Exposição em Florença: Pontormo e Rosso Fiorentino-estradas divergentes do maneirismo


540x250-itaDepois do básico, não vem o supérfluo, mas sim o que enriquece.  Sempre digo a quem viaja pela primeira vez, que devem fazer o A, B, C de qualquer viagem.  Paris, Londres e Roma tem que ser visitadas.  Florença talvez já venha na segunda viagem.  Nela, berço do renascimento, o a, b, c (em minúsculo) também deve ser feito (veja quais são neste post de Florença a pé).  Pois então, depois de visitar os museus do Uffizi e Accademia, o Palazzo Strozzi sempre tem exposições inspiradas!!

florence-pontormo-1

No pátio central do Palazzo Strozzi

No pátio central do Palazzo Strozzi

IMG_1004n

Top Alcaçuz, casaco Marni, calça Banana Republic, botas Andreoni e bolsa Chez Dedé (lembram que agora eles tem vendar online com entrega no Brasil?)

Top Alcaçuz, casaco Marni, calça Banana Republic, botas Andreoni e bolsa Chez Dedé (lembram que agora eles tem vendar online com entrega no Brasil?)

A última exposição fala de dois pintores florentinos do renascimento: Pontormo e Rosso Fiorentino e as suas trajetórias.  Coetâneos, nascidos próximos um do outro, na Toscana, eram maneiristas (já tento explicar o que é isto) mas um tomou o caminho bem diferente do outro, tanto no estilo quanto na profissão.  Está é a premissa desta linda exposição que fica em cartaz até dia 20 de Julho 2014.

pontormo6 photos2 Pontormo_Rosso_VII.3 28627701_pontormo-rosso-fiorentino-palazzo-strozzi-firenze-un-occasione-da-non-perdere-per-gli-0 photos3 Pontormo_Rosso_VIII.3

IMG_2329 IMG_2327 IMG_2325 IMG_2326 IMG_2332 IMG_2330

Já ouvi falar tantas vezes do maneirismo, mas nunca entendi bem o que fosse.  Dentro de uma das salas da exposição, estavam alguns alunos de arte e fiz a pergunta: “o que é maneirismo?”  Ao qual responderam que foram os artistas que vieram depois dos grandes maestros como Michelangelo e Donatello.  Eles acreditavam que nada poderia ser mais perfeito do que estes haviam feito, portanto exploraram o conceito transformando-o em algo mais cerebral.  Bom, não sei se entendi bem o que é o maneirismo… O que sei é que várias das telas são maravilhosas e visitar esta exposição de deixa mais rico.  Não deixem de ir à sala de desenhos de Pontormo que são uma maravilha!

Pontormo-e-Rosso-Fiorentino-Palazzo-Strozzi-Firenze-1

Exposição em Florença

Exposição em Florença

IMG_8880 IMG_8878

Detalhe por Roberto...

Detalhe por Roberto…

Jacopo_Pontormo_-_Visitation_-_WGA18127 Pontormo_-_Disegno_preparatorio_Poggio_Caiano_001

Tirei algumas fotos, só para dar uma idéia, com o iPhone e peguei outras da internet, pois não era permitido.   Porém o vídeo abaixo mostra muito bem as salas e alguns detalhes das telas.  Quando termina, segue outro vídeo que mostra o incrível restauro de um dos quadros mais importantes, a Visitação por Pontormo.

AQUI pode-se comprar bilhetes, mas não tem fila neste museu.

Não resisti, tive que colocar esta foto também!

Não resisti, tive que colocar esta foto também!

O que vocês acharam?…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Coisas que estranho de Florença…
November 06, 2017
Coisas que amo de Florença…
October 30, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
Uma tarde em Florença
May 24, 2017
Artigianato e Palazzo
Artigianato e Palazzo 2017
May 22, 2017
Joias vintage na Ponte Vecchio!
March 24, 2017
Perfumaria artesanal linda em Florença, Aquaflor
February 01, 2017
Shopping Florença: onde comprar sem furar o bolso…
December 15, 2016
O que fazer no ano novo em Florença
December 14, 2016