Uma carta sincera…


DSC05135

Foto Roberto Leone

Lá atrás, quando comecei tudo isso há cinco anos, já fazia parte da segunda leva de blogueiros.  Portanto não posso dizer que comecei daquele jeito que tantos comentam “não podia imaginar tudo isso!”  “Tudo isso” era exatamente o que eu esperava!  Mas posso certamente dizer que quando me ofereceram a possibilidade de criar um blog tive um momento Eureka!  Senti que aquilo era perfeito pra mim!!

A Santaconstancia queria entrar mais forte no mundo digital.  Trabalhava para eles na época e me pediram para criar um blog que seria inserido no novo site deles.  Imediatamente o projeto fez o maior sentido na minha cabeça.  Tinha certeza que era algo que gostaria de fazer e que faria bem.  As coisas foram acontecendo, eles não sentiam mais a necessidade de um blog e queriam parar com o projeto.  Eu decidi então continuar sozinha.

Se vejo os primeiros posts, até rio.  Umas 5 fotos em cada e um português mais que enferrujado!  Mas algumas pessoas começaram a me seguir.  E aquela interação com eles foi mágica.  Começamos a criar uma comunidade.  Nunca senti que eram só leitores.  Achava que ser a blogueira e ter “leitores” era muito distante uma dos outros.  Daí surgiu a idéia do Salotto.  Palavra que em italiano significa sala de estar mas também é o termo usado no final de 1800 para indicar o encontro entre intelectuais que gostavam de discutir as novidades da época… Talvez um pouco prepotente, mas realmente as discussões que temos e tivemos durante estes anos tem um paralelo a isto.

Passou um tempo e apareceu o Instagram.  De certa forma ele complementava o blog.  Porém certamente a atenção começava a se dividir, e o tempo também.  Para algumas blogueiras virou imprescindível.  Às vezes até mais importante do que o blog.  Redações começaram a alimentar o primeiro enquanto a arma preferida das jovens era o celular.  Com o tempo porém, as fotos espontâneas foram se tornando mais e mais trabalhadas até que hoje só funcionam no Insta obras de arte para receber os tão desejados likes.  As coisas porém, ainda estavam sob controle.

Nos últimos tempos apareceu o Snapchat.  No começo não entendia nada.  Não é intuitivo… mas uma vez que entendi, é uma ferramenta incrível.  Difícil esconder quem você é lá… É quase que uma máquina da verdade… vai te seduzindo e você vai contando mais e mais e aparecendo descabelada, com cara lavada e espirrando a tua alma… me conquistou totalmente!  Adoro essa nova mídia.  Me sinto próxima a quem me ouve e tenho a chance de exprimir o que penso (mesmo se 10 segundos por vez).  A grande pergunta de quem não entende bem ainda o Snap é qual o interesse se desaparece em 24 horas?… Mas quando temos uma conversa com amigos cara a cara (Salotto) a conversa não desaparece imediatamente?… O espírito é um pouco esse… o imediato.  Não tem muitos filtros e se você não tem muito a dizer, o teu Snap é uma série de fotos… e mudo… o que, acredito, não funciona muito bem…

Eu estou numa história de amor com o Snap e estou aprendendo a inserir ele na minha família junto com o blog e o Insta.  Lá comento o jornal, faço mini #ConsuResponde, digo como me sinto, conto piada, faço careta, enfim, mostro o que está acontecendo comigo no momento.  Aprendi a criar um vídeo no YouTube com estas minhas 24 horas e muitas vezes complementam o post aqui no blog.  Várias vezes é com uma imagem do Snap que alimento o Insta.  Na verdade, estou aprendendo a fazer os três funcionarem juntos.  Isto é o ideal.  O blog tem fotos mais especiais e um texto mais elaborado.  O Insta mostra os momentos mais lindos e o Snap é a opinião, documentação e reação imediata.  Eles se complementam!

Agora é impossível continuarmos a nos chamar de bloggers pois não existimos mais em uma plataforma só.  A nossa expressão vem em vários formatos.  Por isso nos chamam agora de digital influencer, título que não gosto, mais uma vez o acho prepotente… mas por enquanto não tem outro termo…

Mas porque todo esse desabafo?   Porque venho aqui para pedir a vocês um feedback do que estão achando desta nova fase.  Vamos usar o espaço dos comentários aqui para discutir onde posso melhorar e se vocês sentiram alguma mudança nos últimos tempos na forma de comunicação.

Mais uma vez querido Salotto, conto com vocês!!  Me sinto mão na mão com todos, mas talvez ultimamente meio distraída. Com estas palavras, e os comentários, espero apertar de novo o nosso enlace!  Espero vocês abaixo!

bjs,
c

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Respondendo as suas perguntas sobre a minha VIDA…
February 07, 2017
Explicando o meu sumiço…
January 16, 2017
Como foi o meu aniversário…
January 05, 2017
É pique!!!
January 04, 2017
Processando esse momento de transição digital…
December 30, 2016
feliz natal
Feliz Natal!!! Vamos falar de Recomeços!
December 23, 2016
Como amarrar um lenço ou pashmina…
December 02, 2016
A Moda de hoje, por Costanza Pascolato e Consuelo Blocker (euzinha)
November 21, 2016
Minha casa em Florença
November 16, 2016

124 Comments

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 18 de December de 2015

Querida Consuelo. É por isso que nós aqui te amamos tanto. A sua sinceridade e simplicidade a tornam essa mulher admirável. Fico feliz em poder fazer parte, direta ou indiretamente, do Salotto, que mudou a minha vida e me deu de presente amigos maravilhosos. O meu entendimento sobre as mídias digitais e o mundo virtual é limitado, mas estou aprendendo. Creio ser very busy administrar todas essas plataformas de comunicação/interação, mas pela sua explicação acima consegui entender a diferença e a necessidade de cada uma. Elas se complementam. Adoro os seus videos no Snapchat, esse aplicativo in real time, dinâmico e atual. A naturalidade com que você se expressa é maravilhosa. E isso aproxima seus fãs, seguidores e leitores de você. O instagram é a minha nova paixão (viu como sou atrasadinho hahahaha) e adoro brincar transformando imagens em certa forma de arte. E o seu insta é mara! E quanto ao Consueloblog, só posso ser reduntante e dizer que é um espaço mágico. A-D-O-R-O a troca enriquecedora que cada post proporciona. As imagens são sempre belas e nos fazem viajar por alguns minutos junto com você. Quando bate a saudade ou dá aquele momento "ops! esqueci daquela dica" posso voltar e me deliciar mais uma vez. Portanto Super C, não importa onde você esteja porque de uma forma ou de outra nós estaremos ao seu lado, seja no instagram, no snapchat, no consueloblog, no Pinterest, tumblr, facebook, de mãos dadas para caminhar com você, de braços abertos para dar/receber um abraço de urso em reconhecimento ao seu sucesso e trabalho que faz tão bem à todos nós. Tenho certeza que você vai encontrar o perfect balance entre essas mídias para continuar nos presenteando como tem feito nesses 5 anos. Happy 5th Birthday & count on us! Love you. #consueloblockerrocks

    Andrea - Curitiba
    Reply 18 de December de 2015

    Eitcha que esse meu amigo escreve bem!!! Assino embaixo do que ele escreveu! Sou jurassica assumida, apenas possuo FB e olhe la....sou assim, nao quero mudar. Nao tenho tempo para outras midias. AMO de paixao este nosso espaco e, como disse nosso querido Cassi, ja faz parte de nossas vidas. Estamos todos juntos nessa!! Obrigada por compartilhar conosco, diva querida! Bjs......

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada Cassi! bear hug to you too!! baci c

Michelle
Reply 18 de December de 2015

Oi Consuelo! Adoro seu blog! Nunca deixo comentários mas leio sempre. (aliás, já que estou comentando hoje preciso dizer que você e o Roberto são um casal lindíssimo!) Sigo você no Instagram e curto bastante as fotos que você coloca lá, sejam elas "obras de arte" ou fotos espontâneas suas agarrando a sua filha. Não posso dar feedback sobre o Snapchat porque eu não uso e não tenho interesse em usar. Já me acho muito apegada ao meu celular tendo só Instagram, então não preciso de outro "vício". Acho que o fato dos vídeos só estarem disponíveis por 24 horas me deixaria ansiosa e causaria o famoso FoMO (fear of missing out). Então a ideia de colocar os vídeos no YouTube acaba sendo legal... mas eu espero que você não deixe de fazer vídeos especificamente pro canal.

Uma pergunta pra você: você não acha que aproveita menos os lugares que visita por estar registrando tudo no Snapchat?

Um beijo pra você e pra sua família linda!

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Oi Michele! Interessante o FoMO! Não sabia que era uma syndrome!
    Realmente perco um pouco do que está acontecendo para registrar (e não só em uma ferramenta, em geral em duas ou 3) mas ao mesmo tempo registro para sempre. Como a viagem a Botswana que agora posso rever com saudades! bjs c

Andreia Mota
Reply 18 de December de 2015

Ô querida, levei um susto, achei que seria uma carta de despedida, graça a Deus que não! Uma das coisas que tenho orgulho na vida madura é poder fazer o que realmente me deixa feliz, sem a obrigatoriedade e o compromisso. Eu usava a rede social mais popular do mundo para manter contato com família e amigos, lá eu procurava ser eu mesma, sem a formalidade da vida profissional, trocando informação e conteúdo entre amigos. Com o tempo tudo aquilo foi me deixando cada vez mais triste, eu não conseguia acompanhar as publicações e a própria configuração do aplicativo colocava as informações no final da fila de prioridades. Com o tempo passei a perceber que as notícias eram informações ultrapassadas, um aniversário, uma festa, uma reunião entre amigos, tudo já tinha acontecido e eu ficava cada vez mais para trás. Um dia resolvi mudar, decidi que não viveria daquilo, daquelas publicações atrasadas e foi assim que cheguei ao CBlog. Fui seduzida e conquistada pelo seu sorriso, seus textos. As informações que eu queria ler, as imagens que eu queria ver, a simplicidade das palavras, essa ausência de formalidade, a sua forma de ser natural (redundante talvez, mas apropriada). Aos poucos fui comentando, interagindo com o Salotto e finalmente participando do Encontrinho mais esperado do ano. Fiz grandes amizades e sou fã de muita gente que faz parte deste CBlog, mas como tudo é efêmero, aqui não poderia ser diferente. Sim, eu tenho notado sua ausência ao CBlog, isso tem me deixado com saudade, risos. O Snap é um aplicativo interessante, mas a minha rotina de vida não me permite participar de mais um, entre tantos aplicativos. Sim, tenho ciúmes do pessoal do Snap, risos, eles interagem com você e eu só vou saber o que aconteceu horas ou dias depois. Sim, acho interessante a proposta de utilizar o Snap para inserir conteúdo ao CBlog, mas só faço um pedido, chame todo mundo de Salotto! Risos, assim eu me sinto incluída no contexto, ok? Sim, acho interessante um planejamento dos posts dos colaboradores, fica melhor para sua agenda de compromissos e a agenda deles também. Sim, acho interessante às quintas-feiras (nem sei se está correto o plural, me corrijam) sempre um tema para recordar, algo que o Salotto coloque nos comentários as suas experiência e vivências. Sim, estou me sentindo uma pessoal insuportavelmente privilegiada (MaVi comentou sobre isso ontem) de ser lida por você e imensamente agradecida de poder, de alguma forma, contribuir com informações que você irá processar para chegar a um ponto de partida. Querida, no fundo no fundo o que importa é a sua originalidade, o que você decidir, nós estaremos com você, seja aqui, no Snap, onde quer que você vá, sempre estaremos participando. Um beijo carinhoso e um abraço bem apertado de saudade física, hahaha eu hein, física? De onde tirei isso, hahahaha.
ps. Só não desista de nós, risos.

    Denise Luna
    Reply 18 de December de 2015

    Taí, estou com "saudades físicas" de você, Dedé e da nossa Musa também! E não há snap que resolva!!!!!!!! kkkkk
    Bjs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Desistir?!!!! NUNCA!!! Agora planejamento... seria ótimo... exceto que sou um desastre pra isso... Acho que vai ter que ficar assim... meio uma surpresa a cada clique!!
    bjs e obrigada! c

Tânia Sciacco
Reply 18 de December de 2015

Oi Consu querida, entendo a necessidade de acompanhar as novas mídias e aproveitar as oportunidades de cada uma. Acho que no nosso caso aqui, por termos um grupo com pessoas com idade maior que 35, acabamos por entrar nestas novas mídias um pouco depois da garotada que preenche este mundo digital e por isto a resposta a cada uma delas acaba demorando mais.
Talvez não seja somente você que esteja mais distraída em relação ao blog, eu por exemplo. também estou. Agora que assisto os snaps e periscopes e hangouts, entro menos no blog...
Ontem nosso grupo de whats, conversou bastante sobre isto. Eu sugeri, (hahahahah mais um mídia), que você usasse também o periscope, Já vi que você passou um desfile lá, mas acho que se você fizesse um encontro ao vivo seria maravilhoso. Porque o que sentimos falta, penso ser esta interação aqui e não podemos fugir das novas plataformas e o periscope, acredito que completaria trazendo nossa conversa de volta e ao vivo!!
Você poderia fazer um post falando para o salotto sobre o aplicativo, marcando um encontro em determinado horário, com tema ou não, ou até uma discussão sobre o tema do post do dia... Ideias..., Tenho assistido a várias conversas lá no periscope e tem sido muito bom.

Ah, também criar uma lista no whatsapp e receber dicas sua por lá.
Tenho assistido muitos hangouts e palestras sobre mídias digitais e todas elas tem que ser utilizadas em conjunto, complementando uma a outra como você disse no post.
Dá saudade de quando era só o blog, mas tenho certeza que não tem mais como ser assim.
Vídeos combinados com textos se tornarão cada vez mais frequentes em blogs.
Alguns ficam resistentes a novos aplicativos, mas vamos lá pessoal, vamos testar!!
Beijos mil e obrigada

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    É que gosto muito do Snap! Me divirto postando momentos... sem dúvida, às vezes, nas conversas mais longas, rolaria um periscope... mas como mandar todo mundo pra lá também! Me parece maldade!!...rsss
    bjs
    c

      Tânia Sciacco
      Reply 21 de December de 2015

      Hahahah, sim, uma maldadezinha!!! Mais uma mídia para o salotto acompanhar hahahhaahah!!
      Querida, mas você já deve ter ouvido que no próximo ano, o facebook, vai dar mais destaque ainda aos vídeos e vai introduzir tipo um periscope, Então vai ser fácil!! Blog e facebook. Beijos mil

        consueloblog
        Reply 22 de December de 2015

        Fui procurar e ainda não encontrei... acho bem melhor pelo Facebook q já temos seguidores! bjs c

karina Paranhos
Reply 18 de December de 2015

Olá Consuelo,
Eu gosto de ler seu blog porque suas palavras são leves e ao mesmo tempo é direta no que pensa. Seu snap eu ainda não vi. Vou te adicionar, também tem pouco tempo de aderi a ele. Acho que o universo de blogs, instagram e agora Snapchat é interessante. Faz você perceber e ter acesso a um universo amplo de coisas novas e interessantes. Eu nunca fui a Itália, por exemplo, e acho lindos os lugares que você mostra. Lugares que eu nem imaginava que existiam. Isso com certeza amplia nosso olhar. Ah! E o seu estilo eu adoro! Acho que reflete bem sua personalidade e sua essência como pessoa. Eu penso... Nossa eu quero ter este estilo verdadeiro e elegante da Consuelo. Eu nem sabia muito sobre a história de sua família, depois que fui sabendo pelo blog, inicialmente gostei do seu blog porque percebi que você parecia ser alguém que falava coisas verdadeiras e mostrava o que realmente gosta.
Um abraço e vou olhar seu Snap, agora fiquei curiosa.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Karina, gostou do Snap? bjs c

Maria Benincasa
Reply 18 de December de 2015

Dear Lady! Ufa, eu imagino uma certa angustia em dar conta de tudo e te desejo luz e equilibrio para encontrar a equação perfeita.
Bem, como disse o Cassi, o Salotto é um lugar incrivel, onde conhecemos amigos que sairam do virtual e com os quais podemos sempre contar. E quem faz parte desse grupo sabe do que estou falando. Portanto, mesmo que se um dia o blog parasse de funcionar, por alguma razão (espero sinceramente que isso nunca ocorra), vc já teria cumprido um papel muito especial, que foi nuclear esse grupo de amigos que a cada dia se fortalece.
Eu nao tenho muita amizade com o Instagram. Se quero algo especifico, vou ate lá e olho, mas estou curtindo muito o snap. É divertido , dinamico e parece ser a bola da vez! Mas lá, as dicas tão bacanas, de viagens, de alimentação (It's for you Jaque!), de compras, realmente desaparecem e nao dá pra salvar nas nossas "pastinhas"! Imagine, tudo de maravilhoso que a Aninha mostra de Firenze nao consigo armazenar (meu HD já esta com a capacidade limitada! hehe)!! Por isso Lady Magrela, na minha humilde opiniao, o snap possa complementar o blog, já que é um material tão rico que poderia alimentá-lo. E, nesse caso, te pouparia tempo quando este te faltasse, pois seria "apenas" colocar os videos aqui com um titulo, sem muito trabalho com texto! Ficaria tudo armazenado! ;)

bjs da roça

    Denise Luna
    Reply 18 de December de 2015

    Essa "roçeira" sabe das coisas! De roça, ela não tem nada!!!!!!!!!! kkkkkk

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Acabo de colocar o primeiro... Acho que vou usar os fins de semana para isso... Vamos ver...
    Obrigada pela sugestão!
    Mas vc reparou como quase ninguém segue do mesmo jeito as redes sociais?... Por isso que é enlouquecedor!
    Mas podexá que chego lá!
    bjs
    c

Sonia ferrari
Reply 18 de December de 2015

Oi Consuelo hoje consegui entrar mais codo no blog. Concordo com as palavras do Cassi, Andrea,Tania. Ja te escrevi anteriormente como o Salotto está tão profissional sem perder aquele jeito intimo com seus seguidores (nao gosto dessa palavra) Vc cresceu mas a essência é a mesma bjs querida

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada! bjs c

Viviane Marques
Reply 18 de December de 2015

Bom dia, Consu!!!!! Que singela essa sua preocupação com os seguidores do blog, com o Salotto. Ontem foi nosso assunto principal é muito intenso no grupo do Zap. As opniões foram as mais diversas, mas todas pensando no melhor para vc. É a Mia falou uma coisa muito importante, a sua espontaneidade, demonstrado mais uma vez aqui nessa carta sincera e querida. Tenho certeza que vai conseguir nos manter com vc independente da mídia ou do aplicativo, ou seja lá como for. Adoro seus Snaps, divertidos, espontâneos, mas sinto falta de não poder revê-los como faço com o blog, como o Cassi postou, recordar bons momentos que vc nos proporcionou, como arrumar a mala no inverno, no verão, para dois dias ou um mês, os lugares por onde andou e nos fez viajar com vc, os encontros que tivemos, ou os seus com sua Mamisa, ou com seus filhos, poder ler e refletir sobre a opinião de cada comentário, essa interação tão gostosa é importante para o Salotto, o Snap não consegue proporcionar. Mas tenho certeza que com todo seu talento, com todo seu diferencial como blogueira, vai conseguir uma junção de mídias e aplicativos, de novos e velhos seguidores, da melhor forma possível, e estaremos sempre com vc, pois é muito especial e amada. Mais uma vez obrigada por compartilhar conosco esse momento de necessária transição na sua vida de blogueira, agora nossa digital influencer. Mas o mais importante " nossa Consu". Sucesso, em tudo que fizer!!!!! Bjs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada!! Vivi!! Mas sabe que vários dos melhores snaps estão no canal do Consueloblog no YouTube?
    bjs
    c

Celia
Reply 18 de December de 2015

Oi Consuelo querida!
Também levei um susto, achei que era uma carta de despedida..... ufa!
Adoro o seu blog, curto muito mesmo! Acompanho o instagram também. Mas não sigo o snapchat. Acho que é um problema meu. Vi alguns videos, achei legalzinho, mas não é a minha praia. Sei que isso deve ser um problema meu..... adoto os seu tutoriais, seus videos de Consuelo Responde.... mas o Snapchat não faz parte da minha rotina.
Sim, sei que sou retrô....rsrsrsrs.... mas achei que você gostaria de saber que algumas das suas leitoras são basicamente isso: leitoras.
Acredito que deva ser muito difícil e trabalhoso manter essas plataformas funcionando, espero que você chegue num equilíbrio que te deixe satisfeita. Mas sinceramente, ficaria muito triste se o blog fosse deixado de lado.
Bem, é isso, desculpe-me a sinceridade, mas acho que sua intenção era essa mesma, não? saber de que maneira a gente te segue.
Bjs e parabéns pelo trabalho!

    Katia Holanda
    Reply 19 de December de 2015

    Querida Consuelo! Adoro o seu blog., acho que foi o meu primeiro blog kkkkkvc é fantástica, concordo plenamente com a opinião da Celia, também não sou de Snap kkkkk, é muita informação não quero ficar ligada na Net o tempo todo. Te desejo sucesso em todos os seus projetos, porém o seu blog é especial não o deixe de lado, suas " leitoras e leitores ", agradecem! Parabéns pelo seu excelente trabalho .

      consueloblog
      Reply 19 de December de 2015

      Não vou deixar o blog de lado não Katia... só queria sentir se vcs estão se sentindo abandonados e compartilhar idéias para melhorar isto!! bjs c

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Eu sei sim que muitos que estão comigo no blog não estão no Snap e vice versa.. Por isso também a minha preocupação de dar atenção a todos!
    Quero ficar satisfeita mas também satisfazer a vocês!! E sabe que também estou trabalhando em um guia e um livro!! Arghhhhh! Quando encontrar o tempo para tudo?!!! rssss
    bjs
    c

Fabi
Reply 18 de December de 2015

Consu,

Você é a melhor Snapper EVER!!!

Tem conteúdo!! É leve!!! Sabe fazer críticas com uma delicadeza ÍMPAR!!!

Acho que você nasceu para isso!!!!

Adoro você em todas as mídias sociais!!! ;-)

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada Fabi!!! Estou me divertindo muito no Snap! bjs c

Andréia Cordeiro
Reply 18 de December de 2015

Ai! eu também pensei que era despedida e fiquei com medo de chegar ao fim do texto. ahahahahahahha! Ainda bem que fui positivamente surpreendida! AMO seu snap, aliás, é o único snap que assisto. E o seu blog é muito autêntico, inteligente, bonito e útil. Nunca vi nenhuma postagem dispensável, como se vê em quase todos os blogs por aí. Uma coisa que eu acharia legal de ver por aqui, ou no insta ou no snap, seriam fotos de pessoas anônimas, quase um flagra, com um estilo de vestir que você acha legal, umas dicas de moda, mas com pessoas reais como modelos. Acho que o seu olhar para a moda é bem peculiar e de bom gosto. Eu acho que posts assim iam fazer sucesso e nos ajudar a vestir de um modo mais clássico, chic e moderno ao mesmo tempo.
Abraços!!!! Andréia

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Oi Andréia! Bem legal a idéia... Vou tentar... já fiz no passado, mas ninguém entendia e posava... hoje ou as pessoas se vestem para as fotos ou não querem ser fotografadas... mas vou fazer um esforço. Hoje coloquei um feshion cat no Snap!
    bjs
    c

Maria Araci
Reply 18 de December de 2015

Consu: que interessante!!!! Eu senti esta tua fase e me deu um pouco de aflição!!! Vou te explicar porque: eu te sigo no snap mas não sei interagir. Adoro saber tudo na hora que está acontecendo e muitas vezes, também não venho no blog porque já vi "ao vivo"!!!! E, acho, que isto também pode te influenciar no tratamento que dás ao assunto, já visto no snap, no blog. Mas tem muita gente que não te segue no snap, então quer continuar com aquela intensidade que tinha antes e já não a está encontrando!!!! Não quero que tomes isto como uma crítica ranzinza e sim uma constatação de uma fase de transição. Quantas outras coisas vão surgir nesta nossa era da informática e nós vamos aderir, ficar seduzidas e ao mesmo tempo um pouco atrapalhadas!!! Mas enfim, a gente continua ao teu lado sempre atraídos pelo que tu nos mostras, cada vez mais dinâmica e cada vez mais atraente!!! És a mulher do nosso tempo!!!! Bjs aqui no blog porque no snap eu não sei dar!!!!!!

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    MA!!! É isso mesmoooooo!!!!! Acertou na mosca (só nossa geração para entender essa expressão) como já falei no Snap parece redundante falar no blog e perde a intensidade!!! Vou tentar me concentrar mais para ver se consigo retomar essa intensidade!! Mas acredito como vc, que poder assistir ao Snap (até minha mãe o faz como voyeur) é muito legal!!
    Obrigada por me seguir lá!
    bjs
    c

Ana Laura Rabelo
Reply 18 de December de 2015

Cons, não tenho snap, mas te sigo no insta, e sempre q possível te vejo no YouTube.
Vejo que você gosta de tudo q faz e faz c carinho e desenvoltura, acredito que o caminho é este mesmo, crescer!
Desejo sempre que você se descubra mais e curta muito cada novidade.
bjo
AL

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Realmente no canal do Youtube encontra-se muitos do Snaps! A única vantagem de seguir no aplicativo é q se vc não gosta de algo pode pular...
    Obrigada por sempre estar comigo! Desde o comecinhoooooo!
    bjs
    c

Maria Vilma
Reply 18 de December de 2015

Hahahaha... Li a introdução do texto por três vezes... antes de dar continuidade... Achei que fosse despedida... ui...!!! Que alívio!
Consuelo, pouco a acrescentar depois do que já disseram acima... Eu não tenho Snapchat. Não por questão de idade... resistência à modernidade, novidades... ou coisa que o valha... Não tenho, porque o meu equipamento tecnológico não permite... hahaha...
É claro, que para falar com propriedade do que se trata ou significa essa mídia, precisaria conhecer bem... mas pelo o que eu tenho apreendido... aqui, acolá... sobre... acho, que não seria uma consumidora voraz, eficaz na dinâmica e velocidade que tal mídia exige... Mas isso é uma questão muito pessoal... Sou aparentada das tartarugas... Curto as coisas em outra velocidade e o Blog me propicia isso... Gosto de (re)ler, (re)ver ... ter tempo para descartar, mas depois de analisar, ou me (re)vincular... Adoro posts, como disse Marcílio Godoi, poeta mineiro, “... desses que a gente da um link e um deslink em seguida, só para poder ter o prazer de dar link de novo...”. Mas olha, como disse a Vivi, o mais importante é que vc seja a "nossa Consu", fazendo o que for.
Vc só vai estar bem, se estiver fazendo o que lhe dar prazer... Estaremos sempre do seu lado. Não soltaremos a sua mão, nem o seu calo... de jeito nenhum...
Todo Sucesso e felicidade do mundo!!!
Um grande abraço, querida!
MaVi

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Querida muito obrigada!!! Saiba que vc pode ver vários dos Snaps no Youtube! Daí me diz se vc curte!, ok? bjs c

Paula Moiano
Reply 18 de December de 2015

Nossa, pensei que fosse uma carta de despedida rsrs ainda bem que não é!!!! Gosto muito do blog, das dicas, das fotos nos posts e do jeito que você escreve. Te sigo tbm no insta...já o snap eu não tenho....acho que é rede social demais rs não consigo acompanhar tudo......Gosto muuuuuuuito do Consuelo Responde..acho tão legal...enfim amiga, gosto de tudo mas não consigo acompanhar tudo rsrsrs.... parabéns pelo trabalho!!!! Não deixe o blog morrer rsrsrs bjuss e sucesso!!

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Não, não quero que morra não!! O Snap só acrescentou... mas como diz a Maria Araci, talvez tirou a intensidade do blog por sentir que já falei do assunto...
    mas vamos lá! Novo desafio!
    bjs
    c

malu
Reply 18 de December de 2015

Oi, Consu! (Posso te chamar assim?:))
Então, confesso que estou um tanto enjoada de blogs, principalmente os de moda e lifestyle.
Até mesmo dos blogs políticos, que foram os que mais li ultimamente pela atual situação do nosso Brasil...
Dei um tempo no Instagram também. Posto menos fotos, mas, de vez em quando, "acompanho" alguns queridos como você.
Já o Snapchat, voltei a usar por sua causa! Aliás, só sigo você. Me divirto com seus Snaps!! Até comento alguns...
Essa nova fase é natural, pois as coisas mudam muito rápido nesse mundo virtual e de redes sociais. Com certeza, você já deve ter cansado de algum desses veículos mas é perfeitamente normal...Daqui a pouco surge outra ferramenta e todos migram para a novidade.
Não sei se este meu feedback vai fazer alguma diferença, mas é isso aí!
Te vejo no Snapchat!!
Bjs!

malu

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Lógico que pode! Malu, mas como foi então que vc comentou aqui hoje?... bjs c

Denise Luna
Reply 18 de December de 2015

Minha Musa,
Esse blog entrou na minha vida com resposta de oração, i.e. mais uma corda para eu me pendurar e me balançar pela vida como uma criança curiosa e feliz. Ele me trouxe você, seu mundo glamouroso e o MEU SALOTTO, onde fiz amigos em todo o Brasil, EUA, Alemanha e Itália (agora com a Aninha).
Eu não tenho SNAP e como sou muito ativa em emails, facebook, Insta e seu blog, acho DEMAIS, mas eu tenho +50, então não estou na média jovem, mas me sinto jovem.
Tenho notado que você está deslumbrada com essa nova mídia e tem deixado "nosso" blog um pouquinho de lado, i.e. não dado seu 100% como antigamente, mas sabemos que tudo na vida tem etapas, vida e morte.
Só espero que o blog não morra e você consiga fazer um mix de tudo isso porque no snap, as palavras são levadas ao vento, aqui não, elas permanecem, fazem a gente reler aquilo, consultar, curtir o que o outro escreve, então para mim, pessoalmente, o blog é seu diário de vida, o snap, uma brincadeira que se desfaz em 24 hrs.
Beijos e que você tenha sabedoria para decidir o que for melhor para você! (obrigada por pedir a nossa opinião)

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    O blog não morrerá! Tem duas razões pela falta de intensidade... já falei do assunto no Snap e TEMPO!! Mas não digo que uma mídia deve substituir outra... Vamos ver se consigo fazer tudo! bjs c

Tarciso Barros
Reply 18 de December de 2015

Olá Consuelo, eu te conheci através do Snapchat e adorei! Não sabia que você é blogueira e também tinha um pouco de preconceito com o Snap, acho que porque não entendia muito bem a proposta da rede. Mas agora tudo mudou! Sou viciado em Snap, mas também comecei a acompanhar o seu blog e me encantar com o conteúdo riquíssimo que você passa de maneira super despretensiosa. Te ver no Snap então complementa toda a experiência, entender melhor sua visão de mundo. Percebi que temos gosto parecido e amo entrar na intimidade das pessoas através do snap, vc disse uma coisa certíssima: não tem como se esconder nesta rede. As pessoas podem até construir uma persona, mas sempre tem um 'crack' se o app é usado frequentemente. É tão natural que quanndo vc se dá conta... já foi postado e visto! Amei essa carta mais que sincera, e acredito no poder da união de todas as mídias, cada uma com sua função! @tarcisoo no insta e @tarciso93 no Snap e Tarciso Barros no facebook.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Oi Tarciso! Obrigada por deixar a tua opinião! Interessante ver como cada um segue do seu jeitinho... mas todos estamos unidos no querer ser genuínos como cada comentário aqui hoje! bjs c

Carol R.
Reply 18 de December de 2015

Oi Consu
Ontem conversamos muito sobre essa fase nova entre algumas meninas aqui do Salotto, acho que estimulados pela Aninha, não me recordo exatamente. E vim aqui registrar minha opinião. Eu não sou muito de comentar, não sei se por falta de tempo, ou se por que é essa é uma característica minha. Prefiro observar e muitas vezes olho, vejo e guardo pra mim o que penso.
Mas, vamos ver se consigo resumir em poucas linhas o que disse lá. Eu acho que vc está no caminho certo, as mídias mudam, os acessos mudam e o jeito de conversar com as pessoas mudam e muito. E você como uma digital influencer(tb não gosto desse nome) precisa se adaptar as essas mudanças e aderir aos novos canais de comunicação.
Nesse sentido, te acho uma trend setter, pois você se adapta e lança um novo jeito de usar a mídia do momento. No snap , me sinto mais próxima de você, sinto que te conheço mais, que te vejo mais e que te mando mais recadinhos. Sei que nem todos se adaptam aos novos lugares(como o snap) e para cada lugar que vc vai, vc leva uma nova Consu, que encontra outro público, mas carrega ainda o seu publico antigo. E isso é magico, inovador e refrescante, para quem te acompanha faz alguns anos.
Admiro seu trabalho e quero me ver daqui há alguns anos com sua idade, com todo sua juventude e frescor de buscar sempre um novo jeito de falar as mesmas coisas de maneiras diferentes e para públicos diferentes.
E como muitos disseram, iremos com vc onde for..
bjs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Adorei ler o que vc escreveu... vi do outro lado, sabe? Como os outros me vêem... e isso é tão interessante! Especialmente de uma blogger como vc!!
    obrigada! bjs c

Ana Carla Araujo
Reply 18 de December de 2015

Consu
Concordo com você, sinto o mesmo em relação a esse mix de midia social, mas meu Snap aianda é mudo rsss, sou timída, mas me sinto livre em fotografar o que vejo de belo por ai e no Instagram não tenho isso.
Estou adorando a forma como você mistura tudo isso, continue sim, está incrivel!
Super beijo

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada! bjs c

Cissa Bettinelli
Reply 18 de December de 2015

Este é o unico blog que sigo, não encontrei razão ou afinidade na coleção de "blogs" que tem por ai, penso que com 53 anos (no meu caso) não é fácil se profissional, mãe, esposa e todas as atividade que temos em comum, não encontro tempo pra sapear no excesso, mas gosto de ti, da forma que fala, da simplicidade, do sorriso largo e principalmente da espontaneidade que passa pra gente do outro lado como por exemplo a forma que se maquia, esta gravei rsrsrsr. Nao sigo o snap, alias não sigo nem minha filha rsrsrs mas gosto deste espaço! vc é unica,carismatica e linda por dentro e por fora, continue assim, abrcs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Certamente ser mulher hoje é complicadíssimo!! Mas taí onde o Snap é bacana! Enquanto não vou ficar reclamando em um post inteiro do blog se não tenho tempo, no Snap 10 segundos de desabafo vale! É interessante e pode ser até colocado de forma engraçada...
    Viu só?! Estou aprendendo tanto com estes comentários!!
    Obrigada Cissa! bjs c

Luciana de Oliveira - Fogão Vermelho
Reply 18 de December de 2015

Eu amo esse salotto! Sigo o blog desde os primeiros dias, e nem lembro mais o que me trouxe até ele, mas sei que adoro a troca que existe aqui.
Alias já até disse isso, o seu grande segredo é não ser aquela blogger que posta e pronto,é o seu interesse genuíno nas pessoa que fez seu sucesso. Acho que com o tempo, você ficou mais espontânea e com o snapchat mais próxima ainda dos seus leitores
E u ADORO o snapchat, por enquanto no melhor esquema voyeur masde tanto gostar do seu, estou pensando em mostrar minha vida na cozinha com ele, vamos ver.
Sucesso, sucesso e mais sucesso pra você
Bj carinhoso

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Ahhhh! Seria ótimo um snap de cozinha... mas sei que em geral usam o Pariscope pra isso... bjs c

Fernanda Nalin (projeto444)
Reply 18 de December de 2015

Oi!!!!! Você é incrível e consegue como ninguém equilibrar todas essas plataformas...sem deixar nada de lado!
Conheci você através do snap, comecei a seguir e me encantei, aí uma vez encantada, corro no Google para saber mais... Descobri o blog, Instagram, um pouquinho da sua história...
Contei um pouquinho de mim e sobre o blog que tenho com amigas, você leu!!!!! Você visitou!!!! E ainda mandou dicas e sempre tem uma resposta carinhosa!!!
Verdadeira, sincera, engraçada, espontânea, por isso acredito, seja tão popular no snap, snap é momento e você sabe fazer deus momentos como ninguém!!!!
Adoro !!!!!
Beijos

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada Fe!! Vc é linda e tão carinhosa! bjsc

Suellen Machado
Reply 18 de December de 2015

Oi Consuelo, parabéns pelo trabalho, gosto muito de seu snap é um dos poucos que sigo, pois você é autêntica e sempre mostra a real, tipo vou ficar a semana toda sem beber, aff... Cheguei até seu blog, pois estava buscando referências de estilo mais clássico e básico. Na hora me identifiquei, tenho 32 anos e considero meu estilo mais para básico, romântico. Anyway meu feedback vai para a parte tecnológica do seu blog, eu acho que ele é muito quadrado no meu ponto de vista poderia ser mais intuitivo e com um menu mais atrativo, certamente traria mais audiência. Você escreve sobre temas tão abrangentes e atraentes, mas isso não fica evidente no menu quando queremos buscar mais coisas. Quem sabe sempre taguear teus textos e criar divisões com essas tags no menu. Você fala bastante sobre relacionamentos, filhos, por exemplo, isso poderia ser explorado em seu menu, alem da moda é claro e das viagens. Outro ponto que eu acho que pode ser bacana investir é na newsletter, ela vem sempre com o mesmo assunto, seria legal se no assunto já trouxesse o tema abordado no novo texto principal, chamaria mais a atenção de quem recebe e evitaria que ela caísse direto no spam.
Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho. Bjs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    ótimos conselhosssss! Muito obrigada! Vou ver se consigo fazer isso com o meu técnico italiano!! Mas são ótimos os comentários! Obrigada bjs c

Amanda Solbiati
Reply 18 de December de 2015

Consuelo, sua querida!
Acho que tu nos cativa muito com tua personalidade e o jeito simples e carinhoso de acolher as interações, sugestões, elogios. Penso que essa é a forma mais inteligente de estar na internet!
O ser humano nunca vai ser cem por cento true life em nenhuma rede social, afinal, é a nossa oportunidade de por em prática o ideal que temos de nós. É um pouquinho de verdade, com um punhado de edição e mais uns salpicados de qualidades e defeitos que os mais atentos pescam de nós pelos detalhes!
Eu precisei fazer um detox de todas as redes, pra nao me deslumbrar e acreditar piamente em tudo o que via no snap e no instagram. Mas olha eu aqui, nas férias, me deleitando com o seu texto, Hahahaha !
Porque a internet também nos faz gostar e conhecer pessoas que geograficamente seria impossível. E deixo aqui um beijo pra ti, Consu, como eu gosto de me referir a você :)

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    "Por em prática o ideal que temos de nós" êita mulher inteligente vc minha querida!! Adorei te encontrar no Snap! "Salpicados que os atentos pescam!"
    Realmente, soube do teu detox quando pedi à Queen "quedê ela?!" E fiquei surpresa e honrada de te ver aqui, ainda mais que deixou um comentário!
    bj querida e a presto!!
    c

RENATA
Reply 18 de December de 2015

UFA ACHEI QUE O BLOG IA ACABAR!!!!!
NAO COMENTO MUITO, MAS PASSO AQUI TODOS OS DIAS....E GOSTO DE CADA UM DOS
SEUS POSTS.
UM BEIJO PRA VOCE E UM FELIZ NATAL PRA TODOS DO SALOTTO!!!!!!

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Feliz Natal!!!! bjs e obrigada! c

Renata Sales
Reply 18 de December de 2015

Boa Tarde!
Boas Festas!
Querida Consuelo,
Adoro o seu Blog!! :)
Beijos,
Renata

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada! bjs c

Francisca
Reply 18 de December de 2015

Olá Consuelo, também fiquei preocupada, pois pensei que era despedida. Estou a pouco tempo por aqui, mas estou achando tudo ótimo! Continue assim, sempre olhando para frente. Um forte abraço e um feliz natal para você, o Roberto e toda a sua família.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Super obrigada!!! bjs c

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 18 de December de 2015

Nunca pensei que eu estaria aqui dizendo algumas palavras... O melhor blog que eu conheci, um espaço muito especial e você Consuelo sempre muito carinhosa... Me recebeu aqui de coração e eu sempre que posso venho aqui ler... Obrigada por tudo isso aqui. Por toda sua dedicação, por ser uma pessoa linda dentro e fora... (me faltam palavras) mas eu amo estar aqui junto de você! Love you Mister Consu!

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Karoline!! Obrigada pelo carinho!! bjs c

Marta Alves de Lima
Reply 18 de December de 2015

Consuelo, sou nova por aqui, mas estou adorando, principalmente o snapchat!!
É muito bom ter uma pessoa que fale assuntos que sejam mais voltados para o público mais maduro, e nisso seu blog e snap tem sido maravilhosos.
É muito bom todos os dias saber que tem coisas novas no snap....
Virei fã!!!!
Um grande abraço

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Obrigada!! Sempre que puder, venha comentar e bater papo aqui! bjs c

Paty
Reply 18 de December de 2015

A-do-ro seus posts. Sem mais. Beijinhos

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    O-bri-ga-do!! ;-) bjs c

Dany Cilento
Reply 18 de December de 2015

Querida Consu, como você sabe sou uma leitora de seu blog, praticamente desde o início. Naquela época a plataforma básica e quase que única eram os blogs. Mas depois veio o instagram e mais recentemente o snapchat. A tendência de migrar para outras mídias, é geral, não apenas do consueloblog. Mas o que posso te assegurar que a sua espontaneidade, que é o que mais encanta a todas nós, pode ser melhor aproveitada no snapchat. Acho uma delícia te acompanhar diariamente, em tempo real, ver o seu dia a dia, você tomando café de cara lavada, você produzida, você lendo jornal, jantando, trabalhando, etc. Eu particularmente sinto como se você estivesse batendo um papo comigo, mais próxima de você. Acho que o snap é uma mídia, que tem a sua cara, e como praticamente você começou junto com as demais, nesta onda, acredito que você vai "bombar" cada vez mais!! Claro, que adoro e tenho um carinho muito especial por este blog, que me proporcionou amizades incríveis, mas acho que você está sabendo se desdobrar bem nestas múltiplas formas de comunicação!!! Sucesso, querida, sempre!!!! bjos

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Me divirto muito por lá!! Mas vamos ver como posso complementar por aqui... Vc acha que os vídeos do Snap, quando posto aqui, válidos?
    bjsc

renata catarina de oliveira
Reply 18 de December de 2015

Consuelo adoro vc e admiro muito como pessoa vc é alegre e ainda tem o privilégio de morar na Itália maravilhosa sou neta de Italiano e adoro desde já acompanho seu snapchat e fico ansiosa quando vc não posta bjs...

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Srs... eu tento mas às vezes estou ocupada ou fazendo algo que é nada de quê, sabe?
    bjs
    c

Teresa
Reply 18 de December de 2015

Vou discordar da maioria, mas já que pediu a nossa opinião... como eu não gosto de me expor na rede, (não tenho site, meu facebook tem poucos amigos e família), também me incomoda um pouco entrar na intimidade alheia. Sigo o blog desde o início, e acho muito bacana como ele foi evoluindo tanto no texto quanto nas imagens, na qualidade das informações, nas técnicas de busca, links, colunistas convidados, encontros de verdade, etc, é um trabalho muito legal. Mas sinceramente, não tenho interesse em seguir Snap ou Insta, nem seu de outros bloggers, nem de meus amigos e familiares. A leitura, a fotografia, a ilustração, o cinema, essas mídias mais lentas e mais elaboradas ainda são, para mim, mais interessantes que o jogo rápido a que as outras se propôem. Fica Blog, fica salotto!!!bjos.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Fica sim!!! A minha dúvida não é se eliminar um, e sim como manter todos!! ;-)
    bjs

    c

Jovita Agra
Reply 18 de December de 2015

Querida Consuelo, já me acho tão íntima que a chamo assim e a Roberto como Robbie, tão metidinha eu, né? Mas é assim mesmo que me sinto quando estou aqui no blog, comentando neste espaço, e principalmente fazendo parte do Salotto. Você, com sua simplicidade e espontaneidade, nos deixa muito à vontade.
Amo acompanhar o blog, depois fiquei seguindo no Insta e no Face. Só não acompanho o Snap pq ainda não sei lidar com este. E digo com toda sinceridade, sou fã mesmo é do blog, deste Salotto de gente sincera e autentica, parece que tem uma magia neste espaço. Imagino o quanto deve ser corrido para você estar atualizando diariamente em tantas mídias, por isso veja o que mais lhe atrai, qual lhe dá mais prazer, o que lha dá melhor retorno. O mais importante é você estar satisfeita e feliz com o que faz.
Beijo muito carinhoso.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Isso sim, estou muito satisfeita e tenho orgulho, tanto que não quero sacrificar nenhuma mídia, entende? Para também estar perto de todos! bjs c

Andrea
Reply 18 de December de 2015

Oi Consuelo.
Sigo seu blog desde o início e amo. Sabe aquela hora que vc tira do dia para relaxar a mente. Essa hora leio seu blog. Tbm te sigo no insta e adoro ver fotos. Não gosto do snap pois me deixa mais agitada, sou ansiosa demais então fico imaginando que possa ocorrer um acidente com vc andando ou as vezes dirigindo (sei que sua irmã já pediu para vc não fazer mais isso) e tentando tirar o melhor anglo Cuidado!
Acho tbm e me desculpe que depois do snap vc não tem tido muito tempo para o blog. Me desculpe please!
Mas o mais impirtante o que te faz feliz. Continue fazendo só o que dá prazer.
Quero aproveitar para desejar um Feliz Natal com muito amor, paz para vc e para todos que te seguem.

Um abraço.
Andrea Batista

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Que amor vc Andrea!! Preocupada com o meu bem estar!! Justamente por perceber que o blog está sofrendo que vim falar com vcs!! Obrigada pelo carinho!
    bjs
    c

Isa
Reply 18 de December de 2015

Você é "calamítica"... Ahahaha... uma mistura de magnética com mítica, uma palavra que acabei de inventar meio em italiano e meio em português, assim como a gente faz, e pensa e fala todos os dias, misturando línguas, sotaques, pensamentos.. A verdade é que teu magnetismo leva para perto de você as melhores pessoas. Uma comunidade de gente querida, interessada, inteligente e com vontade de compartilhar momentos, sentimentos, conhecimento. Eu adoro fazer parte e te agradeço muito por me receber sempre com uma palavra carinhosa. Um bjo

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    AMEI!!!! Vou usar como password!! hehe! Mas Isa vc é incrível!!! Como não te acolher bem? bjs c

Patricia
Reply 18 de December de 2015

Consuelo , acredito que sou mais uma que aqui lhe diz : você nos representa 😉😉 embora eu sou uma nordestina que "ainda " não conheceu a cidade que você mora mas ...nada é impossível 👍

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Estamos te esperando!! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 18 de December de 2015

Consu, em seu texto você definiu tão bem os aplicativos.
No blog visitamos ontem as Galeries Lafayette, pelo filme do Roberto Leone, pelo seu texto, pelas fotos. É só um exemplo da sua cura no blog.
Suas fotos no Insta são lindas!!
E veio o Snapchat, que mostra de fato a vida e impressões de quem filma. É como se fossem os antigos telefonemas, eles eram reais mas, assim que desligada a linha a cada telefonema, desapareciam.
Ficava na memória o que valia pra nós.
A grande questão nesta onda, que surfamos juntas, é, como o fator humano, da interação do Salotto, vai sobreviver a esta fluidez?
E a pergunta pra ti, minha querida Consu, é: qual dos aplicativos te traz mais prazer, alegria e realização hoje?
Até possível que logo seja criado novo aplicativo e, só então, tenhamos a verdadeira noção dos demais.
Beijos
Marina

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    ótimo ponto minha querida!!! Como o Salotto vai "Sobreviver", ou no meu caso, penso, se adaptar à fluidez! Todos me divertem por razões diferentes...
    Obrigada pela ajuda amiga!
    bjsc

Bernadete Marques
Reply 18 de December de 2015

Adoro o seu blog e te sigo no Instagram, mas não tenho Snapchat e nem tenho interesse. Acho bacana essa coisa de só durar 24 hs. A vida real é assim. Tenho o Periscope que tb dura 24 hs e é ao vivo e interação é escrita e com toques na tela. Como pessoa introvertida que sou, prefiro digitar. Mas prefiro o blog. Nem todo mundo prefiro o blog. Um beijo grande e estamos aqui te acompanhando.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    obrigada!!!! Tentei o Periscope, mas ainda não me apaixonei... bjs c

Marcia
Reply 18 de December de 2015

Adoro os 3 (Blog, Insta e Snap) mas não tenho a minima ideia como usar o Snapchat, apesar de segui-la. Quando outro dia voce pediu para enviar as perguntas via Snap, fiquei com uma preguiça imensa de descobrir como funciona. Sera que um dia voce não poderia fazer um tutorial para os seus leitores do Salotto?
Gosto de tudo, menos dos efeitos especiais que acho meio silly....

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Já fiz!! Está nos vídeos no canal do Consueloblog no Youtube!
    Os efeitos me divertem... mas vc sabe, não gostou, pula!! ;-)
    bjs
    c

Neide Felix
Reply 18 de December de 2015

Bah, quantas coisas já aconteceram por aqui e quantas formas de lhe acompanhar se somam, mas, sempre prazerosamente de lhe ver e ler. Nessa minha volta ao universo digital e andanças pelos blogs, escolhi a porta aberta do Consuelo Blog na certeza de encontrar você antenada, leve e divertida como sempre e ao mesmo tempo, reaprender a postar, coisa que não faço há muito no meu blog. Lembro que foi nessa época, mais precisamente na madrugada do dia de Natal de 2009 que dei de"cara" com CB e me apaixonei pelas dicas, imagens e tudo mais que você postou naquele dia. Sejam quais mídias que você for surfar por aqui, certamente vou lhe seguir na minha "prancha" reeditada feliz da vida. Tenha um Natal muito feliz e luminoso junto aos seus queridos. Beijos Consuelo.

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Querida Neide!!! Desde o comecinho (talvez 2010? quando começou o blog) !!! Q delícia! Obrigada por voltar!
    bjs
    c

Carla Di Pietro
Reply 19 de December de 2015

Consuelo,
Teu snap é realmente o melhor... Vejo todo dia e com isso acabei me afastando um pouco do blog. Mas agora, com as ferias, voltei e realmente acho que vc não deve abrir mão. Acompanhei a visita à Galeries Lafayette e se foi ótimo pelo snap, no blog as fotos estavam maravilhosas e podemos rever sempre. É o vídeo, o complemento perfeito. Que bom você poder viajar com o Roberto e trabalharem juntos, realmente se complementam, esperam que hajam mais vídeos assim
Bjs

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Eu também espero!! Veja só! Vc é exatamente o que gostaria que fossem as minhas mídias... vê pelo Snap e aprofunda no blog!... Vamos ver se consigo fazer isto melhor!
    bjs
    c

Angela Motta
Reply 19 de December de 2015

Nossa, vcs falaram tudo! Cassi querido assino o q disse!! Consu, não tenho snap mas vou providenciar imediatamente! De qq maneira, começou focado no blog e agora está diluído em 3 formas diferentes que se complementam! É natural ter essa impressão, é igual filho mais velho, qdo nasce os irmãos, o amor fica distribuído rsrsrs! E vão aparecer outras e outras, qdo chegar a hora substitui, mas saiba que jamais te deixarei e nem esse Salotto delicioso, com uma amizade única e maravilhosa!! Sua espontaneidade, simplicidade, internacionalidade, alegria e amor fazem tudo ter consistência! Bff saudades

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Angela querida, acho q vc vai gamar no Snap!! Que lindas e carinhosas as tuas palavras!!!! Bff idem!!! <3 bjs c

Glória Jane Melo
Reply 19 de December de 2015

Bom dia Consuelo
Há cerca de um ano, olhando blogs de moda, encontrei CB e nunca mais deixei de seguir. As vezes comento, outras não, mas sempre estou por perto. Aprendi a usar o snap só para ver seus filminhos e até hoje só tenho dois contatos, voce e minha filha que mora longe de mim.
Percebi a mudança do blog, mas não entendia bem o motivo. Você crescia em parcerias e aquela vida que encontrei nos primeiros contatos parecia que havia se mudado para o snap.
Esta carta foi bastante esclarecedora das mudanças inevitáveis do mundo digital.
Concluindo, hoje vejo que as tres mídias se complementam maravilhosamente, mas acredito que incluir novas formas poderá tornar os assuntos repetitivos. Penso ser importante que o blog seja ainda o "carro chefe", se profissionalizando mas "sem perder a ternura jamais",
💗💗💗

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Sempre te sinto por perto!
    Como quero ser eu a fazer tudo para não ficar anônimo, é inevitável que às vezes seja repetitivo... mas com sorte vou conseguir fazê-lo complementar e voltar a ter a intensidade no blog. Como no post da Galeries!
    bjsc

Ana Placido
Reply 19 de December de 2015

Oi Consuelo! Como fã das interações via redes sociais, curto todas e me adapto rápido às novidades e plataformas do momento. Acho a proposta do Snapchat bem bacana, vc disse tudo qdo o comparou com uma conversa ao vivo, depois de faladas, as palavras somem no vento, ainda bem, né? Só acho o aplicativo precário, chato de usar, ter que logar novamente com frequência, os irritantes 10 segundos, ter que rever toda a história se quiser acessar um trecho (às vezes o toque na tela falha e retorna ao começo), enfim, além de vc não tenho paciência pra seguir mais ninguém. Penso que ter o que dizer é a melhor plataforma, é o que nos mantém conectados, e aí vale também a analogia com as interações ao vivo, como manter relações com quem nada mais há o que dizer? Vc tem carisma e conteúdo de sobra pra sobreviver como digital influencer e ah..continuo achando que vc devia estar à frente de algum programa de moda, viagem ou lifestyle na GNT ou canais do gênero. Vc tem tantos contatos com essa turma, segue essa onda! rsrs bjos

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Rssss!!! Seria tão divertido ter um espaço na tv!... mas como não tenho, continuo com o youtube, snap insta e blog!!
    Realmente o software do Snap tem que melhorar. Acho que o volume por via do sucesso o está atrapalhando. E também devem estar mexendo para poder ganhar de alguma forma nova... mexendo no "code" tudo se ferra um pouco... Perdemos vários snaps ultimamente... vc deve ter notado... Mas obrigada pelo feedback! Ajudou!
    bjs
    c

Ed
Reply 19 de December de 2015

Consuelo, comecei a lhe seguir no SNAP, mas logo parei.Não só a você como a outros. Abandonei o aplicativo sem pudor. Nada pessoal! Não bateu.Sinto que rouba nosso tempo de vida pessoal e real. Aliás, na contramão de muitas opiniões, acho que a tendência (no médio prazo) será que as pessoas se afastem dessa overdose de mídias sociais e sejam mais seletivas quanto à qualidade das informações. A comunicação rápida se restringirá a grupos de amigos íntimos e familiares.Nessa ótica, minha opinião também sincera é que você cuide bem desse seu Blog, pois ele foi a base e será o futuro desse seu lindo trabalho de informação e formação de opinião. Beijos

    consueloblog
    Reply 19 de December de 2015

    Ótimo conselho!! Sábio e visionário! obrigada!
    bjs
    c

Eduarda
Reply 19 de December de 2015

O comentário acima saiu sem o nome! rsrsr

Claudia Mara Honesko
Reply 19 de December de 2015

Consuelo, meu interesse pelas mídias virtuais começou há há algum tempo...iniciei com o orkut (e achava o máximo) depois com o facebook (até hj) e na sequência o Instagram! O que me fez ir para o Instagram foi o meu interesse por viagens e descobri através deles, muitos blogs e afins ..O meu IG é apenas para isso e fico muito feliz em ajudar aqueles que me perguntam sobre os lugares que fui! Nesse mundo, descobri que os blogs de hj se revestem em sua grande maioria, de uma visão irreal! No mundo real nem tudo são como nas fotos e acho o fim passar informações não verdadeiras apenas pq vc está sendo pago por um produto! Além disso, acho a maioria dos blogs de viagem, não possuem qualquer criatividade! Se um descobre a Navagio Beach, na Grécia, todos imediatamente pegam o primeiro voo pra lá, e vem aquela enxurrada de fotos do lugar inóspito e sem qq estrutura (mas é Navagio Beach!!)! Criticas? Mesmo as positivas e com todo polimento é um arakiri; vc é simplesmente ignorado!! Afff!! E foi então que procurando dicas recentes de Firenze, encontrei o seu blog e me encantei! Tudo tão diferente e tão fora dos padrões "azuis e asiáticos" dos jovens blogueiros! Que alegria!! O seu jeito verdadeiro de mostrar as coisas e lugares de forma tão extrovertida me encantou! O meu snapchat que estava mofando foi reativado imediatamente por sua causa! E ao olhar seus posts, me divirto, me emociono e em várias situações me identifico! Tenho 51 anos, tenho um trabalho intectualmente bem "heavy" e não tenho intenção de ser blogueira! Minha naior felicidade é viajar e descobrir aos poucos o mundo! Quando me aposentar, daqui a cinco anos, as viagens serão muito mais frequentes se Deus quiser! O lado bom das mídias virtuais é esse: conhecer pessoas como você: sem verniz; e o sucesso de seu blog está exatamente nisso!!
Caso queira conhecer um pouco de mim, meu Instagram é @cacaupelomundo; meu snapchat é cacauazul3 e meu facebook e meu nome completo: Claudia Mara Honesko
Bjs

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Claudia! Que comentário lindo!! Também adoro viajar e é um prazer compartilhar justamente por pessoas como vc que apreciam tanto!!!
    Obrigada por tirar do teu tempo para me escrever! bjs c

Isabela Gomide
Reply 19 de December de 2015

Consuelo,

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que são a sua elegância, educação, sinceridade que fazem de você um sucesso no mundo digital! Acho muito bacana você pedir o feedback de quem te acompanha. E eu faço isso há muito tempo, já te conheci em um encontro do Minas Trend e me mantive sempre encantada ! Mas confesso que estou sentindo falta daquela dedicação ao blog de tempos atrás (não sei se foi "dedicação" a palavra usada em alguns comentários acima). Já assisti os vídeos do snapchat, às vezes, vejo no YouTube mas realmente não consigo me seduzir por essa mídia. Acho muito superficial e como disse a Teresa em um dos comentários acima, acho muito invasivo. Mostra momentos íntimos que não me interessam ver. Isso não é a respeito do SEU snap e sim da plataforma em si! Amo a forma como você escreve seus posts, mostra as suas fotos, é realmente um momento de relaxamento, de sonho! E com o snap eu não sinto isso!Mas,enfim, só estou te dando a minha opinião porque você pediu! Acho que você deve fazer o que te dá prazer, o que te faz feliz! Te desejo um feliz Natal e um 2016 de ainda mais realizações! P.S- não curto o snapchat mas amo Consuelo Responde!!! Beijos

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Rssss! O ConsuResponde do Snap, vc quer dizer? Sim dedicação ou intensidade é justamente o que todos temos notado está faltando no blog. Vou me concentrar mais... é q para fazê-lo e alimentar as 3 mídias acabo não participando do evento em si... ó dúvida cruel!! Mas vamos nessa!! Algo mais para aprender!!
    bjs
    c

Elizabeth Corradi
Reply 19 de December de 2015

Olá querida Consu!!!!
Tudo que você descreveu sobre seu trajeto nas redes sociais eu senti nitidamente do lado de cá, rsrs. Vejo que você está adorando o snapchat (e eu também!!!!!😍)
Adoro seus snaps e acho você muito espontânea e comunicativa! Adoro o momento em que você nos atualiza pelo 'The New York Times' e estou adorando o 'Consuelo Responde' pelo Snap!!!! Continue, estou amando!!!!!
Bjs

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Obrigada Elizabeth!!!... Vamos continuando!! bjs c

Viviane Marques
Reply 19 de December de 2015

Uma carta sincera... Uma mulher espontânea... Uma bombada nos comentários, novas ideias, boas dicas, opniões diversas. E sei que vc conseguirá ter o prazer do snap, com o nosso carinho sempre. Bjs!!!!

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    carinho super mútuo! bjs c

Henrique Figueira Alves
Reply 19 de December de 2015

Consuelo, te acho uma mulher admirável.
Por meio de um vídeo no canal do Caio Brás fiquei te conhecendo este ano e estou adorando teus posts.
Sou estudante de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e um apaixonado por moda. Tens me inspirado muito. Se víeres a Porto Alegre, ficarei bastante grato em conhecer-te.
Muito obrigado!
Boas Festas!

Henrique. (@henrique_falves)

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Ahhh! Quero tanto voltar a Porto Alegre!! Vamos torcer! bjs c

Ana Abate
Reply 20 de December de 2015

Cara ( em italiano) Consuelo do ❤️, quando você poderia compartilhar essa carta tão sincera e acima de tudo, de quem se "preocupa" com as pessoas apenas no Snap? Você é um absurdo de sucesso no SNAP e followers serão crescentes para nunca mais sair pois sua expontaneidade e autenticidade cativam e nessa nova plataforma não é fácil não! Ou tem ou com o tempo vai ficando sem naturalidade, o que não acontece com o blog onde se pode editar ou mesmo contratar alguém para fazê-lo. Massssss, nós do SALOTTO que só deve crescer cada vez mais, te conhecemos aqui e queremos eternizar nossos pequenos momentos com essa interação que não podemos ter no SNAP. Eu acredito que o SNAP pode vir para o blog mas tem que editar as fotos por exemplo que são demoradas ou outras coisas já que o conteúdo tem que se adequar a linguagem do blog. Várias sugestões de todos aqui são super importantes e acho que falta uma programação mais detalhada no blog com seus colaboradores e tb de temas. Inaugure links com os temas já tratados e separadamente dos seus colaboradores. Eu, que amo decoração, sinto muita falta disso no blog e AMO ver as casas que você visita de pessoas cheias de personalidade que passam isso para a decoração. Que tal fazer um link de decoração e exponha mais essas casas para nós? Olha o sucesso que foi o post com a casa de sua mãe! Isso pode ser no Snap e se eterniza aqui no blog!
Eu entendo sua paixão pelo Snap ( que graças a vc posso me divertir tb, obrigada pela generosidade) mas não se pode trocar um amor eterno por uma paixão que acaba em 24 hs, ok?! 😜😘

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Tem razão... vou ver o que posso fazer quanto aos links. Mas por enquanto, por favor, tente encontrar o que procuras na "busca". bjs e obrigada! c

Adrianne
Reply 20 de December de 2015

O que eu acho ? THE BEST ainda e' pouco...

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    AmoooooRRRR!!! <3 bjs e obrigada! c

Ali
Reply 20 de December de 2015

Consuelo,
Eu acompanho o teu blog desde o início, desde o primeiro post.. mas nunca comentei muito e me sinto parte do Salotto só em espírito, ahah.
De todas as blogueiras de moda, as únicas que ainda consigo acompanhar é você e a Ana Garmendia. Acho que nesse período evoluí, refinei e aprendi a escolher melhor o que leio e o que acompanho na internet e, sobretudo, a não me deixar levar pelas aparências. O termo digital influencer é muito exagerado pra descrever as pessoas que utilizam várias plataformas digitais para se mostrar, na verdade, é um termo que só aumenta o império do individualismo e alimenta o ego, afinal, somos seduzidos pelo visual o tempo todo. Queremos likes, queremos aplausos, queremos mostrar que sempre somos indos e descolados, que a vida é perfeita, que somos perspicazes, antenados, cults, blablabla...
Aí que você entra... quando você começou a utilizar o Snapchat com mais frequencia, pude conhecer uma Consuelo de verdade e maravilhosa! Eu AMO os seus snaps, fico maravilhada pela maneira que você encara a vida, acho você e o Robbie o casal mais incrível (relationship goals!) e assim eu consigo me identificar mais com uma pessoa que me inspira. E assim passei a visitar o blog com mais frequencia, haha. É muito incrível acompanhar as tuas viagens, as tuas opiniões... Você é uma das musas do snap <3

Um abraço bem carinhoso.

Stay gold!

    consueloblog
    Reply 20 de December de 2015

    Ali!!! Jura!! Desde o primeiro?!!! Nem achei que tivesse alguém que o tivesse feito!! Teu comentário foi precioso para mim. Entendi melhor o todo!! Obrigada!! bj grandeeeeee c

luciene felix lamy
Reply 21 de December de 2015

O PROBLEMA...

Face, Blog, Insta, Snap, Tumblr, Youtube, Whats… São tantas as emoções, não é donzela?
Sem falar das que virão, tornando as anteriores obsoletas.

Então, como dar conta? Qual priorizar?

Para que possamos responder a essas perguntas, talvez convenha que nos detenhamos um pouco para que, refletindo melhor, possamos responder: diante de tantas opções, sobre qual “régua” nos pautaremos, ou seja, quais critérios adotaremos ao privilegiar uma determinada plataforma midiática em detrimento de outra(s)?

Ponderar sobre as questões que você nos coloca está sendo revelador, pois por coincidência vivencio exatamente esses mesmos dilemas. Ao final desse comentário, relato minha própria experiência e anseios. Bora confabular!

Penso que a primeira coisa a definir seja aquilo que em grego ático chamamos de “télos” (propósito, objetivo). Antes, permita-me contar um pouco de MINHA experiência por aqui, no ConsueloBlog.

A DESCOBERTA DO CONSUELOBLOG…

Faço parte daqueles que te acompanham desde o início dessa aventura. Sou capaz de dizer o ano e o mês em que te vi e me apaixonei à primeira vista: no “O Essencial”, de Mamisa, aquela grata (e inesquecível) surpresa de contemplar tanta beleza e (genuína!) bondade estampada em seu rostinho.

“Que menina maravilhosa!” pensei com meus botões. Após esse momento, te redescobri por ocasião da partida de sua nonninha Gabriella, cuja missa de 7º Dia ocorreria logo depois de eu ter deixado as crianças no Sion. Voltei para casa, acendi um cigarro (ninguém é perfeito) e fiquei distraída, olhando em direção à Capela, pensando em voltar para dar meus pêsames. Mas me senti constrangida… Não as conhecia, exceto pela mídia. Pouco depois, vi que tínhamos a Carol em comum no “Face”. Te escrevi, solicitei amizade e, em seguida aportei no ConsueloBlog. Até hoje, cá estou. Inclusive como uma das “colaboradoras”. Grata pela confiança!

E, por falar nisso, ultimamente tenho aparecido menos: meu micro “bugou” (como diz meu caçula), mas agora que voltou do conserto, ainda tenho esperanças de preparar o último Post do ano.

Bem, divaguei…. Mas voltando ao que dizia, já escrevi, te disse pessoalmente e repito: você é uma Alma realmente singular, donzela. Uma menina (não importa quantos anos tenhas, és um “daímon” de luz, atemporal!) tão sincera, tão autêntica, espontânea (até ingênua), carismática, super do Bem, super “pra cima”, sem os azedumes da vida, que é simplesmente impossível não se identificar e se deixar seduzir por tanta simplicidade salpicada de brejeirice. Serão tuas pintinhas???

“Kosmopolités”, não apenas existes, mas vives e corres o mundo nos mostrando-o sob teu OLHAR único! Tens bagagem, opinião, e uma elegância que transcende vestes e acessórios, pois é de ALMA. Afirmo com toda segurança e certeza que, se alguém não gostar de você, é porque realmente ainda não teve o prazer de ter conhecer, donzela.

No começo, eu via o ConsueloBlog como uma espécie de “revista”, dessas que a gente compra nas bancas para se distrair e se antenar em “n” pautas interessantes a nós: viagens a lugares inusitados (Colfosco, África, Civita e aquele jardim das Ninfas em Roma me marcaram), malas, moda (adoro teu estilo, principalmente pela praticidade que essa tua Lua – olha a mãe!!! – em Virgem confere), acessórios, dicas de como usá-los, de gastronomia, de exposições de arte, cobertura de vários desfiles, além de outros eventos (adoro o red carpet) e, claro: todo o universo que te cerca e que, por coincidência, diz respeito a muitos de nós: os filhos, as relações amorosas, as amizades, os familiares, etc.

E eu ficava espantada! “Meu Deus! Como é que ela, sozinha, consegue dar conta de alimentar esse Blog diariamente, com tantos temas e assuntos interessantes e ainda ter a generosidade de se relacionar conosco (Salotto) de forma tão gentil, prestativa e carinhosa? Isso é uma tarefa hercúlea!”

Mas, danadinha, davas conta! E como!!! Sob sua batuta, o tão querido Salotto!!! \o/

NOVAS PLATAFORMAS...

Daí, vieram essas novas plataformas e, sem perda de tempo, “multimídia”, lá foi você (Asc. Aquário tem sintonia total com avanços tecnológicos), se embrenhando e se empenhando em produzir conteúdo, conquistando – mais uma vez! – seu direito aos raios solares dessas novas mídias. Que dizer? Cazeia, chuleia e prega botões! Mérito seu, todo seu, donzela!

Agora, com essa carta tão… Tão tua cara em todo “sincericídio” (Hahaha!) nos indagas sobre isso e nos deixas entrever o caos que deve estar sendo administrar e dar conta de tantos afazeres…

Penso que as plataformas não só possam como devam sim, se complementar e se beneficiarem mutuamente. No entanto, convém que o ConsueloBlog permaneça sendo a “nave mãe”, onde as demais aportam e tem seus melhores “feitos” registrados, postados, arquivados e disponibilizados “ad aeternum”.

“FOLLOW THE MONEY”…

Considerando que haja interesse de sua parte em obter proventos dessas suas atividades e que, para tanto, o aporte de patrocinadores seja algo desejável (talvez até necessário), penso que devas considerar de qual forma todas essas plataformas poderiam ser amalgamadas para estar ainda mais em consonância com o propósito de lhe trazer recursos.

Ser (bem) remunerada por algo que nos dá prazer e fascina é sonho de toda humanidade (é meu sonho também). Penso que os abençoados com essa dádiva podem se considerar realmente – profissionalmente falando – bem-sucedidos.

É a isso que buscamos, é essa (uma das) felicidade que perseguimos.

Capricórnio… O suor de teu rosto, lembras-te? Fazer o quê se a gente gosta de trabalhar?

MINHA EXPERIÊNCIA E ANSEIOS...

Fui assídua no Orkut, depois migrei para o Face. Sempre tive e alimentei mensalmente meu Blog (com os artigos do jornal jurídico Carta Forense, onde assino uma Coluna de Filosofia). Mas meu Blog é de conteúdo mais específico, pertence e coaduna com uma vertente do tipo como a Teresa conceituou acima com o termo: “mídias mais lentas”.

Por questão de exigência profissional, preciso me retirar do mundo e focar nos estudos, para que possa produzir conteúdo menos perecível, por isso, essas novas plataformas – sobretudo as que primam pela imediatez e a instantaneidade – não me atraem.

Mas o Youtube, sim! É na produção de vídeos que pretendo focar nesse próximo ano, pois trata-se de uma plataforma que tem sido muito utilizada (e com sucesso) por profissionais de minha área (educação) e não “briga” com meu Blog, ao contrário: alimentando-o com os vídeos o tornarei ainda mais nutritivo, digo, instrutivo.

Por fim, penso que cada caso é um caso, ou seja, cada consumidor de conteúdo tem um “modus vivendi” e “modus operandi” próprio em relação às plataformas disponíveis. E isso não está vinculado necessariamente à faixa etária, grau de instrução ou classe social. Encontraremos pessoas, digamos que, mais maduras sintonizadas nos “Snaps” e “Tumblrs”, por exemplo, e outras ainda bem jovens, conectadas mais ao clássico Facebook, por exemplo.

E cada produtor de conteúdo (lembrando que consumidor e produtor de conteúdo também não são excludentes, eu mesma produzo e consumo), mais dia, menos dia, acabará encontrando a plataforma que melhor satisfaz ao seu perfil, seus anseios, seu propósito pessoal e/ou profissional.

“Panta Rhei” (Tudo flui) adverte o filósofo pré-socrático Heráclito de Éfesos. O que foi não permanece – necessariamente – sendo. Nossa vida muda e, com ela, mudam-se também os valores, os interesses e, consequentemente, a afinidade por essa ou aquela plataforma.

Também na web, nada é definitivo: o que hoje está bombando, amanhã perde a vez para alguma novidade. Faz parte. É divertido. A gente dá uma patinada, mas se adapta. É tão bom poder escolher.

Um GRANDE beijo minha amiga. Saudades de todos daqui…. lu.
Em tempo: o termo "digital influencer" não me soa prepotente... Para mim é como conceituar o "produtor(a) de conteúdo". Embora eu atente ao fato de que, estar cunhado em inglês, confere certa "jequice"; Mas "jequices" fazem parte.

    Tânia Sciacco
    Reply 21 de December de 2015

    Oi querida Lu, sabes que tudo que escreves eu gosto e leio com prazer, Seus comentários são sempre uma aula, incríveis. Concordo com tudo o que falou e pelo que tenho visto neste mercado, você está antenada com o momento. Em todas as novas e antigas mídias, destaque para os vídeos, snaps, periscopes, até o instagram. Acho que vocês já sabem que o facebook vai introduzir os videos ao vivo, tipo um periscope no próximo ano, então, com certeza a estrela da vez são eles.
    Quero ver e te acompanhar desde o primeiro ok? Beijos mil

    consueloblog
    Reply 22 de December de 2015

    Oi Lu querida amiga desse longo e emocionante percurso! Tão bom seguir o teu raciocínio regado de carinho... Vou trabalhando e procurando o meu rumo... Obrigada!
    bjs
    c
    PS
    Sim aguardamos o teu último post!!

luciene felix lamy
Reply 22 de December de 2015

Buongiorno, Tânia!
Menina, eu falo (escrevo) demais... Mas aula disso não me sinto capacitada, amiga, rsrsrs.
Parece-me que as pessoas estão utilizando cada vez mais o celular para acessar conteúdos na web. Eu praticamente só o uso o note, mas isso está se tornando exceção, não achas?
Quanto às novidades do Face, penso que devam mesmo incrementar os serviços, do contrário, os usuários irão migrar para outras novidades.
Eu mesma produzirei meus vídeos, mas para isso quero aprender a fazer tudo (desde a vinheta de abertura) e isso demandará um tempinho. Eis uma das tarefas de férias.
Mil beijos, Tânia querida. Como sempre, é um prazer estar no Salotto!

Naomi
Reply 25 de December de 2015

Oi Consuelo, gosto muito do seu blog, descobri faz pouco tempo, tem moda, viagem, informação pé no chão e bom humor. Na primeira vez que visitei fui passeando por horas pelos posts antigos e ainda assim não vi nem li tudo, só uma pequena parte. Não te sigo nas outras mídias, fiquei até curiosa depois de ler o artigo, mas acho que vou continuar só no blog. Parabéns pelo seu trabalho e pela sua iniciativa de ouvir seu público.

    consueloblog
    Reply 26 de December de 2015

    Oi Naomi!! Que delícia! Uma nova amiga!! Espero te ver mais por aqui e talvez até te convença de conhecer mais de mim em outras mídias!! rss! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *