Florença: encadernador Cozzi


As coisas mudaram.  Há 22 anos quando cheguei em Florença, todo mundo estava se casando e não existiam as câmeras digitais.  Um dos presentes que mais gostava de dar era um album grande e pesado feito com papel artesanal personalizado com o nome dos noivos.  Todo mundo adorava.

Hoje sou toda digitalizada e está começando a segunda leva de casamentos… Será que ainda vale a mesma idéia de presente?… O outro dia passei na frente da lojinha em Florença onde sempre comprei aqueles álbuns.  Mesmo se você não busca um álbum, eles tem vários produtos de papel artesanal muito lindos e originais.  Achei que #valeadica, e aqui está o Sr. Cozzi com sua mãe na loja na Via del Parione 35/r Tel +39 055 29 39 68.

Além de encadernar, aqui encontra-se tantos produtos com papel feito à mão.

Pode-se personalizar álbuns, livros e cadernos com letras douradas que o Sr. Cozzi mesmo coloca no couro.

Ele esquenta as letras…

…sente o calor próximo ao rosto e apoia com força sobre a faixa dourada.

Sua mãe está sempre próxima, toda arrumadinha, para ajudá-lo.

#ficadica…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que estranho de Florença…
November 06, 2017
Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016

33 Comments

Seli
Reply 24 de November de 2012

Claro que tá valendo !
Adoro albuns de fotos encadernados.

Maria Amélia
Reply 24 de November de 2012

Folhear um álbum devagarinho,sentir a textura,o cheirinho ...amoooooo!!!

Bjsssssss

    consueloblog
    Reply 24 de November de 2012

    o cheirinho!!!! bjs c

Luisa Perestrello
Reply 24 de November de 2012

LINDO ainda bem que existem coisas que nao se perderam e enchem as nossas almas,

Cristina Bergamini styleinpietra.com
Reply 24 de November de 2012

Amo os papéis/cadernos/àlbuns, etc de Firenze! Tenho uma gaveta aqui em casa cheia de coisas lindas (q nao uso!) mas AMO olhar!

Ivo Viana
Reply 24 de November de 2012

Curioso... eu estava refletindo sobre isso essa semana. A Novidade X A Preservação

Uma das coisas que mais gostei quando vim morar em SP é que aqui ainda preservam algumas coisas, casas antigas, armarinhos; principalmente no Centro aonde moro.

Já em Fortaleza, minha cidade Natal, não se preserva nada. Prédios inteiros são remodelados, o restaurante gostosinho de Dezembro já não existe mais em Abril, nome de Avenidas mudam, Bairros novos se tornam o "Novo Centro"; tudo muda muito rápido. Não há um orgulho em ser tradicional, muito pelo contrário: se a moda é pintar a fachada de verde, a maioria dos prédios e casas ganham tons de verde e por aí vai...

Na Itália, eu já tomei um susto: em pleno ano 2009, Milão, teoricamente a cidade mais avant-garde daquele país me lembrou Fortaleza da minha infância. Todas as pessoas vão na Igreja dia de Domingo (inclusive jovens), o comércio inteiro fechava no Domingo, as ruas escuras, com pouca luz, pouca gente; mercadinhos, açougues, feiras de rua, botecos; tudo minúsculo se comparado com SP.

E indo mais além: a China! Por que lá sim, tudo muda em segundos. Parece até aqueles desenhos animados que avenidas largas vão sendo construídas instantaneamente, prédios gigantes brotando do solo como mágica. Viadutos, pontes, aeroportos ficam prontos num piscar de olhos.

E aí, vem a pergunta: tradição tem a ver com o que? É cafona se é antigo?

Eu sou completamente por fora de tecnologia. Acho chato, acho viciante.
Nesse momento, meu único celular está desligado. Nã gosto tanto de interagir pelo computador (Por sinal, vc me deu o Bolo, hein, sua danada. Foi embora e nem nos vemos...)
Gosto de escrever textos longos (um alguém já me disse que eu NUNCA daria certo de escrever para internet).
E gosto bastante de pôr a mão na massa: pegar, tocar, cheirar, sentir a textura.

Papel, eu acho incrível! Tem alguma coisa que substitua riscar, cortar, amassar, desenhar, pintar, rabiscar...

Graças a Deus que uma estudiosa da Bologna que veio essa semana dar uma palestra sobre o Luxo foi categórica: Na Moda, o Luxo tem que ser artesanal!

Tô salvo.

Bjs,

    consueloblog
    Reply 24 de November de 2012

    Como é interessante quando vc escreve!! As mudanças, ou não, de metrópolis, acredito tem a ver com a "idade" da cultura ao seu redor. Mais antigo é, mais respeito pela tradição. Se é jovem, quer mudança, desenvolvimento...um pouco como as pessoas...

    Papel e o traço é lindo, tão pessoal, mágico... Acho incrível que hoje, mesmo 20 anos depois, se uma amiga de infância me escreve, já sei de quem é a carta antes de abrir pela caligrafia...mas àquela do Roberto, quase não conheço...a minha mesmo está falha...Quase um crime isto!!

    Você como designer tem um relacionamento ainda mais íntimo com o papel e as ferramentas para transformar o branco em uma mensagem...

    Realmente o luxo tem q ser artesanal pela qualidade e pela raridade. Foi um pouco o assunto que tentei levantar com o artigo q coloquei no blog, Masstige...

    Volte sempre!
    bjs
    c
    PS Sorry pelo bolo...não foi por maldade...só falta de tempo. Mas o amor por ti ainda está no meu cuore!

      Ivo Viana
      Reply 25 de November de 2012

      Tá bom. Tá perdoada. :)

      Mas da próxima vez quero um encontro à noite pra eu poder ir.

      Viva o papel.
      Que dure por mais tempo.

      Bjs,

Ana Leite
Reply 24 de November de 2012

Oi! Consuelo

Mesmo com toda a tecnologia a nosso dispor eu ainda gosto de escrever e receber cartas e bilhetinhos. A letra e um lindo papel faz toda a diferença.
Sem dúvida eu acho que ainda é um lindo presente um álbum personalizado, eu gostaria de ganhar rsrs.

Beijos e abraço
Ana

    M.Manuela Rodrigues
    Reply 24 de November de 2012

    Sou sua fã,portuguesa do Porto,identifico-me com os seus gostos,adoro Itália aonde já fui n vezes,mas sempre gosto de voltar.Conheço essa casa que faz esses papeis lindos e entre outras coisas,comprei há muitos anos um carroussel que é uma caixa de música linda para uma neta.Tudo que escreve sobre Paris me interessa pois para mim,na Europa é a minha eleita.Abraço M.Manuela Rodrigues

      consueloblog
      Reply 24 de November de 2012

      Ola M.Manuela!! Q delícia um carroussel...ainda mais de papel...mágico! A neta deve ter adorado! bjs c

    consueloblog
    Reply 24 de November de 2012

    Concordo plenamente! Olhe só o q escrevi ao Ivo acima...bjs c

Clarissa
Reply 24 de November de 2012

Que loja maravilhosa. Vontade de olhar coisa por coisa, comprar um monte e usar com prazer. Uma maravilha prá quem gosta de escrever e desenhar.

Andrea - Curitiba
Reply 24 de November de 2012

Amo papeis de carta e afins. Tenho muita coisa em papael feita em arte fiorentina, adoro! Apesar da tecnologia, gosto muito de escrever cartoes e cartas em papeis lindos e envelopes ainda mais! E amo carimbos impressos em varias cores. Mando fazer meus proprios carimbos de tipos e modelos diferentes em N.Y.

Ana Beatriz
Reply 24 de November de 2012

Consuelo linda!! Eu fui nesta loja quando estive em Florença em julho e é tudo lindo mesmo, de muito bom gosto!!
Para quem gosta de papéis como eu (rsrs) é de enlouquecer!! Tem cartões de visita e para agradecimento, pequenos, dos mais lindos que já vi!! O Sr.Cozzi é muito simpatico e até me contou, batendo papo enquanto fazia meu embrulho, em off quando soube que era brasileira, que havia recebido uma proposta para vender seus produtos no Brasil! Quem sabe acontece....
De qualquer forma, essa é uma visita das mais prazerosas!
Abração.

Adélia Carla
Reply 25 de November de 2012

Ah, Consuelo, nada como um bilhetinho de" bom dia"junto com a bandeja de café , um "eu te amo " com um bombom em cima da cama, "o jantar foi incrível " , palavras escritas , que não se perdem jamais, para lermos e re-lermos sempre quando queremos lembrar de bons momentos.
Mais uma dica preciosa . Anotada para a próxima ida á Florença .

    consueloblog
    Reply 25 de November de 2012

    Q lindo! Imaginei cada cena! Obrigada! bjs c

Marly Papa
Reply 25 de November de 2012

Consuelo , eu sei que vou ficar enlouquecida nesta loja , eu particularmente adoro estes tipos de álbuns , mas p/ vc ficar por dentro se a meninada ainda curte isso , vou te dizer que aqui em S . P . ( sim ) , da trabalho , mas pelos filhos , p/ terem uma boa recordação elas fazem , tiro a prova pelas 2 mais velhas , aqui eles são carinhos , penso que aí tb, mas vale a pena !!! Me identifiquei super c/ o Ivo , adoro escrever , não sou mto chegada as modernidades , e adoro ficar c/ o meu celular desligado , e curto centros antigos e nao troco por nada ler o Jornal impresso , é um ritual p/ mim , tomar meu café da manhã , lendo as notícias do dia , acordo mais cedo , p/ curtir este momento !!!!

    consueloblog
    Reply 25 de November de 2012

    Obrigada!! Assim vou aprendendo... bjs c

Mateus Habib
Reply 25 de November de 2012

Acho muito válido! Esse é o movimento inverso das coisas...quando a tecnologia já está tão avançada, o boom e o cool são exatamente o vintage, o antigo. Vide a moda, a decoração...acho um presentão um álbum artesanal desses!

Bjs

Dany Paiva
Reply 25 de November de 2012

Claro que esta valendo esse presente! Acho que album, e fotos impresso, nunca se perderá. A prova disso é o jornal! rs

Quando estive ai, eu comprei tanta coisas nessas papelarias, digo em uma ... q ficava ao lado d uma barbearia ... lembro que outro lado da rua nao tinha lojas era um muro (até parece com essa loja rs). Comprei aquelas "borrachas" p selar uma carta, com o "carimbo", adora essas antiguidades, papelarias ... eu pirei ai! Alem dessa, temais alguma que você indica?

bjs

Dany

    consueloblog
    Reply 26 de November de 2012

    Existe uma loja que estampa e vende papel e produtos que fazem com ele que se chama Il Papiro. Vc conhece?...
    Bjs
    C

      Dany Paiva
      Reply 1 de December de 2012

      Não conheço essa loja! Mas vou colocar na minha agenda ... amo tudo de papelaria!

      bjs
      Dany

Ritinha Medina
Reply 26 de November de 2012

Que tesouro de lojinha!!!
Lembrei-me de minha mãe q era quem encadernava os livros do meu pai.
Tenho até hoje guardada uma caixa com alguns dos seus instrumentos de trabalho.
Saudades...
Bjkas,

    consueloblog
    Reply 26 de November de 2012

    Reallyyy!!!???? Fantástica esta tua mãe!!
    bjs
    c

cezar
Reply 26 de November de 2012

adoro a ideia do álbum ! sempre faço 1 todo ano com fotos das viagens e passeios q faço no ano! Sou um pouco nostálgico! adoro um tempo frio , um chocolate quente e um álbum de fotos antigas para relembrar. bjs

    consueloblog
    Reply 26 de November de 2012

    Fique felizmente surpresa quanto à quantidade de pessoas que amam papel ainda! Lindo, não?!!
    bjs
    c

matteo matteucci
Reply 28 de November de 2012

Muito bom mesmo. Achei um máximo.

Mar
Reply 15 de March de 2013

Mais uma para conhecer quando voltar a Firenze!Sou louca por essas lojas e os papéis fiorentinos,adoro tb os lápis com as estampas marmorizadas. E eu conheço a Il Papiro,comprei os carimbos,a chancela e o lacre!!! Faz muito sucesso com as minhas clientes,quando eu personalizo as embalagens das jóias. :)
Amei o post,vou compartilhar!
Bjssssss

Ingrid Gurgel Cunha
Reply 26 de October de 2013

Eu e meu marido criamos a "tradição" de sempre comprar nossos álbuns no local em que estamos visitando. Tão logo retornamos, corremos para revelar as fotos e, de pronto, as nossas memórias ficam eternizadas. Agora na nossa primeira viagem à Itália, com certeza, iremos seguir a dica! Há três dias que estou encantada com o blog e o insta, horas e mais horas lendo os posts e vendo as fotos. Parabéns!

    consueloblog
    Reply 26 de October de 2013

    Amei o teu relato Ingrid!!! Agora me faz um favor, vem colocar as minhas fotos em ordem?... ;-) bjs c

Viviane Veloso
Reply 3 de February de 2017

Consuelo, seu Blog é incrivelmente delicioso de ler!
Morei em Florença por 2 anos (2008 e 2009). Tenho muitos amigos aí. Sempre que algum vem para Goiânia, encomendo mimos dessa loja para a minha sogra e minha mãe. Elas amam!... e eu também. Usamos esses cartões Fiorentinos, para acompanhar os presentes de casamento que damos aos noivos daqui.

    consueloblog
    Reply 3 de February de 2017

    Q bacana! É um ofício q arrisca não existir mais mas vamos torcer! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *