Refletindo: Dior & Valentino alta costura, Era de Aquário e Michelle Obama…Too much of a good thing?


A era de aquário

A Era de Aquário

De repente tudo fez sentido… Por que adoro Michelle Obama e seu estilo verdadeiro, por que o meu adorado Raf Simons está me desiludindo na Dior, porque a Valentino, ao invés, me deslumbra?… Estamos em um momento de transição, a era onde a calçada é mais importante do que as passarelas, que os blogueiros influem tanto quanto as über-editoras de revistas, o momento que a mulher de verdade, com suas curvas e imperfeições, seduz mais do que uma modelo.  Seria culpa da Era de Aquário?

Pedi à nossa querida experta de astrologia e Sallotisa-mór, Luciene Felix Lamy, o que significa a Era de Aquário, e ela me definiu assim:

Sim, Consu, estamos na famosa “Era de Aquário”!


Isso significa que o “aguadeiro’ preside os próximos 2 mil anos, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões.

Para quem entende de música, Aquário é uma 8ª superior de Gêmeos, ambos pertencentes ao elemento AR, a mente, que é o que nos separa das Bestas.

A abrangência é vasta, imprevisível e irreversível.

Mil beijos,
lu.

Abolindo padrões… É isso que sinto também na moda e no comportamento moderno, uma vontade de mudar o rumo.  Chega de imposições e viva a individualidade.   Uma vontade de seguir alguns parâmetros, mas encontrando o próprio estilo, ou como o defino, a linguagem que se escolhe para falar com o mundo.

Alguns exemplos...

Michelle, Malia e Sacha usam marcas acessíveis como J.Crew e H&M.

Michelle, Malia e Sasha usam marcas acessíveis como J.Crew e H&M.

Fico pasma como Michelle Obama, que de fácil para vestir tem só a altura e os braços, consegue ficar tão bem usando sim, alguns designers, mas muitas marcas de preços bem acessíveis, tanto para ela quanto para as filhas.  Coisa absolutamente moderna!!  Encontrar estilo acessível, comer de forma sadia, família, são as plataformas de Michelle.  E como disse Barack na noite da posse, “Algumas pessoas disputam a qualidade do presidente, mas ninguém disputa a qualidade da primeira dama!”

Achei a primeira dama deslumbrante com este vestido de Jason Wu.

Achei a primeira dama deslumbrante com este vestido de Jason Wu.

Também não devemos esquecer Kate Middleton que usa tantas marcas do Highstreet (cadeia de lojas com preços acessíveis) como Reiss, Zara, Whistles e L.K.Bennett.  A sua influência na moda é indiscutível!

Kate Middleton recebendo Michelle Obama em Londres usando um vestido Reiss.

Kate Middleton recebendo Michelle Obama em Londres usando um vestido Reiss.

Alta Costura

Nestes dias em Paris desfilaram os shows de alta costura.  Existem só 200 clientes no mundo que compram estas roupas.   A alta-costura é a antítese de quebrar paradigmas.  Existem várias regras rigidíssimas para poder se classificar como um designer de alta costura.

Recebi vários pedidos para opinar sobre esta coleção da Dior por Raf Simons.  Aproveito para comentar incluindo este desfile no raciocínio do post.  Sempre adorei o trabalho que o belga fez na Jil Sander.  A sua primeira coleção de alta costura para a Dior eu amei! (post AQUI)  Não fiquei muito entusiasmada com o prêt-a-porter e a desta semana não gostei.

Achei confusa, esquisita, torta, dura até feia.  Algumas peças são maravilhosas, sempre tem algumas, mas a silhueta me parece forçada.  Acho que ele está sendo puxado para vários lados: os arquivos da maison, o bottom line (lucro exigido no fim das contas), os críticos de moda, o ateliê e a sua estética intelectual.  Tentando agradar a todos, o resultado não é muito coerente.  A elegância está alí.  A qualidade também… Se sente que ele tem uma direção, e com um pouco de auto-afirmação, acredito que conseguirá.  Mas falta uma alma coerente nesta coleção.  Espero que a LVMH o dê tempo pois hoje se em 3 estações não se entrega lucro, é rua!

Portanto, aqui, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões, como nos explica Luciene, não foi exercido.  Ele quer romper, mas não é autêntico, verdadeiro à sua índole.  E isto se sente.

As minhas peças favoritas da coleção.

Christian_Dior_dio_HCss13_137 Christian_Dior_dio_HCss13_032 Christian_Dior_dio_HCss13_024 Christian_Dior_dio_HCss13_068 Christian_Dior_dio_HCss13_082 Christian_Dior_dio_HCss13_054 Christian_Dior_dio_HCss13_018 Christian_Dior_dio_HCss13_113 Christian_Dior_dio_HCss13_128 Christian_Dior_dio_HCss13_136

Um bom caminho

Ao invés, na Valentino, Maria Grazia Chiuri and Pierpaolo Piccioli são fiéis à essência Valentino e ao que eles se propuseram a fazer desde o início.  A coleção é um sonho de beleza e elegância, além de estilo 150% Valentino.

Para ser ainda mais verdadeiros, o programa do desfile sobre as cadeiras quebra os parâmetros expondo as horas de trabalho para cada bordado e rico detalhe.  Luxo dos velhos tempos era luxo e basta. Quem o consumia não precisava saber quanto trabalho tinha atrás de tudo.  Às vezes era revelado quase como um segredo… Hoje, está no programa, na cara de todo mundo, querendo indicar a reverência às petits mains (artesãs do ateliê) e explicando o por que da exclusividade daquela peça.  Um conceito puramente contemporâneo.  É a verdade, não quero ser polêmica.

Quebram parâmetros e são autênticos, são sensíveis e abrem o jogo, nada mais Era de Aquário para vocês.  Aí o sucesso da Valentino?  O alinhamento com os astros?

As minhas favoritas desta coleção.

Valentino_val_HCss13_033 Valentino_val_HCss13_004 Valentino_val_HCss13_019 Valentino_val_HCss13_107 Valentino_val_HCss13_083 Valentino_val_HCss13_129 Valentino_val_HCss13_099

 

Este vestido branco a seguir foi o meu favorito.  Suspirei e quase esvairei…

Valentino_val_HCss13_030 Valentino_val_HCss13_039

Carlos Souza, Cacá, nosso conterrâneo que trabalha para a Valentino há muitos anos, postou no seu Instagram (@carlossouza1311) estas imagens maravilhosas!

Mood board para inspiração.

Mood board para inspiração.

f182a35a657611e2b82c22000a1fbca3_7 d35038a2656211e28a3222000a9f17b2_7

Modelos expostos para a imprensa e clientes.

Modelos expostos para a imprensa e clientes.

No detalhe...

No detalhe…

158504e6664911e2808622000a1f9aaf_7 8f0c6026664811e2900e22000a1f96c7_7 5638f6a6664811e2bacd22000a9e08df_7

Quero dizer com tudo isto que o momento pede por autenticidade na modernidade da mulher de hoje, talvez por causa da necessidade de abolir padrões da Era de Aquário, não sei.  Mas ser uma “mulher de verdade” é o que existe de mais sedutor nestes tempos!

Porém, esta é só a minha opinião.  Qual é a sua?  Aguardo… Estou sentindo falta dos debates do salotto…

Imagens: Style Sight

YOU MIGHT ALSO LIKE

Explicando Dior Alta Costura
January 23, 2017
Como se faz uma peça de alta costura Dior!!
January 30, 2015
Spring 2015 Couture, a semana de alta costura em Paris
January 27, 2015
Dior e Valentino, a beleza na alta costura.
July 11, 2014
A nova alta costura!!
January 23, 2014
Dior Alta Costura: Raf Simons responde às minhas preces
July 02, 2012

62 Comments

HELENA CAMPOS
Reply 25 de January de 2013

consuelo, concordo e discordo. primeiro, concordo pq adoro michele obama e seu jeito de se vestir e amo valentino cada dia mais. hoje gosto mais que ontem e amanhã vou gostar mais que hoje, entende?!? mas discordo, pq tem gostado do simons, talvez porque eu amo a dior. mas de certa maneira concordo que a valentino esta mais linda. mas é uma simples opinião.
ps: consuelo, você conhece algum lugar em paris onde eu possa comprar uma hermes bem conservada e sem cheiro de ranço de usada demais?? abraços .helena

    Ana Laura Rabelo
    Reply 25 de January de 2013

    Oi Helena, a loja do link, fica na Rue Vieille Du Temple no Marais, perto da Rue de Rosiers, é uma loja espetacular. Espero que vc ache o que procura.
    , os itens são selecinadíssimos.
    http://vintage-paris.blogspot.com.br

    Abç,AL

      HELENA CAMPOS
      Reply 26 de January de 2013

      ana laura, obrigada pela dica. vou dar uma olhada. helena

Alexandra
Reply 25 de January de 2013

Consuelo querida, que susto!....rsrsrs. Estava todos esses dias passeando e saboreando Londres e suas peculiaridades e, de repente, você nos coloca um assunto tão complexo....coitados dos ticos e tecos...rsrsrs....estavam desavisados!
Brincadeiras a parte, se é para as pessoas serem mais verdadeiras, dar mais valor ao "ser" do que ao "ter", exporem mais suas idéias e individualidades, dar real valor as coisas realmente importantes, então, VIVA a Era de Aquário!!!
Olha só como é engraçado....hoje pela manhã saí para caminhar (como faço todos os dias as 6hs da manhã, quando não tem quase ninguém na rua e posso estar mais comigo mesma) e ao passar por casa enooorme que sei ser habitada por apenas 3 pessoas, fiquei pensando.....isso é mesmo necessário? Precisamos de tanto para ser feliz? Isso é muito particular, mas na minha opinião não precisamos. Hoje em dia é muito importante para a maioria das pessoas mostrar que podem....podem morar em mansões, podem usar grifes, podem possuir; mesmo que tudo isso não as façam felizes. Veja bem, essa é só a minha opinião tb. E não sou nenhuma hipócrita, visto que tenho meus creminhos, perfumes e maquiagem importados, algumas roupas de grife, ou seja, gosto do que é bom tb e não condeno ninguém por isso, mas eu não "sou" só isso. Michelle e Kate nos trazem a luz da realidade dos tempos modernos, onde devemos olhar para o lado e ver que temos pessoas sem o básico para sobreviver. Elas nos fazem pensar que podemos desfrutar do luxo, mas que dá pra viver sem ele também....
Ah..já falei demais....
Beijos sempre.

Mia Athayde
Reply 25 de January de 2013

BOM DIA !!!!!!!
Bom dia Consuelo, Bom dia Salotto !!!!!!!
Estou feliz com este seu post .... denso, largo, profundo, interessante e sensível.
Além, é claro, de instigante e cheio de imagens lindas!
Bom saber que a Era de Aquário tem duração de 2 mil anos ... porque como eu cresci ouvindo que estávamos nela - ahhhh os musicais Hair, Jesus Christ Superstar ... - e já estou nos 53, agora estou tranquila hahahahaa !!!! Thanks, Lu !!!!!!
Mas falando sério, ultimamente tenho pensado em flashes, como a humanidade é um minúsculo elemento/momento/consciência, provavelmente ainda engatinhando no aprendizado de suas possibilidades.
E, se é assim nós, como mínimos seres desta fração de momento da existência, que sejamos seres de luz, de força, de amor e de atitude.
Mas como tudo é relativo, penso também que cada um de nós é único, importante, nescesário e vital.
E no final das contas, É O MÁXIMO sermos autênticos e assumirmos o nosso papel de exclusivos dentre tantos e todos que também o são.
Viva Michele Obama!
Viva Kate, Viva Valentino!
Viva eu e Viva Tu !!!!!!
Obrigada querida! Muito bom começar esse feriado (aniversário de São Paulo) com o seu presente!
Bjsssssss

Christiane Laclau
Reply 25 de January de 2013

Adorei seu post! Há poucas semanas fiz um comentário sobre seu estilo, que tem a ver com isto.
Acho uma sabedoria estética misturar marcas do Highstreet, com marcas mais poderosos.
Que desfile mais esquisito este da Dior e que lindo o da Valentino.
Adorei!
Bjs
Chris Laclau

Camila Gomes
Reply 25 de January de 2013

Oi Consuelo,

Olha, gostei do posicionamento. Mas acho que tem coisas que valem a pena uma discussão. Adoro a Michelle Obama, porque ela é normal, gente como a gente. Sabe aquela mulher que pode ser sua vizinha? Já a Kate... Apesar dela usar roupas de loja de departamento, ela é quase uma modelo, está sempre impecável (o protocolo deve "obrigar delicadamente" isso...), mas a sinto mais distante. Mas é válida a tentativa dela de manter as raízes de plebeia e usar roupas mais baratas...
Sobre Dior, acho que Raf tá meio perdido, mas vejo isso como a pressão de que "dê certo". E esta valorização do Valentino, eu assisti uma palestra da wgsn que dizia sobre a volta de eras. A mulher de hoje quer muito ser moderna, mas resgata sempre uma delicadeza quase perdida. Valentino tem este poder e sabe como ninguém balizar o moderno com o feminino.
ps.: sobre a era de aquário, acho que ocorrem quebra de padrões, mas vejo que em países como o Brasil, de economia emergente, a variedade é ampla, mas a personalidade é minima. Basta correr o olho em meia duzia de blogueiras de look que você vai entender, todas iguais, de roupas a cabelos, tudo se assemelha. O brasileiro ainda se liga ao que os outros falam e se prendem em valores de status ainda... Uma pena.

beijos

Maria Araci
Reply 25 de January de 2013

Acho, sim, que estamos em tempos em que cada um pode escolher o seu "luxo", sem imposições externas, em uma escolha muito particular. Acho que luxo pode ser definido como algo que te traz satisfação e alegrias e isto é tão extenso e variado! Luxo pra mim, atualmente é ter tempo para mim, é desfrutar de amigos e família, netas em particular, ver o quanto eu tenho em comum com minha filha mais moça e desfrutar a companhia dela como se fosse de uma amiga da mesma idade, é todas as manhãs visitar um tal blog e me deliciar com com suas postagens e claro , de vez em quando, me presentear com algo, puramente material, para me olhar no espelho e me gostar! Como diz a Alexandra, pobre do tico e do teco pegos de surpresa!!!!!!!

Vera Masagão
Reply 25 de January de 2013

Obrigada , Consuelo por postar coisa tão
Bacanas!!!!! ❤❤

cezar
Reply 25 de January de 2013

olá bom dia ! vou ver se consigo colocar em palavras.
Concordo com oq vc disse em relação ao uso de marcas nem tão famosas ou nem tão caras. Moro em uma cidade grande , mas com ranço de cidade de interior. E vc percebe as mudanças em termos de consumo. as marcas mais famosas não mandam mas no pedaço. Obviamente nesse tempo surgiram varias outras marcas, então essas mulheres não vão atras de uma só marca , vão atras de estilo. E conseguem ficar lindas com roupas mas baratas, algumas descartáveis é claro, e elas conseguem comprar mais por menos.
Acho super valido a pessoa se achar , se sentir e se conhecer. mas tb acho muiiiito legal vc usar a roupa e se transformar num personagem. Tipo, hoje quero ser sexy, vou de longo VALENTINO,vermelho claro! talvez essa mulher sexy não seja vc, mas vc acordou com estado de espirito sexy!
Concordo tb, adoro Michele, kate, Consuelo. Dior pra mim deu uma caída, ou outras brilharam mas do ela, enfim.
Essa coisa "Ninguém precisava saber quanto trabalho tinha atrás de tudo. Às vezes era revelado quase como um segredo…" Vou contar oq aconteceu comigo, Compro tecidos na santa , pq? pq são de qualidade . são caros? é o preço! Achei esse segmento ao longo do ano pra concorrer com o mercado china =preço baixo = qualidade 0. Meu preço é um pouco mas alto , mas minha qualidade é infinitamente melhor. E um dia uma cliente veio falar com a vendedora o pq de cobrar um absurdo por uma peça de liganete. Fui lá explicar oq era santa constancia , o q era qualidade e o melhor oq era fluity e não liganete. as pessoas precisam saber q qualidade ainda existe, q bordados a mão ainda existem, q coisas manuais são quase q exclusivas e trabalhosas.
E pra terminar um dia uma amiga falou a mesa de bar: " cansei de ser mulher inteligente, moderna, empresária...... Quero ficar em casa sustentada por um homeme só cuidar da casa!" mulheres....
ufa! bjs!

Isabella
Reply 25 de January de 2013

Já era de imaginar que eu vinha falar dos desfiles, né? rs
vc sabe que eu adorei a Dior dessa vez. Desde que o Raf entrou, foi meu desfile favorito. era exatamente isso de ter que seguir o arquivo da marca que eu odiava nos outros desfiles - achava tudo um Dior muito literal, e com pouco do Raf Simons que nos apaixonou na Jil Sander. Não acho que esse desfile tenha sido o melhor da carreira dele nem de longe, mas achei super válido. pra mim, o desfile começou mal e eu já estava ficando sem paciência com toda aquela referência ao Christian Dior, mas aí ele me surpreendeu. Não vimos o Raf Simons por completo naquelas roupas, mas pela primeira vez, eu vi ALGUMA COISA dele. Um avanço e tanto, se me permite. Eu já estava quase sem esperanças de que ele, algum dia, fosse voltar ao que me fez amá-lo, mas esse desfile me voltou a depositar todas as esperanças nele e no fato de que ele vai deixar a Dior divina em breve... só espero que seja breve mesmo...
Valentino achei deslumbrante e meu favorito também foi aquele vestido branco (mas de quem não seria? era lindo). Os looks mais minimalistas eu amei, assim como uns outros poucos longos... Mas achei horrorosos aqueles brancos do início que pareciam um bolo de casamento confeitado.
Eu não ligo pra Michelle Obama, então nem tenho o que dizer. Nunca tinha reparado na altura, nos braços, nem em nada dela. Mas a Kate eu acho linda!

Acho que a questão do Raf é que o coitado deve estar sobre uma pressão absurda e ainda devem estar limitando o tabalho do cara, tipo fazem com o Francisco Costa na Calvin Klein. uma pena...
uma observação inútil que não sei se mais alguém notou: primeira foto da Dior, a Zuzanna Bijoch. na pose final, todas as modelos paradas, lindinhas, do jeito que tem que ser, e ela se mexendo pros lados no que seria uma dança (?) ou um desespero pra sair dali (???)... foi ridículo, mas como eu ri!!!

Nunca devo ter falado tanto num post só! Já chega, né? hehe
bjs
http://hrvatic.tumblr.com

Antonia
Reply 25 de January de 2013

Adoro a Michelle Obama e as escolhas de roupas que ela faz.
Tudo muito pessoal, de acordo com seu tipo físico,quase que demonstrando que o que importa é ela mesma se sentir bem e não o que a moda impõe.Esse comportamento revela sua forte personalidade e a total ausência de afetação pelo papel que ocupa na sociedade.
E uma primeira dama que tem brilho próprio,uma mulher de presença,um destaque !

Rafael Candotti
Reply 25 de January de 2013

Quero muito expressar a minha opinião, porém..ainda estou ' digerindo ' o post.
Li o mesmo duas vezes e estou pensando e colhendo infos, para tentar colocar a minha opnião. Amei o texto, e por ter amado não posso usar o meu imediatismo e postar algo sem pensar, porque o seu post sugere que pensamos e depois colocar aqui o que sentimos. Amei a complexidade, as fotos tem o fator ação e reação , e sem sombra de dúvidas Valentino se sobressai

Natalie
Reply 25 de January de 2013

Super concordei com tudo!
Não gostei taaanto desses últimos looks usados pela Michelle, com exceção desse vermelho, mas ela e a Kate são duas grandes influências, sempre muito chiques e transmitindo uma simplicidade que nos cativa demais.
Esse desfile da dior também me decepcionou um pouco, o coordenado que mais gostei foi esse florido e o desfile do Valentido foi deslumbrante. Vi a exposição dele no Somerset House e fiquei enlouquecida. Não imaginava que ao vivo tanta beleza e riqueza nos detalhes fossem tão maravilhosos, impecáveis!
E tinha uns vídeos mostrando como se faziam algumas peças, muito incrível, fiquei ainda mais fã!
Beijos!

Anely Villaça
Reply 25 de January de 2013

Na verdade, não tenho conhecimento sobre estilos de alta costura, apenas sei dizer do que acho ou não bonito. Fica bem mais fácil para mim opinar sobre as roupas usadas por Michelle Obama ou de Kate Middleton do que as usadas pelas modelos em grandes desfiles. Desta forma, digo que gostei bastante do vestido de "Jason Wu" usado por Michelle!
Agora, com relação ao assunto referente à "Era de Aquário", tenho lido bastante, pois isso me fascina. Aquário promete coisas fantásticas para todos nós, como bem nos ensina a nossa querida Luciene Felix (que também já sou fã e seguidora). É a liberdade verdadeira que parte da autoconsciência e do real valor humano. No entanto, temos um longo caminho a percorrer antes de deixarmos para trás nosso passado de vícios e amarras comportamentais.
Essa versatilidade de culturas e gostos me fazem abrir, todos os dias, as portas de salotto, sentar-me e passar algumas das horas mais preciosas do meu dia!
Bjos a todas vocês.

Anete Schmidt
Reply 25 de January de 2013

Para mim, tudo isso se resume a uma só nova ordem: simplificar a vida !
Lindo texto. Adoro quando você coloca algo que nos leva a uma profunda reflexão.
Que bacana ! Obrigada. bjs

Charliany Santos
Reply 25 de January de 2013

Querida Consuelo, vai ser difícil fazer um comentário sucinto sobre este post, mas já que o espaço está aberto, vamos lá.
Não sou expert em moda, apenas admiro o belo, mas em relação ao que você nos mostrou dos desfiles, achei o da Dior romântico, elegante. Porém o do Valentino, pela arte dos detalhes, me fez sonhar!
Mas voltando à realidade e a esse momento de transição que você mencionou(com uma perfeita analogia à Era de Aquário lindamente explicada pela nossa querida Luciene) não há dúvidas de que estejamos vivenciando uma nova ordem mundial. O que podemos dizer do fato do guarda-roupa da Michelle Obama ter ofuscado a posse do presidente, quando tantos outros assuntos também relevantes para o pais( e para mundo) deveriam estar em foco? Os números não mentem, uma única aparição da primeira-dama americana com um novo modelo de vestido, consegue alavancar as vendas em cerca de 14 milhões de dólares( dados que ví na CNN) em 1 ano, suas aparicões geram cerca de 4 bilhões para a industria da moda. Jason Wu que o diga!
A elegância da Michelle Obama e da Duquesa Kate, para mim, são indiscutíveis. A meu ver, o grande impacto que elas causam na moda, ao usarem as marcas de " highstreet", repetindo modelos várias vezes, inclusive, é a idéia de que não fica bem ostentar, num momento de crise econômica mundial. Aqui voltamos à tematica da mudanca dos tempos, como disse a Luciene: " Humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões " .
De qualquer maneira, aquele momento " tapete vermelho" da Michelle Obama, fez a moda entrar, mais uma vez, para os livros de história.
Bjs

Suzana
Reply 25 de January de 2013

Todo mundo falou quase tudo, e vc sintetizou muito bem. O que sinto é a diferença na qualidade dos tecidos, do acabamento, apesar de que pode ficar bem em algumas pessoas e principalmente nas fotos ... Mas a textura de uma boa lã faz muita diferença.
Sra Obama se veste muito bem pois é bem relacionada com o próprio corpo . Ancas largas, nada de magreza, mas consciente e com personalidade. Como vc disse, a altura é o que mais lhe favorece . Mas ser segura nesta Era de Aquário deu a ela uma vantagem. Já o frescor da juventude e o corpo de modelo de Kate passam mais suavidade do que personalidade como no caso de Michele. Na foto que vc postou das duas juntas, o modelo de Michele não me agradou, mas ela está elegante tanto quanto Kate ! E diferenças de idade, raça, manequim e postura, as duas estão dando aula de como se pode estar bem vestida sem carregar.
E poucas jóias usam .
Algo que devemos aprender ?

Parabéns, mais um post espetacular
bj

Luciana R.
Reply 25 de January de 2013

Acho que todo mundo que gosta de moda deveria assistir Valentino: The Last Emperor. O documentário é fantástico! Ver o trabalho das costureiras é fantástico. Um pequeno trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=UGJJRPWqvzM

Ivo Viana
Reply 25 de January de 2013

Ótimo post! Parabéns!

Não acredito na Era de Aquário.
Acho que a humanidade é uma justaposição de décadas e séculos.
As últimas guerras deixaram marcas muito profundas e ninguém quer mais se "estressar" com o vizinho.
Isso vem gerando um novo conceito de como as pessoas vivem.
Acho que essa nova atmosfera: mais real, em paz consigo mesmo, tudo às claras; se deve mais ao aprendizado dos próprios erros do que com conjunções astrais.
Nada contra; mas cada dia acredito menos na influência dos astros na vida das pessoas. Acho até bem perigoso alguém que introjecta em si esse papéis.
Sempre me trouxe muitos problemas acreditar ser "ariano".
As características que atribuem ser desse signo, que eu cultivei e exacerbei por tantos anos, só me fizeram mal.
Da mesma forma acho injusto/bobo atribuir as conquistas que temos agora a um período astral. Hj é resultado do que fizeram Ontem nossos antepassados.

Mas vamos falar de coisa boa?

Eu amei o desfile da Dior e do Valentino.
Achei os 2 primorosos como a Haute Couture deve ser.

Gostei muito da beleza da Dior, aquele cabelo curtinho deu um charme aos looks.
Achei bem mais sexy e pelado do que os outros desfiles e acho que isso vai dar uma apimentada nas vendas sim.

E Valentino é a graça em estado físico. Amei muito o vestido branco que vc pontuou!
É uma peça deslumbrante. O tecido é lindo, o corte é perfeito.

E com relação as mulheres de verdade: adoro mulheres reais.
Me incomoda demais ir aos desfiles e ver a magreza das modelos.
O corpo delas é muito feio ao vivo.

Bjs,

    Ana Laura Rabelo
    Reply 25 de January de 2013

    Puxa Ivo! Admiro a maneira que você coloca seus pontos de vista! Eu concordo com vc quanto a questão da astrologia, tenho a mesma opinião. No entanto, gostaria muito de acreditar que as guerras que o mundo já viveu trouxeram esse sentimento de "não querer se estressar como vizinho". grande abraço,AL

Ana Laura Rabelo
Reply 25 de January de 2013

Bem, para falar a verdade não gostei de nada nas fotos de coleções de alta costura que andei vendo...Quero dizer que nada, me fez suspirar nem me deixou de queixo caído...Li um texto esses dias que diz que a alta costura está morta. Não tenho conhecimento o suficiente para concordar ou discordar. Mas, quando penso em alta costura, penso em vestido diáfanos, com bordados lindos e delicados, com detalhes que guardam um dificuldade de execução imperceptível, que só pode ser descoberta se dissecarmos a roupa...
Quanto a Michelle gosto do fato de que ela usa coisas pop, acho isso elegantérrimo! Acho que não tem nada mais deselegante que o show off. É tão bom quando vemos alguém de peso que usa as coisas misturadas com naturalidade. Ou mesmo pop dos pés à cabeça, mas cheia de estilo. Tenho que dizer que a franja, mesmo depois do desfiado nas pontas...não deu. Não sei, pode ser bobagem minha, mas não acho nem age nem position apropriate.
Concordo com você, quando você diz que a mulher tem que ser mulher de verdade. Entendo isso, da seguinte maneira: devemos ser fiéis a nós mesmas, às nossas escolhas, crenças. Vivermos de acordo com o que temos, nos libertarmos das comparações que só trazem angústia, fugir das cobranças impostas pelo marketing quanto a forma física(mas não abrir mão da saúde) e permitirmos que nossa beleza fale mais alto da forma mais natural possível. Valorizar nossos amados companheiros/ maridos/ namorados da mesma forma. Acredito que isso é amor genuíno. Não esperar perfeição. Amar nossos filhos ensinando limites, pelo exemplo. A melhor maneira de sermos mulher de verdade é sermos o que somos, nos respeitando e respeitando as outras. Será que eu agora é que fui muito longe e sai da pauta? bjs, AL

Seli
Reply 25 de January de 2013

Tá certa!
O Couture e o pret-a-porter da Valentino, cada vez melhor!
Morri com o mesmo vestido branco (pareceia de tempos atrás) e com o combo : capa-gaiola preto + vestido branco com pássaros aplicados.

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 25 de January de 2013

Há dias tentando explicar para meu marido o encanto que tenho pelo teu blog, dei-me conta que tinhas criado uma nova forma de comunicação, intimista e confortadora. Na realidade, é como uma desconstrução do glamour e superficialidade que costumam acompanhar os blogs de moda. Há sempre um ser humano em 1ºlugar.
Vou ter que dizer, mas isto é também Michelle Obama!
É o espírito da época, a contemporaneidade é vivida nos diálogos em teu blog. Aliás, acredito que estás reunindo um material precioso para posteriores considerações. Adoro saber que na tua geração há gente como tu começando onde estamos terminando - certamente tua querida Mamisa foi o ponto de partida para o TEU desabrochar.
Estou quase chorando. Vai em frente, guria.
Bjos.

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2013

    Quiteria...sou eu q estou chorando! Vc tem toda razão em tudo...e a minha surpresa/presente hoje foi quando ela me ligou emocionada com o post de hoje!
    Fiquei tão, tão feliz! Obrigada!
    bjs

    c

      virginia maia
      Reply 25 de January de 2013

      Ah....,suas danadas :Quiteria e Consuelo!!! Quem acabou chorando mais,fui eu....Quiteria por ser amiga de tantos anos e fez com maestria seu comentario e Consuelo por nos proporcionar tantas coisas lindas com palavras perfeitas para os mais variados assuntos que nos encantam com sua vivencia,simplicidade e autensidade incrivel numa epoca de hoje.Alias.....as mulheres dando show nos comentarios!!!! Sou fa numero um das mulheres!!!!!Porque nao dizer que::somos fantasticas!!!!!kkkkkkk Beijo grande para voces!!!!

        consueloblog
        Reply 25 de January de 2013

        Você tem meu voto! Mulheres para Homem do Ano! ;-)
        bjs

        c

      Maria Araci
      Reply 25 de January de 2013

      Quitéria: que bom te encontrar sempre aquí já que, mesmo morando na mesma cidade, não nos vemos na "vida real"! Concordo com tudo que dizes acima e é tão bom termos em comum este lugar maravilhoso onde a conversa corre solta!

consueloblog
Reply 25 de January de 2013

Não estou respondendo aos comentários por serem opiniões tão bem escritas e raciocinadas q merecem o seu espaço exclusivo!
Fico feliz e honrada quando vocês tomam do seu tempo para registrar suas idéias neste Salotto. Sorte de todos nós poder partilhar juntos disto tudo!
bjs
c

Maryanne
Reply 25 de January de 2013

Nao comento muito por aqui, apesar de passar sempre. Vc nao acha que a Michele Obama acentua demais os ombros largos? Sempre acho que ela fica bem melhor com roupas como o casaco da posse ( lindo, com o cinto como vc usa,ne?), do que com o vestido vermelho sem ombros. Sei lá, olho pra ela e só consigo imaginar braçadas infinitas na piscina.

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2013

    Oi Maryanne,
    Eu gosto e ela é famosa por seus braços longos, com pele linda e músculos bem definidos. Respeito a tua opinião, mas é contra-corrente... :-)
    bjs
    c

      Mia
      Reply 25 de January de 2013

      Os braços longos com músculos definidos, sem ser " bombada" , esse o ponto forte da primeira dama, e ela tira partido desse atributo, com muita propriedade, eu gosto muito.
      Aliás, as nadadoras, fora da piscina, se saem muito bem quando se exibem em looks que privilegiam essa parte do corpo, é o que elas tem de melhor.A nora de Grace Kelly vai também nessa linha.
      Bjk

walter rodrigues
Reply 25 de January de 2013

Baby, estou aqui com a cabeça a mil....curioso..só ontem a noite vi Valentino.....e fui dormir com algumas imagens na cabeça...tem vestidos lindos.. românticos...protetores, que embelezam e não fantasiam as mulheres, muitos deles estão na sua lista... o Tim Blanks comentou do programa e eu sempre acho perfeito contar a historia de cada vestido, comunica-se a alma dele, diferencia-o do banal e do fast tudo. A Haute-Couture desta estação para mim teve poucos momentos incríveis, as botas da Chanel.....alguns vestidos do meu amado Raf, e aqui me incluo nos preocupados com o emprego dele...rsrsrsrsrrsrsrss...Mas o que mais me encantou foi sua busca para nos situar no espirito do tempo, a importância da era de Aquário, a revolução quieta e continua....que vem sendo apresentada aos nossos olhos todos os dias....Michele Obama e tantas outras mulheres fantásticas que aprenderam a usar a "Liberdade" regida por Aquário em beneficio de todas as mulheres, sendo modelos de estilo e de inteligencia, no que falam, no que vestem, no buscam para suas vidas e daqueles que amam....Para mim você faz parte deste time e poder vivenciar este seu momento é um alegria sem fim! Que vocês mulheres que sempre estão a frente de tudo sejam iluminadas nos próximos 2000 anos por Aquário e que vocês possam fazer o mundo ficar mais iluminado!!!

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2013

    Walter, que linda declaração!!! Sou apaixonada por ti já faz tempo!! bjs querido! c

      walter rodrigues
      Reply 25 de January de 2013

      Fiquei vermelho!!! Hahahahahahahahahahahaha...Adoro você!!Kisses!!

    Mia
    Reply 25 de January de 2013

    Nosso estilista acertou em cheio ao dizer que Consuelo entra no time das mulheres fantásticas, que são modelos de estilo e inteligência, no que falam e no que vestem, penso da mesma forma.
    Mas não foi à toa que ela colocou na postagem Kate e Michele, arrisco a dizer que há identidade da blogger com ambas.Com Kate, pelo apelo romântico, e com Michele, pela energia e postura forte.Com as duas pelo despojamento no vestir com estilo e muita classe.
    Gosto das três e do Walter Rodrigues, pelo profissional que sempre foi, e agora, mais ainda, ao vê-lo apontar, com perspicácia, "a revolução quieta e contínua" de algumas mulheres que, com sabedoria, usaram a liberdade em favor das demais.
    WR, pra vc, um forte abraço.

      walter rodrigues
      Reply 25 de January de 2013

      Wow !!!!! Kisses Mia!!!

Luciene Felix Lamy
Reply 25 de January de 2013

Que post! Que post!
Há muito a elucubrar, sem dúvida. Mas, infelizmente, não posso fazê-lo agora, tô estudando. É meu “ofício”, tenho prazo a cumprir e o capricorniano peso da responsabilidade.
Volto assim que puder!
Mil beijos,
lu.

ENTENDIMENTO DOS SÍMBOLOS - por Fernando Pessoa

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.

A primeira é simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Têm o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é em síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou ao mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.

A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e Conversação do Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

---x---

Sobre A Metafísica - Rainha das Ciências - A Hécuba kantiana:
* A S T R O L O G I A *

Aristóteles:
"Este mundo está ligado duma maneira necessária aos movimentos do mundo superior. Todo o poder no nosso mundo é governado por estes movimentos" . (Tratado do Céu)

São Tomás de Aquino:
"Os corpos celestes são a causa de tudo o que se produz neste mundo sublunar, agem indiretamente sobre as ações humanas, mas nem todos os efeitos que produzem são inevitáveis". (Suma, quest. XV, art. 5 e vol.III, pp. 2-29)

Dante:
"Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73)

Tycho-Brahé:
"O homem contém em si uma influência bem maior do que a dos astros; superará as influências se viver segundo a justiça, mas, se seguir as suas tendências cegas, se descer à classe dos brutos e dos animais, vivendo com eles, o rei da natureza já não comanda, é comandado pela natureza".

Kepler:
"Vinte anos de estudos práticos convenceram o meu espírito rebelde da realidade da astrologia".

Goethe:
"Vim ao mundo em Franco forte-sobre-o-Meno a 28 de Agosto de 1749, ao soar a última badalada do meio-dia. A constelação era feliz, o Sol estava no signo da Virgem; Júpiter e Vênus formavam com ele bons aspectos; Mercúrio não era desfavorável, Saturno e Marte eram neutros; só a Lua, cheia nesse dia, exercia a força da sua reverberação tanto mais poderosa quanto a sua hora planetária havia começado. Opôs-se, portanto, ao meu nascimento até que essa hora passou. Estes bons aspectos, mais tarde altamente apreciados pelos astrólogos, serão sem dúvida a razão por que fiquei vivo, pois, pela incúria da parteira, julgaram que estava morto quando vim ao mundo, e só depois de numerosos esforços vi a luz". (Poesia e Verdade, cap. I).

Balzac:
"A Astrologia é uma ciência imensa e que reinou nas mais altas inteligências".

C.G. Jung:
"Se as pessoas cuja instrução deixa a desejar têm julgado que podem fazer troça da astrologia, considerando-a como uma pseudociência há muito liquidada, essa astrologia, remontando das profundezas da alma popular, volta hoje a apresentar-se às portas das nossas universidades, que deixou há três séculos". (Seel en probleme der Gegenwart, p. 241)

André Breton:
"É (a astrologia) para mim uma dama muito alta, muito bela e vinda de tão longe que não pode deixar de encantar-me. No mundo puramente físico, não vejo outra cujas qualidades possam rivalizar com as suas. Parece-me, além disso, guardar um dos mais altos segredos do mundo. É pena que hoje – pelo menos para o vulgo – reine no seu lugar uma prostituta". (Atrologie moderne, nº 12, Outubro de 1954)

Claude Lévi-Strauss:
"Os antigos construíram um sistema, e esse sistema, a partir do momento em que foi construído, mostrou-se operante e fecundo, pois o homem só pode pensar com sistemas. A astrologia foi um grande sistema, pois ajudou o homem a pensar durante milênios". (L'Astrologue, nº 9)

Lucien Malavard (Prof. De Ciências na Sorbonne):
"Penso que os antigos fizeram de certo modo ciências humanas avant lalettre por meio da astrologia: elaboraram assim uma classificação dos seres, uma maneira de ver mais claro nos comportamentos humanos. Pela minha parte, sentir-me-ia tentado a situar a astrologia ao lado das ciências humanas, um pouco mais longe...". (L'Astrologue, nº 15)

ASTROLOGIA NÃO É DOGMA DE FÉ (creio/não creio).

Requer conhecimentos básicos de matemática, geometria, mitologia, antropologia, história, psicologia, semiótica, física, astronomia e filosofia pré-socrática.

Conclamar a união de todas essas disciplinas já a torna deveras intrigante!

Entrevista (em áudio) que concedi sobre Astrologia em "Conhecimento Sem Fronteiras", no site da ESDC: http://www.esdc.com.br/csf.htm

    Ana Laura Rabelo
    Reply 25 de January de 2013

    Querida Lu! Admiro seu conhecimento, sua capacidade, sensibilidade. E mais ainda a capacidade de entender e aceitar o livre pensar e escolhas diversas. Digamos, que no meu caso, encontrei em minha fé dogmática, respostas que não encontrei em outras experiências que tive(inúmeras).
    Respeito você, e sempre o farei, querida amiga. Sei que você sequer pensou o contrário. Somente quis expressar isso. bjs,AL

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2013

    Adoro quando a 'fessora aparece... rsss
    bjs
    c

      Antonia
      Reply 25 de January de 2013

      Também adoro quando os comentários da Luciene aparecem para fechar a questão ! E ,principalmente, quando a astrologia confirma ; dá o embasamento e o suporte devido aos temas e assuntos ventilados.
      Sou economista de formação mas há muitos anos não trabalho mais . Ultimamente me interesso em ler sobre astrologia.

    walter rodrigues
    Reply 25 de January de 2013

    Luciene guardei junto ao coração seus ensinamentos!!! Kisses!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 25 de January de 2013

    Queridos amigos do Salotto,

    Apressei-me em finalizar meu artigo (sobre a origem, estigma e consequências da burrice, no mito grego do Rei Midas) para poder comentar o überpost desse überblog!

    Ô Consu, não é "culpa" ("culpa" é muito cristã, rsrs) da Era de Aquário, é consequencia dela mesmo.
    Ó, nem sou expert em astrologia, apenas fascinada por seus mistérios.
    Nem vou dizer o quanto admiro a capricorniana Michelle: ela figura permanentemente em meu blog, por conta de uma frase de Heraclito (Panta Rhei - tudo flui).
    Já a Kate, bem, a Kate é a norinha que pedimos à Deus: Que mocinha mais, mais... mocinha!
    Caçamba, só 200 é? São tão caros assim?
    Raf Simons é bacana, ao menos gostei do que vc selecionou.
    Mas que Valentino ganha, ganha: vestes de rainhas!
    Lindo, o branco parece uma escultura; e o rosa logo abaixo dele, tem um quê de medieval (e minh'Alma é medieva, rsrs).
    As fotos dos detalhes do cor pérola: que capricho!

    Laurinha, minha amiga querida, jamais pensaria o contrário. ;)
    Como dizia o tataravô do existencialismo, o dinamarques Sören Kierkegaard: "A fé é de domínio privado da alma individual".
    Ecumênica, jamais me imiscuiria em questões de fé.
    Crer, é humano. 'Demasiado humano': http://lucienefelix.blogspot.com.br/2009/12/por-que-cremos.html
    No passado, tb estudei a astrologia cabalística (mais espiritualizada) e a hindu (muito categórica em suas predestinações).
    Gosto de enveredar por todas as searas possíveis, assim exige a filosofia.

    Sim, Ivo, querido, somos o que em filosofia denomina-se "sujeito histórico", of course! E, olha o que Kant diz sobre isso: http://lucienefelix.blogspot.com.br/2011/05/kant-e-uma-filosofia-da-historia-para.html
    Quanto à influência de Ares (Marte), tenho algo a dizer, ainda nesse fim de semana, eu posto, OK?

    Ô Consu, a "fessôra" gosta mesmo é de aprender!
    Antonia, "fechar a questão", pelamordedeus, jamais: é para ABRIR, amiga!
    Tenho me interessado sobre o OIKOS do NOMOS (norma da casa = economia), que permeia tuuuudo nesse mundo.
    Walter, vc é um famoso estilista, não é? Pois um dia, tb terei uma de suas inspiradas criações em meu cuore. Poste seu link, please!
    Mil beijos, saudades de todos,
    lu.
    PS: Acima, esqueci de mencionar o Fiorentino Da Vinci: astrólogo de prima!

Mia
Reply 25 de January de 2013

Se numa coleção torta, como expressou, vc conseguiu destacar em Raf Simons 8 modelos favoritos, imagine se ele tivesse elaborado uma coleção não torta!
Acho que não sobrariam gritos e sussuros pra Valentino, né não?
Compartilho da sua listagem "simoniana" e dos delírios "chiuri/picciolianos"!
Bjk

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2013

    :-)!
    bjs c

Alexandra
Reply 25 de January de 2013

Consuelo querida, conseguiste o que queria....um grande debate...e dos mais ricos.
Opiniões diversas tão cuidadosamente colocadas só me fez aprender muito e refletir ainda mais. Este é um post para ser lido e relido, incluindo todos os comentários.
Perspicaz como só você sabe ser, nos trouxe assuntos que aguçaram nosso intelecto e sentimentos. Danadinha você!!!!
Beijos e minha admiração sempre.

    Alexandra
    Reply 25 de January de 2013

    Ops... "me fizeram" e não "me fez"....desculpe.
    Ah...Letícia está ao meu lado pedindo que te mande um beijo e um abraço...rsrsrs.

Adrianne
Reply 25 de January de 2013

So proud of YOU , baby!!!!!!!!!!!!!!

Andrea - Curitiba
Reply 25 de January de 2013

UAU, Cons, que belo texto!! Nao foi a toa que Mamisa, emocionada, te telefonou elogiando teu primoroso escrito! O que dizer a mais, ja que todos ja disseram tudo e mais um pouco com explanacoes perfeitas acompanhadas de elogios rasgados a vc, te levando inclusive as lagrimas. Lu nossa ¨fessora¨ sempre com lindas licoes a todos nos! Vc, com teu olho clinico, me fazendo ver com outros olhos personagens a principio tao obvios, mas que eu ainda nao conseguia ter uma opiniao formada a respeito. Valentino, ah eterno Valentino, ainda levado a risca por seus novos pupilos. Dior, ah velha Dior, onde estas??? Viva a era de aquario!! Viva a personalidade acima de tudo!! Viva a mulher moderna quebrando seus tabus!! Viva nosso amado salotto!! E viva ¨minha Cons¨, sempre nos brindando com algo novo a cada novo dia...Bjs lindinha!

Juliana Toledo
Reply 25 de January de 2013

Obrigada salotto e Consuelo pela troca de idéias. Quanta coisa para aprender e que também já aprendi aqui! Ligada no 220V com cada frase do post e nos comentários. Apesar de me deslumbrar com fotos de desfiles, editoriais e outros...não conheço a história da moda para emitir um comentário "mais técnico". Nesse quesito acho que você e as demais meninas do sallotto cumprem maravilhosamente. O que eu acho de tudo isso? Adoro olhar cada detalhe das roupas (por foto pois nunca vi nenhum desfile ao vivo), a maquiagem, o sapato, o acessório tentar identificar que tipo de tecido é aquele e em quê ou quem? o estilista se inspirou para fazer a coleção. Para mim olhar estes detalhes é como ver uma obra de arte em um museu que eu amo tanto também! Admirar isso tudo para mim é como estar na disneylândia vamos dizer assim... è só me soltar em um museu e eu fico horas! Quanto aos desfiles: sou apaixonada por Valentino mesmo quando a marca faz um vestido branco que lembra o glacê de bolo de casamento. Quanto ao desfile da dior... eu confesso: saudades de galliano. O Raf Simons conheci aqui no blog com desfiles de coleções que você postou aqui. Estilo mais minimalista, é isso? Acho que a Dior tem um estilo old glamour que bate de frente com o minimalismo de Raf. Vamos ver o que vai acontecer daqui pra frente. Michelle Obama é correta na maioria de suas escolhas e estava deslumbrante com aquele vestido vermelho. Sou apaixonada pela Kate Middleton! Sempre elegante não só nas roupas mas na postura de ser. Olho no olho com quem está ao seu redor, sorridente, humilde, zero afetação, escolhas corretas nos looks informais ou não e repete roupa. Se há alguma equipe para orientá-la ( provável, nada como manter a inocência) o faz muito bem pois vejo naturalidade. Vi em alguns comentários deste post que há uma busca silenciosa por estilo. Concordo parcialmente com esta afirmação. Aliás, matematicamente. Acho que são poucas atualmente que buscam estilo principalmente aqui no Brasil. As brasileiras no geral buscam roupas e etc com logos bem aparentes ou inspired , "it peças" da moda ditadas que trasmitem a essência do ter como forma de ser. Este ser um cabide ambulante de logos de marca ou genéricos é um cartão de visita e até de aceitação em determinados círculos sociais aqui. Triste.Vamos fazer nossas comprinhas na LV mas chega de excesso chega de ostentação na atitude. Outra coisa: serem escravas de ter que estar 24 horas com look sexy (do piriguetismo nem vou falar...) buscando a eterna aprovação masculina (será? tema para novos posts meninas do sallotto?) Por isso, hoje, sinto uma verdadeira obsessão para não dizer "fome" pelo clássico. Amando bons cortes de casacos, vestidos, pouca estampa (como lidar com estampas?) muito branco, muito preto, muito azul marinho, salto fino, sapatilha, uma pequena dose de vinho, beje, cinza, verde, roxo? e acessórios que irão dar bossa no look. Luciene beijos e obrigada por me ensinar coisas novas e você Consuelo por criar este espaço para que eu possa todos os dias além de descansar a mente aprender, aprender e aprender... Tem coisa mais legal que ver esta mistura de aristóteles, goethe, kepler, dior, valentino e outros tudo junto?! Beijo meninas, jú.

Mateus Habib
Reply 25 de January de 2013

Consu, as vezes me esqueço do presente que é te ler. Hoje, apenas aos 19 anos (rs) é difícil achar 15 minutinhos livres no computador pra relaxar e ter a delicia inexplicável de revisitar os sentimentos deliciosos que o Consueloblog me traz. Trabalho e estudo revezam-se numa rotina exaustiva, mas muito prazerosa e frutífera. Que sorte chegar em casa hoje, tomar um banho, ligar o ar condicionado, entrar aqui e cair bem nesse post! Acho maravilhoso que estejamos na Era de Aquário, quebrando alguns padrões de forma tão interessante. Amo como divides com a gente onde exatamente essa quebra de padrões faz sentido pra vc. Amo e concordo! Sempre achamos que nosso tempo é o mais avançado, mas realmente hoje, na moda, vejo isso com muita clareza: é um viva à individualidade. As barreiras impostas por uma convenção quadrada estão sendo diluídas, as calçadas fazem sim as vezes de passarela, tudo exerce influência em tudo e tudo muda de lugar vertiginosamente.

Meu sorriso abre bem largo quando leio reflexões tão ricas como as suas. O preciosismo e o suor por de trás de um bordado haute couture era escondido, como um segredo que o tornaria ainda mais valorizado. Hoje se expõe no press release pra quem quiser ver, como um trunfo, como dizem por aí "vendendo seu peixe" sem medo. Não que seja ruim, mas é só isso: são outros tempos. Tempos de subverter o convencional, de desafiar as fronteiras. E o que coisas como essa me fazem sempre me perguntar, a cada temporada, é: estaria próximo o fim da HC?

E que bom que temos você pra nos acompanhar e nos narrar tão bem esses momentos de mudança. Seu olhar afiado, seu faro fino e seu carimbo de elegância, generosidade e inteligência, me fazem adorar essa jornada!

Bjs!!!!

Mateus.

Heloisa Vidigal
Reply 26 de January de 2013

Meio atrasada na conversa...mas adorando. Adorei seu olhar sobre esse conjunto de fatos , que prefiro entendê-los de outra maneira, que não Aquário, que a mim nada diz.
Mais que as roupas em si de Michelle ou Kate, o que realmente interessa é o simbolismo que carregam, uma nova atitude. E o que mais adorei no seu post foi ter juntado, o popular J. Crew e o exclusivo, todos sob esse novo tempo e todos depois de algum tempo se influenciando, um círculo, uma corrente. Sinto que realmente estamos nessa transição, de informações rápidas, de distâncias inexistentes e de novos conceitos que influenciam nosso modo de pensar e de nos fazermos representar, no nosso vestir e agir. Acho que viajei demais,
bjs

Guga
Reply 26 de January de 2013

Olá, Consuelo!
Difícil dizer o que mais gostei: do seu post ou dos inúmeros comentários feitos pelo salotto! Que prazer lê-los!
Sei que o tema aqui tratado é eminentemente feminino, mas mesmo assim fiquei tentado a dar minha opinião sobre (se me permitem as demais seguidoras)
Bem, não entendo de moda mas aprecio o Belo. E voce trata deste tema com tamanha profundidade e amplitude, que a torna muito mais interessante.
Acho também que a autenticidade seja uma marca da mulher que se destaca nos nossos dias e que só se revela quando ela demonstra ter personalidade própria.
E além disso, não querendo polemizar (e já polemizando) como diria o Poetinha "as muito feias que me perdoem mas beleza é fundamental". Beleza essa, ao meu ver, acompanhada com toda a graça das suas imperfeições!
Bjs
PS: Para quem, porventura, não conhece, um lindo poema de Vin'icius de Moraes - Receita de Mulher
http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=202

isabelttorres@gmail.com
Reply 26 de January de 2013

Gostei muito dos comentários!e das fotos!beijinho

Jaqueline Müller
Reply 26 de January de 2013

Estou realmente efusiva diante de tantas opiniões bacanas, isso é conversa para as grandes, eu não consigo entrar. Talvez timidamente com uma palavra aqui, outra ali, mas admiro tanto quando um tom assim, é encontrado.
O desfile lembra os antigos, aqueles que não entendiamos muito. Destaco para algumas poucas peças, que realmente são suaves e bonitas. Não saberia dizer mais, meu mais seria para a elegância saudável de Michelle Obama, que influencia sua população em cultivar hortas em sua própria casa, alimentar se melhor com frutas em maior quantidade e cultivar também hábitos saudáveis. E porquê não, observar a magreza de Kate, que quase enverga. Não, não é admirável, mas é uma opção, e mesmo ela sendo nobre ou não é uma pessoa com gostos e decisões, e portanto, devemos respeitá-la. Mas ressalto que não é um exemplo a ser seguido. A saúde, não é magreza extrema, senão doentes estariam mega saudáveis.
Bem, maestria, beleza, olhar de lince, concordância, inteligencia e proximidade marcam este momento. Grande beijo

Carmen Américo
Reply 26 de January de 2013

É fantástico encontrar no debate da moda um ar humanístico e quase filosófico.
Os paradigmas estão em cheque e na moda é o espaço onde velhos ranços do machismo, do mandonismo, da exploração de um sobre o outro, da super-exploração da natureza - podem ser trucidados - mesmo que nas demais estruturas continuem intactos. Mas é nesse com esse orvalho chique que cai sobre elas através da moda - corroem-se a cada dia.

Maria José Ferreira (Estilista Modelista e Confeccionista)
Reply 17 de January de 2014

Acho fantástico encontrar no debate da moda.

. Como Jaqueline Müller diz ... O desfile lembra os antigos, aqueles que não entendíamos muito. Destaco para algumas poucas peças, que realmente são suaves e bonitas. Não saberia dizer mais, meu mais seria para a elegância saudável de Michelle Obama, que influencia sua população em cultivar hortas em sua própria casa, alimentar se melhor com frutas em maior quantidade e cultivar também hábitos saudáveis. E porquê não, observar a magreza de Kate, que quase enverga. Não, não é admirável, mas é uma opção, e mesmo ela sendo nobre ou não é uma pessoa com gostos e decisões, e portanto, a moda tem sempre a deixar sua marca nas grandes personalidades e o que mais destaco hoje é sentir-se bem pois na moda hoje temos vários conceitos em todo o mundo para nós mulheres sentirmos mais poderosas e sensuais com tudo aquilo que nos eternizam como mulheres.
A mais de duas décadas vivo de moda e a cada tendencia busco fora algumas de minhas alucinações e espirações de criar para encantar , por isso digo em toda a criação e para cada uma de nós mulheres, vivemos em busca de nos eternizarmos diante tudo e todos a nossa gloria e um verdadeiro look vem sempre a calhar em bons momentos os quais nos eternizam e o que acham os estilistas ,com certeza tem de brilhar encantar e transformar o encanto da moda. E é por está e outras opiniões que vejo ao invés, na Valentino, Maria Grazia Chiuri and Pierpaolo Piccioli são fiéis à essência Valentino e ao que eles se propuseram a fazer desde o início. A coleção é um sonho de beleza e elegância, além de estilo 150% Valentino.

Para ser ainda mais verdadeiros, o programa do desfile sobre as cadeiras quebra os parâmetros expondo as horas de trabalho para cada bordado e rico detalhe. Luxo dos velhos tempos era luxo e basta. Quem o consumia não precisava saber quanto trabalho tinha atrás de tudo. Às vezes era revelado quase como um segredo isso com certeza nós que vivemos este trabalho sabemos que tudo tem de ser bem planejado do inicio ao fim , e é este trabalho feito por grandes nomes como Valentino , que vejo as grandes tendencias da moda as quais criadas que nos dão um bom entendimento e sintonia dos grandes passos de Valentino até hoje no mercado da moda, e tiro muitas ideias dos grandes estilistas nacionais e internacionais, para o meu desenvolvimento profissional.

Att . Maria Jose Ferreira / Ateliê Haadija Fernanda

    consueloblog
    Reply 18 de January de 2014

    Maria José, muito obrigada por tua importante, preciosa e autêntica opinião!! Uma honra! Bjs c

      Maria José Ferreira (Estilista Modelista e Confeccionista)
      Reply 18 de January de 2014

      Eu é que fico feliz , pois hoje nós mulheres e principalmente nós que sempre estamos criando coleções a todo o ano sobra pouco tempo para aliarmos a conversas sadias e interessantes a qual amei em participar eu é quem devo agradecer e me coloco a disposição sempre , para trocar ideias e informações pois moda é isso uma constante filosofia destas trocas , amei . Beijos . Maria José Ferreira( Estilista & Modelista)

      E-mail: moldes.com.br@gmail.com
      Skaype: ateliezeze
      http://modelistafreelancer.yolasite.com/

        consueloblog
        Reply 19 de January de 2014

        Adorei!! bjs c

Maria José Ferreira (Estilista Modelista e Confeccionista)
Reply 18 de January de 2014

Eu sempre além dos cursos e especializações procuro me informar sempre dos grandes lançamentos e tendência da moda um vicio Zinho que tenho desde que me entendi por uma profissional deve ter todas as munições para começar o ano bem e nas minhas pesquisas vejo hoje que a alta-costura sobreviveu aos trancos e barrancos a duas guerras e às diversas crises econômicas, virou desafio ao bom-senso.
Lendo ahei interessante uma matéria sobre a alta costura internacional que uma mulher pagaria R$ 230 mil num vestido que dificilmente repetirá e cujas cópias pode encontrar nas lojas por um preço infinitamente menor? Hoje apenas 13 marcas, como Chanel, Dior, Valentino e Givenchy, ostentam o título de “couture”, em relação às 200 que existiam antes da Segunda Guerra Mundial.
As outras nove são convidadas a desfilar em Paris pela Chambre Syndicale numa espécie de vestibular até receberem definitivamente o selo de qualidade. O processo de avaliação pode durar até quatro anos. E em minhas buscas vi que nos anos 1990, quando diversas grifes foram compradas por conglomerados internacionais interessados em resultados financeiros, muitos ateliês de alta-costura fecharam.
E o que vi em minhas buscas que quem permaneceu mantiveram os desfiles para vender perfumes e acessórios, quem diria . E vi que as grandes vitrine da alta-costura são os tapetes vermelhos de Hollywood. Quando uma atriz usa um vestido, as vendas do prêt-à-porter e dos perfumes da marca disparam”, como diz Daniela Falcão, diretora da revista Vogue Brasil.
Mas a alta-costura está mudando. Na semana passada, destacaram-se nomes desconhecidos do grande público, como o italiano Giambattista Valli e os franceses Alexandre Vauthier, Stéphane Rolland e Alexis Mabille. Eles estão promovendo uma revolução no setor, oferecendo tamanhos prontos, preços mais convidativos e a facilidade de viajar de Paris até a abastada clientela do Oriente Médio, dos Estados Unidos e da China para apresentar as coleções.

UMA GRANDE REVELAÇÃO DA MODA...
Modelo veste Giambattista Valli na Semana da Moda em Paris. Ele ofereceu varios tamanhos prontos a preços mais baixos para puxar as vendas no mercado .
Eu fiquei admirada com Valli pois ele é o grande fenômeno da alta-costura: em apenas quatro meses, recebeu o título da Chambre Syndicale. “Não precisávamos esperar para reconhecer seu notável trabalho”, diz Didier Grumbach, presidente da entidade. “Flexibilizamos as regras para que exista uma renovação.” A coleção de Valli, com vestidos de fácil compreensão, apresentou o beabá da alta-costura de olho nos mercados emergentes. “Apesar da crise, nunca houve tantos ricos no mundo”, diz Suzy Menkes, editora de moda do jornal The International Herald Tribune. “Valli está mudando os alicerces desse mercado. Você pode encomendar um vestido de € 18 mil (cerca de R$ 40 mil) no lugar de um de € 100 mil. E não precisa prová-lo”, afirma o consultor de moda inglês Robert Forrest, relações-públicas de Valli.
E fico muito feliz quando vejo uma matéria falando de brasileiros ou brasileiras ,como o mineiro Gustavo Lins, único brasileiro entre os 13 da alta-costura, faz coro: “Acabou essa obrigação de manter 250 pessoas trabalhando num ateliê. A Chambre agora só quer inovação, técnica e respeito pelo trabalho. O mundo mudou. A nova postura gera debates acalorados. “Sem prova de roupa não é alta-costura”, diz Grace Coddington, diretora de criação da edição americana da revista Vogue.
A clientela brasileira ainda é uma parcela bem tímida desse filão. Na Christian Dior, só três milionárias de São Paulo fazem suas encomendas regularmente, uma vez por ano. Mas há quem garanta que vale a pena, sim, passar por todo o processo de provas, como a personal stylist carioca Antonia Galdeano, que se casou em janeiro de 2010 com um vestido assinado por Valli. “Foram três provas de roupa em Paris, fora o primeiro encontro com ele.”

VOANDO ALTO
Modelo desfila a coleção da Chanel, em Paris. A passarela, que simula o interior de um avião, custou milhões de dólares
Outra brasileira a mineira Bethy Lagardère, viúva do empresário francês da aviação e da comunicação Jean-Luc Lagardère, tem a maior coleção de vestidos de alta-costura do Brasil. Em 2009, ela expôs na São Paulo Fashion Week parte de seu acervo, que doou para o futuro museu da moda que o empresário Paulo Borges pretende construir. “Meu interesse era que os estudantes de moda tivessem acesso a essa excepcional técnica de artesanato”, diz. Bethy, no mês passado, encomendou ao estilista Jean-Paul Gaultier seis peças que usará numa participação especial na novela Aquele beijo, da TV Globo. “Bethy tem o olho mais bem treinado da moda. Ela ajudou muitos a se firmarem no mercado na França”, afirma Gaultier.
Uma parte muito interessante da socialite Carmen Mayrink Veiga, colecionadora de vestidos de alta-costura entre os anos 1960 e 1980, o mundo não comporta mais esse luxo. “Usar onde? Acabaram aqueles bailes grandiosos, e o que restou da alta sociedade se encontra em petit comité”, diz. Carmen conta que, nos áureos tempos, encomendava todo um guarda-roupa nas maisons. “Hoje, nem se eu ganhasse na Mega Sena.”
Os números parecem discordar dela. A grife italiana Giorgio Armani anunciou um crescimento de 50% em suas vendas de alta-costura em 2011 em relação a 2010. A Valentino, 80%. A Chanel gastou alguns milhões de dólares para erguer uma passarela que reproduzia um avião apenas para seu último desfile.
Depois de abandonar o mercado em 2004, a estilista Donatella Versace voltou a produzir peças de couture nesta temporada. Logo ela, que acaba de lançar uma linha de roupas mais barata (a partir de R$ 200) em parceria com o gigante do varejo sueco H&M, percebeu que, mesmo numa crise econômica, novos milionários virão em busca de status. “Enquanto houver ricos no mundo, haverá couture”, diz Suzy Menkes.
Eu amo fazer e pesquisar tudo sobre modas espero que gostem .
Beijos Maria Jose Ferreira

http://modelistafreelancer.yolasite.com/

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *