas palavras, ipsis litteris, pró linda! Sou de Aquário! Sou amorosamente transbordante! Não sou nada ciumenta com nada!
    Saudades, amor!!!

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Querida!! Fenomenal!!! rsss bjs c

Stephanie Soares
Reply 11 de May de 2016

Amei seu artigo, Consuelo. Adoro quando transpõe sua 'humanidade' às letras, e ainda mia dividindo com a gente...
Engraçado isso de ciúmes porque já fui doente na adolescência e depois em um único relacionamento da vida adulta (acho que estava numa fase de muita baixa estima tb...) e hoje sou super racional, controlada. Talvez, inconscientemente, vi que a energia que eu perdia nessas situações era tão ruim pra mim que resolvi sublimar. No máximo, passado em um episódio como esse seu, depois da festa diria que não gostei e que na próxima vez não se repetiria porque ele estaria só. Se está comigo tem que me respeitar e para que me respeite, eu tenho que me dá o respeito primeiro. Beijão!!

    consueloblog
    Reply 11 de May de 2016

    Certíssima!! bjs e obrigada por compartilhar! c

Graziele
Reply 12 de May de 2016

Olá Consuelo...
Lindo o seu post...
Tão verdadeiro ...

Um grande abraço ❤️

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *