A era digital está matando o desfile?


Unknown

Illustração de Anna Parini

Ontem li um dos artigos mais importantes sobre as novas direções que o mundo está tomando no ramo da moda como reação à revolução digital.  É da grande crítica de moda, Vanessa Friedman, que escreve para o The New York Times.  Ela veio do Financial Times e une uma opinião de moda com o lado business e o momento cultural.  Acho o jeito que ela desenvolve cada idéia genial.

Vanessa Friedman do The New York Times

Vanessa Friedman do The New York Times

Neste artigo ela responde à pergunta que tem sido discutida há anos no mundo fashion: com a era digital, desfiles servem ainda?  Ela começa contando como três grandes nomes: Kanye West, Diane Von Furstenberg e Burberry estão abandonando o sistema tradicional de mostrar a coleção em desfiles.

Diane von Furstenberg

Diane von Furstenberg

Dalí ela desenvolve contando como o consumidor final hoje em dia exibe product fatigue (fadiga do produto).  Ou seja, quando uma peça chega à loja, por já ter sido visto no Twitter, Snapchat, Instagram e Red Carpets (além das copias na Zara, H&M, etc), ele não é mais novo ao olho do comprador.  E por último, Friedman diz que o Council of Fashion Designers of America chamou um consultant para sugerir que estrada tomar.  Qualquer seja a sugestão, todas as 4 semanas de moda (Nova Iorque, Londres, Milão e Paris) terão que aceitar as mudanças, o que é muito improvável no futuro próximo devido ao business que os fashion weeks trazem às cidades (hotéis, restaurantes, taxis, motoristas, etc.).  Bem explico muito mais, e melhor, no vídeo abaixo que fiz para o Snapchat.

Se não abrir o vídeo, cliquem AQUI para me ver comentarem o artigo.

Para ler o artigo original na íntegra, por favor cliquem AQUI.

Várias pessoas ontem no Snap me disseram que realmente o digital também está influenciando fortemente a decoração, educação e até mudando a vida dos dentistas!

YOU MIGHT ALSO LIKE

4 Hits que os brasileiros acham estranho…
April 13, 2018
Moda e Autoestima para a Voluptuosa!!
August 09, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
Palazzo Pitti: O Museu Efêmero da Moda: Efêmero e Maravilha
June 14, 2017
O estilo de cada first lady americana nos últimos anos…
January 20, 2017
Pulseirismo, a minha tatuagem.
December 06, 2016
A Moda de hoje, por Costanza Pascolato e Consuelo Blocker (euzinha)
November 21, 2016
As minhas 10 peças must para este verão!
November 11, 2016
A importância da revolução Burberry…
September 20, 2016

34 Comments

patricia
Reply 12 de February de 2016

consu ótimos comentários -como sempre- sento que a vida esta mudando rápido demais e estamos perdendo o presente por querer viver o futuro. obrigadíssima. beijooo

    consueloblog
    Reply 12 de February de 2016

    Patricia querida, tenho que discordar em parte com vc... Sem dúvida temos que tomar cuidado para viver o presente! Mas sem entender o futuro, não podemos nos preparar para essas grandes mudanças.
    bjs c

Reply 12 de February de 2016

Tudo na vida tem dois lados... perde-se com a extinção dos desfiles? Sim. Mas, certamente surgirão alternativas e que também serão lucrativas. Será uma mera questão de tempo. É como penso.
Beijo

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Acho que todo mundo concorda! bjs c

Karoline Fernandes Lino da Silva
Reply 12 de February de 2016

Até eu que não entendo nada sobre isso me peguei falando ontem sobre... E imagina aqueles que fazem roupas que a gente só escolhe o que quer levar da loja... Deve ser influenciado pelo digital também porque as vezes mostram a peças por aí (com propaganda) e quando vamos comprar, eles falam que venderam tudo, que acabou... Não sei se é assim Consuelo...

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    oi Karoline, não entendi bem o que vc quis dizer. bjs c

Andreia Mota
Reply 12 de February de 2016

Como é gostoso ouvir seus comentários sobre esse tema!!!
Realmente não só a moda, mas a vida em si ficou a um clic de tudo. Daqui a pouco irão criar um aplicativo que terá a função de indicar a tendência das coleções com base nos dados acumulados durante os grandes desfiles. Coisa de doido, já pensou? Você se cadastra no aplicativo e ele te diz o que vai ser tendência no verão de 2020, wow!!! Risos. A parte boa é que aquela roupinha dos anos 80 e 90, volta e meia vira uma repaginação da tendência daquela época, risos. Como já acontece em algumas coleções, mesmo sem o aplicativo bizarro, risos. Beijos e não ligue, pirei na imaginação, rsssss.

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Que app sensacional!!! Espero que vc o faça! É certamente possível e útil! AMEI! bjs c

Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
Reply 12 de February de 2016

Me deu nostalgia pré-fim de desfiles! rsrsrs
Mas mudar é preciso. Pra frente é que se anda.

XXX,

AL

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Te entendo! bjs c

Eliane Campos
Reply 12 de February de 2016

Consuelo, minha cara, muito bom este artigo!!!
Dá panos pras mangas para falar de muita coisa... Como você, disse acabar com as fashion weeks não significa só mexer com o mundo da moda, mas mexer também com centenas de negócios, hotéis, restaurantes, pequenos comércios, transporte, que geram renda e movimentam capital.
No entanto, como vários outros espaços do mundo contemporâneo, a moda precisa se adequar a esse novo movimento chamado era digital. E não duvido que irão tirar de letra.
Sempre acompanho as fashion weeks, essa dinâmica do mundo da moda me causa uma certa "fascinação" (não encontrei uma palavra melhor... rsrsr) e, apesar de não me considerar uma fashionista, gosto de acompanhar os lançamentos para as estações, as tendências de cores, estilos, enfim tudo!!!
Em janeiro realizei um projeto com uma turma de vendas, a qual orientei, e se intitulou Sisty Four Fashion Day (Cem anos de moda em um dia). Não sou da área de moda, mas alguns alunos irão realizar seus estágios em grandes magazines, então achei interessante partir por este caminho. O objetivo foi estimular a pesquisa e a busca de conhecimento sobre o produto e serviço, para a excelência em vendas. E, confesso, fiquei gratificada com o resultado. Eles pesquisaram as tendências da moda de 1915 a 2015, associadas às mudanças socioculturais que marcaram cada época, reproduziram cada estilo com peças de seus próprios guarda-roupas, pesquisaram cabelo, maquiagem, músicas, produziram o making of de toda produção com fotos que decoraram o cenário, para um desfile final para toda a escola.
Percebo que moda é um tema que mexe com a fantasia e a criatividade das pessoas, talvez por que, hoje muito mais que antigamente, a roupa criou personalidade, definindo estilo, jeito de ser, de estar no mundo.
O que vejo é que nestes últimos cem anos, assim como na literatura, artes plásticas, música, estilos e tendências vão e voltam, e não seria de se admirar se daqui a alguns anos um estilista desses que hoje opta por apresentar sua coleção no próprio atelier, vendendo ingressos pela internet, para milhões acompanharem online, venha causar frisson, anunciando que sua nova coleção será apresentada à moda antiga, em uma passarela, com todo glamour e burburinho dos desfiles.
C'est la vie!!!

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Muito bacana o projeto!! É assim mesmo, ao meu ver, que tem que se analisar a moda, no contexto cultural!
    Certamente uma volta ao passado chama atenção! Ser o diferenciador, é sempre positivo! ;-)
    bjs

    c

Andrea - Curitiba
Reply 12 de February de 2016

Vc analisou muito bem o texto da Vanessa. Realmente, as H&M, Zara e C&A da vida fazem a festa antes das grandes vitrines, principalmente la fora....Mas sempre havera publico para desfiles e publico para as compras nas lojas... Bjs....

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Bem, é isso no que estão apostando! bjs c

Maria Vilma
Reply 13 de February de 2016

Post fantástico e instigante, Consuelo! Como bem vc disse, fala de moda, mas pode ser expandido p/outros assuntos...
Sou totalmente a favor de mudanças... das experimentações... inovações... quando o intuito é melhorar, muitas vezes, tornam-se necessárias...
Por outro lado, quando se trata da mudança tecnológica... gosto de concordar com um texto que Nizan Guanaes fez para uma campanha publicitária, que fala exatamente de mudança digital... Num trecho do texto ele diz: ""É lindo ver o mundo se tornar digital.
Mas todos nós precisamos vigiar pra que ele nunca deixe de ser humano e pessoal."
No final, tudo acaba se ajustando... seja na moda ou em qualquer outro setor.
Obrigada, querida! Muitas informações super bacanas!😘💖
MaVi

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Obrigada MaVi, o Nizan é um gênio e visionário. bjs c

Marly Papa
Reply 13 de February de 2016

Querida Consuelo , estou embarcando p/ o Brasil e não poderia deixar de dar Parabéns a Allegra , que Deus a abençoe com muita saúde , paz e muiiitos momentos felizes , um bj gde a ela e outro a vc !!!

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Ohhh-brigada Marly! De onde pra onde?
    bjs

    c

Marly Papa
Reply 13 de February de 2016

Ótimo artigo , eu particularmente torço pra que os desfiles não acabem , eu amo a semana de moda seja ela em Paris , Milão ou Brasil , e acho triste pensarmos quantas pessoas perderiam seus empregos , e perdermos o glamour das apresentações , enfim vamos esperar pra ver !!! Bjs !!!

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Isso é verdade, tem o perigo de perda de empregos. Espero que crie outros... passamos isto na era da revolução industrial... quem sabe agora... bjsc

Alexandra
Reply 13 de February de 2016

Queridíssima, como te disse no snap.....adorei!
Não dá pra negar.....a informação, seja em que área for, está a apenas um click de distância.
Nem de todo bom e nem de todo ruim, fato é que todo mundo vai ter que se adaptar. Não acredito que o humano, o calor, a emoção possam ser substituídos completamente, mas com certeza os grandes eventos se tornarão menores e o reflexo disso é assunto para "próximos capítulos".
Aproveitando......um grande VIVA para a sua linda Allegra. Que tudo de mais belo e feliz esteja em seu caminho, sempre!
Beijos mil.

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Acho q não estamos conseguindo imaginar o que tenha que vir... estou esperando o gênio que vai encontrar a solução! bjs c

Maria Vilma
Reply 13 de February de 2016

Bela Consuelo! Hoje a canção é de Alegria, para a sua princesa Allegra!!!
Que Deus a abençoe neste e em todos os dias da sua vida, com muita saúde e alegria!!!
Diga-lhe que nós a Amadoramos!!!💖🎉🌹
Salve Allegra!!!
Beijos!!!

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Oh MaVi, e teu dia também!! Digo sim! bjs c

      Maria Vilma
      Reply 17 de February de 2016

      Ô... querida! Viu, com que eu divido este dia!!! uma honra!
      Salve!!!
      Bjs! MaVi

Luciana Rodrigues - Roma Pra Você
Reply 15 de February de 2016

Consu, bom dia. Snap ótemoooooo.
Esse conceito já acontece há pelo menos uma década em outros setores. Meu marido é engenheiro e me conta sempre que existiam feiras que eram o "MUST GO" ou o "MUST SEE", com vendedores e compradores lutando por stands caros e estratégicos. Hoje com a Internet, você faz um super vídeo do teu produto, um catálogo online, as pessoas resolvem tudo por Skype e, mesmo ainda indo às feiras, quando chegam lá, já está tudo decidido (para quem ainda vai!), você já sabe quem é quem, etc.
Quanto às semanas da moda, acho que é tão legal ver esse movimento, as cidades cheias, os modelos lindos passeando pela cidade, etc. Tudo é um "circo", mas acho que esse ritual não deveria morrer.
Bacio, Luciana

    consueloblog
    Reply 16 de February de 2016

    Ele deve se modificar pois não está beneficiando quem paga o "circo"! bjs c

Diego Ramirez
Reply 16 de February de 2016

Oi Consuelo!
Eu não acredito no fim dos desfiles, eu acredito na extinção das tendências. Até porque hoje a personalização do estilo é o novo fluxo comercial. Estamos todos na moda, mas sempre queremos estar diferentes um dos outros, contraditório mas é uma realidade. Na verdade a Burberry já sacou isso. Os desfiles são para uso imediato, o produto desfilado já está em estoque para ser vendido. Assim as mídias se tornam aliadas e fazem a grande divulgação. Quem projeta algo para ser vendido dentro de meses fica com o produto de design saturado. Por outro lado, a restrição ao acesso dessa informações vai trazer um jornalismo de moda mais conceitual e menos publicitário. uma imprensa mais condensada e mais crítica, falando mais da arte da moda do que do comercial de moda.
Existe mais publicidade em moda do que pessoas que realmente entendam de moda!

Um forte abraço!

    consueloblog
    Reply 17 de February de 2016

    As tendências então... já era!
    A tua análise é ótima. Alguns pontos estão no artigo. Porém esta da crítica conceitual não e é bem interessante!
    Vc não acha q a mídia digital vai ser usada para divulgar imediatamente? E se esconderem da imprensa até estar nas lojas e mostrarem só aos compradores meses antes?
    O fato q tem mais publicidade do q produto é a receita q encontraram para criar desejo.
    bjs c

Diego Ramirez
Reply 17 de February de 2016

Acho muito difícil conseguirem esconder algo do público hoje em dia com a popularização do uso da web " likes, comments and shares" são registros de desenvolvimentos e esses números são de importância no markenting empresarial. Será mesmo que valeria a pena gastar $$$ com desfiles grandiosos, com personalidades, altos cachês de modelos populares, cenógrafos, locações esplendorosas, músicos para trilha sonora, tudo que envolve a produção de um desfile pra ficar oculto? Acho muito pouco provável, se isso assim acontecer os desfiles serão muito pequenos restritos e mais simples, quem trabalha por trás destes espetáculos poderá passar por sérios problemas de desvalorização. Michael Kors acabou de desfilar na semana NY também com algumas peças prontas pra venda. Eu acredito que os desfiles mudarão de datas, acho este o caminho mais lógico, uma vez que tendência está em extinção e o mundo vive o zeitgeist do "NowFashion". Os desfiles acontecerão próximo as estações em voga, assim como era antes aqui no Brasil no SPFW Out/Inv que acontecia em janeiro e coleção já entrava em março nas lojas com a chegada do outono, assim também na edição de Prim/Ver. O curto prazo faz valer a pena todo investimento para o show que é um desfile, e o marketing "gratuito" que as redes sociais geram. Assim as salas de desfiles continuarão cheias, e ninguém ficará privado de registrar estes momentos tão fantástico que são os desfiles de moda. Também creio na possibilidade de vendas de convites para estes espetáculos aumentando inclusive o numero de público que é tão restrito.
Um forte abraço!

Guilherme B
Reply 18 de February de 2016

A internet facilita tanta coisa e ao mesmo tempo tira a graça de muitas outras.
Mas a forma de consumo mudou e é inevitável que o mercado mude junto. Moda sempre foi sinônimo de individualidade e exclusividade. Acho que deve ser acessível sim, mas o estilo próprio e o pensar em moda estão cada vez mais raros.

A Burberry está fazendo um trabalho excepcional. Acho que deve ser feminino e masculino e um desfile só por temporada mesmo. Torna tudo mais simples e mais democrático. Não temos dois guarda-roupas, um de inverno e outro de verão.

Adorei o post, suas opiniões são sempre oportunas e com uma linguagem ótima de se ler. Mas o vídeo é muito incômodo. Os cortes de snapchat deixam um assunto tão interessante, impossível de ver até o final.

    consueloblog
    Reply 19 de February de 2016

    Concordo e discordo... no hemisfério norte temos dois guarda roupas, porém algumas peças usamos nas duas estações.
    E hoje, com a erosão da tendência, o estilo próprio ganhou força. Eu sei q o Snap pode ser chato cortado... mas mais pessoas seguem ele do que o YouTube ou periscope. Por isso q passo as mensagens lá...Obrigada pelo teu comentário. Bacana ver alguém com uma opinião tão segura. bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *