Explicando Dior Alta Costura


“Minha visão para a nova mulher Dior Alta Costura: ela é desejável, frágil mas com força interior.”

Hoje, em streaming, assisti ao primeiro desfile de alta costura da Dior pela estilista italiana recém-chegada Maria Grazia Chiuri.  Enquanto comentava em direta no Live do Instagram Stories, várias perguntas foram aparecendo no feed.  Então achei que seria bacana escrever sobre o desfile enquanto respondo também a algumas destas perguntas.

A nova estilista da Dior, a italiana Maria Grazia Chiuri, agradecendo os aplausos após o bonito desfile hoje em Paris.

Primeira pergunta era qual a diferença entre o prêt a porter (pronto para levar, o que encontramos nas lojas hoje) e a alta costura?  De acordo com o Wikipedia, a alta costura “é a moda que é construída à mão (sem o uso de máquinas de costura) do início ao fim, feito com tudo da mais alta qualidade, tecidos primorosos, muitas vezes raros e costurado com extrema atenção aos detalhes e terminado pelas costureiras mais experientes e capazes, muitas vezes utilizando, técnicas manuais, árduas e lentas.”   No início existia na alta costura só uma peça de cada modelo.  Parece que hoje, são pouquíssimas peças de cada modelo, mas se uma cliente quiser exclusividade, deve pagar por isto.

Ao invés, as regras técnicas  para que uma maison possa usar o termo alta costura às suas peças, vem da Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris e são:

-Modelo é feito sob encomenda para clientes privados, com uma ou mais provas.
-A maison tem que ter um atelier, em Paris, que emprega pelo menos quinze membros da equipe em tempo integral.
-A cada temporada, a maison deve apresentar uma coleção de pelo menos cinqüenta desenhos originais para o público, tanto para o dia quanto para à noite, em janeiro e julho de cada ano.

Existem só 2000 mulheres no mundo que compram alta costura e destas, só 200 são fiéis.  No passado elas vinham da alta sociedade americana, européia, princesas do médio oriente e oriente e de uma certa idade.  Hoje mudou.  Há tempos que a alta costura se estendeu às mulheres mais jovens.  E há pouco a alta sociedade não define mais a “profissão” de seus clientes.  A elas se uniram cantoras, atrizes e it-girls do red carpet.

A alta costura define tendências?  Eu diria que não por serem peças altamente sofisticadas e difíceis de replicar além de serem os último desfile daquela estação.  Por exemplo, os desfiles de alta costura desta semana são de verão.  Vimos o prêt à porter de verão da mesma marca em setembro do ano passado.  E daqui menos de um mês vamos ver o desfile de inverno da marca.

A alta costura se sustenta?  Parece que hoje a alta costura não é muito rentável.  Ouvi dizer que só Elie Saab ganha com isto.  Mas os desfiles, que antigamente convidavam pouquíssimas pessoas e ao invés hoje são enormes e divulgados pela internet ao mundo todo, são uma enorme vitrine.  Parece que marcas como Jean Paul Gaultier e Viktor & Rolf usam desta para elevar a marca a fim de vender bem seus perfumes e cosméticos.

Mas esta exclusividade é boa?  É lógico que em um mundo democrático como o de hoje, peças da alta costura (com preços de 10,000 a 100,000 dólares) parecem um capricho excessivo.  E enquanto eu gosto de democracia e que todos possam ter oportunidades, estas peças maravilhosas são divinas de se ver e só podem existir a este preço.

O fato de mudar estilista não descaracteriza a marca?   Isto é certamente um problema que  a indústria da moda está vivendo.  Desde que nos anos 90 começaram a criar-se as holdings de moda, como a LVMH ou a Kering, o lucro passou a ser uma parte integrante da criação.  Se um estilista não consegue fazer da sua marca algo de lucrativo em 3 estações, ele é substituído. Algumas das mudanças são orgânicas, como idade.  Mas ultimamente os estilistas tem mudado tanto de marcas que é até difícil lembrar quem está onde!  A capacidade de criar uma personalidade à mulher que usará a marca e a continuidade são o que dão alma e personalidade à marca.

Encontrei no Instagram da estilista Samantha McMillen esta comparação. À esquerda o famoso New Look de Dior, pós guerra, que caracterizava novos tempos através do esbanjo de tecido na saia. Um choque após a austeridade dos anos de guerra.  À direita a reinterpretação de Chiuri para o desfile de hoje. Neste caso acredito que NÃO descaracteriza de nenhuma forma a marca!  Ao invés a traz aos dias de hoje!

Então vamos ver o que Maria Grazia Chiuri reservou para o verão da alta costura da Dior.

Olhando o Instagram da marca nos últimos dias, eles têm dado dicas do que há por vir.  Superstição, amuletos, horóscopos… o mundo místico inspirou a coleção.  No cenário um bosque e no centro uma árvore adornada com cristais, cartas de tarô e amuletos…

O desfile foi no Musée Rodin em Paris

Construíram uma tenda no jardim onde os convidados passavam por um labirinto espelhado no teto gigante.  Chiuri diz que a vida é como um labirinto, entramos sem saber onde iremos terminar nos perdendo no caminho

Dentro um bosque com uma grande árvore…  Essa foi a passarela que virou uma festa à noite.

A árvore estava cheia de amuletos, cartas de tarô e cristais.

No backstage haviam até uma máquina daquelas de parques de diversão que distribuem bilhetinhos com o futuro.

Tipo essa (não achei foto da do backstage)

Maria Grazia desfilou mulheres que, como nas Brumas de Avalon, eram lindas, misteriosas e místicas.  Com as lindas cabeças do fera inglês Stephen Jones, criaram fadas diáfanas…


Como a Sra. Chiuri é fera em acessórios também. As bijoux, com a ajuda do artista Claude Lalanne, trazem libélulas, flores, borboletas, cobras, folhas nos pescoços e dedos…
Nos pés um “chinelo” delicadíssimo…

Mas essa mulher tem os pés no chão!  Os primeiros looks de alfaiataria são belíssimos, super usáveis e ultra desejáveis!  São reinterpretações da famosa Bar-jacket mas com proporção contemporânea.

O interessante é que a Bar jacket reinterpreted assim, pode ser usada tanto de modo mais formal como tipo “hoodie” com jeans e uma camiseta por uma cliente mais jovem. Na plateia inclusive, estavam vários rappers.

A Bar jacket usada com jeans pela estilista

Este…

… este …

… e este, são meus looks favoritos!

E daí saíram os lindos vestidos que vão disputar espaço nos importantes red-carpets dos próximos meses.

Este vestido lembra um pouco o que Chiuri fazia na Valentino.

O zodiaco!

Quase desmaiei com a beleza deste vestido!!

Acredito que este certamente estará em algum red carpet —- Todas fotos do site Vogue.com

Eu achei o desfile maravilhoso!!!  Foi o seu segundo para a marca.  O primeiro foi super bem acolhido pela imprensa e agora está nas lojas onde vamos ver se a coleção, e a longevidade da estilista, vão vingar!

E qual o signo de Maria Grazia Chiuri?  Ela conta: “Aquário, como o Sr. Dior!”

Abaixo o vídeo do desfile que vale a pena assistir para ver essas lindas peças em movimento!

Se não abrir, por favor cliquem AQUI.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como se faz uma peça de alta costura Dior!!
January 30, 2015
Spring 2015 Couture, a semana de alta costura em Paris
January 27, 2015
Dior e Valentino, a beleza na alta costura.
July 11, 2014
A nova alta costura!!
January 23, 2014
Refletindo: Dior & Valentino alta costura, Era de Aquário e Michelle Obama…Too much of a good thing?
January 25, 2013
Dior Alta Costura: Raf Simons responde às minhas preces
July 02, 2012

32 Comments

Maria Vilma
Reply 23 de January de 2017

Tudo: Maravilhoso!!! Belíssimo!!! Deslumbrante...!!! E ainda por cima, a estilista é do signo de “Aquário, como o Sr. Dior!” e como eu!!! Hahahaha... Não é pouca coisa, não...! Amei! Amei!
Obrigada, Amor!!!
MaVi

Karoline Fernandes
Reply 23 de January de 2017

É um mundo muito como posso falar? Acho que incrível como essas marcas tem o poder da inspiração e criação... Tudo estava mágico e meio conto de fadas... As peças... Enfim tudo lindo..... " Curso de Moda com a Consuelo"... Demais <3!!

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    Obrigada Karol! bjs c

Rubia
Reply 24 de January de 2017

Adoro seguir você! Sempre muito didática nas suas colocações. Aos poucos vai descortinando um mundo sofisticado, com sensibilidade ao seu público. Quem é do meio é conhece fica informado! E quem não não conhece além de informado fica conhecendo todos os termos desse universo. Por exemplo quando você esclarece o "pronto pra levar" você pensa no público que pode desconhecer esse termo e tem sensibilidade para explicar.Parabens.

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    Obrigada Rubia! Eu tento mas não sei se sempre consigo! Vc me deu a maior força! bjs c

Teresa
Reply 24 de January de 2017

Na minha formatura em arquitetura há 33 anos, o querido patrono Flavio Motta em seu discurso dizia, entre outras coisas, que "poesia é sim, artigo de primeira necessidade", nunca esqueci essa frase!!! Com toda a dureza e crueza do mundo de hoje, imagens de sonho e poesia, ainda que inacessíveis para quase todos, são inspiradoras e trazem alguma alegria, enchem os olhos. Belas, as roupas e bela a sua análise. bjos.

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    Tão verdade Teresa! Muitas coisas lindas existem por causa de poucas pessoas com muitos meios. Pense nos lindos quadros do renascimento ou em palácios pelo mundo afora como o Taj Mahal. Hoje é mais democrático e a responsabilidade de fazer coisas fora de série está nas mãos de poucos e em alguns casos os políticos. Quase cada presidente francês construiu algo de incrível em Paris. Um exemplo é a pirâmide do Louvre pelo arquiteto I.M.Pei comissionada por Mitterrand em 84. E não é que fez da cidade algo de fantástico?! bjs c

Frederica
Reply 24 de January de 2017

Lindo, lindo, lindo!...absolutamente deslumbrante! Adorei os sapatos! Obrigada Consuelo!

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    bjs c

Maria das Dores Perim Gomy
Reply 24 de January de 2017

Consuelo,

Deslumbrante. Tudo deslumbrante: cenário, trajes, manequins, acessórios, etc. Amo os arranjos p/ a cabeça por mais extravagantes que sejam, embora prefira as flores.
Obrigada por compartilhar esta beleza. Pura poesia!
bjs

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    Poesia é uma boa palavra! bjs c

mirna maria ittner giampiccolo
Reply 24 de January de 2017

Maravilhoso!!
adoro esses desfiles!
você é demais!

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    coradinha agradeço... bj c

Marina
Reply 24 de January de 2017

Consuelo, obrigada por nos ensinar a olhar e a entender a visão e interpretação da designer.
Achei sublime o trabalho de cenografia deste desfile. O labirinto espelhado, a passarela e a maravilhosa árvore, que surge talvez como uma metáfora da árvore da vida, tudo tão delicado e perfeito. Lindo!
Bjs

    consueloblog
    Reply 24 de January de 2017

    Exatamente! A árvore- mística - da vida! bjs c

Marina Di Lullo
Reply 24 de January de 2017

"Eu acredito em fadas!! Eu acredito em fadas!!" Essa fala é do desenho Peter Pan, mas podemos acreditar que elas habitam sim o desfile da Dior. Um sonho esses vestidos esvoaçantes e diáfanos, em um bosque encantado. Ah, como gostei das estrelinhas perto dos olhos da modelo e do colar de borboleta...
Consu querida, muito bacana ter iniciado o post com suas respostas, tão esclarecedoras ("A capacidade de criar uma personalidade à mulher que usará a marca e a continuidade são o que dão alma e personalidade à marca.").
Baci,
Marina

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2017

    Obrigada minha querida!! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 24 de January de 2017

Tres letras: UAU!!!!!!!!!!! Amei os looks, os vestidos, os pretos, os pretos+ brancos, as mules! Alias, quero -as DJA!!! Clap clap clap para Maria Grazia!! E as tuas explicacoes??? Como sempre super antenadas!! bjs e parabens pelo otimo post..........

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2017

    Q bacana q gostou Andy! bjs c

sheila campina
Reply 24 de January de 2017

Que cenário lindíssimo....obrigada!

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2017

    O cenário é de cair no chão! bjs c

Mia Athayde
Reply 25 de January de 2017

Uuuaaaaaauuuuuuuuu !!!!!
Encantamento puro!
Magia, sonho, mistérios ... um tantinho de apreensão também!
ADOREI !!!!
O cenário estava deslumbrante, o conceito claro, o equilíbrio perfeito entre proporções, tecidos, maquiagem, caneles, acessórios ... nosssssssa !!!!
Congrats em standing ovation à senhora Chiuri !!!
Parabéns pelo post com informações e análises nota 10!
bjs

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2017

    Apreensão... boa escolha de palavras! bjs c

Denise Cobucci
Reply 25 de January de 2017

Consu, amei o desfile! Para mim, que aprecio moda, Dior e Chanel, são como um sonho! Este desfile proporcionou ista sensação! É seu capricho, conhecimento, cuidado e carinho; abrilhantaram sua cobertura! Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada, por esta oportunidade ! Fique orgulhosa !👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤🌹

    consueloblog
    Reply 25 de January de 2017

    Awn querida! Vc é demais! bjs c

Nick -Cris studyo Bella
Reply 25 de January de 2017

Parabens ...COMO SEMPRE VC EXPERT NAS INFORMAÇÕES..
SEI Q.ESSA NOVA FASE SERA UM.BRILHO
SUCESSO...
😚😚😚

    consueloblog
    Reply 26 de January de 2017

    Obrigada! bjs c

    consueloblog
    Reply 26 de January de 2017

    Obrigada! bjsc

Patricia Fernandes
Reply 27 de January de 2017

Consu, achei incrível! E adorei esse formato de post, com você comentando um pouco do desfile e da marca pra gente.
E ainda bateu um orgulhozinho de ser aquariana também hahaha

Bjss

    consueloblog
    Reply 30 de January de 2017

    Aquarianos são ótimos! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *