Moda e Autoestima para a Voluptuosa!!


voluptuosa

Formada em Moda e Administração de Empresas, com cursos em branding e consultoria de moda plus size. A blogueira se tornou um importante nome no segmento com seu blog Débora Fernandes Plus. Seu maior objetivo é a valorização da autoestima feminina através da informação de moda.

Conheci virtualmente a lindíssima e super profissa Débora Fernandes (@deborafernandesplus) através da Ale Garattoni (@alegarattoni e @amobranding).  Escrevi a Débora e perguntei se ela gostaria de contribuir no Consueloblog e ela imediatamente disse que era fã e ficaria honrada!  Quanta sorte tenho com este blog!!  Como temos falado sobre bem estar, achei sensacional a abordagem de Débora quanto à autoestima em um mundo onde as pessoas em geral se sentem inferiores ou se vergonha.  Se você for voluptuosa, rechonchuda, gordinha, plus size ou “das curvas”, vai amar as dicas sensacionais de Débora tanto no vestir quanto no ser!  E podem deixar teus comentários e dúvidas abaixo que ela vai passar depois para responder!

Moda e Autoestima – Como valorizar suas curvas e ser mais ousada na moda

Por muito tempo a moda ditou regras que pouco se encaixavam em corpos maiores, éramos privadas de usar cores claras, listras e estampas.  Mas estamos vivendo uma mudança de comportamento da mulher e sua relação com seu corpo, estamos aprendendo a nos reconhecer como únicas e valorizar a nossa essência, consequentemente nos permitimos usar aquilo que nos faz bem, quebrando os tabus que a moda nos fez acreditar.  Acredito que isso impulsionou o crescimento da moda plus size, mas ainda temos um longo caminho pela frente, pois muitas mulheres ainda tem autoestima baixa e minha missão é inspirá-las através da moda.

Para mim moda e autoestima andam juntas, quando a gente esta bem tudo flui de uma maneira melhor e passamos a enxergar novas possibilidades na moda e na vida.

O primeiro passo é conhecer seu corpo. Temos diferentes biótipos e cada um tem sua particularidade. Trouxe alguns exemplos para que você identifique o seu e aprenda o que você pode valorizar e o que precisa equilibrar:

O corpo ampulheta é o corpo mais acinturado, com ombros e quadril simétricos, o ideal é realça-lo valorizando as curvas, com peças rente ao corpo, mas sem apertá-lo. Invista recortes na cintura, saia lápis, vestidos.

O corpo triângulo é aquele que o quadril é mais largo, para equilibrar coloque uma cor neutra na parte de baixo e estampas, cores claros, ou acessórios na parte de cima.

Para o corpo oval, vocês podem apostar na terceira peça que dá um detalhe na vertical no tronco ou usar vestidos no estilo wrap dress, que valoriza o colo, forma uma cintura e alonga a silhueta.

Se você tem muito seio ou os ombros mais largos que o quadril o ideal é colocar uma peça lisa na parte de cima e deixar os detalhes e estampas para a parte de baixo. Saias e vestidos evasê ajudam a dar esse equilíbrio.

E para quem tem o corpo mais retangular a ideia é criar uma cintura visualmente, com saia A, jaquetinhas e coletes na altura da cintura.

Para deixar o visual mais alongado existem alguns truques para usar sem medo. Invista em coletes, blazers, quimonos na altura do quadril, eles ajudam a alongar o tronco e dão um acabamento mais elegante ao look. Sapatos nudes também ajudam a alongar a silhueta, eles não “cortam” visualmente o tornozelo. Um ombro só, saias ou vestidos longos com fendas, recortes na vertical, botões, cordões são alguns elementos que também dão um visual mais alongado.

Tenha seu espelho como seu melhor amigo, foque nos seus pontos positivos e não tenha medo de provar, é provando que você vai identificar o que mais combina com você.

Isso vale para encontrar seu estilo também, você pode ser mais básica, moderna, elegante, clássica, sexy, criativa, romântica. Todas nós temos um mix desses estilos.

Se você é mais urbana o estilo esportivo vem nos tênis, que estão em alta trazendo conforto e estilo para o dia a dia. Cores claras, pérolas, laços, babados, tecidos finos e saias são alguns elementos que compõe um look mais romântico. Dá para ser sexy sem mostrar muito, com uma modelagem sofisticada, recortes estratégicos, na escolha dos tecidos como cetim e couro. Quer ousar? Mescle peças atemporais com tendências do momento, saia da sua zona de conforto e treine olhar o novo. Você poder ser básica, mas adicionar uma estampa delicada no seu look composta por tons neutros. Não existe certo ou errado, o essencial é você se sentir bem com você mesma.

Onde você costuma ir? Qual cor você gosta? Qual seu hobby? Tudo sobre você ajuda a construir seu estilo, fica mais fácil para identificar aquelas peças que mais combinam com seu dia a dia.

Entenda que a moda foi feita para mexer com nossa criatividade e não nos excluir, que a maneira de nos vestir diz muito sobre nós, então se abra para essa oportunidade. Experimente o novo.

Use cores claras…

Se arrisque nas listras…

Alegre-se com as estampas…

Tenha a terceira peça como aliada… 

Busque referências que combine com você… 

Independente do manequim é importante alimentarmos nossa autoestima e autoconfiança diariamente, faça aquilo que você ama, cerque-se de pessoas positivas e use aquilo que faça você se sentir bem.

Beijos Plus

Débora Fernandes

SaveSave

SaveSave

YOU MIGHT ALSO LIKE

Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
O estilo de cada first lady americana nos últimos anos…
January 20, 2017
A Moda de hoje, por Costanza Pascolato e Consuelo Blocker (euzinha)
November 21, 2016
As minhas 10 peças must para este verão!
November 11, 2016
A importância da revolução Burberry…
September 20, 2016
As melhores escolas de moda do mundo!
August 25, 2016
5 truques que uso para modernizar o look!
August 01, 2016
A era digital está matando o desfile?
February 12, 2016

39 Comments

Karoline Fernandes
Reply 9 de August de 2017

Hey!!! Arrasou Consuelo!!!! Eu nunca fui magra, sempre fui gordinha e foi um problema que hoje superei e sou muito feliz !!!! Você não conseguir provar uma roupa e as vendedoras ficarem te olhando e fazendo piada é tão horrível.... Que maravilha você trazer esse assunto aqui para o teu Blog.... Adorei e muito obrigada! Eu adoro você <3!

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    que pessoas insensíveis! Vamos superar tudo isto e ser lindas! Dentro e fora! bjs c

      Karoline Fernandes
      Reply 9 de August de 2017

      Vamos!!

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Karoline, acho que todas nós já tivemos alguma situação com vendedoras. Até montei um treinamento de vendas para o público plus size pois estava cansada de sermos sempre mal atendidas. Que bom que gostou e espero que te ajude no dia a dia ! Beijos Plus Dé

      Karoline Fernandes
      Reply 13 de August de 2017

      Se ajudou!!!! E eu me amo do jeito que sou e você é linda!!!

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 9 de August de 2017

Parabéns a você, Consuelo e à Débora, que é mesmo lindíssima! Está mais do que na hora de valorizarmos e darmos espaço às mulheres que são fora do *"padrão" imposto, e tomarmos consciência de que somos muitas, dos mais diversos formatos,formas, tipos e que há beleza em todas.
É contraditório defender "diversidade" e deixarmos essa questão de fora.
Apoio e incentivo a maioria das iniciativas nesse sentido.

*reflita sobre o que é esse padrão, por que tenho que me encaixar nele, para quê? A luta para me encaixar nesse padrão me faz uma pessoa melhor ou me deixa estressada, frustrada, ansiosa, desanimada etc, etc, etc?

beijos,

Ana Laura

    Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
    Reply 9 de August de 2017

    *reflitamos sobre...

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Obrigada AL pelas tuas palavras sempre tão sensíveis! bjsc

    Débora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Ana muito obrigada ! Eu fiquei muito feliz de fazer esse post em um blog que não é do segmento GG. É muito especial falarmos de diversidade, autoestima e aceitação pra o maior número de mulheres. Crescemos lendo ou ouvindo que não podíamos usar tantas coisas e aos poucos vemos a moda dando espaço para esse assunto. Que inspire muito vocês ! Beijos plus Dé

Cassiano Soares Lopes
Reply 9 de August de 2017

Como diz a nossa querida Mia, post bacanérrimo!
Congrats Consuelo e Débora pela iniciativa.
Realmente o Salotto é o máximo!
Viva a diversidade e a sua beleza!
Bjocas calorosas!
Cassi

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Viva! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Muito obrigada!!!

Andrea - Curitiba
Reply 9 de August de 2017

Excelente post!!! Bjs a vcs duas.....

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    obrigada! bjs c

Carol R
Reply 9 de August de 2017

Faz tempo que não comento por aqui.
Mas, estou sempre de olho.
E hoje estou duplamente feliz que a Dé está entre as pessoas queridas que o Salotto abraça.
Amei o post e a ideia de convida-lá para estar escrevendo.
Bjos

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Vc viu q post lindo tua amiga fez?!! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Ah Carol, muito obrigada sempre pelo carinho e incentivo! Para mim e pro mercado plus é muito especial estar aqui!

Andreia Mota
Reply 9 de August de 2017

Vim correndo ler o post!!
Débora além de linda, sabe ser sensual e elegante. Sou fã e já vi várias campanhas que a ela fez. Aliás já comprei roupas que a modelo era ela. Puxa Diva estou muito feliz pela proposta do Post. Bingo!!! Débora Parabéns e seja muito bem vinda ao Salotto.
Et. Diva, ela também é amiga da Carol (Alfinete de Morango), bjss 💖

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Que legal Andreia!!! obrigada bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Ah Andreia que demais! Muito obrigada pelas palavras e carinho. Quando usar uma roupa que já fotografei me marca! Que bom que gostou do post ... beijos plus

Teresa Gavinho
Reply 9 de August de 2017

Ahhhh a Débora a a nossa redenção! E vc ajudou muito Consuelo.
Sempre foi um sofrimento para comprar roupa. Sentir-se feia e olhada com desdém é
uma coisa que ninguem merece passar. Parece que gordo só pode usar preto, marron e azul marinho. Mas as coisas estão mudando gracas a pessoas como vocês.
Beijos meus amores.

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Nada como um puxãozinho de coragem da pessoa certa! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Teresa acho que meu maior objetivo com o blog é mostrar as infinitas possibilidades que a moda nos da. Ainda fico triste quando alguém fala " vou levar o preto porque emagrece" , muitas pessoas ainda se vestem para parecerem mais magras, mas precisamos nos vestir para sermos nós mesmas. Usar aquilo que nos faz bem , aquela cor ou estampa que nos deixe feliz. Olhe pro espelho sempre com a certeza que você vai encontrar o amor da sua vida, você mesma!

Ana Cláudia Uchôa
Reply 9 de August de 2017

Amei o post Consuelo! Sempre fui, literalmente, uma balança. Emagreço e engordo e ultimamente perder peso se tornou um transtorno já que estou nos meus 4.6! Me alertou pra uma baixa auto estima que ainda me rondando....bom relaxar mais e sentir-se bonita de qualquer jeito!!! 😍

    consueloblog
    Reply 9 de August de 2017

    Bingo!! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Alimente sua autoestima fazendo o que te dá prazer, se rodeando de pessoas positivas, não ligando pra pensamentos de que a gente não pode usar isso ou aquilo. É realmente o que você falou, relaxe e se ame da maneira que você é ! Nosso corpo é nossa história e nossa essência que importa !

LUCIANE BARBOZA
Reply 9 de August de 2017

Amei! Moda é sentir-Se bem !
Quando não se tem um corpinho de manequim, como as dos desfiles de tendências da moda , ficamos as vezes, perdidas !!
Parabéns pela matéri!
Consuelo você é uma fofa! 😘

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2017

    Q bom q gostou! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Muito obrigada ! Que ele te inspire a sempre se vestir para se sentir bem!

Marly Papa
Reply 10 de August de 2017

Que bom vc escolher este tema , como brigo com a balança a anos , sei bem o qto é difícil encontrar roupa por aqui , transada e moderna , adorei o post da Debora , como vc ê linda !!!
Achei as dicas super acertadas e excelentes pras cheinhas acertarem mais facilmente nas compras , tb gostei por vc escolher roupas coloridas !! Isso vem ao encontro que não precisa se vestir toda de roupas escuras , a 3a peca uso mto , ajuda a construir um look descolado !!!
Bjs a vcs 2 , benvinda ao Salotto !!!

    consueloblog
    Reply 10 de August de 2017

    Tmbm achei ótimo como tem dicas fáceis e eficazes! bjs c

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Marly fiquei super feliz que gostou do post, minha preocupação na hora de montar as imagens era justamente buscar looks que saem da zona de conforto e mostre um novo olhar para a moda plus size. Que as dicas facilitem seu dia a dia e alimentem sua autoestima ! Beijos plus

luciene felix lamy
Reply 10 de August de 2017

Débora Fernandes é LINDA!!! \o/
Eu não conhecia esse seu trabalho; fico felix em ver toda essa voluptuosidade valorizada pela moda (e tb pelo Consueloblog), meninas.
Zilhões!!! lu.

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Muito obrigada ! Continue acompanhando as dicas pelas minhas redes sociais ! Beijos

Alzira Barreto
Reply 10 de August de 2017

Muito boa ideia abordar em seu excelente blog todos os assuntos. Parabéns pra você, parabéns pra nós.

Denise Luna
Reply 10 de August de 2017

Parabéns pelo post! As mulheres mais cheinhas merecem ter seu lugar ao sol assim como todas as outras, pois são todas interessantes e sexy. Infelizmente, a cultura da magreza é algo tão perverso com todas nós, principalmente com as adolescentes cuja auto-estima fica tão frágil por conta dessa ditadura!
Bravo!!!!!!!!!

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Oi Denise , eu tenho um sonho de poder falar sobre diversidade na moda em escola , pois é lá na adolescência que surgem os problemas de imagens , a baixa autoestima e um desejo de agradar o outro. Eu fui me aceitar gordinha com a maturidade , depois dos 24 anos , antes era uma busca pelo padrão. Hoje vejo quantas coisas me privei e como sou mais feliz. Que cada vez mais Mulheres se reconheçam e se valorize como mulheres de beleza única.

Larisa Lisier
Reply 11 de August de 2017

Querida Consuelo, quero parabeniza-lá por este post!! Sim, somos PLUS e somos MARAVILHOSAS! A Débora é um Belo exemplo neste universo de mulheres Plus Size! Tenho uma empresa de Jeans Plus Size. Já fomos clientes da Santa, mas atualmente, o foco da Confidencial Extra é no Jeans que é onde a numeração maior sente maior dificuldade em encontrar peças bacanas e modernas. Então, é aí que a Confidencial Extra se desaca, VALORIZANDO AS CURVAS DA MULHER PLUS SIZE. .! Um grande beijo no seu coração!
Ps: tenho o livro da sua mãe autografado!! Já fomos em palestras com vcs duas!! Amamos fazer parte do seu universo!

    Debora Fernandes
    Reply 12 de August de 2017

    Larissa muito obrigada pelo reconhecimento e por investir nesse mercado! Muito sucesso , quero conhecer a confidencial extra ... beijos plus

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *