Descobrindo Roma por Kareen Terenzzo


Fontana di Trevi, Roma

Fontana di Trevi, Roma

Mais um capítulo da viagem de Kareen pela Itália…

____________________________________________________________

Simplesmente Roma, de Amor

Estava lá eu embaixo de um Sol de 30 graus e na adrenalina do sistema de ônibus italiano. Ao mesmo tempo que uma ressaquinha insistia em não me deixar, dúvidas caraminholavam na minha cabeça… Se eu tivesse recebido a informação exata “seu ônibus sairá daquele ponto azul às 11h00”, mas não, a única coisa que eu sabia é que era “por ali” que o ônibus ia chegar e partir para Roma.  Além disso, duas norte-americanas contavam comigo… Elas estavam tensas porque haviam perdido um ônibus que resolveu sair 10 minutos antes do horário programado… e elas não estavam lá nos 10 minutos antes.

Eu tinha resolvido ir de ônibus para Roma por dois motivos: o primeiro, porque bastava eu descer do elevador e atravessar a rua para pegar o ônibus – eu não precisaria ir até Florença e de lá pegar o trem – e o tempo de viagem era o mesmo; e em segundo lugar,  viajar de ônibus eliminava a parte estressante da viagem pra mim: o maledeto bagageiro do trem!

Enquanto isso, eu traçava um plano B caso eu perdesse o ônibus… ficaria mais um dia na Toscana? Por que não? Ou iria de ônibus para Florença e de lá pegaria um trem para Roma? Quando eu já estava relaxando e me entregando a ficar mais um dia em Siena, o ônibus chegou… para alegria e conforto das norte-americanas. Mais de Siena ficaria para próxima vez.

Demorei para escrever esse post, mais que o normal porque, confesso, quando cheguei em Roma, à primeira vista, senti a cidade parecida com a minha São Paulo. Só que diferente, claro. Muita gente. Muito barulho. Muitos turistas. Nenhum charme. Pensei, OK, respira você acabou de chegar.

Segui de táxi para o hotel e fui buscando sinais. Afinidades. Nada. O hotel, uma agradável hospedaria, a poucos passos da Piazza Navona (com o melhor sinal de internet que tive acesso na Itália) pertence a um simpático casal de italianos (italianos mesmo) beirando os 70 anos, talvez mais, que não cansavam de me dizer que Elizabeth Savalla já havia se hospedado lá… “eri una ragazza”!

Logo compreendi que estava localizada em lugar bastante turístico, mas para quem quer e gosta de explorar a cidade a pé, vale a pena se hospedar numa área mais central. Corri para a Piazza Navona… e então…?!! É muito difícil quando você está em estado de graça, como eu estava desde a Liguria, chegar em um lugar e achar que você errou o endereço.  Foi mais ou menos isso que senti quando olhei a Piazza Navona.

Um pouco da Piazza Navona

Um pouco da Piazza Navona

Entre deuses e bufões... Tem um espacinho pra eu tirar uma foto?!

Entre deuses e bufões… Tem um espacinho pra eu tirar uma foto?!

IMG_4694

Não me dei por vencida, fiquei alguns minutos lá e continuei caminhando, sem me preocupar onde eu iria chegar e cheguei no Pantheon… Que realmente é impressionante. Mas está em “meio ao caos”  – entre incansáveis flashes  e um blábláblá sem fim enlouquecendo o sistema de som que não cessava de repetir em seis idiomas, talvez mais, silencio, per favore.

A impressionante cúpula do Pantheon que serve como relógio natural

A impressionante cúpula do Pantheon que serve como relógio natural

IMG_4699

O Pantheon é um lugar sagrado. E é mesmo. Não só pela força arquitetônica, das suas colunas e da sua cúpula, que durante muito tempo foi a maior na Europa Ocidental, até Brunelleschi construir o Duomo de Florença, mas porque foi construído para ser um templo dedicado aos deuses romanos. Mais tarde, se tornou um templo cristão, mas logo depois, nas mãos de Adriano, um visionário, se tornou um templo ecumênico.

Além do meu diário, celular e máquina fotográfica, eu tinha também um livro como companheiro, o Férias Pagãs, de Tony Perrottet. O livro, muito divertido, trata de um estudo sobre a rota de férias (sim, o turismo) dos romanos, que segundo o autor, foram os primeiros turistas ocidentais ou os mais empolgados. Fascinado com sua própria pesquisa, o autor nos leva através da sua própria jornada em companhia da sua namorada, grávida, a conhecer a rota preferida dos romanos – de Roma a Alexandria (hoje Egito)! E paralelamente, segue nos relatando fatos históricos. Ou seja, tudo verdade.

Senti pela narrativa que ele não tinha assim… amado Roma. De fato ele fora bem crítico. Lembro até que cheguei a ter um pensamento, ainda que bem humorado, ai esse cara é muito ranzinza, e de repente, lá estava eu me identificando com ele e suas primeiras impressões sobre a cidade aberta. Me senti um pouco triste, perdida, irritada por ter deixado aquele cenário da Toscana… Até que a boa notícia chegou no whats app: alguns amigos que estavam em Siena, ficariam um dia em Roma e me convidavam para jantar. Era hora de colocar a noite de Roma à prova.

ferias pagãs

Depois de uma noite deliciosa, entre vinhos, pastas e risadas (e um garçom que fazia graça dizendo que meu italiano era perfeito), no dia seguinte, saímos a pé nos perdendo nas ruelas e vicolis até chegarmos a Piazza di Spagna! Onde comecei a entrar no clima de Roma e fui presenteada com mais um casamento para alegria dos meus registros de viagem. Os noivos até posaram para minha foto.

Nas ruas de Roma

Nas ruas de Roma

Step by step... Piazza di Spagna

Step by step… Piazza di Spagna

Mais um casamento! Eles posaram pra foto, mas eu preferi usar essa versão mais espontânea.

Mais um casamento! Eles posaram pra foto, mas eu preferi usar essa versão mais espontânea.

Seguimos passeando em direção à Roma Antiga e paramos para um drink em um lugar onde tínhamos uma vista perfeita do Coliseu. Levei alguns segundos para absorver isso… Estou em Roma, aquele é o Coliseu, e aqui tem muuuuita história. Estou diante de um ícone importante da história! Mas, diferente da Acrópole ou das ágoras em Athenas, para traçar uma comparação que considero compatível, eu não conseguia me impressionar ou me emocionar com o Coloseo.  Talvez por ter sido usado para fins violentos. Talvez eu seja muito sentimental.  Talvez eu estivesse na TPM. Seja lá o que fosse, eu me perguntava por que eu não consigo encontrar aquela “graça”, aquele rompante de paixão por Roma?! Minha irmã, uma das minhas melhores amigas, os turistas, todos aqui amam Roma! Tanta gente ama Roma. Woody Allen ama Roma!

Um Spritz, per favore!

Um Spritz, per favore!

Quem inventou as colunas? Só podem ter sido os romanos...

Quem inventou as colunas? Só podem ter sido os romanos…

É ele, o Coloseo!!

É ele, o Coloseo!!

Fiquei me perguntando, aonde foi mesmo que isso começou? Será que a aura de La Dolce Vita, de Fellini, persiste até hoje? Ou será por conta de toda história de conquista do império romano? Sim, porque ao caminhar pela cidade você praticamente tropeça na história, leia-se, nos sítios arqueológicos, e diga-se de passagem, um em cada esquina. Aí você entende… e provavelmente o seu pensamento será “Oh meu Deus, é tudo verdade! Aconteceu mesmo”.

Posso dizer que tropecei mesmo... Peguei minha máquina e na hora de tirar esta foto, deixei cair a bateria... Mas consegui recuperá-la, mediante o "mico" de pedir para a equipe que trabalhava na escavação

Posso dizer que tropecei mesmo… Peguei minha máquina e na hora de tirar esta foto, deixei cair a bateria… Mas consegui recuperá-la, mediante o “mico” de pedir para a equipe que trabalhava na escavação

Eu precisava de mais tempo. Ainda estava no clima da Toscana, das paisagens bucólicas… E estava muito quente. A mudança de tempo foi brutal, como foi a minha própria mudança de espaço.

Já tinha feito um reconhecimento  prévio de Roma passando pela Piazza Navona, pelo Pantheon, pela Piazza di Spagna, e tinha uma panorâmica do complexo do Coloseo. Tomamos a direção ao rio Tibre. Ficar perto da água com certeza me faria bem. Caminhamos pela sua margem até os descolados bairros de Trastevere e Campo de Fiori. Entre lojinhas, cafés, restaurantes, igrejas escondidas, crianças comemorando a chegada das férias, pessoas conversando nas praças e um italiano e outro fazendo graça, Roma começava a se descortinar para mim.

Pelo Tibre...

Pelo Tibre…

DSC02877

Castel Sant'Angelo

Castel Sant’Angelo

"Must be talking to an angel..."

“Must be talking to an angel…”

Já disse que sou louca por estátuas? E fiquei louca por essas, na ponte para o Castel Sant'Angelo

Já disse que sou louca por estátuas? E fiquei louca por essas, na ponte para o Castel Sant’Angelo

O céu é aqui

O céu é aqui

Minha foto preferida dessa sequencia

Minha foto preferida dessa sequencia

Refúgio de um dia quente: o Tibre e árvores

Refúgio de um dia quente: o Tibre e árvores

As férias chegaram, em Campo de Fiori

As férias chegaram, em Campo de Fiori

 

Nem a igreja foi poupada... As férias chegaram!

Nem a igreja foi poupada… As férias chegaram!

Pombas??!! Quem manda aqui são as gaivotas

Pombas??!! Quem manda aqui são as gaivotas

Bougainvillea, em Trastevere

Bougainvillea, em Trastevere

Mas como gosto (muito) de história, não poderia, estando em Roma, deixar de conhecer os principais pontos turísticos; turísticos sim, mas cheios de conhecimento da humanidade. E no dia seguinte, fui de coração aberto. A visita ao Coliseu e ao Forum Romano, foi salva pela visita ao Monte Palatino. Precisei de muita coragem para escrever isso, mas as/os apaixonados por Roma, me perdoem, não achei a menor graça no Coliseu. Sim ele é incrível como arquitetura, como monumento. Mas não fui tocada pelo seu poder imperialista. Fiz algumas fotos, observei as pessoas realmente impressionadas, provavelmente tentando os leões e gladiadores, até as invejei um pouco, e ponto. Rapidamente corri de lá.

Travando minha própria batalha no Coliseu

Travando minha própria batalha no Coliseu

DSC02950

Gladiadores!

Gladiadores!

 

Praticamente um quadro

Praticamente um quadro

Eu estava bem equipada pra fazer meu passeio, uma sombrinha (romano/chinesa que comprei de um argelino), uma garrafa de água, que eu podia abastecer nas bicas que a cidade oferece (e pode confiar, a água é boa), um pacotinho de frutas secas e um saquinho de cerejas… Mas o fato de não ter nada, nenhum suporte, como uma loja, um café, monitores de apoio ao turismo me incomodou bastante. Me sentei embaixo de uma árvore (que é uma raridade na cidade) e fiz meu break antes de seguir adiante naquele dia escaldante para ver aquela parte da Ancient Roma, o Palatino, que é lindíssimo, com jardins e árvores diferentes; tudo muito… romano!!

Vamos conhecer o Palatino

Vamos conhecer o Palatino

Um museu a céu aberto

Um museu a céu aberto

DSC02989

Meditadores romanos?

Meditadores romanos?

IMG_4762 IMG_4764

Eu me apaixonei por esta instalação! Não conseguia parar de fotografar, e infelizmente, esqueci de fotografar a ficha técnica, mas lembro que a artista é de Nápoles

IMG_4961

 

As árvores romanas...

As árvores romanas…

Os segredos do Palatino

Os segredos do Palatino

Apesar de estar a poucos passos do Coliseu, o Palatino parece, ou parecia, não fazer parte do complexo. Talvez por isso gostei tanto. Enquanto as pessoas disputavam um espaço no Coliseu, ele estava lá, tranquilo, sereno, com instalações de arte moderna que mereciam ser contempladas em total silêncio, sem pressa. Nem a sensação de caminhar pelo Forum Romano, de tantas histórias e onde Julio Cesar foi assassinado, superou a sensação da minha visita ao Palatino.

"Selfie" com minha sombrinha romano/chinesa

“Selfie” com minha sombrinha romano/chinesa

Beleza roubada

Beleza roubada

Gaivotas... em toda parte

Gaivotas… em toda parte

Roma antiga e sua grandiosidade, e o Forum Romano

Roma antiga e sua grandiosidade, e o Forum Romano

Ave Cesar!

Ave Cesar!

As escavações não terminam... Roma descobre Roma todos os dias

As escavações não terminam… Roma descobre Roma todos os dias

Reservei  um dia todo para o Vaticano. Assim como o complexo do Coliseu, não bookei antes e tive que enfrentar “uma filinha” não sem antes ser abordada por cambistas com a promessa de me passar na frente desde que eu pagasse alguns euros a mais. Não me rendi e aguardei 40 minutos pacientemente na fila, à sombra dos muros gigantes que protegem o Estado mais rico da Itália, se não do mundo.

Logo na entrada você avista esse globo. A "brincadeira" é fotografar o reflexo do próprio Vaticano

Logo na entrada você avista esse globo. A “brincadeira” é fotografar o reflexo do próprio Vaticano

O Vaticano por ele mesmo

O Vaticano por ele mesmo

O museu do Vaticano é uma aula de beleza estética e organização. É tudo impecável. E sim, a Capela Sistina é impressionante mesmo, emocionante, e estar lá, onde o silêncio é respeitado e as fotos proibidas,  realmente é uma experiência transcendental.  Ou ao menos, foi pra mim.

Tesouros bem guardados

Tesouros bem guardados

Oh meu Deus, será que o céu é assim?

Oh meu Deus, será que o céu é assim?

Em terras papais

Em terras papais

Mosaicos impressionantes

Mosaicos impressionantes

Amém!

Amém!

A clássica da escada, que é linda mesmo

A clássica da escada, que é linda mesmo

Grandiosidade

Grandiosidade

 

Grandiosidade II

Grandiosidade II

IMG_4818 IMG_4819

A Basílica de San Pedro é um rompante de emoção... Que luz era essa?!

A Basílica de San Pedro é um rompante de emoção… Que luz era essa?!

Eu, de volta aos anjos

Eu, de volta aos anjos

Lembro que estava resistente em passar uma manhã ou uma tarde no Vaticano, mas valeu cada euro, cada passo dado pra chegar lá. Por isso venci a preguiça e o cansaço e depois de um gelato na tradicional e indicada gelateria Old England, segui até a Basílica de São Pedro, onde, independente da fé, provavelmente você terá aquele rompante de emoção; eu tive, e quando percebi, me emocionei porque estava finalmente emocionada…

Depois, era desfrutar da noite em Trastevere ou Campo de Fiori.

Quase por-do-sol

Quase por-do-sol

Me too! Em Trastevere

Me too! Em Trastevere

A beleza dessa árvore me custou um tiramisu. Só queria ficar lá olhando pra ela

A beleza dessa árvore me custou um tiramisu. Só queria ficar lá olhando pra ela

Italian style

Italian style

Água!!!!

Água!!!!

Pra que pintar a parede se você tem uma bougainvillea como essa?

Pra que pintar a parede se você tem uma bougainvillea como essa?

Uma tarde resolvi enfim conhecer a Fontana di Trevi. Vinha adiando minha ida até ela porque receava pela minha reação. E a Fontana di Trevi pra mim, era o ícone maior de Roma. Eu mal conseguia me aproximar para jogar minha moedinha ou fazer a fotinho clássica, “eu aqui, na Fontana di Trevi”. O cenário não era nada parecido com a famosa cena de Anita Ekberg na fonte observada por Marcello Mastroianni. Mas me arrisco a dizer que aquele cenário, em junho deste ano, daria uma boa cena “Felliniana” quando em meio a multidão surge um casal, que acabara de se casar, em busca de um lugar ao Sol na Fontana mais concorrida do mundo para selar aquele momento.

Símbolo de fé e esperança. Fontana di Trevi lotada. Todo mundo fazendo seu desejo

Símbolo de fé e esperança. Fontana di Trevi lotada. Todo mundo fazendo seu desejo

Então os noivos chegaram...

Então os noivos chegaram…

IMG_4862

Eu ainda me sentia confusa e sufocada, às vezes indiferente, mas resolvi dar uma chance (a mim ou a Roma?) e estendi minha estadia em mais três dias. Cheguei a desconfiar que estava sofrendo da tal síndrome de Stendhal (que eu não sabia da existência até ser mencionada no livro que eu estava lendo)… Conhecida também como síndrome da sobredose de beleza, “é decorrente do excesso de exposição do indivíduo a obras de arte, especialmente as obras do renascimento italiano (!!!), sobretudo em espaços fechados… pode causar alucinações, confusão mental, vertigem, taquicardia, entre outros sintomas”(!). Fechei o Google e levei adiante minha decisão.

Mudei de hotel, e deixei de ir em vários lugares interessantes, ou pontos turísticos para me perder entre as ruelas de Roma e passar um fim semana sem programação, sem planejamento, sem buscar conhecimento, história, ou qualquer outra coisa. Acordava e saia para andar. Fui na lavanderia, fui a feira, comi pizza na hora do almoço, visitei uma livraria linda em um museu de arte contemporânea (totalmente vazio). Já que estava na Itália, experimentei: almocei na hora do almoço e depois fui tirar minha sesta. É uma delícia. Parei nas lojinhas interessantes, fui ver o pôr-do-sol na Piazza di Spagna, sentei embaixo das árvores a beira do Tibre para escrever algumas páginas do meu diário… Na volta das minhas andanças, por uma questão prática, para não errar o caminho, mas no fundo,  mais romântica que prática, passava pela Fontana di Trevi. Durante três dias fiz isso e era como se a Fontana, já fizesse parte da minha vida.

Um fim de tarde na Piazza di Spagna

Um fim de tarde na Piazza di Spagna

Skyline da Piazza di Spagna

Skyline da Piazza di Spagna

Piazza di Spagna pelos meus óculos

Piazza di Spagna pelos meus óculos

Abobrinhas em flor

Abobrinhas em flor

Romã e suco de romã

Romã e suco de romã

Entre sabores e cores

Entre sabores e cores

Castanhas

Castanhas

Não ouse chamar de macarrão. Pasta per favore!

Não ouse chamar de macarrão. Pasta per favore!

Arquitetura

Arquitetura

O Tibre!

O Tibre!

Enquanto divagava comigo mesma sobre Roma, lembrei de um jantar em São Paulo, com duas amigas, alguns dias antes de embarcar. O motivo era minha viagem e a nova etapa da minha vida. Falávamos sobre meus planos. Na verdade elas falavam. Meu plano era ter menos planos. As pré-viagens me deixam nervosa. Receio pelas expectativas. Prefiro não tê-las.  Ouvia as ideias delas sobre o que eu deveria ou poderia fazer, ficar ou não ficar, já combinavam até quando iriam me visitar em Roma. Eu, ouvia, mexia minha taça de Shiraz olhando para o nada, até que minha amiga, Ciça, comentou: “Roma é amor né?! Se você ler ao contrário… Amor Roma…Roma Amor”.

ROMA

AMOR

 

A R

MO

O M

R A

 

Saí daquele torpor e comecei a lembrar das minhas referências de Roma, começando pelo cinema, minha paixão… o clássico A Princesa e o Plebeu, o açucarado Comer Rezar Amar, os cult movies Diário de Bordo e Cidade Aberta, o caricata Para Roma com Amor, e claro, La Dolce Vita (vai lá no meu blog que tem mais vacationanimae.blogspot.com.br)

Era isso. Roma é Roma. A história do império romano e de conquistas. Grandiosa. Confusa. Agitada. Romântica. Divertida. Rica. Poderosa. Linda. Lotada. Do amor. Bastou lembrar dos meus filmes preferidos para compreender Roma. Ela estava lá, a cidade aberta, aos meus olhos. Bastava eu querer vê-la e vivê-la simplesmente como… Roma.

Por isso, quando deixei Roma para seguir viagem para Costa Amalfitana me despedi emocionada: entendi que havia mais em Roma que Roma podia me mostrar naquele começo da alta temporada. E principalmente, que eu podia enxergar… Certamente, voltaria. Mas não sem antes me despedir da Fontana, jogar minha moedinha e fazer minha foto clássica, eu na Fontana di Trevi.

Eu, na Fontana di Trevi. Pedido feito.

Eu, na Fontana di Trevi. Pedido feito

YOU MIGHT ALSO LIKE

Dicas de Roma…
July 28, 2017
Passeando pelo bairro de Trastevere em Roma!…
July 26, 2017
Roma, Picasso e Chez Dédé através do olho de 3 ilustradores…
June 20, 2017
Visitando a Embaixada brasileira em homenagem a dois membros da família Portinari
April 24, 2017
Palazzo Farnese em Caprarola, um palácio de conto de fadas!
March 20, 2017
Roma dica de loja conceito lindíssima, Chez Dedé
February 16, 2016
Roma dica de restaurante!
February 15, 2016
Chez Dédé abre a sua concept store Roma
June 15, 2015
Vida de Clara Luz
February 08, 2015

55 Comments

Maria Araci
Reply 23 de December de 2013

Sem fôlego com as fotos!!!!! Volto depois pra ler o texto com calma!!!!!!

Ana Leite
Reply 23 de December de 2013

Oi! Kareen

Você só surpreende com suas histórias e fotos maravilhosas!
Parabéns!

Bjs e abraço
Ana
Obs: Bjs para você também Consuelo rsrsr.

    consueloblog
    Reply 23 de December de 2013

    bjssss!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Oi Ana, obrigada!!! Eu quem tenho que agradecer.
    Boas festas!
    Beijo, Kareen

ivani weffort
Reply 23 de December de 2013

Kareem que relato interessante. que céu azul maravilhoso. Matei as saudades de quando morei em Roma!!!! fotos belíssimas.... Roma vai aos poucos se entranhando nas pessoas e quando vamos embora ela nos faz lembrar dos bons momentos vividos.
PS.> lembrei de minha mãe ao ver as abobrinhas em flor... que saudades.....

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    :-)

      kareen terenzzo
      Reply 24 de December de 2013

      Oi Ivani, que bom que você gostou! Ainda mais tendo morado em Roma rssss
      Ahhhh que amor... sabe que as abobrinhas em flor são meu xodó?! Boas lembranças então :)
      Beijo grande e boas festas querida

Luciene Felix Lamy
Reply 23 de December de 2013

ROMA VICTOR!!! \o/
http://youtu.be/E0KMT1WvocY
PS: Post SENSACIONAL, Kareen: teremos alguns dias de calmaria para contemplar (e comentar!) cada m².

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Rsssss… Boa Lu, até eu preciso de mais tempo para contemplar
    Beijos beijos e ótimas festas!
    vou ver o video ;)

      Luciene Felix Lamy
      Reply 25 de December de 2013

      Amiga querida,

      Na calada de uma dessas madrugadas, consegui ler tudim!
      Agora precisaria de outra silenciosa madrugada para tecer meus comentários, mas como não sei se conseguirei, adianto: adoro seu jeitinho cativante de nos pegar pela mão e levar aqui e acolá.

      A Roma que conheço é a Roma de uma "fessôra" de Mitologia Greco-Romana e, assim como a Roma de um Historiador, Arquiteto ou Eclesiástico, por exemplo, é de uma extraordinária e inesquecível apoteose! \o/

      Mas reconheço que, afora a especificidade desse olhar, digamos que mais deslumbradamente paralisante por conta do lado "profissional", comungo de muitas das suas impressões, sobretudo quanto ao caos e os turistas, rsrs.

      Adoro seus textos e fotos!
      Aguardo ansiosa pela Costa Amalfitana! :)
      Mil beijos,
      lu.

Andrea - Curitiba
Reply 23 de December de 2013

Que delicias teus textos, sempre tao bem escritos, nos levando junto em tuas estorias.....Sabe que eu senti a mesma coisa em Atenas??? A principio, eu meio que forcei a barra em ¨amar¨ a tal cidade que todos falavam tanto....E isso la se vao mais de vinte anos, epoca sem terrorismo, sem grandes assaltos, sem crise....A gente tem eh que se deixar levar, sem pressa....Parabens pelo belo texto! Bjs......

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Rsssss... Boa Lu, até eu preciso de mais tempo para contemplar
    Beijos beijos e ótimas festas!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Oi Andrea, sim, eu acredito... A gente tem que se entregar mesmo e viver o lugar.
    Obrigada querida!
    Um beijo grande e boas festas

Natália Andressa Baffatto
Reply 23 de December de 2013

Ah, agora, sim, Roma, minha predileta!

Conheço bem esse bar em frente ao Coliseu, tomei um drink lá com minhas amigas e tive uma experiência meio louca/meio espiritual sentada ali e olhando para as sombras do Coliseu...

Quantas memórias... eu fiquei 30 dias em Roma, apenas Roma, e tive umas das experiências mais belas da minha vida. Mas me encantei já logo de cara. Sabe que o melhor momento pra conhecer a Fontana di Trevi é à noite? Me tocou de uma forma como poucas coisas me tocam.

Quando fui pra Positano, sentia falta de Roma. Quando fui pra Firenze, sentia falta de Roma. É, alguma coisa na cidade eterna eterniza meus passos.

Gostei. Compartilhe mais com nós.

Bacioni!

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Ainda há de vir a Costiera Amalfitana!!
    O que digo várias vezes aqui no blog é algo que ouvi dizer uma vez: "o importante é contemplar, não conhecer"... Malreaux. Ao invés de correr de uma cidade à outra, contemple uma, como vc fez ficando 30 dias em Roma!! Um privilégio, sem dúvida, mas o jeito certo de conhecer o italian way of life!
    bjs
    c

      virginia maia
      Reply 24 de December de 2013

      Aguardo,pois está nos nossos planos esse ano que está chegando!!!!!!bjs Kareem e Consuelo!!!!!!

      Natália Andressa Baffatto
      Reply 24 de December de 2013

      Assino embaixo dessa reflexão!

      Acho que meu sangue italiano me obriga (e que obrigação deliciosa...) a contemplar, não apenas conhecer. Tem coisa mais apaixonante que o italian way of life?

      Feliz Natal e Buone Feste, Consu!

      Baci baci

      DENISE LUNA
      Reply 24 de December de 2013

      Concordo com você em gênero e grau, Consuelo. Nunca consegui ficar 1 mês direto numa cidade mas deve ser uma experiência única. Um dia, ainda vou conseguir.
      Parabéns pelas fotos. Roma, realmente é um escândalo, principalmente a Fontana Di Trevi "that took my breath away"!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Oi Natalia, que legal! Deve ter sido uma experiência incrível mesmo. Eu ei de voltar ;)
    Sim, eu fui/passei pela Fontana à noite, quando voltava pra "casa" e acho que é meu lugar favorito em Roma.
    Mas preciso voltar e ficar mais, contemplar, como a Consuelo disse. O que em Roma, e acredito que outros lugares do mundo, pedem uma vida inteira.
    Beijo grande, boas festas pra você

virginia maia
Reply 23 de December de 2013

Kareen!! Kareen!!!!Que maravilha!!!!Eu senti em Londres...o que Andrea sentiu em Athenas!!!!!!Tive que ir outra vez para Londres para amar!!!!!!Quase sentistes isso em Roma,não é????São as espectativas que fazem a gente ter essa sensação!!!!!!Apesar de toda história,tinhas que sentir isso depois da Toscana !!!!!!Mas,como sempre disse:Italia é Itália!!!!Amo!!!!!Adorei tudo que falastes!!!!!Beijo enorme para ti e Consuelo!!!!!!

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Tem toda razão!!!! É o que sempre digo, as expectativas são o que nos tropeçam na vida! E a primeira delas são as fábulas!!! Pois o tal de "Felizes para sempre" dá um trabalhão!!!
    E realmente o contraste com a Toscana tranquila, que acredito naquele momento é o q Kareen mais precisava, foi um choque!
    Porém a grandiosidade de Roma impressiona, mas nem sempre seduz...
    bjs
    c

      virginia maia
      Reply 24 de December de 2013

      Assino em baixo!!!!!!bjs

      kareen terenzzo
      Reply 24 de December de 2013

      Rssss verdade Consuelo, bem colocado
      Aliás, tem um livrinho que eu amo, de um filósofo contemporâneo, que compartilho aqui com vocês (ele fala sobre as expectativas): "A felicidade, desesperadamente", de André Comte-Sponville.
      Livro de bolsa, cabeceira. Uma hora faço um post sobre o assunto.
      Bjs

        DENISE LUNA
        Reply 26 de December de 2013

        Karen, o psicanalista, carioca, Manoel Thomaz Carneiro, também fala dessa "felicidade frenética" que todo mundo "tem que sentir e demonstrar" , e o que está por trás de tudo isso. Vale a pena conferir o blog dele.
        Bjs cariocas

          kareen terenzzo
          27 de December de 2013

          Oi Denise, obrigada pela dica! Vou conferir. Em tempo... Quando é fim de ano aqui no Brasil, assim como no carnaval, sentimos isso na pele.
          Beijo

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Oi Virginia, pois é, fiquei um pouco frustrada, mas depois entendi que aquele era o meu olhar naquele momento. Se eu tivesse que fazer um filme, ele teria essa "pegada" de emoções que tentei passar pra vocês.
    Mas um dia eu volto e ponho a prova rssss
    Beijos, boas festas :)

Mia
Reply 23 de December de 2013

Kareen, querida.
Seus escritos, seus relatos e suas imagens estão juntos num pen drive, pois eles merecem ser guardados, sobretudo, relidos, uma, duas, várias vezes, ou sempre que o coração mandar.
Você foi um grande achado do Consueloblog.
Para você, um ano novo iluminado e repleto de realizações.

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Mia...agora fiquei com ciúmes ;-) bis c

      virginia maia
      Reply 24 de December de 2013

      Nem pense em ter ciúmes kkkk,pois tu que nos proporciona essa coisa maravilhosa que é o Salotto!!!!! bjs querida!!!!Um "baita" Natal com teus queridos e Costanza que já está ai!!!!!Linda demais com teus filhos!!!!!Muita Paz e amor!!!!!!

        kareen terenzzo
        Reply 24 de December de 2013

        exato!!!!
        até parece... você é a number 1 Consuelo!
        e graças a você estou aqui...
        não canso de dizer
        Bjs

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Obrigada Mia!
    Adorei adorei!
    Uma amiga sugeriu que eu compile e faça um livro... Comecei a gostar da ideia.
    Boas festas querida, beijo grande

      Alexandra
      Reply 26 de December de 2013

      Oba!! Temos dois novos livros a vista, então?....hummmm....seria demais!...um teu e outro da Consuelo.....dois olhares diferentes e encantadores.....eu queroooo!!!
      Beijão.

Maria Silvia P Orlovas
Reply 23 de December de 2013

Amiga Kareen,

Linda viagem, amei as fotos.

beijos e sucesso.

MS

Maria Vilma
Reply 23 de December de 2013

Querida kareen,
Tenho seguido viagem na garupa dos seus textos, por suas andanças pela Itália.
Entendo as suas impressões sobre Roma, mas não foram as minhas... Eu Amei!!!
Acho que foi pela beleza do seu relato e das lindas fotos, pois fiquei deslumbrantemente encantada por Roma! Realmente, um AmoR de cidade!
Obrigada, Querida!
MaVi

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Vc conhece RomA?... bjs c

      Maria Vilma
      Reply 24 de December de 2013

      Não pessoalmente, mas por tudo que eu conheço de fotos e relatos, vc mesma já nos mostrou algumas coisas... o vídeo que
      a Lu disponibilizou acima... Impressionantes!!!
      Eu entendi o sentimento da Kareen em relação a alguns monumentos... baseados em acontecimentos do passado... É muito forte mesmo... mas até isso me deixaria impressionada!
      Amei RomA, inclusive, pelo relato verdadeiro dela.
      Bjs!

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Oi Maria Vilma, sim, eu acredito, porque no fundo, existe esse "contraste". Roma é grandiosa. Imponente. "Majestosa". E talvez por isso mesmo eu tenha ficado meio perdida rssss.
    A cidade é linda e ainda não achei as palavras para descrevê-la como gostaria. Talvez eu tenha que pegar os filmes que assisti (vou publicar no meu blog na 5a feira) e fazer um recorte, um patchwork sabe, com meu olhar final rssss.
    Beijo grande, obrigada pelo carinho e boas festas!

Maria Cecília
Reply 23 de December de 2013

Sigo, espero, sou paciente.
De vez em quando temos Kareen novamente.
Obrigada Consuelo, por esse presente.

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Lindo tudo, foto e texto, n é mesmo?... bis c

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Obrigada Maria Cecília ;)
    Beijo grande, boas festas

Maria Araci
Reply 23 de December de 2013

Kareen: como é interessante estes sentimentos que nos invadem ao conhecer um lugar!!! A primeira vez que fui a Roma, com meu marido e uns amigos, há muito tempo, me apaixonei perdidamente!!! Ficamos em um hotel perto da Piazza Navona e todos os dias quando chegavamos à ela, era um deslumbramento!!! Ficavamos por ali admirando as fontes e as estatuas e o colorido de terracota dos prédios ao redor da praça, como se estivessemos em um teatro!!! Em uma outra vez que fomos,parece que eu havia me enganado de cidade, tudo me parecia diferente! Quero crer que as hordas de turistas estragam um pouco ou muito a percepção que a gente poderia ter dos lugares. Mas... tuas fotos me lembraram a primeira Roma que conheci, e me apaixonei por ela novamente!!!! Obrigada e continuo viajando contigo!

    consueloblog
    Reply 24 de December de 2013

    Muito bem escrito querida MA!! bis c

    kareen terenzzo
    Reply 24 de December de 2013

    Obrigada!!!! Adorei seu depoimento.
    É fato o que você comentou sobre o turismo, e por isso tenho tentado cada vez mais viajar na contramão... apesar de também ser uma turista rssss.
    Que bom que gostou das fotos. Isso é interessante, porque foi o post com maior número de fotos até agora (certo Consu?). E isso depois me chamou atenção porque mesmo estando, vamos dizer, "lost in translation", eu fotografei muito... Às vezes não há palavras mesmo, só o sentimento e emoção do olhar explicam
    Beijo grande e boas festas ;)

Ritinha Medina
Reply 26 de December de 2013

Kareen, Kareen...
Seu texto é de emocionar!!! Suas fotos tiram o fôlego!!!
(Só falta nos mostrar q canta, dança, pinta e borda tb?!)
E como é lindo perceber q ao se perder pelas ruelas e esquinas dessa sua jornada, vc se acha/encontra mantendo-se fiel à bússola do seu coração...
Bjkas,

    kareen terenzzo
    Reply 27 de December de 2013

    Oi Ritinha, obrigada!!! Ahhhh mas não bordo não rsss, até quero aprender a costurar e fazer tricô.
    Sim, esse é o sentido da minha escrita... contar e compartilhar aquilo que existe de humano na minha/na nossa jornada - a fragilidade, que acaba sendo pouco exposta, e uma constante busca pelo auto-conhecimento; na maioria das vezes, vista com humor (rir de sim mesma é o melhor remédio).
    Se for pra contar só o que dá certo, não seria espontânea comigo mesma
    Um beijo grande e um feliz 2014

Alexandra
Reply 26 de December de 2013

Kareen querida, só hoje consegui o tempo e a tranquilidade necessários para "degustar" estas belezuras de fotos e sentimentos......e olha, que maravilha!!!
Você é muito especial, menina....e veio ao lugar certo, pois a moça que tem aqueles olhos lindos (ali em cima) é especialíssima também.... Tudo lindo, tudo apaixonante e um presente precioso.
Amei!
Beijos muitos....

    kareen terenzzo
    Reply 27 de December de 2013

    Oi Alexandra, você é uma querida!
    Obrigada pelas suas palavras - dóceis e de apoio!
    Um beijo grande e feliz 2014 ;)

Claudia - Curitiba
Reply 26 de December de 2013

Kareen! Lindas as fotos e o texto. Qdo fui a Roma também acho que tinha expectativas muito altas e confesso que a princípio fiquei meio que confusa. Meu irmão me disse antes da minha viagem: vc vai gostar de Roma e Veneza! Então cheguei a Roma e me perguntava...ué...mas meu olhar foi mudando a medida que caminhava pelas ruas, qdo me deparei com o Pantheon e dentro dele fui me rendendo e derretendo! Vaticano? Nunca pensei que ia gostar tanto de ficar lá metade do dia andando por todo aquele complexo...resumo: de Roma fomos para a Toscana e voltamos a Roma para esticar mais 4 dias com calma...foi uma delícia! E volto com certeza!

    kareen terenzzo
    Reply 27 de December de 2013

    Oi Claudia, acontece né? É que a maioria das pessoas não fala rsssss... Eu tinha muita expectativa mesmo. E estiquei a viagem e fiquei 8 dias, mas não sei, acho que Roma estava muito cheia... E embora seja uma pessoa urbana, depois da Toscana, estava num outro momento.
    De todo jeito, posso dizer sobre Roma Veni, vidi, vici! Rsssss...
    Bjs e bom 2014!
    Obrigada pela sua presença constante

Pricila Marchese
Reply 27 de December de 2013

Kaaaa minha querida, mais um capitulo delicioso, sensível, sincero e bem humorado. Não nos abandone em 2014 per favore, amore mio!!! :))))

Martha Cotta
Reply 31 de December de 2013

Querida , amo Roma , já fui 8 vezes . Adoro andar descobrindo tantas maravilhas . Voce fez belíssimas fotos . Parabéns . Feliz Ano Novo . PS por favor qual hotel ficou ? Já fiquei em Hoteis e B&B em Roma e gosto de variar para conhecer outros locais .

Pitágoras Ozores Cunico
Reply 4 de May de 2017

boa tarde.
Adorei as fotos.
Estou escrevendo um livro de culinária (faz um bom tempo) e fiquei deslumbrado pela foto da Flor da Abobrinha.
Vou usá-la ! Não se incomoda, não?
Pitágoras Cunico , Santos/SP

    consueloblog
    Reply 4 de May de 2017

    VC precisa pedir autorização à Kareen. Vou te colocar em contato. grata c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *