Compulsão por doce pela nossa nutri Jaqueline Müller
Compulsão por doce!?! Descubra qual é o seu gatilho e o que fazer…
5 gatilhos que possivelmente disparam sua compulsão.
Quem nunca foi recompensado quando pequeno, com uma bala?
Quem nunca foi ao parque de diversões e tenha sido presenteado com um baita algodão doce? E o pai, mãe ou avó, que para que você parassse de chorar, oferteou uma guloseima? Quando passava sessão da tarde aqui no Brasil, sempre nos filmes quando a mocinha ficava na fossa ou na ansiedade, pegava um pote de sorvete e se afogava nele em frente à TV. Quantas pessoas não imitaram esta atitude?
Existem muitos casos em que o açúcar está associado a alguma recompensa, hábito, imitar atitude ou mesmo desequilíbrio hormonal, ou várias outras razões. Então vou enumerar alguns para que você pense melhor sobre o seu…
1º gatilho – Vício – todo dia na mesma hora você precisa comer um doce. Seja na sobremesa, seja antes de dormir. É um hábito que tornou – se um vícío e que foi iniciado em algum momento da sua vida que você não sabe definir e que se mantem até hoje.
2º gatilho – TPM ou SPM ( síndrome pré menstrual ), climatério ou menopausa – a mulher em período fértil ou não, tem oscilações hormonais que podem disparar a vontade de comer doce.
3º gatilho – diminuição de ferro no sangue. Só é possível saber se o seu ferro está baixo ou não se você fizer exame de sangue.
4º gatilho – excesso de ingesta de carboidrato mesmo. Se você come muito carboidrato, quando você por ventura diminui por alguma razão, dieta ou não, surge a vontade de comer doce.
5º gatilho – Ansiedade! Quando nos encontramos em momentos de decisão, resolução, espera de algo que está para acontecer a ansiedade dispara, e precisamos produzir mais serotonina. Neste momento a ordem do cérebro é: coma carboidrato! Porque comendo mais carboidrato se absorve mais triptofano que é a substância que irá produzir serotonina o hormônio do bem estar…
Solução!: Enfim, tudo isso para dizer que, é uma bola de neve todos eles. Uma vez que você começa, é difícil parar. Existem tantos outros que falarei numa próxima ocasião, afinal, precisamos entender que existem mecanismos sim, disparadores, e para que eles cessem e melhorem, é preciso fazer algo. Caso contrário, sabe aquela barriguinha tão indesejada? Permanecerá por muito tempo ou até mesmo, consequências como diabetes podem vir à tona. Se você quer saber como amenizar estes sintomas clique no vídeo abaixo, e comente aqui no blog da Consuelo, o que achou. Vou responder todas as suas dúvidas!
Se não abrir por favor clique AQUI para o vídeo sobre a compulsão por doce.
Jaqueline Müller – nutricionista
Consultório – Rio de Janeiro e São Paulo ((21)) 98494-1309
@nutrijaquemuller
e-mail: nutricaosaudepaladar@gmail.com
- August 10, 2018
- 8
- Jaqueline Müller, nutrição
luciene felix lamy
10 de August de 2018Amei, Jaquelinda!!!
Tô conseguindo comentar aqui e não no meu Post, onde tenho dicas para compartilhar: Hahaha!!!
Olha, todo santo dia no final da tarde me ataca uma compulsão por doces absurda! Driblei ingerindo iogurte natural (kefir) com granola (acrescento uma dose extra de uvas passas) e mel. É delicioso e sacia, de verdade. Não sei se emagrece, ao menos não engorda tanto quanto se eu comer, por exemplo, uma bomba de chocolate. Mas aos fins de semana, não dá, vou de doces mesmo. Atualmente, aqui no Brasil é inverno, muito mais difícil controlar a compulsão por alimentos + densos e engordativos, tipo feijoada, lasanha, churrascaria, enfim, não vejo a hora de chegar a Primavera (21 set) para não ter mais essa desculpa (nem tão) esfarrapada. Adorei o vídeo, Parabéns, minha querida! E muito obrigada por todas essas dicas. Zilhões!!!
Andréa - Curitiba
10 de August de 2018Jaquelinda do Céu!!!! O que fazer???? Amo doce!!!!! Lu,cuidado com a granola!!!! Se deixar, eu como o pacote inteiro da granola!!! Será que tá na hora de pedir socorro??? Bjsssss
Karoline Fernandes
10 de August de 2018Quando sua endócrino olha na sua cara e pede um exame para medir a curva glicêmica... O mundo já tava desabando na minha cabeça....(contei a ela sobre uns momentos difíceis que estava passando mas que tá melhorando aos poucos)...
Desabou mais ainda... Doce doce.... Como ele pode ser tão seu amigo e ao mesmo tempo seu pior inimigo??? Juntei todas as minhas meras palavras e nem tive coragem de responder... Saí do consultório, com o ar mais pesado e pensativo...
Agora vou ver como vai ser.... tomara que melhore e sim vou evitar tanto doce... Obrigada por ouvir meu desabafo
consueloblog
20 de August de 2018Rsssss! Quando quiser! bjs c