Minas Trend!!! 7-10 de Outubro, estarei lá!!


É com enorme orgulho, e honra, que posso dizer que estarei presente pela terceira vez ao Minas Trend!  O press release abaixo representa tão bem o evento e sua organização.  Ao invés de ser seco e frio, conta de valores e esperança em um futuro!  Sugiro a leitura! bjs, c

noshojesempre

 15ª EDIÇÃO DO MINAS TREND PROPÕE UM OLHAR PROFUNDO SOBRE EDIÇÕES ANTERIORES COMO FORMA DE ESTABELECER PREMISSAS PARA O FUTURO DA MODA

A próxima edição do Minas Trend, evento realizado pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais –, que acontece entre os dias 7 e 10 de outubro no ExpoMinas (BH), propõe uma reflexão diante dos resultados de suas últimas edições.

O evento – que já colocou em discussão temas como sustentabilidade, busca de identidade, relações entre tradição e tecnologia, parcerias entre os segmentos da moda, interfaces entre os setores e valorização das características produtivas locais como fonte de inspiração e geração de conteúdo estético e processual – tem por objetivo, nesta temporada, definir tais abordagens como premissas para o futuro. “Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que tudo o que discutimos até agora é imprescindível para qualquer processo produtivo”, explica Pedro Lazaro, arquiteto e responsável pela cenografia do evento. “Daí o tema Nós, Hoje, Sempre, que, sintetizado, significa a busca pelo entendimento da nossa própria cultura através de premissas da nossa era para chegar num futuro viável”, acrescenta.

Justamente por esse motivo, a exposição da entrada do Minas Trend será com peças da estilista mineira Patricia Bonaldi, que no começo de sua carreira participou de maneira tímida do Minas Trend e hoje é reconhecida internacionalmente. A estilista simboliza a força dessas premissas e a geração de negócios e de resultados. As peças exibidas serão as mesmas do primeiro desfile de Patricia na semana de moda de Paris, em 26 de setembro.

Outra exposição, do designer Rogério Lima, aborda a moda como fator socializante. Sua pesquisa se baseou em vídeos feitos com moradores de rua, que acabam se tornando seres invisíveis, completamente à margem da sociedade. Rogério abordou essas pessoas e entregou uma de suas bolsas para cada uma delas. Usando o acessório, a presença desses moradores de rua começou a ser notada.

A cenografia do Minas Trend terá inspiração na obra “Mensagem ao léu”, do artista mineiro Eder Santos. Outra novidade é o nome de Paulo Martinez, que assina o styling do desfile de abertura e para isto conta com a preciosa assistência do mineiro David Leite. A beleza de todos os desfiles fica a cargo de Ricardo dos Anjos, que já foi responsável pelo make em 2010.

Participarão do salão de negócios 288 marcas, sendo que 38 são estreantes, entre elas Glória Coelho, Patricia Vieira, Pat Pat’s, Cecília Prado, Triya, Totem, Thelure, e Lucy in the Sky.

Difusão de conhecimento

O SESI e o SENAI apresentam uma novidade nesta edição. Ao invés de se apresentarem em seus estandes tradicionais, alunos do SENAI Modatec e das escolas móveis do SENAI participarão de um trabalho coletivo que resultará em uma grande instalação. Personalidades, entre estilistas, designers, e artistas, atuarão em parceria com esses jovens talentos na elaboração de uma coleção completa (roupas, bolsas, bijuterias, sapatos). A inspiração das coleções será ligada a algumas áreas de atuação do SESI Cultura.

O objetivo dessa ação é aproximar a academia do processo de produção, desde o momento da concepção de um tema da coleção até o resultado final, ou seja, a peça pronta. Os estudantes e os artistas serão divididos em quatro grupos e cada grupo vai ser responsável por elaborar três looks. Todo o processo produtivo será documentado. O resultado do trabalho será apresentado em um desfile projetado em telas em 3D. A instalação contará também com a exibição do documentário de cada coleção, bem como do material usado durante a concepção do projeto: desenhos, tecidos, amostras de materiais. O público visitante poderá utilizar esse material para fazer intervenções em manequins.

Ações sociais

A parceria firmada com o Projeto Minas Pela Paz na última edição do Minas Trend continua: as estampas das camisetas criadas pelas marcas Barbara Bela, Doisélles, Faven, GIG, Mabel Magalhães, Lucas Magalhães, Vivaz, Mary Design e Rogério Lima – que foram expostas como conceito em abril deste ano – serão agora apresentadas em peças-piloto e na próxima edição do Minas Trend já estarão disponíveis para comercialização. O intuito é promover a geração de renda e o envolvimento do setor na busca incessante do desenvolvimento social. Toda a produção contou com o trabalho voluntário dos estilistas e profissionais envolvidos, que pelas camisetas procuraram evidenciar o DNA de cada marca e, através da moda, disseminar o conceito de paz e compromisso com uma sociedade melhor.

O projeto Minas Pela Paz é uma iniciativa da FIEMG e de 26 empresas privadas que buscam promover ações preventivas contra o crime, estimulando a educação e a inserção social de ex-detentos.

O line-up

3ª feira, 07/10:
                              15h Patrícia Motta
                              17h Rogério Lima e B. Bouclé
Jardin
Raquel Mattar
                              19h Faven
Fabiana Milazzo
                              21h Vivaz

 

4ª feira, 08/10: 17h  Alessa
Plural
                                19h  Lucas Magalhães
Alexandre Herchcovitch
                                21h  Mabel Magalhães

E lembrem que quinta, dia 9, tem o encontrinho do Consueloblog!!!  Se inscrevam no post AQUI.

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

4 Hits que os brasileiros acham estranho…
April 13, 2018
Moda e Autoestima para a Voluptuosa!!
August 09, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
O estilo de cada first lady americana nos últimos anos…
January 20, 2017
Pulseirismo, a minha tatuagem.
December 06, 2016
A Moda de hoje, por Costanza Pascolato e Consuelo Blocker (euzinha)
November 21, 2016
As minhas 10 peças must para este verão!
November 11, 2016
A importância da revolução Burberry…
September 20, 2016

3 Comments

Maria Vilma
Reply 2 de October de 2014

Consuelo, eu acho mesmo, que o genoma da moda brasileira é a moda que se
faz em Minas. Uma moda feita por gente bacana, sensível, talentosa e
caprichosa... que faz coisas lindas, sempre procurando valorizar as nossas
raízes, tradições, costumes, nossas grandezas e até as nossas pequenezas... Eu
tenho um orgulho danado dessa gente que agrega e agrada. Muito!!!
Para completar... vc, por intermédio de quem, vamos Consuelar no Minas Trend!
Viiiixxxee!! Dê, prepare-se!
MaVi

Daniela Giuliboni Coelho
Reply 3 de October de 2014

Eu acho maravilhoso essa mistura de tribos( vamos dizer assim )todos buscando um mesmo propósito um bem maior,muito bacana.É uma pena que não poderei ir,tenho certeza que vai ser um show,mas vou esperar ansiosa pelas suas observações que sempre são ótimas.Bjsss Consu!!!!

Alexandra
Reply 3 de October de 2014

Orgulho que só desse povo mineiro maravilhoso.
Vou te dizer uma coisa....se metade do empresariado brasileiro tivesse a garra, o empreendedorismo, a criatividade e a sensibilidade dos mineiros....não tinha país mais adiantado no mundo!
E, de novo, sua passagem por lá vai ser um sucesso só. Tô feliz.....
Beijos sempre.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *