Mônica Waldvogel fala de sua amiga Marilu


MONICA-WD-223

Entre a semana de moda de Milão e a de Paris, este texto, e presente, da querida e perspicaz,  Mônica Waldvogel, fala de Marilu e coloca o deslumbramento pela moda em guarda.

 Síndrome Pós Fashion Week

A mulher mais elegante que conheço é minha amiga Marilu, uma artista plástica argentina. Aos  setenta anos, ela usa o mesmíssimo figurino há um tempão. Quase sempre está de preto, à vontade em batas, blusas e vestidos folgados na medida justa, com decotes que fazem perfeita moldura para sua fantástica coleção de colares. O segredo da harmonia, diz ela, é o sentido de proporção.

Os cabelos finos e avermelhados são presos num coque na nuca, os olhos piscam pintados de preto e uma bolsinha de veludo pendurada no percoço permite que o maço de cigarros, na altura da cintura, fique à mão e não no fundo das bolsonas que carrega. É uma figura almodovariana mas, ainda assim, à maneira dela e não de um diretor.

 

Moramos no mesmo quarteirão. Encontro Marilu na calçada.“Bonita essa sua roupa.”, me diz. Agradeço mas ela retruca com sua sutileza portenha: “Não é sempre que você acerta. Hoje está muito bom”.

 

Querida amiga, por que você faz isso comigo?

 

Sou do tipo que liga mais ou menos para moda – o que significa não dar a mínima, numa parte do tempo, para o que se está usando. E, na outra, achar  meu guarda-roupa um tremendo equívoco e pensar que tudo dentro dele tem de rumar para o lixo. Longe de ser um ataque de futilidade, é quase uma crise existencial.

 

Esses períodos de inadequação aguda costumam acontecer logo depois de um encontro com Marilu, claro. Mas também ocorrem durante as semanas de moda no Rio e em São Paulo. Há um conflito curioso entre a natureza desses dois eventos. Um diz respeito à singularidade chique de uma pessoa única como minha amiga, sendo ela própria uma obra artística e, portanto, portadora de um estilo inacessível a uma mortal comum. Já o outro, um coletivo de lançamentos para o próximo verão ou inverno, carregam as promessas de renovação das possibilidades que acompanham a fantasia de toda nova estação.

 

O drama se instala porque sei que mesmo se alguém me presenteasse um guarda-roupa inteiramente novo, mesmo que me dessem um cartão de crédito sem limite e a Oscar Freire para explorar de cabo a rabo, ainda assim não saberia o que fazer.

 

Ter um estilo e ser fiel a ele é uma escolha excludente demais. Significa desistir de tudo o que estiver fora do paradigma adotado. E isso é ou não limitação aborrecida nessa vida dura?

 

Um vestido é um vestido é um vestido, da mesma forma que uma rosa é uma rosa é uma rosa, como no verso famoso de Gertrude Stein. Ou seja: um vestido é uma coisa e é também todas as emoções nele contidas no momento em que foi tirado da arara, embrulhado em papel de seda e metido numa sacola.

 

Um vestido é um cenário completo e também o protagonista de um enredo, a habitar a silenciosa espera da passagem da virtualidade para a vida real. Essa seda lustrosa vai refletir os olhos do homem amado, esse negro profundo inaugurará madrugadas vertiginosas, o vaporoso crepe dançará sobre a pele bronzeada nas escadas de um hotel à beira-mar. Por aí vai.

 

Com exceção da Marilu, quase todas as mulheres que conheço fazem essa operação de transferência dos devaneios para as roupas que compra e estoca. Foi por isso que encontrei a explicação para essa   sensação tão feminina de estar diante de um guarda-roupa lotado e não ter o que usar. Tantos vestidos esticados nos cabides à espera da realização perfeita das fantasias de sua dona não podem sair por aí desfilando na prosaica passarela da necessidade.

 

É o que explica também por que tantas roupas ficam velhas sem jamais serem usadas. Com suas costuras, bordados e babados impregnados de  planos e sonhos, acabam tristemente saindo da vida da gente, mais cedo ou mais tarde, como fazem os amores fracassados.

 

Declamo por aí cheia de falsa certeza minha formula dos três Es do estilo: adolescentes extravagantes, jovens adultas elegantes e, depois dos sessenta e cinco anos, excêntricas. A excentricidade é uma meta para garantir a velhice divertida, capaz de atrair companhia de todo tipo para um drinque no fim do domingo e noitadas alegres de vez em quando. Lá vêm as roupas e seus projetos outra vez.

 

O problema é que, é preciso começar a percorrer um caminho a partir de certo ponto. No meu caso, é este aqui em que me encontro enquanto encaro o bolor dos planos de tardes mornas no Caribe, jantares românticos sob a lua no Quênia ou noites ao ar livre na ópera de Verona. Fora com todas as roupas que têm etiquetas desse tipo! Chega um tempo em que é preciso estar sempre vestida como a Marilu, para o que der e vier, aqui e agora.

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

Uma tarde em Florença na companhia das damas do contemporâneo!
June 27, 2014
Mônica Waldvogel dá o seu ponto de vista quanto às damas do contemporâneo!
April 15, 2014
Mônica Waldvogel: o que ela guarda na mesa de cabeceira…
September 10, 2013
Mônica Waldvogel e suas crônicas… hoje é a vez de “Escrúpulos”
September 04, 2013
Mônica Waldvogel aprende a usar o delineador como Costanza?
October 29, 2012

67 Comments

virginia maia
Reply 26 de February de 2013

Monica,Monica,Monica!!!!!Consuelo,Consuelo,Consuelo!!!!!Voces sao mulheres fantasticas!!!!!!!!Maravilha!!!!!!Parabens!!!!!!!beijo grande!!!!!!!(nem precisa dizer que assino em baixo,nao e????)

Mia
Reply 26 de February de 2013

Acordei!
Mônica, seus escritos dissecam e encantam!
Obrigada.

Sweet Al, lembrei-me de vc, acho que vai gostar um bocado, não?

Bjk

    Ana Laura Rabelo
    Reply 26 de February de 2013

    Ei Mia! Acertou. Me vi tentando encontrar o caminho entre os devaneios e o estilo seguro e encantador da Marilu. Fui tomada pela segurança sedutora dessa artista. Ainda que excludente demais, minha meta, e confesso que nem sempre consigo estar focada, é me manter fiel ao meu estilo.
    Adorei! bjs, a vc Mia, a Consuelo, e meus sinceros cumprimentos e agradecimentos a Mônica por ter expressado tão bem esse dilema!

      Ana Laura Rabelo
      Reply 26 de February de 2013

      O correto mesmo seria dizer que fui arrebatada pela segurança encantadora da Marilu; quisera eu ser "tomada"por esse sentimento!

        Mia
        Reply 26 de February de 2013

        Queridíssima,
        Sim, "arrebatada pela segurança encantadora de Marilu", a expressão está perfeita!
        Tendo tal propósito em mente, acho que um dia a gente pode chegar lá.
        Se não isso, ao menos, uma Marilu para chamar de amiga e dizer que é a pessoa mais elegante que a gente conhece!
        Acho que a artista em questão é Marilu Beer, que também é designer de móveis. Se for, sou "tiete da moça", desde que vi um móvel desenhado por ela para a casa de uma figuraça talentosíssima, de quem sou muito fã, a arquiteta Tânia Eustáquio.
        Bjk

          consueloblog
          26 de February de 2013

          Foi ela que decorou a casa da minha mãe... e é amigona da família do meu cunhado...êta mundo pequeno...mas nem eu sei quem é a Marilu do texto... bjs c

          Mia
          26 de February de 2013

          Consu, ao vivo e a cores, não conheço Marilu Beer tampouco a arquiteta Tânia Eustáquio. Mas são nomes que tenho referência e guardo sempre, sinal de que algo relacionado a eles me agradou muito e não posso perder de vista. Mas o meu faro não costuma falhar, talvez a própria Mônica possa esclarecer de quem se trata, pois garanto que a galera do salotto está louca por uma Marilu pra chamar de sua. Se for a Beer, é um pedigree e tanto, difícil de ser encontrada outra, mas a gente não desiste, vamos atrás de uma similar.
          Venha cá, daqui, tenho chances de ver vc em Paris?
          Bjk

          Andrea - Curitiba
          26 de February de 2013

          SIM minha querida Jodie!!!!!!!! Eh a Marilu Beer, grande e talentosa gravurista portenha!! Ela esta sempre de preto ou cinza, com colares para la de charmosos e seu coquezinho na nuca, meio que sua marca registrada. Ate nisso a danada eh pratica e vira cool! Eu tenho ¨minha Marilu¨, uma querida amiga carioca, sempre de preto ou preto/branco naquele calor do Rio. Sempre com joias de prata da Lyginha Durand. Sempre de rabinho de cavalo na nuca tambem, para nos mostrar o quao lindas e elegantes podemos ficar sem depender de escova e salao! Minha amiga Julia, bem como a Marilu da Monica sao icones para nos, eu eMonica. Talvez Marilu tenha uma pitadinha de sarcasmo em sua personalidade, sem torna-la menos interessante e admirada. A ¨minha Marilu¨ esta sempre alegre, fala alto, gesticula e nos poe sempre para cima! Do mesmo modo que a Marilu Beer ¨cutuca e espeta¨ Monica ao provar que a maxima do simples pode ser o grande luxo. Que venham mais Marilus e Julias em nossas vidas! Que possamos sugar tudo de bom que elas possam nos passar com sua alma leve de padroes sociais. Viva o minimalismo elegante! Viva gente de personalidade! Viva gente que sabe ser feliz!! Bjs a todas desse amado e idolatrado salotto salve-salve!

          consueloblog
          27 de February de 2013

          PS: Mia, vou a Paris sim!! Tenho q cortar o cabelo ;-)
          bjsc

    Julian@ .. Gyn
    Reply 26 de February de 2013

    Tenho pra mim que a Mia "desvendou" a referida pessoa, mesmo porque Marilu Beer é portenha naturalizada brasileira. Inclusive ela já deu um depoimento "Como Marilu Beer vê o mundo" no programa "Saia Justa".
    Link para quem não assistiu: http://globotv.globo.com/gnt/saia-justa/v/como-marilu-beer-ve-o-mundo/1689143/
    Bjos!

      Monica Waldvogel
      Reply 26 de February de 2013

      É ela mesma, queridas amigas do Salotto da Consuelo: é da Marilu Beer que eu falo. Fico feliz por tê-la descrito tão bem que ela foi identificada prontamente, em toda a sua singularidade. Esse link que Juliana postou acima mostra quanta coisa boa - além das preciosas dicas de estilo e bom gosto - moram na alma da minha amiga e que gosto tanto de partilhar.

      Que nossos vestidos sejam tão amigos da gente quanto as nossas amigas.

      Beijos a todas e, Consuelo, obrigada por publicar o meu texto.
      Me sinto tão chique quando me vejo aqui...

        Julian@ .. Gyn
        Reply 26 de February de 2013

        Ah, Mônica! Nós que agradecemos .. primeiro por este texto primoroso, cheio de poesia .. depois pela profissional extremamente competente, que só tem acrescentado (entretenimento de extrema qualidade) à programação da TV brasileira.
        Muitas conquistas em sua nova empreitada e continue nos brindando com mais textos como esse!

        Maria Araci
        Reply 26 de February de 2013

        Monica: (intima!!!!) fui atrás do nome da Marilú e vi o video em teu programa e me apaixonei por esta mulher tão segura e cheia de personalidade. Que bom ser amiga de uma pessoa assim ! Teu texto está primoroso!

        Andrea - Curitiba
        Reply 26 de February de 2013

        Nos eh que te agradecemos, Monica! Sou( somos todas) tua fa!!!!!!Bjs.......

        Andrea - Curitiba
        Reply 27 de February de 2013

        Cons..... eu e minhas ideias.....Estava divagando aqui entre comentarios e respostas tao inteligentes e tive uma ideia: por que nao convidamos a Monica para nosso encontrinho em Sampa?? Moniquita: topas???Bjs...

          tulenka paola
          27 de February de 2013

          Sem muitas palavras mas com o coração feliz de poder lêr um texto brilhante e pensar sobre ele.
          Obrigada a essa Jornalista que nos emociona e a Consuelo , cuja generosidade nos permitiu ter acesso ao texto da Monica.
          Muito obrigada !!!!
          Tulenka Paola.

        consueloblog
        Reply 27 de February de 2013

        Mônica! Um prazer e uma honra!! Vc ilumina as nossas páginas virtuais!! Olhe só o bafafa que causou aqui! bjs c

      Luciana R.
      Reply 26 de February de 2013

      Oi, Ju. Vc andava sumida. Q bom que voltou.

        Julian@ .. Gyn
        Reply 26 de February de 2013

        Oi, Lu!
        Tenho voltado aos pouquinho!
        Vamos nos falando ..
        Bjos!

      Luciene Felix Lamy
      Reply 26 de February de 2013

      Acabo de assistir ao vídeo (2 x, rsrs)!
      Uma mulher realmente impressionante: sábia, sensível, centrada, tranquila, prática, superamorosa e estilosa, até.
      Que sorte ter, por perto, uma amiga assim.
      A gente aprende, se entretem e se comove com tudo o que se posta aqui, mas o que vem depois, através desse "Salotto", sempre enriquece ainda mais o post inicial do ConsueloBlog.
      Beijos,
      lu.

        Andrea - Curitiba
        Reply 26 de February de 2013

        Verdade verdadeira, querida Lu!!Bjs..

Eliane Bello Foglia
Reply 26 de February de 2013

Incrível, exxxtrraordinária, supreme Mônica !
Qualquer outro comentário desnecessário, vc disse tudo !
bjs

Alexandra
Reply 26 de February de 2013

Presente maravilhoso. Adoro a Mônica e adoro você.
Beijos e bom curto descanso.

Mia Athayde
Reply 26 de February de 2013

Se eu tivesse que escolher uma palavra - só uminha - para ser item obrigatório nos nossos vocabulários atualmente, a palavra seria um verbo de quatro sílabas: descomplicar!
Marilu deve ter tido este insight e se apropriou do conceito transformando-o em estilo.
Mônica, também descomplica a vida da gente quando escreve estas crônicas deliciosas que fazem sorrisos aparecerem divertidos nos nossos rostos.
E você, Consuelo, nas suas idas e vindas pelo mundo, descomplica para nós do salotto, a vida que vc vive entre looks, jantares, dicas e pontos de vista !
Bom dia !!!!!!!!!!

    eloisa cruz
    Reply 26 de February de 2013

    Falando em descomplicar, já leram os livros da Marlena de Blasi?? Mil dias na Toscana, Mil dias em Veneza, entre outros??? Neste da Toscana, ela elegeu um vestido para o verão e o usou por todos os dias, lavando-o todas as noites. Isso é o que se pode chamar de minimalismo e praticidade. Alguém mais conseguiria fazer algo no genero??? Uma roupa eleita para o dia a dia da estação??? Descomplicar de verdade!!!!! Os livros valem a leitura. Para quem gosta de viagens, de romance, de culinária e de poesia. Ela escreve maravilhosamente, de forma poética. Consu, já ouviu falar dela? É americana, casada com italiano e além de escritora, também trabalhava com turismo para pequenos grupos na Toscana e na Úmbria, se não me engano. Monica, que texto magnífico!!!!! Que tudo o que temos no guarda roupa se renove e se transforme em roupa do dia a dia e na alegria do ser feliz!!!!

      consueloblog
      Reply 26 de February de 2013

      Não a conhecia mas fiquei curiosa!! Maravilhosa a solução!
      Bjs c

        Mia Athayde
        Reply 26 de February de 2013

        Eu também não conheço mas vou já já atrás !
        Que ótima dica, Eloisa !!!!!
        Brigadim !!!!
        bjs

      Alexandra
      Reply 27 de February de 2013

      Eloísa, esses são os meus livros prediletos. Amo de paixão, pois me transportam para tudo que gosto. Nunca havia pensado muito na Itália como primeira opção de "desbravamento e conhecimento deste mundão de Deus" mas confesso que após ler os livros de Marlena fiquei totalmente apaixonada. Tenho os dois e os leio muito, as vezes apenas um trechinho.....
      Bom saber que outra companheira de salotto tsmbém aprecia.
      Beijo grande.

        Andrea - Curitiba
        Reply 27 de February de 2013

        Oi Alexandra!!! Tambem vou de atras para te-los, tambem, como meus livros prediletos!!! Bjs..
        p.s. Vc ira ao encontrinho em Sampa? Estou anciosa por te conhecer!!

      Andrea - Curitiba
      Reply 27 de February de 2013

      Elo, vou atras desses livros DJA!!!!!!!!!Obrigada pela dica!! Eitcha salotto culto!!!!!Bjs..

Ana Lucia
Reply 26 de February de 2013

Mônica ,
todas nos deveríamos ter uma Marílu na vida!!
Consuelo obrigada, vc sempre nos presenteando.
Beijos as duas

Charliany Santos
Reply 26 de February de 2013

Que primor de texto!Instigante,sensível e preciso. Amei este presente.
Obrigada às queridas Mônica e Consuelo, vocês são uma fonte de inspiração!
Bjs,
Charly

Sandra
Reply 26 de February de 2013

Sabe quando você começa a ler algo e pensa: Como nunca escrevi isso? Sabe porque não? Não sou Mônica (que acompanho e admiro) e nem Consuelo (que me sinto amiga, daquelas que você chega sem avisar, senta no chão da sala e bebe um capuccino). Meu encontro com Consuelo é praticamente diário, e qdo não, me assusto, e vou correndo encontrá-la. Mas quem não tem uma amiga "Marilu"? Aquela que sempre...SEMPRE, acerta? Como assim? Sempre??? Mas enquanto isso, tento e tento, admitindo algum progresso e as vezes caindo em total descrença. Obrigada meninas, adorei, curti e me vi nesse texto. Bjs.

Marly Papa
Reply 26 de February de 2013

Oi Mônica , que delicia acordar e ser presenteada com uma crônica sua , não é p/ te consolar , mas acho que todas nós temos estes vestidos comprados num rompante de fantasias , achando que colocando -os as nossas estórias de vida mudariam , e dps nos deparamos , com eles lá paradinhos nos nossos armários e as nossas rotinas de vida nos engolindo . Eu tenho uma Marilú na minha vida , tb sempre com vestidos soltos p/ disfarçar as gordurinhas , com colares exóticos , sempre de mto bom gosto , sapatos baixinhos , bem cômodos , e bonitas bolsas , mas não necessariamente de marcas caras , é feliz , sabe viver , viaja mto , e a frase dela é ( nessas alturas do campeonato , não tenho que dar satisfação a ninguém e a outra frase é , alguém paga as minhas contas ? ) com isso ela fez um estilo , e vive feliz da vida !!! Acho que mais alguns poucos anos conseguirei fazer isso , mas por enquanto , vivo com a questão , { o que vestir ?} bjs a vc Mônica e a nossa Consuelo !!!!

    Julian@ .. Gyn
    Reply 26 de February de 2013

    O máximo essa sua amiga "Marilú"!!

Patrícia Rodrigues de Souza
Reply 26 de February de 2013

Deve confessar que tenho um pouco de "inveja"dessas Marilus que andam por aí, mas confesso que como a Mônica, a roupa também reflete meus sentimentos e expectativas! Amei o texto!

Luciene Felix Lamy
Reply 26 de February de 2013

Mas que sensiblidade, Moniquita!!! Parabéns, menina!

Aquário, sempre à frente... Você sintetizou algo absurdamente presente e, paradoxalmente, inefável: e não é assim mesmo que "construímos" nosso guarda-roupa? Ah, sonhos e mais sonhos, devaneios e mais devaneios... Daí, vem a realidade e... Que viagem! Nada se encaixa, rsrs.

Semi-reclusa, adotei levíssimas camisolas vitorianas. Por mim, poderia até ser um hábito, como o das freiras. Mas, cadê a "vocação"??? Nos grandes épicos, sempre sabemos o que fazer, mas quando é preciso sair para ir aqui ou ali... Grande Marilu!
Ô franqueza! Será que essa sua amiga é do signo, Ascendente ou Lua em Sagitário? Se quiser ouvir a verdade, nada mais que a verdade, somente a verdade, indague a um centauro (não é metade cavalo, por acaso... Mas, ôpa! É o que mira para o alto!): "Tô bonita?". - "Hoje, tá." Pode??? E como devemos valorizar Almas sinceras assim.
Adorei: "Longe de ser um ataque de futilidade, é quase uma crise existencial." Obra de Zeus*, somos assim, essa riqueza toda! :) ;) :(
Mil beijos e, prossiga nessa seara. Um verdadeiro deleite!
lu.
(*) Convocou, nada menos que, TODO o Olimpo para produzir Pandora (encontrar em quem 'botar' a culpa, não tem preço).

Maria Araci
Reply 26 de February de 2013

Texto adorável! Feliz da Marilú que tem as roupas como amigas e não como fantasmas a assombrar dentro do armário!!!!!

    Quiteria Franco- Visual (in) desejado
    Reply 27 de February de 2013

    Maria Araci,
    adorei a expressão das roupas como fantasmas a assombrar dentro do armário. Acho que elas vem da culpa atávica por comprar coisas inadequadas e o que é pior, não reconhecer e mandar em frente.
    A gente fica feliz quando descarta os equívocos fashion - existem outros mais difíceis de descartar!
    Bjos.

Janisete Miller
Reply 26 de February de 2013

Perfeito o texto - adorei!
Obrigada Mônica e Consuelo!
bjs,

Heloisa Pinheiro
Reply 26 de February de 2013

Que texto maravilhoso!!! É um espelho de todas nós! Reflete, exatamente, o que sentimos quando vamos comprar uma roupa nova! Todas as expectativas que colocamos nesse ato que não é tão simples como parece! Mas que é tão profundo que foge ao alcance de nossa própria percepção! Através desse texto (e outros), Mônica demonstra sua sensibilidade excepcional, capaz de captar e expressar que a moda não é algo fútil, banal, como muitos pensam ser. Querida Consuelo, como falaste acima, esse texto foi um presente dela pra vc... mas, também, foi um presente seu a todas nós que te admiramos. Obrigada. Bjs. Helo.

patricia dias
Reply 26 de February de 2013

lindo e inteligente o texto de hoje e sempre o blog! Inspirador tambem o look de Constança Pascolato no meu blog hoje, passa lá ! bj, Patricia Dias http://www.patriciadiasjoias.com.br

Ana Abate
Reply 26 de February de 2013

Tá vendo Consu, quando eu disse que ainda procuro pelo meu estilo... A Mônica resumiu TUDO! Mas ainda chegaremos a ser Mariluzinhas e Consueluzinhas.
Bj
AA

Daniela - SP
Reply 26 de February de 2013

Monica Waldvogel: Eu adooooooro!!!
O Programa "Saia Justa" nunca mais será o mesmo sem ela.....
bjos
Dany

Virgínia
Reply 26 de February de 2013

Monica, que texto primoroso. Obrigada por traduzir tão bem minha relação com a moda.
Consuelo, sigo aqui cada dia te admirando mais. Obrigadíssima por tudo.

Ana Abate
Reply 26 de February de 2013

Eu me encaixo perfeitamente nessas personagens e nos devaneios por ela citados.
Três exemplos que jamais sairam do closet: um vestido longo, lindo da Le Lis Blanc, todo "dourado" (ai...) esperando uma noite de gala! Como nunca irei ao Oscar... Alguém por favor me arrume um lugar para minha estreia?
Uma blusinha branca fofa toda bordadinha com aquela casinha colorida e árvores frutíferas... Ficaria linda usada em uma fazenda e um cenário bucólico... Já deve ter uns três anos.
E por fim, um belo vestido de renda preto, que imagino sendo usado com um coque e colares de pérolas... Tem uns dois anos e ainda não achei o "coquetel" que combine com a descrição.
Como é bom poder dividir com mulheres sonhadoras as nossas absurdas fantasias e concluir ao final que somos todas normais!
Bj
AA

    Luciana R.
    Reply 26 de February de 2013

    Tb tenho um vestido que está esperando por um coquetel!

    Andrea - Curitiba
    Reply 27 de February de 2013

    Adorei Aninha!!!!!!!!!!Eu tambem tenho muita roupa esperando pela ocasiao certa....Bjs.....

Vera Rita
Reply 26 de February de 2013

Razão e sensibilidade! A Marilu encanta mesmo, a gente não consegue só olhar o conjunto, ela nos instiga a ver os detalhes e voltar de novo o olhar para o todo, para depois descobrir um pouco mais de nós mesmas e saber que podemos escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho. Consuelo e Monica, obrigada por compartilhar!

Monica Waldvogel
Reply 26 de February de 2013

Fiquei com os olhos cheios de lágrimas ao ler o comentário de vocês.

Borrou todo o rímel!

Obrigada, garotas.

Beijos a todas

    Alexandra
    Reply 26 de February de 2013

    Mônica, é um prazer e uma honra dividir este querido salotto com você. Beijos.

    Andrea - Curitiba
    Reply 27 de February de 2013

    Moniquita, apareca mais para ¨tomar um cha¨conosco aqui no salotto!! Bjs..

Ana Maria Bierrenbach
Reply 26 de February de 2013

Mônica, precisa e sensível como sempre. Te acompanho no Saia Justa há muitos anos. Como assistir ao programa sem você?
beijos, com admiração.

RENATA
Reply 26 de February de 2013

QUE TEXTO FELIZ!!!!
UM " OBRIGADA MONICA"
E UM BEIJO CONSUELO

Isabella
Reply 26 de February de 2013

Adorei!! E concordo com tudo. Carolina Herrera é outra prova viva!
Adorei também o que a Mia Athayde falou sobre descomplicar. É assim que tem que funcionar mesmo... pena que o "planeje ser descomplicado" (ou "make an effort to look effortless") tem sido tão visto por aí também; afinal, assim funcionam a maior parte das fotos de streetstyle, né? Pessoas insanas no frio de Milão andando de sandália e fazendo poses contorcidas supostamente 'espontâneas' enquanto falam no telefone. Acho que o caminho é o que a Mia disse, mas essa gente que força demais faz as curvas todas erradas... (metáfora péssima, rs. me desculpem por essa!)

bj
http://hrvatic.tumblr.com

paula yne
Reply 26 de February de 2013

Ter estilo ou Ser Estilo?Marilu e meu modelo de Ser verdadeira Ser mulher em todos os Ms

.

paula yne
Reply 26 de February de 2013

Quem conhece marilu,sabe que quemTemTEM!Musa do estilo!

Tatiana Fontes
Reply 26 de February de 2013

Absolutamente sensíveis e reais as palavras escritas por Mônica.
Me sinto, neste momento, mais aliviada e bastante conformada com o meu guarda-roupa e minhas crises em tão pouca idade e com tamanha vontade de encontrar apenas roupas que traduzem o meu estilo...
E olha que a Costanza já me ensinou poucas e boas em seu livro Confidencial sobre esse detalhe!

Andréa
Reply 26 de February de 2013

Mônica, adoro sua sensibilidade, seu humor, seu sorriso...o texto é mesmo adorável!

Bjs

Ge
Reply 27 de February de 2013

Consuelo, obrigada por compartilhar a monica conosco mais uma vez!
Monica, obrigada por compartihar a Marilu. Um luxo e uma satisfacao ter uma pessoa dessa na vida!
Beijos as 3!

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 27 de February de 2013

Monica querida, o truque é o seguinte: não se levar muito a sério no quesito vestuário!
Para orientação só é preciso se olhar com distanciamento e "enxergar" o que te cai bem.
Menina, tens todas as gravações do Saia Justa para um feed back, onde às vezes estavas ótima, confortável e fiel ao teu gênero bonitona- quando entra na sala rodo mundo olha.

Mas às vezes estavas numa legítima saia justa fashion, e eu ficava pensando - figurino sacana esse.
Logo vais identificar o que deves conservar e o que deves descartar em teu guarda-roupa. Na dúvida podes deixar separado "em observação". Podes convidar alguma amiga ou amigo para auxiliar - ah,ah! se eu morasse em SP eu iria.

Já estou na idade em que posso ser excêntrica e por isso me atrevo em escrever para tí com tal intimidade, mas te conheço demais. Em tempo, no Globo News estás sempre ótima ! É o teu lugar, não?
Bjos .

Rosa Virgínia
Reply 27 de February de 2013

Monica é Monica, é Monica, é Monica...
E tenho dito !

martha mansinho
Reply 28 de February de 2013

Mônica seu texto é o máximo!Consuelo obrigada por disponibiliza-lo no seu blog!!
Bjos pras 2, MM

Sabina
Reply 2 de March de 2013

Adorei !!! Obrigada, por partilhar.
Beijinhos

Ritinha Medina
Reply 3 de March de 2013

Querida Waldvogel,
Seu relato não foi apenas preciso na descrição da amiga Marilu Beer, fazendo com q ela fosse imediatamente reconhecida pelas salottisas mais antenadas.
Foi tb direto e certeiro no q se refere a relação emocional (muitas vezes, passional!) pessoal e intransferível q a maioria de nós mulheres temos com nossas roupas e acessórios.
Da minha parte, afirmo q foi identificação total à primeira leitura...
E assim como você, estou a procura do mapa da mina: "... estar sempre vestida como a
Marilu, para o que der e vier, aqui e agora".
Tks & Congrats!!!
Bjkas,
PS - Na sala do 'Saia' em q Mônica (la Waldvogel) não está presente, não entro não!!!
Coisas de fã... Fazer o quê?!

Roberta Carlucci
Reply 13 de May de 2013

Que texto incrível!! Obrigada Mônica (sempre demais!) e obrigada Consu por compartilhar!
Só um comentário sobre estilo pessoal: para mim, ter estilo não é se limitar ou excluir nada, mas sim ter uma base sólida, que reflita quem você é e sua personalidade, para poder brincar com todo o resto partindo dele.
Vejo o estilo pessoal como um filtro para não ficar paralisada diante de taaaantas tendências e lançamentos. Sabendo o que de fato combina ou não com você, reflete quem você é e o que quer mostrar para o mundo, é possível se arriscar de vez em quando de forma consciente e livre com outras possibilidades sem perder a coerência com sua própria imagem, ou seja, sua marca registrada.
Só mais um ponto de vista para a gente pensar... :)
Beijos!

    consueloblog
    Reply 14 de May de 2013

    Oi Roberta! ótimo comentário! Posso usar parte dele, com credito, em um post que estou montando?... Obrigada! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *