Astrologia: Signos Ascendentes e Descendentes


Mais uma colaboração da querida amiga do Salotto, Luciene Felix Lamy

__________________________________

Astrologia: Signos Ascendentes e Descendentes

 

Para entrar no clima, iniciaremos e finalizaremos esse Post num rolezinho por Nova Iorque, só para conferir duas magníficas belezas zodiacais os Titãs, filhos de Chronos (Saturno): Atlas, o que carrega o mundo nas costas e Prometeu, o que nos presenteou com o Fogo divino.

Aqui, Atlas, o Titã, diante da Catedral de St. Patrick.

Aqui, Atlas, o Titã, diante da Catedral de St. Patrick.

Atlas 2

Atentem aos detalhes dos símbolos planetários na meia esfera inferior, que alicerça o globo. Começa com Mercúrio e termina com o Tridente de Netuno, ao lado de Urano.

Atentem aos detalhes dos símbolos planetários na meia esfera inferior, que alicerça o globo. Começa com Mercúrio e termina com o Tridente de Netuno, ao lado de Urano.

Atlas 4

E aqui, confiram também os símbolos zodiacais em volta de todo globo.

E aqui, confiram também os símbolos zodiacais em volta de todo globo.

 Identificaram Aquário (peixes não aparece na foto), Áries e Touro (à direita), lá no alto?


Identificaram Aquário (peixes não aparece na foto), Áries e Touro (à direita), lá no alto?

 Cristão e pagão, “face to face”.


Cristão e pagão, “face to face”.

As três informações mais relevantes de um mapa são: signo solar, o signo Ascendente e o signo lunar. Quem conferiu o Post anterior (AQUI), já fez seu mapa e tem essas informações em mãos!

Para que possamos nos aprofundar na interpretação (leitura, decodificação) de um mapa, é preciso reunir e sobrepor 3 (três) tipos de informação: signos + planetas + Casas (Domus) zodiacais.

Agora que você já tem seu mapa, dê uma olhada abaixo nos assuntos apontados (pelas 12 Casas astrológicas) que, aos poucos, iremos desvendar nele:

Claro, depois, também há os “aspectos” que os planetas fazem entre si: conjunção (0°), oposição (180°), trígono (120°), quadratura (90°), etc., mas a geometria pode aguardar.

Claro, depois, também há os “aspectos” que os planetas fazem entre si: conjunção (0°), oposição (180°), trígono (120°), quadratura (90°), etc., mas a geometria pode aguardar.

Mapa ASC-DESC

Nesse Post, saberemos sobre os signos Ascendentes e Descendentes, ou seja, sobre os signos que ocupam a 1ª e a 7ª Casa. Trata-se de duas Casas angulares (Cardinais), importantíssimas num mapa, pois indicam nosso jeito de ser e de nos relacionarmos.

A 1ª Casa tem início com seu signo Ascendente, que é o signo que estava em elevação no horizonte no momento em que você nasceu. São doze possibilidades e, como o dia tem 24h, a cada duas horas um deles dará as lentes de como você verá o mundo.

O signo e/ou planetas localizados na 1ª Casa informará: nosso jeito de ver o mundo, o nosso jeito de ser, nosso senso de identidade e de propósito da vida. Também dirá como as outras pessoas nos enxergam.

Por ser análoga ao 1º signo, que é Áries, indicará como “acordamos”, como iniciamos as coisas, como nos mostramos aos demais: é nossa reação instantânea, imediata. Atentem que, nem sempre agimos em consonância com nosso “Eu” mais profundo (nosso signo Solar). Às vezes, somos mais introspectivos e tradicionais do que aparentamos, como quando, por exemplo, temos um signo solar mais pacato, em Terra ou Água e, no entanto, o Ascendente (ou 1ª Casa) é de elemento Fogo ou Ar.

A 7ª Casa é a do casamento, das parcerias e associações. Por ser análoga ao 7º signo, Libra, indica as características das pessoas com quem nos relacionamos mais intimamente. Indica também se nos casaremos, quantas vezes e com que tipo de pessoa. É também a Casa dos “inimigos declarados”, uma vez que, com quem nos relacionamos com mais intimidade detém informações a nosso respeito e, consequentemente, poder de nos ajudar ou… Prejudicar.

Para ilustrar esse parzinho de opostos/complementares, trazemos a famosa obra “O casal Arnolfini” (1434), eternizado em óleo sobre madeira pelo fundador da escola flamenga, o belga Johannes Van Eyck, que está na “National Gallery”, em Londres.

Assim, mesmo quem não curte astrologia, não deixa de aproveitar o Post, enriquecendo-se com conhecimento sobre os costumes de dois membros proeminentes da sociedade renascentista.

Van Eyk casal arnolfini

Eu diria que essa obra de Van Eyck é precursora da revista “Caras”, pois testemunha o casamento do próspero banqueiro italiano, Giovanni de Arrigo Arnolfini, e sua eleita, Giovanna Cenami, insistindo em quão são abençoadamente afortunados. Será?

Sim, as feições de Arnolfini, que fez fortuna recolhendo impostos sobre importados, lembra o rosto de… Vladimir Putin. Ele se veste com sobriedade e, para um homem de sua posição, esse seu “manteau” era o que havia de mais elegante e distinto na época.

Já sua eleita, a jovem e bela Giovanna, segundo, Robert Cumming, “vinha de uma rica família italiana, e sem dúvida sua união foi cuidadosamente arranjada com um ‘bom partido’” (esse negócio de “bom partido” pode ser uma cilada, mas falaremos de dinheiro – o seu e o dele – quando estivermos nas Casas 2 e 8, OK?). Nada de economia com tecido: ela usa um amplo vestido verde, cor símbolo da fertilidade.

Destaque para o franzido fazendo certo volume no abdome, que era considerado de bom tom, pois prenunciava uma futura gravidez. Aliás, o detalhe das peles nas mangas, no barrado e na gola também é indicativo de riqueza. O primoroso bordado do véu e no vestido dela também atesta o quão minucioso é Van Eyck.

Tudo, absolutamente tudo nessa pintura é dotado de significado (se tiverem interesse, discorreremos sobre esse simbolismo aqui mesmo, na área de “Comentários” do ConsueloBlog): a forma em que as mãos se unem, o lustre e sua única vela acesa, o cãozinho, os tamancos dele e dela (suas posições e cores), o espelho, seu reflexo e a via crucis nele, o rosário de cristal ao lado do espelho, as laranjas (fruta de rico, na época, pois eram importadas), a Santa Margarida (padroeira do parto) ou, pela mini vassourinha ao lado dela, Santa Marta (padroeira das donas de casa) entalhada na cabeceira da cama, a assinatura em gótico por extenso do nome completo do autor (reparem que o “J” de Johannes está estilizado em forma de cornucópia (cornos da cabra Amalthéa, que simboliza abundância), seguida das palavras em latim “fuit hic”, que significa “esteve aqui”, a mão direita do noivo aberta em direção ao ventre da noiva, como que abençoando seu futuro rebento, o “luxuoso e caríssimo tapete da Anatólia” junto à cama do casal e o que mais pudermos encontrar.

Posses asseguram o conforto da vida às largas, sem dúvida, mas não garantem mais nada e… Parece que as coisas não deram muito certo entre o casal: eles não tiveram filhos “e, mais tarde, Arnolfini foi processado por uma amante que queria compensações depois de ter sido abandonada por ele.”. É também por esse desfecho que vejo essa obra como sendo bem típica de “Caras” e publicações afins.

Bem, voltemos aos mapas e perscrutemos essas duas Casas Cardinais: a 1ª Casa (Ascendente) e a 7ª Casa (Descendente), que é seu “oposto/complementar”. Sobre o acordo (ou o embate) entre o “EU” x “TU”, vejamos o que nos diz o finado astrólogo inglês, Howard Sasportas, discípulo de Liz Greene, em sua obra “As Doze Casas”, da Editora Pensamento:

 

Áries no Ascendente e Libra no Descendente

 

Com o fogoso signo de Áries em ascensão, a pessoa deveria encarar a vida de maneira direta e enérgica. “Eu cheguei; prestem atenção em mim e vamos logo começar.” Há necessidade de ser decidido, de agir e “ter” o poder de criar e dirigir a vida. A essência de Áries ascendente é encontrar este poder criativo dentro de si, e não ficar esperando que as coisas aconteçam.

 

A vida apresenta-se como uma aventura, uma busca, um desafio. Se outros posicionamentos no mapa indicam uma natureza calma e retraída, haverá maior esforço para desenvolver as qualidades arianas. Quando a expressão de Áries ascendente é negada, a frustração interior acumulada pode explodir periodicamente como doenças, explosões dramáticas e ferozes, ataques de raiva ou quaisquer outras formas de comportamento autodestrutivo. Se o resto do mapa também mostra muita ênfase em Fogo, o ascendente Áries se permite expressar livremente, mas com o perigo de ser demasiado vigoroso ou francamente egocêntrico, o que no fim das contas pode causar a própria derrota.

 

Se Áries está ascendendo, o signo oposto, Libra, vai estar no Descendente, avisando a pessoa para equilibrar sua autonomia desenfreada com um pouco de consideração pelo próximo. No entanto, se os que têm este Ascendente precisam escolher entre um extremo e outro, é provavelmente mais prudente que eles errem em escolher a favor da autoafirmação e audácia em vez de conter-se demais com o objetivo de manter a paz ou se adaptar às exigências dos outros.

 

Depois de terem encontrado seu próprio poder e liberarem a coragem de serem eles mesmos, aí então podem aprender a regular, ajustar e dispor de sua natureza conforme suas necessidades. Finalmente, as qualidades de Libra, de graça, previdência e consideração pelo ponto de vista das outras pessoas terão de ser incluídas.

 

Fisicamente, Áries ascendente pode manifestar um rosto vivo, enérgico, com um olhar intenso, mas ágil. Os movimentos em geral são rápidos e impulsivos como se, a qualquer momento, a pessoa fosse mergulhar de cabeça em alguma nova atividade. “Saia da minha frente” poderia ser a mensagem sutil (ou nem tão sutil) comunicada aos outros.

 

Touro no Ascendente e Escorpião no Descendente

 

Se Touro, um signo fixo de Terra, se encontra no Ascendente, a vida terá de ser encarada com mais vagar e estabilidade. Em vez de se precipitar para as coisas, Touro ascendente deveria planejar, estruturar e trabalhar de modo sistemático para suas metas. A fixidez desse signo no Ascendente sugere que a pessoa precisa aderir ou continuar numa fase de experiência por muito mais tempo que os tipos de Áries ascendente.

 

O perigo consiste na pessoa ficar preguiçosa ou indolente demais e continuar com algo simplesmente por hábito, fidelidade e segurança, quando determinada coisa já foi ultrapassada em seu propósito e serventia. É necessário para o Touro ascendente aprender quando segurar e quando soltar.

 

As pessoas com Touro ascendente também têm a necessidade de se sentir confortáveis na parte material e terrestre da vida, e de ver resultados concretos e palpáveis para seus esforços. Uma boa consideração para com o corpo e suas necessidades deveria ser desenvolvida. O ideal seria não ser demasiadamente impelido ou governado pelos instintos; no entanto, desassociar o self da natureza básica dos instintos também não é uma situação recomendável.

 

Quando Touro se encontra no Ascendente, Escorpião está no Descendente. Isso significa que emoções fortes e intensas (Escorpião) serão sentidas na esfera dos relacionamentos. Ciúmes e possessividade podem ser a base de muitos problemas com os outros, e aqueles com Touro no Ascendente terão de enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre a parte destrutiva de sua natureza emocional.

 

Em outras palavras, Escorpião na cúspide da 7ª Casa os forçará a olhar para dentro de si mesmos, sondar motivações ocultas e causas secretas para transformar a maneira como eles usam o poder. O descendente Escorpião não lhes permite encarar a vida como ela se apresenta à primeira vista. Por causa de problemas interpessoais, são sacudidos de sua letargia e obrigados, periodicamente, a limpar e eliminar o que têm guardado dentro de si, modificando velhos padrões de comportamento que não servem mais.

 

Tive oportunidade de observar que existem dois tipos físicos diferenciados, associados com Touro no Ascendente. A característica física mais comum deste signo é uma pessoa de constituição sólida, terrestre e pesada, uma aparência saudável, campestre, muitas vezes com o pescoço grosso típico do taurino. Por outro Aldo, alguns indivíduos com Touro no Ascendente mostram uma aparência mais delicada e fina, enfatizando o lado estético de Vênus, regente desse signo. A atriz Vivian Leigh (Scarlett O’Hara em… E o Vento Levou) é um exemplo desse tipo. Ela nasceu com Touro no Ascendente e Vênus, seu regente, em Libra.

 

Gêmeos no Ascendente e Sagitário no Descendente

 

Tendo Gêmeos no Ascendente, a vida costuma ser encarada com curiosidade e desejo de compreender como funcionam pessoas e coisas. Versatilidade e adaptabilidade são duas características de Gêmeos para um bom êxito, mas podem contribuir para despertar outros interesses e tão diversos que se manifesta a síndrome do “pau para toda obra, mestre de nenhuma”. Este ascendente detesta perder alternativas e se entregar a uma única coisa, o que significa excluir tantas outras.

 

Desenvolver a capacidade de se comunicar por intermédio da escrita, da fala ou de qualquer outra forma de trocar ideias contribui para o seu senso de identidade, bem como aumenta seu impacto junto ao meio ambiente. De certo modo, pessoas assim estão destinadas a distribuir informações e colher certas ideias ou atitudes num lugar e depois depositá-las ou aplicá-las em outras áreas.

 

Se o resto do mapa for de natureza terrestre ou aquosa, a capacidade de ser analítico, destacado e objetivo constitui-se numa necessidade ainda mais forte. Por outro lado, se o resto do mapa for de natureza aérea ou fogosa, então este signo ascendente aumenta a agitação do espírito e sua dificuldade de permanecer tempo suficiente num lugar para realmente aprofundar a compreensão desta esfera ou tornar-se uma autoridade neste assunto. Existe o perigo de “entrar de cabeça” rápido demais e perder contato com o corpo e os sentimentos.

 

Se Gêmeos está ascendendo, então Sagitário se encontra na cúspide da 7ª Casa. Através de um relacionamento, essas pessoas entram em contato com o ponto de vista de outras, pelo qual podem compreender, explorar e interpretar a vida.

 

O melhor parceiro é o que pode anular a tendência de Gêmeos de se perder um labirinto de ideias ou numa teia de inconsequências. A visão mais ampla e as aspirações de Sagitário ajudam Gêmeos ascendente a manter um sentido de direção e uma meta em vez de diversificar constantemente. Em outras palavras, outras pessoas muitas vezes fornecem o sentido de propósito geral que o Gêmeos Ascendente não consegue encontrar sozinho.

 

Gêmeos ascendente tem, em geral, um físico ágil, flexível, com mãos finas, as quais, quando não estão gesticulando, são hábeis em separar coisas e juntá-las novamente. A pessoa pode, literalmente, ter “duas mentes” em muitas situações e até aparentar ser pessoas diferentes em situações diferentes. Muitas vezes, são peritos em se personificar em outros.

 

Câncer no Ascendente e Capricórnio no Descendente

 

Com Câncer no Ascendente consegue-se uma maior realização por intermédio de uma sofisticada harmonização com os sentimentos. Algumas pessoas que têm Câncer ascendente (sobretudo se o resto do mapa for predominantemente de Água ou se Netuno estiver muito aspectado) são de tal maneira emocionalmente vulneráveis e expostas que aprendem a proteger-se, desenvolvendo uma dura casca externa.

 

Sua tarefa é encontrar meios de usar sua própria sensibilidade em vez de serem esmagados por ela. Outras pessoas com Câncer ascendente (se o resto do mapa tiver bastante Terra ou Ar) podem ignorar quanta coisa existe por baixo da superfície calma e disciplinada. Este tipo atrairá experiências que dão ênfase à necessidade de reconhecer, respeitar e liberar os sentimentos.

 

A natureza do caranguejo fornece uma descrição apropriada do Câncer ascendente. Além de estar instantaneamente pronto para se retirar para dentro de sua concha, o caranguejo tem um jeito específico de se aproximar de situações a partir de uma posição lateral, refletindo a natureza indireta deste signo ascendente. O caranguejo não se sente bem na água o tempo todo, então, arrisca-se na terra; em seguida, porém, retira-se de novo para a água.

 

Câncer no Ascendente também mostra a dança de fluxo e refluxo da maré: dois passos para frente, um passo para trás. Câncer na 1ª Casa deveria aprender a respeitar e aceitar um sentido interno e orgânico do seu próprio ritmo e cadência. Neste sentido, eles são capazes de entrar em sintonia com a natureza clínica da vida. Há também a grande tenacidade do Câncer. Suas garras não soltam facilmente o que seguram.

 

As pessoas com Câncer no Ascendente agarram-se aos seus sentimentos, sejam eles de alegria ou dor, e não os abandonam facilmente, até que um sentimento mais forte apareça. Explicações, discussões e racionalizações, que são bem compreendidos pelos signos do Ar no Ascendente, não terão sucesso com o caranguejo e poderão até ser usados contra você.

 

O signo de Câncer é associado ao útero e aos seios. Os seios fornecem a alimentação para sustentar uma nova vida, e o útero é o meio ambiente perfeito onde alguma coisa pode crescer. Se Câncer está no Ascendente, a pessoa cresce em autoconhecimento, desenvolvendo as qualidades de alimentar e cuidar. Seja cuidando da família, de um negócio ou de uma causa fortemente sentida.

 

Câncer ascendente floresce e “encontra seu próprio sentido”. No entanto, se eles evitam a versão ativa do papel de mãe, arranjam um jeito de escorregar para o lado oposto, isto é, procurando outros para serem mães deles. Uma superidentificação com a mãe, uma tendência a continuar bem longe do seio da família de origem ou uma permanente procura da Mãe Ideal que perderam ou nunca tiveram são algumas das manifestações de Câncer no Ascendente.

 

O signo oposto, Capricórnio, estará na cúspide oposta da 7ª Casa e evoca as qualidades que põem em equilíbrio os extremos de Câncer. As pessoas com Câncer ascendente podem ser inundadas e assoladas por ondas de emoções e sentimentos, mas para manter um relacionamento é necessário que façam uma clara distinção entre as emoções apropriadas e úteis e aquelas que devem ser filtradas ou controladas.

 

Através do relacionamento, constrói-se uma estrutura (Capricórnio) para a qual os diversos sentimentos desregrados e caóticos de Câncer possam fluir. É possível que representem suas próprias necessidades para conseguir realizar-se na vida através da ajuda a outra pessoa para que esta se torne um sucesso e consiga se estabelecer (Capricórnio na 7ª). Com esse posicionamento, espera-se que o parceiro ofereça segurança, força e estabilidade. No entanto, em certo momento, o Câncer ascendente vai ter de encontrar essas qualidades dentro de si mesmo, e não ficar à espera que os outros lhas tragam.

 

Este Ascendente tem uma característica “cara de lua”, redonda, receptiva e agradável. Muitas vezes, a aparência é suave, meio cheia e com propensão a engordar e a reter líquidos. A parte superior do corpo pode estar fora de proporção com o resto do tronco.

 

Leão no Ascendente e Aquário no Descendente

 

Leão ascendente cria um mundo no qual é necessário desenvolver o poder, a autoridade e a criatividade de expressão, requisitos básicos para se conseguir um sentido de individualidade. A posição do Sol na casa vai mostrar a área específica da vida através da qual este Ascendente pode descobrir melhor sua própria e especial identidade. Nesta região é que a pessoa vai procurar o amor, a admiração, o aplauso e a afeição.

 

No entanto, para alguns com Leão ascendente, ser eficiente confunde-se um pouco com ser afetivo. No caso de Leão, autopromoção, vontade de aparecer e gestos amplos são feitos por uma premente necessidade de ser alguém e de se sentir importante. Qualquer coisa é melhor do que simplesmente ser. Quem tem Leão ascendente está preocupado com algo com que todos se preocupam vez ou outra: aparecer como indivíduo em seu próprio direito.

 

Existe, porém, o perigo de que enfrentem o mundo com orgulho exagerado. Alguns nascem querendo ser tratados como a realeza; no entanto, devem ser preparados para fazer um esforço que lhes permita conseguir o desejado respeito e o status em vez de se retirar com raiva e depressa quando a glória não é despejada sobre eles de maneira inquestionável.

 

Algumas vezes a glória não é despejada ou hesitam em tentar algumas provas só para não vivenciar a sensação do erro. Os que não tentam desenvolver uma maneira saudável de dar vazão a seu poder pessoal e à sua criatividade se tornam, às vezes, amargurados e cínicos perante o mundo, por não terem seus gênios reconhecidos.

 

Leão associa-se ao coração, o centro do corpo, e este signo tem muito amor para dar. Deixando de lado os grandes gestos, Leão ascendente, assim como o Sol, pode irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que o recebem. No entanto, este Ascendente em geral espera algo em troca, algum tipo de gratidão e reconhecimento por tudo que fez. Um ponto decisivo é alcançado pode dar sem pedir nada em troca.

 

Enquanto é primordial para quem tem Leão ascendente desenvolver um saudável sentido de seu próprio poder, autoridade e valor, Aquário descendente significa que essas pessoas serão confrontadas com outras ou por situações que obrigam a ver a vida a partir de uma outra perspectiva que não a de seu próprio ser. O indivíduo ainda pode ser respeitado, mas tem de considerar as exigências de um sistema mais amplo do qual faz parte.

 

Aquário na 7ª sugere que relacionamentos com uma só pessoa constituem um treino para compartilhar e alcançar metas comuns, neutralizando desta maneira as possíveis autocentradas e egoístas inclinações de Leão na 1ª. Para se manter um relacionamento duradouro no qual a personalidade de nenhuma das partes seja reprimida, o fogo e a paixão de Leão ascendente devem ser esfriados e contidos (não extintos) pela arejada objetividade e justiça de Aquário.

 

Fisicamente, Leão no Ascendente indica muitas vezes uma atitude de poder e orgulho que chama a atenção. Dependendo dos aspectos com o Sol é possível que apareça aquela “carinha de sol” e aqueles olhinhos vivos e brilhantes.

 

Virgem no Ascendente e Peixes no Descendente

 

Com Virgem ascendente, o nascimento da individualidade se faz através da análise mental, da discriminação, da autocrítica e do processo cada vez mais específico do self. Isso muitas vezes significa desenvolver maior habilidade e competência no campo de trabalho e na área criativa escolhidos. Como signo de Terra, existe uma necessidade de empregar conhecimentos tendo em vista um propósito: ser útil, produtivo e prestativo.

 

Virgem no Ascendente chama a atenção para o corpo físico e a preocupação com seu bom funcionamento. O tratamento prático das necessidades comuns da vida do dia-a-dia também é uma manifestação deste signo ascendente.

 

Virgem nesta posição pode ser associado ao que se poderia chamar de “a correta assimilação da experiência”. A experiência, como a comida, tem de ser mastigada para depois ser engolida e digerida. Processos catabólicos dentro do corpo separam aquilo que tem valor, e que deve ser integrado, daquilo que é tóxico e venenoso. Virgem ascendente deveria usar este processo para a digestão da experiência de vida.

 

Analisando o self e a vida em geral, eles podem extrair da experiência tudo o que é mais conveniente para o seu bem-estar. Tudo o que não é construtivo deve ser conhecido e reconhecido, e, no final, limpo e/ou eliminado. Ater-se a sentimentos tais como a negatividade e o ressentimento, durante muito tempo, significa que a pisque e, mais cedo ou mais tarde, o corpo ficam obstruídos, enfraquecidos e envenenados.

 

Com Virgem ascendente, existe o perigo de se tornar tão obsessivo com a ordem, a correção e a precisão que a pessoa perde a espontaneidade e a fluidez. Neste caso, Virgem se enquadra demais tornando-se fechado e rígido. Peixes aparece, de alguma maneira para dizer: relaxe, deixe rolar, afrouxe o controle e seja indulgente, ocasionalmente.

 

Peixes no Descendente encoraja Virgem ascendente a se relacionar com os outros de uma maneira mais compassiva e com um certo grau de sacrifício e aceitação, em vez de ser sempre o juiz, o crítico. Através de Peixes descendente, Virgem ascendente ganha um tipo de entendimento que invade o coração quando este está aberto e receptivo. Há mais vida na vida do que aquela que pode ser medida, enquadrada e testada.

 

Virgem no Ascendente tem, em geral, um corpo asseado e resistente, capaz de movimentos eficientes e econômicos. Muitas vezes a pessoa parece bem mais jovem do que sua verdadeira idade e essa aparência jovial mantém-se também na idade mais avançada. O posicionamento por signo, casa e aspectos do planeta regente, Mercúrio, vai mostrar melhor qual a aparência dessa pessoa, bem como quais seus maiores focos de interesse.

 

Libra no Ascendente e Áries no Descendente

 

Enquanto Áries ascendente apela para a ação deliberada, decisiva e autoafirmativa, Libra no Ascendente requer deliberação e ação cuidadosamente escolhidas, baseadas numa constatação objetiva e justa de qualquer situação. Em outras palavras, tudo o que os outros precisam ou querem, tem de ser levado em consideração.

 

Um julgamento reflexivo é a tônica desse Ascendente: várias alternativas são pesadas na balança e a maneira mais apropriada de ser ou agir será selecionada. No entanto, essa capacidade de perceber o ponto de vista dos outros, bem como a habilidade de analisar uma situação por todos os seus lados, pode invalidar a ação. Daí a reputação de Libra ascendente de vacilante, indeciso e de estar sempre “em cima do muro”.

 

Escolhas são bem mais fáceis de serem feitas quando se tem um sistema de valores no qual basear-se. A responsabilidade de estabelecer um conjunto de valores, padrões e ideias, sobre os quais se possa fundamentar uma ação, pesa demais nos ombros deste Ascendente. Seria tão fácil deixar outra pessoa decidir por eles!

 

E mesmo quando Libra ascendente baseia suas ações naquilo que parece ser verdadeiro e justo, será que existe uma garantia de que a coisa vai dar certo até o fim? Um amigo meu é um ávido adorador do sol. Nos raros dias em que o sol brilha claro e forte na Inglaterra, em vez de ficar em casa em seu jardim ele age de ma forma heroica: pega o carro e vai direto para o escritório. Como recompensa, deveríamos imaginar que os deuses devem sorrir para ele por tão honrosa decisão. Mas por que será que sempre chove no seu dia de folga? Libra ascendente precisa aprender a fazer suas escolhas e sofrer suas consequências.

 

Libra ascendente também significa tentar equilibrar o lado masculino e o feminino da vida, as necessidades místicas e as noções práticas entre cabeça e coração, intuição e lógica e, o mais importante entre o que queremos e precisamos e o que os outros precisam e querem. Libra no Ascendente busca o relacionamento perfeito, a filosofia ideal e por isso, tudo o que é harmonioso e agradável.

 

Muitas vezes existe um interesse em artes e uma atração por sistemas abstratos, como a política ou a matemática, que lhe oferecem simetria e conceitos perfeitos. Alguns dos ideais e das crenças de Libra ascendente podem estar muito além das relações mais básicas das realidades da vida. No entanto, ao mesmo tempo, este Ascendente pode ser bastante crítico quando alguma coisa não acontece como desejado ou esperado. Todos que têm este posicionamento podem ser assim: “Em nome da harmonia é melhor que as coisas sejam do meu jeito, tá!” (Será que é Áries aparecendo?).

 

Os relacionamentos são importantes para Libra ascendente e também necessários para sua evolução e crescimento pessoais. Se Libra está no Ascendente, então Áries está no Descendente. De certo modo, Áries na esfera da vida associada com um parceiro faz surgirem as qualidades librianas. Se um parceiro é terrivelmente egocêntrico e dogmático (um tipo ariano), o ascendente Libra vai ter que aprender a se ajustar e a fazer concessões.

 

No entanto, se a outra pessoa se torna injusta demais, enérgica e exigente, o Libra ascendente aprende a intervir em favor de seu self e a exigir os traços librianos de igualdade e equilíbrio. Os opostos tem uma maneira toda sua de entrar uns nos outros. Se o ascendente Libra não gosta da maneira como você conduz as situações, logo você vai ficar sabendo.

 

A maioria dos livros de astrologia atribui a Libra muito charme pessoal e um corpo bem proporcionado, porém com tendência a engordar devido à preguiça e à autoindulgência. Signos de Ar no Ascendente tem, em geral, uma visão bastante primitiva a respeito delas.

 

Escorpião no Ascendente e Touro no Descendente

 

No oitavo trabalho de Hércules, o herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules se lembra dos conselhos de seu mestre: “Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo.” Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água para o ar. Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules cerca todas as cabeças, mas aí aparece uma décima, na forma de uma joia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

 

Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião ascendente tem de confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno “lá fora”. Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder. Sigmund Freud, com Sol em Touro e Escorpião ascendente, via a Hidra no id – o Aldo primário, primitivo e instintivo da nossa natureza.

 

Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.

 

Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira mais construtiva. Como a joia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas. Goethe, o grande escritor alemão que tentou Fausto com o demônio, tinha Escorpião ascendente.

 

A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, este signo no Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que as novas possam ser edificadas. Gandhi, Lênin, Mussolini, Stálin e Margaret Thatcher, todos nasceram com este ascendente.

 

Existe uma profundidade no Escorpião ascendente que compele os que tem este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só, o Escorpião ascendente infere Touro no Descendente.

 

Enquanto Escorpião tem de desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião ascendente e replicar com muita calma: “Querido, não esqueça que o jantar é às oito.” Os que tem Escorpião ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos e extremos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

 

O mais óbvio sinal físico de Escorpião ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo de sobrancelhas que chamam a atenção.

 

Sagitário no Ascendente e Gêmeos no Descendente

 

O símbolo do Sagitário é o arqueiro ou centauro, normalmente descrito como uma criatura meio homem meio cavalo. A parte superior mostra o dorso humano apontando uma flecha para o céu, enquanto a parte inferior, o cavalo, tem seus cascos firmemente plantados no chão ou empinando de forma arredia. Precariamente equilibrado entre a besta e os deuses, Sagitário ascendente evidencia este fundamental dilema na sua forma de encarar a vida.

 

Uma parte de sua natureza aspira a grandes alturas, nobres ideais e elevadas realizações, enquanto o outro lado animal é dirigido por necessidades mais básicas e pelo instinto animal. Pode o lado animal rivalizar com uma visão maior? A lacuna entre o que é e o que poderia ser é algo muitas vezes penoso de aguentar para um Sagitário ascendente: torna-se imprescindível encontrar maneiras criativas para resolver esta diferença.

 

Outra imagem associada a Sagitário é a do Investigador – sempre existe mais um caminho, sempre algo novo para explorar se seguir. Com este Ascendente, a vida é encarada bem mais como uma jornada ou uma peregrinação. Às vezes, a jornada por si só é bem mais agradável do que a chegada. Como diz o velho lema do signo: “Vejo uma meta, alcanço a meta e vejo outra.”.

 

Como signo de Fogo situado numa casa angular, Sagitário ascendente gera calor e precisa de uma abertura ou visão para expressar sua energia e entusiasmo. Contanto que não ponham pessoas de lado fazendo muita propaganda de si, aqueles com Sagitário ascendente tem um jeito especial de inspirar aos outros. Este Ascendente também tem a habilidade de impregnar a vida com significados e importância simbólicos. Por isso, nada é visto como existindo isoladamente, mas é analisado com relação a uma verdade ou a um princípio maior.

 

O perigo deste Ascendente pode ser a arrogância, o abuso e a extravagância. Como Ícaro, eles podem voar alto demais só para cair no chão em seguida. Alguns normalmente vivem além de suas posses, outros vivem demais no mundo das possibilidades e nunca conseguem baixar suas visões para termos concretos. O tamanho deste problema vai depender da força do elemento Terra ou do princípio de Saturno no resto do mapa.

 

A localização, por casa, de Júpiter – o planeta regente de Sagitário, pode mostrar a área de vida através da qual eles acreditam que a realização se dê. É também através do qual podem ampliar-se ou expandir outros ou onde poderão estar propensos a excessos.

 

Gêmeos no Descendente é o contraponto necessário a Sagitário no Ascendente. Quanto a relacionamentos, quem tem Sagitário ascendente pode observar de perto as leis básicas e os padrões de existência que intuíram. O tipo geminiano é o parceiro ideal para eles. A mente geminiana encontra as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos e sentimentos sagitarianos. Gêmeos é capaz de analisar e questionar as conclusões de Sagitário e, desta maneira, forçá-lo a pensar mais atentamente.

 

Gêmeos fornece a Sagitário os passos práticos imediatos que podem ser tomados para realizar as metas e as aspirações. Sagitário decide que deve sair de férias, porém é o lado geminiano do self que procurará o agente de viagens. Mais uma vez, como acontece com as outras combinações Ascendente/Descendente, as qualidades do descendente podem ser importadas via outra pessoa ou desenvolvidas dentro do self na busca da totalidade.

 

No plano físico, Sagitário ascendente pode mostrar um alto grau de inquietação. Às vezes aparece como característica uma boca grande ou um arreganhar de dentes “cavalar”, como se tivesse que ser grande para permitir dizer tudo o que querem. Por causa na natureza expansiva deste signo, é possível haver problemas de peso quando ele está no Ascendente.

 

Capricórnio no Ascendente e Câncer no Descendente

 

Saturno, o regente de Capricórnio, tem na mitologia uma personalidade fracionada. Por um lado, ouvimos que ele castrou o pai e engolia seus filhos. Nesse sentido, ele representa um princípio repressivo, crítico, frio e rígido. Por outro lado, no entanto, na mitologia romana ele regeu a “idade do ouro”. A Saturnália era um festival de licenciosidade, de sensualidade, de abundância e indulgência: o tempo da Cornucópia.

 

As qualidades de Capricórnio no Ascendente refletem a natureza dual de Saturno. Lembrando o princípio geral de que nos encontramos através do desenvolvimento das qualidades do Ascendente, Capricórnio nesta posição sugere a necessidade de uma apreciação desses dois lados da vida.

 

O primeiro lado de Capricórnio é bem documentado. Com este signo ascendendo, tem-se muitas vezes a impressão de um severo pai observando tudo e esperando obediência e certas realizações de seus filhos. A energia  e o entusiasmo do signo antecedente, Sagitário, devem ser usados de forma prática e produtiva e, dentro de limites definidos. Eles não podem fluir ou boiar com qualquer coisa que apareça; nem tampouco se pode permitir que sejam soterrados por qualquer capricho ou paixão.

 

A fim de atender às exigências do “pai dentro de si mesmo”, Capricórnio ascendente precisa planejar com cautela sua vida e estruturá-la, construindo-a lógica e calmamente conforme suas metas e ambições. A energia tem de ser medida com muito cuidado, e isso exige disciplina e controle. Capricórnio rege os joelhos e, cedo ou tarde os que tem este Ascendente terão de se curvar em submissão a uma autoridade maior – interior ou exterior – que espera algo deles. Como Jó, é muitas vezes através de grande carga de trabalho e frustrações que Capricórnio ascendente é humilhado e aprende a aceitar certas leis, limites e estruturas. Como Cristo, pode, no último minuto, haver dúvidas sobre a validade de seu sacrifício.

 

Em poucas palavras, Capricórnio ascendente tem necessidade de fazer algo do self e alcançar certo valor e respeito coletivos. Eles podem se rebelar ou tentar escapar de lições e responsabilidades, mas normalmente acontece que eles simplesmente se sentem melhor encarando suas obrigações tanto diante de si mesmos como dos outros.

 

E o outro lado de Saturno – a divindade que reinou durante a Idade do Ouro? Como signo cardeal da Terra, Capricórnio tem a capacidade de lidar com eficiência no mundo material. É desenvolvendo seu conhecimento em potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los que Capricórnio ascendente vive um sentido de realização e consumação.

 

Junto com Virgem, não existe Ascendente mais capaz de pôr ordem num caos do que Capricórnio, nem quem tenha maior visão de possibilidades e de torná-las realidade. Também não podemos esquecer o lado Sátiro ou Pan do terrestre Capricórnio – a capacidade de apreciar sentidos físicos e o mundo natural. Talvez porque Capricórnio ascendente está tão consciente das mais duras realidades da vida é que eles podem, por contraste, desfrutar de tudo o que é sensual e bonito.

 

Capricórnio ascendente tem o sensível e aquático signo de Câncer no Descendente. A imagem de Câncer, não-agressiva, carnuda e redonda opõe-se com naturalidade à rigidez e à inflexibilidade de Capricórnio e as modera. Capricórnio ascendente, tão intratável para o mundo, corre muitas vezes para sua casa a fim de ser mimado e acalentado por seu companheiro.

 

Apesar da rigidez exterior ou da falta de confiança em si mesmos, os que tem Capricórnio no Ascendente são singularmente sensíveis aos sentimentos dos que os cercam e muitas vezes se adaptam para ir ao encontro das necessidades dos seus parceiros. O pai severo e duro é contrabalanceado pela mãe protetora, que tudo aceita. Se numa das esferas da vida vamos longe demais numa só direção, a vida nos compensa em outros lugares.

 

Muitos astrólogos acreditam que Capricórnio ascendente, como um bom vinho, amadurece e se aperfeiçoa ficando melhor e mais feliz com o tempo. Fisicamente, Capricórnio na cúspide da 1ª Casa muitas vezes parece bastante tenso e insípido e, em geral, há algo diferente na estrutura óssea de sua face. Algumas vezes, como Pan e seus seguidores, eles tem um ar diabólico.

 

Maquiavel é um exemplo do lado mais intratável e tenso do Capricórnio ascendente. Ele usou sua sensibilidade para com os outros (Câncer no Descendente) para manipular e controlar melhor as situações em seu próprio proveito.

 

Aquário no Ascendente e Leão no Descendente

 

Ironicamente, os que tem Aquário no Ascendente (o ponto do autoconhecimento) recebem um sentido mais claro de sua única e particular identidade, ficando para trás e tendo uma visão objetiva e impessoal da vida. Apreciar os acontecimentos, as pessoas, as circunstâncias e mesmo eles próprios de uma perspectiva mais afastada, lhes permite uma imagem mais global ou completa do plano das coisas. Um conhecimento maior do grupo, e um mais amplo sentido do contexto social em que funcionam, substitui um quadro de referência puramente subjetivo ou pessoal.

 

Aquário é regido por Saturno e Urano. O lado Saturno de Aquário ascendente pode parecer a um grupo uma melhora no seu próprio sentido de identidade ou importância. Junto com isso surgem dúvidas; por exemplo, como “estar no grupo certo”, como “fazer o que é certo”, etc. O lado mais uraniano do Aquário ascendente, no entanto, pode julgar inapropriado conduzir a vida somente para aumentar ou sustentar a segurança ou o poder pessoal. Algo maior que o self individual deve ser levado em consideração.

 

Com base nisso, mais do que qualquer outro signo Ascendente, Aquário pode agir de acordo com aquilo que ele ou ela sente que vai sustentar ou melhorar o funcionamento de um todo maior. O signo de Aquário tem sido associado ao mito de Prometeu. Acreditando que a humanidade poderia ser melhor do que era na época, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu ao homem.

 

Do mesmo modo, Aquário ascendente consegue se encontrar melhor na vida com um sentido de esperança e de visão de um novo futuro: uma crença de que aplicando as teorias ou conceitos certos, as circunstâncias poderiam ser melhoradas; porém, do mesmo modo que Prometeu é punido pelos poderes existentes por seu feito desafiador, alguns “prometeus” modernos podem ser condenados, maltratados ou mesmo aprisionados por teorias ou ações que transgridam ou destratem a autoridade estabelecida. E mais, é da natureza da vida que velhas estruturas ou paradigmas, quando apenas sobrevivem ou já ultrapassaram sua utilidade, abram caminho para novos padrões e ideias. Aquário ascendente muitas vezes está sintonizado com as últimas tendências e as novas ideias que pairam no ar.

 

Normalmente, os ideais associados com Aquário ascendente são igualitários: fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade para todos. Por tudo isso, Aquário no Ascendente pode assumir a causa de segmentos da sociedade que o sistema existente condena ou oprime.

 

Às vezes, a visão desse ascendente é idealista demais e subestima a força da mais insaciável, terrena e aquisitiva natureza das pessoas. Do mesmo modo, quem tem esse signo ascendente fica irritado com emoções irracionais e centradas em si mesmo e nos outros que entrem em conflito com suas teorias nobres e utópicas. Immanuel Kant, o filósofo alemão que escreveu sobre ética e estética, tinha Aquário na 1ª Casa.

 

Leão no Descendente é o lado sombrio de Aquário no Ascendente. Sob a fria objetividade e os ideais igualitários de Aquário pode manifestar-se o anseio leonino por poder pessoal e reconhecimento. Quem tem Aquário ascendente, com todo seu amor à igualdade e à liberdade, é muitas vezes atraído por pessoas de grande prestígio e influência. Pode mesmo haver uma tendência de usar os outros no sentido de conseguir força, poder e importância (Leão na 7ª Casa). Por toda essa falta de egocentrismo eles são capazes de aborrecer alguém durante horas se esse alguém os fizer de bobo numa festa (a outra pessoa vai ficar na geladeira durante dias).

 

Leão é um apaixonado e usa seu próprio sentido de self, de honra e de prestígio como primeira base de referência. Para evitar qualquer investida de Leão, seja ela interior ou exterior, o Aquário ascendente fica alerta para não obscurecer demais a visão que Leão tem da vida. Com Aquário, existe o perigo da necessidade de um sistema altamente funcional tomar a dianteira da singularidade, do humanitarismo e da individualidade criativa dos que tem que se adequar a eles. Exemplificando como extremos, o sonho aquariano poderia facilmente tornar-se um pesadelo orweliano.

 

Fisicamente, Aquário ascendente tende a ser grande, com traços bem delineados, aprimorados, claros e abertos. Em sua aura muitas vezes há uma carga elétrica ou magnética.

 

Peixes no Ascendente e Virgem no Descendente

 

Peixes no Ascendente pode englobar qualquer uma das muitas manifestações associadas com esse signo complexo e evasivo. Da mesma forma que os dois peixes nadando em direções opostas, como aparece no símbolo do signo, a necessidade de formar um sentido sólido e concreto de autoidentidade entra em conflito com aquelas forças que provocam a dissolução e a transcendência das autolimitações. A solução deste dilema requer da pessoa com Peixes no Ascendente o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior do que o self.

 

Uma personalidade rígida demais tornaria isso impossível, e uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de se lidar de maneira eficiente com a vida. Na primeira situação, nada do que está além das autolimitações poderia entrar no conhecimento, enquanto, no segundo caso, a pessoa fica completamente tomada pela sua sensibilidade e abertura. Os perigos são, de um lado, a inflexibilidade e, de outro, o caos e a desintegração.

 

Peixes no Ascendente pode manifestar-se em qualquer um dos três planos tradicionalmente associados a este signo: a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. A vítima não enfrenta bem as mais difíceis realidades do mundo e tenta uma via de escape ou busca um apoio, voltando-se para as drogas ou para o alcoolismo como forma de alívio. Vago e confuso, o Peixes ascendente pode seguir em frente apesar de tudo o que está acontecendo, deixando para os outros a escolha do que eles deveriam fazer. Alguns podem tentar escapar da rede do tédio e das armadilhas diárias da sociedade tradicional entrando para o submundo do crime e do comportamento aviltante.

 

No entanto, outra expressão deste signo no Ascendente é o tipo artístico. Inspirado no mundo imaginário da psique, o artista canaliza suas percepções através de alguma mediunidade. O terceiro plano, o curandeiro ou salvador, dedica sua vida a servir aos outros, esforçando-se por tornar real uma visão da vida vislumbrada num mais amplo estado de consciência. A dor do mundo é sentida como a sua própria dor. Nos três planos, com algumas variações, este Ascendente é assimilado por algo que suprime ou invalida uma existência mais mundana ou uma limitada visão da vida.

 

Uma tônica para Peixes ascendente é o sacrifício da vontade pessoal. No entanto, quando levado a extremos, quem tem este Ascendente vai repetidamente armar situações nas quais os outros tendem a levar vantagem. Além de serem pisoteados como o proverbial capacho, a falta de corretas proibições e limites muitas vezes significa abandonar o self a emoções e apetites que, a longo prazo, são excessivos e autodestrutivos.

 

Virgem no Descendente oferece os princípios de discriminação que proporcionarão o equilíbrio, o senso comum e um saudável cuidado com precauções e limites. Outros sentem necessidade de transmitir essas qualidades a eles, mas na verdade quem tem Peixes ascendente só consegue sentir-se bem melhor se puder encontrar dentro de si mesmo esses traços. Alguns com esta configuração estarão tão absorvidos em êxtases espirituais ou missões muito elevadas que terão necessidade de parceiros para cuidar das necessidades mais triviais e mundanas do seu dia-a-dia (Virgem na 7ª Casa).

 

Às vezes, o tipo Peixes ascendente é tão idealista e romântico que inconscientemente condena os outros e é muito crítico (Virgem descendente) por eles não vivenciarem suas expectativas. Outros, com Peixes ascendente, conseguem suas identidades somente através da salvação ou do servir aos outros (Virgem na 7ª Casa).

 

Fisicamente, Peixes na 1ª Casa pode ter uma aparência sonhadora, romântica ou misteriosa. É possível que os olhos sejam grandes e pareçam quase “líquidos”. O corpo é bem cheinho e arredondado. Como plástico, eles conseguem moldar sua aparência em diversas imagens. Em suas maneiras, eles exalam uma receptividade e uma vontade de agradar que encanta e seduz os outros. Às vezes, exibem tanta franqueza que outros se inspiram para salvá-lo.

 

Para finalizar esse nosso Post, contemplemos a beleza de Prometheus e seu círculo zodiacal:

Prometeu, em frente ao Rockefeller Center.

Prometeu, em frente ao Rockefeller Center.

Prometeu (do grego, pro = antes + metheus = vidência) o que tem o dom de saber ANTES, trazendo o “Fogo divino” que roubou de Zeus/Júpiter para entregar aos Homens.

Prometeu (do grego, pro = antes + metheus = vidência) o que tem o dom de saber ANTES, trazendo o “Fogo divino” que roubou de Zeus/Júpiter para entregar aos Homens.

Aqui, vemos nitidamente os signos de Peixes, Áries, Touro e Gêmeos, acompanhado de seus símbolos.

Aqui, vemos nitidamente os signos de Peixes, Áries, Touro e Gêmeos, acompanhado de seus símbolos.

E aqui, com nitidez, os detalhes de Leão e Virgem.

E aqui, com nitidez, os detalhes de Leão e Virgem.

Vistos de outro ângulo e com outra luz.

Vistos de outro ângulo e com outra luz.

Como sempre, estou às ordens do Salotto, para nos divertirmos, pois compartilhar paixões é sempre um IMENSO prazer! (disse meu Ascendente em Sagitário! \o/).

Luciene Felix Lamy

_______________________________

Obrigada Luciene!!

YOU MIGHT ALSO LIKE

ASTROLOGIA: O quarto (e o parceiro ideal) de cada signo!
October 12, 2017
Qual a viagem ideal para cada signo?…
June 26, 2017
Qual o vestido de noiva ideal para o teu signo!
May 15, 2017
Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016
Meu mapa astral… parte 1
August 08, 2016
ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!
July 22, 2016
ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy
June 24, 2016
O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!
April 15, 2016

167 Comments

Ritinha Medina
Reply 9 de March de 2014

Eba!!! Cheguei cedinho e dou de cara com mais essa super power aula da Lu.
Tem informação importante à beça - certeza de q vou precisar MUITO tempo prá decodificá-las.
Eu sempre fico no maior conflito entre como eu me vejo e como os outros me percebem - quase um sentimento de cisão... como se eu tivesse duas caras... Hahaha...
Ufa! Ainda bem q tem a Astrologia e a amiga querida prá nos orientar a 'colar' os lados da mesma moeda...
Adorei o "face to face" de Atlas com St Patrick - me faz pensar q para conseguirmos carregar o 'nosso' mundo nas costas, só mesmo com a ajuda Divina!!!
E fiquei mega curiositas e peço para q a 'fessôra' dê um plus (olha o abuso aí, gente!) e discorra sobre os significados do quadro de Van Eyck.
Volto depois para aprender ainda mais com a aula q prossegue nos comments!!!
Thanks 'àzamigas'!!!
Bjkas,
PS - Torcendo prá q vc fique boazinha loguinho, Queridovsky

    Jaqueline Müller
    Reply 9 de March de 2014

    Ritinha, meu amor... já voltou?
    Bjkas

      Ritinha Medina
      Reply 9 de March de 2014

      Oui, Oui, mon amour.
      Estou numa metidez q num me aguento...
      Qdo a correria te permitir, vc me liga?!
      Bjkas,

        Andrea - Curitiba
        Reply 9 de March de 2014

        A russa ta metida D+!!haha...Bjs and welcome back!!! E trate de nos contar tudo!!

          Ritinha Medina
          9 de March de 2014

          ADMC,
          Vc tem razão. A família real russa - os Medinayevi estão insuportáveis... Hahaha... Preciso te contar em detalhes. Foi tudo mto rápido e intenso. Quase surtei na batatinha...
          Bjkas,

          Adrianne
          10 de March de 2014

          Gostei muito dessa parte da batatinha!!!!!!! Voces mereceram cada um desses instantes de pura alegria. E que o futuro traga muuuuuuitos outros.

    Maria Vilma
    Reply 9 de March de 2014

    Muito feliz por ter vc aqui, garota!
    Um dia excelente para vc!
    Bjs, MaVi

      Ritinha Medina
      Reply 9 de March de 2014

      MaVi lindinha,
      Eu estava com uma vontade arretada de circular por aqui...
      Saudades!!!
      Bisous,

    maria valéria de moraes
    Reply 9 de March de 2014

    Belíssimo post, estou aprendendo muito com os signos, e ascendentes. Obrigado

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2014

    Obriiig..asgpjaàsps daaa.... (digitando entre um espirro e outro...) também.àasjaèp0s ___ daouè achei lindo o faaaace to fffface...bjs atchimmm! c

      Ritinha Medina
      Reply 9 de March de 2014

      Saúúúúúde!!!!
      Fique debaixo do edredom (sem travessuras, of course...) tomando chá de gengibre com limão prá mandar essa gripe lá prô Polo Norte.
      Melhoras, querida.
      Bjkas,

        consueloblog
        Reply 9 de March de 2014

        Vou tentar... o Robbie tá fazendo pra mim... bjs c

    Alexandra
    Reply 9 de March de 2014

    Atrasadinha (pra variar...ultimamente).....
    Ritinha amor de minha vida, também quero saber detalhes desta viagem da família russa.....te ligo amanhã sem falta.
    Bom te ver aqui. Você faz taaaanta falta.....
    Beijocas.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Quantas saudades, Ritinha!

    Ah, quer dizer que não havia reparado nos detalhes de Atlas, é?
    No plano mítico, ele unifica três grandes elementos: a terra, o mar e o firmamento. É Atlas quem mantém o equilíbrio do Universo.

    "Adorei o “face to face” de Atlas com St Patrick – me faz pensar q para conseguirmos carregar o ‘nosso’ mundo nas costas, só mesmo com a ajuda Divina!!!" Exato! Adorei 'sua' leitura, amiga.

    Quanto a mais detalhes dos elementos no retrato dos Arnolfini, podexá que comento, sim. Menina, reparaste no quanto Giovanna é novinha? Naquela época acho que as moças casavam cedo. Não pesquisei, mas antes dos 20, com certeza.

    Mil beijos, feliz mesmo em tê-la de volta, Ritoka!
    lu.
    PS: A caminho da casa da Consu, em Florença, há um Atlas gigante (se não me falha a memória, no alto de um portal). Um hora dessas, posta uma foto dele Consu. ;)

      consueloblog
      Reply 10 de March de 2014

      Lu,
      onde q não estou lembrando?!?! bjs c

        Luciene Felix Lamy
        Reply 11 de March de 2014

        Acho que era a caminho da escola de Allegra: no alto, em cima de um muro, acho que era de pedra. Vou confirmar com as meninas para me ajudarem a identificar onde estava. ;)

          consueloblog
          11 de March de 2014

          Vou procurar!!... bjs c

Antonia
Reply 9 de March de 2014

Bom dia Lu!
Que delícia essa aula de astrologia logo cedo...um dos meus temas de leitura predileto!
Bom, já que a professora está se colocando à disposição para dúvidas...então começo por perguntar:- O grau que aparece no signo ascendente tem importância ? Também vigora aqui aquela situação que se o grau for próximo de 30, a análise deve ser feita pelo signo seguinte ? Ou o grau só tem importância para situar os planetas nas casas ?
Acho que estou fazendo a maior confusão com esta história de graus...
Por último gostaria de ressaltar que adorei as fotos e explicações de hoje. Nunca havia reparado que o Atlas e o Prometeu traziam símbolos astrológicos. Que máximo!!
Thanks pela aula, adoro aprender coisas novas..
E,agora a última pergunta, o ascendente e o descendente sempre serão em signos opostos ?
Para finalizar digo meu ascendente : leão.
Boa semana para todos!

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2014

    OMG!!! Q know-how!! Sabe q também não havia notado...lindo! bj s c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Olá, Antonia,

    Que bom que amanheceu se divertindo, minha querida!

    Sim, o grau em que o signo Ascendente surge no horizonte ocidental tem importância!

    Disponho de uma obra que envia uma mensagem "mística" a cada um dos 360°. É de Dane Rudhyar, grande astrólogo humanista. Me passe o seu e transcrevo qual é a sua. Mas, tal qual o Oráculo de Delphos, é um tanto obscura, só o receptor poderá decifrá-la, compreendê-la.

    Nos 1ºs e nos últimos graus, deve-se atentar à influência dos signos próximos. A astrologia denomina isso de "cúspide", que nada mais é que a divisa entre os signos. Assim, quando lemos que o Ascendente, o sol, lua ou qualquer planeta está na cúspide entre Leão e Virgem, por exemplo, sabemos que o mencionado Ascendente, sol, lua ou planeta se encontra entre 28°, 29°, 30° de Leão, ou ainda, 1°,2° ou 3° de Virgem.

    O Ascendente e o Descendente não serão necessariamente em signos opostos, pois dependendo do grau, o Descendente pode "cair" num signo diferente do oposto do Ascendente. Se não fui clara, não se acanhe, amiga! Tento explicar melhor, OK?

    Vocês não fazem ideia de quantas pessoas já me escreveram no face dizendo a mesma coisa: que já passaram por Atlas e Prometeu em Nova Iorque "n" vezes, mas que jamais tinham atentado a esses detalhes.

    Essa desatenção não é por mal, é falta de "treino" mesmo. Explico: eu mesma não prestava atenção aos detalhes da moda e da alta costura que aprendi a buscar. Era como se eu visse, mas não enxergasse, rsrs.

    Ascendente em Leão? UAU!!! Aplausos para a "Rainha"! \o/

    A 4ª informação + importante no mapa é a localização do regente do Ascendente, no seu caso, o Sol, tanto por signo quanto por Casa (área de experiência da vida). É a essa esfera, nesses assuntos (Casa) e desse modo (Sol) que você dirigirá suas ações, empreendendo sua energia e colhendo os resultados que verdadeiramente lhe interessam.

    Mil beijos e, brigadão por ter se manifestado, amiga!
    lu.

Dulce
Reply 9 de March de 2014

Fessora do céu... Os trens tá muito bem explicadinho sô! Vou estudar para tirar boas notas e aproveitar melhor as informações quando fizer meu próximo mapa que já passa da hora de refazer... A senhorita faz mapas para simples mortais? Se fizer, quando eu for para a reunião do salotto reserve um horário pra eu. Axé, para a melhor energia do Universo chegar hoje e sempre até você. Dulce

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Dulce, minha donzela,

    É claro que será um prazer dar uma olhadinha!
    Mas, fiquei sabendo que, de 17 a 21 de Maio, numa bucólica Villa em Florença, haverá uma astróloga de plantão! Pode alugá-la à vontade: me disseram que se tem uma coisa que ela adora é ler os "mapadazamiga'! Aproveite que, em Florença, terra fértil a muitos deles (astrólogos), o babado é forte. Fortíssimo!

    Que chegue, amiga, que chegue. Axé!!!

    Mil beijos,
    lu.
    PS: Clique em meu nome, logo no início do Post e, em "Promoção 2014". ;)

      Dulce
      Reply 12 de March de 2014

      Vc é uma danada mesmo! É um caso seríssimo a pensar e resolver logo, logo! Mas, porém contudo todavia, tô achando dificil encaixar no que já estava programado. Vamu, que vamu! Axé!

Rafael Candotti
Reply 9 de March de 2014

Estou aqui lendo tudo e pesquisando também, nessa manhã bonita e ensolarada nova iorquina. Estou bem curioso e adorando também a leitura.

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2014

    Rafa!!! Desaparecido!! Aqui também está lindo! Pena q eu tenha q ficar de cama... estou dó-dói... bj cc

      Rafael Candotti
      Reply 10 de March de 2014

      Oi gatona, eu dei uma pausa admito. Tirei esses dois primeiros meses do ano, para ler livros, revisitar alguns que havia lido no passado e estava com vontade/saudade de reencontra-los em uma outra etapa da minha vida, para assim os mesmos, continuar tendo relevância na minha vida . Estou me atualizando vendo os post da #pfw e #mfw e adorando . Esse post de alguma forma, soma-se com o que eu re-li e relaciona-se também ao que estar por vir em 2014. Foi muito bom ter acessado ao blog com vontade e de imediato ter aprendido uma lição, ainda mais nesse domingo que foi ensolarado , era pra ter sido e foi ! Lhe desejo melhoras, acho que um bom remédio é ir até à janela da sua sala, observar calmamente a maravilhosa visão que você tem aí que isso pode melhorar rs ! Que coisa romântica que eu escrevi né, rs, Bj C !

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Que gostoso, Rafael! :)
    No próximo Post, trago outra MARAVILHA nova iorquina, amigo!
    Dessas de nos tirar o fôlego! E ai, ficou ainda + curioso??? ;)
    Mil beijos,
    lu.

      Rafael Candotti
      Reply 10 de March de 2014

      Fiquei super curioso, e estou indo hoje contemplar o monumento na 5 avenida, sabe que nunca tinha reparado neste monumento em detalhes, nunca o ' li ' sabe . Mais tarde quero ir la, tentar driblar os turistas e contemplar ambos monumentos , antes sempre passava correndo em frente do mesmo , ou tirava umas fotos super rápidas, sem dar a ele o valor merecido. Mas depois desse post , a curiosidade surgiu e o respeito e admiração afloraram pelo mesmo. Obrigado.

Marcia Sprinz
Reply 9 de March de 2014

Delícia de post, fotos maravilhosas!!!
Eu já sabia que Touro é meu ascendente. Meu signo solar é Peixes, mas sou cada vez mais taurina..... Será por causa dos meus 50 anos recém completados???
bjs Luciene e Consuelo!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Sim! Exatamente isso, Marcia.

    Após o 1º Regresso de Saturno, que ocorre por volta dos 29 anos e 1/2, as características do Ascendente passam a predominar.

    Terra + Água = barro que constrói e edifica tudo. Você é "gente que faz"! \o/
    Seu Ascendente trouxe + leveza e muita, muita beleza à sua vida.
    Augura sorte no amor (físico), popularidade entre os homens e... $$$!
    Sem falar da beleza física que (a menos que o planeta Vênus esteja mal posicionado ou "afligido" por algum aspecto dissonante, como uma quadratura, por exemplo) é notória! Vênus (Touro) no Ascendente favorece à beleza física, bem aspectado dá as famosas "covinhas" no queixo ou nas faces. ;)

    Gostou das fotos? Ah, é triste ter que selecioná-las, deixando tantas outras de fora, para não sobrecarregar o Post. :(

    Mil beijos,
    lu.

      Marcia Sprinz
      Reply 30 de March de 2014

      Lu querida!!
      Estava viajando e só vi agora seu comentário. Obrigada!!
      Sempre me interessei por astrologia e seu enfoque inteligente, divertido e esclarecedor fez despertar isso novamente!
      Ansiosa pelos próximos posts!!
      bjs!!

        Luciene Felix Lamy
        Reply 30 de March de 2014

        Querida Marcia,

        Por sorte, também acabo de ver esse seu comentário, amiga. Fico tão chateada quando não vejo e a pessoa que escreveu poder ser levada a pensar que fiz pouco caso...

        Também estou ansiosa, já preparando o de Abril e, adivinhe o assunto? As Casas 2 e 8: $$$!!!

        Que bom que seu interesse foi despertado novamente, minha querida. Agora, mapas em mãos e vamos nos descobrir. ;)

        Beijos e ótimo domingo
        lu.

          Márcia Sprinz
          2 de April de 2014

          Impossível alguém achar que você é pouco atenciosa.....
          Não vejo hora de ler o próximo post!
          Muitos beijos!!

Maria Vilma
Reply 9 de March de 2014

Obrigada!!!
Estou honestamente muito emocionada...!!!
Nunca pensei que algumas informações sobre astrologia (claro, entra aí o
conhecimento e a seriedade de quem presta essas informações) fossem me valer
por anos de terapia... rsss...
Sempre me senti um pouco “diferente”... meio fora do contexto e por vezes, isso
me causou/causa (já foi pior...) uma certa apreensão... Lendo este post, no que me
diz respeito, foi como se tivesse lançado um profundo olhar sobre mim mesma,
afagado a minha cabeça e me dado um longo abraço de carinho e compreensão...
Um domingo pleno de alegria para todos!
MaVi

    Ritinha Medina
    Reply 9 de March de 2014

    Que MaraVilha esse carinho q vc se dedicou...
    Vc merece pq é uma pessoa MUITO especial - sensível e delicada!!!
    Receba um abraço quentinho da minha parte também.
    Bjkas,

    Andrea - Curitiba
    Reply 9 de March de 2014

    MAVI, lindas palavras!!! Bjs..

      Maria Vilma
      Reply 9 de March de 2014

      Por vezes digo e /ou faço coisas, que a meu ver são
      absolutamente naturais, mas que eu percebo que causam
      algum impacto... Sou do signo de aquário e pude entender que
      as pessoas desse signo são assim mesmo... "diferentes" e que
      não é de tudo ruim...
      Ritoka e Andy, para cada uma de vcs, um abraço bem
      forte daqueles que atravessa o corpo e alcança a alma...
      MaVi

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Nossa, Mavi,

    E olha que só começamos!

    Após decifrarmos todo o mapa é que vc ficará pasma, amiga!
    Muitos terapeutas junguianos (olhar para dentro, desperta!) usam ou são simpatizantes da astrologia (presidida pela deusa Urânia), que é um Saber Aquariano "par excellence"! \o/

    Aquário está à frente, amiga. "Só" isso. Volte ao 1º Post de Astrologia e confira novamente "A missão dos doze signos", de Martin Schulman. É um preço alto... Por ver tanto. E tão longe.

    Também me emocionei com seu comentário, amiga.

    Mil beijos,
    lu.

      Maria Vilma
      Reply 9 de March de 2014

      E vai mais um abracinho... para vc, Lu!!!!!
      Gostei: Muito!
      MaVi

kareen terenzzo
Reply 9 de March de 2014

E eu amo seu ascendente em Sagitário hahaha... Embora meu ascendente seja Câncer, meu descendente é Sagitário... e a é lua Gêmeos. Uma dupla perfeita!!!! Me identifiquei muito com a descrição :)
Beijos

Eliana Romanis Diegues
Reply 9 de March de 2014

Querida Luciene,
Muito bem feito o post, aliás como tudo o que vc faz. Como amante, praticante e eterna estudante de astrologia, esses posts sempre me interessam e encantam. Ainda bem que tenho sólidos pés plantados na realidade, com sol, lua e mercúrio em capricórnio, se não meu ascendente em peixes (com netuno na 8ª) já tinha me arrebatado para uma ilha a centenas de milhas daqui.
Achei fantásticas as observações do quadro de Van Eyck. Quero mais, quero a análise toda!
Parabéns e grande beijo!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Eliana, donzela querida,

    Uma hora dessas, voo para a terra de Betinha, para estudá-lo melhor. ;)
    Podexá que postarei mais sobre ele.

    Ô amiga, veja por outro ângulo: ainda bem que seu Ascendente é no Peixes romântico e sonhador, desencanado que só. Imagine sol, lua e mercúrio EXIGINDO, cobrando RESULTADOS o tempo todo... Piedade!
    Com esse "Stellium" na Cabra, não fosse esse Ascendente em Peixes, você não conseguiria um "OK" da "autoridade" que trazemos em nós, nem para dormir, pois poderia ser considerado "perda de tempo". Dependendo de que em qual fase da vida vc está, dê asas aos Peixes e... Partamos para um 'relax' na ilha, a centenas de milhas daqui. O Ascendente em Peixes deixa entrever que é o que vc + deseja. E, com Netuno na 8ª, certa introspecção, mais que necessária, é salutar! ;)

    GRANDE beijo para vc tb, amiga!
    lu.
    PS: Netuno na 8ª: mais uma que morre "véia". E inconsciente.

      Eliana Romanis Diegues
      Reply 10 de March de 2014

      Céus! Morre véia? logo eu que tenho pavor da decadência!
      Já estou na segunda, ou será terceira? fase da vida e me choco todo dia com a descida da montanha.
      E olha que ninguém me dá a idade que tenho!
      Agora.... adorei o inconsciente.... uma bela morte pisciana.
      Só espero que seja dormindo e não numa horrível UTI.
      Xi! Surtei! Estou numa fase pisciana, meu ascendente desta revolução solar está em Peixes, então o corpo vira uma prisão e o escapismo rola solto.
      Grande beijo pra vc, morro de vontade de te conhecer pessoalmente. Moro em Peruíbe, perto de Sampa, né?
      Mais dois beijos astrológicos.

        Mar
        Reply 11 de March de 2014

        rsrsrsrs
        fiquei rindo do diálogo de vcs! :)
        Ai Lu...confesso minha ignorância completa nessa área...mas vc despertou a minha curiosidade!Coisa que nem meu marido conseguiu,isso que ele até encomendou(faz tempo) um mapa astral com um astrólogo.Esses dias eu tentei ouvir o CD,mas não está funcionando.Agora estou com o mapa feito,conforme vc ensinou,mas está tudo confuso para mim.E...aonde a gente fica sabendo que pode ter vida longa,ou não :( rs.Fiquei curiosa vendo vcs 2 comentando!
        Bjs

Ceres Leda
Reply 9 de March de 2014

Querida Luciene, mais uma vez fico fascinada com sua visão ao analisar uma obra de
Arte , neste caso em especial , a pintura flamenga de van Eyck. O seu conhecimento
dos costumes da sociedade da época , é impressionante! Você me faz constatar como
é unilateral o ensino da Arte, digo , no Brasil, porque estudei aqui , mas acredito que
seja uma deficiência generalizada no ensino, não abordar a obra de Arte no contexto
social da época. Quando é abordado , é de forma superficial.
Meus parabéns pelo seu profundo conhecimento de história social. Espero um dia
fazer um Curso com você.
Beijos
Ceres

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2014

    Oi Ceres, a educação italiana pode ser muito fraca no que tem a ver com o prático, mas quanto à análise da arte, não. Eles abordam tudo, símbolos e contexto cultural e social da época, estudando o artista tmbm. bjs c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Ceres, minha querida,

    Não sei aqui no Brasil, mas lá na Itália as exigências são ferrenhas.
    Por sorte, a própria princesa Camilla Borghese lê o jornal onde publico meus artigos e os aprecia, mesmo assim, sei que será uma tarefa hercúlea obter autorização para publicar meu livro por lá (Galleria Borghese).

    Uma obra de arte SEMPRE explicita o contexto político-social de onde eclodiu. Nada mais é que o "retrato" de nossos costumes, valores, enfim, de nosso momento histórico. E econômico, também.

    Eu já amava de paixão a astrologia, a mitologia greco-romana e, claro, as belíssimas obras de arte (tenho predileção pela música, pelas esculturas e pela literatura... Vish: cadê a predileção?), mas confesso que foi somente cursando Filosofia que 'alinhavei' todas essas manifestações mundanas do "Sublime".

    A próxima obra que analisaremos a encantará mais ainda, pois trata-se de uma das que mais aprecio, pela leveza e riqueza de significados. De Johannes van Eyck gosto mais por ter inspirado outro Johannes que gosto ainda mais que ele, o Vermeer. Escorpiano, Vermeer nos toca ainda mais profundamente.

    Será um prazer tê-la no grupo, Ceres! Tá participando do Concurso?
    Aqui é sério: funciona! Basta se inspirar e postar a resposta que a levará à Roma, amiga.

    Mil beijos,
    lu.

Andrea - Curitiba
Reply 9 de March de 2014

Deixem-me ¨pegar uma carona¨ com os deuses do Olimpo, com toda a forca da mitologia: gostaria de escrever algo que vem do fundo de ¨minh´alma¨, expressao de minha querida e sabia avo: hoje o salotto amanheceu triste com a noticia de nossa querida amiga QUI que se encontra adoentada. Entao, mais uma vez, transcrevo aqui o quao abencoados somos todos nos deste grupo de amigos, liderados por uma pessoa iluminada que eh essa blogger. Dou todos os dedos de minhas maos se existir outro blog em que os membros se tratem por querida(o), amada(o), amore.....onde estamos todos prontos para servir e sermos prestativos....onde oracoes e correntes de boa sorte sao entoadas mesmo por aqueles de outras religioes.....onde a amizade prevalece mesmo nao conhecendo as carinhas de todos os membros....onde a vontade de ver crescer este blog eh tao grande a ponto de ideias brotarem de pessoas que nem sempre se fazem presente diariamente nesta grande ¨gaiatice virtual¨...e que gaiatice! O quao criancas e adolecentes por vezes nos tornamos aqui neste salotto! Que delicia, que dadiva, que bencao em nossas vidas!! Falo por mim e por um grande grupo de amigos queridos que tenho certeza concordam e muito comigo! Obrigada Consuelo por vc existir e por nos ensinar tanto! Receba o nosso carinho.........

    consueloblog
    Reply 9 de March de 2014

    Querida Andrea, agora vc me fez chorar!! Nada vem de um lado só. A nossa amizade só funciona por ser mútua.
    Dito isto, peço a todos pensamentos positivos à nossa querida Quiteria. Obrigada Andrea,
    Bjs
    c

      Andrea - Curitiba
      Reply 9 de March de 2014

      Obrigada vc, sempre! Bjs linda....

        Tânia Sciacco
        Reply 9 de March de 2014

        Queridos amigos, fiquei muito triste hoje quando li a notícia sobre a Quitéria e sua saúde. Ontem coloquei no blog um poema que acho que vale compartilhar aqui. Lu e Consu, peço licença eu colocar algo fora do assunto do post. Fiquei com vontade, depois de ler o comentário da Andrea, de falar que estamos todos ligados por um laço, o laço que nos abraça neste blog tão especial. Um beijo especial pra todos e em especial à Quitéria, um beijo, um laço e um abraço

        O LAÇO E O ABRAÇO

        Meu Deus! Como é engraçado!
        Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
        Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
        É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.

        É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo,
        no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
        E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
        devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.

        Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
        E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
        Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
        Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.

        Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
        deixando livre as duas bandas do laço.
        Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
        E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.

        E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
        Então o amor e a amizade são isso...
        Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
        Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço

          consueloblog
          9 de March de 2014

          obrigada!!... Lindo! bjs c

          Ritinha Medina
          9 de March de 2014

          Muito lindo, Tânia.
          Essa poesia tem tudo a ver com o Cblog + Salotto + o espírito de solidariedade que ronda por aqui.
          Obrigada!
          Bjs,

          Alexandra
          9 de March de 2014

          Tânia querida, muito lindo isso! É bem assim mesmo...
          Beijão.

          Luciene Felix Lamy
          9 de March de 2014

          Tânia... Emocionante!!!
          Traduziu bem o "Geist" do Salotto.
          Mesmo aqueles que não postam constantemente, estão enlaçados aos nossos corações.
          Mil beijos, brigadão pelo poema. _/\_
          lu.

          Janisete Miller
          10 de March de 2014

          Muito lindo e tocante, Tânia! Obrigada.
          bjs.,

          Andrea - Curitiba
          10 de March de 2014

          Tania, que lindo!!!!!!!!!!Bjs..

      Ritinha Medina
      Reply 9 de March de 2014

      Andy,
      Não é à toa q vc é a Embaixadora do Salotto!!!
      Certeza de q a nossa torcida pela recuperação da Quitéria surtirá efeito.
      Bjkas,

        virginia maia
        Reply 9 de March de 2014

        Quitéria ,com todos esses pensamentos positivos,tenho fé que se sairá bem !!!!!!!Valeu,amigas do Salotto!!!!!!!

        Andrea - Curitiba
        Reply 10 de March de 2014

        RDMC, obrigada pelo carinho! Bjs...

    Alexandra
    Reply 9 de March de 2014

    Andréa amada, você conseguiu expressar muito bem o que temos aqui....e que é único, tenho certeza.
    Somo todos abençoados por termos encontrado este espaço e esta pessoa iluminada que é a Consuelo.
    Tenho certeza que o que está acontecendo com a Qui irá se reverter em breve e todos nós sairemos mais unidos desta. Não devemos perder a fé.
    Um grande beijo em todos.

      Maria Vilma
      Reply 9 de March de 2014

      E não preciso de acrescentar mais nada.
      “Aquele abraço” para vocês!
      MaVi

        Andrea - Curitiba
        Reply 10 de March de 2014

        MAVI, para vc tambem!!

      Andrea - Curitiba
      Reply 10 de March de 2014

      ALE amadinha, obrigada pelo carinho..Bjs...

        Janisete Miller
        Reply 10 de March de 2014

        Andrea, acho tão lindinho quando você se dirige à Alexandra como "Ale amadinha"... Ela é uma querida mesmo!
        beijinhos,

          Andrea - Curitiba
          10 de March de 2014

          Obrigda, JANIS amadinha!!! Bjs...

          Alexandra
          10 de March de 2014

          Janis querida, e se eu te disser que quase derreto quando ela me chama assim, pois me sinto acarinhada de verdade.....rsrsrs
          Não é a coisa mais linda de ler?
          Beijinhos.

          Janisete Miller
          11 de March de 2014

          Andy, você é um amor! Obrigada, querida!
          Ale, com certeza! Agora estou me derrentendo também...;)
          bjs às duas!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Andrea, minha querida,

    Que bom tê-la trazido para esse Post, amiga!

    A última vez que a Quitéria postou no face, foi em 24 de fevereiro (sobre a propaganda com o Roberto Carlos). Eu comentei o post, concordando com o que ela dizia. Hoje, tb fui surpreendida com a notícia de seu grave estado de saúde.

    Estou me sentindo como todos vocês, amigos: triste, incrédula, impotente...

    E relembrando a primeira vez que nos encontramos: Quitéria sempre contagiante, entusiasmada que só ela.

    Desejo, do fundo de minh'Alma, que nossa grande amiga se recupere, pois se sua alegria de viver, faz falta entre nós, imagine aos que a rodeiam.

    Que saiba de nosso pesar e de nossas preces por sua saúde.

    bjs,
    lu.

      Andrea - Curitiba
      Reply 10 de March de 2014

      LU, com sua inteligencia e sensibilidade! Bjs amiga...

    Janisete Miller
    Reply 10 de March de 2014

    Andrea querida,
    Você traduziu muito bem nosso precioso contato com a Consuelo e este amado e único Salotto! Fiquei consternada ao saber apenas agora sobre a Quitéria - estou meio sumida por muito trabalho e problemas com a internet em casa - e estou na torcida com todos aqui pela sua plena recuperação e para que ela retorne aqui com sua energia e adoráveis e interessantes comentários...
    Recebi o carinho e o amparo de muitos amigos aqui há exatos 6 meses, quando perdi meu amado pai, e sou testemunha de como isto foi valioso...
    beijos a todos,

      Andrea - Curitiba
      Reply 10 de March de 2014

      Janis querida, um bj em seu coracao!

        Adrianne
        Reply 10 de March de 2014

        Impotente. Essa eh a ingrata palavra que me define neste momento. Triste e apreensiva pela Quiteria. Mas por outro lado, tambem tenho dadivas a agradecer, uma delas, importantissima, foi a oportunidade de ter conhecido voces.

          Andrea - Curitiba
          10 de March de 2014

          DRI linda e charmosa, bjs querida....

Tânia Sciacco
Reply 9 de March de 2014

Lu, sou fã das suas análises das obras de arte. Pode falar tudo, tudo desta obra!!!
Quero fazer um curso com você! Querida, quanto ao mapa sou fraca demais neste assunto, minha cabeça dá um nó e não consigo...
Amei as fotos de NY, em abril estarei lá e vou olhar com outros olhinhos.
Beijos e mais uma vez eu digo que fico impressionada com você!
Beijos mil

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Tânia, donzela,
    Agora, está tarde, mas manhã me detenho ao casal.
    Em abril vc também verá outra "obra de arte" nova iorquina com outros olhinhos (lindos!): imponente, grandiosa, viril... UAU!!!
    O que impressiona mesmo é sua serena e altiva beleza, amiga! ;)
    Mil beijos,
    lu.

Silvia Hahne
Reply 9 de March de 2014

Nossa, mas que coisa deliciosa esta aula tão bem explicada para nós leigos.
Adorei a dissertação sobre o quadro "O casal Arnolfini"; seria tão bom ver outros quadros assim analisados, pois o aprendizado foi enorme.
Quanto ao estudo dos Ascendentes e Descendentes, foi de grande valia e muita reflexão!!!
No meu caso - Ascendente Virgem e Descendente Peixes - balançou, pois algumas coisa eu sabia, mas "muitas"...para aprender e refletir.
Delicia de post e as fotos do Rockefeller Center, magníficas!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Olá, Silvia, querida!
    Pois aqui, mesmo quem não curte astrologia, se encantará: seja com a análise de alguma obra, seja com o post de algum mito!
    Quanto + a gente vê um mapa, mais a gente descobre coisas novas.
    Sim, essas fotos são belíssimas: 'pesquei' todas no Google Imagens. ;)
    Mil beijos,
    lu.

Alexandra
Reply 9 de March de 2014

Lú mais que querida, eu me li direitinho da descrição de ascendente e descendente......e como é difícil lidar com tudo isso....mas com sua ajuda pude entender um poquinho mais do que se passa com esta pessoa que vos escreve....rsrsrs
Lindos o Atlas e o Prometeu...quanto simbolismo....tudo nesta vida está mesmo interligado, não é?
Quero muito, muito saber dos detalhes do quadro....fico fascinada quando você discorre todo o seu saber.....
Muito obrigada, amiga. Você não sabe o quanto me ajuda e me enriquece.
Beijos aos montes.

    Maria Vilma
    Reply 9 de March de 2014

    E não preciso de acrescentar mais nada.
    "Aquele abraço" para vocês!
    MaVi

      Maria Vilma
      Reply 9 de March de 2014

      Ale, esse comentário seria abaixo do seu nome (comnt. andy).
      Porém aproveito o ensejo para lhe deixar um abraço bem
      apertadinho...!!!
      MaVi

        Alexandra
        Reply 9 de March de 2014

        Senti seu abraço aqui, MaVi queriiiiida! Muito bom...
        Beijocas, linda.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Alê,

    Sua festeira tb + que querida!

    Difícil, não é amiga? É que, como Ulisses (Odysseus), somos "polítropos".
    Ou, como diria Tati Bernardes: "Somos damas, somos dramas. Acostumem-se".

    Sim, tudo interligado. Pelo que está acima da física (metafísica).

    Vou falar mais do simbolismo dos elementos da obra, sim. Mas o que foi que + te chamou a atenção, amiga?

    Enriquecemo-nos mutuamente. \o/

    Beijos tb aos montes e, brigadão por seu comentário!
    lu.

Marly Papa
Reply 9 de March de 2014

Querida Luciene , fico encantada com tanta sabedoria , sempre gostei e acreditei em astrologia , não me opero , sem antes analisar meu mapa e ver se vai ser bom ou não aquela data , os médicos acham a maior graça , mas Graças a Deus , precisei nos últimos anos passar por varias cirurgias e todas foram bem sucedidas e a recuperação esplendida , bem como a cicatrização , sei que sou do dia 21 de janeiro , por tanto Aquário , e ascendente Sagitário , não lembro onde estava minha lua no momento em que nasci , vou me informar , faço um trabalho de lunação a anos, que me ajuda mto, adorei as fotos e me vi mto nas descrições , obrigada pelo maravilhoso trabalho , bjs !!!'

    Luciene Felix Lamy
    Reply 9 de March de 2014

    Querida Marly,

    É só algum conhecimento, amiga. Sabedoria é quando os colocamos em prática.
    E isso (Sabedoria), só se afere depois de certo tempo de vida percorrido.

    No post anterior vc poderá fazer todo seu mapa, e saberá onde está sua Lua.

    Por falar em Lua e em cirurgias, dizem que se deve evitar realizá-las na Lua Cheia, pois há um risco maior de hemorragia.

    Ar + Fogo = o que vc é está em consonância com seu jeito de agir.

    Mil beijos,
    lu.
    PS: Asc. em Sagitário augura Fortuna na 2ª metade da vida.

Marly Papa
Reply 9 de March de 2014

Consuelo , espero que qdo leia hoje estas palavras vc esteja melhor , a noticia de nossa querida Quitéria , foi um soco no estômago , vou coloca- la no meu grupo de oração , fiquei mto triste com a noticia , estamos passando por um período difícil aqui , o filhinho de um amigo da minha 2a filha , contraiu Meningite , e apareceu quarta - feira com os sintomas , Gabriel é seu nome , faria 6 anos nesta próxima 4a feira , foi dado o óbito de morte encefálica hoje as 18:00hrs , ele poderá viver ainda até 3 dias , a Carolina foi p/ Rio hoje , pq o pai é colega de trabalho dela , estamos orando p/ estes pais consigam agüentar tanta dor , todas estas noticias hoje , me fez refletir que estamos aqui de passagem , e vamos aproveitar cd minuto com quem amamos e com nossos amigos , hoje senti o qto o salotto se tornou uma familia , todos unidos orando e torcendo pela nossa Quitéria , e isto não é por acaso , uma coisa maior nos uniu aqui através de vc , com uma missão , o tempo irá nos mostrar , bjks , se cuida bem !!!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 10 de March de 2014

    Marly...
    Esse é o maior medo de todos aqueles que geram, que amam...
    Estou abalada com essa triste notícia sobre o pequeno Gabriel.
    Que a Alma desse Anjinho descanse em paz, nos Campos Elíseos.
    E que a Fé (toda Fé do mundo!) ampare e conforte - na medida do impossível - seus saudosos familiares.
    Um forte abraço, amiga,
    lu.

    consueloblog
    Reply 10 de March de 2014

    Marly querida, que dor?!?!?!!!! Nos resta a duvida por que? Não é?... Um abraço forte a todos! Bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 10 de March de 2014

    Marly querida, que Deus esteja com essa familia! Bjs..

      Adrianne
      Reply 10 de March de 2014

      Marly, forca e coragem para sua filha. A amizade eh a mais pura face do amor.

Jacqueline de Castro
Reply 10 de March de 2014

muito boa matéria!

Maria Araci
Reply 10 de March de 2014

Lu: olha só a hora que estou escrevendo!!!!!! Hoje não tive muita cabeça, depois que soube da Quitéria, de coordenar meus pensamentos e escrever aquí! Adoro tua sabedoria e maneira como transmites teus conhecimentos. Parece tudo tão fácil mas na verdade, para mim não é: só sei que meu signo é Peixes e...ponto!!!!!! Tenho que me dedicar mais e seguir tuas aulas! Gostei de ver como este Salloto transborda de emoções e como todos nós estamos unidos pensando e torcendo pela nossa querida Quitéria.

    Andrea - Curitiba
    Reply 10 de March de 2014

    MA, viu soh?? Somos uma grande e emotiva familia!!! Bjs..

Luciene Felix Lamy
Reply 10 de March de 2014

Ô, minha querida...

A notícia de nossa amiga Quitéria abalou a todos nós. :(

Olha, não só parece, é fácil. Se você quiser participar desse "desvendamento", vá ao post anterior (o do rolezinho pela Europa) e faça seu mapa. Assim, aos pouquinhos, você terá oportunidade de se autoconhecer.

Sim, o Salotto é amigável, solidário. Aqui, impera um genuíno espírito de camaradagem.

Dê uma olhada nesse vídeo e veja quão belo e gratificante é fazer pelos demais.
A música (One day) é de Matisyahu, um judeu ortodóxico que se embrenhou no... Reggae! \o/
http://www.osvideoslegais.com/porque-o-mundo-da-voltas/

Mil beijos, amiga!
lu.

Luciene Felix Lamy
Reply 10 de March de 2014

Sobre os detalhes da obra “O casal Arnolfini”, vamos observar:

As duas mãos do casal estão delicadamente unidas, como se fossem uma só, e esse gesto é reiterado no candelabro de uma única vela. Observem que ele está pendurado imediatamente acima delas. O "cobre" desse candelabro é um espetáculo à parte!

Agora, não é intrigante que um casal tão rico acenda uma única vela em seu candelabro justamente no dia de seu casamento? Mas há uma razão para isso. Dizem que era costume acender uma única vela na noite de Lua de Mel para que favorecesse a fertilidade.

Noutra interpretação, essa única vela também pode ser entendida como sendo "o olho de Deus, que tudo vê". Não duvido, pois nessa época a consciência das pessoas estava realmente certa disso, que Deus vê tudo. Aliás, esse era um “ideal” católico medieval: fazer tudo como se na presença de Deus. Um pintor que insiste nessa temática é o contemporâneo de Van Eyck, o espanhol Hieronymus Bosch (1450-1516), que analisaremos oportunamente.

A presença do animalzinho doméstico dá o toque de leveza à austeridade do momento e, sendo um cão, remete à fidelidade. Nota-se que não é um vira-latas, mas um cãozinho de raça, talvez "importado". É provável que tenha sido também por isso que esteja inserido no registro, para denotar as posses dos donos da casa (ainda bem que esse costume se rarefez e, cada vez mais, adota-se cãezinhos abandonados). A delicadeza, paciência e precisão de Van Eyck em pintar os pelinhos desse ‘lulu’ são visíveis.

Os tamancos dela, em vermelho, são delicados e confortáveis. Estão junto ao leito, indicando que é onde e como a mulher “deve” estar: disponível e dentro de casa. Calma: estamos em 1421... Para se ter uma ideia, ainda faltam uns 200 anos para surgir um Vermeer, que também não é “moderninho”.

Já os tamancos do Sr. Arnolfini, mais rústicos, estão destacados como que na entrada do quarto, indicando que logo sairá para tratar de seus negócios, fora de casa. Esse é mais um simbolismo dos valores da época: homem lá na rua, trabalhando. Mulheres em casa, zelando do lar. E, postos de lado, significava que estavam envolvidos num ritual, nesse caso, de casamento.

Em volta de todo espelho há o reflexo do pintor e de mais duas pessoas, certificando o testemunho dessa união cristã. Há também a minúscula pintura das “Estações da Cruz”, em volta do espelho, simbolizando que o casal é religioso. E, talvez, lembrando que o casamento passa por fases e requer sacrifícios.

O rosário de cristal pendurado na parede foi presente do noivo para Giovanna: simboliza a pureza e a devoção que ela deve ter para com ele. Parece que era típico da época que o noivo presenteasse a amada com algo valoroso sim, mas de cunho religioso.

As laranjas (na época, raras e caríssimas no norte da Europa) também eram chamadas de pomo-de-adão, indicando a luxúria mundana que só poderia ser santificada através da sacralidade do matrimônio.

As janelas se abrem para dentro e possui detalhes de um delicado e colorido vitral.

A cama, com uma colcha vermelha, cor da paixão, era um objeto mobiliário importantíssimo nas casas dos antigos nobres: era lá que eram gerados os futuros herdeiros. Lá se nascia e também lá se morria, no leito. Reparem que ela tem um dossel, e que esse termina com uma franja (de seda?) arrematando o final de toda parte superior. O entalhe na cabeceira da cama também é primoroso.

Por fim, curiosamente, há uma espécie de... Dois monstrengos (duas gárgulas?) entalhados nas laterais da cama que, se for isso mesmo, só pode ser para espantar os maus fluídos, o mau-olhado, outra crença enraizada nessa época.

Agora, intrigante mesmo, é esse chapéu do Sr. Arnolfini: não sei dizer de onde e por quê surgiu o modelo. Tampouco faço ideia dele não tê-lo retirado nesse momento solene. Talvez fosse por conta de ser mais um item fortemente indicativo de sua posição.

Segundo especialistas, essa obra permanece inigualável no quesito “pintura à óleo”. Mas para Michelangelo, “a escola flamenga tenta fazer bem tantas coisas que não faz nenhuma.” (algo assim).

Claro que cada um sente a obra de uma forma distinta, pessoal. Eu, por exemplo, ao contemplá-la não deixo de ver, em cada detalhe, um engodo. O testemunho de uma ilusão. E sou levada a pensar na doce e terna Giovanna. E em sua falta de opção.

Mil beijos a todos e, muito, muito grata pela participação, amigos!
lu.

    Eliana Romanis Diegues
    Reply 10 de March de 2014

    Querida Luciene, sobre os tamancos, observei que os dela estão numa posição de "receber" o homem, ou seja juntos nos calacanhares e abertos nas pontas. Já os dele estão na posição contrária, juntos nas pontas, como uma cunha, uma posição de "introdução". Macho e fêmea, portanto. Não sei se essa observação é válida, ou se isso foi intencional da parte do Van Eyck, mas me pareceu bem interessante. O que vc acha?
    Beijos
    Eliana

      Luciene Felix Lamy
      Reply 10 de March de 2014

      Caçamba! Que perspicácia, Eliana! \o/
      Perfeita sua análise e conclusão, amiga!
      Não digo que quem ensina é quem + aprende?
      Mas é claro que nada, absolutamente nada nessa obra é aleatório: cada cor, cada posição, objeto e etc., tem um significado implícito. Assim é um mapa: quanto + você olha, + descobre coisas que não havia reparado.
      Parabéns!!!
      E muitíssimo grata por sua preciosa colaboração: nos enriqueceu ainda mais.
      Mil beijos,
      lu.

        Eliana Romanis Diegues
        Reply 16 de March de 2014

        De nada! Foi graças a sua inspiração que a minha despertou! Beijos

    Alexandra
    Reply 10 de March de 2014

    Tá vendo, amiga......preciso explicar porque fico fascinada com você?
    É simplesmente sensacional!!!!
    Beijos mil.

Janisete Miller
Reply 10 de March de 2014

Lu querida, adorei o post! Quero ler novamente com mais atenção para começar a decifrar meu mapa e aprender a associar os símbolos com os planetas e signos sem auxílio de legenda...;)
Sou Câncer com ascendente em Escorpião e me identifiquei com vários aspectos do meu ascendente que você discutiu aqui. Fiquei também impressionada como muitas coisas que você esclareceu nas minhas perguntas anteriores "batem" com fases da minha vida, capacidades, habilidades, sentimentos e impressões...Wow!
Uma curiosidade: como eu descubro o regente do ascendente que você disse ser importante também? Estou me antecipando muito? Pelo que vi o meu é Marte na casa 11 - faz sentido? ou seria Netuno na casa 1?
Obrigada!
bjs.,

    Luciene Felix Lamy
    Reply 10 de March de 2014

    Que bom que está acompanhando, Janis.
    Ah, nem se preocupe com decoreba: leitura de mapa é intuitiva também.
    Não há problema algum em ir conferir os símbolos sempre que precisar.
    Sim! Se seu Ascendente é Escorpião, procure a localização do planeta Plutão em seu mapa (o símbolo dele já foi explicado num post anterior*), identifique o signo e a Casa Astrológica em que ele se encontra.
    Claro que isso ficará para uma próxima "lição", mas posso te adiantar, por aqui. ;)
    Mil beijos,
    lu.
    (*) http://www.consueloblog.com/astrologia-simbolos-planetarios-e-previsoes-para-2014/

      Janisete Miller
      Reply 10 de March de 2014

      Obrigada, Lu! Plutão está na casa 11 - junto com Marte, Lua e Urano em um stellium - aprendi com você ;). É isto mesmo?
      Ah, você havia me perguntado antes sobre o "retrovisor" - 50 completados no ano passado.
      Bjs.,

        Luciene Felix Lamy
        Reply 10 de March de 2014

        Na 11ª Casa, OK., mas, todos no signo de Virgem?
        Saberia dizer a quantos graus está cada um deles?
        É esse número pequeno que aparece logo na frente do símbolo do planeta, dentro da mandala.
        Esse grau tb é repetido numa listinha de planetas que está num quadrado à sua esquerda, bem ao lado do mapa.
        Aguardo! ;)

          Janisete Miller
          12 de March de 2014

          Lu, pelo que entendi estão todos em Virgem. Lua 10°00'31'', Marte 12°21'25'', Urano 2°09'07 e Plutão 9°51'51''. Estou gostando muito deste aprendizado! Obrigada por sua generosidade em ensinar e atender nossa curiosidade ;).
          bjs.,

Katiasp
Reply 10 de March de 2014

Bom dia Lu!!
Se em parte fiquei muito feliz em retomar ao Salotto com um texto tão rico ( apesar de não saber nadinha de astrologia!) e babar na sua rápida explicação sobre a obra de Van Eyck, por outro me entristeço em saber da doença da Quitéria..... Deixo aqui os meus votos de melhoras e a ceteza de que Deus está olhando por ela e todas nós!!

Cada vez que leio seus textos , tenho aumentada a sensação de que preciso retomar meus estudos!! Cursei a Faculdade de Arquitetura e minha matéria predielta era História da Arte, fiz "N" cursos nesta área...mas depois a vida segue outros rumos, surge uma filha, outras prioridades... e a gente acaba se esquecendo " da gente mesmo!!" Bom... como diz uma apresentadora bem conhecida por aui... " Acorda Mulher!!!" rsrrsr bora começar (sò agora???rsrsr)o ano!!
Já visitei o seu blog algumas vezes, e imprimi alguns textos para melhor estuda-los (ainda gosto do papel!!!) , estou a procura de um curso mais extenso.... seu ( de preferencia!) mas caso não esteja nos seus planos, aceito indicações!! :-)
Quanto ao curso que vc ministrará na Itália, já estou a pensar o que responder para participar!!
Enquanto isso.. lá vou eu lendo " Grandes Esperanças" de Charles Dickens e tentando desvendar a alma de Pip... rsrsrs.
Aguardo seu post sobre essa obra Flamenga!!!
Quanto ao mapa astral..... vou tentar fazer o meu.... será que vai dar certo???
Bjs

Kátia

    Luciene Felix Lamy
    Reply 10 de March de 2014

    Katia, #VemPraRomaVem!
    Participe e faça parte da festa, amiga.
    Me reúno mensalmente para um despretensioso "Café Filosófico" no bairro de Higienópolis, em SP. Quando houver o próximo (provavelmente início de Abril), posto o Convite no face e em meu Blog.
    Ah, Quitéria... Nossa animada Quitéria...
    Infelizmente, não li Charles Dickens. É bom?
    Mais detalhes da obra, postei acima. E a contribuição da Eliana é preciosa!
    Se vai dar certo? Bem, faça, acompanhe os Posts e depois nos diga. ;)
    Mil beijos,
    lu.

Adrianne
Reply 10 de March de 2014

A Luciene sempre me encanta. Principalmente pela naturalidade com que lida com tantos conhecimentos. Sem falar na generosidade com que os distribui. Postagem para ser visitada muitas vezes. Show!

    Maria Vilma
    Reply 10 de March de 2014

    Concordo com vc Dri. A competência da Luciene na aplicação do
    conhecimento e o altruísmo de o dar "ao outro" é tão emocionante
    e gratificante quanto aprender todas essas coisas...
    Um grande beijo, querida!
    MaVi

    Luciene Felix Lamy
    Reply 10 de March de 2014

    Minha donzela linda!
    Qual será esse Ascendente tão doce? Touro? Câncer?
    Mil beijos,
    lu.

      Adrianne
      Reply 10 de March de 2014

      Vou te contar que eh o vaidosissimo leao. Talvez ele possa justificar esse meu cabelo que cresce sem governo... uma juba!!!!!!! Signo solar, escorpiao. Escorpiao com leao. Plutao iluminado pelo sol. Estou achando essa combinaçao tao suspeita...

        Luciene Felix Lamy
        Reply 11 de March de 2014

        Mas é uma juba linda! Domada, por sua sensibilidade!
        E essa magnânima leoazinha é + contida pq expressa a poderosa vontade de um Escorpião que brilha na 4ª Casa, a do sensível, caloroso e protetor Câncer?
        Se assim for, Parabéns! O que vc + tem, foi tudo o que me faltou. E tive que desenvolver por mim mesma.
        Mil beijos,
        lu.
        PS: A Casa onde "cai" o Sol, é onde brilhamos "sem fazer força". Sendo Escorpião, com Ascendente em Leão, é provável que o seu Sol esteja na 4ª Casa (em analogia com o 4º signo, que é Câncer). Você se sobressai diante de todos os Cancerianos à sua volta que, automaticamente, "detectam" que você teve 'base', esteio, lar, família; Que nutre, alimenta, cuida. E é uma rainha que cuida! Os súditos não podiam estar em melhores mãos! \o/

          Adrianne
          12 de March de 2014

          Lu, carissima, voce viu o lado bom da coisa!!!!!!!!!!!!! Eu estava presa aos possiveis defeitos que deveriam ser trabalhados. Somente. Uma mudança de perspectiva que melhorou tudo. E agora esse aquario que apareceu, tanto no descendente como na lua... tudo me parece mais proximo da Grecia que de Manaus, kkkkkkkkkk Vamos lidar com essas duvidas e novidades ate seu proximo post... digno daquela serie Mal Posso Esperar : ) Beijao, Dri

          Luciene Felix Lamy
          12 de March de 2014

          Amiga querida,

          Por sua Lua em Aquário, é imperativo que envolva-se em grupos, projetos e associações "maiores", com cujos valores vc se identifique.

          Essa Lua tb auspicia independência, liberdade, intenso fluxo de relações (com todos os tipos de pessoas) e, a menos que Vênus diga o contrário, certa propensão (até certo gosto) à solidão.

          A Lua é cíclica (Cheia, Minguante, Nova, Crescente): por signo e por Casa onde ela está, podemos auscultar impermanência.

          Mulheres com Lua em Fogo ou Ar (mesmo que seus signos solares estejam em Terra ou Água), tal qual uma Antígona, são de Espírito indômito, convictas, livres; Não titubeiam em "chutar o pau da barraca" e partir, se lhes der na telha. ;)

          Conciliar esse anseio (secreto) de uma poderosa Escorpiana com Sol na casinha do apegado Câncer... Eis um bom desafio!

          Isso do ponto de vista emocional, pq o "a ser trabalhado" mesmo, em termos de realização mundana (concreta, palpável, mensurável), será indicado por Saturno, conforme sua posição por signo e Casa.

          Grécia, Itália, SP, Manaus... Tudo GAIA*! ;)

          Mil beijos, te adoro!
          lu.
          (*) Terra, em grego.

          Ritinha Medina
          12 de March de 2014

          UAAAAAAU!!!!!!
          Assim tudo junto, misturado, setorizado e mto BEM explicado é que eu declaro, afirmo e confirmo:
          ADORO VOCÊS, MINHAS QUERIDAS!!!
          Bjkas,

          Adrianne
          12 de March de 2014

          Entao, nos tres combinamos, Russinha e Lu, porque eu tambem ADORO voces!!!!!!!!! E isso eh absolutamente natural. Agora, sobre os astros...Achei a parte do espirito indomito chiquerrima , o gosto pela solidao encaixou 100% , desafio sempre foi uma palavra de ordem em minha vida, bem como encontrar um equilibrio entre as minhas emoçoes radicais, temperadas por uma incrivel vontade de ^ganhar mundo^ . O conjunto completo das suas interpretaçoes eh instigante. Abusando da sua paciencia, Saturno encontra Leao na primeira casa. Mais uma visita da Grecia ao meu juizo...Risos e beijos.

          Luciene Felix Lamy
          12 de March de 2014

          Não é abuso nenhum, donzela!

          Saturno em Leão, na 1ª Casa, numa palavra?
          Que "timidez"!!!

          Só um Saturno mesmo para fazer isso com Leão!
          Estando na 1ª Casa, é provável que o próprio nascimento tenha sido árduo, com Leão ansiando pela estréia e Saturno pedindo + um tempo. Confirme o parto com sua mãe. ;)

          As manifestações criativas, o romance, filhos e os jogos são encarados com cautela. Essa configuração dá medo de amar e, na atração por amores "impossíveis" está implícito o receio de se entregar.

          Paradoxalmente, teme-se e anseia-se por aplausos. A autoexpressão é comedida, pensada (Saturno "obriga"). Há receio de inadequação e, consequente rejeição.

          Vamos às propostas do "pharmakon":

          * Deixar fluir o lado infantil, criança do Leão, que é PURO e abençoado demais!
          * Buscar um passatempo que a encante e absorva (para quando o 'muso' inspirador sair para passear).
          * Compreender que essa configuração a faz enxergar a si mesma de modo bastante exigente, mas que essa exigência é SUA e não dos demais.
          * Arriscar-se no amor (coisa que talvez seu Sagitário na 5ª Casa não titubeie! \o/), sendo menos "séria" e + aventureira.
          * Atentar que as amizades e grupos (Aquário) ventila e ajuda nisso tudo!

          Prognósticos: À partir de 16 de agosto, com o ingresso de Júpiter em Leão (o que ocorre 1x a cada 12 anos!), seu Saturno "natal" será eclipsado: hora de brilhar sem medo de ser feliz! Por cerca de um ano e meio, haverá oportunidades maravilhosas em todos esses assuntos "castrados" por Chronos (Saturno): filhos, jogos, romance, criatividade. Mas... Será um "trânsito", ou seja, passará. O negócio é "dropar" essa onda favorável e internalizar tudo o que de bom vivenciar para, no futuro, lembrar-se (e se espantar!) do que foi capaz. Eu disse 16/8, mas como Júpiter é exagerado, o efeito começa antes.

          Numa interpretação astrológica, é importante ver o todo, amiga! O "conjunto completo", como dizes, é o que precisa ser analisado. Às vezes, uma parte do mapa diz uma coisa e outra, logo ao lado, informa outra (Já pensou se sua Vênus está num exuberante Sagitário ou num diligente Virgem que diferença não faz? E Marte, então? Que é a coragem e a energia? Quando em seu próprio elemento, que é o Fogo - Áries - Leão - Sagitário -, está em potência máxima).
          É como se entrássemos numa sala de visitas e descrevêssemos o sofá, o piso, e o lustre, por exemplo, individualmente. Mas uma sala compõem-se de um "todo". A descrição dessas partes não mentem, claro: o sofá não deixará de ser como realmente é. Mas como estará em relação com os demais objetos mobiliários é mais relevante. A "fotografia" do todo (de toda mandala astrológica) revela muito mais que cada uma das partes.

          Aqui, aprenderemos tudo: a interpretar cada parte e a enxergar como dialogam entre si. Fácil, fácil.

          Mil beijos,
          lu.
          PS: Em tempo: Saturno em Leão tb lhe mune de uma Fé inabalável, vc "sabe" que é protegida. A convivência com o "divino" é diária, constante, principalmente através da natureza (árvores, bosques, mares, montanhas e céus). Mesmo que não esteja nesses lugares como gostaria, à noite, basta que olhes para a abóbada celeste pontilhada de estrelas para sentir o divino (Theós) dentro de si. Isso, para vc, é muito fácil. Seu "diálogo" com a Lua também lhe transmite muita paz.

          Adrianne
          12 de March de 2014

          Luuuuuuuuuuu, voce tem o inesgotavel potencial de encantar e surpreender. Estou respondendo de queixo caido...CHOCADA!!!!!!!!!!!!!! Muita coisa encaixou. Como comecei a trabalhar relativamente cedo, (quase!) perdi o medo de errar, confirmando na pratica que para viver eh necessario quebrar a cara. Ate que doi, mas raramente mata...meu nascimento nao foi tao complicado pois minha mae eh yogini, zen ate dizer chega, mas na minha interpretaçao, a teoria da demorara se confirmou. Raramente falo sobre a minha feh, mas eh o que mais me define, eu CREIO. Acredito no bem e no indiscutivel potencial que cada um tem para reliza-lo...e vou contar, amei o prognostico da revoluçao positiva!!!!!!!!!!!!! Ja estava sentido que ela poderia chegar... completando : venus em libra e marte em cancer. Soh para complicar mais um tantinho. Outro beijao.

          Luciene Felix Lamy
          13 de March de 2014

          Ô, minha adorável,

          Quem "tem o inesgotável potencial de encantar e surpreender" é o céu que, se agente "lê" fica mesmo de queixo caído, CHOCADA!!! ;)

          As previsões são positivas, mesmo, amiga!
          Embora o trânsito atual de Saturno* seja no signo de Escorpião (o que para vc, por ser escorpiana 'pega' ainda +, pq é aí que está o seu SOL), o fato de Júpiter atual estar transitando em Câncer (desde meados de 2013), na Casa de seu "Anjo da Guarda", lhe deu uma trégua.

          Trata-se de 2 planetas marcantes (um trazendo desafios a serem vencidos e outro acenando bonança, oportunidades) em signos de Água, ou seja, há (mesmo que temporariamente) um harmonioso Trígono (ângulo de 120°) entre eles.

          Vênus em Libra? Refinadíssima!

          A melhor companhia para ir às compras!
          Não, não é que tenha um olho para o bom gosto: é "O" olho para o bom gosto (sempre no + caro).

          Se, conforme seu Asc. Leão, essa Vênus "cai" na 3ª Casa, a mente é ágil, rápida, inteligente (pq o planeta está em signo de Ar em Casa de Ar, o elemento "mental"); a escrita é elegante (tanto na caligrafia quanto no conteúdo), as viagens curtas são favorecidas, os 1ºs estudos e cursos rápidos também. É favorável à relação com irmãos, primos e vizinhos. E, o que mais se ressalta a quem tem uma Vênus em Libra, o signo do casamento: com certeza, se casa!

          E, no sexo (mesmo em se tratando de uma escorpiana, o que é um espanto, rsrs), nada de 50 tons ou coisa parecida. Com uma Vênus em Libra, a delicadeza, o refinamento e o bom gosto é tipo cama, mesa e banho. Escorpião apreciará a lingerie preta (ou bordô), mas Vênus em Libra exigirá que seja a mais "fina". Capisci? ;)

          Já seu Marte em Câncer, faz com que o "modus operandi" de lutar para conquistar o que a sua Vênus elege como valoroso (e sua Vênus em Libra valora a harmonia, a concórdia), é através dos sentimentos, de certa "chantagenzinha" emocional. Por ter um Marte em signo de elemento Água, vc JAMAIS bate de frente: contorna (a tal famosa "água mole em pedra dura").

          Por Marte (em Água) fazer um trígono com seu Sol em Escorpião (tb Água), vc tem vigor físico. É muito ligada à família (Câncer). É vc quem "alinhava" e reforça o elo, faz os álbuns, organiza os preparativos para as datas, essas coisas.

          E, presumindo que esse Marte esteja em sua 12ª Casa, sua luta é nos bastidores. Suas ações são "escondidas" dos olhos dos outros. Um Marte em Câncer não embainhará uma espada, tampouco fará alarde, desarmará o adversário com algo tipo aqueles olhinhos do gato de botas no filme do Shrek, com o apelo emocional.

          Já viu que me empolgo, né? Fico procurando pelo em mapas, como detalhes em quadros. Imagina essa ânsia de ver acrescida da ânsia de falar... Vou tentar me conter, pq se deixar... Não paro. :)

          Mil beijos,
          lu.
          (*) Saturno transita por cerca de 2 anos e 4 meses, mas já está a 23° de Escorpião, portanto, é provável que já tenha passado em cima de seu Sol natal e lhe tomado a lição a que veio: refazer seus alicerces, sua "base".

          Alexandra
          13 de March de 2014

          Ahhhh....agora fiquei com invejinha branca....rsrsrs. Queria uma análise dessas pra mim....
          Dá pra marcar hora cazamiga?....kkkkk
          Beijão

        Adrianne
        Reply 13 de March de 2014

        Continuo C H O C A D A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Voce explicou algumas vezes, inclusive quando nos vimos em SP, mas eu nao esperava que fosse tao palpavel.... vou lhe contar, o troço eh viciante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A coisa das festas em casa, fotos e albuns eh completamente assim, sem tirar nem por. A descriçao dos embates eh muito aproximada, especialmente de ordem profissional. Nao me importo de esperar, trabalhar, para conseguir uma vitoria, mas nao desisto dela. Eh aquela historia, eu creio e vou...Tambem acho que saturno passou e tumultuou
        bastante meu coreto...tomara que no retorno seja mais controladinho. Com chuvas, trovoadas e nao um Tsunami....Hahahahahaha Estou mandando minha timidez astral as favas aqui no Salotto. Onde estao as reservas e proteçoes do satuno? Despi tudo. Consu, voce esta vendo isso? Obrigada, Luciene, meu bem, agora e sempre. Por favor, nao se contenha, conte tuuuuudo. Ale, baby, eu te entendo, jogue-se pq eh show!!!!!!!!

          Janisete Miller
          13 de March de 2014

          Me three, queridas Ale, Adrianne e Lu...Também quero...;)
          bjs a todas!

          Luciene Felix Lamy
          13 de March de 2014

          Escorpião com um Saturno na 1ª Casa mandando a timidez às favas, minha amiga?

          Acho que nem num divã: rola um lampejo aqui e ali (agora mesmo, por exemplo, o Sol se encontra em Peixes - trígono com teu Sol natal, que "brilha" mais - e, a Lua está no exuberante signo de Leão), mas tua "natureza interior" é discreta; És um poço de mistério!

          Despiu? E sobre a Vênus em Libra (UAU!), Confirmas? rsrs...

          Que uma refrescada sempre lhe fará bem, fará. Principalmente entre amigos!

          Agora, vejamos onde está Júpiter (Zeus) em seu mapa, afinal, por signo e Casa é onde o Olimpo escancarou as portas para nós: abundância, fortuna, sorte, tyché, auguri. Nessa "área" da vida é que somos verdadeiramente afortunados! Até pq, a vida também é leveza e alegria! \o/

          Mil beijos,
          lu.
          Em tempo: uma Vênus em Libra (ou na 7ª Casa) é o MAIOR indício (assinalado, em negrito e sublinhado) para um casamento realmente feliz. Assinala um cônjuge amoroso, bonito, inteligente, sensível e generoso. E, se ainda não encontrou o felizardo, a localização do planeta Marte é que indica onde e como o encontrará.
          Ah, mas deixa vc ficar curiosa... ;)

          Luciene Felix Lamy
          13 de March de 2014

          Ah, outra coisa que, para sua profissão é importante: Vênus em Libra augura vitória em querelas judiciais! \o/

          Vênus em Libra vibra na mesmíssima sintonia da deusa grega da Sabedoria e Justiça, Palas Athena (Minerva).

          Um dos + difíceis julgamentos da antiguidade (crime de matricídio) foi presidido por ela, com seu famoso "voto de Minerva". ;)
          http://lucienefelix.blogspot.com.br/2008/01/o-matriarcado-e-o-voto-de-minerva.html

          Adrianne
          13 de March de 2014

          Luzitta de mio cuore... Venus em libra, confirmadissimo. Yuhuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas a casa eh 2, nao eh 7. Casa 7 eh do meu descendente , aquario... Ademais, o misterio continua... o misterio faz parte de mim hahahahaha Marte, localizado em cancer, casa 12. O eleito ainda nao tomou posse, vamos aguardar quem seja... Jupiter em aries, casa 9. Finalmente apareceu o elemento fogo na parada. Janis, vem que eh fenomenal!!!!!!!!!!!!!!!! #empolgadissima#omaiorbarato#aLuarrasa

          Luciene Felix Lamy
          13 de March de 2014

          Então, sua Vênus em Libra, está na 2ª Casa, a do SEU bolso? Consciência de seu valor e dinheiro, nunca hão de faltar.

          A análise das Casas 2 e 8 (recursos, $$$) é tema de nosso próximo post!

          Sim, 7ª em Aquário já informa tb que o casamento é repentino, inesperado, imprevisível: nada de "enrolação", digo, namoro, de anos.

          O que vou dizer a seguir não invalida os auspícios de sua Vênus (em Libra) que é explícito demais, mas para maior "precisão" sobre o casório (além do parágrafo acima sobre a rapidez), convém atentar ao que os antigos astrólogos medievais conceberam em termos de técnica de interpretação, denomina-se: "Sistema de Casas derivadas".

          Funciona assim: para obter + informações sobre os assuntos de determinada Casa, você identifica o regente dela (no seu caso, sendo Aquário a 7ª Casa, o regente é Urano) e, conforme a localização do planeta (Urano) no resto do mapa (por signo e Casa), se obtém + informações sobre essa esfera da vida (casamento). Mas, ao explicar isso (sistema de casas derivadas) sem ao menos terminar de percorrer as 12 Casas e os 12 signos, estaríamos avançando rápido demais...

          Prossigamos por partes. Até pq, já sabemos que o belo "sofá" existe, que é azul e que pode chegar de uma hora para outra, embora esteja "escondido". Explico.

          Marte em Câncer, na 12ª Casa, está nos "bastidores", bem "escondidinho" (nem perca tempo em 'baladas', ao menos não para isso). É do tipo que se encontra quando se vai fazer o bem, proteger, cuidar, defender, alimentar (Câncer) alguém, num asilo, creche, hospital, prisão ou retiro espiritual (12ª Casa).

          Júpiter em Áries na 9ª Casa, lhe traz afinidade nata com Fé, religião, filosofia e estudos superiores. Você consegue "fotografar" e inteligir o "todo" instantaneamente, isso pq a capacidade de síntese é grande: antes mesmo do detalhe de cada árvore, vc enxerga a floresta.

          E isso de forma "ígnea", instantânea, sem método pré-estabelecido para perseguir um criterioso "pensar". Viagens ao exterior e contato com estrangeiros tb são benéficos. As iniciativas que requeiram coragem, ousadia e destemor (Áries), desde que com pureza de propósito, obtém êxito (Júpiter).

          Mas tudo o que te escrevi até aqui é de memória. Precisamos pormenorizar, principalmente o local (ambiente, circunstância) e condições do encontro com o eleito (já que estamos falando de casamento), nos livros. Meu acervo na área é considerável, pescaremos essa informação em muitos deles, amiga, embora eu esteja certa de que nenhum irá contradizer o que afirmei. ;)

          Mil beijos,
          lu.
          PS: Casamento feliz tb é a presença de Júpiter - o GRANDE benéfico - em Libra OU na 7ª Casa (meu caso, que ontem completou 16 aninhos).

          Alexandra
          13 de March de 2014

          Dri Flor Amada, que viagem!
          Gente, até eu tô chocada....kkkkkkk
          Mas como disse Ritoka do coração.....muita coisa se explica de ti, inclusive a estória do pote de mel de Zeus.
          Beijocas.

          Adrianne
          13 de March de 2014

          Confio completamente na sua memoria. Pelo menos, Venus em Libra dizem que escolhi a profissao certa. Ufa, mudar a essa altura do campeonato seria o caos...Gostei de o sofa ser azul, eh a cor do meu quarto, combina muito comigo. Ainda mais se puder combinar com branco , fica otimo. Entao, o meu gato eh um ser abnegado, preocupado com o bem da humanidade, imprevisivel, fora das baladas e contra enrolaçoes...isso esta ficando taaaaao interessante!!!!!!!!!!!!! A titulo de curiosidade, Urano esta em Escorpiao na 4 casa. Mercurio tambem aparece em Escorpiao, na 4 casa, fundo do ceu com força fixa. Nas posiçoes planetarias nao vi ligaçao com Capricornio, que eu gosto tanto. Encontrei-o apenas na minha 6 casa, com posiçao cardinal...dai voltei para a Grecia e nao entendi mais nada. Tenho Touro como meio do ceu fixo. Nem sei como vivi tanto tempo com tamanho desconhecimento... Parbens pelo niver. Salve, salve, Familia Lamy!!!!!!!!!!!!!! Que Deus abençoe infinitamente.

          Luciene Felix Lamy
          14 de March de 2014

          Mas que ping-pong, hein, amiga? rsrs.

          Sim, com uma Lua Cheia em Câncer, na 8ª, minha memória é confiável. Mas a sua não fica atrás!

          Olha, no que tange ao que Urano tem a revelar, aguarde, pois já que está acompanhado do Sol e de Mercúrio, teremos que "precisar" em que grau, para ver se chega a fazer conjunção (distância de menos de 10° entre eles) e, se por estar na 4ª Casa, vc não conhece o distinto em casa mesmo, apresentado por algum familiar.

          Enquanto isso, vá conferindo qual é a distância (em graus) entre o Sol e Mercúrio, ambos em Escorpião, na 4ª Casa.

          Independente do detalhe acima, como eu já disse, sua memória tb é digna de nota: Mercúrio na 4ª Casa (ou em Câncer, que é o 4º signo) confere isso.

          Estando em Escorpião, a mente é profunda e, muitas vezes, o pensamento vagueia sobre assuntos um tanto quanto "pesados", + densos. Escorpião é de profundezas... E as profundezas não são cor-de-rosa. Relembrar o passado, tb é típico de um Mercúrio na 4ª Casa: mente de arqueólogo, pq faz "escavações".

          Capricórnio na 6ª Casa, dá um dia-a-dia de MUITA responsabilidade, dedicação e foco nos afazeres. És bem séria no trabalho. E ele é árduo!

          Indica seres tb uma "chefe" exigente. Confere boa saúde (e, por Saturno, o regente de Capricórnio responder por nossa "estrutura" e nossos "limites"), pede cuidado com os ossos e a pele. Ainda sobre isso, com o regente da 6ª na 1ª (gostoso 'conversar' assim!), para VOCÊ, o reconhecimento, o sucesso no trabalho é o que mais responde: "Quem sou eu?".

          Sim, somos o que fazemos, mas para vc, especialmente, isso é levado a sério MESMO!

          Considerando que vc já está "lendo" algumas coisas, atente às suas Casas de Terra (2, 6 e 10), que no SEU mapa correspondem a Virgem, Capricórnio e Touro. São os planetas nesses signos que dirão: como será o seu bolso, seu dia-a-dia e seu status no mundo. Percebes como um assunto está intrinsecamente ligado a outro?

          Como, em SEU mapa os assuntos mundanos estão ocupados (e bem ocupados, vide o benéfico signo de Touro, na 10ª - MC) por signos igualmente mundanos (práticos, concretos, materiais, realizadores, tangíveis, reais), o êxito nesses assuntos está mais que explicitado.

          Essa prosa toda acabou por me dar uma ideia bem interessante sobre a formatação dessa minha Coluna. Falarei disso assim que puder, porque terei um fds bem atribulado.

          Grata pelas bênçãos, amiga. Temos sido realmente felizes, vivido em paz.

          Um GRANDE beijo,
          lu.

Jovita Agra
Reply 10 de March de 2014

Mestre Lu, que post! Copiei no minha pasta- arquivo "Astrologia" para poder ler - e aprender-com calma, pq agora estou numa correria louca, véspera de viagem e tendo que finalizar uns trabalhos para entregar, ossos do ofício. Aliás tenho organizado tudo o que a mestre ensina aqui no Salotto. Bjo grande e obrigada mais uma vez.

    Luciene Felix Lamy
    Reply 12 de March de 2014

    Não tenha pressa, Jovita.
    Tanto os Post quanto eu, estaremos aqui, amiga!
    Boa viagem!!!
    bjs,
    lu.

Carol R.
Reply 11 de March de 2014

Lu
Preciso de uma aula particular, quando acho que to "lendo" direito fuen fuen me perco.
Vou fazer um arquivo com seus posts para fazer uma imersão astrologica...quem sabe aprendo..
bjos querida..

Luciene Felix Lamy
Reply 12 de March de 2014

É que a gente tá só começando, Carol.
Mas vai dar tudo certo, amiga! ;)
Beijos,
lu.

Eduarda
Reply 12 de March de 2014

Luciene, uau!!! Que post fantástico. Já copiei e colei para ler devagarinho, degustando cada lição.
Fiquei aqui curtindo a sua rica análise do quadro totalmente voltado à celebração matrimonial dos dois jovens e pensando se a única vela não poderia ter adicionalmente um significado um tanto mais prosaico que a beleza elevada e poética que você sugeriu ( indicar a "fidelidade" da donzela ao seu único varão kkk), bem como a colcha vermelha estar relacionada com os votos de "paixão carnal" entre os dois e/ou a confirmação da virgindade deflorada da jovem esposa. Divagações de uma escorpiana rsrs bjos!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de March de 2014

    Olá, querida Eduarda!

    Comecei a contribuir com a Coluna de Astrologia em novembro, portanto, esse é o 5º post. Faça seu mapa, conforme indicação do 4º post (anterior a esse) e o guarde, amiga.

    Quanto às divagações escorpianas...
    Sim, pode ser que a única vela tb tenha alguma relação com a fidelidade a um só, sem dúvida. Mas creio que seja + forte a indicação de algo relacionado à supervisão "divina", de Deus mesmo. Isso porque a chama é "Luz" (phós, em grego) e, assim como a vela é única, Deus é um só.

    E, é vero: vermelho é mesmo a cor da paixão! E da violência também. ;)
    Quanto a ser indicativo da virgindade da donzela, creio que teriam utilizado o branco, que é o que destaca. Mas desconfio que esse expediente (a mancha de sangue no lençol branco) seria hábito, digamos que, das classes + populares.
    Um casal dessa estirpe talvez se negasse a recorrer à prática, por se sentirem aviltados em ter que "provar" o que, para eles, nem se discute (o virtuosismo da noiva). Mas aí entra o trabalho dos historiadores... Só pesquisando com seriedade os costumes da época.

    Mil beijos e, muito, muito obrigada por suas preciosas observações, amiga.
    lu.

      Eduarda
      Reply 13 de March de 2014

      É vero...realmente bem mais provável! E...já fiz o mapa sim! E
      vou acompanhar o seu step by step.bjos

Angela Motta
Reply 12 de March de 2014

Lu querida, que maravilha de post, estou encantada com tanto conhecimento e estudo e mais ainda em compartilhar toda essa sabedoria conosco!! Amei, vou reler e ver os posts anteriores para entender melhor, porque adoro esse assunto, gostaria demais de fazer um mapa com vc!! Bjs mil e a todas do Salotto!! Ritinha, adorei nosso encontro!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 13 de March de 2014

    Angela, saudades, bonitona!

    Ritinha me disse que o Louvre está repleto de referências mitológicas e zodiacais. Preciso conferir "in loco"! ;)

    O assunto é instigante mesmo, amiga: explicita as entranhas de nossa Alma, revela nossa psique e, de quebra, dá sinais sobre nosso destino.

    Mas é claro que vou adorar dar uma olhada! De forma despretensiosa, informalmente e, "di grátis". Esclareço o "porquê" no 1º Post. ;)

    Mil beijos,
    lu.

    Ritinha Medina
    Reply 13 de March de 2014

    Angelita querida,
    Eu também ADOREI o nosso encontro!!!
    E vc não sabe o rebuliço q provocou na família RIPINICA: "Mamis agora ainda mais metiiiiiida só porque saiu na foto com a dupla mais bacana do PFW!!!"
    Bjkas,
    Ritoka
    PS - Lu, vc ARRASOU na análise do mapa da nossa querida Flor!!!
    E eu, como canceriana da gema, fiquei " di zoios cumpridos"!!!
    Deixa o Dr Removsky saber... hahaha
    Bjkas,

      Janisete Miller
      Reply 13 de March de 2014

      Ritinha querida, esta canceriana aqui tb ficou...
      Os "zoios cumpridos" estão bem?
      Saudades, RDNC!
      bjs.,

        Ritinha Medina
        Reply 13 de March de 2014

        Oh, minha linda!
        Que saudade de una prozita con usted...
        Os zoinhos vão q vão. Mes passado tive q fazer um outro procedimento (agulhamento) no OE - pq, mesmo com a cirurgia, a pressão chegou a 22 por conta de uma cicatrização indevida. Amanhã volto no Removsky.
        Já estou quase montando uma barraca no seu consultório.
        Reclamo não! Está tudo certinho, dentro do vidrinho...
        E esse coraçãozinho, como anda?
        Bjkas,

          Adrianne
          13 de March de 2014

          Hummmmmm, amanha tem Remo. Gostei de saber, ja entreguei ao meu Anjo da Guarda...

          Ritinha Medina
          13 de March de 2014

          Minha florzinha querida,
          Estou adorando o bate bola astrológico entre vc e a nossa querida mestra.
          Olimpo todo, em pé, aplaudindo!!!
          Incrível q, lendo (e aprendendo!) tb fui (re)conhecendo aspectos teus - viu o porquê de nós cancerianas ficarmos aos pés de Vossa Majestade??? ADMIRAÇÂO PURA!!!
          Estou convicta q, na hora do seu nascimento, Zeus derramou um pote de mel no seu mapa - explicação prá docura de Ser q vc é.
          I LOV U PRÁ CHUCHU!!!
          Bjkas,

          Alexandra
          13 de March de 2014

          Já tô alugando meu Anjinho a uns dias pra garantir com Dr. Removsky amanhã. Vê se dá notícias, amore mio!
          Bjs

          Adrianne
          13 de March de 2014

          Ritinha, entre nos duas a admiraçao foi natural e segue reciproca. Lembra que voce me colocou no cartaz, para que eu estivesse presente de qualquer forma? Inesquecivel! Unforgettable, that s what you are...though near or far... eh barbara essa construçao que a Lu faz. Olhando os graus, planetas e demais posiçoes, sozinha eu nao entendo nadica de nada. Por isso que digo que fui para a Grecia, pois parece que estao me falando em grego. Quando vi Escorpiao combinado a Leao, agua com fogo, pensei : xiiiiiiiiii, a casa caiu... sao opostos e vem bomba por ai...Errei. quem veio foi a Lu, animada e sabia, disse tanta coisa linda que eu acreditei. Muito confiada que sou, estou fazendo a bagunça intergalatica no salotto...

        Luciene Felix Lamy
        Reply 13 de March de 2014

        Janis, Amiga...

        ... Que vergonha!!!
        Só agora, vejo que já postasses todos os graus!
        Ô, minha filha, que cruz é essa? rsrs.
        Quanta responsa! Quanto anseio por perfeição...
        Me envie seu mapa por e-mail para que eu faça uma análise completa no próximo post.
        Beijãozão,
        lu.
        E-mail: mitologia@esdc.com.br

          Janisete Miller
          13 de March de 2014

          Lu querida,
          Não se preocupe...eu é que agradeço sua generosidade! Vou enviar!
          bjs,

          Janisete Miller
          13 de March de 2014

          PS. Nossa na mosca, Lu! Chocada, como disse a Dri acima!! O perfeccionismo é uma cruz mesmo...mas tenho tentado aprender a ser mais leve...
          bjs.,

          Janisete Miller
          30 de March de 2014

          Lu querida, enviei uma mensagem para seu email com o meu mapa há uns dias e espero que vc tenha recebido - não se preocupe, pois sei que vc tem andado bem atarefada.Obrigada pela atenção e carinho.
          bjs.,

          Luciene Felix Lamy
          30 de March de 2014

          Recebi sim, Janis. ;)
          Atarefada mesmo, amiga, principalmente pelos próximos 2 meses (abril/maio), rsrsrs...
          Mas, aguarde que (espero) darei conta do recado.
          Sou eu quem agradece suas linhas, querida!
          Beijos,
          lu.

ana maria oliveira
Reply 3 de April de 2014

Fascinada pelas informações sobre os astros e a aula sobre arte, Luciene!
Fiz o meu mapa, seguindo os passos. Nasci escorpião, com ascendente em Gêmeos, às 22h40 do dia 1º/11/67. "Eu que me aguente, comigo e os comigos de mim." Agora, aos 46 anos, todas as inquietações do mundo me visitam. Vou continuar acompanhando.
Um beijo!

    consueloblog
    Reply 3 de April de 2014

    Muito obrigada!! Vou pedir à Lu que te responda!! bj s c

    Luciene Felix Lamy
    Reply 3 de April de 2014

    Brigadão por prestigiar minha "Coluna de Astrologia", aqui no ConsueloBlog, amiga!
    GRANDE Pessoa, GRANDE Poeta, não?
    Acabo de terminar o próximo Post e acho que envio ainda hoje à donzela.
    O céu é mesmo fascinante! Logo mais, chega informações preciosas para vc poder ir decifrando seu mapa, Ana Maria.
    Um grande beijo para você também, minha querida.
    lu.

CAROL
Reply 11 de August de 2014

estou muito surpresa como os mapas astrais são certeiros, por mtos anos, achei ser uma bobagem a astrologia, mas é porque era errôneo até msm o signo que pensava ser o meu...que era touro. Nasci 20 de maio, porém as 23h05 min, descobrindo que na verdade sou gemeos.
Parece que meu ascendente é aquario e me identifiquei sim com as caracteristicas apresentadas aqui!

obrigadaa!

    consueloblog
    Reply 11 de August de 2014

    E vivaaaa!! bjs c

Andreia Mota
Reply 29 de November de 2014

Minha querida Lu, passei hoje por aqui e quase cai do sofá. Depois de refazer meu mapa descobri que tenho lua e ascendente em sagitário (eita ferro, uma bolinha de gude quicando, rssss). E surgiu uma pergunta: é verdade que depois dos 30 anos de idade, quem assume a dianteira da vida é o signo ascendente? Um beijo carinhoso amiga.

Ca
Reply 7 de August de 2015

Meu sol é em touro e meu ascendente é em sagitário.
Seguindo esse texto, fiz um calculo de que um "bom par" pra mim seria um geminiano com ascendente em escorpião? Já que meu descendente é gêmeos.

irene guerra novaes
Reply 8 de November de 2015

gostaria muito de ver meu mata astral, do meu signo de aries

Eduardo
Reply 28 de May de 2016

Mas Atlas e Prometeu não eram filhos de Jápeto e Ásia?

    luciene felix lamy
    Reply 30 de May de 2016

    Sim, de Jápeto e Ásia (também conhecida por Clímene), filha de Oceano.
    Noutras versões, eles são filhos de Tétis.
    Jápeto seria fruto de Ouranós e Gaia, por isso Titã, como o poderoso Chronos, mas não à sua altura.
    A mitologia greco-romana tem disso, amigo... Como se não bastasse mil deuses, semi-deuses e herois, ainda há essa falta de consenso entre a filiação. Mas busco primar pelas fontes mais arcaicas, sobretudo Hesíodo.
    Zilhões!!!
    lu.

breno
Reply 27 de June de 2016

quero saber meu descendente. por favor, moça.

maria renata de lucena
Reply 26 de November de 2016

não entendo, eu nasci em 20/01/89 as 23;40
sou de capricornio, mas aparece aquario

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *