Mônica Waldvogel: o que ela guarda na mesa de cabeceira…


monica waldvogel

Mais um presente da linda (por dentro e por fora), forte, alegre e mulher, muito mulher, Mônica Waldvogel!!  Ela emociona a nos contar algo de tão íntimo como a escolha do que está na nossa mesa de cabeceira.  E você?  O que tem na tua?…

 

                                      Talismãs anti-melancolia

Na gaveta da minha mesa de cabeceira há dois filmes de Frank Capra,  uma fotografia da lua-de-mel em Veneza,  um desenho cheio de borrões de guache com a inscrição ‘Mãe, eu te amo’, um disco de Billy Paul e as Memórias de Emília de Monteiro Lobato.  Esse conjunto de objetos compõem minha pequena coleção de salvaguardas para os dias sombrios, aqueles em que a tristeza  encontra seu caminho através de um coração poroso para se instalar na córnea como um filtro sépia de photoshop.

Talvez seja o outono, esta estação de meios-tons em que  a melancolia  espreita o quarto por detrás das cortinas.  Vasculho a gaveta.

A lua-de-mel já é uma foto desbotada e as peripécias de Emília não me divertem mais como antes. Os filmes de Capra, de tantas vezes vistos, perderam o condão de ensinar que a felicidade não se compra e que da vida nada se leva.  O amor de um filho que saiu de casa, reparei,  tinge a alma com tonalidades nostálgicas.  Ver o desenho da criança que começava a ensaiar as sílabas abre uma comporta de lembranças de mochila e lancheira, porta de escola e algazarra de recreio. Aperta o coração.

Talvez tenha chegado a hora de remontar o velho acervo de talismãs anti-melancolia como faziam os antigos.

Se você já foi a Florença, na Itália, e visitou a Galeria dos Ofícios, deve ter se maravilhado com duas obras-primas de Botticelli:  O Nascimento de Vênus e a Primavera.  Contam que um dos Medici,  senhores da cidade,  viveu afundado em profunda tristeza  até que alguém teve a ideia de encomendar as duas pinturas para que o jovem se distraísse em sua contemplação. Os neoplatonistas de então achavam que admirar as sublimes possibilidades da arte  elevavam o espírito dos humanos até o Criador para, assim, alcançar a verdadeira alegria.   Não tenho informações sobre a cura da depressão do pequeno príncipe.  Mas olhar as belas figuras  deve ter sido um poderoso antídoto para as aulas maquiavélicas  sobre como manter e ampliar os negócios e o poder da família.  Pelo menos é esta a fantasia que inventei sem ter a menor ideia se Maquiavel e o jovem fidalgo foram contemporâneos.

Tudo o que é bom e belo pode nos levantar  a alturas maiores que a da mediocridade habitual dos dias, esse espaço-tempo  que é onde, afinal de contas, acontece a vida da gente.  Mas Vênus, Afrodite ou as três Graças, por si só, não me dizem  grande coisa.  Quando fecho os olhos para evocar uma imagem boa e bonita, me vêm uma praia na Bahia,  o Corcovado num final de tarde, o contorno da Serra do Mar visto de uma varanda no litoral paulista.  O que faz grudar uma imagem no mural das lembranças deve ser o afeto vivido no instante de seu registro, de modo que o estoque se apresenta à mente mais como um slide show fotográfico do que como um catálogo de museu.

Li em algum lugar que Johann Sebastian Bach, muito preocupado com a depressão de sua mulher, dedicou a ela um caderno com músicas compostas para  afastar a tristeza. Entre elas há um célebre minueto, desses que fazem a gente marcar o ritmo com a cabeça tão logo começa a ouvi-lo.

Que presente gentil. Naquele tempo estava em voga  uma certa Teoria dos Afetos em que estudiosos preconizavam determinados padrões tonais e harmônicos para que as composições musicais ganhassem o efeito de produzir bem-estar no ouvinte.  Não se sabia bem, então, se melancolia era resultado do desconforto da alma ou do fígado, das inquietações filosóficas dos muito sensíveis ou do mau funcionamento dos fluidos internos. O que se descobriu é que a boa música acalmava os inquietos.

Anna Magdalena guardou o caderno cheio de preciosidades com a anotação do marido na capa:  Anti-melancolia. O fac-símile do volume se vê facilmente pela internet, o que é mesmo formidável.  Não bastasse a música genial, Bach ainda ofereceu à humanidade a fórmula mais requintada de antidepressivo jamais inventada.

Os talismãs anti-melancolia que se ganham de presente são os mais eficazes, acredito eu.  Por isso este que restou, o CD Billy Paul,  está sendo catalogado como item número  um do  acervo a ser inaugurado. Foi um presente do meu filho,  em homenagem à lembrança de um acontecido delicioso, muitos anos atrás, quando ele entrou no meu quarto enrolado numa tolha, cheio de animação,  e perguntando: “Conhece essa música?”. ( Ele tinha o costume de tomar banho com o som nas alturas para desespero dos vizinhos. )

Puxa vida, eu  já dançava essa música quando tinha a sua idade, garoto!  Ele duvidou, claro, e eu comecei a cantar.

Ele se empolgou e começou a dançar.  E então fizemos uma pequena festa no corredor.

Tãranran-tã-tã-tã. / Tãranran-tã-tã-tã /  It’s a little be funny, Lord/ this feeling inside…

Vou ouvir isso já.

 

YOU MIGHT ALSO LIKE

Uma tarde em Florença na companhia das damas do contemporâneo!
June 27, 2014
Mônica Waldvogel dá o seu ponto de vista quanto às damas do contemporâneo!
April 15, 2014
Mônica Waldvogel e suas crônicas… hoje é a vez de “Escrúpulos”
September 04, 2013
Mônica Waldvogel fala de sua amiga Marilu
February 26, 2013
Mônica Waldvogel aprende a usar o delineador como Costanza?
October 29, 2012

89 Comments

Eliane Bello Foglia
Reply 10 de September de 2013

Oh Consuelo,
Estes presentes que a Mônica nos dá.....
Obrigada a vocês duas !!!!
bjs

Ana Laura Rabelo
Reply 10 de September de 2013

Bach sem dúvida é um dos meus antídotos mais eficazes, especialmente se tocado pelo Glenn Gould.
A tal da melancolia tem o hábito de bater a minha porta vez e sempre, desde que me entendo por gente. Acredito ser um traço de personalidade de algumas pessoas. Então fui obrigada desde cedo a buscar uma maneira de lidar com ela, para que não sucumbisse. Até os 26 anos, a tristeza era tanta que me impedia de crer na existência de D'us. Aí então, houve uma reviravolta decisivs que abriu meus olhos para o Criador, e a fé, por mais difícil que esteja os caminhos a serem percorridos, nunca mais me deixou.
Sim, na minha mesa de cabeceira, que por sinal é uma bagunça, tem livros e mais livros, que sempre mudam, mas a Bíblia No Contexto Judaico, transcrita do hebraico por Dr.David Stern nunca sai de lá, e é minha leitura diária. Os outros são os outros e só.

Bom dia e beijos a todos,

AL

    Ana Laura Rabelo
    Reply 10 de September de 2013

    Me desculpem os erros de concordância...só depois de umas 3h de ter escrito o comentário é que acordo e consigo enxergá-los! Vergonha!

      Andrea - Curitiba
      Reply 10 de September de 2013

      Nao se envergonhe, Sweet AL( sempre parafraseando nossa querida MIA...)! Vc abriu teu coracao para nos daqui deste salotto, pessoas tao desconhecidas e ao mesmo tempo tao proximas umas das outras! Ja somos uma familia! Ja nos encontramos mais de uma vez em S.P., ja vimos a carinha um do outro e confrontamos a verdadeira com a de nossa imaginacao! E a reposta eh a alegria em que todos estamos posando para as fotos, que alias, podem ser vistas e revistas nos posts passados de nossos amados encontrinhos! Swwet AL: biblia, escritos, livros, seja de que religiao for, ou mesmo um caderno velho com as paginas ja amareladas pelo tempo mas com o conteudo ainda rico de palavras magicas, ou musicas e fotos como na cabeceira da grande e bela Monica, sempre serao uteis em algum momento de nossas vidas! E compartilhar conosco esses momentos intimos como vc e Monica fizeram nos fazem ainda mais proximos nesta nossa sala de estar! Alguem aceita uma xicara de cha???? Bjs e fique com D' us....

        Ana Laura Rabelo
        Reply 10 de September de 2013

        Andy! Você é um <3! bj, AL

          Andrea - Curitiba
          10 de September de 2013

          Obrigada querida!Bjs..

          Rosália Moreira
          10 de September de 2013

          Andrea, para mim o chá é sem çúcar, mas com um bolinho a acompanhar. Precisa de ajuda?

          Rosália

          Andrea - Curitiba
          11 de September de 2013

          Vamos servi-lo juntas! Bjs Rosalia.....

      maria valéria de moraes
      Reply 10 de September de 2013

      Texto primoroso, da Mônica. Na minha mesinha de cabeceira, sempre tenho algum livro da Isabel Allende, e também da nossa Clarice Lispector.
      Ouvir Bach nos tira de qualquer tristeza, e sempre os rolling stones
      me trazem energia.

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Amo de paixão o Glenn Gould...é um meu prazer secreto quando todos dormem no domingo de manhã quando acordo antes de todos!!!! Obrigada e bjs c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 10 de September de 2013

      Gould está para Bach assim como Karajan está para Beethoven. Nasceram um para o outro, se completam! beijos,AL

        consueloblog
        Reply 11 de September de 2013

        Falò u tufo, falò u bem!! Bj

liliana
Reply 10 de September de 2013

Billy Paul? Também vou ouvir isso já!

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 10 de September de 2013

Bem vinda Mônica! A melancolia é necessária para viver a vida.

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Gostei e concordo!! Faz tudo muito intenso... bjs c

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 10 de September de 2013

Continuando - o texto é inspirador e confortador.
Bjos. :-)

virginia maia
Reply 10 de September de 2013

O que dizer desse texto tão sensivel e tão lindo????? Só OBRIGADO,......Monica e Consuelo!!!!!! bjos

sonia gallo
Reply 10 de September de 2013

que presente primoroso... adorei, que bom poder ler isso pela manhã ...abraços carinhosos...

Alexandra
Reply 10 de September de 2013

Que terça-feira feliz me espera! É esse o meu sentimento depois de, após vários dias sem poder, ter um tempo para visitar amigas queridas, no salotto amado.....e o que eu encontro?.....esse presente maravilhoso by Mônica linda-generosa-super.....só pode ser o anúncio de um dia daqueles, mais que bons!
Consuelo querida, a melancolia é minha companheira de longa data. Como disse tão bem nossa querida Ana Laura, acho que é um traço de personalidade. Mas eu não me dobro (nunca me dobrei) a ela não....tenho como armas a fé inabalável em Deus, boas lembranças e.....só olhar para o lado e agradecer tudo e todos que tenho (inclusive vocês).....
Amei, amei e amei.....
Obrigada Mônica querida, por brindar minha manhã com tanta generosidade.
Obrigada Consuelo amada, por fazer parte de meus dias e de minha vida.
Obrigada salotto, por tanto carinho e amizade sempre.
Beijos imensos.

    Andrea - Curitiba
    Reply 10 de September de 2013

    ALE amadinha, que belo depoimento! Bjs e fique com Deus( sempre) !!

      Alexandra
      Reply 10 de September de 2013

      Andréa, amore mio. Que Deus te ilumine sempre. Você é uma linda.
      Beijos pra ti e pra Isa.

        Andrea - Curitiba
        Reply 10 de September de 2013

        Obrigada querida!Bjs..

Dulce Mello de Menezes
Reply 10 de September de 2013

Maraaaaavilhoso texto Monica! Como sempre você nos encanta!
Em minha mesa de cabeceira além de outras "coisitas" tem cadernos com anotações e exercícios de Healing. Healing é uma técnica para se trabalhar energia através de pontos não visíveis do nosso corpo e aura, visando um equilíbrio e bem estar.
Há mais de 20 anos tomei conhecimento desta técnica e nunca mais a abandonei. Tem sido um grande apoio em toda minha vida. Tenho o privilégio da grande mestra desta técnica morar em Salvador. Além de salvador e do exterior ela também tem grupos de estudos no Rio, São Paulo e Espirito Santo. O local dos grupos no Rio é liiiiiiindo. Uma vista fenomenal, inacreditável!
Para os curiosos e interessados segue o endereço: logoscentro@logoscentro.org
Com certeza é uma grande técnica. Mas tem que fazer os exercícios, milagres não existem, né gente?
Um grande presente nos foi doado ao nascer e pouco o utilizamos. Acredito e vivo aquela máxima que tudo está dentro e ao alcance de nós. Só nos cabe acharmos o método que nos sintamos confortáveis, para nos religare e recebermos esta dádiva. Procure o seu método, vale muito a pena! Xiiiiii, baixou a pregadora...
Agradeço a Consuelo por esta oportunidade de dividir aquilo que nos faz bem.
Carinho cheinho de Axé, Dulce

Célia
Reply 10 de September de 2013

Adorei, assim como adoro a Mônica. Não tenho talismãs anti-melancolia guardados em meu criado-mudo (que é uma bagunça), mas sempre tive o hábito de amenizar os momentos melancólicos ouvindo música. De preferência rápida, barulhenta, agitada e melódica como um bom rock clássico. É impressionante o efeito que a música tem em mim, sempre digo que não imagino minha vida sem trilha sonora..... Obrigada Consuelo e Mônica, este texto foi um ótimo começo de dia! Bjs

Cris
Reply 10 de September de 2013

Adorei!!! Você, Consuelo e Monica são mulheres inspiradoras. E viva a vida!!!! Bjs

Márcia Rocha Azevedo
Reply 10 de September de 2013

Parabens Mônica ,texto delicioso, como o anterior.

Maria Vilma
Reply 10 de September de 2013

Nós também possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, que como fenômenos naturais da vida, acontecem organizados em ciclos.
Os antídotos nos ajudam a enxergar... que esses períodos de melancolia são apenas períodos... e passarão... Fazem parte do nosso crescimento.
Na minha mesa de cabeceira tenho vários, mas o mais eficaz deles é uma bíblia que eu ganhei de presente de uma grande amiga!
Mônica e Consuelo, pelo presente tão profundamente humano!... Eu Amo Vocês!
MV

Ana Frost
Reply 10 de September de 2013

Oba!! Mais um texto da Monica Waldvogel, e adorei a foto! Realmente Consuelo, linda por fora e por dentro :-) No meu caso, gracas a Deus, e rarissimo eu ficar triste, melancólica , ou baixo astral. E caso isso queira ocorrer, eu mesmo brigo comigo "Ai ai ai Ana! Tu deverias te envergonhar! Estas com saúde , podes comer o que tu desejares, tem uma cama quente e gostosa , amor, enquanto muitas crianças na Índia, buscando comida no lixo, no Camboja, na África, sem ter o que comer! Ate mesmo no Brasil! Crianças na Tailândia que tiveram a infância interrompida bruscamente por pedófilos, crianças sem um sorriso feliz, ate mesmo sem um futuro certo!" Então depois desse sermão comigo mesmo , o baixo astral vai embora e volto outro vez a ser grata pela vida que tenho. Apesar de não ser perfeita, sou abençoada. xxx

Jovita Agra
Reply 10 de September de 2013

Queridas Monica e Consuelo,
Voces nos brindam com maravilhas como este texto tao delicioso.
Talento, sensibilidade e experiencia de vida, pontos fundamentais que fazem de vcs duas pessoas tao especiais.
Obrigada por este presente.
Bjos.

Estê Toledo
Reply 10 de September de 2013

Csj4me e Monica,
muito lindo, invejo ter uma cabeceira tão organizada e clara das principais coisas, a minha é um amontoado, que de vez em quando cheia de coisas acaba caindo o porta retrato atrás dela, o que me enche o saco de ir buscar!!
Alguém disse em algum lugar que: "quem vive muito no passado tende a depressão, e quem vive no futuro a ansiedade.." Mas como é difícil receber o presente como um presente de Deus..". E na vida é preciso aprender a morrer todos os dias um pouquinho, morrer criança em não ter responsabildades, morrer em deixar de ser pai ou mãe... e tantas outros mortes pessoais para dar espaço ao nascimento de novas experiências, etapas e sentimentos...
Adorei as reflexões da frágil Monica, faceta rara de conhecer, principalmente quando ela está na TV, parace ser uma mulher tão forte e focada. Mas enfim uma faceta frágil e bela, beirando uma sensualidade delicada. Talvez a maior força que a mulher possa ter, sua fragilidade, capaz de colocar o homem mais forte e poderoso deste mundo de joelhos...

Muito lindo... palavras com capacidade de estimular sentimentos, incrível!!!
CSJ4me a beleza espanta a tristeza, seus post fazem bem a saúde, sempre são muito belos e o mais incrível filtrados de caráter prepotente que existem aos baldes por aí!!!
Beijo grande,
Es†ê.
PS. A familia vai bem obrigado, Roquito e Gregório mandam beijos e a Pam, lutando madrugas adentro!!!

    Andrea - Curitiba
    Reply 10 de September de 2013

    Belo texto, ESTE!!!! Hoje vc amanheceu inspiradissimo!!!! E nao deixe de ter a tua mesa baguncada, pois os genios, os inventores, os grandes criadores sempre foram relapsos na organizacao mas concentradissimos nas ideias! Bjs na familia toda!

      Estê Toledo
      Reply 10 de September de 2013

      Andrea, muito obrigado... vc realmente sabe como fazer alguém se sentir melhor!!! hihihi vamu bagunça geral!!!
      Um beijo grande,
      Estê.

        Andrea - Curitiba
        Reply 10 de September de 2013

        Obrigada querido!Bjs..

    Alexandra
    Reply 10 de September de 2013

    Matou a pau, Estevão querido.
    Beijos pra toda família.

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Estê!!! O teu mais lindo depoimento até hoje!!! Obrigada pela tua sinceridade!! E a fragilidade da nossa Mônica emociona e ensina!
    bjs c

      Estêvão Toledo
      Reply 10 de September de 2013

      ichiii.... encabulei...

      Andrea - Curitiba
      Reply 11 de September de 2013

      Eh verdade, ESTE estava inspiradissimo!!!!!!

Maria Cristina Plácido
Reply 10 de September de 2013

Que delícia foi ler esse texto às 6h00 da manhã. Naquele hora não tive tempo de escrever e agr retomo o blog pra agredecer às duas por terem contribuído para que meu dia fosse ainda melhor.
Bjs from São Paulo
Cristina

MARIA BENINCASA
Reply 10 de September de 2013

Que lindo texto! Me emocionei tanto!!! Obrigada pelo presente Monica linda e Lady Consu! Um bj para vocês

Andrea - Curitiba
Reply 10 de September de 2013

Querida MONICA: sim, ja estamos intimas, vc ja faz parte deste salotto, ja aparece aqui de vez em quando para tomar uma xicara de cha! Obrigada pelo belo texto e grande incentivo!Bjs.....

Mateus Habib
Reply 10 de September de 2013

Que incrível...fico emocionado com cada letra, cada palavra, cada linha. Com tanta beleza, verdade e poesia. Quando crescer quero escrever que nem a Monica rs

Bjs

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    ;-)

Maria Camargo
Reply 10 de September de 2013

Querida Consuelo,
Acompanho o blog há muito pouco tempo, mas virei fã de sua espontaneidade, delicadeza, e da beleza que você imprime a tudo que publica aqui. Hoje, meu aniversário, recebi um presente inesperado - e tocante - ao ler a crônica da sempre especial Monica. Obrigada às duas!

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Happy Birthday!!! Fiquei feliz! bjs c

Cássia
Reply 10 de September de 2013

No fundo,todas nós temos um misto de sentimento quando eles batem as asas...

Anna Braga
Reply 10 de September de 2013

Monica é maravilhosa,escreve suavemente de tal maneira que podemos tocar sua alma.Linda por dentro e por fora. Foi minha cliente,sempre gentil,paciente,correta.Em minha mesa de cabeceira,tenho meus santos,flores para eles,fotos de meus netos peuenos,sempre um livro interessante,atualmente Inverno no mundo(KenFollet) e agora como avó moderna,meu IPAD.Gosto muio de su blog Consulo,você é ótima porque é uma criatura real.Parabéns. Bjo.

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Tocar sua alma...e a nossa!!! Desvendou a charada Anna! Obrigada! bjs c

Cristiane Prado
Reply 10 de September de 2013

Poesia pura!
Lindo!

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Isso mesmo!! bjs c

Daniela - São Paulo
Reply 10 de September de 2013

Mônica:
Obrigada, obrigada e obrigada!!
Suas sensíveis palavras são um verdadeiro bálsamo!!
Servem para matar as saudades de você!! Nunca mais assisti ao programa "Saia Justa"após sua saída...
bj
Dany

    Alexandra
    Reply 10 de September de 2013

    Dani querida, sabe que eu também nunca mais assisti o Saia Justa. Parece que perdeu a identidade....
    Beijo grande.

      Daniela - São Paulo
      Reply 11 de September de 2013

      Perdeu mesmo, querida Ale!! bj

Eloisa
Reply 10 de September de 2013

Que lindo! Concordo com a Monica quando diz que o coracao aperta lembrando momentos da infancia dos filhos...no exato momento em que os vivemos ja sabemos da sua importancia e do exato tamanho que eles ocuparao em nossa memoria e em nosso coracao!

Victoria Renner
Reply 10 de September de 2013

Lindo o texto! Muito inspirador mesmo, obrigado por dividir conosco!

Visite http://victoriarenner.wordpress.com

Eliana Romanis Diegues
Reply 10 de September de 2013

Como a Mônica escreve bem! Não conhecia essa faceta tão literária dela.
E que bom, Consuelo, que vcs são amigas, assim podemos usufruir das duas, que tanta inspiração nos trazem.
Consuelo, acho o máximo como vc sempre alimenta o seu blog com tantas coisa interessantes. Deve ser um trabalhão!
E por isso sou-lhe muito grata, vc traz muita alegria para nossas vidas. Já estou considerando vc um talismã anti melancolia!
Melancolia dá um certo charme .... e ajuda a aprofundar a visão do mundo.
Mas, como dizia o poetinha: " sou escravo da alegria/ e hoje em dia, minha gente,/ isso não é normal!."
Beijos carinhosos para vc, Mônica e todos e todas do salotto.

    Andrea - Curitiba
    Reply 10 de September de 2013

    Eliana, adorei essa frase de nosso eterno poetinha, casou super bem! Amo Vinicius!Bjs...

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    Eliana, lindo...lindas palavras!!
    Realmente o blog é um trabalho enoooorme q n se vê...mas o faço com o maior prazer e garanto que o que recebo de volta é muuuuuuito maior!!!
    bjs

    c

Juliana Toledo
Reply 10 de September de 2013

" Tudo o que é bom e belo pode nos levantar a alturas maiores do que a da mediocridade habitual dos dias."
#tamojuntomônica# bjs Jú.

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    #gêniajulianaesábiamônica!!! bjs c

      Juliana Toledo
      Reply 10 de September de 2013

      Bjs Consu e obrigada por compartilhar o presente da Mônica conosco!

Gigi Gomes
Reply 10 de September de 2013

Guardo coisas bem parecidas... guardo também esse sentimento nostálgico em ver o filho amado saindo para viver sua própria vida. E a nossa, parece que pára um pouco. Provavelmente nossas mães sentiram o mesmo. Bjs

    consueloblog
    Reply 10 de September de 2013

    É isso mesmo!!!... a nossa vida parece que para um pouco... é isso mesmo..ótima observação, lindamente colocada... bjs c

Ana Beatriz Camargo
Reply 10 de September de 2013

Consuelo, que belo resgate! Os textos da Mônica são sempre reconfortantes. "Escrúpulos" é meu preferido. Ler o "Talismãs anti-melancolia" me emocionou de novo e trouxe de volta a vontade de ouvir"Your Song" e Rod Stewart, este o meu talismã.

Beijos!

Silvana Mendonça
Reply 10 de September de 2013

muito emocionante o texto da Mônica, a generosidada da Consuelo, a docura da Ana, a gentileza da Andrea e principalmente a tradução de sentimentos profundos feito pelo Estê. Tocou meu coração lá no fundinho e lógico tudo regado ao som de Bach - Menuet (fui dar uma olhada no pianista que nao conhecia Glenn Gould) - adorei!
Minha cabeceira me reconforta, lá estão os pedacinhos da minha vida.... da minha f'é! livro de orações que minha mãe me deu quando eu era jovem, cartinhas dos meus filhos (já tenho uma fora de casa também), santinhos que trouxe de viagens incríveis (Mexico e Minas), pedrinhas da Chapada Diamantina, mini passarinhos de vidro e no meio da bagunça sempre tem uma florzinha (hoje é mini rosa caipira do meu jardim). thanks todo mundo, sempre é uma delícia estar aqui. beijos, sil

    Andrea - Curitiba
    Reply 11 de September de 2013

    Obrigada Silvana! Bjs....

ZELY
Reply 10 de September de 2013

Consuelo,também sou fã e tenho CD do Billy Paul.Há alguns anos estive no camarim dele depois de um show.Bjs!!!!

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Conta mais!!!! È a penteadeira?...bjs c

Rosália Moreira
Reply 10 de September de 2013

Boa noite Mónica e Consuelo!
Gosto do Billy Paul, mas quando falamos de "Your song", ou como cantaria a Mónica:
"Tãranran-tã-tã-tã. / Tãranran-tã-tã-tã / It’s a little be funny, Lord/ this feeling inside…", a minha reverência vai mesmo para Elton John.
Quanto a mesa de cabeceira ... eis um local da minha casa que fala essencialmente de relaxamento no final de cada dia: candeeiro, livro policial, revista recente, garrafinha de água. Caminha é mesmo lugar de "Tá-se bem!" e o que está na mesinha de cabeceira contribui muito para esse sentimento. Quanto à melancolia, a minha experiência de vida ensinou-me que ela não é uma boa companheira. Sempre a mantenho afastada pois essa senhora é muito traiçoeira: basta nos descuidarmos com ela e já estamos em estrada desconhecida e sem sabermos como voltar a casa. Tudo o que disse não invalida a beleza que a melancolia traz a um texto, uma música, um filme, um quadro. Mas os artistas são uns matreiros e, como diz Pessoa no seu poema "Autopsicografia":
" O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
( 01.04.1931)
Adorei o seu texto Mónica.
Beijinhos.
Rosália

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Q lindo Rosalia!!! Bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 11 de September de 2013

    Lindo Rosalia, Bjs.........

Memélia Moreira
Reply 10 de September de 2013

Um texto delicado, com uma sensibilidade transbordante. Mônica, que também sabe ser bela, escreve com as plumas da alma. Dom bom jornalism que ela faz, eu já sabia. Da sua capacidade de compartilhar doçura, já fui brindada. Mas da cronista fina e elegante, foi a melhor surpresa.
Mônica, obrigada.
memélia

Eduarda
Reply 10 de September de 2013

Que texto tão delicado e repleto de sentimentos que todas nós compartilhamos.Cada qual com seus ritos infalíveis, vamos tocando a vida...Em comum muito amor em tudo que fazemos.

Monica Waldvogel
Reply 11 de September de 2013

Adorei os comentáios e as mesas de cabeceira do salotto.
Todas juntas dá um lindo poema!

Muito bom publicar aqui e receber o carinho de vocês e da querida Consuelo.

Beijos,
Mônica

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Dá pra ver q somos nós q agradecemos!!!! Bjs c

Maria Vilma
Reply 11 de September de 2013

Depois de reler cuidadosamente o texto impecável da Mônica, e todos os depoimentos lindos dessa turma tão sensível do Salloto, eu me senti impelida a agradecer a todos! Muito obrigada, por ajudarem a terminar o meu dia melhor!
Boa Noite a todos!
Bjs! Corujão da madrugada.

Cassiano Lopes
Reply 11 de September de 2013

Speechless e com os olhos cheios de lágrimas com um texto tão belo e um dos mais tocantes que já li em minha vida. Todos os comentários acima já disseram tudo e como também já foi dito acima, a melancolia é um sentimento que faz parte da vida de muitas pessoas. No momento estou em uma fase turbulenta em que esse sentimento às vezes está presente. Mas acredito que isso tem um motivo, uma razão e que tudo vai passar, porque ao final das contas, somos pessoas melhores e vitoriosas. Pensando na minha mesa de cabeceira, tenho também alguns objetos essenciais para fugas imediatas e relaxantes como o livro 365 dias com Jesus, um journal, uma bolsinha de crochê que era da minha avó onde guardo algumas lembranças e uma novena... Enfim, obrigado à Mônica e ao Salotto por todos esses posts e, principalmente à Consuelo, que tem essa delicadeza de gentilmente compartilhar conosco as belezas da vida. Você Consu, também já faz parte da minha vida. Um beijo à todos do fundo do meu coração. Cassi.

    Alexandra
    Reply 11 de September de 2013

    Cassi querido, momentos assim podem ser benéficos, pois nos fazem refletir e crescer....e aí renascemos como a fênix....cheios de energia e esperanças....pelo menos é assim que eu tento encarar.
    Se precisar de algo...meu ombrinho virtual está a sua disposição...
    Beijo grande.

      Cassiano Lopes
      Reply 11 de September de 2013

      Alex, querida! Eu concordo com você: renascemos. Bjocas e obrigado pelo apoio! =-)

    Andrea - Curitiba
    Reply 11 de September de 2013

    Querido Cassi, a melancholia, a tristeza, fazem parte do amadurecimento, as vezes temos que passar por isso para alcancarmos a vitoria e o sucesso, como vc bem disse. Bjs e fique com Deus..........

      Cassiano Lopes
      Reply 11 de September de 2013

      Respondi no lugar errado kkkkk

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Bj querido!!

      Cassiano Lopes
      Reply 11 de September de 2013

      Bjocas Consu!!!!

Cassiano Lopes
Reply 11 de September de 2013

Exatamente isso Andy querida. Faz parte termos que passar para amadurecermos e sermos vitoriosos! Bjocas e obrigado pelo carinho! =-)

Isabella
Reply 11 de September de 2013

Eu mesma tenho parte dos cadernos que Bach fez para Anna Magdalena. Sempre toco como "aquecimento" e é também um dos meus livros favoritos. Adorei a referência e, claro, o texto...
e fica a dica do filme Melancolia, do Lars von Trier. falo desse filme toda hora, mas é porque é lindo mesmo! já dá pra ver pelo nome que tem a ver com o tema, e de todos os filmes que eu já vi, com certeza é um dos que mais me marcou.

adorando ver mais da Monica por aqui!
bjs

    consueloblog
    Reply 11 de September de 2013

    Se não tivesse te visto, nunca acreditaria que vc só tem 16 anos!! Mas as tuas amigas te entendem?... bjs c

      Isabella
      Reply 11 de September de 2013

      pra falar a verdade, Consu, elas não têm muita paciência comigo não!! hahaha mas a gente se vira...
      Andy, obrigada! mas de mão cheia também já é demais. Eu não tenho talento nenhum para o negócio. mas eu faço aula desde pequena, então alguma coisa eu sei. sem falar que eu gosto bastante, me acalma horrores...
      bj

Andrea - Curitiba
Reply 11 de September de 2013

Alem dessa " queridisse " toda( sim, inventei essa palavra agora) , ela eh pianista de mao cheia???? Assim nao vale!!! Hahahahahahahahaha...Bjs.....

Ana Laura
Reply 11 de September de 2013

As crônicas da Mônica tem sempre o poder de acalentar a alma.

lili
Reply 16 de April de 2014

Monica, sua linda!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *