Nutrição tireóide


Mais um post de nutrição da nossa amiga do salotto nutricionista, Jaqueline Müller.

nutrição tiróide

Localização da tiróide

 

Hoje o blog da Consuelo traz um assunto que muito interessa…  Tireóide!!

Geralmente não sou prolixa, mas as vezes gosto de falar e não parar mais, mas vou tentar ser breve e prática. Mãos a obra, porque aí vamos nós!!!

Será que sua tireóide funciona da maneira adequada?

Bem, deixa então eu dar umas informações para pensarmos todos juntos.

A tireóide é um órgão que produz um hormônio chamado comumente de T4 e que é transformado em T3 no fígado, cérebro, rins dentre outros órgãos. Para esta magnífica transformação, é preciso iodo e para o funcionamento magnífico da tireóide precisamos de certos nutrientes.  Mas não só isso,  também precisamos evitar outros alimentos que podem suprimir o funcionamento adequado da tireóide.  Muito importante a quem já tem diagnosticado o hipotireoidismo.

Os hormônios da tireóide têm várias funções importantíssimas para o nosso corpo.  Elas vão desde a regulação da temperatura corpórea, utilização do cálcio pelo organismo  utilização e metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas do corpo, como também o desenvolvimento da depressão (no caso carência dos hormônios tiroidianos), ganho e perda de peso… Enfim, trabalham horrores a nosso favor e se não estiverem atuando da maneira adequada, temos um prejuízo enorme!!

NOCIVOS:

repolho couve brócolis

sementes-linhaca

Temos que estar cientes, por exemplo, que tratamento com lítio inibe o bom funcionamento da tireóide.  Outros alimentos que diminuem a atividade da tiróide são a soja e todos os seus subprodutos,  pinhões, amendoins, linhaça, pêra, pêssego, batata doce, brócolis, couve, repolho, mostarda e rabanete, pois se unem ao iodo impedindo sua absorção.  Porém tem uma ajudazinha, cozinhar a couve, repolho ou brócolis, reduz o problema.

no-gluten560

Glúten, não poderia faltar na nossa lista de alimentos que atrapalham o funcionamento da tireóide. O glúten é uma substância que atrapalha a absorção do iodo e pode desencadear respostas autoimunes (incluindo a tireoidite de Hashimoto) em pessoas que são sensíveis. Ele é encontrado no trigo, centeio e cevada, além de alimentos mais processados.

BENÉFICOS:

Por outro lado, existem também alimentos que podem ajudar a sua tireóide funcionar de uma maneira mais eficiente pois melhoram a captação do iodo.  Estes são alimentos ricos em:

healthy-food-gives-healthy-skin

sememente de abóbora

Tirosina (que é um aminoácido) encontrado nas carnes, aves, peixes, ovos, nozes, sementes de abóbora, feijões e queijos (os mais duros e a Consuelo vai gostar disso, porque ama queijo!! ;-)).

protein
– Selênio que é encontrado em frango, carne, atum, alho, cebola e castanha do Pará.

cogumelos

espinafre

saladas_salada_de_acelga_com_tomate

– Zinco, ferro e cobre, metais que são necessários em pequenas quantidades e são encontrados no fígado, espinafre, cogumelos, folhas de nabo e acelga.
– Ácidos graxos de cadeia média- óleo de côco, que beneficia o fígado (lembra como o fígado é importante para a conversão de T4 em T3?) e principalmente para os que já tem o quadro de hipotireoidismo, pois ajuda na perda de peso. Ou pelo menos não promove acúmulo da gordura.

 

Porém,  antes de pensar que a tireóide não funciona bem, verifique por meios de exames, orientados pelo seu médico e veja o diagnóstico. 😉

Meninas e meninos, vamos cuidar da nossa saúde. É um bem que  foi concedido a muitos de nós gratuitamente, e custa pouco ou quase nada fazer a nossa parte e cuidar dela.

Este post, dedico especialmente à querida Quitéria, que com certeza estaria aqui com seu comentário delicioso e sempre bem humorado.

Um beijo grande, até o próximo post!!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
August 10, 2018
Perder peso após os 40, é possível?
March 02, 2018
Panna Cotta Low Carb com a minha Nutri-top Jaqueline Müller!
December 11, 2017
Por que os italianos são um povo magro?
August 07, 2017
Jejum intermitente…revelando tudo!!
March 29, 2017
Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller
March 08, 2017
Segredos Poderosos de Como se Alimentar Corretamente E Perder Peso!!
March 03, 2017
Os maiores erros quando se quer perder peso!!
February 24, 2017
Guia para não sair do foco no natal e no ano novo: receitas e dicas
December 09, 2016

87 Comments

Conceição
Reply 14 de March de 2014

Boa fica pra um fim de semana, Jaquie!

Que tal você nos ajudar a pensar sobre a vitamina D? Parece que esta na moda sua carência hj em dia...

Bjs

    Conceição
    Reply 14 de March de 2014

    Boa dica... ;)

Jaqueline Müller
Reply 14 de March de 2014

Que idéia boa, Conceição! Vou fazer um post depois sobre ela. Realmente a vitamina D, está diminuida. Viu explicar as consequências disso. Obrigada e grande beijo!!!

Dulce
Reply 14 de March de 2014

Jaqueline, mais uma vez vc arrasou! Super clara, didática e muito, muito instrutiva! Agora esta mais claro a importância do exame T4 que fazemos em nossos check ups. Esta pequenininha também é responsável pelo nosso humor, não é? Mas minha grande surpresa foi saber que a linhaça, brócolis, couve flor e repolho são inimigos da tireoide! A linhaça diariamente vai em minha vitamina! Gente... Se correr o bicho pega se ficar o bicho come! Como tudo na vida, salve o equilíbrio, vou alternar esta sementinha em minha alimentação. Super grata por mais estas valiosa dicas! Axé, pro cê e Consuelo que nos proporciona estes valiosos conhecimentos de forma tão relax e prazeroso!

    Denise Luna
    Reply 14 de March de 2014

    Dulce!!!!!!!!! Acabei de falar essa frase (se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come) para uma amiga minha que tem hashimoto na tireoide e q mandei o texto para ela. kkkk
    A situação é essa mesma, pois eu, quero minha tireoide saudável, mas com 50 anos, tenho que comer crucíferos para a minha imunidade e saúde (cozidos? nem pensar, se não fico cheia de gazes e vou parecer uma motocicleta!), linhaça para os cabelos, pele e menopausa e outras cositas mais, que não fazem tão bem para a tireoide!!!!!!
    Uso também diariamente, por recomendação de uma ginecologista e cientista, uma mistura de sementes de soja e linhaça para a menopausa.... então, o bicho já pegou!!!!!!! kkkk
    Bjs
    ps: a vitamina D ou o hormônio D é importantíssimo para todas nós, que evitamos pegar sol para não ficarmos manchadas e cheias de pintas, mas esta, tem que ser medida num exame de sangue, pois a superdosagem, causa pedra nos rins!!!!!!!!

Dulce
Reply 14 de March de 2014

Jaquie garotinha, vc poderá disponibilizar um horário para mim na época do encontro do salotto em Sampa? Axé, Dulce

Jaqueline Müller
Reply 14 de March de 2014

Hahahaha Dulce, que linda você é!!!
Bem, os alimentos citados que não ajudam é no caso do hipotiroidismo instalado, fora isso use abuse deles. Mas veja, muita gente tem hipotiroidismo e não sabe, é o que eu observo na clínica. Até o tipo subclinico que é mais leve. Daí a importância dos alimentos que melhoram sua função.
No encontrinho ficamos tão empolgadas e queremos falar todas juntas, mas se der com certeza vamos papear muito!!!
Grande beijo, Dulce querida!

    silvana barbosa de mendonça
    Reply 14 de March de 2014

    Parabéns pelo post!! Tenho hipotiroidismo há muito tempo e a muito tempo não precisa fazer o acerto da dosagem da medicação. Sempre me alimentei bem mas estava ficando com uns quilinhos que não queriam me largar e resolvi assistir algumas reuniões dos Vigilantes do Peso (não estou fazendo propaganda!) funcionou bem pra mim. Na verdade o que me chamou a atenção, e não posso jurar de pés juntos, e que após a minha modificação alimentar meus exames modificaram e a medicação foi diminuída. Hoje já não como mais muitos alimentos com farinha de trigo e doces como de uma forma bem controlada.
    Como a Dulce gostaria muito de marcar uma conversa com voce, sempre fico feliz quando tem seus posts. Passa seu email para contato! Tenho muita curiosidade sobre a vitamina D também. Especialmente porque tenho um sentimento que estes exames não estão totalmente ajustados (os índices) para a população brasileira (o meu tbem sempre dá alterado!). beijo obrigada e ótima semana. Silvana

      Jaqueline Müller
      Reply 14 de March de 2014

      Silvana, Que bom que você conseguiu se organizar. Isso que é o objetivo da nutrição, promover saúde!!!
      Meu face é Jaqueline Müller, fique a vontade viu?
      Conversaremos sobre vitamina D!!!
      Grande beijo!!!

    Dulce
    Reply 14 de March de 2014

    Garota sabida, sempre será um prazer papear contigo e com as garotinhas. Mas necessito de um colóquio exclusivo, consultinha básica mesmo. Podemos?
    Segue meu email para nos acertarmos: dulcmelloo1@hotmail.com Axé!

    Denise Luna
    Reply 14 de March de 2014

    Ah, que alívio, Jaqueline, mas eles diminuem os níveis dos hormônios da tireoide quando consumidos?

      Jaqueline Müller
      Reply 15 de March de 2014

      Denise, para quem não tem alterações hormonais, não diminuem não. Fique tranquila! Bjaoo

        Denise Luna
        Reply 15 de March de 2014

        Que alívio, obrigada, Jaque!
        Falando em suplementos, você já ouviu falar no laboratório americano Life Extension? E num suplemento chamado Peony Immune?
        Obrigada.
        Bjs

          Jaqueline Müller
          16 de March de 2014

          Nossa Denise, não ouvi não mas vou investigar hoje, e te dou uma resposta as soon as i van, ok?
          Obrigada!!! Bjkas!!!

Maria Vilma
Reply 14 de March de 2014

Jaque querida! Que bom que vc continua com essa disponibilidade na tarefa (árdua)
de nos ensinar que a alimentação correta é o remédio mais precioso para a nossa
saúde! Não desista!... Os seus conselhos são preciosos...!!!
Apesar de sabermos que há passos que só nós podemos dar... que uma alimentação saudável é uma das medidas mais importantes que podemos adotar para
mantermos a saúde em ordem; negligenciamos a maioria das vezes...
Este seu post de hoje, para além das dicas de alimentos, fica a mensagem de que devemos ter sempre em mente que a prevenção é a maneira mais econômica,
menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde e que ao nos
alimentarmos adequadamente estamos evitando o tratamento de problemas
que se tornariam graves.
Obrigada, por insistir... Para mim, a sua ajuda é e será sempre de grande valia...!
Um grande abraço!
MaVi

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Ma Vi, queridaaaa!!
    Nunca me cansarei!! Sou uma guerreira!!!!
    Um Grande beijo!!

Adrianne
Reply 14 de March de 2014

Linda Jack, Que texto otimo! Linguagem perfeita, super simples. E quanta coisa que eu desconhecia. Sequer havia atentado. A questao da couve, por exemplo. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Adri, obrigada!!! Certa que a Consu me ajudou na linguagem, as vezes me perco nas conjugações verbais da ciência....
    Mas fico super mega feliz em saber que estão entendendo, esse é o objetivo!!!
    Grande beijo!!

patricia dias
Reply 14 de March de 2014

boas dicas, minhas 2 filhas tem distúrbios da tireoide. Vou me adaptar qtos aos alimentos. bj

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    OI Patricia, poxa.... Mas que bom que estão sendo tratadas e medicadas e com uma mãe assim atenciosa, tudo fica mais fácil.
    Grande beijo!

Tania Mara
Reply 14 de March de 2014

Eu não sou nutricionista por isso não tenho formação suficiente para contestar, mas quando fiz um curso de tecnologia de cereais, aprendi que o glúten é uma proteína muito importante. E ultimamente, meio que subitamente ele aparece como um grande vilão e eu questiono se realmente devemos evitá-lo.
Eu acho o trigo e consequentemente o pão um alimento muito nobre e histórico. Nós não podemos viver sem carboidratos, afinal nosso cérebro funciona a base de açúcares.
Como todos citam, o principal sempre é ter equilíbrio.

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    OI Tania, verdade o glúten tem seu valor, por isso que precisamos sempre ter um profissional por perto, para saber qual a verdadeira necessidade da retirada e em quais circunstâncias é preciso retirar.
    Boa colocação, querida. Volte sempre e nos dê sua opinião.
    Grande beijo!!

Jaqueline Müller
Reply 14 de March de 2014

Meninas, estou no celular jaja respondo!!! Bjinhos!!

Crycia Mendes Calderaro
Reply 14 de March de 2014

Esse post é muito útil!
Eu tomo remédio para controlar o T4..
Descobri quando quis engravidar e precisei fazer exames solicitados pela minha ginecologista. Com isso ela pediu pra eu fazer um acompanhamento com um endócrino. Só pude engravidar quando controlei o hormônio, senão o risco de aborto seria grande!
E esse remedinho terei que tomar a vida toda!
;-)

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Sim, Crycia, os hormônios tiroidianos são importantíssimos para nosso equilíbrio fisiológico, sem eles nossas funções ficam precárias e temos prejuízos enormes.
    Precisamos cuidar sempre e ficar de olho.
    Uma hora antes da primeira refeição, certo?
    Grande beijo!!!

cezar estorani
Reply 14 de March de 2014

AHHHHHHHHHHHHHH! MINHA BATATA DOCE! SNIFF!

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Ahhh, Cezar... Mas existem outros alimentos gostosos.... Você tem opção.
    Pense nisso.
    Abraço!

Katiasp
Reply 14 de March de 2014

Para variar seu post é super didático e gostoso de ler!!! Sempre volto a eles!!
Ponto para vc !! :-)
Agora é só esperar meus exames chegarem e seguir as suas dicas!!
Bjs e bom fim de semana

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Katiasp, muito obrigada pelo carinho.
    Sim, a melhor opção sem dúvida é a prevenção, como muito bem dita pela querida Ma Vi (Maria Vilma).
    Torcendo para que os exames dêem tudo certo!!
    Grande beijo!!!

Katiasp
Reply 14 de March de 2014

Vc já reparou como seu Ibope anda alto por aqui!!! Todas querem um horário com vc!!( inclusive eu!!!) Acho que vc vai ter de extender nsua estadia na proxima reunião do Salotto! :-)
Bjs
Kátia

    Katiasp
    Reply 14 de March de 2014

    ops... erro!! ...." Estender"....!!!! Sorry... é a pressa!

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Hahahaha vamos nos divertir muito lá!! Dar boas risadas !!! Grande beijo querida Katiasp!!!!

Betty
Reply 14 de March de 2014

Boa tarde,

E para quem tem Hipertireodismo como eu o que nocivo?
Abçs

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de March de 2014

    Betty querida, já está sendo medicada? Muito importante a medicação pois leva a um estado de deficiência nutricional. Evitar alimentos que contenham iodo, alimentar-se de frutas frescas, verduras legumes, omega 3, vitamina D e B12.
    Grande beijo!

Andrea - Curitiba
Reply 14 de March de 2014

Jaquelinda!! Foi de muita importancia este post! Elucidativo e muito apropriado para quem consome em excesso tantos alimentos destas listas que vc postou....Bjs e obrigada por nos brindar com tanto profissionalismo!

Jaqueline Müller
Reply 14 de March de 2014

Andrea linda!!!
Obrigada pelo carinho. Espero poder agregar, quando não pelo menos levantar dúvidas para que possamos investigar. Nos vemos no encontrinho?
Beijocas!!!!

Grazia Cardoni
Reply 14 de March de 2014

Oi Jaqueline! Tb adorei seu texto. Simples e bem explicativo! O ideal é consultar uma nutricionista p/ saber de nossas reais necessidades, pois os alimentos que diminuem a actividade da tireóide, sao benéficos para o bom funcionamento de outros órgãos. Então, temos que estar atentos à nossa alimentação , ao nosso modo de vida, e procurar manter um acordo com nós mesmos, em busca de nosso equilíbrio. Suas dicas nos ajudam muito, pois nos fazem pensar melhor sobre os cuidados que devemos ter.
Super obrigado, bj bj

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Exato Grazia!! Digo então, que estes alimentos são não tão proveitosos no caso de hipotiroidismo ou hipotiroidismo subclínico, caso contrário devemos usar e abusar deles, certo?
    Grande beijo e muito obrigada por sua visita!!!

Luciene Felix Lamy
Reply 14 de March de 2014

Jaquelinda,
Juro que, depois, lerei tudo com calma, pq agora tô fazendo um Curso "fenomenal"!
Seus Posts são os + gostosos! Só de dar uma olhada... Pirei nos cogumelos. ;)
Parabéns por seu trabalho, mil beijos da sua amiga,
luluzinha. ;)

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Obrigada amiga, Lu!!! Você é uma querida, e depois se quiser te explico tudo. Fique com Deus, prepare este super curso porque você é ferraaaaaa!! bjkas

      Luciene Felix Lamy
      Reply 14 de March de 2014

      Ah, mas esse não estou preparando, não, Jaquelinda: tô cursando, rsrs. Quando tiver passado na 1ª prova, compartilho-a contigo!
      Beijos,
      lu.

        Mailda
        Reply 14 de March de 2014

        Muiiiiiiiiiiiiiito boa sorte, flor.
        Tô de dedinhos cruzados pra arrasares nas provas.
        Bjs. Mailda.

    Jaqueline Müller
    Reply 15 de March de 2014

    Ahhhh entendi! Beijo Lu!!!

Ana Laura Rabelo
Reply 14 de March de 2014

Ei Jaque, ótimo post. Tudo muito claro.
Tem um alimento que eu incorporei à minha dieta desde que me entendo por gente,e o consumo quase todos os dias, a aveia.
Quando pequena o ingeria em mingaus no café da manhã, e acho ainda uma delícia. Hoje o faço de diversas formas.
Posso sugerir um post sobre aveia no futuro? O que você acha?

Bjk,AL

    Jaqueline Müller
    Reply 14 de March de 2014

    Claro que pode, Linda Al!!! E você sabia que a aveia é um dos alimentos mais poderosos, baratos e que poucos dão atenção? Sou apaixonada por ela. E até ajuda a combater a celulite devido a presença de silício em sua composição que reduz a absorção do açúcar do sangue e aumenta a produção de colágeno?
    Bom né?
    Aguardo sua sugestão!!!
    Grande beijo, Al!!

      Denise Luna
      Reply 15 de March de 2014

      Desde que meu colesterol subiu para o limítrofe, pela primeira vez (depois da menopausa), comecei a usar flocos de aveia fininhos no meu café com leite ou capucino. Tomara que a aveia funcione como remédio e ajude a brecar a subida do colesterol, pois tenho muito medo dessas estatinas.

        Jaqueline Müller
        Reply 16 de March de 2014

        Denise, ajuda e muito!!!
        Veja todo o restante da dieta também, ok?
        Grande beijo!!

          Denise Luna
          16 de March de 2014

          Obrigada, querida, anotado!
          E não esquece de conhecer os produtos da Life Extension e me dar o seu feedback sobre o Peony, okay?
          Bjs e obrigada

        Jaqueline Müller
        Reply 16 de March de 2014

        Denise querida, tem algum específico que você está utilizando? porque eu vi que tem vários. Me passa o que você utiliza para eu analisar, ok?
        Grande beijo!!!

          Denise Luna
          17 de March de 2014

          Jaque, eu só uso mesmo o Omega poderoso da LE, mas uma amiga minha, que mora na Holanda, comentou desse Peony Immune e eu fiquei interessada, pois moro no Rio de Janeiro, cheio de poluição e stress.
          De resto, uso suplementos variados mas não por longos períodos (vitamina C, E, D e tumeric) e o calcio com magnesio e vitamina K2.
          Bjs

    Alexandra
    Reply 15 de March de 2014

    Também adoro um mingualzinho de aveia Ana Laura querida. Hábito passado do meu pai (mineirinho, vc sabia?) para mim.
    No inverno tomo sempre a noite....hummmm.
    Agora que fiquei sabendo que combate a celulite....bora comprar aveia no atacado, né Jaquelinda?....kkkkkk
    Beijos

      Jaqueline Müller
      Reply 15 de March de 2014

      KKKKKK o preço da aveia vai subirrrr!!!

      Ana Laura Rabelo
      Reply 15 de March de 2014

      E não esquece a canela! Vem logo friozinho! Bjs, AL

      Obs. Gostei de saber do papi mineirim.

        Denise Luna
        Reply 15 de March de 2014

        E a canela, acelera o metabolismo e faz um bem danado.

        Alexandra
        Reply 15 de March de 2014

        Hummmm....com canela, claro!
        Sim, sim...papai é mineirinho da gema.
        Bjs

Monica Pena
Reply 14 de March de 2014

Muito bom seu post Jaqueline.
Não sabia da restrição de alguns alimentos por conta da tireóide.
Felizmente não tenho problemas ref. a tireóide, por outro lado controlo a taxa de glicemia.
Obrigada e bom fim de semana!

Jaqueline Müller
Reply 14 de March de 2014

Obrigada, Monica ótimo Fim de Semana. Lembre-se, estes alimentos são restritos para quem tem hipotiroidismo ou hipotiroidismo subclínico, ok?
Grande beijo!!!

Mailda
Reply 14 de March de 2014

Jaqueline, adorei.
Já vou incluir nas minhas refeições alguns alimentos que você citou. E de quebra passar pra família toda.
Obrigada pelo carinho de compartilhar.
Bjs.

Jaqueline Müller
Reply 15 de March de 2014

Mailda venha sempre!!! Acredita que tenho uma tia com o seu nome? Na verdade é apelido carinhoso dela.
Ótimo FDS!!!
Geande beijo!!!

Alexandra
Reply 15 de March de 2014

Jaquelinda do meu coração, que post incrível!
Super instrutivo e esclarecedor, mas.....ô coisa difícil essa heim!
Pergunto: se não tenho nenhum probleminha de tireóide posso consumir esses alimentos "nocivos"? Porque eles são bons pra outras coisas, não?
Gostei da idéia da Dulce sobre a vitamina D. Vou ficar esperando....
Beijinhos, minha nutri preferida.

Jaqueline Müller
Reply 15 de March de 2014

Ale linda e queridaaaa, claro que pode e deve!!!
Este aviso é para os que têm hipotiroidismo ou subclinico ou instalado.
Bjaooo!!

    Alexandra
    Reply 15 de March de 2014

    Então tá belezinha, pois meus exames anuais mostram que a danadinha da tireóide vai muito bem.
    Sabe que adoro trocar essas figurinhas com você e mesmo ler os outros comentários, porque aprendo muito. Não é pra qualquer um ter atendimento nutricional VIP assim....só mesmo aqui, no Salottinho amado...rsrsrs
    Beijão.

      Jaqueline Müller
      Reply 15 de March de 2014

      Hahahaha verdade. Somos preciosidades aqui, eu trato com amor e esmero!! Bjkas Ale lindaaa!!!!

Ritinha Medina
Reply 15 de March de 2014

Minha nutri favorita,
Post show de bola.
Texto claro - de 'digestão' rápida, fácil e mto nutritivo.
Legal vc apontar os pontos favoráveis e as contra indicações em casos específicos.
Minha tendência é abusar dos alimentos saudáveis e nem lembrar q, como tudo na vida, o exagero ou uso inadequado pode ser prejudicial.
Valeu o alerta, querida.
Bjkas,
PS - Sua doce e delicada homenagem fez um bem ENORME para os nossos corações!!!
Thanks!

    Alexandra
    Reply 15 de March de 2014

    Põe ENORME nisso amadas!
    Muitos beijos.

Jaqueline Müller
Reply 15 de March de 2014

Ahhhh meu amor, Ritinha que bom que gostou!
A homenagem é singela mas é com emoção...
Um super beijo com saudades!!!

    Mia
    Reply 15 de March de 2014

    Queridas, saudades de todas, tempo curto pra comentar.
    Jack, minha preciosa orientadora da horinha "dificcccci", post incentivador, hormônios pegam feio, qquer deslize, a repercussão pode ser avassaladora.
    Tô de olho na postagem da aveia, adoro, e da Vitamina D, tá na crista da onda, famosa!
    Bjk

      Jaqueline Müller
      Reply 15 de March de 2014

      Meninas, vou começar a preparar GIà este post. Vou conjugar, aveia e vitamina D, o que acham?
      Grande beijo. Mia nos veremos!!!

        Ana Laura Rabelo
        Reply 15 de March de 2014

        Jóia! Bj p vc e Mia, AL

kareen terenzzo
Reply 15 de March de 2014

Adorei, como a Lu, também pirei nos cogumelos, rssss... Tenho feito exames regularmente, até porque minha mãe passou a ter que tomar o tal remédio para tireóide por volta dos 40... Nesse quesito estou bem.
Como sou adepta do modo "previna e evite", procuro ter uma alimentação e vida saudáveis, mas tenho dúvidas mesmo sobre várias coisas... Seria demais se vc fizesse um workshop para nós hein?! Que tal?!
:)
Bjs e adorei o post

Jaqueline Müller
Reply 15 de March de 2014

Uauuuu!! Faria com o maior prazer!!!
Poderíamos marcar virtual, ou em São Paulo?
Quais assuntos que gostariam que fossem abordados?
Kareen precisa cuidar mesmo viu? Numa condição de herança genética, o hipotiroidismo pode assolar. Claro que aí entram estilo de vida, hábitos alimentares. Sabe uma coisa mega falha aqui conversando com você que eu não citei? A - DO - ÇAN -TES!!! Sim adoçantes com molécula de cloro na sua composição, podem afetar os que estáo comprometidos e comprometer os subclínicos e todos os alimentos o produtos com cloro também, tipo agua clorada.
Bem, cito em outra ocasião.
Um super beijo e aguardo sugestões!!!

    Denise Luna
    Reply 16 de March de 2014

    Ai, Jaque, adoraria que você fizesse um post para a Consuelo, sobre ADOÇANTES, fluor na água de beber (uma amiga minha super entendida, disse que este, detona o cálcio dos nossos ossos, etc).
    Bjs
    ps: eu uso sucralose, mas sei que nenhum adoçante é bom (detesto o sabor da stévia).

      Jaqueline Müller
      Reply 16 de March de 2014

      Denise, obrigada pela sugestão. Acho também, que adoçante é um assunto bem interessante. Vou anotar e muito obrigada viu? grande beijo!!!

        Denise Luna
        Reply 17 de March de 2014

        Eu, é que lhe agradeço, pois é um tal de sucralose, frutose, ciclamato, sacarina, stevia.... Aff, fora o aspartame, que está na berlinda como grande vilão. Fora o açúcar que virou inimigo número um.
        Que confusão!!!!!!

Solange
Reply 15 de March de 2014

Muito bom... A faltava vitamina D .. Não é moda não... Estava com alguns problemas e minha Gineco detectou que a vit. D estava muito baixa no meu organismo... Comecei a tomar e como melhorei.... Mas qualquer maneira gostaria de receber informações ...

    Jaqueline Müller
    Reply 16 de March de 2014

    Verdade Solange, um dos exames que peço de rotina, é a vitamina D. Bem, ainda não temos dados científicos sufientes para atribuir esta ou aquela razão, porém podemos observar que a falta de sol, devido ao trabalho e também protetor solar podem levar a esta carência. Então, breve falarei sobre ela. Grande beijo!!!

Maria Benincasa
Reply 16 de March de 2014

Querida Jaqueline, só vi teu post agora e adorei. Descobri que tenho Hashimoto há quase 20 anos, mas nunca soube como a nutrição poderia influenciar positiva ou negativamente sobre ela. Logo eu, que acredito que somos o retrato exato daquilo que comemos.... Eu adoro teus posts, mas este é especial, pois vc alerta sobre um problema muito facil de diagnosticar e muitas vezes ignorado pelos medicos! Meus parabens, pelas informações e pela homenagem à Quiteria!
Bjs a vc e todo o Salotto

    Jaqueline Müller
    Reply 16 de March de 2014

    Obrigada Maria, algumas pessoas nos deixam tão precocemente... poxa, é realmente um sopapo e nos faz meditar sobre quão nada somos e quão devemos amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque não há! Eu tenho filhos, pais, amigos, e até não tão amigos assim...rsrs mas procuro estar de uma forma digna e honesta perto de todos e com a maior vibração possível, porque é o melhor que posso fazer. E aqui essa singela homenagem, foi o jeito que consegui dedicar 'a nossa querida Quitéria.
    Grande beijo, obrigada pelo carinho das palavras e continue a cuidar da sua saúde de forma preciosa.

Dulce
Reply 16 de March de 2014

Jaquie, não sei se vc vai ler, mas vou ser chatinha. Marque uma consultinha básica para mim. Vc me manda a relação de enxames, eu levo tudo prontinho. Please! Axé, Dulce

    Jaqueline Müller
    Reply 16 de March de 2014

    Hahaha, Dulce queridaaaa!!! No nosso encontrinho, vamos falar bobagens jogar conversa fora e até trocar umas idéias, nada de exames. Vamos fazer assim, vou enviar meu roteiro que peço sempre, você os faz e me envia de volta para eu analisar, ok? Dou meus pitacos, mas você vai procurar uma nutri aí pertinho da sua casa. Me diga donde moras, que direi com quem andarás!! rsrs
    Super beijo minha Dulce querida!!!

Karla Hoffmann Padoin
Reply 16 de March de 2014

Querida Jaqueline,parabéns pela brilhante abordagem...objetiva,esclarecedora e didática...um abraço,Karla (médica endocrinologista).obs:tenho recomendado para meus pacientes o blog da Consuelo ainda mais agora com a tua paricipação...

    Jaqueline Müller
    Reply 16 de March de 2014

    Nossa Karla, que honra!!! Obrigada pela confiança e pelo olhar generoso. Um grande beijo e venha sempre nos visitar!!!

    consueloblog
    Reply 18 de March de 2014

    Jura?!?!!! Com qual diagnóstico ;-) bjs querida e saudades!! c
    PS Como está o meu herói "Antoine"!!

Sonia heloisa ferrari scacalossi
Reply 16 de March de 2014

Oi JAQUELINE LEIO E RELEIO SEUS POSTS. SÃO FACEIS DE ENTENDER E MTO ESCLARECEDORES BJS

Jaqueline Müller
Reply 16 de March de 2014

Sonia querida, muito obrigada!!! VEnha sempre, viu? Um grande beijo!!!

Thatiane
Reply 2 de October de 2016

Olá! Você comentou no post que o espinafre é um bom alimento para a tireóide (tenho hipotireoidismo). Eu amo espinafre! gosto de comer pela manha com ovos mexidos, só que vi essa matéria: http://www.soniahirsch.com/2010/09/comer-bem-espinafre-tem-acido-oxalico.html e me deixou com bastante medo! O que você acha? Talvez deveria substitui-lo por agrião? E quanto ao feijão? Ele é bom mesmo para a tiróide? Já vi pessoas dizendo que ele contém anti-nutrientes... Estou sem saber o que comer :'(

Gerson Luiz Melim
Reply 2 de January de 2017

Encontrei seu post por acaso, tenho dúvidas quanto ao consumo de batata-doce, mandioca. Se realmente impedem a absorção do Iodo? Pois esses ingredientes fazem parte da minha alimentação diária, principalmente a batata-doce, tem todos os dias na dieta. Como posso substituir esse alimento? Tenho hipotireoidismo e minha esposa bócio, ambos suplementamos com Iodo.
Obrigado. "Feliz Ano com novas atitudes"

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *