Prevenção!


Ontem fui fazer a minha mamografia anual.  Portanto, trago outra vez este post à sua atenção.

*************************************

Esta semana estou fazendo o meu check-up de prevenção contra o câncer da pele, seio, útero e o pap-test. Sei que ouvimos falar o tempo todo da prevenção, mas na hora de marcar, dá preguiça, temos mil outras coisas para fazer, sempre pensamos que não acontecerá conosco…Isso acontece comigo também!…

Eu tenho histórico de câncer dos dois lados da minha família e esse ano decidi que não quero arriscar! E você, quer?…

Por favor, todos, façam uma ligaçãozinha e marquem a sua consulta!! Gostei da sugestão de Elizabeth Hurley: todo ano, na data do teu aniversário, marquem a sua mamografia!

O vídeo acima de Kylie Minogue é realmente inspirador. Espero que não pensem que estou sendo muito “xarope” entrando neste assunto hoje aqui no blog, mas acho muito importante e quero dividir isto com todos!

Obrigada!

  • December 05, 2012
  • 0

64 Comments

Luciene Felix Lamy
Reply 29 de March de 2012

Menina, que pensa em tudo:

Sua sensibilidade, tb explícita nesse post, surpreende mesmo!
Completo! É por isso que seu Blog não sai da minha tela.
E, se não estou por aqui, é porque estou viajando ou concentrada nos estudos.
Por falar nisso, escrevendo um artigo sobre o sábio grego, Xenofonte (Lições de Economia com Sócrates) tive a lucidez de dedicar a Parte II à sua Mamisa, que muito me ensinou sobre Economia, em sua obra "O Essencial".
Um grande beijo, donzela!
Que os deuses a abençoem, sempre!
lu.
Parte I, aqui: http://www.lucienefelix.blogspot.com.br/2012/03/xenofonte-licoes-de-economia-com.html
Parte II, onde homenageio Costanza Pascolato, somente em 1º de Abril.

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    obrigada querida!! Vou lá ver!...
    bjs
    c

Maria Araci Corrêa Meyer d'Avila
Reply 29 de March de 2012

Barbaridade!! (sou gaúcha!) ontem dediquei parte de minha tarde fazendo mamografia, eco mamária e densítometria ossea. Gostei da idéia de se fazer estes exames de rotina no mês de aniversário e por coincidência março é o meu mes. Nós precisamos estar atentas à nossa saúde para podermos desfrutar com alegria tudo que a vida nos oferece e que, ultimamente, tu nos tens dado mais idéias!

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Meu pai sempre usa barbaridade!! Até levei um susto quando li teu comentário!!
    Realmente uma idéia legal!
    bjs

    c

Ana Beatriz Simonetti
Reply 29 de March de 2012

Assunto de extrema importância!!!! Prevenção é sempre melhor que o susto! Mesmo parecendo "xarope" como você disse, ainda tem muita gente que fecha os olhos e ouvidos quando o assunto é esse. Eu faço meus exames anualmente e não relaxo no quesito prevenção: não saio de casa sem o protetor solar.
Bonne weekend!
AB

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Muito bom!! Parabéns! Disciplinada vc, hein?... :-)
    bjs

    c

Ana Laura Rabelo
Reply 29 de March de 2012

Xarope nada! Eu mesma enrolo até não poder mais! Mas, estou em dia,já fiz todo meu check up e graças ao bom Pai está tudo em ordem! Muito legal sua atitude de postar sobre o assunto. Perdi uma prima muito amada ano passado por causa dessa doença e sei o quanto é doloroso. Obrigada Consu pelo carinho! bj,AL

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    I am so sorry, querida!...Então vamos todas PREVENIR!!
    bjs
    c

maria
Reply 29 de March de 2012

Bacana sua iniciativa de falar em prevenção.Sou clara como vc e há muitos anos não tomo sol e filtro inverno e verão.Dermato 3 vezes ao ano.
bj
Maria

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Muito bom!! Hoje fui controlar e sábado tenho que tirar vários basos... Tem q usar protetor!! Mas quando eu era pequena, se passava óleo ou coca cola para ficar preta!! O dano já vem de lá!...
    bjs
    c

      Rosália Moreira
      Reply 5 de December de 2012

      Consuelo, espero que tudo corra bem no sábado!

      Rosália

      Rosália Moreira
      Reply 5 de December de 2012

      Bom dia Consuelo!

      nunca é demais alertar para o tema. E você, como bloguera de sucesso e referência de estilo de vida para dezenas de milhares de pessoas, tem nas mãos o poder de fazer chegar a mensagem com maior eficiência. Mais do que qualquer senologista famoso falando na televisão. Para o bom e para o mau este é o mundo em que vivemos.
      Por isso, como mulher, do fundo do meu coração o meu muito obrigada pela sensibilização do salotto para o tema.
      Gostaria de acrescentar que a realização, anual, de ecografia mamária e mamografia não previne o aparecimento do cancro da mama. Nada previne, nem sequer alimentação e estilo de vida saudável. Mas a realização periódica daqueles exames permite a detecção precoce da doença. E esse facto faz toda a diferença para o tratamento e boa resolução do problema.

      Um grande abraço e continuação do óptimo trabalho.

      Rosália

        consueloblog
        Reply 5 de December de 2012

        Obrigada querida por colocar isto tão bem!! A prevenção realmente não evita, só auxilia o tratamento quando encontrado no início, daí a importância de ser regular no contrôle!
        bjs
        c

Françoise
Reply 29 de March de 2012

Consuelo , você sempre vê a frente.Enquanto muita gente quer esquecer este assunto, você descasca a laranja por inteiro! Eu ,que há dois meses tive meu marido diagnosticado com câncer,sei bem a dificuldade de lidar com tudo isto.Esclarecimento é a melhor prevenção, postar como você faz ,tem um enorme alcance entre as pessoas.Tem muita gente que acha baixo astral tratar destes temas, por acaso estarão livres da doença só porque não tocam no assunto?Eu fiz meu checkup em janeiro, ano novo ,vida nova!Enfrentar a doença, faz com que nos tornemos mais fortes, e valorizemos as coisas que relmente valem a pena na vida.Você é sábia, pois vive cada segundo com uma alegria intensa, valorizando sempre as pequenas grandes coisas da nossa existência.Muita saúde prá todas nós,e um beijo especial prá você !

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Obrigada querida!! Estava precisando de um pep-talk destes!!! um grande abraço! c

Adriannne
Reply 29 de March de 2012

Xarope? Que nada! Na verdade, voce esta sendo amiga. Diria eu, uma amiga inteligentissima, por sinal. E sabe, Deus manda mensagens atraves de nossos amigos. Eu creio nisso. Beijao para voce.

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Obrigada querida!!! Amanhã tenho uma ecografia de mamma...
    bjs
    c

      Adriannne
      Reply 30 de March de 2012

      Vai dar tudo certo. ;)

        consueloblog
        Reply 30 de March de 2012

        Queridíssima!! Deu tudo certo!!!!!
        Amanhã estou indo tirar uns basos celulares da pele..mas foi só isso! Sabe, quando era pequena proteção solar não existia!
        bjs
        c

          Adriannne
          31 de March de 2012

          Eu havia lido, em algum coment, voce falando sobre os basos. Eles se tornaram tao comuns! Principalmente aqui na minha area, onde o sol eh inclemente tempo todo. Eu literalmente respiro sob filtro solar, ate nas maos, ou especialmente nelas, e nao basta...tambem, minha cor eh praticamente prima do Pluft, O Fantasminha e do Penadinho(lembra disso???). Mas nao se assuste, com as tecnologias atuais, os lasers que parecem saidos da Nasa, a retirada e consequente recuperacao da derme sao bem simples. Depois de alguns poucos dias voce estara como seu jardim nestes dias da primavera: resplandecente!

          consueloblog
          31 de March de 2012

          As queimaduras são pequenas, menos uma bem no decote...então fizemos um pequeno teste para ver se cria quelóide, se não, daqui a um mês queimo alí também...
          bj
          c

martha mansinho
Reply 29 de March de 2012

Consuelo, acho muito legal vc lembra de avisar as mulheres da revisão anual da saúde!Necessária!!
É bem bacana a gente se cuidar e ajudar as mulheres amigas a se cuidarem tbem...PARABENS!!Acabo de fazer a minha revisão, foram 4 ultrasonografias e 1 mamografia, é tempo pra dedel, mas ñ me arrependo, aconselho pra que todas façam seus controles!!E vivam melhor!Bjo, MM

    consueloblog
    Reply 29 de March de 2012

    Obrigada Martha por suas palavras e apoio!!
    bjs

    c

Jaqueline Müller
Reply 29 de March de 2012

Que atitude maravilhosa!!! Meu trabalho é puramente prevenção, pois alimentação saudável é prevenção para doenças crônica não transmissíveis. Portanto, achei de um bom gosto e muito chic este seu post. Parabéns pela bela iniciativa Cons. Grande beijo!
Jaki.

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Querida! Muito obrigada!!! Falei de coração! Estou em um detox! 10 dias sem beber!! O remédio para a alergia e o alcool não estavam colaborando...Estou no day 2...um monte de tempo livre...rssss!!
    bjs
    c

      Jaqueline Müller
      Reply 30 de March de 2012

      Jura Cons? Que bommmmmmmm!! Me fale mais!! Se precisar de alguma coisa me chame que terei o maior prazer em ajudá-la!!
      Você tem meu e-mail, me escreva!!! bjão e continue firme!!! Jaki.

Natalie
Reply 29 de March de 2012

Acho que todo mundo tem que pensar mesmo na prevenção de doenças e desde cedo! Até porque muitos problemas,além da genética,começam a se propagar na juventude né. Acho a iniativa ótima! Não é porque o assunto é sério e as vezes delicado que não podemos falar dele num blog como esse,que fala de moda,viagens,momentos gostosos da vida... Tem que falar mesmo pra que haja uma conscientização cada vez maior e para que todos nós possamos continuar a viver tudo isso com saúde e com a maior intensidade!
Super beijo!!!!!!

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Oi Natalie,
    Quis lembrar a todos pois eu mesmo fui promíscua com o meu controle e tive um susto sentindo um nódulo!! Hoje pela manhão logo foi apagada a fogueira e está tudo bem!! Que coragem nos dá de afrontar tudo, e como as cores ficam mais vivas!!!
    Um grande abraço!
    C

      Jaqueline Müller
      Reply 30 de March de 2012

      Cons, fico muito feliz em saber que vocë está bem. Isto realmente nos alivia, muito embora nos conheçamos (eu ainda não fui no encontrão) via blog. A gente torna parte de um todo e o todo torna uma grande parte da gente. Muitas folhas verdes escuras, alimentos bem coloridos, melancia, tomate e por favor, abuse do açafrão. Aqui temos o açafrão da terra, vulgo cúrcuma da terra, aí vocës têm o açafrão legítimo que é um poderoso antinflamatório natural. Use em tudo, em carnes, no arroz, na sopa, preparado de molho de salada, enfim abuse deste ingrediente milagroso e bem fácil de se achar. Aguardo mais notícias. Grande beijo!!!Jaki.

        consueloblog
        Reply 30 de March de 2012

        Obrigada querida pelo carinho e a dica do açafrão!! Estou gamada em sopas, e vai ficar ótimo!!
        bjs

        c

          consueloblog
          31 de March de 2012

          Fiz uma sopa hoje com o açafrão, ficou ótima!!! E comprei todas as verduras como vc falou. Coloquei tudo junto na panela ficou top! Grazie!!
          bjs c

          Jaqueline Müller
          1 de April de 2012

          Não tem de quê!!!Se precisar de + receitinhas, é só me chamar! Bjinhos e suco de uva natural, sem conservantes ou corantes, ok? Aquele de garrafa de vinho. EXCELENTE!! e mata um pouco a vontade do vinho. E para o corpo que reclama do álcool...resveratrol do suco de uva nele..heheh bjao. Jaki.

          consueloblog
          1 de April de 2012

          Obrigada!!! Mas eu sinto falta do vinho é a gestualidade...e um pouco a tranquilidade no fim da tarde... Mas por 10 dias, guëntoooo!!!
          rsss
          bjs
          c

          Jaqueline Müller
          1 de April de 2012

          *Digo: garrafa de vidro...suco de uva de garrafa de vidro..bjs

          Jaqueline Müller
          2 de April de 2012

          Aguentaaa por favor!!! Coloque o suco na taça...é assim q ensino quem nao bebe, para acompanhar seu par que bebe. Vc vai ver que ameniza. Quanto ao fim da tarde, o quem tem sentido...vou te ajudar!!!

          consueloblog
          2 de April de 2012

          Jaque querida, queria te perguntar, parece que estou sempre com sede, mesmo que estou bebendo 2 litros de água por dia e indo bastante ao banheiro...porque isso?...rsss tá ficando meio personal, não?...rssss
          bjs
          c

          Jaqueline Müller
          2 de April de 2012

          Com prazer sou sua personal!! Cons, vocë fez exames de glicemia e insulinemia? Vou te explicar. Quando temos um resultado só de glicemia, não nos diz o quanto de insulina foi gasta para ela estar naquele nível. Hoje pedimos sempre juntos, glicemia e insulinemia. Se tiver os resultados e quiser passar para mim, olharei com prazer. A sede pode ser por vários motivos e um deles a glicemia alta ou insulina alta. Pode ser variação de pressão, pode ser alimentação e detoxificação junto, que solicita mais água para um equilíbrio eletrolítico ou seja, um melhor equilíbrio sérico. Fica meio técnico, mas com os valores do exame já te respondo. Se quiser mandar via e-mail, ou DM. O que preferir!! Beijao!!

Michelle Moltini
Reply 30 de March de 2012

Vc só nos impressiona com seus cuidados!
Em um mundo tão globalizado em que temos tanta velocidade de informação, acabamos por nos esconder atrás de telas apostando que somos semelhantes as máquinas. A inesperada surpresa de abordar um assunto de extrema importância nos desperta para um real cuidado com o nosso corpo.
Eu tô morrendo de saudades de ficar horas lendo aqui os posts e comentários (que pode ser loucura, mas leio o de todo mundo.. hehe) mas estou super empenhada na conclusão da minha graduação. Logo mais precisarei dos seus sábios ensinamentos para completar majestosamente meu projeto!
bjs, bjs

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Obrigada querida!!! Quem sabe o salotto todo não partecipa do projeto!!??
    bjs grandes e volte quando puder!
    c

Sarah
Reply 30 de March de 2012

Xarope nada. Infelizmente è UMA doença subdola. È de fazer TUDO e logo.
Eu cheguei tarde...

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Querida! Não me diga isto!!!! Esta se tratando?
    Pode falar por aqui, ou se quiser me escreva no consueloblog@gmail.com
    coragem amiga!!!!
    Abraço carinhoso!
    c

      Sarah
      Reply 2 de April de 2012

      Cara Consuelo, obrigado pela sua atenção, mas nao tem muito para dividir. Meu marido esta com um tumor no celebro que nao tem cura. A vida media quando se descobre è de 1 a 2 anos. Foi descoberto a 1 ano e meio atraz e acabaram de encontrar a recidiva. Ontem voltamos de uma viagem a Medjugore, e estou muito serena. Voce foi muito delicada, e espero de todo coraçao que todas as pessoas que te acompanham, leiam, façam e lutem contra este enorme e subdolo inimico. Um beijao

        consueloblog
        Reply 3 de April de 2012

        Querida!!! Que triste!!!! Nem posso imaginar a dor e a tortura para vc e toda a família!!! A tua serenidade mostra grande coragem! Espero que estas te acompanhem neste período tão doloroso. Vc sabe como me encontrar se quer um ombro amigo! Um abraço carinhoso!
        Consuelo

Nathália
Reply 30 de March de 2012

Nossa, é a primeira vez que passo por aqui e este post me caiu como uma luva!
Estou justamente adiando meus exames há algum tempinho e vou parar de protelar agora mesmo!
É tão bacana quando chegamos pela primeira vez em um lugar esperando uma coisa e saímos com algo ainda melhor!
Beijos!

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Oi Nathália,
    Esse teu comentário fez a minha experiência inteira como blogueira valer a pena!!! Obrigada por levar este post como uma coisa séria, mas carinhosa!
    Isso mesmo, ligue já e faça sua mamografia!
    bjs
    c

CRISS CUNHA
Reply 30 de March de 2012

:)
adorei: "todo ano, na data do teu aniversário, marquem a sua mamografia!"

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    Também achei tão simples e tão certo!
    bjs

    c

Françoise
Reply 30 de March de 2012

Consuelo:viu a repercussão ?como te disse ,suas idéias são brilhantes ,e seu modo de falar tão claro e intimista ,que transmite confiança a todos neste salotto,e ainda mais nos deixa tão a vontade como se estivessemos num bate papo entre grandes amigas.Fiquei feliz em saber que tudo esta bem contigo.Quem sabe você planeja um encontrão para comemorarmos a vida!bjs querida.

    consueloblog
    Reply 30 de March de 2012

    ADORARIA!!! Ainda há de acontecer!! bjs e obrigada querida! c

Shirley Stamou
Reply 31 de March de 2012

Consu,
Que bom que vc está bem, querida!
É tão importante a gente se cuidar!!!!!!!!
beijos,

    consueloblog
    Reply 31 de March de 2012

    Sem dúvida!!! obrigada bjs c

Marly Papa
Reply 5 de December de 2012

Vc não vai acreditar , mas eu acabei de escrever um texto explicando tudo que passei c / minha filha ontem , que foi operada do seio esquerdo por ter encontrado um nodulo grau 4 , e estava explicando tudo que se tem que fazer como prevenção e etc ... Qdo tocou o telefone e não sei o que fiz no i- pad , que qdo eu olhei p/ tela havia sumido tudo e não encontrei mais , mas ainda estava o post de ontem , que coincidência. , vc tratar deste assunto hoje , Graças a Deus o medico afastou o diagnostico de câncer , mas p/ ter certeza absoluta , precisamos esperar até 10 dias !!!bjs , vou ler o teu post e ver se posso acrescentar alguma coisa que ajude as nossas amigas do salotto !!! Bjs !!!

Marly Papa
Reply 5 de December de 2012

O que posso acrescentar , que devido o aumento de mulheres que colocaram próteses , seguindo a linha mais americana de acompanhar a saúde dos seios , e tb por ser menos doloroso , alguns médicos tem pedido ressonância magnética , como se fosse mais completo e com menos chance de erros , ontem falando c/ o mastologista da minha filha após a cirurgia , ele me explicou que os resultados da ressonância tem levado a mtos erros de diagnósticos , que o correto é fazer mamografia ( apesar que p/ quem tem prótese nem sempre aparece) ,mas deve se fazer , depois a ultrassonografia ( que no caso da minha filha foi onde acusou ) e dps se precisar a ressonância . No caso de haver um ou mais nódulos ,deve se acompanhar até 6 meses no máximo , se houver alguma alteração de tamanho ou forma ,devera ser pedido a biópsia ,e com este resultado , se resolvera se deve ser eliminado ou não !!!! Espero ter sido útil , bjs !!!

    consueloblog
    Reply 5 de December de 2012

    Querida aguardamos todos o resultado com uma certa ânsia!! Nos conte logo! Que susto! I am so sorry! bjs c

    Andrea - Curitiba
    Reply 6 de December de 2012

    Sim, Marly, nos ponha a par...Fiquem com Deus..

Alexandra
Reply 5 de December de 2012

Consuelo querida, mais uma vez tão delicada e carinhosa conosco. Não há como não se sentir amiga desta maneira, pois a amizade também está em tocar em assuntos por vezes "chatinhos" mas necessários. Que bom que está tudo bem contigo. Comigo também está (fiz minha bateria de exames a 2 meses). Beijo grande e fique com Deus.

    consueloblog
    Reply 5 de December de 2012

    Amem! bjs c

Lucimar fernandes marchini
Reply 5 de December de 2012

Consuelo , ontem , aqui em São Paulo , estive no lçto do segundo livro de uma querida amiga , Mirela Janotti. Ela escrevu o FORÇA NA PERUCA , e , ontem , lançou o MULHERES DE PEITO. Os livros relatam a experiência dela desde a descoberta da doença até os dias de hoje . Trata do assunto de maneira leve , descontraida , e , se assim podemos considerar , divertida ! Vale a pena visitar o blog dela , recomendo !
mirelajanotti-forcanaperuca.blogspot.com
Bj

Andrea - Curitiba
Reply 5 de December de 2012

Teu , alias, ¨nosso¨ amado blog tambem eh de utilidade publica!!Bjs..

Marly Papa
Reply 6 de December de 2012

Oi Consuelo só hoje a noite pude entrar no blog e pude ler as mensagens carinhosas que vc e a Andrea me postaram , mto obrigada pelo carinho , ontem foi um dia difícil , acho que tudo que ela se segurou , por causa dos filhos e tb por nós , veio a tona e entrou numa baita depressão , graças a Deus , hoje ela já passou o dia melhor e eu fiquei o dia todo c/ ela , ela me ajudou a tirar a foto da arvore e de outros pontos da casa , p/ guardar de recordação p/ as crianças , me desculpe se ela te mandou mais fotos , mas eu fui colocar as crs p/ dormir e qdo voltei , ela já havia te enviado todas , sorry ,mas ela fez c/ tanto gosto que eu não falei nada , lição que a vida nos dá ( um dia de cd vez ) , bjs !!!!

    consueloblog
    Reply 7 de December de 2012

    ADOREI demais as fotos!! Q casa linda!! Mande um beijo carinhoso à Yolanda!! E força pra ti! C

Jaqueline Müller
Reply 10 de December de 2012

Quando não venho com a frequencia que gostaria nesta sala, me dá um vazio de estar perdendo sempre algo muito bom. E sobretudo, quando é falado sobre prevenção. O tema é atual e maravilhoso. Retwitei uma vez, e vou faze lo de novo esta sua idéia e iniciativa.
Sinto saudades quando não falo com vocês! Bjaooooo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *