Os Pros e Contras de morar na Itália…


pros e contras de morar na itália

“Morar na Itália”, palavras que para muitos parecem um sonho.  Eu adoro!  Moro em Florença desde 1990… antes da internet!  Demorei para entender este país.  Hoje sou completamente apaixonada!  Foi um processo onde influiu a minha idade, o momento da vida, a companhia, o fato de ser mãe, a maturidade e sim, a internet! (post AQUI)  Então hoje quero falar dos pros e contras de morar na Itália!

Meus pimpolhos alguns anos atrás… Este não é o melhor ângulo do Cosimo, mas é a única foto de nós juntos com Florença no fundo.

Pros

  • A beleza:  A combinação da natureza, arte, arquitetura (dizem que 50% das maiores obras de arte do mundo estão na Itália e 51 monumentos são Património Mundial da UNESCO), proporção faz com que cada manhã e cada entardecer sejam de uma beleza sem fim.  Isso tudo ajuda muito o meu Instagram… 😉  É um desbunde!
    pros e contra de morar na itália

    A Itália é linda!

  • A comida: Antes de vir morar na Itália, não tinha idéia do que fosse o gosto verdadeiro de morangos, tomates, pêssegos, presunto, cappuccino e azeite.  Em um segundo momento aprende-se a gostar até de dobradinha que vendem em caminhõezinhos na rua!  A delícia é tanta, mas a qualidade é excepcional.  O respeito pelo ingrediente cria um desprezo pela cozinha francesa (grande rival) onde tudo se amalgama em algo desconhecido coberto por um molho!!  Só esse ano percebi que em Florença existem restaurantes japoneses com proprietários chineses, mas não existe nem um restaurante francês! (um post sobre as ciladas gastronômicas na Itália AQUI e 5 pratos típicos de Florença AQUI)
  • As férias:  Faça o que quiser mas não toque nas férias dos italianos!  É algo de sagrado!!  Não importa o nível econômico ou social, o mês que lhe é de direito são usados para explorar o mundo.  Existem um pouco menos de 60 milhões de pessoas nesta nação, mas em qualquer lugar do mundo você sempre vai encontrar um.  Até nos lodges mais longínquos em Botswana, encontramos italianos.  Acredito que o mesmo espírito que levou Marco Polo, Vespúcio e Colombo (só mencionando alguns) leva esse povo aos 4 cantos do mundo.  Eles adoram explorar e conhecer.  Mas a maioria quer voltar para casa!  Quando vim morar aqui achei um exagero.  Quando se casa então, temos direito a mais 2 semanas naquele ano!  Hoje acho super civilizado!  Viram só, demorou mas entendi!
  • O vinho! Se aprendi uma coisa nas minhas dietas (post AQUI) é que qualquer alimento deliciosamente calórico pode ser substituído por algo que traga prazer e menos calorias…menos o vinho!  Nada traz a felicidade, alegria, leveza desse néctar!  E nada acompanha alimentos de uma melhor forma.
  • Os homens: Não é a toa que o David vem daqui né?  Perdi a conta de quantos me disseram ao chegar aqui… “mas como o homem italiano é lindo!”
  • Hedonismo: a base da cultura é o prazer… a vertente de tudo é o hedonismo!
  • O clima e luz: Temos as 4 estações, mas o inverno não é muito longo e tem o seu charme.  A primavera é divina com suas flores explodindo!  O verão é tórrido, mas o mar nos três lados desta península em forma de bota serve de alívio.  E o outono tem uma das luzes mais lindas que já vi neste mundo!  Vejam AQUI um passeio pela Toscana no Outono.

Contras

  • Serviço: por alguma razão aqui, não é bem o cliente que sempre tem razão…  Pode ser muito frustrante!
  • Tratam estrangeiros como estrangeiros… mesmo depois de 27 anos aqui, ainda me olham de forma estranha e não confiam totalmente na minha opinião… Várias amigas estrangeiras me dizem se surpreender também com o jeito que nos tratam apesar de sermos gentis.
  • Os horários das lojas: Ainda não entendi como funcionam… segunda algumas fecham, quarta outras, no verão tem um horário e nem pense em encontrar muita coisa aberta nos domingos… (mais AQUI)
  • A corrupção dos políticos: infelizmente nos últimos 30 anos se instaurou um sistema de corrupção que corrói a nação e seu desenvolvimento.  No início era para o benefício do partido, agora já degringolou… e é para o benefício próprio.
  • A burocracia: é enoooormeeeee!  E muitos se escondem atrás dela…
  • A falta de emprego e oportunidade a quem tem idéias novas e aos jovens.  Estamos em um momento difícil.  Se quiserem vir morar aqui, venham com muita coragem ou já com um emprego.

Mas o importante, queira onde você estiver, é ver o belo, procurar o positivo e especialmente, viver o momento.  Só ele é verdadeiro, pois o passado é uma memória e o futuro só uma esperança.  Sinta o cheiro com todo o ar dos teus pulmões, veja as cores como se tuas pupilas estivessem dilatadas, sinta o vento na pele até levantar os pelinhos da nuca, beba um copo de vinho degustando-o lentamente e escute o silêncio…