A avó da minha filha, Costanza!…


Costanza Pascolato: “Os netos renovaram minha vida”

Vovó Costanza se atualiza para acompanhar o crescimento intelectual dos netos

Vovó Costanza se atualiza para acompanhar o crescimento intelectual dos netos

 

● Entrevista com a consultora de moda Costanza Pascolato para o site avosidade (clique AQUI)

 

► “Consultora, empresária, mãe e avó.” É assim que Costanza Pascolato se apresenta no Instagram, em perfil seguido por mais de 200 mil pessoas. “Não tinha a menor ideia de como ser avó poderia ser algo fabuloso na vida de alguém”, comenta em entrevista exclusiva ao portal “avŏsidade”. Ter netos “me deu um ânimo para trabalhar mais, estudar mais, entender mais”, diz ela, nascida na Itália e vivendo desde os cinco anos no Brasil, onde mantém a marca têxtil da família, a Tecelagem Santa Constância. É autora de livros como O Essencial: O que você precisa saber para viver com estilo (Sextante, 2013).

 

Atualidades e geopolítica são alguns dos seus assuntos preferidos com seus dois netos, um rapaz de 22 anos e uma moça de 19, que vivem na Itália. Ela gosta de entender o mundo em que eles vivem. E de ajudá-los a entender também. Quando se encontram, a avó mostra que seu interesse pelos netos só fez crescer com o crescimento deles. “Fiz um curso no fim do ano que me deu novos horizontes e passamos a Páscoa falando sobre geopolítica”, conta. “Me interessa saber sobre o mundo onde eles vão viver.” E compara: “Se o avô fica entubado lá na outra geração, tem interesse só pelos netos pequenininhos.

 

Costanza-1-770

 

Memória e valores

Além do frescor e renovação que as gerações mais novas trazem, Costanza acredita também no outro lado da troca. Para ela, os avós são o elo entre os jovens e a memória e valores da família – no seu caso, uma família tradicional da Itália que atravessou o Atlântico por causas da Segunda Grande Guerra.

Os netos Cosimo e Allegra têm a missão de ajudar na construção de livros com a história dos Pascolato, desde muitas gerações antepassadas até à vinda para o Brasil. “Eles têm herança de valores e herança de memória, duas coisas importantes”, pontua Costanza. “Desde que eles nasceram, foi um renovar na minha vida. Percebi que eles iam precisar dessas memórias e desses valores.”

A seguir, os principais trechos da entrevista com avó Costanza Pascolato

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

“Crianças precisam de limites”

“As crianças precisam, desde o começo, ter limites, senão eles nunca vão saber o que é bom e o que não é. Eles ficam i-m-p-l-o-r-a-n-d-o por limites. Uma criança que fica fazendo um monte de ondas e tem crises, ela precisa que alguém vá se interessar realmente por ela, e não dizer só: ‘não faça isso, não faça aquilo’. É uma questão de diálogo e de imposição de um certo ritmo.”

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

Passando o legado da família

“Ser avó antes de tudo foi um prazer infinito. Não tinha a menor ideia de quanto isso poderia ser formidável na vida de alguém. Desde o começo, desde o meu primeiro neto. Aliás, eu só tenho dois netos, que moram todos longe. Desde o começo foi como um renovar da minha vida. Eu entendi que como eles teriam que viver muito mais ainda e precisar talvez de memórias e de valores… Entendo que o que foi o legado da minha família, fora que eles eram pessoas muito educadas intelectualmente, quer dizer, foram gerações e gerações de intelectuais e interessados em sociologia, então o legado sempre foi: valores, na pobreza e na riqueza. Porque a gente perdeu tudo e isso que vocês estão vendo são o resto de coisas que vieram depois da guerra, e que a gente conseguiu trazer alguma coisa, entende? Meus pais tiveram que recomeçar tudo no Brasil. Essa noção de valores é fundamental e eu tenho tido essa experiência com eles, que é mais que fabulosa.”

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

Os livros dos Pascolato

A minha neta nem tanto, porque ela passa batido, ela gosta da ideia que a avó é desse jeito, e o bisavó assado, a gente quando viaja até vai ver onde foi a casa do bisavô e tal… Mas quem se interessa mesmo é meu neto. Aí tem toda história dos antepassados da minha mãe e dos pais, tá tudo nesses livros. E quando eles vinham pro Brasil, meu neto que vinha pedir pra bisavó deles [Gabriella, mãe de Costanza] pra contar a história. Ele se interessa muito… Por isso ele quer fazer ciências políticas, porque ele sabe que o mundo tá mudando.”

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

Ânimo para estudar mais

“Eu procuro me aperfeiçoar, inclusive culturalmente, porque a gente chega numa certa idade, acha que já sabe bastante, e praquilo que você tá fazendo agora não vai servir. Mas só o fato de ter que ser avó com uma certa… pra ajudar, pra dizer a verdade, pra entenderem melhor… Minha obrigação, já que não tenho mais o dia-a-dia familiar, eu vivo sozinha, então divido meu tempo como eu quero, que é uma grande liberdade, fora um monte de trabalho que eu gosto de fazer, né? Porque eu gosto de trabalhar, senão eu me sentiria meio inútil. Então é uma experiência ser avó, inclusive nessa passagem da adolescência pra esse estágio praticamente adulto, que é de uma riqueza… Me deu um ânimo maior para trabalhar mais, para entender mais, para estudar mais.”

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

Pequena entre os grandes

“Eles batem de frente com pai e mãe, com avó, não, se você souber dar a volta e estar sempre próxima. Porque também os avós, eles acham que neto é só lazer e prazer pra si próprio. Não é só. Também tem que ajudar a criar, entende? Mas já que eles te ouvem mais e são menos [resistentes]… Porque a criança sempre resiste à educação, resiste aos pais… Detestam arrumar o quarto, a mãe chega e diz: “tem que arrumar o quarto!”, ou brigam entre eles… Agora, quando eu chego lá, que aliás passo todas as festas que posso que eles tão lá juntos. É uma bagunça, eles brigam entre eles…Quando eu chego lá, acabou, ficam os dois grudados em mim. E ele já tem namorada, que vai pra lá também. Então eu fico, cada vez menor, no meio daquelas pessoas que crescem cada vez mais, eh, eh.”

 

Se não conseguir abrir, clique AQUI

A graça dos maiorzinhos

“Não é só recreio, ou seja, não é só prazer que você tira deles. Você começa a amar, realmente, quando você sabe que, além desse prazer, que é automático, de ser avó, porque no fundo você não teve de se aborrecer educando eles a vida inteira, porque educar é chato, educar leva a um esforço, uma dedicação, e falta de preguiça, o que é importante. E numa vontade de evoluir junto, porque, se eles são jovens, eles representam as novas gerações. Se o avô fica lá, entubado, lá atrás, numa outra relação, também só vai achar graça nos pequenininhos.”

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

menopausa
Cara Menopausa,
March 12, 2018
Mulheres inspiradoras!…
December 26, 2017
dicas de londres
3 Dicas de Londres: O que mais gostamos nessa viagem de 3 gerações!!
July 12, 2017
Nossos looks da viagem a Londres, três gerações!
July 05, 2017
3 gerações Conversando em Londres! Um vídeo com Costanza, Allegra e Consuelo
June 30, 2017
Falando sobre como reconhecer a qualidade em uma peça de roupa. Blocker de moda 4 com Costanza Pascolato!
June 28, 2017
Estilo é Destino: linda matéria na revista Estilo
June 12, 2017
Três Gerações…
May 12, 2017
Meu presente para o dia das mães…
May 05, 2017

46 Comments

Alexandra
Reply 13 de September de 2015

Bom dia, flor do dia!
Que fantástica é sua mãe! Quanta clareza, quanta disposição e, principalmente, quanto amor.
É esse "ver possibilidades de crescer" em tudo que me encanta na tua mãe. Uma mulher fantástica realmente.
Pena que travo quando a vejo (kkkkkkk) pois adoraria sorver um pouquinho dessas lições mesmo que fosse em uma pequena conversa.
Adorei!
Um domingo feliz pra você e todo amado Salotto.

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    bjs querida!! Com o tempo vc acostuma à ela!! Ela não morde... forte.. ;-) bjs c

      Alexandra
      Reply 13 de September de 2015

      Hahaha.....tomara!
      Já me prometi que na próxima oportunidade respiro fundo, tomo coragem e vou......kkkkk
      Bjs

Monique
Reply 13 de September de 2015

Ela é d+ quem dera ter tido uma mãe e uma avó assim, sempre a frente do tempo <3

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    Cada uma tem o seu valor!! bjs c

Luciana Rodrigues
Reply 13 de September de 2015

Querida, não tenho mais mãe, mas tenho uma avó supimpa de 92 anos. E minha filha de 2 anos faz muitas caras e bocas que lembram as expressões da minha avó. Ter avós é algo de divino. Adoro trocar opiniões e papos com a minha nonna, ela sabe de tudo, as notícias da atualidade... mas me divirto muito quando ela conta do Rio Antigo, e da sua infância e juventude na Cidade Maravilhosa.

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    Q máximo!!! Adorei! bjs c

Carla Di Pietro
Reply 13 de September de 2015

Maravilhosa!
E disse tudo, o mais importante são os valores. Que bom aproveitar todas as fases da vida e aprender com elas.

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    Lindo mesmo!
    bjs
    c

Isabele
Reply 13 de September de 2015

Não tive oportunidade de conhecer minhas avós. Mas graças a Deus ainda tenho minha mamãezinha. Ela não é "digitalizada" mas é maravilhoso ouvi-la contando as historias do seu tempo e transmitindo herança de valor, como citado no texto. É fantástico.

Parabéns por sua família.

Andrea - Curitiba
Reply 13 de September de 2015

Ahhh as avos! Dia delas, 26 de julho, dia de Sant´Ana, avo de Jesus! Hoje estou muito muito melancolica...amanha fara 16 anos que mamae se foi....E ontem , vejam so que bobinha eu, pensei que o salotto nao gostasse mais de mim, tudo por que sou jurassica e nao entendo de compoutador...haha....e sou Poliana tambem, quero todos gostando uns dos outros! hahaha....E hoje me deparo com estas sabias palavras da sabia e inteligente CP!! Ahhh essas Pascolato.....desde a grande Dona Gabriella ate nossa queridinha Ally, passando por, claro, a grande Costanza e nossa Diva adorada Consuelo!! Todas tem tanto a nos ensinar!! Parabens Constanza pela bela e instrutiva entrevista!!! Bjs e bom domingo a todos.....
p.s. Agora falta Big Daddy dar a opiniao dele quanto aos amados netos...opiniao de homem e avo....

    Alexandra
    Reply 13 de September de 2015

    Amada do meu ♡, impossível não te amar. E você sabe disso, malandrinha manhosa......rsrsrs
    Um beijo imeeeeenso.

      Andrea - Curitiba
      Reply 13 de September de 2015

      Ale amadinha!! Sempre te chamei assim! Obrigada pelo carinho!! Bjs........

    Andreia Mota
    Reply 13 de September de 2015

    Minha querida Xará sem você o Salotto não sairia do campo virtual, pense na importância do clique que você teve na época. Jamais, em tempo algum você vai deixar de ser amada, minha amiga. Você tem gaveta cativa no coração de todos nós!!! Sua mãe deve ter sido uma mulher e tanto!!! Se quiser, estou pronta e a postos para ouvir suas histórias sobre ela. Agora você vai ser a minha Poliana predileta, beijo grande. ♡

      Andrea - Curitiba
      Reply 13 de September de 2015

      Ohhh Xara linda, pare com isso senao vou chorar de novo......vc tem o coracao maior que a baia da Guanabara toda!! Bjs no coracao............

      Denise Luna
      Reply 14 de September de 2015

      Bem dito, Andreia! A Andrea e a Isa são as nossas ladies do Salotto! Êta mulheres chiques, gentis e refinadas!!!!!!!!! Fã de carteirinha também!

        Andrea - Curitiba
        Reply 14 de September de 2015

        Ahhh De, vindo de vc nao vale!! vc nos adora!!! Bjs e obrigada pelo carinho........

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    Eu te amo Andrea!! bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 13 de September de 2015

      Obrigada minha Diva!! Love you too!! Bjs........

    luciene felix lamy
    Reply 13 de September de 2015

    Andrea, querida,
    Trouxeste aquela de quem sou devota: Sant´Ana!!! Tem altar em meu quarto. Linda em seu manto azul, embalando o Netinho.
    Sempre pensei, Jesus jamais negaria um pedido de sua Mãe, Nossa Senhora.
    E a Maria, Mãe de Deus jamais deixaria de atender a um pedido de sua própria mãezinha, Sant´Ana.
    É a quem recorro nos momentos de gratidão e de angústia, inerentes à vida.
    Mil beijos, saudades... lu.

      Andrea - Curitiba
      Reply 13 de September de 2015

      Ai Lu, que lindo!!!!! Ja to chorando de novo......Bjs querida..........

        Sonia ferrari
        Reply 13 de September de 2015

        Boa tarde querida Andrea vc ê mto importante e amada para nós aqui no Salotto bjs tenha uma ótima semana

          Andrea - Curitiba
          14 de September de 2015

          Sonia querida, obrigada pelo carinho!!!!! Bjs.........

      Maria Vilma
      Reply 13 de September de 2015

      Que coisa linda, Lu!!!
      Andy, Nem fale de "pequenas dificuldades com computadores e outros"... rarara... Toca aqui, parceira!!!
      Eu amo vc e a toda essa turma desse amado Salotto!!!
      Beijos, minha querida!!!

        Andrea - Curitiba
        Reply 14 de September de 2015

        Ma Vi, obrigada pelas lindas palavras! Bjs........

    Maria Benincasa
    Reply 14 de September de 2015

    Ai Andy, não fique triste mais. Eu já te disse, não é vc que é jurassica!! Essa tecnologia que é mal inventada!!
    Alegria e boa semana!!!!
    bjs da roça

      Andrea - Curitiba
      Reply 14 de September de 2015

      verdade Maria!! hahahaha... Bjs linda.........

Andreia Mota
Reply 13 de September de 2015

A avó da sua neta é uma mulher irada, no sentido "rock and roll" da juventude!!! Ale, eu também travei na primeira vez que estive ao lado dela, mas o segredinho é dizer que você é do Salotto, hahaha. Vai por mim, deu certo. Eu escrevi no post de ontem sobre o que esta juventude nos obriga a fazer, vivemos reedições de experiências com um valor agregado muito maior que na nossa época. Hoje conheço um grande número de amigos com filhos fazendo intercâmbio e colocando a mochila nas costas, mas um motivo para se atualizar com a tecnologia à disposição, sob pena de sucumbir a tudo isso. Beijos querida, beijos Salotto.

    consueloblog
    Reply 13 de September de 2015

    bjs

    Andreia Mota
    Reply 13 de September de 2015

    Hahaha perdão e o correto é a avó da sua filha, bjs querida.

luciene felix lamy
Reply 13 de September de 2015

Sempre li nas obras de Costanza sobre a felicidade por aquilo que ela considera "estar disponível para os meus netos".
Que bênção, que dádiva! Parabéns, Mamisa! Cosimo & Allegra são mesmo especiais, um presente mais que merecido.
Posto aqui um poema sobre avós, que infelizmente desconheço a autoria...

"Netos são como heranças. Você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso.
De repente, lhe caem do céu...
O neto é, realmente, o sangue do seu sangue, filho do filho, mais filho do que filho, mesmo...
“Os netos são filhos com açúcar”.
Cinqüenta anos, cinqüenta e cinco... Você sente, obscuramente, que o tempo passou mais depressa do que esperava.
Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem suas alegrias, as suas compensações.
Todos dizem isso, embora você, pessoalmente, ainda não as tenha descoberto, mas acredita.
Meu Deus, para onde foram as suas crianças?
Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são os filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas.
Sim, tenho certeza de que a vida nos dá netos para nos compensar de todas as perdas trazidas pela velhice.
São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis.
É quando vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre o olho e diz: "Vó ", aí que seu coração estala de felicidade, como pão no forno!". Isso é ser vó, isso é ter netos...
A melhor parte da vida!"
Zilhões!!! lu.

    Maria Vilma
    Reply 13 de September de 2015

    para os registros de memórias, sentidos, imagens, sons, cheiros e sentimentos - poesia.
    Um cheiro LindaLu!
    Emocionante!

    Maria Benincasa
    Reply 14 de September de 2015

    Puxa Lu, o rimel tá escorrendo! Linda poesia! Obrigada!
    bjs

Monica Pena
Reply 13 de September de 2015

Maravilha! E estar de olho em geopolítica é o máximo!
No fundo, muito amor, generosidade e respeito pelos antepassados.
Boa semana a todos!
Monica

Denise Ludwig
Reply 13 de September de 2015

Filha de peixe peixinha é... Consuelo. E os netos também são. Exemplo de sabedoria, amor e preservação dos valores, essenciais à vida familiar. Avó antenada e moderna, adorei!!
E a distância física entre ela e os netos, como fica??

camilla
Reply 13 de September de 2015

Consueleo, queria saber qual foi o curso citado nessa frase: “Fiz um curso no fim do ano que me deu novos horizontes e passamos a Páscoa falando sobre geopolítica”, conta.
Obg, bjs

Ritinha Medina
Reply 13 de September de 2015

Ah! Costanza...
<3 <3
Bjkas,

Maria Vilma
Reply 13 de September de 2015

Para os alinhavos nas reflexões e pensamentos dessa incrível Costanza, que são mais do que inspiradores, trago o pensamento e a reflexão de George eliot: “Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser.”
Belas lições para todos nós.
Abraçaçosss!!!
MaVi

    Denise Luna
    Reply 14 de September de 2015

    MaVizinha, por isso te adoro tanto! Como você me ensina e me ajuda a ficar mais culta. Adorei essa frase do George Eliot! Vou copiar e colar no meu Facebook! Perfeita!!!!!!! É aquela conversa da necessidade de sempre estar nos reinventando. Deus lhe dê muita sabedoria e clareza para seu projeto à la Elliot!
    Bjs

      Maria Vilma
      Reply 14 de September de 2015

      Ô amiga! Amém!!!
      Delinda outro dia em conversa sobre o CBlog/Salotto com o meu marido, disse pra ele que lamentava pelas pessoas que ainda não haviam descoberto esse espaço, bem como, por outras tantas que, mesmo conhecendo... não entendem ou não aceitam, a sua importância... Uma pena.
      Eu entendo e sou muito grata à Consuelo, por esse espaço, por seu trabalho de qualidade incontestável, e ainda por ser essa via condutora de saberes, dela e de outros... Valores importantes, que resignificam e redimensionam os nossos próprios valores.
      Além disso, em que outro espaço encontraríamos gente da melhor qualidade, como as que encontramos aqui...?!
      Um abraçoço, querida!

Marina Di Lullo
Reply 13 de September de 2015

Que lindo saber da Costanza como é ser avó pra ela, passar seus valores e a cultura que recebeu das gerações anteriores, conversar muito com os netos e também educar, buscando uma sintonia com a atualidade e o que interessa saber a cada um, é de muita sabedoria. Também adorei a luz e o clima acolhedor da entrevista, assim como a fala da Costanza, tão suave. Beijos

Denise Luna
Reply 13 de September de 2015

Que mulher fantástica. O que adorei foi ela fazer um curso para ter o que conversar com os netos e não ficar os tratando como netinhos! Que visão.... Adorei e vou copiar!
Bjs

Elizabeth Corradi
Reply 13 de September de 2015

Querida Consuelo, que pessoa maravilhosa é sua mãe! A admiro há muitos anos, tenho e adoro o livro dela 'O Essencial'. Fico admirada com sua jovialidade e seu ponto de vista, sua maneira de ver o mundo. Que mulher admirável! Me identifiquei ainda mais depois deste post, porque minha avó também italiana, veio para o Brasil, durante a segunda grande guerra, e sempre reforçou os valores que meus pais me transmitiram! Adorei o modo como sua mãe se atualiza e estuda para melhor interação com os netos! Vou seguir o exemplo dela quando eu me tornar avó! Que delícia é isso!!!!! Grande beijo Consuelo e salloto, também à sua mamis espetacular)
PS- também sou devota de Sant'Ana!❤️

Jovita Agra
Reply 14 de September de 2015

Já fiquei impressionada com a garota de atitude que é Allegra, e hoje babei com a forma como Costanza fala de ter que evoluir para acompanhar os netos. É a pura verdade. E como é gostosa esta evolução! Bjos.

Maria Benincasa
Reply 14 de September de 2015

Maravilhosa essa Madame Costanza!! E que maravilha podermos aprender com ela, nao!!
Sabe, meu pai sempre diz (acho que meio brincando....espero!): "Ter filhos não é o mais importante! Importante mesmo é ter netos!" E ele é um avô sensacional! Esse é um dos motivos que me deixa feliz viver na roça. Porque ele vive aqui!
Adorei ver essa entrevista! Ainda mais hoje, quando tenho tantas duvidas sobre o que é certo e o que é errado nessa aventura selvagem que é EDUCAR!!
bjs e obrigada por compartilhar

Ana
Reply 19 de September de 2015

E incrível como Costanza se descobre, se supera, se reinventa sempre!!! E uma das mulheres mais elegantes do mundo, simplesmente o máximo!!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *