O maravilhoso Antico Setificio Fiorentino
O Antico Setificio Fiorentino (não deixem de visitar este SITE, é maravilhoso!)é uma das minhas paixões fiorentinas desde que entrei pela primeira vez no apartamento elegantérrimo da minha tia nos meus primeiros dias nesta cidade. Suas cortinas tem essa textura, brilho opaco e cor indescritível!! Ela sorriu e disse, “Gostou? É de uma tecelagem centenária aqui de Florença.” Logo descobri o que significava…
É lógico que teares tocam fundo no meu coração. Desde pequena via a evolução dos teares às circulares que hoje vivem no chão da Santaconstancia. O barulho repetitivo, quase um mantra, é fascinante. Mas não estava pronta para o que veria na minha visita ao Antico Setificio Fiorentino. Briza, uma amiga do Salotto brasileira, trabalha lá e me convidou para o tour.
Venham comigo!!
A especialidade do Setificio (como amorosamente nos referimos ao ASF em Florença) é obviamente seda. Incrivelmente, ela é importada do Brasil!! Pois temos a seda mais forte no mundo, me contam, ideal para o sistema totalmente artesanal que usa pesos para a tensão do fio.
Aqui existem máquinas de 1700 e 1800, inclusive uma peça desenhada por Leonardo da Vinci!!
A produção é totalmente manual, exigindo um certo tempo. Os “operários” na realidade são artistas. Eu adoro o cheiro da seda e fiquei encantada com a beleza!!
Entre seus clientes estão a nobreza italiana, o Vaticano, o museu Uffizi (quando foi necessária o restauro de sofás e tecido de parede, como também o Palazzo Madama em Roma (o senado italiano) e o Kremlin em Moscow.
O showroom é outra maravilha. A escolha parece infinita, também porque não tem uma coisa feia lá dentro!
Uma novidade para o Setificio é a decoração de super yachts. É lógico que este é um produto de altíssima qualidade e caro. Mas eu tenho o meu pedacinho de Setificio na minha bolsa!! Um saquinho com o pot-pourri da Farmacia Santa Maria Novella, que sempre usou o tecido desta nobre tecelagem! É um pequeno grande luxo ao qual me dou direito!
Por vários anos o Setificio pertenceu à família do Marquês Pucci, o mesmo da maison de moda. Há poucos anos passou a Stefano Ricci, fabricante de moda masculina high end.
Vocês também podem fazer o tour!! Faça a reserva através do email info@setificiofiorentino.it . Digam que são brasileiras assim vocês terão a Briza para vos guiar. O custo é de 100 Euros.
Cláudia Obenaus
9 de June de 2014Bom dia! que dica maravilhosa...amo passar por aqui...bjs
teresa
9 de June de 2014Que beleza! Tecelagem deve ser um dos mais antigos ofícios humanos e em todas as partes do mundo revelam e guardam parte da cultura local, lindo!
consueloblog
9 de June de 2014Tens toda razão!! bjs c
Maria Benincasa
9 de June de 2014Bom dia Salotto querido! Que maravilha, que luxo esse lugar!!
E o seu olhar fotográfico cada dia mais apurado, hein Dona Lady!!
Um bj da roça e uma linda semana para todos!
consueloblog
9 de June de 2014Obrigada Dona Lady (adorei!)! bjs c
Andreia Mota
9 de June de 2014Leonardo Da Vinci era um homem visionário inclusive para os dias de hoje. Sempre esteve além dos limites entre a ciência e a loucura. É um privilégio visitar o ASF e descobrir que existem peças produzidas por ele. Eu gostaria de conhecer de perto, o lugar deve respirar história, não é mesmo?
Quanto à seda brasileira, outra novidade pra mim. Falou em sede, pensamos primeiramente na China. Muito bom saber que estamos entre os 10 maiores produtores no mundo.
Quanto aos tecidos, quanto tempo deve levar para elaborar e confeccionar cada peça? Eu também levaria um saquinho na bolsa cheio de história. Você está certíssima em carregá-lo na bolsa. Bj grande.
Andreia Mota
9 de June de 2014*seda, rssss.
Ritinha Medina
9 de June de 2014Com o 'gene da tecelagem' nas veias + a curiosidade (nata) de um Vespúcio (incrementada em parte pelo ambiente q reside...), lá vem dona Consuelo nos presenteando com dicas de OURO!!!
Thanks, my dearest, pela preciosidade do ASF!!!
Bjkas,
PS - A família do 'príncipe q virou sapo' era dona de uma tecelagem em Americana.
Eu tb adorava a magia da música e a cadência hipnotizante dos teares...
Carol R.
9 de June de 2014Adoro esses seus posts onde vc mostra os processos artesanais de criação de produtos. Esse tipo de coisa a gente quase não vê mais, e acho tão importante preservar algumas tradições.
bjs
Maria Benincasa
9 de June de 2014Carol, vc é a Carol vestida de noiva no post de ontem com uma das gargalhadas mais contagiantes que já vi?
bjs
Carol R.
9 de June de 2014Sou eu...sim..rs.fico feliz que contagia..
bjs
Denise Luna
9 de June de 2014Também acho, Carol.
Que lugar mais mágico e belo. Viajei no tempo....
Lindo!
Bjs
Carol R.
9 de June de 2014Eu acho até que sou de outra época, adoro coisas tradicionais e antigas.
bjs
Denise Luna
10 de June de 2014Somos duas!!!!!
Bjs
Ana Maria Gomes
9 de June de 2014Bom dia Consuelo,
Ha tempos que vejo as coisas maravilhosas que coloca aqui. Tenho boas lembranças de Firenze, pois morei 11 anos. Estive tambem na ASF e maravilhoso. Esta sensação dos barulhos de teares e ver estas peças antigas e emocionante. Minha familia teve uma tecelagem e desde pequena pude conviver neste meio. Só pelo fato de visitar acabei fazendo tambem um curso de tapeçaria em poucos meses.
Fui a Prato também visitar o Istituto Buzzi que e bem interessante.
Bom, obrigada por estar sempre colocando coisas lindas da Toscana.
Abraços
consueloblog
10 de June de 2014Com o maior prazer!!! Vou me informar do istituto Buzzi! obrigada pela dica! bjs c
Adrianne
9 de June de 2014Chamar de espetacular essa postagem ainda seria dizer pouco ... fotos-show!
Eliana Volpato
9 de June de 2014Belíssima depoimento, sobre uma visita tão espetacular! Lindas fotos, adoraria conhecer.
Beijos.
maria valéria de moraes
9 de June de 2014Uma maravilha que não tem igual, seda e bom gosto.
Paty
9 de June de 2014Nossa Consuelo fiquei emocionada com o post sobre a ASF. Uma verdadeira obra prima.
Thank you so very much for sharing with us :). Cheers, Paty
Lili
9 de June de 2014UAAAAAU!
Gabriela
9 de June de 2014Que luxoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Maria Vilma
9 de June de 2014Consuelo!!! Adorei conhecer esse lugar e a sua história!…Não me incomodaria
nem um pouco em passar horas... conhecendo todos os cantinhos e pormenores
desse ambiente, que transporta a gente para outras vivências... Eu e esses lugares antigos temos uma relação muito cúmplice... Gosto muito...!
Obrigada, você e o seu bom gosto, para mim, são inquestionáveis!
Bjs, MaVi
MARI
9 de June de 2014Nossa !!! vc sempre nos presenteando c coisas lindas..os teares ..q lúdico...!!!
Estes tecidos adamascados( acho q é assim q se chama não!?) deixam o ambiente requintadíssimo!!!:) adoreeeei!!
bjuss
Denise Luna
10 de June de 2014Adorei os "adamascados", Mari! Não ouvia esse nome há tanto tempo....
Bjs
MARI
10 de June de 2014É mesmo né!? q coisa mais antiga ..não q eu seja né.. cof!cof!
bjusss
Denise Luna
11 de June de 2014kkk, não que sejamos....ui, ui, vimos esse termos nos livros das nossas avós....kkkk
Bjs querida, aliás beijos adamascados!!!!!! kkkk
MARI
11 de June de 2014Ahahaaa ... isso mesmo querida!!!!rsrssss
bjusss
Fatima
9 de June de 2014Estou encantada, maravilhada..... E louca para voltar a Florença !!!!! Só isso , sem mais palavras ... O que dizer de uma máquina inventada por Leonardo Da Vinci ???? E bem conservada!!! Temos muito o que aprender com vocês , incrível como convivem com o antigo/moderno tão bem!!! Bacio Consuelo, grazie mais uma vez.
Fatima V
heloisa
9 de June de 2014Quanta preciosidade elaborada nesses teares centenários...que privilégio visitar o Antico Setificio Fiorentino e conhecer o trabalho desses artesãos . Num mundo que se encaminha cada vez mais para uma globalização, é fantástico a preservação de técnicas milenares e artesanais. Leonardo da Vinci, um gênio do Renascimento, unindo ciência e Arte . Adorei a matéria!
Maria Araci
9 de June de 2014Quero uns metrinhos destas sedas e algumas ferramentas desta tecelagem: os fusos e os carreteis de madeira!
Alexandra
10 de June de 2014MA queriiiida, fui lá no seu blog (mas não consegui comentar lá) e fiquei maravilhada também com aquela loja Arraial.....hummm...quero tudo.
Estamos programando uma visita a Gramado no final do ano, para mostrar as maravilhas do Natal para a Lelê, e uma compritchas lá serão certas...rsrs
Você e seu bom gosto sempre nos presenteando também.
Super beijo.
Maria Araci
10 de June de 2014Alexandra querida: é realmente difícil colocar comentários nos blogs do blogger!!! Não sei porque não facilitam?! Mas quando fores a Gramado não deixa de ir na Arraial, é linda!!!a Lelê vai amar as atrações de Natal que a cidade oferece todos os anos! Eles capricham!! Bjs e continua me visitando.
Andrea - Curitiba
10 de June de 2014MA, eu tambem te visito sempre, mas deixar comentarios eh dificil...Bjs...
MARI
10 de June de 2014Alexandra venha mesmo!!!! se vc ainda não conhece vai amar.. :)
é um lugar lindo..encantador.. onde os descendentes de imigrantes italianos preservam muito sua história..sem contar a natureza.. q é exuberante..
bjuss
Alexandra
11 de June de 2014Queridas MA e Mari, queremos muito ir sim. Acho que toda aquela beleza (que ainda não conhecemos pessoalmente) vai encantar a todos nós.
E claro, fazer um "sacrifício" de tomar um café na Arraial (sem segundas intenções, claaaaaro.....kkkk) faz parte do pacote agora.
Beijos imensos.
Andrea - Curitiba
9 de June de 2014Agora me digam, que outra blogueira nos leva junto a esse tour?? So mesmo nossa diva para tal facanha!!! Maravilha de post!!!!! Bjs......
Andreia Mota
9 de June de 2014Claro que nao! Aqui adquirimos conhecimento e muito mais. Bj Xara ;)
Andreia Mota
9 de June de 2014Eu hein! Deve ser a ressaca dos casorios, rssss. Claro que nao, uma ova! Claro que so a querida Consuelo consegue fazer isto!
Sorry, celular com teclado sem acento e com vida propria, rssss.
Andrea - Curitiba
10 de June de 2014hahaha.....Bjs linda........
Denise Luna
10 de June de 2014No one!!!!!!!!!!!! Os blogs que eu conheço são muito comerciais.....
Ainda bem que achei CB e esse salotto bárbaro!!!!!!!! Que felicidade!!!!!!!!
Bjs
MARI
10 de June de 2014Falou tudooooo Denise :)
Alexandra
11 de June de 2014Somos todas meninas de sorte, não???
Beijocas.
Sandra Pires
9 de June de 2014É incrível o que aprendo neste blog...os tecidos são nobres e os os clientes então... a máquina inventada por Leonardo da Vinci, detalhe...preservada. Gostei muito. Em Bastos aqui perto de Tupã tinha uma unidade de uma empresa chamada Bratac, produtora do bicho da seda.
Um abraço Consuelo!!!
sonia machado
9 de June de 2014Como é maravilhoso ver tudo isso. Me faz lembrar quando criança lá na fazenda onde cresci, tinha um tear que minhas irmãs faziam cobertas em desenhos diferenciados, tecidos para roupas etc. Eu mesma, quando criança, seguindo os passos, tentava, naquele maquinário 100% manual, dar vida à peça.
Paula K.
9 de June de 2014Quantas fotos maravilhosas...eu que não entendo nada de fábrica de tecidos fui imaginando para que servia cada máquina...
E fiquei curiosa...o que tem dentro dos saquinhos com tecido do ASF e pot-pourri da Farmacia Santa Maria Novella?
Uma excelente semana para vc!!
Bjinhos, Paula K.
Marly Papa
10 de June de 2014Que post mais apaixonante , que beleza , que estampas lindas , eu em um lugar desses pirava, trabalho com decoração , amo tecidos , vou guardar com todo carinho p./ conhecer esta tecelagem , este endereço , super obrigada , vc a cd dia nos da um presente mais lindo do que o outro , bjks !!!!
Alexandra
10 de June de 2014Engraçado você falar do cheiro, porque a primeira coisa que me veio a mente quando comecei a olhar o post foi o cheiro do lugar.....minha memória olfativa é danada e sempre tenho essa curiosidade sobre os lugares....rsrsrs
Fotos divinas. Esse lugar deve ser mágico. Acho que minha alma é tão, tão antiga.....
Beijo grande.
Denise Luna
10 de June de 2014Alexandra, só para lhe dizer que achei vc lindinha de noiva!
Bjs
Alexandra
11 de June de 2014Ohhhh Dê querida!!!!! Obrigada.
Eu estava num momento muito feliz e mágico.
Super beijo.
Monica Pena
10 de June de 2014Simplesmente mágico!
Obrigada Consuelo!! :)
Luciana
11 de June de 2014Consu, que bárbaro!
Fiquei emocionada e surpresa ao saber que a seda que utilizam vem do Brasil.
Meu bisavô, Nicola Furlan, que veio do Norte da Itália para trabalhar na lavoura do café, quando idoso começou a criar o bicho da seda para fornecer matéria prima para uma tecelagem em Campinas!
Este seu post me trouxe memórias tão especiais...obrigada!
Bjs
consueloblog
12 de June de 2014Q coisa mais linda!! bjs c
Maria Salete Garbosa Floeter
18 de June de 2014Que surpresa saber que usam seda do Brasil! Obrigada Consuelo por abrir nossos horizontes culturais. Fiquei encantada com o Setifício que nem sabia que existia. Minha sogra foi uma costureira maravilhosa e tinha clientes italianas que traziam seda de Florença para seus vestidos. Era um "must".
Amo seu blog e não quero deixar de recebê-lo jamais. Sou também grande admiradora de sua mãe e estou acabando de ler O ESSENCIAL. Tudo de bom.
Ah! Finalmente hoje tive coragem de te escrever algo. Parabéns pela sua cultura, disponibilidade em apresentar-nos um mundo de sonho com tanta simplicidade. Beijo grande!
anna maria liliana franchi bernardi
20 de June de 2014Consuelo. Bom dia.
Meus pais viveram dois anos em Lucca,cidade onde nasci.Voltei muitas vezes para a Italia,porem nada se compara com a beleza e o charme da nossa Toscana.Tante grazie.
Anna Maria
consueloblog
20 de June de 2014Oi Anna, concordo com vc!!! Volte logo visitar!! bjs c