Casamento ou profissão? Dilema feminino!!


casamento ou profissão

Desta vez, no Consuelo Responde abordamos um dos maiores dilemas femininos: Casamento ou profissão?  A pergunta veio de @dhevacaldas no Instagram: ” O que voce acha deve vir antes: A realização no casamento ou realização profissional ? ( Não vale os dois juntos) .”

Bem vamos lá!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Acho que no fim acabei falando dos filhos ao invés do casamento… talvez porque o meu acabou tantos anos atrás (17 anos!!)… Mas falo das minhas idéias sobre relacionamentos…

Com meus filhos pequenos… Hoje estão com 24 e 22 anos

Falo mais sobre relacionamentos aqui no Consueloblog nestes posts aqui:

Separação e recomeço
Existe vida depois do divórcio?

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

YOU MIGHT ALSO LIKE

Conselhos para jovens nesse Consuelo Responde
August 31, 2018
Consuelo Responde: Uso jeans? O que diria à Consu de 20 anos? Gosto do Brasil?
August 17, 2018
o que Consuelo Responde
Consuelo Responde… viagens, Florença, maternidade, ídolos, underdressed vs overdressed e muito mais!
August 03, 2018
Como seria a vida se tivesse certeza que tudo daria certo?
February 14, 2018
ser mulher no brasil
Falando sobre ser mulher no Brasil para a Band News
January 09, 2018
Ser uma mulher de mais de 50 anos
November 22, 2017
Falando de estilo com pouco, ser mãe, trabalhar e mais!
November 20, 2017
Consuelo Responde… crise existencial… blocker ou blogger e muito mais!
October 25, 2017
Como conciliar a vida profissional com a privada?
August 19, 2017

14 Comments

ANA LAURA DIMAS DE FREITAS RABELO
Reply 16 de February de 2018

Primeiríssimo: seu cabelo está lindaço, você está lindaça! Amei esse cabelo. Acendeu seus olhos e te iluminou.
Bem, sobre o tema: eu passei por um caminho que foi duro, abrir mão da carreira dói sim, muito. É algo que resvala no orgulho e traz incerteza, mas hoje quando vejo a relação que tenho com a minha filha, me sinto realizada. Eu também não estaria onde estou hoje se tivesse continuado na área anterior. Hoje tenho acesso à informações que jamais teria tido, vejo o quanto tenho de espaço dentro de mim que cabe esse conhecimento, e ao mesmo tempo tenho consciência do tamanho da minha ignorância em relação à tudo.
Tenho tido a oportunidade de ver a mulher com olhos bem diferentes e isso tem sido muito importante para mim.
O retorno à universidade me colocou num lugar de busca que é muito bom. Me sentir constantemente motivada é uma sensação que não imaginei sentir a essa altura da vida. Portanto, valeu a pena. No início achei que fosse perda, mas hoje se tornou um ativo.
Não julgar, como você mencionou, é algo muito importante, porque cada uma de nós tem sua história e fazemos o que podemos, quando podemos. Acredito que sempre fazemos o nosso melhor, não devemos cultivar sentimento de culpa.

Beijos,

AL

Dheva Caldas
Reply 16 de February de 2018

Oi Consuelo! Sou eu,Dheva, desde España🇪🇸 Encantada com sua resposta.

Bom ver esse tema por o seu ponto vista! Sempre achei que a profissão precisava está em primeiro plano,para me oferecer liberdade financeira no casamento (principalmente se não desse certo) .
Adorei a idéia de aprender crescer preparar se para uma vida profissional enquanto vemos os filhos crescer...
Eu sempre tentei conciliar casamento e profissão (por isso disso que não valía os dois).
Ah! Voce me deixou agora una vovó sem culpas...
Um abraço! Valeu.

Obrigada por ser tão presente.

Karoline Fernandes
Reply 16 de February de 2018

É as vezes eu me questiono sobre não ter uma carreira definida, morar com os pais... sobre não ter encontrado uma pessoa que fosse legal... Aí desabafando com uma amiga ( que a minha idade 27 e tem uma filha e já casou)... Ela sorriu e disse que há uma certa fase da vida que a gente se questiona como uma espécie de cobrança sabe... Eu comecei a sentir isso agora... e que muito natural a gente sentir isso... Que a gente tem que ter persistência rsss... A conversa foi tão boa...

Marina
Reply 17 de February de 2018

Consuelo, esse dilema vai ser sempre transversal a tantas mulheres, e é muito interessante.
Acredito que encontrar o EQUILÍBRIO entre o que ambicionamos para a nossa vida pessoal e o que projetamos para a nossa carreira pode ser a chave.
No mesmo ano em que me formei, casei e tive um filho, (não necessariamnte por esta ordem). Ele foi instantaneamente a minha prioridade e isso moldou as escolhas que fui fazendo a nível profissional. Investi muito menos na minha carreira, mas honestamente nunca senti que tivesse perdido nada. Estive presente na vida dos meus filhos na idade que mais precisavam. Hoje são adultos.
Beijos
PS: Consuelo e esse seu olhar, lindo demais

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2018

    obrigada! bjs c

Anna
Reply 18 de February de 2018

Que lindíssima!!! Você está cada dia mais brilhante!!
Amei este vídeo!!! Acho que foi feito para mim!!! Eu tinha uma carreira no mercado financeiro mas não estava muito feliz, e saí e fui criar meus filhos com carinho e sem muito stress para conciliar trabalho e filhos.
E durante todo este tempo tenho me mantido ativa, criativa e pensante.
Às vezes sinto um olhar de desprezo vindo de mulheres que não deixaram de trabalhar, me olhando como se eu fosse louca e burra!
Mas penso que foi melhor para eles e para mim! Tenho uma ligação bem forte com eles e agora estou repensando em como voltar ao mercado de trabalho!
Muito obrigada, beijos inspirados!!!!

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2018

    A vida é tua, não?... Então não importa o que os outros pensam... Bjs minha corajosa! bjs c

    Marcia Afonso
    Reply 21 de February de 2018

    Ah no meu post esqueci de colocar Anna é bem isso também sentia um certo Q quando parei de trabalhar e confesso não foi muito fácil, mas atribuo a um coragem extrema nossa e sem qualquer arrependimento ter deixado uma carreira por um tempo para dedicar a pessoinhas tão especiais. Hoje meu retorno foi muito bem pensada, colocado no papel o equilíbrio entre profissão e família. Parabéns a nós mulheres corajosas que conseguimos trilhar nossa vida a cada momento.

      consueloblog
      Reply 22 de February de 2018

      Parabéns!!!!! bjs c

Bernadete Marques
Reply 18 de February de 2018

Seu cabelo está bonito.

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2018

    obrigada! bjs c

Valéria Tancler
Reply 19 de February de 2018

Adoro você. Sempre motivadora. Obrigada. Beijos.

Marcia Afonso
Reply 21 de February de 2018

Consuelo, sabe quando um video cai como uma luva? Bem fiz minhas escolhas e tive filhos aos 35 e 41 anos, advogada, trabalhando desde os 29 mas sem muito sucesso nos dois períodos parei de trabalhar e acompanhei os filhos até 2 anos diretamente. Nesse tempo como falastes fiquei me atualizando, inclusive na 2a gravidez aproveitei para estudar para um concurso, não obtive êxito, então retornei ao trabalho. Foi muito gratificante, pois consegui acompanhar os primeiros momentos dos dois filhos hoje com 5 e 12 anos ainda precisam de mim, mas consigo com auxilio do esposo, funcionária e ainda uma organização que não precisa ser tão rígida, manter os dois.
Concordo que quanto mais nova se tiver oportunidade pra quem deseja ter filhos melhor, com a idade kkk e não precisa tanto, é mais complicado imagina um tinhosinho de 5 anos super esperto lendo e escrevendo há mil e vc com 47 querendo dar aquela pausa, ler um livro na rede #SQN...mas são momentos únicos.
Como muito bem cita a Consuelo não existe formula, cada um é um, mas um pouco daqui um outro dali e vamos montando nossa trajetória, o importante é estarmos inteiras em cada momento.
Não é fácil também aqui no Brasil retornar ao mercado de trabalho mais tarde, mas você se mantendo atenta, ligada, atualizada dentro da sua profissão ou da que irá exercer no retorno é essencial para o sucesso e sua conquista profissional.

Parabéns Consuelo, um tema bem difícil mas foi abordado com tanta naturalidade e simplicidade que me fascinou.

    consueloblog
    Reply 22 de February de 2018

    Oi Marcia! Super obrigada por compartilhar! Acho q ajuda muitas pessoas ler testemunhos como o teu!
    bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *