Farmacia Santa Maria Novella


A entrada! Uma instituição!

A entrada! Uma instituição!

The Farmacia Santa Maria Novella is one of those unique places one must absolutely go to when in Florence.  Opened to the public in 1612, it has a myriad of products from the famous pot-pourri, to soaps, colognes, jams and even products for cats and dogs. In their website, shipment around the world is offered.

————————————

A loja mais linda do mundo!  É assim que gosto de chamar a Farmácia de Santa Maria Novella.  Não vende remédio mas sim tônicos, pomadas, colônias, sabonetes, entre outras coisas, com o cheirinho mais inebriante possível!  A sua história começa em 1221 em um palácio secular no centro de Florença.  E quando vai-se à cidade, visitá-la, é um must! Ao abrir as portas, imediatamente sente-se o perfume do famoso pot-pourri e de sabões naturais.  A visão seguinte é a do chão de mármore branco e preto gasto com passos de monges, duques, príncipes e estrangeiros nos último 800 anos.  Começa aí a trilha que leva à sala principal, com seu balcão em madeira antiga, afrescos, bronzes e vitrines.

Farmacia Santa Maria Novella

O chão de mármore antigo e a boiserie na entrada.

Entrada do que antigamente era uma capela e em 1600 se transformou na sala de vendas da Farmácia.

O lindo balcão de vendas na sala principal

Detalhe da estátua na sala principal.

O afresco nesta sala.

O empreendimento começou com produtos medicinais, pomadas e bálsamos feitos por freis dominicanos para uso deles mesmos em 1221.  Em 1612, a fama dos produtos naturais criados pelos religiosos já havia ultrapassado as paredes do monastério e a produção em questão passou finalmente a ser vendida ao público.  Entre os produtos mais famosos estão o pot-pourri de flores-do-campo ao redor de Florença (em saquinhos de tafetá de seda do Antico Setifício Fiorentino (hmmmm, boa ideia para outro post), ou em vasinhos de terracota), os sabonetes feitos à mão (os de leite, amêndoas, rosa e menta são os meus favoritos), a água de colônia, os extratos para perfumar ambientes, entre outros.

Os instrumentos e receitas usados inicialmente para a produção.

Estas peças antigas estão no museu dentro da loja.

Livro das receitas.

As embalagens antigas expostas.

Ainda hoje, os sabonetes são embalados a mão.

Sempre achei as caixas onde pode-se misturar os vários produtos disponíveis, inclusive velas perfumadas, o presente ideal para a pessoa que tem tudo, para anfitriãs, para a vovó ou a mamãe.

As embalagens para presente.

As caixas com os vários produtos, inclusive geléias.

Também existem produtos para gatos e cachorros!

Não sei se ainda oferecem este produto aqui…

Existem outras salas lindas dentro da loja:

Uma das salas internas. Nas vitrines são expostas as embalagens antigas.

A capelinha de 1300 no estilo de Giotto mostra aos pés das figuras a mancha das águas que em 1966 alagaram uma grande parte da cidade no que se chama “L’alluvione”.  Hoje esta capela é uma livraria.

O papel de parede desta sala também estragou com a enchente. Mas decidiram deixar deste jeito, seguindo o conceito pontualizado pelo arquiteto contemporâneo Rem Koolhaas na sua palestra.

Fiz um post sobre isto. Se quiser vê-lo, clique AQUI.

Detalhe do papel de parede.

O estema que os Medicis deram como presente em 1600 aos padres. O símbolo dos Medicis, são as 6 bolas.  As cerámicas de Monte Lupo são antigas e muito preciosas.

Os retratos no alto que circulam a sala, são dos administradores. Todos da família Stefani, hoje proprietária da Farmácia.

Tudo é produzido em Florença.  Hoje existem lojas em Roma, Milão, Veneza, Paris, Londres e até São Paulo na Rua da Consolação 3354 e no Shopping Iguatemi.  Através do site www.santamarianovella.com.br, também pode-se encomendar pela internet.  Eles entregam em todo o Brasil.

A loja dá na antiga corte interna do monastério que hoje é a sede dos Carabinieri, soldados.

Gostaram do tour? Eu sempre adoro quando venho aqui, e nunca saio de mãos vazias…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que estranho de Florença…
November 06, 2017
Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016

28 Comments

Mia
Reply 10 de December de 2010

Consuelo, esse ingrediente no liquidificador foi demais!!!!
O lugar é lindo, fiquei louca pelos frascos.
Estive na Santa Maria Novella do Iguatemi, logo quando foi inaugurada a unidade, acho que fechou, ou será que mudou de lugar?
Gostei mais dos sabonetes, o sapone Latte, adorei. O preço deles achei muito caro, ainda relativamente mais caro do que o das fragrâncias, é isso mesmo?
Vendo a beleza da loja de Florença, acho que vou voltar na de São Paulo
Sem querer, você fez um merchandising e tanto.
Será que se a gente falar que é leitora do Consueloblog eles fazem um agradinho, tipo compre um sapone latte e leve dois?
Eu iria adorar, hahaha!
BJK
BJK

    consueloblog
    Reply 10 de December de 2010

    Xiiiiii, não conheço eles...mas pode tentar. Aqui também é caro, mas não lembro de todos os preços para comparar. Anyways, é um mimo! Aí tem o pot-pourri?
    bjssss,
    c

shirley yanez
Reply 10 de December de 2010

Cons, se eu já amo dar umas voltinhas pelas farmácias (mania de doida!), acho que morreria de entrasse nessa! Quanta história em cada cantinho. Que delícia de lugar! Adoro tudo, sabonetes com cheirinhos especiais, essências para perfumar ambientes, nossa quanta coisa maravilhosa! Um verdadeiro museu cheio de obras primas! Perfect!
Beijo, Shirley Yanez

    consueloblog
    Reply 10 de December de 2010

    Vem pra cá sim, vc vai pirar!!! bjs

suelly colonna romano
Reply 10 de December de 2010

Gente!!! Eu me casaria nessa farmácia!!!
A-DO-REI
Anotadíssimo e quando retornar à Florença não perco por nada.
Bjs.

claudia
Reply 10 de December de 2010

Que coisa maravilhosa!!!! Seus posts me emocionam!!!!!!

Bjsssssssssssssssssssssssss

    consueloblog
    Reply 11 de December de 2010

    Grata Claudia! bjs

maria
Reply 10 de December de 2010

Consuelo,Sta Maria Novella é para sair com a Celine bag abarrotada!
Bj Maria

    consueloblog
    Reply 11 de December de 2010

    E como!!! Ainda bem que é grande! bjs

Maite
Reply 10 de December de 2010

consuelo,
eu sei que nao é aqueles posts de perguntas ... mas queria muito a opiniao.
Nunca usei perfume nenhum, e resolvi que agora vou usar, tenho 23 anos... qual voce me indicaria? quero algum de uma marca diferente... me indicaram os da diptyque mas de la so conheço as velas...
beijos e obrigada!

    consueloblog
    Reply 11 de December de 2010

    Oi Maite, bem vinda!
    Não tem problema perguntar, não!
    Acho que perfume faz parte do estilo de uma pessoa, e a sua escolha deve ser tão estudada como o resto do look. Gosto de usar um perfume só e que este vire a minha marca registrada. Afinal, o perfume persiste mesmo depois que você passa e fará lembrar de você todas as vezes que alguém sentir aquele cheiro.

    Dito isto, perfume muda na pele de cada um. Você deve experimentar. Melhor se não escolher um muito "manjado", justamente para que aquele cheiro vire o seu. Vá em um lugar que tenha muita escolha e sinta um pouco. Quando gostar, experimente em um pulso e vá dar um passeiozinho. Depois de um pouco sinta como fica quando "amalgama" com você. Um certo momento você vai sentir uma intimidade com um odor e vai saber que encontrou. Eu gosto de colocar nos pulsos e atrás das orelhas, sem exagerar para o cheiro não ficar muito forte.
    Eu uso o velho Gucci Envy, mas gosto muito dos perfumes da Hermés que não são muito fortes. Como você é jovem e aí é verão, veja como se dá com o "Un Jardin Sur le Nil", uma delícia!
    Depois me conta qual escolheu, fiquei curiosa!
    Um abraço,
    Consuelo

    maria
    Reply 11 de December de 2010

    Oi Maite,gosto muito e este foi realmemte idealizado por uma mãe de uma menina de 18 anos,portanto jovem como vc.É o unico q conheço q foi feito especialmemte para uma jovem.Chama Petite Chérie da marca Annick Goutal.
    Annick é na verdade pianista e fez o perfume para a filha dela.Eu q não sou tão jovem como vc uso há 4 anos e não mudo.
    bj
    Maria

      consueloblog
      Reply 11 de December de 2010

      Bacana Maria! Adorei saber! Abraço!

        Mia
        Reply 11 de December de 2010

        Maite, não sei se facilita, mas é legal você identificar o tipo de aroma que mais lhe agrada: fresco, floral, oriental ou amadeirado. Dentro de cada uma dessas categorias, há uma infinidade de perfumes. Caso você se identifique com os frescos, os de que mais gosto, posso fazer uma listinha como sugestão.
        Da Diptyque, conheço Philosykos e Tarocco, ou seja, quando tive oportunidade, fui à loja bisbilhotar. Não achei parecido comigo, não comprei.
        Há perfumes que acho ótimo, só quando outras pessoas estão usando. Já aconteceu de eu comprar, pois achei delicioso o cheiro em uma colega, mas não consegui usar.
        Siga o conselho da mestre Consuelo, vá num lugar legal e teste na sua pele, volte pra casa, se ao final de um tempo, se você sentir que o cheirinho está bom, esse é o seu!
        BJK

Ana Laura Rabelo
Reply 11 de December de 2010

Fantástico! Quando visitei Florença não fiz essa "visita", puxa já fazem 12 anos, e só vim a ouvir falar da Santa Maria Novella bem depois...Me aguarde, não demora a gente se cruza por aí... ed io mangiando un gelatto di fragola i nociolla... bj,AL

    consueloblog
    Reply 11 de December de 2010

    Tô te esperando!!!!!

seli
Reply 14 de December de 2010

Que saudades de Florença e das comprinhas...
Amo os produtos da Santa Maria Novella!
Consuelo mostra aqui, os artesãos de couro da região.

    consueloblog
    Reply 14 de December de 2010

    Ótima idéia!!! bjs

Helena Bernardes
Reply 11 de December de 2011

O sabanoete Santa Maria Novella foi citado no livro É Tudo Tão Simples, de Danuza Leão, no capítulo Não Posso Viver Sem, então, fiquei curiosíssima. Esse produto deve ser o must! Comprarei.

Ivonildes
Reply 18 de May de 2012

Prá quem não pode ter o privilégio de ir à Florença tão cedo....pode matar a saudade aqui na loja de São Paulo (Rua da Consolação 3354) Venham tomar um cafézinho Lavazza aqui com a gente.

Abraços

Drica
Reply 8 de April de 2013

Apos ler esse post fiquei louca para conhecer. Como vivo nos EUA espero encontrar uma loja em NYC.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *