ASTROLOGIA: Plutão no mapa – morte & renascimento!


: “O rapto de Prosérpina” (1651), pelo francês Nicolas Mignard (1606-1668). Coleção Particular, na Itália. “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.” Carl Gustav Jung

: “O rapto de Prosérpina” (1651), pelo francês Nicolas Mignard (1606-1668). Coleção Particular, na Itália. “Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.” Carl Gustav Jung

Mais uma lição de astrologia da Prof. Luciene Felix Lamy

 

Amigos do Consueloblog, no Post desse mês trazemos a decodificação do pequeno e poderoso planeta Plutão (Hades, na mitologia grega) em seu mapa natal e conheceremos o mito por trás da obra “O rapto de Perséfone” (Prosérpina/Kore), de autoria de um dos maiores exponenciais do Barroco, o italiano Gian Lorenzo Bernini.

Plutão Jan-Peter-Van-Baurscheit--

“O rapto de Prosérpina”, por Jan Peter Van Baurscheit (1669-1728). Museu de Belas Artes de Bruxelas.

Diferente de Saturno, que é mais um desafio a transpor e há (sim!) algo que se possa fazer para amenizar, com Plutão, o deus do subterrâneo, não há conversa, pois indica onde (e como) a pessoa sofre algum tipo de perda, traição, violência, humilhação (ou até mesmo crueldade) e também onde aprende – a duras penas –, a transformar dor em glória!

Solidários, respeitemos a dor alheia! Todos nós, em alguma esfera da vida (uma das 12 Casas astrológicas), somos “raptados” e descemos às profundezas do Reino de Hades. Lá, conscientes dos “mistérios”, nos enriquecemos e retornamos com um poderoso “pharmakon”: curados e aptos a curar.

Segundo Howard Sasportas, será numa das 12 Casas que Plutão ocupa que encontramos o lado obscuro de nossa natureza – nossas paixões e obsessões desenfreadas, nossa ânsia de poder, nossa crua sensualidade, nossos ciúmes, inveja, ganância, ódio, raiva e selvageria, e nossas feridas e dores primordiais. Não seremos inteiros, diz ele, enquanto esses sentimentos não forem trazidos à superfície, transmutados e devidamente reintegrados à psique.

Pobre pluto… E foi por isso que ele tornou-se o mais poderoso!

Pobre pluto… E foi por isso que ele tornou-se o mais poderoso!

Plutão foi descoberto em 1930 e é o planeta mais afastado do Sol. Sua órbita é de 248 anos e fica em cada signo de 12 a 32 anos.

É o terceiro dos planetas transcendentais (depois de Urano e Netuno) e, como seu movimento é lento e ele está muito distante da Terra, sua influência é abstrata e não é sentida de pronto pelo indivíduo. Porém, como tudo que leva algum tempo para se desenvolver, o eventual impacto de Plutão é profundo e de longo alcance.

Plutão representa tanto o impulso reformador como o impulso destrutivo. Ele rege o nosso mais profundo subconsciente e, como personifica o princípio da transformação e da regeneração, pode fazer a ponte entre o mundo espiritual e o material.

Regente de Escorpião, Plutão está ligado a morte, perda, vingança, traição, transformação, riqueza, poder. E cura! “Onde quer que Plutão caia no mapa é onde o deus da morte e da destruição pode ser encontrado”, diz Howard Sasportas.

Confira abaixo a interpretação de Plutão em SEU próprio mapa natal (para obtê-lo, acesse o astro.com e insira seus dados) , pois será desse jeito (Signo) e nessa esfera da vida (numa das 12 Casas astrológicas) que você poderá vir a vivenciar uma transformação profunda e renascer, poderoso(a) como uma FÊNIX!!!

Nota: para cada uma das localizações de Plutão, selecionei 12 ângulos da obra que considero a mais pujante representação de violência & sensualidade. Espante-se, é BERNINI!

 

bernini1

Plutão em Áries – iniciador! Os indivíduos nascidos com Plutão em Áries tem um tremendo desejo de proceder a reformas, uma necessidade obsessiva de poder ou de vingança – se se sentirem atacados –, grande ousadia e muito vigor. Sua imaginação não tem fronteiras, mas eles precisam de autodisciplina ou são capazes de se esgotar fisicamente. Na Casa I – empenhado! Este é um posicionamento forte, e você é alguém a ser levado em conta. É criativo, mas pode ter uma personalidade dupla e não faz nada pela metade. Forte, resistente e robusto, embora tenha alguma tendência a ter infecções, geralmente se recupera rapidamente. É enérgico; sua personalidade é atraente, e muitas vezes você almeja o poder. Seu ego é forte e você mostra muitas faces ao mundo: meditativo, inquieto, enérgico, apaixonado.

bernini15

Plutão em Touro – utilitário! As pessoas nascidas com Plutão em Touro demonstram resistência, teimosia, sensualidade, capacidade artística e necessidade obsessiva de riqueza e estabilidade. Esta necessidade foi explorada pelos ricos enquanto as classes trabalhadoras passavam por grande penúria. Na Casa II – incansável! Você é capaz de transformar passivos em ativos; pode ser que tenha várias fontes de renda diferentes. Muitas vezes a riqueza vem de forma surpreendente e, com sua astuta habilidade financeira, você a maneja bem. Como quer adquirir posses materiais, você precisa se acautelar para não tratar as pessoas amadas como se fossem propriedades suas. Este é um bom posicionamento para lidar com impostos, monopólios, finanças de empresas e bancos. Plutão na Casa 2 é encontrado com frequência nos mapas de milionários.

bernini23

Plutão em Gêmeos – mudança radical! Se você nasceu com Plutão em Gêmeos, é voltado para a família, mas também inquieto e impetuoso. Você procura novas maneiras de se expressar e de expandir o seu intelecto, pode ser sarcástico e crítico. Depois da repressão da era vitoriana, o pêndulo se inclinou para uma sinceridade quase compulsiva. Na Casa III – futurista! – Suas atitudes mentais nunca são indiferentes e você sente necessidade de berrar para ser ouvido, quer seja falando, escrevendo, declamando ou discursando. Este posicionamento pode ocasionar um relacionamento fora do comum com seus irmãos. Embora essa colocação apareça frequentemente no mapa de pessoas que deixaram a escola, a educação é importante para você que a consegue a qualquer custo. Muitas vezes você é forçado a tomar nota de seus fracassos ou deficiências e pode ter de introduzir mudanças radicais em algum ponto da sua vida. Com aspectos muito fortes, pode ser que sofra a perda de irmãos, tenha problemas com vizinhos ou dificuldades mentais.

bernini8

Plutão em Câncer – sublevação! Se você nasceu com Plutão em Câncer, provavelmente sente grande necessidade de segurança, bem como de chegar à maturidade emocional. Esse posicionamento indica percepção social. Plutão em Câncer funciona de modo muito intuitivo e instintivo, e adora romper com as tradições. Entretanto, também pode torná-lo ressentido e até mórbido (nascidos entre 1913 e 1938). Na Casa IV – complexo! Com certeza, você é capaz de mudar-se ou transformar-se. Seu lar é um ponto focal na sua vida, e você precisa ter sua autoridade reconhecida aí. Devido a circunstâncias de infância, muitas vezes é agressivo. Provavelmente existe alguma coisa fora do comum acerca dos seus antecedentes familiares: a perda prematura de um dos genitores, um pai autoritário ou um escândalo familiar. Você pode ficar rico na segunda parte da vida, possivelmente através de ciências da terra, pesquisa, imóveis ou empreendimentos científicos. Com aspectos desfavoráveis, você pode ser profundamente rebelde em relação aos valores estabelecidos, ou isolar-se da sociedade.

bernini6

Plutão em Leão – poder! Se nasceu com Plutão em Leão, você tem autoconfiança e muito senso de autoridade. Tem boa capacidade para negócios e é capaz de promover interesses de massa. Também pode levar à exploração sexual e ao desejo de mandar e dominar (nascidos entre 1938 e 1957). Na Casa V – desafiador! Você tem um amor inato pelo jogo e está disposto a assumir muitos riscos emocionais ou financeiros. Muitas vezes é capaz de obter altos lucros por causa de sua ousadia. Com seu forte erotismo, o sexo pode ser uma força motivadora na sua vida, ou então você pode tomar a direção oposta e ser completamente assexuado ou celibatário. Plutão nesse posicionamento complica seu equilíbrio emocional; você precisa achar um canal para dar vazão à sua criatividade. Com aspectos desafiadores, pode haver problemas na gravidez e você ser extremamente possessivo em relação a quem ama.

bernini9

Plutão em Virgem – desenvolvimento técnico! No nível pessoal, esse posicionamento torna-o analítico, inventivo, técnico e perfeccionista. Você tem habilidade em medicina, psiquiatria e negócios. Também pode ser puritano e demasiadamente crítico (nascidos entre 1957 e 1971). Na Casa VI – pesquisador! Individualista ao extremo, você não tem medo de se oferecer para ajudar os outros e muitas vezes se engaja nas artes curativas ou no fornecimento de gêneros alimentícios. Pode ser que acredite ter uma missão predeterminada na vida. Sente profunda necessidade de servir à humanidade, de pesquisar ou de trabalhar em prol da ciência. Plutão aqui, às vezes complica a sua saúde provocando coágulos, constipações, crescimentos anormais ou tumores; durante a adolescência pode haver problemas de acne. A não ser que você canalize adequadamente suas energias, pode tornar-se um hipocondríaco e correr de um médico para outro. Pode tornar-se vítima de sua própria energia reprimida e precisa encarar e superar quaisquer maus hábitos.

bernini19

Plutão em Libra – instintos sociais! Se nasceu com Plutão em Libra, você ama a beleza e sente necessidade de harmonia. Seu senso de justiça e seus instintos sociais são bem desenvolvidos. Você é adaptável e pode vivenciar um conflito entre pontos de vista opostos. Pode sentir um grande senso de responsabilidade em relação aos outros, mas ser inconstante nos seus relacionamentos diretos (nascidos entre 1971 e 1983). Na Casa VII – circunstancial! Você é dinâmico, magnético e temperamental. Suas atividades afetam-no tanto quanto afetam os outros. Seu parceiro pode ter uma religião (crença, convicção) ou antecedentes culturais (valores) diferentes dos seus, o que vai demandar muitos ajustes na parceria. Algumas vezes você pode se casar por necessidade, ou se divorciar, ou vivenciar uma fuga com o parceiro ou o seu desaparecimento. Usado adequadamente, esse posicionamento faz com que você possa ser um desbravador, ditando o rumo dos acontecimentos no seu campo. Pode ser que receba aplauso público e tenha proeminência, que em geral você vai compartilhar com mais alguém. Usado impropriamente, esse posicionamento pode levar a problemas legais; a falta de diplomacia pode fazer muitos inimigos.

bernini27

Plutão em Escorpião – redenção! As pessoas com esse posicionamento são sensíveis a seu ambiente, emocionalmente intensas, curiosas a respeito do misterioso, penetrantes em tudo que fazem e, às vezes, mesmo implacáveis (nascidos entre 1983 e 1995). Na Casa VIII – investigador! Como essa é a Casa natural de Plutão, o outro mundo pode ocupar seus pensamentos. A religião tem um significado real para você, que investiga profundamente tudo o que é oculto. Como seu corpo é capaz de se auto-regenerar, esse posicionamento frequentemente indica vida longa. Você é analítico, tem bom senso financeiro e é capaz de deter um grande poder financeiro. A pesquisa, a medicina ou a ciência podem atrai-lo. Você pode ganhar dinheiro com assuntos relacionados com a morte, por exemplo, como agente funerário. Com aspectos desafiadores, pode ser que seja um fanático religioso ou demasiadamente sensual. Também é possível que nada o detenha quando está disposto a levar adiante suas obsessões em relação a vítimas que nada desconfiam.

bernini14

Plutão em Sagitário – reforma! Os indivíduos com esse posicionamento tem grande necessidade de liberdade pessoal. Sua abordagem é filosófica e humana. São entusiasmados e versáteis, e tem grande fé na natureza humana (nascidos entre 1995 e 2008). Na Casa IX – pioneiro! Inquieto, impaciente e aventureiro, você está disposto a tentar qualquer coisa e a experimentar tudo. Pode aspirar a um sonho impossível. Precisa viajar; os países estrangeiros podem parecer-lhe convidativos, e pode ser que você seja um viajante do espaço. Pode se casar com um estrangeiro, ou você pode ser um refugiado. Tem uma necessidade insaciável de aprender e pode ser um bom escritor sobre questões do oculto, ou de novelas de sexo e mistério. Pode ser que mude de cultura ou de religião. Com aspectos desfavoráveis, é possível que você seja intransigente, dogmático e que não esteja disposto a ouvir o ponto de vista dos outros. Pode ter problemas legais com as autoridades, muitas vezes no exterior, ou problemas com seus sogros.

bernini17

Plutão em Capricórnio – evolução! Esse posicionamento concede perseverança, ambição, eficiência na organização e habilidade gerencial. As pessoas que tem Plutão em Capricórnio são conservadoras, materialistas e espiritualmente fortes (de 2008 a 2024). Na Casa X – político! Você é arrogante, determinado e disposto a lutar contra a autoridade, se necessário para atingir seus objetivos. Forte, corajoso e tenaz, pode ser que seja um ditador, um inovador, um planejador ou um inventor. Com aspectos desfavoráveis, sua insistência na autodeterminação pode beirar a megalomania. Você é líder em seu círculo ou em sua profissão, e pode tanto ser amado como odiado, mas nunca é ignorado. Você tem uma necessidade obsessiva de ser o melhor e de brilhar mais que os outros ao seu redor. Um perfeccionista, você se exige implacavelmente. É capaz de apresentar suas ideias de maneira lúcida e eloquente. Com aspectos desfavoráveis, pode ser um farsante, vingativo, sádico e trapaceiro.

bernini21

Plutão em Aquário – revelação! Indivíduos com esse posicionamento são intelectuais, humanitários, engenhosos, inconvencionais e adoram a liberdade. São pessoas que buscam a verdade, e sabem como comunicar seus sonhos e suas ideias. Na Casa XI – realizador! Você é intensamente leal, tem um forte senso comunitário, um impulso reformador e inúmeros planos. Interessado nos assuntos mundiais, pode participar de movimentos de reforma ou de melhorias sociais. Os amigos são importantes para você, e você os ajuda; entretanto, precisa tomar cuidado para que eles não influenciem demasiadamente a sua vida. Com aspectos desafiadores, precisa aprender a ser discriminativo na escolha de associados, porque você pode ser atraído por pessoas que vão desencaminhá-lo. Esse posicionamento, muitas vezes, indica um solitário.

bernini24

Plutão em Peixes – iluminação! No plano pessoal, esse posicionamento produz pessoas facilmente impressionáveis, compassivas, sensíveis, imaginativas e caridosas. Sua personalidade é magnética, mas elas também podem ser autoimoladoras e às vezes mesmo mórbidas. Na Casa XII – isolado! Plutão na Casa 12 pode levá-lo face a face com a tentação. É preciso que você descubra seus medos e frustrações gentilmente e os tire de seu subconsciente com paciência e compreensão. Precisa mudar suas atitudes interiores; isto é difícil, porque você reluta em mudar o rumo de sua vida. Com aspectos desafiadores, pode ser que tenha alguns problemas psicológicos, e que talvez seja até internado. Pode sentir dor, tanto física como mental, de origem obscura ou não- identificada.

Sobre Bernini…

Autoretrato de Gian Lorenzo Bernini (1623). Galeria Borghese, Roma.

Autoretrato de Gian Lorenzo Bernini (1623). Galeria Borghese, Roma.

Napolitano, Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) aprendeu a arte da escultura com seu pai, o florentino Pietro Bernini.

Ele esculpiu a obra acima entre 1621 e 1622, quando contava com apenas 23 anos, a pedido do Cardeal Scipione Borghese, sobrinho de Camillo Borghese, eleito papa como Paulo V, em 1605.

A marca dessa obra é a dramaticidade, expressa na ação dos personagens, repletos de força, vigor e atitude, características típicas do Barroco, período artístico originado em Roma, que vai de 1600 a 1750.

Sobre o mito por trás da obra…

Júpiter, Netuno e Plutão dividindo.

Júpiter, Netuno e Plutão dividindo.

Segundo a mitologia greco-romana, quando Zeus/Júpiter AQUI  destronou seu pai, Chronos/Saturno, o deus do Tempo, AQUI   e libertou seus irmãos, a Netuno/Poseidon, AQUI  ele confiou os mares, e a Hades (Plutão), coube o Reino dos Mortos.

Plutão protestou, é claro, não quis aceitar esse quinhão. Foi quando Júpiter argumentou que ele reinaria sobre uma instância de grande PODER, pois o petróleo, os diamantes, rubis, safiras e esmeraldas, o ouro, a prata e tanto outros metais, fonte de grandes riquezas, encontravam-se sob seu domínio, nas profundezas do mundo subterrâneo. Sem falar que, por toda eternidade –, argumentou o soberano do olimpo –, o tempo todo não pararia de chegar novos “súditos”. Plutão ficou satisfeito.

E, se no cristianismo, testemunhamos a dor da mãe que perde o filho, no paganismo sofremos a dor da mãe que perde a filha, raptada por Plutão (Hades).

Deméter.

Deméter.

Indignada e, em protesto pelo “desaparecimento” da jovem Prosérpina (Perséfone), sua mãe Deméter (Ceres/Cibele), deusa da fertilidade, da agricultura e do cereal, mergulhou em profunda tristeza. Irredutível, negou-se a fazer florescer o que quer que fosse enquanto não revesse a filha.

Sem colheita, animais e humanos pereciam. Se Deméter não declinasse em breve a humanidade estaria acabada, por isso os deuses rogaram a Júpiter (Zeus) que intervisse no impasse, do contrário, não haveria quem lhes adorasse. Por razões óbvias, Plutão (Hades) não se comoveu com os argumentos e manteve a jovem a seu lado, tornando-a sua Rainha.

Hades Pluto_Serapis and Persephone...

Hades Pluto_Serapis and Persephone…

Foi quando Zeus (Júpiter) teve a brilhante ideia de firmar um acordo entre a mãe de Perséfone (Prosérpina), Deméter (Ceres) e o genro Plutão (Hades): a jovem dividiria a existência entre ambos, passando assim, metade do período do ano com o marido e a outra metade junto à mãe. À partir de então, as estações do ano explicitam a alegria (primavera/verão) e a tristeza de Deméter (outono/inverno).

Retorno de Perséfone (1891), por Frederick Leighton (1830-1896). Museu e Galeria de Leeds, Reino Unido. Trazida por Hermes (Mercúrio), Perséfone retorna do Hades para os braços de sua mãe, Deméter. Somente à mente é permitido o ingresso no Reino de Hades.

Retorno de Perséfone (1891), por Frederick Leighton (1830-1896). Museu e Galeria de Leeds, Reino Unido. Trazida por Hermes (Mercúrio), Perséfone retorna do Hades para os braços de sua mãe, Deméter. Somente à mente é permitido o ingresso no Reino de Hades.

Para todo e qualquer posicionamento de Plutão, uma das “thaerapeia” (do grego, servir ao divino) indicadas…

Frase Leandro Karnal

Eis o relato sincero e comovente de como Consuelo que enfrentou a presença de Plutão na 7ª Casa, a do casamento, ressurgindo forte como jamais pensou que seria, AQUI.

Consuelo e Hades

Frase de Anônimo

Confira AQUI e AQUI “Pluto – o deus da riqueza”, escrita em 388 a.C. pelo comediógrafo grego Aristófanes.

Referências bibliográficas específicas para Plutão:

Plutão no seu mapa astrológico – Donna Cunningham (Ed. Pensamento). São Paulo, SP.

O Livro da 8ª Casa – Marc Robertson (Ed. objetiva). São Paulo, SP.

Como sempre, estou à disposição do Salotto no que eu puder ajudar. Zilhões!!! lu.

Obrigada Lu, mais um post esclarecedor e sensacional!

Did you like this? Share it:

YOU MIGHT ALSO LIKE

Previsões para 2017!!! Pela Prof. Luciene Felix Lamy
January 02, 2017
Meu mapa astral… parte 2
August 09, 2016
Meu mapa astral… parte 1
August 08, 2016
ASTROLOGIA: Netuno no mapa & na alma! por Luciene Felix Lamy
June 24, 2016
O 1º regresso e trânsitos de Saturno: momentos cruciais em nossas vidas!
April 15, 2016
Maneirismo: à maneira do autor!
February 20, 2016
ASTROLOGIA: Urano no mapa e o Maneirismo na Arte!
February 19, 2016
ASTROLOGIA: Análise de mapa & Previsões para 2016
December 30, 2015
ASTROLOGIA & ARTE – Saturno no mapa e Goya por Luciene Felix Lamy – 2ª parte
October 31, 2015

38 Comments

Adrianne
Reply 22 de July de 2016

Absolutamente sem palavras... deslumbrante a seleção de imagens.
Você sempre me emociona, Lu!!!!!

    luciene felix lamy
    Reply 22 de July de 2016

    E a primeira a postar um comentário é... ESCORPIANA!!! \o/
    Menina, se eu pudesse ter uma, apenas UMA obra de Arte de tudo o que já se produziu até hoje no mundo, adivinhe qual escolheria? ;) E qual das imagens + apreciaste, Adrianne?
    Olha, naquela última que ilustra "Peixes", no rosto de Prosérpina está a grafia em vários idiomas para ampliar a busca no "Google imagens". Um deleite!
    Zilhões!!!
    lu.
    PS: Olha só esse poema: https://www.youtube.com/watch?v=Bk1NbR1m-so
    PPS: Michelangelo tb contava apenas 23 aninhos quando esculpiu a Pietá. Prodígios!!!

Cassi
Reply 22 de July de 2016

Não quero mais um marido gringo Lu! Problemas com a polícia e sogros? Afe, tô fora hahahahaha
Adorei o texto e as imagens.
Bjocas profe!

    luciene felix lamy
    Reply 26 de July de 2016

    Problemas são assim, mesmo quando a gente não busca, eles nos encontram Cassi, rsrsrs. C'Est la vie! E continua maravilhosa! Que bom que apreciaste mais esse Post, amigo.
    Zilhões!!!

Andrea - Curitiba
Reply 22 de July de 2016

Essa eh a nossa querida e inteligente LU!! Obrigada por tanto nos ensinar!! Bjs........

    luciene felix lamy
    Reply 22 de July de 2016

    Essa eh a nossa querida, inteligente e bela ANDREA!!!
    Sou eu quem agradece por teres vindo conferir, amiga.
    E, em no próximo post, concluindo nossa empreitada, uma bela surpresa baseada em tudo o que vimos aqui*: a análise do mapa de uma famosa muito querida (segredo!), para que possamos, finalmente, comprovar a veracidade do "lógos do cosmo", inscrita na abóbada celeste no primeiro instante que inspiramos aqui na Terra. \o/
    Zilhões!!!
    (*) Aqui, no Consueloblog, já foram publicados post's sobre as 12 Casas astrológicas e sobre a localização de todos os planetas e luminares (Sol & Lua) pelos 12 signos.

Denise Luna
Reply 22 de July de 2016

Lu, que cultura, heim, amiga?
Obrigada por me apresentar à Bernini e a nos elucidar um pouco mais da mitologia grega, que adoro.
Você é TOP. As fotos estão DEMAIS!!!!!!!!!!!!!
Bjs

    luciene felix lamy
    Reply 22 de July de 2016

    Magina, há tanto a desvendar, Denise querida! Você é que é, tudo de bom! E feliz. \o/
    Ah, então apreciaste Bernini? Confira a proeza dele ao esculpir David (se não me engano, com apenas 19 aninhos), inspirando-se em seu próprio rosto. Dê um "Google imagens".
    Quanto ao mito, aprecie esse aqui, explicitado magistralmente, também por Bernini.
    http://lucienefelix.blogspot.com.br/2013/06/apolo-dafne-o-mito-da-origem-do-amor.html
    Zilhões!!!

Maria Vilma
Reply 22 de July de 2016

Como a Adri... "Absolutamente sem palavras" e sem folego!!! Ademais, o que se pode dizer diante dessas imagens de obras tão perfeitas encarnadas de realidade?... Um texto belíssimo...! Um poema que sutilmente e gentilmente vira prosa escrita?
Terminei a leitura em lágrimas...
Muito obrigada, Lu!

PS: tenho Plutão em Virgem - fiquei muito emocionada quando li o que diz ali também.

    luciene felix lamy
    Reply 22 de July de 2016

    Minha querida MaVi,
    Algo me diz que o Olimpo ainda te concederá a dádiva de contemplar essa (e muitas outras!) obras na Borghese. Por gentileza, me envie seus dados (data, horário e local de nascimento) para que eu dê uma olhada em como é o "exterior" (Casa IX) para você. E, atente: ainda + relevante que em qual signo, convém conferir em qual Casa astrológica "cai" seu Plutão e o signo que rege, Escorpião.
    Zilhões!!!

      Maria Vilma
      Reply 23 de July de 2016

      Oi, Lu...! Encaminhei meus dados, conforme você me pediu, para o seu e-mail. O meu horário de nascimento é que eu não sei precisar... Não sei se você poderá fazer muita coisa, não... Rsrs
      Muito obrigada, pelo carinho!
      PS: Caso seja possível a análise, pode responder por aqui mesmo.
      Viiiiixxxxe...!!! Medoooo!!!

        luciene felix lamy
        Reply 23 de July de 2016

        Medo do quê, mulher?
        Mesmo em se tratando de Saturno e Plutão, somos co-autores, MaVi. Para Plutão vale o jargão "aceita que dói menos", portanto, bora minimizar os danos! Atente, amiga: é o deus da riqueza!!! \o/
        Um mapa ajuda tanto, em termos de autoconhecimento ("Conhece-te a ti mesmo", roga Apolo em Delfos). Dá compreensão instantânea de nossas potencialidades, daí não ficamos perdendo tempo com portas que sempre estiveram emperradas (ou trancadas mesmo) enquanto estivemos desatentos àquelas que sempre estiveram abertas. Sem falar que esse autoconhecimento, por conta dos trânsitos, nos avisa quando a deixaram (momentaneamente) destrancada.
        Te escrevo! Mil beijos, lu.

Renata Di Pietro
Reply 22 de July de 2016

NOSSA LU,LI SEM RESPIRAR.VC SEMPRE ME EMOCIONA,E
ME LEVA A LAGRIMAS!!!!!SO TE AGRADEÇO
UM BJ

    luciene felix lamy
    Reply 22 de July de 2016

    Emocionante são os tais "Mistérios de Elêusis", amiga.
    Agradecida estou eu, ao ler suas linhas, Renata.
    Zilhões!!!

Maria Seixas
Reply 22 de July de 2016

Como saber a casa de Plutão no meu signo?
Clélia

    luciene felix lamy
    Reply 25 de July de 2016

    Facinho, Maria!
    Faça seu mapa no astro.com (oriento sobre como fazer aqui: http://www.consueloblog.com/relogios-astrologicos-luciene-felix-nos-transporta-pela-europa/ ).
    E veja que o planeta Plutão é simbolizado com o desenho marrom que está aqui: http://www.consueloblog.com/astrologia-simbolos-planetarios-e-previsoes-para-2014/
    Veja em qual das 12 Casas esse símbolo se encontra.
    Zilhões!!!

    luciene felix lamy
    Reply 29 de July de 2016

    Maria, acho que no astro.com, Plutão está simbolizado com a letra "P".
    Beijos,
    lu.

Maria flor de lotus
Reply 22 de July de 2016

Boa tarde, Lu! Primeiramente parabéns pelos seus "deliciosos" posts. Nossa, ao ler seus textos eu "viajo"... Se pudesse "devoraria" os seus posts aqui em um só dia, mas é muita informação para uma simples mortal como eu processar rsrsrs. Sou curiosa, ávida por conhecimento e novas descobertas. Acho que isso é coisa do meu ascendente em escorpião haha. Lu, estou passando por um momento em que estou procurando autoconhecimento*, conhecer o interior, pois a vida inteira me ensinaram que precisávamos estudar só o mundo exterior (quanto engano!), estou tentando me encontrar e bem ao estilo Plutão quero "morrer" para para renascer, estou reformulando conceitos que vejo que aprendi, mas que vi que estavam errados. Enfim, só quero levar na minha bagagem aquilo que realmente importa na vida, algo que me fará sentir plena em termos profissionais e, mais ainda como ser humano. Por gostar de tantas coisas, ainda não me encontrei profissionalmente. Estou a procura de minha missão nesse mundo e quero deixar minha marca ,minha contribuição, aqui. Adoraria saber qual minha missão neste planetinha e em quais profissões eu obteria mais êxito. Você poderia me ajudar? Ah, sou canceriana e meu Plutão está na 12ª casa, na cuspide de libra e o regente de libra está na 8ª casa, na cúspide de gêmeos. Gratidão, Lu!
“Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.” (Rubem Alves)

Ana
Reply 22 de July de 2016

que lindo MARIA FLOR DE LOTUS ....é tao gostoso qdo se descobre esse novo olhar da vida
A LU sempre nos presenteando com estes textos maravilhosos
bjs salotto

    luciene felix lamy
    Reply 26 de July de 2016

    Descobrir esse novo olhar da vida...
    Todos os dias, essa dádiva se renova, amiga.
    Um presente seu comentário, Ana.
    Seja bem-vinda ao Salotto!
    Zilhões!!!

    Maria Flor de Lótus
    Reply 1 de August de 2016

    ;)

    Maria Flor de Lótus
    Reply 16 de August de 2016

    É verdade, Ana. Na verdade, deveríamos descobrir esse novo olhar da vida todos os dias. ;)

luciene felix lamy
Reply 22 de July de 2016

Olá, Maria Flor. Que nome lindo, duplamente feminino e delicado!
Canceriana com Asc. em Scorpio e o regente (Plutão) na Casa XII?
Menina, és "sintonizada", hein? Água (sentimentos)...Muita Água! Veja sua Lua, que rege Câncer.
Olha, para ver a profissão, a carreira, precisamos analisar as Casas de Elemento Terra (mundanas), que são as Casas 2,6 e 10 (análogas a Touro, Virgem e Capricórnio), além da posição de Mercúrio, Marte & Vênus. O fato de vc informar que o regente do Ascendente está na Casa 12, já diz algo, pois você realmente adquire o senso de "eu", de sua Identidade, servindo aos demais. Explico: a Casa 12, análoga ao signo de Peixes, diz respeito a hospitais, prisões, manicômios, asilos, filantropia, etc. Mas insisto, trata-se de apenas UM insight. Sem traduzir as Casas 2, 6 e 10, é como se eu disesse que estais trajando preto. Mas o que trajas (vestido? biquini? macacão?)? Para ir aonde e fazer o quê?
Talvez estejas vivenciando um momento como esse aqui, amiga:
http://lucienefelixastrologia.blogspot.com.br/p/quantos-anos-tens.html
Parabéns pelo empreendimento nessa busca, Maria Flor! E, obrigada!
Zilhões!!!

Maria flor de lotus
Reply 23 de July de 2016

Cara Lu, obrigada pela resposta ;) e obrigada por me esclarecer que o regente do meu ascendente, Plutão, localizado na XII casa me faz adquirir o senso de "eu", de minha Identidade, servindo aos demais. Eu nunca entendia isso. Os assuntos referentes a casa XII casa para mim eram complexos de entender rsrs. Bem, acabei de ler no seu blog sobre "Os ciclos da evolução" e me enquadro no Nível individual ou da Personalidade. Não é que é verdade mesmo? Essa minha fase de querer encontrar meu lugar no mundo, uma fase de contestação, começou no segundo semestre de 2014 quando acabara de completar 34 anos, agora estou com 36 e minha busca continua rsrs. Bem minha casa 2 começa na cúspide de sagitário e nela se encontra Netuno retrógrado, o regente de sagitário, Júpiter, está localizado na minha XI casa, em virgem; minha casa 6 começa na cúspide de áries (casa vazia), Marte, seu regente, faz conjunção com Saturno na casa XI, em virgem, como vemos há um stellium em virgem, meu único stellium. Já a X casa começa na cúspide de Leão a 1º 12' 5'' , e o sol, seu regente, está na casa IX , casa onde podemos encontrar o sol e um mercúrio retrógrado, casa do meu signo solar câncer ( a cúspide de câncer começa em 8º 4' 2''). O regente do meu signo solar, a lua, está no exílio a 24º 49' 26'', na cúspide de capricórnio. Como escrevi anteriormente meu Mercúrio está na casa IX, porém este mensageiro faz conjunção ao meio do céu em Leão. Minha Vênus (retrógrada) está em gêmeos, na VIII casa. Ah, Lu, e por falar em Vênus, eu sou solteira você poderia verificar se vou casar? E se será apenas com um homem ou mais? hihihi. Além de vênus ser regente do signo que está na cúspide da minha XII casa (libra) ela também rege a minha VII, na cúspide de touro (casa vazia). Adoraria ser sua aluna, mas mesmo assim distante só tenho a agradecer por tudo o que você sabe e compartilha conosco. Tenho aprendido muito lendo seus artigos. Você é nota 10! Mais uma vez muitíssimo obrigada por sua atenção e tamanha generosidade.

    luciene felix lamy
    Reply 23 de July de 2016

    Olá Maria,
    Deves ter nascido entre 14 e 16h. ;)

    A Casa XII parece complexa porque trata-se de uma Casa de bastidores, de você com seus botões, amiga. Ninguém pode imiscuir-se em seu interior mais profundo, pois trata-se de questões suas consigo mesma, de foro íntimo.

    Aos 36 anos TODOS NÓS vivenciamos o 3º retorno de Júpiter, que ocorre uma vez a cada 12 anos. Trata-se de uma fase muito benéfica! No próximo mês, ele ingressa em Libra, transitando por sua Casa XII: estejas certa de que muitas de suas angústias (sobretudo as plutonianas) serão meio que “iluminadas” pelo “Grande benéfico” do zodíaco. Quem sabe a pista não será desobstruída para a chegada do príncipe? Bem, quanto a isso, te darei uma dica mais adiante.

    As informações mais importantes de um mapa são: signo – ascendente (localização do regente desse ascendente, que informará aonde darás vazão a tua identidade) – lua e em qual casa “cai” seu sol, pois aí, você BRILHA!!! Digamos que com essas 5 informações já se tem um panorama geral da psique.

    Em relação à questão que inquirisses, sobre dinheiro, trabalho e carreira, podemos aferir que:
    Sagitário na Casa II indica que seu bolso é – a princípio – afortunado, pois esse signo é regido por nada menos que Júpiter (o grande benéfico!). No entanto, a presença do planeta Netuno nessa mesma Casa II, embora trate-se de um planeta também benéfico, assinala certo nevoeiro, certa nebulosidade, fantasia e ilusão nas questões relativas ao SEU bolso, suas finanças, seus ganhos. Onde Netuno se apresenta, não há clareza, pois ele é justamente o planeta da imprecisão, da “dissolução”. De qualquer forma, Sagitário prevalece e o veredicto é que jamais lhe faltará recursos, mesmo que Netuno tumultue um pouco e faça confusão em sua carteira.

    Áries na Casa VI informa que você tem um dia-a-dia agitado, que a vida te chama para a ação! Informa também que és ousada e pioneira, destemida e rápida em apresentar soluções. O fato do regente desse signo encontrar-se na Casa XI, coloca o guerreiro encontrando pelo em ovo e à serviço do grupo, dos amigos, do todo ao qual fazes parte. Trabalhar numa ONG ou numa entidade que reúna um grupo em prol de um bem maior (algo como uma ONU) é o que chama sua atenção.

    Leão na cúspide da Casa X, a do status mundano, augura brilho e sucesso na carreira profissional. Seu regente, o Sol, no signo de Câncer, dá indícios de que és chamada a cuidar, alimentar, dar aconchego e conforto a seus “filhos” ou seja lá o que for que consideres como digno de sentir como sendo “filhos”. Estando esse Sol na Casa IX, seus “filhos” estão no exterior. O fato de Mercúrio fazer conjunção com o MC (Meio do Céu, seu Zênite), diz que seu trabalho envolve a fala, a escrita, a pesquisa, enfim, a comunicação. Vale dizer ainda que o fato do regente (Lua) de seu signo solar (Câncer) estar em Capricórnio reitera seu sucesso (Capricórnio é dotado de capacidade de galgar posições e atingir o cume, o cimo da montanha), mas insiste que esse sucesso advém de seu esforço próprio. As coisas não são dadas de mão beijada para as cabras. Nem tampouco elas assim o aceitariam.

    Conclusão: de acordo com seu RG cósmico, os céus lhe auspiciam fortuna (Sagitário na Casa II), ganho de recursos próprios (que dissipas sem muito critério, pois há Netuno na Casa II), através de um trabalho árduo (Marte em conjunção com Saturno), onde apresentas pioneirismo e ousadia (Áries na Casa VI), realizado por estares inserida num grupo maior (Júpiter na Casa XI), que lhe trará (evidente!) reconhecimento público (Leão na Casa X), cuidando das pessoas (Sol em Câncer), com responsabilidade (Lua em Capricórnio) através da comunicação (Mercúrio na Casa X). Ou comércio! Lembremo-nos que Hermes/Mercúrio rege também o comércio.

    Podes vir a consultar mil astrólogos, amiga. Mesmo que em outras palavras, TODOS lhe dirão essa mesma coisa, pois é essa a informação que se extrai.

    Vênus em Gêmeos na Casa VIII augura facilidade de fala e escrita, boa morte, recebimento de herança, gosto por novidades no sexo e muitos talentos nas artes de Afrodite!

    Perguntas: “Ah, Lu, e por falar em Vênus, eu sou solteira você poderia verificar se vou casar?” Minha querida, nasceste com uma oposição Sol & Lua (ao menos por signos), pois o primeiro está em Câncer e, sua consorte, no signo oposto, Capricórnio. Esta dicotomia (princípio macho/fêmea) deverá ser integrada por você mesma em sua psique. A posição dos luminares indicam a atmosfera entre os pais na concepção do nativo. No caso de uma oposição (180º de distância), sem julgamento moral (certo/errado), assinala que um pensava numa coisa; outro, visava outra. Herdasses esse oposto interesse. Integre-os interiormente e vislumbrarás a harmonia deles exteriormente. Estou me fazendo entender?

    Essa dicotomia (ora exerço o poder, ora me submeto) é reiterada por seu poderoso Ascendente em Escorpião, pois embora você apresente-se como sendo uma donzela romântica (Peixes na Casa V), do tipo que, lá do alto de uma torre, anseia ser resgatada pelo príncipe encantado, quando ele chega, te encontra autosuficiente demais, armada e forte demais, poderosa demais! E, com Urano também aí, imprevisível demais! Isso espanta… :(

    O fato do signo do casamento (Libra) encontrar-se na Casa do isolamento (Casa XII) e do regente da Casa VII (Vênus) encontrar-se na Casa das perdas (Casa VIII) não significa necessariamente que as configurações não pressagiem união estável, mas não posso esconder de você que essas informações contradizem o benéfico signo de Touro na cúspide da Casa VII... Já “viste” isso, pois entendes de astrologia.

    Talvez você tenha que esperar mais alguns anos… A sorte, é que fosses “talhada” para essa espera, pois a Lua em Capricórnio é meio eremita, celibatária, forte e sabe esperar. Vênus em Gêmeos multiplica seus interesses! Te traz muitos flertes, romances, affairs e aventuras. Resumindo, parafraseando Woody Allen, enquanto o homem certo não aparece, vá se divertindo com os errados (Vênus em Gêmeos). Se a celibata Lua em Capricórnio deixar, claro.

    Por fim, lembre-se: o tolo é comandado (pelos astros), o sábio comanda (vide abaixo a frase de Dante Alighieri). O ingresso de Júpiter em Libra no próximo mês pode lhe trazer boas surpresas na esfera do casamento (parcerias, sociedades e demais associações “formais”). \o/

    Ele, Júpiter, aí permanecerá por um ano e um mês, para logo depois, ingressar em Escorpião e transitar sobre seu Ascendente, fazendo com que você “se ache” a última bolacha do pacote e venha a por tudo a perder. Tomara que você se lembre desse meu alerta. ;)

    Zilhões!!!
    Dante: "Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73).

Maria flor de lotus
Reply 23 de July de 2016

Cara Lu, obrigada pela resposta ;) e obrigada por me esclarecer que o regente do meu ascendente, Plutão, localizado na XII casa me faz adquirir o senso de "eu", de minha Identidade, servindo aos demais. Eu nunca entendia isso. Os assuntos referentes a casa XII casa para mim eram complexos de entender rsrs. Bem, acabei de ler no seu blog sobre "Os ciclos da evolução" e me enquadro no Nível individual ou da Personalidade. Não é que é verdade mesmo? Essa minha fase de querer encontrar meu lugar no mundo, uma fase de contestação*, começou no segundo semestre de 2014 quando acabara de completar 34 anos, agora estou com 36 e minha busca continua rsrs. Bem minha casa 2 começa na cúspide de sagitário e nela se encontra Netuno retrógrado, o regente de sagitário, Júpiter, está localizado na minha XI casa, em virgem; minha casa 6 começa na cúspide de áries (casa vazia), Marte, seu regente, faz conjunção com Saturno na casa XI, em virgem. Como podemos ver há um stellium em virgem, meu único stellium. Já a casa X começa na cúspide de Leão a 1º 12' 5'' e , o sol, seu regente, está na casa IX , casa onde podemos encontrar o sol e um mercúrio retrógrado, casa do meu signo solar câncer a 8º 4' 2''. O regente de câncer, a lua, está no exílio a 24º 49' 26'', na cúspide de capricórnio. Como escrevi anteriormente, meu Mercúrio está na casa IX, porém este mensageiro faz conjunção ao meio do céu em Leão. Minha Vênus (retrógrada) está em gêmeos, na VIII casa. Ah, Lu, e por falar em Vênus, eu sou solteira você poderia verificar se vou casar? E se será apenas com um homem ou mais? hihihi. Além de vênus ser regente do signo que está na cúspide da minha XII casa (libra) ela também rege a minha VII, na cúspide de touro (casa vazia). Adoraria ser sua aluna, mas mesmo assim distante só tenho a agradecer por tudo o que você sabe e compartilha conosco. Tenho aprendido muito lendo seus artigos. Você é nota 10! Mais uma vez muitíssimo obrigada por sua atenção e tamanha generosidade.

* Seria também essa contestação, rebeldia de romper com conceitos que já não fazem mais sentido para mim uma manifestação de Urano retrógrado no meu ascendente em escorpião (6º 17' 44'')?

Maria flor de lotus
Reply 23 de July de 2016

Esqueci de um detalhe: a lua em capricórnio está na casa III meu mapa astral.

Frederica
Reply 23 de July de 2016

Lu, mais um post fantástico! Obrigada pela forma maravilhosa como explica a Astrologia! Estou meia perdida com Plutão...no site que você indica diz que está na casa VII, num mapa que tenho comigo fala na casa VIII...nasci numa ilha no meio do Atlântico, ao que parece o fuso horário dificulta fazer o meu mapa. Já me fizeram mapas dizendo que o ascendente era touro, gémeos e câncer, imagine só...hoje em dia, acredito que seja câncer mesmo. Enfim, do que li no seu post me identifico com Plutão na casa VII. Veremos! Beijo e obrigada

    luciene felix lamy
    Reply 23 de July de 2016

    Ah, que bom que apreciaste, Frederica!
    Agradeçamos à Consuelo, que disponibiliza astróloga de plantão! Sorte de quem aproveita!!! ;)
    Bem, mesmo desta ilha afere-se latitude e longitude, facim-facim.
    E a que resistes menos: comer, falar ou chorar??? Rindo alto aqui, amiga.
    Plutão na VII? Quantos anos vc tem, Frederica? Inquira a si mesma o pq de desejar um homem intenso, poderoso, até dominador (não seria sua sombra, junguianamente falando?). Mas lembre-se de que Plutão é muito destino, embora muitos pensem que destino não existe. Podes vir a enviuvar, amiga.
    De qualquer forma, quanto + fores apta a existir independente de um casamento formal, melhor.
    Beijãozão e, muito obrigada por vires comentar.
    Zilhões!!!

Sandra Cozenzo
Reply 23 de July de 2016

Querida como sempre suas publicaçõese deixam maravilhada é tão bom aprender e ter novos conhecimentos com que sabe e muito do que faz.
Grata por este lindo post.bj

    luciene felix lamy
    Reply 26 de July de 2016

    Sandra, minha querida,
    Você, como de hábito, é tão gentil... E sempre quis participar de meus Cursos na Itália.
    Uma hora dá certo, viu? E vou compensá-la pela espera.
    Grata por teres apreciado, amiga.
    Zilhões!!!

Maria Flor de Lótus
Reply 23 de July de 2016

Nasci às 14h rsrsrs. Sim, você se fez entender ;) "Essa dicotomia (ora exerço o poder, ora me submeto) é reiterada por seu poderoso Ascendente em Escorpião, pois embora você apresente-se como sendo uma donzela romântica (Peixes na Casa V), do tipo que, lá do alto de uma torre, anseia ser resgatada pelo príncipe encantado, quando ele chega, te encontra autossuficiente demais, armada e forte demais, poderosa demais! E, com Urano também aí, imprevisível demais! Isso espanta… :(" Engraçado, é exatamente assim que as pessoas mais próximas me descrevem rsrsrs. Então é isso ai, enquanto o príncipe não vem... vou aproveitar para conhecer novas pessoas. Afinal, mesmo que a donzela seja extremamente romântica, quando o príncipe demora dá um cansaço, mas é quando menos se espera que ele chega, não é? Foi muito bom saber que aos 36 anos nós vivenciamos o 3º retorno de Júpter e pode ter certeza que quando Júpiter estiver transitando por escorpião eu lembrarei do seu conselho ;). Partiu... fui cuidar do meu jardim... Muito obrigada, querida Lu, por mais um show de aula ao esclarecer minhas dúvidas astrológicas. Abraços carinhos de sua mais nova fã. Maria
P.S.: Escrevi dois comentários acima e ainda não tinha me dado por satisfeita, pois por mais vezes que revisemos um texto quase sempre há de ser publicado com alguns erros e informações faltando (Aff é muito perfeccionismo rsrs. Acredito que isso deva ser atribuído ao meu stellium em virgem).

Frederica
Reply 23 de July de 2016

Lu, realmente nunca é demais agradecer a generosidade da Consuelo em permitir toda esta partilha no seu blog. E a sua, em responder com tanta sabedoria e carinho. Então, tenho 34 anos, nasci a 17 de Maio de 1982. Taurina com lua em peixes e ascendente (eu acho) em câncer. A verdade é que tenho fugido ao casamento formal, o que em termos familiares e sociais, nem sempre é fácil. Quanto à questão que você me propôs, desse homem intenso, poderoso e dominador, não sei responder...juro que não sei quem realmente procuro. Mais uma vez, obrigada!! Beijooo

    luciene felix lamy
    Reply 23 de July de 2016

    E o bom é que mesmo quem não curte Astrologia, só de sobrevoar o Post, deleita-se com a Arte.

    Você tem uma configuração (prévia) tão feminina e delicada, Frederica!

    Mesmo após o 1º Regresso de Saturno, família & sociedade "pesam" tanto assim, minha amiga?
    Pergunto porque é justamente nesse período que somos confrontados com circunstâncias em que ter atendido ou não, às expectativas deles, não resolveu o principal. E isso porque é justamente quando descobrimos que o principal somos nós mesmas (enquanto indivíduos únicos e irrepetíveis), que ninguém viverá nossa vida por nós e que, portanto, é a nós (foro íntimo, pessoal e intransferível) que prestaremos conta.

    O tipo de homem por quem uma mulher se sente atraída é indicado pelo signo que o planeta Marte (Ui!) ocupa no mapa. Já a informação sobre em qual lugar/ocasião/circunstância é mais provável que ela o encontre será indicada pela Casa astrológica ocupada pelo deus da guerra, Marte. Já falamos dele aqui, em nossa Coluna de Astrologia do Consueloblog, é só colocar na busca, acima.

    Se seu Ascendente for mesmo Câncer, o período + propício para o amor (em termos de romance) será quando o Sol e/ou Vênus transitar pelo signo de Escorpião (21 de Outubro a 20 de Novembro), por sua Casa V (dos jogos amorosos).

    Quanto à sua faixa etária, dê uma conferida no que diz esse texto aqui, Frederica:
    http://lucienefelixastrologia.blogspot.com.br/p/dos-35-aos-42-anos.html
    Permaneço às ordens, minha querida!
    Zilhões!!!

      Frederica
      Reply 25 de July de 2016

      Oi Lu! Realmente sociedade&família não 'pesam' tanto assim, você tem razão. Tenho Marte em Libra, fica meio confuso, não? E na Casa V. Vou consultar o seu blog, obrigada pelas dicas. Beijo grande

        luciene felix lamy
        Reply 25 de July de 2016

        Nada confuso, amiga!
        Marte em Libra na Casa V, numa frase?
        Você se sente atraída pelo homem refinado, e o encontra na balada.
        Beijãozão, Frederica.

Leda Orsi
Reply 23 de July de 2016

adorei essa matéria, Consuelo!

Mar
Reply 30 de July de 2016

Lu arrasando como sempre!!!
Bjks

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *