Jussara Romão lança Arquivo Urbano
Um dos grandes privilégios da minha vida foi crescer no mundo das revistas brasileiras. Entre as várias pessoas que conheci, Jussara Romão, sempre foi uma lady que me sorria e trocava idéias de igual para igual, mesmo sendo eu uma pirralha. Quando comecei o blog, ela me deu um conselho, altruista e inteligente. Foi o que deu forma ao Consueloblog. Agradeço a ela sempre que posso.
Ela acaba de lançar um livro importantíssimo, além de lindo. É o Arquivo Urbano (Luste Editores). É uma emoção com imagens que captam e falam do zeitgeist de gerações no Brasil. Fala dae 100 anos de história através da moda de cada época. Um must na biblioteca pessoal de quem tem orgulho de seus livros e que ama moda.
O press release explica melhor:
Luste Editores lança Arquivo Urbano, da editora de moda, artista plástica e designer de jóias Jussara Romão, com texto escrito porMário Mendes, curadoria fotográfica de Goya Cruz e direção de arte de Guilherme Rex. O livro é um registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros através da fotografia.
“Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir.”, comenta a autora. A partir deste tema, veio a ideia de resgatar fotos de álbuns de família, instituições e acervos particulares, acompanhadas por um texto que traça uma análise social e histórica da sociedade brasileira, revelando fatos e acontecimentos que influenciaram fortemente o país.
Ao longo de 232 páginas, Jussara relata comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda, sem estabelecer uma cronologia rígida.
Com o processo de criação do livro, Jussara destaca a noção de que a entrega de nossas fotos de família às instituições que preservam acervos fotográficos permitirá que a história de uma cidade, de um Estado, de um país seja contada. “Terá valido a pena ter registrado cada momento. Por isso minha gratidão a todas as famílias e pessoas que me ajudaram a contar como através da moda é possível conhecer e entender uma época.”
Alguns registros
O seu Instagram é ótimo também: arquivourbano
Alexandra
21 de December de 2013Já estou desejando muito......rsrsrs
Livros (bons) são uma obsessão....sempre quero mais....rsrsrs
Beijos imensos, querida.
consueloblog
21 de December de 2013Vc viu como é lindo!?!??!!!!!
bjs
c
Alexandra
21 de December de 2013Maravilhoso!....e precioso. Adorei as fotos.
Bjs
Jussara
21 de December de 2013Obrigada Consuelo.
Você sempre carinhosa e gentil.
beijo
consueloblog
22 de December de 2013Você merece!! bjs c
Rita Medeiros
21 de December de 2013Um "must", com certeza fará parte da minha estante.
Virou objeto de desejo! rsrsrs
Tania Sciacco
21 de December de 2013Minha veia é jornalística!! E qual foi o conselho da Jussara? Porque você deu ao blog um formato bem pessoal e que é muito bacana!! Beijos querida e bom sábado!!
consueloblog
22 de December de 2013Penseri, escrevi, apaguei, escrevi, apaguei...e decidi que apesar de adorar dividir tudo com o Salotto, este segredinho é entre a Jussara e eu...osso do ofício... ;-)
bjs
c
Tania Sciacco
22 de December de 2013Eu entendo!! Beijos mil
Maria Vilma
21 de December de 2013Consu, Querida!
Eu não conhecia a Jussara Romão, mas apresentada desse jeito por vc, o livro dela já foi direto para a minha lista dos desejados.
A aparência do livro está linda!... Além de ser uma proposta muito interessante... proporcionar o entendimento da evolução do Brasil por meio do vestuário. As imagens retratam muito bem isso.
Uma ótima e divertida maneira de entender melhor quem somos!
Parabéns, Jussara! Você, além de inteligente é uma mulher muito bonita e elegante!
Bjs, MaVi
sil/sp
21 de December de 2013Que proposta interessante e que fotos fantásticas ! Me senti próxima de alguma delas. Especialmente nas calças baggy dos oitenta (?). Obrigada por compartilhar! Sil/SP
consueloblog
22 de December de 2013Rssss!!! Eu lembro tão bem!! bjsc
Andrea - Curitiba
21 de December de 2013Livro barbaro da Jussara! Fotos antigas mostram tanto da historia da moda! Hoje mesmo, estive no Museu Aeroespacial, aqui no Rio, onde se pode apreciar fotos da epoca em que Santos Dumont mostrava sua sempre elegancia a brasileiros e franceses. Uma estoria interessante eh a de seu famoso chapeu Panama, sua marca registrada: um dia, pilotando seu Demoiselle, em Paris, houve um inicio de incendio e, na pressa e desespero, ele so teve tempo de tentar apagar o principio de fogo com seu chapeu. As abas, entao, ficaram destruidas e para baixo. Ele pousou normalmente e logo depois foi fotografado com o chapeu ¨destruido¨, iniciando ¨a fashion trend¨! Suas polainas e gravatinha borboleta tambem foram alvo de muita copia por homens que queriam ser elegantes como ¨Le Petit Santos¨, como ele era chamado em Paris. Todas as noites, ele ia jantar no Maxim´s ¨pilotando¨ seu Demoiselle e ¨aterissando¨ na Place de la Concorde! Fico muito orgulhosa de sua historia, pois Santos Dumont era primo-irmao de meu bisavo....E minha bisavo, quando vinha ao Rio, trajava-se com chapeu, luvas ate os cotovelos , meias e sapatos fechados para ir tomar cha na Cave ou na Colombo! Naquele calor! Era o costume da epoca!! Parabens a Jussara pelo grande livro!! Bjs as duas.....
Luciene Felix Lamy
21 de December de 2013Que tudo, Andrea!!! :)
Andrea - Curitiba
21 de December de 2013Obrigada, Lu! Bjs..
consueloblog
22 de December de 2013Que história maravilhosa!!! E que honra do legado!!! Entende-se a tua elegância! bis minha querida! c
Andrea - Curitiba
22 de December de 2013Imagine...haha....Bjs...
Maria Araci
21 de December de 2013Um objeto de desejo!!!!!
Luciene Felix Lamy
21 de December de 2013Jussara e sua obra: LINDAS! Parabéns!!! \o/
O livro é de uma delicadeza preciosa (adorei a foto das 5 amigas). Mesmo que não seja da área (moda, etc), presenteá-lo a quem tem um Sol, Asc. ou Lua em Câncer*, então... É acertar em cheio! #Ficaadica, rsrs.
Fiquei na mesma curiosidade que a Tania... ;)
Mil beijos,
lu.
PS: Mamãe, libriana, sempre se vestiu tão bem... Também pudera, seu "auge" foi a década de 60. E eu, peguei a década de 80, que trouxe, entre outras "estranhezas", a calça baggy. Mas, sabe que eu gostava? rsrs.
(*) Nostálgicos, veneram, reverenciam muito o passado.