Guia para não sair do foco no natal e no ano novo: receitas e dicas


foto post consu dez

Nossa querida nutricionista Jaqueline Muller

Pedi à Jaqueline Müller (Facebook AQUI), minha nutricionista que me ajudou a perder 10 quilos, o que fazer durante este período tentador das festas de Natal e Ano Novo para não perder a forma.  Ela me mandou este post incrível que acho que vou tatuar na palma da mão!!  Vejam só!!

______________________________________________________

post dezembro consu.jpg 2

Olá a todos!!  Para quem está de dieta as grandes preocupações que pairam no mês de dezembro são: as ceias de natal e ano novo. E eu sempre explico que, como segue o desenho, natal e ano novo são duas datas, que estão inseridas dentro de 363 dias!!!! E o que faz entre o ano novo e natal é o que se vai fazer a diferença.

foco

Mas vou deixar aqui um guideline para que a gente se mantenha no foco e não se perca no meio de tanta bebida, guloseimas e quitutes.

post consu o que comer
Veja com a família ou com amigos ou aonde for, qual a necessidade de participação na ceia. Leve o que você puder, mas sem desperdício. Afinal, deixar para o almoço do dia seguinte é natural, mas para a semana, não!!! Portanto, faça essa combinação de ninguém desperdiçar nada.

Preparem o menu com antecedência, assim ninguém se sobrecarrega e fica mais organizado.

Digo que o natal além dos significados cristãos tem o objetivo de reunir a família e amigos em um momento de paz, comunhão e reflexão.

Para o dia de natal e ano novo, sugestões para as refeições:

→ Comece o dia com um café da manhã bem reforçado. Alimente-se com base em proteína: ovos, iogurtes naturais, queijos magros, frango desfiado ( para os que treinam gostam ), pasta de grão de bico, acrescente frutas e uma fonte de carboidrato: pão integral, panqueca integral, crepioca com linhaça, torradinhas integrais, batata doce ou pão sem glúten – a importância deste café da manhã reforçado é que a noite, você tenha fome mas esta fome será modulada, e não será exagerada.

→ Faça lanches entre os intervalos do café e almoço e almoço e ceia, utilizando frutas frescas, castanhas ou sementes –

→ O almoço deve ser com pouca quantidade de carboidrato, proteína e bastante salada.

→ O prato de jantar da ceia de natal e ano novo, deve ser composto de muita proteína: peru ou frango ou tender ou bacalhau, salada a de batata não conta em salada e sim carboidrato!

→ Lembrando que a bebida alcoólica vai se transformar em açúcar e a sobremesa idem, portanto evitar carboidrato na hora da ceia para não sobrecarregar.

→ Lembre se de beber água o dia inteiro, mais do que de costume, pois as preparações podem ser feitas em lugares diferentes e diferentes quantidades de sal são colocadas. Para diminuir a retenção de liquido, a melhor forma e a hidratação. Um truque que sempre faço para saber se estou retendo ou não, é colocar um anel que tenho mais justo e durmo com ele. No dia seguinte, tento tirar esse anel do meu dedo. Quando ele não sai ou está mais difícil de sair, é sinal que estou retendo e preciso beber mais água do que o costume.;-)

*Importante ressaltar que, são sugestões para estas ocasiões e não de vida!!!! Cada um deve consultar seu nutricionista para saber a melhor dieta que se encaixa no seu perfil !!!

Aqui sugestões para as preparações:

Começando pelas bebidas – Sempre lembrando que, álcool vira açúcar, açúcar não gasto vira gordura, e a gordura vai para a barriga, bumbum, culote. Não vai para as mãos e rosto para ficarmos bonitas e com aspecto jovem. Portanto, cuidado com ele. E na melhor das hipóteses sugiro então, que façamos a diluição do álcool, preparando uma sangria deliciosa. Não vai gastar tanta bebida, e em épocas de crise, é sempre bom economizar.  A mesa vai ficar linda com o colorido dela, e todos aproveitam da melhor forma!!!

Receita de sangria

Sangria de morango com cha verde

Sem álcool

1,5 L de água

6 sacos de chá verde

2 c. sopa de hibisco

Morangos, limões siciliano e tahiti fatiados
Prepare os chás verde e hibisco, adicione os morangos fatiados.

sangria com alcool
Com álcool

1 xícara de uvas vermelhas

2 ameixas, cortadas

2 garrafas Espumante Branco

4 xícaras de suco de cranberry ou caso não encontre, substitua por suco de maçã ou de morango

⅓ xícara de suco de limão

Palitinhos para decoração

Misture os sucos com os espumantes, pegue as frutas coloque as no palitinho e decore o copo ou taça. Fica lindo!
Pratos – A maior questão dos pratos nas ceias, é a grande quantidade de gordura não muito boa, muito carboidrato simples que se torna em açúcar dentro do corpo muito rapidamente e abaixa quantidade de fibras. Então o segredo para reverter a situação é melhorar o que pudermos de tudo isso. Trocando ou não muito bom, pelo bom e o que puder, pelo ótimo. As estripulias, ou comer demais, é possível ser minimizada pelos antioxidantes que já possuímos dentro do corpo naturalmente, e melhorarmos a ação destes antioxidantes próprios com alguns ingredientes, que gosto e que vocês podem lançar mão em seus pratos da forma mais criativa que puderem.  Estes são: hortelã (digestão), canela (termogênico), cravo (antifúngico), açafrão da terra (antinflamatório), romã (potente antioxidante), frutas vermelhas (antioxidantes), suco de uva integral (antioxidante), temperos frescos como salvia, alfavaca, tomilho (tempero natural). Então vamos lá!

farofa funcional post

Farofa – a farofinha sagrada da ceia de natal pode ser melhorada e muito, com a variação dos itens. Podemos colocar gordura boa, fibras, conferir o sabor que amamos e aproveitar da forma mais saudável possível.
Receita
1 xicara de castanha de caju – bater no liquidificador até virar farinha

1 xicara de aveia em flocos

1/2 xícara de farinha de linhaça

1 cebola picadinha

2 dentes de alho amassado

2 colheres de manteiga guee ou azeite

Couve picadinha
Modo de Preparo: Refogue a cebola, alho e acrescente os demais ingredientes e mexa até misturar bem. Pode acrescentar aqui, um toque de farinha de mandioca para aqueles que acham que vai faltar este sabor, mas só um pouquinho. E couve picada para aumentar o valor nutricional e sem perder nem um pouco da gostosura.

arroz com açafrão post consu

Arroz – vira açúcar em 2 minutos no corpo. A gente pode melhorar, e muito, dando um toque de açafrão da terra, o que o torna mais colorido e lindo, acrescentando romãs, para aumentar o valor nutricional e o poder antioxidante e acrescentando farinha de linhaça para melhorar o perfil de gordura boa e fibras.  Desta forma e ninguém vai torcer o nariz por não saber do que se trata!! Sr!

Ingredientes

1 xícara de arroz branco ou arroz com grãos variados

4 colheres de chá de cebola vermelha

2-3 colheres de sopa de farinha de linhaça

2-3 colheres de sopa de semente de romã

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Sal marinho ou sal grosso

4 colheres de chá de cebolinha verde picada finamente

Modo de preparo

Lave o arroz completamente. Trazê-lo para ferver com 2 xícaras de água, em seguida, cozinhe em fogo baixo com a tampa por aproximadamente 30 minutos ou até que o arroz esteja macio.

Combine o arroz cozido com todos os outros ingredientes em uma tigela grande. Misture bem e tempere. Decore com a cebolinha. Divirta-se!
Carnes – as preparações mais leves com certeza são à base de peixe. Um prato bem delicioso e leve, é este AQUI sugerido pela querida Luciana Oliveira do Fogão Vermelho. Porém pode se adquirir também excelente fonte de proteína com a carne de peru, frango (se for orgânico ou caipira, melhor ainda) – mas hoje eu resolvi mostrar uma preparação de natal, vegetariana. Estou neste pensamento há algum tempo, um prato feito com proteína vegetal, muitos nutrientes e mega natalino. Anote:

*Esse prato pode até substituir o arroz também, por ser rico em proteína e carboidrato. Daí fica um prato só 🙂

 

post quinoa com espinafre consu

Risoto de quinoa e queijo

Ingredientes:

350 g de quinoa

1 Cebola

4 Tomates

200 ml vinho branco – seco

600 ml caldo de vegetais

250 g de espinafre

Preparação:

Cortar a cebola em fatias finas e refogá-la em água até ficar transparent. Juntar a quinoa, esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a quinoa absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.

salada natalina
Salada – Bem, a salada em si já é maravilhosa. Aqui se agrega os vegetais e legumes que contêm vitaminas, minerais e muitos antioxidantes. Podem ser de vários tipos e de vários padrões. Vou deixar uma aqui bem com cores natalinas e que pode ser adaptada a todos os gostos e acessibilidade de produtos, pois nem sempre temos os ingredientes na nossa cidade. Vamos lá:

Salada natalina

150g de espinafre fresco

150g de rúcula fresca

200g de tomate cereja

200g de queijo chevre ou o queijo mais acessível

50g de nozes picadas

2 c. sopa de vinagre balsâmico

2 c. sopa de azeite de oliva

1 punhado de pinoli tostado ou pinhões ou amêndoas

Pimenta do reino

Preparação

Nesta receita de salada natalina você pode usar os tomates frescos ou assar ligeiramente os tomates no forno. Para isso corte-os em metades, retire as sementes, coloque numa assadeira com azeite e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15-20 minutos, ou até ficarem murchos.
Sobremesa – achei bem bacana a sobremesa da Lu, frutas assadas com iogurte – AQUI

Holiday Weight Management

E aí, pós ceia de natal ou pós revellion, o que fazer?

O jantar foi um pouco exagerado, houve mais bebidinha que imaginou, a sobremesa da nonna estava uma delicia e escapuliu o controle. O que fazer então?

Vamos lá para as sugestões:

-Em jejum mesmo, já beba um copo de água. Não precisa ser com limão. Um copo de água já resolve, de 200ml. As suas células vão dar pulos de alegria!!!

– Após este delicioso copo de água, beba uma deliciosa xícara de chá verde ou de capim limão ou dente de leão ou salsaparrilha.

– 30 minutos sem comer nada. Em caso do réveillon, se estiver com aquela ressaca, troque a orientação acima por um suco de tomate. Realmente é um dos melhores “cura-ressaca” que existe! Pode ser acompanhado de uma boa água de coco.

– Faça então este desjejum leve, sem carboidrato simples – abacate com canela e melão picado ou melancia picada tudo com canela ou faça um smoothie com 200ml de leite vegetal – com frutas batidas quinoa em flocos ou amaranto ou castanhas – bater tudo e beber.

– Passe a manhã mais leve, pois provavelmente se for natal, a ceia será repetida no almoço como tradição em muitas casas.

– A tarde faça o mesmo da manhã e a noite faça uma salada caprichada com algum tipo de proteína magra: ovo ou frango ou peixe também sem carboidrato ou a menor quantidade possível de um complexo como arroz integral ou batata doce ou inhame ou mesmo uma fatia de pão integral.

– Água, água, água durante o dia. Muita. Só assim a retenção de liquido melhora.

– O melhor é não exagerar e ter equilíbrio. Houve uma época da minha vida em que eu trabalhava numa empresa onde tínhamos acesso a todas as guloseimas do mundo, em abundância. Eu via pessoas se fartando, perdendo o controle para degustar o que estava ao seu alcance. Todas as vezes que eu via algo novo eu pegava a minha porção e dividia com meus colegas de trabalho. Eu provava e todos também. Não precisava comer toda ela ou grandes quantidades. Uma pequena amostra já era o suficiente. Eu sempre explico que o segundo pedaço tem sempre o mesmo sabor do primeiro pedaço.

Colored christmas glass balls isolated on white background
Que esta mudança de ciclo nos faça pensar e refletir para nos tornarmos seres humanos melhores, mais generosos, com mais respeito e mais amor ao próximo.

Sejamos nós a diferença no mundo. Boas festas, Salotto!!!!


Obrigada Jaque!! (Este post é do ano passado, mas vale relembrar por ser super prático!)

YOU MIGHT ALSO LIKE

Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
August 10, 2018
Perder peso após os 40, é possível?
March 02, 2018
Panna Cotta Low Carb com a minha Nutri-top Jaqueline Müller!
December 11, 2017
Jejum intermitente…revelando tudo!!
March 29, 2017
Planos de alimentação pela nossa super nutri Jaqueline Müller
March 08, 2017
Segredos Poderosos de Como se Alimentar Corretamente E Perder Peso!!
March 03, 2017
Os maiores erros quando se quer perder peso!!
February 24, 2017
As 10 perguntas mais feitas no consultório da nossa nutricionista Jaqueline Müller
July 04, 2016
Nutrição durante a Menopausa
April 14, 2016

33 Comments

Ana Abate
Reply 8 de December de 2015

Que super dicas hein superjaque!!! Você poderia dar tb sugestões e receitas de doces para as formigas como eu, que tal? Bjs

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    òtima idéia, Ana Abate!! Quem sabe no próximo post? :) beijos

Andreia Mota
Reply 8 de December de 2015

Jaquelinda, você ficou diferente com os óculos!!!
Eu amei as receitinhas, esse ano vou para a casa de amigos e vou sugerir a farofa, tomara que aceitem. Eu amo quinoa, achei o prato lindo e apetitoso. Estou salvando o post nos favoritos para fazer em outras ocasiões também. Obrigada pelas super dicas, as festas já começaram, mas é tentador sair do trilho. Obrigada pelo sacode, super necessário para não perdermos o foco. Beijo grande queridas Jaque e Diva, beijos Salotto.

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Verdade, Andreia. Sair do trilho é facil facil, difícil é perder o que se ganha nesta ocasião. Foco!!!! Beijocas e obrigada!!!

Luciana
Reply 8 de December de 2015

Oi Jaque,

Adorei seu post e todas as receitas, pura delícia!!!!!

Bjs

    Luciana
    Reply 8 de December de 2015

    Ah, fiquei feiz da vida que gostou da sobremesa do meu post!!!!
    Bjsss

      nutricionista Jaqueline Müller
      Reply 8 de December de 2015

      Lu, amei todas!!!! Suas receitas são mara!!!! Seu blog, fogãovermelho é muito show!!! Bjão

Denise Luna
Reply 8 de December de 2015

Jaquelinda, está toda prosa porque ganhou um MEGA CONSULTÓRIO da sua amiga secreta.....kkkk (brincadeirinha, mas que um dia se tornará realidade).
Muito boas e sensatas todas as dicas.
E um dia ouvi um comentário num programa da Oprah sobre as pessoas que se desesperam quando "põe o pé na jaca", que ao invés de largarem a dieta de vez, se comportam como se nada tivesse acontecido e continuam a dieta no dia seguinte.
O importante é só engordar com algo que faça muito a diferença e não "cair de boca" em salgadinhos e pratos de carregação. Engordar só se valer MUITO A PENA! kkkkk
Bjs

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Linda Denise, muito obrigada pelos presentes!!! Rsrsrs foco sempre !!! No dia seguinte como se não houvesse ontem!!!! :)

Maria Benincasa
Reply 8 de December de 2015

Jaquelinda, adorei as dicas! Ja anotadas. Agora, vc sabe a que gostei mais né!! Rsrs ;p
Ceia de Natal e depois ja pulo de novo para o trem, certo Cassi!!! Qdo eu crescer quero ser disciplinada igual à Lady Consu!
Bjs da roça

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Claro que sei, Lady Mary!!!! Ai meu DEus!!!!!! Mas você é mega disciplinada, com muito foco e um metabolismo invejável!!!! beijão e obrigada!!!

    Cassiano Cacho Soares Lopes
    Reply 9 de December de 2015

    Certo Lady Mary! Acho melhor irmos de bici, como sugeriu a Vivi hahahahahahahaha #nósnalinha #pegaotremsenãoobichopega Bjocas!

Marina Di Lullo
Reply 8 de December de 2015

Jaque carìssima!!! Adorei todas as dicas, em especial as do dia seguinte, muita água e chás a valer!! Adorei a sangria sem álcool e a salada natalina. Boas festas pra você e sua família também!!
Beijos Consu, beijos Jaque, beijos Salotto
Marina

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Marina linda!!! Obrigada!! Otimas festas!!! bjão!!

Maria Vilma
Reply 8 de December de 2015

“A mudança de hábitos não é uma arbitrária imposição religiosa. Simplesmente, o novo jamais acontecerá enquanto o velho sobreviver!” (Reinaldo Ribeiro).
Jaquelinda querida, sobretudo, no que diz respeito à alimentação, os péssimos e velhos hábitos sobrevivem em mim, arraigados, imponentes, por mais de 365 dias... Muito mais... Estou carecendo de todo tipo de dica...hahaha...
Obrigada, lindanutri...! Pelas dicas e por sempre estar nos alertando, sobre a importância das boas práticas na alimentação, desde a escolha dos ingredientes, preparo e a qualidade nutricional dos comes e bebes, além das diversas possibilidades e modos de preparo e servir...Serviço completo!
Orientações devidamente anotadas, para serem (re)visitadas todas as vezes que se fizerem necessárias..
Grata, amor!
MaVi

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Que lindo, MAVI!!!! Linda frase, anote faça trace metas, você é seu maior investimento. Sua saúde. Pense como quer estar aos 50, 60, 70, 80 90 anos... Alguém para ajudá-la? Sim, mas só se for para ajudar a fechar o vestido...
    Um beijo meu amor!!!

Mia Athayde
Reply 8 de December de 2015

Jaque querida ... arrazouuuuu nas dicas !

Inchar é comigo mesma ... tenho uns defeitinhos nas válvulas nas pernas e incho sempre e desde sempre.
Como calor e uma bebidinha delícia então ..... já viu, né?
Dica preciosa a sua: MUITAAAAAA água !!!
Adorei tudo querida !
paragens e muito obrigada !
bjsssssss

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 8 de December de 2015

    Obrigada, MIa linda!!! Olha só drenagem, também ajuda muito!!!
    Um beijão!!!

Denise Luna
Reply 8 de December de 2015

Jaque, minha amiga, Gladys Gueiros (que tem corpinho de bailarina), leu seu post em meu Facebook, gostou muito e ainda acrescentou:
"Tudo maravilhoso... Eu acrescentaria: ajude a servir todo mundo, as bebidas, depois que todo mundo estiver servido, faça o seu prato de saladas. Quando terminar sua salada, todo mundo vai ter terminado de comer e comece a ajudar a tirar a mesa e trazer a sobremesa. Sirva a todos de sobremesa, escolha uma só, e sente para comer. Quando terminar, todo mundo já vai para o cafezinho e a gente vai junto! "

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 9 de December de 2015

    Ela é uma querida!! Eu li!!! <3 <3

Martha Mansinho
Reply 8 de December de 2015

Adorei as dicas...
Nosso corpo e saúde são o resultado da nossa alimentação!
Aprendi uma sobremesa barbara: Mousse Funcional
- 1 garrsfa de leite de côco 500 ml
-150gr de tâmaras, cramberry, ameixas ou damascos turcos , escolha 1 das opções
Como fazer: bata os 2 ingredientes no liquidificador, pare de bater e acrescente 10 cheres de sopa de Thia.
Misture tudo sem bater c um colher, leve pra gelar, deguste no dia seguinte!!
Bom soetite!
👄👄👄👄👄

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 9 de December de 2015

Jaquelinda, como sempre, suas dicas são incríveis. Eu já levo várias delas para o meu dia-a-dia. Ainda não cheguei lá, mas em breve vou alcançar a minha meta. Essa dica da água em jejum é power e super funciona. Faço diariamente. Adorei as receitas e uso a quinoa muito! Dia desses fiz um couscous de lugumes maravilhoso dia desses e um tabouleh que também ficou delicioso. Em casa estou tentando convencer a minha mama a mudra as receitas desse ano, mas está difícil! Meus sobrinhos não comem nada de diferente... Talvez tenha que preparar minha própria ceia hahahahaha Uma pergunta: como faço o suco de tomate caseiro? Tem os prontos, mas aqui na minha roça não tem não... Ah! O salpicão que você me indicou com creme de abacate no lugar da maionese virou hit em casa e com minhas vizinhas! Uma outra pergunta: tem alguma bebida que eu possa fazer com água com gás? Adoro água com gás. Faz mal? Beijocas amada!

    nutricionista Jaqueline Müller
    Reply 9 de December de 2015

    CassIAMO!!! Gente, este é o nosso CAssiAMO, amado por nós e Consuelo Blocker!Ele é um cara abençoado, lindo de viver e em busca da saúde. TEm receitas maravilhosas e tem um post aqui super bacana, no blog também!!
    Cassi, vou procurar a de suco de tomate e te enviar. Pode tomar agua com gas a vontade. As melhores marcas são: São Lourenço e Minalba no Brasil. Fiquei mega orgulhosa do salpicão!!!! Divino e mega saudavel!! Amei. Faça sua petit ceia se for o caso, e apenas deguste o que te prouver. Faça a diga acima da sangria no lugar de espumante, água com gás. Fica divino!!! Um beijo meu amor!!!

      Cassiano Cacho Soares Lopes
      Reply 9 de December de 2015

      Obrigado Jaquelinda Super Nutri! Bjocas lindeza.

Ritinha Medina
Reply 9 de December de 2015

Yam yam yam...
Dicas preciosas, saborosas e práticas q só a master über blaster nutri Jaque prá nos indicar.
Arrasou Jawuelinda!!!
Esse planeta ainda vai ser pequeno prá vc...
Ao infinito e além!!!
Bjkas,

nutricionista Jaqueline Müller
Reply 9 de December de 2015

Rita amada, querida, você é uma pessoa linda e incrível.
Obrigada pelo carinho.
Ao infinito e além. Com Deus no comando!!!
Um beijo minha amada!!! para Mari e Ana também!!!

Tânia Sciacco
Reply 9 de December de 2015

Amei o post Jaquelinda!! Principalmente as receitas vegetarianas!! Lendo o post parece simples! Beijos mil

ADELE
Reply 11 de December de 2016

NOSSA VC NAO IMAGINA COMO VC ME FEZ SENTIR ME UP FELIZ HJ VENDO SEU INSTAGRAM VC NO ENSAIO DE CARNAVAL TAO DE BEM COM SEU CORPO E BARRIGA ..PARABENS !!EU TENHO UM GOOD SHAPE NAOTENHO BARRIGA SOU MAIS ALTA E MAIS MAGRA VI QUE ESTAVA EXIGINDO MUITO DE MIM DEPOPIS QUE VI VC ESTOU OTIMA..NAO TENHO NUTRICIONISTA NEM TAMPOUCO TENHO ACESSO A EXPENSIVE CREMES TEMOS A MESMA IDADE ENTAO FIQUEI FELIZ EM VER QUE ESTOU EXCELLENT..OBRIGADA CONTINUO DE SEGUINDO

    consueloblog
    Reply 12 de December de 2016

    Ai essa barriguinha... rsss bjs c

ADELE
Reply 14 de December de 2016

cynic rsss

Flavia Leon
Reply 17 de December de 2016

Obrigada as duas pelo maravilhoso post. Li no ano passado e li agora outra vez. A salada natalina esse ano eu faço. Adorei! Bjs.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *