Canções italianas que mais gosto, ontem e hoje!!


canções italianas

Olá!!!  Me pediram para fazer um Jam Session com minhas canções italianas favoritas.  Achei uma ótima idéia!  Especialmente hoje que é feriado!

Vou colocar só uma canção de cada artista para não ficar muito longo o post.  Porém, vale a pena explorar no YouTube mais obras daqueles que vocês mais gostarem.

Então aqui vai!

Lembro quando uma manhã cheguei no escritório onde trabalhei os primeiros anos da minha vida italiana e disse “Descobri um cantor italiano fantástico ontem!!”  Ao qual todos responderam: “Qual?!” , “Batisti!”  Eles choraram de rir!!  Por que?  Ele é um dos maiores artistas da Itália!  Suas músicas, que ele compõem e canta, são cults aqui!   Daí o absurdo que eu não o conhecesse ainda!… Ele foi enorme nos anos 60 e 70, mas até hoje é adorado, inclusive pelos meus filhos!  Aqui está a sua Mi Retorna in Mente.

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Mina, uma das grandes cantoras da era moderna, iluminou a cena italiana por décadas.  Seu delineador forte é seu trademark.  Tem 77 anos e a vemos pouco ela hoje, mas o jeito que ela põe a alma em todas as suas canções, é fantástico.  Se não bastasse, ela tem um alcance vocal de 3 oitavas!  Acho ela fabulosa.  Aqui vai a sua grandíssima Grande, Grande, Grande de Alberto Testa and Tony Renis com as letras!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Claudio Baglioni, além de ser um gato, segura uma nota como poucos!  Seu repertório de canções é deslumbrante.  Escutem só esta, Amore Bello

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Quando conheci o pai dos meus filhos em Nova Iorque, nas suas idas e vindas da Itália, pedi para que ele trouxesse o disco (oops, sim, de vinyl, era a época) de música italiana mais bacana do momento.  Ele me voltou com Zucchero.  Nossa!!!  Era fantástico!  Aquela voz rouca forte!!  Fantástica!  Aqui Senza Una Donna

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Rafaela Carrá é um mito, não tanto porque canta bem, mas por ter marcado uma geração.  As décadas passaram e ela sempre dançou com garra, sobre saltos, sem perder a linha e nem sua franja super loura!  Ela também foi uma apresentadora importante da cultura moderna italiana. Acho ela uma heroína!  Olhem só ela na sua famosíssima Tanti Auguri, dança repete há décadas, onde desce, sobe e se joga com quase 60 anos!  Se eu fizesse isso ficava lá embaixo e nunca mais me veriam!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Pino Danieli é sem dúvida o meu favorito absoluto!!  Este napolitano que cantava tanto em dialeto quanto italiano, conquistou meu coração desde o início.  Ele já se foi, de repente, mas estará comigo para sempre!!  Escutem o seu Quando.  (Por favor explorem mais este artista fabuloso!)

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Como é o meu favorito, tenho que colocar mais uma canção… Se Tu Fosse Qui

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Jovanotti é Toscano, tem um lisp (a tradução diz ciciar, diz mal a esse) e suas canções são lindas… românticas, sempre uma poesia.  Ele tem 50 anos e suas músicas são do período que eu já morava na Itália.   Uma das minhas favoritas que sempre me comove é a declaração de amor Per Te!!!! <3

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Alex Britti outro gatinho e feríssima na guitarra, considerado um dos grandes guitarristas da nossa época tem 48 anos.   Está também entre os meus favoritos.  Alex ficou famoso em 98 com Solo Una Volta e ganhou os jovens de Sanremo em 99 com Oggi Sono Io.  Ah, vale explicar.  Sanremo é o festival de música italiana, parecido com o nosso brasileiro que existiu de 65 a 85!!   Começou em 1951 e acontece todos os anos em Fevereiro na cidade de Sanremo.  Aqui também vou colocar duas canções, pois vale a pena!

Solo Una Volta

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Oggi Sono Io

Se não abrir, por favor clique AQUI.

AHHH!!!! Olhem o que encontreiiiii!! Mina que canta Britti!!  Assim dá para entender como a Mina é grande e Alex é um ótimo compositor!!  Veja como ela transforma esta linda canção e a faz sua!   Para mim, isto é uma das qualidades de uma grande interprete.  Vejo Mina um pouco como a nossa Elis Regina!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Giorgia é dona de uma voz excepcional!  Nem sempre concordo com a escolha do seu repertório.  Acho que não leva ao máximo a sua voz e personalidade… Mas a canção com a qual ganhou fama em 1994, a 23 anos sempre no festival de Sanremo, vale a menção!  Era E Poi e ficou em 7 lugar.   Naquele ano ganhou Bocelli (foi quando ficou famoso também) que a mencionou no discurso da vitória.  Mas a minha favorita é Come Saprei com a qual ela ganhou 1 lugar em 95.

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Malika Ayane já é da geração de meus filhos.  Me apaixonei por ela em Sanremo de 2010 com esta linda canção Ricomincio da Qui, uma mensagem forte de esperança onde diz que recomeça daqui sem olhar pra trás!  Explorem o seu repertório que é lindíssimo!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Escutem também La Prima Cosa Bella

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Arisa é sui generis.  Mulher inteligente de muito estilo com uma voz excepcional.  Parece que encontrou um lugar onde se sente melhor consigo mesmo nos últimos anos… no caminho nos deu ótimas canções!

Se não abrir, por favor clique AQUI.

Foi muito, muito divertido descobrir e viver esta parte importante da cultura italiana!  Qual foi a tua favorita?  E se você tem outros a adicionar, coloque abaixo nos comentários!  Assim este post vira uma referência!

Ah!!  E queria dizer que se vocês usam Spotify, eu tenho uma playlist lá com várias das minhas canções favoritas.  É bem eclética!  Se chama: Consuelo Blocker  Rssss!


Em tempo:

E hoje a noite tem Met Gala!!  É em homenagem à abertura da retrospectiva de Rei Kawakubo da Comme des Garçons.  Promete ser fantástica!  E estou louca para ver como estarão vestidos os convidados.  O tema da exposição deve inspirar o traje deles.  As pessoas mais elegantes do mundo estarão lá!  Cobrirei tudo no meu Insta Stories amanhã de manhã!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Jam Session! Música para o feriado!
September 08, 2016
Dançando!!! Novo super grupo Sofi Tukker com o hit Drinkee!!
January 21, 2016
Nova safra de músicos brasileiros!! <3
December 07, 2015
Jam Session…
March 29, 2015
Jam Session- as minhas paixões do momento!!
November 02, 2014
Jam Session!!
August 31, 2014
Domingo é dia de Jam Session!
March 16, 2014
Jam session de fim de ano!! Música para o ano novo!
December 31, 2013
Jam Session: Minhas canções favoritas do momento, Blog da Erika Okazaki
October 13, 2013

46 Comments

Lucia
Reply 1 de May de 2017

Muito interessante suas referências musicais. Bom sentir que a música italiana continua romântica,melodiosa e suavemente rítmica onde prepondera a voz e a interpretação do cantor.Podemos rodar pelas estradas italianas ouvindo qualquer uma delas e a felicidade emanará naturalmente pelas características nacionalistas da música italiana que não se perderam ateavés dos tempos.

    consueloblog
    Reply 1 de May de 2017

    Sim, são bem típicas! Às vezes gritam demasiadamente, mas coloquei as que gosto! bjs c

Karoline Fernandes
Reply 1 de May de 2017

Gostei de todas... Vou baixar umas e fazer gravação de bateria.... Italianos sabem fazer uma música.... Adoreiiii!!!

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Rssss! Q legal! Sim, não são como os brasileiros, mas tem o seu charme! bj c

Elvira Russo de Paula
Reply 1 de May de 2017

Fiquei muito contente em saber que você aprecia Pino Daniele. Sempre adorei suas músicas, principalmente quando canta em napolitano, dialeto parecido com o dos meus pais que são de Sulmona (Abbruzzi). Aprecio também cantoras como Giusy Ferreri (Satate) e Chiara Civello.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Oba! Já começaram as outras sugestões! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 1 de May de 2017

Eiii??? Dov´è Eros Ramazzoti???? haha....Otima selecao! Bjsss

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Rssss! Vou te contar um segredo... não gosto das músicas dele... apesar do sucesso... Mas ele parece ser um cara legal! bjs c

Marina
Reply 1 de May de 2017

Consuelo, na minha infância ouvi muita música italiana e brasileira e acho que muito pela influência da música dessa época, o meu pai, quis que eu me chamasse Marina.
Concordo consigo, a Mina está mesmo na categoria de Diva com uma presença e uma voz grande, grande e com aquele look bem anos 70! Adoro!!
Descobri recentemente a Chiara Civello, que também fala português e viveu no Brasil.
https://youtu.be/TLGEQM1JnB8
Bjs

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Ah Ela é ótima!! Que lindo teu pai te chamar de Marina!
    bjs c

Luciana Rodrigues
Reply 1 de May de 2017

Alex Britti é filho de um açougueiro do meu antigo bairro, e logo que começou a ficar famoso, todos os convidavam para qualquer evento, desde a inauguração da pizzaria à sorveteria (uma ainda tinha uma foto dele com autógrafo há um tempo atrás). Particularmente gosto muito da voz do Tiziano Ferro.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    JURA!!!??!!! q máximo! E vc já viu o Britti?
    bjs
    c
    PS Q lindo teu marido!

Luciana Rodrigues
Reply 1 de May de 2017

Esqueci de dizer que... quando cheguei na Itália, fui a uma festinha e tocaram uma música do Battisti. Fiquei apaixonada e memorizei algumas palavras do refrão. Uma das frases é o moto de vida do meu marido: Lo scopriremo solo vivendo.

Dores Perim
Reply 1 de May de 2017

Consuelo
Eu incluiria nesta lista a Ornella Vanoni. Grande cantora italiana. Belíssima voz. Muito recurso vocal. Ela chegou a gravar com Toquinho e Vinicius na década de 70. Vale a pena conhecê-la. Hoje deve estar com 80 anos.
Bjs

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    AHH!! Vanoni um gigante da música mundial q adora o Brasil! Conheço e já vi no teatro. Ainda é ótima! (pena só as muitas plásticas...)
    bjs
    c

Marina
Reply 1 de May de 2017

Adorei a seleção! Mina e Claudio foram meus preferidos.
Obrigada por apresentar esses artistas que eu ainda não conhecia. Bj.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Divertido, né? bjs c

Roribeiroart
Reply 1 de May de 2017

Vou colar em você no Spotify. Obrigada por compartilhar as músicas. Conheço muito pouco de música italiana na verdade conheço mais os filmes italianos com atores e atrizes maravilhosos.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Rsss! Depois me fale se gostou! bjs c

Isabela
Reply 1 de May de 2017

Il italiano vero? Eu amo muito! Beijos

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Legal! bjs c

LÚCIA BRASIL
Reply 1 de May de 2017

CONSUELO, CHEGANDO DE VIAGEM(ESTAVA NUMA SERRA LINDÍSSIMA) FUI CORRENDO ABRIR SEU BLOG E QUAL NÃO FOI MINHA SURPRESA EM VÊ QUE VOCÊ ATENDEU MINHA SUGESTÃO: FIQUEI LOUCA MENINA! AMEI SUA SELEÇÃO DE MÚSICAS. CONFESSO: FOI MUITA SURPRESA! UMA ATRÁS DA OUTRA. OUVIR TODA SUA SELEÇÃO E FIQUEI MARAVILHADA!!!!!!GRATIDÃO, GRATIDÃO E GRATIDÃO.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Que legal q gostou tanto! Amo esse entusiasmo! bjs c

      LÚCIA BRASIL
      Reply 2 de May de 2017

      CONSUELO VOÇÊ PODERIA FAZER UM POST SÓ SOBRE A REPETTO?

Climeidy
Reply 1 de May de 2017

Queria um botão pra dar muitos likes!! s2

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Rssss! Q graça! bjs c

Joice
Reply 1 de May de 2017

Gostaria de contribuir para a lista com dois que me foram apresentados pelo meu (ex) namorado napoletano: Samuele Bersani e Daniele Silvestri. Mas, para mim, Zucchero é mitico. Adoro! Bjs

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Silvestri conheço vou lá ver o Bersani... obrigada! bjs c

Tito Coccorese
Reply 1 de May de 2017

Gostei do repertório, principalmente por este navegar entre gerações, estilos e mostrar que a Itália tem muito mais do que as musicas que emigraram com nossos antenati. Pino Daniele certamente é um dos melhores. Eu te sugeriria o inesquecível é insuperável Fabio Concato (contemporâneo do nosso Towuinho, Roberto, etc), e outros jovens como Elisa, Cesare Cremonini, e cia. Gostei do blog, parabéns e ganhou mais um seguidor.

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Tito, Adoro o Concato!! Pena que esqueci! Rosalina é uma das minhas favoritas tambéM! Pensei em Elisa, mas às vezes a acho muito "gringa" para colocar em um post como esse, mesmo se acho ela excepcional! bjs c

Ezio Belli
Reply 2 de May de 2017

Mi piace la Pausini .. Molto popolare per voi eleganterrime ?
He He

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Non penso sia una questione di suoneria, ma si gusto, no? Mi piace come persona, ma poche delle canzone... hehe! bjs c

      Ezio Belli
      Reply 3 de May de 2017

      Hai ragione !
      Bacio
      "Tiete"
      Ezio

Haiane
Reply 2 de May de 2017

Muito legal! Eu apenas tive contato contato com uma coletânea que fizeram no Brasil "Sappore Di sale " que tinha as clássicas, como "zingara", "dattemi um martelo", "champagne ". Eu amava e cantava todas aos berros!! E as musiquetas gringas do interior do RS.(La Bella polenta!! Rsrsrs)
Me perdoe se escrevi errado, meu italiano está muito enferrujado!
Xx

    consueloblog
    Reply 2 de May de 2017

    Rsss! Tá ótimo! Legal é q vc curtiu e entrou em contato com o novo sabor de música italiana... bjs c

Marina Di Lullo
Reply 2 de May de 2017

Que post delicioso! Com pais italianos, essa trilha sonora acompanhou tantos momentos especiais. Na infância, viagens com as fitas cassetes de meu pai. Depois, quando morei aí, lembro-me de ter entrado em uma loja de CDs e a maioria que levei estão neste post. O primeiro que citaram foi Lucio Battisti. Citaria também Fabrizio De André, música poética, Irene Grandi, Renato Zero e Lucio Dalla. Baci

Georgia Camara
Reply 3 de May de 2017

Con, gosto de A te, do Jovanotti
Bela canção!

luciene felix lamy
Reply 3 de May de 2017

Adorei!!! Ouvi tudinho!
Sensa Una Donna, de Zucchero: um clássico! \o/
E o que é esse pique de Raffaella Carrá???
Per Te, de Lorenzo Jovanotti é pura poesia... Emocionante de lindo!
Alex Briti, LINDO demais, como todo italiano...
Malika Ayane, conhecia, e adoro ela aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lbz0aZIoEs4
Agora, Gianluca Grignani - "La Mia Storia Tra Le Dita" embalou um platônico affair de juventude*, rsrsrs.
https://www.youtube.com/watch?v=_ixOVgEaq2w

Zilhões!!!
lu.
(*) Juventude minha; ele era um psicanalista beeem + velho. Não resisto àquele órgão + afrodisíaco: o cérebro. ;-)

    consueloblog
    Reply 3 de May de 2017

    malandrinha! Sabe tudo! bjd c

Lizandra Bragaglia
Reply 3 de May de 2017

Ameii!!! algumas já conhecia outras ainda não!
sou apaixonada pelas musicas italianas, a maioria é sempre um poema de tão lindas!
No meu casamento meu marido cantou com a Banda claro, "Per Te" de Jovanotti! foi perfeito!!!! bjs Consu!

Maiara
Reply 3 de May de 2017

Que delícia de lista e que generosidade a sua compartilhar seus gostos com a gente =)
Só conhecia Malika: qdo estive na Itália em 2012 umas das músicas que "bombava" na rádio era a sua "tre cose". Até hoje quando ouço sou transportada instantaneamente para alguma estradinha da toscana <3
Uma diquinha: o site da Antena 1 Roma tem reprodução online/ao vivo da sua programação. Na falta de passagens de avião, mais uma forma de viajarmos :)
bjs

Lisandra
Reply 3 de May de 2017

Muito legal esse post, Consuelo...
além dos clássicos de coletâneas italianas que são lançadas por aqui, gosto também do Ligabue, Nek e Grignani, mesmo se são mais "pop-rock" que o convencional.
Vou testar a dica da Maiara e sintonizar a Antena 1 Roma pra conhecer.
Grazie, sempre

Patrícia Faria
Reply 4 de May de 2017

Amei seu post !!! Obrigada pelas dicas ! Vou achar um tempo e ouvir todos eles.....

    consueloblog
    Reply 4 de May de 2017

    Espero q goste! bjs c

Maria Paulin Caraviello
Reply 17 de May de 2017

Fábio Concato é o mais sensível,refinado ,romântico,the best,o cara
Sexy tango
Rosálias
Domenica bestiale,etc etc😍😍😍😍😍🇧🇷🇧🇷🌹🌹

    consueloblog
    Reply 17 de May de 2017

    Amo também! bjs
    c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *