Como tirar lindas fotos de você! Por Roberto Leone


lindas fotos

Bom dia Salotto! Tudo bem?

Sendo fotógrafo, estou acostumado a dar conselhos sobre como tirar boas fotos, mas agora me fizeram a pergunta que mais temo: “Você pode ensinar meu marido/namorado/parceiro a tirar fotos melhores de mim?” . Esse é um verdadeiro campo minado!   A responsabilidade é enorme, as expectativas são altas e a frustração está se aproximando …

Ser parceiro de uma blogueira me ensinou que você precisa tirar 1000 fotos antes que sua namorada/esposa ame uma (e você, talvez …)!

Brincadeiras à parte, vou tentar apontar algumas regras básicas que podem ajudar o seu álbum de família e o seu relacionamento …

Peço desculpas aos leitores que já são ótimos fotógrafos, porque podem pensar corretamente que eu não estou ensinando nada de novo.

Dicas simples, mas úteis:

– Mantenha o smartphone/câmera muito estável. Não empurre com força o botão ao clicar!

– Tente manter as linhas retas (verticais e horizontais) ao compor a imagem.  

– Evite tirar fotos muito perto de pessoas ou de cima ou de baixo. Então, é melhor ir alguns passos para trás. Se você é muito alto/baixo ou está acima/abaixo da altura de quem quer fotografar, evite!  Tente ficar no mesmo nível da pessoa que deseja fotografar. NÃO incline a câmera para encaixar a pessoa na composição!

– Se você tiver uma tela sensível ao toque (smartphone ou câmera), pressione a área que deseja focar. Se isso alterar o brilho do restante da imagem (por exemplo, a pessoa em primeiro plano ou a paisagem em segundo plano), será necessário ajustar a exposição. 

Em um smartphone, quando você toca na área que deseja focar, um quadrado (amarelo em um iPhone, vermelho em uma Samsung) aparecerá, com um controle deslizante próximo a ele. Movê-lo para cima ou para baixo mudará o brilho da cena até alcançar o efeito desejado.

– Nunca NUNCA tire retratos em um local ensolarado, especialmente durante as horas do meio-dia. O contraste causado pela luz forte cria áreas escuras horríveis ao redor do nariz ou em todo o rosto de qualquer maneira. Muito melhor colocar a pessoa em um local brilhante, mas sombrio, onde o sol não atinge diretamente a pessoa e seu rosto.

– Felizmente, smartphones como o iPhone 8 Plus e iPhone X, e os modelos top da Samsung, têm um modo especial de RETRATO, que ajuda a criar lindos retratos com um agradável fundo fora de foco.

– Retratos geralmente saem melhor se forem tirados na vertical. Você pode tirar bons retratos horizontais se a pessoa estiver um pouco mais distante e também quiser mostrar o contexto.

– Peça para a pessoa agir de forma “natural”, se possível… Mostrar um pouco de um gesto (mão no cabelo, ou algo assim) é muito melhor do que uma pose rígida.

– Bata várias fotos, pois é quase impossível ganhar na loteria com apenas um bilhete! Peça à pessoa para mover o rosto LENTAMENTE para a direita/esquerda ou para cima/para baixo para tentar perspectivas ligeiramente diferentes. Tente retratos com a pessoa olhando para você e olhando para longe, sorrindo e não sorrindo … Se sua partner (e você) for paciente durante, ela ficará mais feliz depois!

Aspectos técnicos (se você usa só um smartphone, você não precisa ler esta parte):

– NÃO use lentes grande angulares para tirar retratos. A distorção é horrível e faz uma representação desfavorável de rostos (nariz grande, rosto e/ou testa maiores, pernas mais curtas ou tronco mais curto). É melhor usar uma lente média entre 30 e 40mm (equivalente a 50 mm em uma câmera reflex) ou até mais (se você tiver um zoom) e se distanciar da pessoa fotografada.

– Se você gosta de fundos desfocados “fora de foco” que dão uma sensação 3D ao retrato, você deve usar uma abertura de diafragma maior. Isso significa que você não deve ter sua câmera configurada como PROGRAM ou qualquer configuração AUTO, mas sim usar uma configuração que permita modificar o APERTURE (geralmente indicado como Av) e escolher uma configuração onde o número seja o menor possível (1, 8-2,0-2,4 ou similar).

– Se você estiver fotografando alguém contra um fundo brilhante, lembre-se de que a câmera quase certamente exporá a cena adequadamente para o fundo, mas deixará a pessoa muito escura. Para evitar isso, aumente a exposição com o dial que a maioria das câmeras possui.

Agora vá e impressione seu partner! Boa sorte, com toda minha compreensão,

Robbie

Acho que todos gostaríamos de dizer: Grazie Amore!!

O Roberto tem alguns perfis lindíssimos no Instagram.  Ele vai adorar se vocês o seguirem!

Robbie Leone @robbieleone

Moods Thoughts and Stuff @moods_thoughts_stuff

Villa Tantafera @villatantafera

E seu site:

Leone Photography

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como conheci o meu namorido, o Roberto!
January 29, 2019
Moda masculina: o essencial para um guarda roupa masculino
July 12, 2018
5 razões pelas quais gosto de ter um namorido…
March 23, 2018
Como sair bem em uma foto?
January 22, 2018
Roberto Leone fala sobre nosso relacionamento mulheres e vida para Dominique!
January 15, 2018
Robbie 61!! Festa na Tantafera
October 16, 2017
Entrevistando o Robbie e falando de estilo masculino italiano!
July 07, 2017
A festa surpresa para o Robbie!
October 13, 2016
Robbie super 60!! Uma pequena homenagem ao meu grande homem!
October 12, 2016

10 Comments

Caterina Mânica
Reply 7 de September de 2018

Obrigada por compartilhar sua experiência profissional conosco, as seguidoras da querida Consuelo. Um grande abraço aos dois do sul do Brasil, Vales do Rio Pardo e Taquari, onde a colonização italiana e alemã é muito forte! E locais que rendem belas fotos.

Karoline Fernandes
Reply 7 de September de 2018

Eu sou sua fã e admiradora do seu trabalho... Essas dicas são excelentes... Vou anotar tudo... Porque mesmo trabalhando com fotografia eu sempre procuro estudar...Obrigada...

Eunice Whitaker
Reply 7 de September de 2018

Adorei!!!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Sou fã de seus maravilhosos posts. Consuelo linda, elegante e a "retratada" perfeita. Parabéns!!!

Marcia Breanza
Reply 7 de September de 2018

Roberto, obrigada pela generosidade e simpatia em compartilhar dicas tão úteis.
Um grande abraço,
Marcia Breanza.

Carol Justo
Reply 8 de September de 2018

Eu amei demais mesmo esse post, eu já conhecia várias dessas dicas mas é sempre bom relebrar, né non?

Carol Justo | Pink is not Rose

vitoria gomes
Reply 8 de September de 2018

Parabéns pelas dicas valiosas!!

Andrea - Curitiba
Reply 8 de September de 2018

Grande Robbie!!! Grazie mille!!!!!!!!!!Baci........

Marina
Reply 11 de September de 2018

Dicas preciosas!! genial o post.
Grazie mille Roberto e Consuelo,
Beijinho,
Marina

melinha
Reply 15 de September de 2018

... ótimas dicas Robbie, só queria que meu love tivesse "a paciência" , tão necessária, para chegar a foto, a pose perfeita...
Outra- viajo muito e quero comprar uma máquina que não seja grandona demais mas que tenha todos estes recursos que você citou , qual o modelo ideal? Please! Bj

Denise Luna
Reply 2 de November de 2018

Adorei as dicas, Robbie, tks! Estava fazendo algumas coisas erradas :(
Bjs

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *