Blog masculino: Não Tem Meu Tamanho, ótimo e traz à tona uma conversa importante!
Meu padrinho sempre conta a estória que quando pequena, já era roliça. Minha mãe me dava uma moderada e eu recusava as suas iniciativas, ao qual ela dizia: “Assim você vai ficar gorda.” E eu respondia determinada: “Gorda mas feliz!”
Esta afirmação, com os anos, pouco a pouco, foi ficando mais rarefeita. Adolescente fui bem gorducha. Via o meu reflexo (distorcido) nas janelas dos carros estacionados, e me odiava!! Isso me dava uma grande tristeza. Com isso, não era uma menina triste, mas queria ser magra. Venho de uma família onde isto era importante.
Em compensação, e isto sinto em muitas pessoas na minha situação, era uma menina muito simpática, com vários amigos e que dava um duro para ser uma das melhores da classe além de presidente da turma, etc… Compensava o que sentia ser uma ineptidão estética com o resto.
Com os anos encontrei o meu equilíbrio. Nunca vou ser esquelética. Acredito hoje que temos um peso que o nosso corpo aceita. Podemos nos forçar a ser mais magros ou menos, mas não é o nosso equilíbrio. Mas me esforço para ser sadia, o quanto a minha força de vontade me permite…( O copinho de vinho diário sempre ganha da força de vontade…)
Soube nesta última viagem ao Brasil que a obesidade no país está aumentando de forma alarmante! Portanto quando recebi um email de Caio Cal falando do seu blog que trata de plus size masculino, eu logo me interessei. O Não Tem o Meu Tamanho é bonito, bem feito, inteligente e com um objetivo muito preciso. Caio quer ajudar quem como ele é bem roliço, a encontrar roupa a se vestir bem. No processo ele vai ajudando a auto-estima dos seus leitores!
Sempre me surpreendo como o mercado ainda não entendeu que existe um número enorme de clientes que precisam, e consumiriam, tamanhos maiores. Hoje não me considero grande, mas muitas vezes visto o penúltimo tamanho de uma marca! Imagino quantas pessoas ficam sem poder comprar algo que gostam.
Porém quando disse a Caio que adorei seu blog e gostaria de falar sobre ele, expliquei que teria que dizer o que penso. Lhe disse:
A obesidade faz mal ao indivíduo. Gosto da tua abordagem deste problema. Adoro como o teu blog pode ajudar a autoestima de quem está buscando o peso ideal, que sem dúvida fica bem acima dos parâmetros das revistas e passarelas, o exagero do outro lado… Mas acredito que o objetivo TEM QUE SER encontrar uma alimentação e rotina de ginástica saudável. Não precisamos ser magros mas sim saudáveis. Se colocar o teu blog no meu, vou ter que apresentar esta minha opinião. Você aceita?
Ele aceitou e achei isto muito maduro da parte deste fotógrafo infantil de 23 anos. Daí entendi. Além daquele sorriso simpático está um menino que aos 16 anos perdeu 52 kilos pensando de encontrar a felicidade. Ao invés, encontrou a anorexia, bulimia e ficou anêmico!
Na verdade, não era alí que ele ia encontrá-la. Ficou muito doente. Demorou um pouco para se recuperar, mas graças à família, amigos e à sua grande inteligência, superou este momento difícil e cresceu muito com isso. Vejam só o que escreveu:
O sobrepeso deixou de exercer o papel de protagonista da minha novela. Como autor, diretor e personagem da minha própria história, tenho me permitido escrever cenas mais alegres. Para concluir, creio que não há um segredo para o amor próprio. Como desabafei acima, nós sabemos quais são os obstáculos que nos impedem de ir adiante. Finalmente, livrei-me do meu.
Dêem uma olhada neste BLOG. É uma graça, tem humor e realmente é de grande auxílio ao homem que está acima das medidas standards. Caio dá dicas de como se vestir e onde encontrar roupa.
Gostaria muito de saber o que vocês acharam do blog e o que pensam deste argumento!
- December 04, 2012
- 0
Camila_NK
4 de December de 2012Consuelo,
Gostei muito das tuas colocações a respeito do esforço pela vida saudável. Compartilho 100% da opinião de que antes de mais nada, alimentação e atividade física são questões de saúde, e não (só) de estética. Quando eu entendi isso, cuidar de mim ficou mais fácil, pois a pressão também ficou menor no sentido de buscar o ideal, o modelo...
Outra abordagem que gostaria de fazer: conversava ontem a noite com meu marido a respeito disso durante nossa caminhada...não sei se isso é só aqui no sul (di Brasil) ou no resto do país, mas fico perplexa em ver garotos de 20-25 anos, todos acima do peso, com a famosa "barriguinha de cerveja",comendo desenfreadamente. Penso o que será deles depois dos 40? Não estou fazendo uma crítica generalizada aos gordinhos, porque sei das dificuldades e complicações relacionadas ao metabolismo e etc, estou falando de jovens que não são potencialmente gordos, mas estão ficando por puro desleixo pessoal. Enfim...acho que falta um sinal de alerta para essa geração, só isso.
consueloblog
4 de December de 2012Justamente por isso que temos que educar e conscientizar a todos sobre o que é uma boa educação alimentar e esportiva. A gente vive tão melhor!! Obrigada e bjs
c
sylvia tinoco
4 de December de 2012Consuelo, bom dia!!! leio todos os dias seu site, adoro!! Olha, lendo sobre o post de hoje sobre o rapaz que não encontra roupa que gosta e que lhe caiba, fiquei feliz demais, uma vez que passo pelo mesmo problema. Não que seja obesa, mas peso 82Kg. em 1,71m de altura e na maioria das vezes que gosto de alguma roupa em determinada loja, NUNCA cabem em mim, na verdade na etiqueta a roupa diz que é 44, 46, mas pelo que entendo um pouco, não é e nunca será compatível com a medida correta da numeração. Os mais cheinhos não podem usar a moda, já que nada serve, e hoje, encontrar uma costureira que se preze é muito difícil!!!
Olha, acho ótimo uma pessoa que tem um blog tão legal nos defender(os gordinhos)!! Obrigada!!! Um grande beijo e que continue nos dando dicas maravilhosas!!
consueloblog
4 de December de 2012Sylvia, obrigada pela tua testemunhar! Isso ajuda muito! Um grande bj, c
teresa
4 de December de 2012A vida urbana acaba sendo uma desculpa para a pressa e o estresse que geralmente levam a uma má alimentação. Culpar agentes externos, o chefe, o trabalho atrasado, etc, sempre é mais fácil, mas existem iniciativas bacanas pelo mundo afora como o "slow food", só para falar na comida, mas que prega um "slow tudo", viver num ritmo menos acelerado, dando importância aos aspectos mais simples da vida, preparar a comida, comer com calma, dividir a refeição com a familia... Fácil? Não, mas só depende de nós, conquistar um pouquinho mais de qualidade de vida a cada dia. O corpinho saudável vem de brinde!
bjos Consu e esse post também deve bombar!!!
consueloblog
4 de December de 2012Oi Teresa, adorei o "O corpinho saudável vem de brinde!" É isso mesmo!! Quando sentimos q o que fazemos de bom para nós, nos faz sentir bem, é mais fácil fazê-lo!! bjs c
Taís de Castro
4 de December de 2012Olá Consuelo,tudo bem?
Ótima abordagem, em função do meu "gosto pela moda' sempre sou solicitada a ajudar amigos na compra de suas roupas e alguns deles passam pela mesma situação do Caio, quem está habituada como eu a ver uma roupa,gostar e ela servir.."sofre" um pouco ao ver que seus amigos não compartilham da mesma possibilidade, vejo na carinha de alguns deles a decepção a cada prova de roupa frustada, a cada modelo desejado e não possuido e creio SIM que o mercado deve atender mais a esse nicho de consumidor,que sim, como você disse deve buscar alternativas mais saudaveis para a saúde mas que também precisa ter seu biotipo atendido e respeitado.
Abraços
Taís
consueloblog
4 de December de 2012Falou certo e falou bem!! Obrigada Taís por ser esta criatura altruísta com os teus sentimentos! bjs c
Caio Cal
4 de December de 2012Consuelo, agradeço imensamente o espaço e, principalmente o carinho com o Não tem meu tamanho. Não tenho palavras para descrever a satisfação de estar em um dos blogs que mais admiro. Obrigado, obrigado e obrigado. Beijos! Caio.
consueloblog
4 de December de 2012Querido, eu acho que vc merece! bjs c
Laura
4 de December de 2012Realmente não existe formula mágica, o corpo saudavel necessita de bons alimentos e exercicio, a obesidade é uma doença séria e deve ser tratada como tal!
Mas acho que principalmente temos que lembrar (graças a mídia quase que diariamente) que não exite uma única forma de corpo. Acho uma pena que a mídia ainda seja o carrasco de milhares de mulheres! Como na campanha da Dove temos corpos diferenes, mais cheios, mais esguios, mais altos ou baixos, e todos com sua beleza e saudáveis!
E a pressão é principalmente em cima das mulhers...homens com barriguinha, ou um pouco acima do peso não são massacrados. Mulheres precisam ser esqualidas.
consueloblog
4 de December de 2012Tens razão... bjs c
fatima
4 de December de 2012Ei Consuelo!!!
realmente vivemos a ditadura da magreza, magreza esta que é impossivel! viva a alegria de viver, a saude física e mental! pq vc não aproveita o seu contato com o mundo da moda (este sim produz desequilíbrios...) e traz esta discussão para o salotto?
consueloblog
4 de December de 2012E não estou trazendo?... bjs c
Rosália Moreira
4 de December de 2012Boa tarde Consuelo!
Nunca é demais louvar sua disponibilidade e iniciativa para causas tão importantes como a da promoção da saúde, através duma alimentação correcta e uma vida menos sedentária, e o alerta para o facto que: "Gordo(a) também pode ser charmoso(a)".
A questão é que não basta fazer jean tamanho 52. É necessário que tenha bom corte, detalhes simpáticos e que a peça de vestuário ajude o(a) gordo(a) a não parecer que está vestindo um saco de batatas. Agora recordo que já vi fotos de modelos magrérrimas e actrizes lindas, vestindo peças de vestuário que as fazem parecer tudo menos charmosas.
Penso que o blog "Não tem meu tamanho" é uma boa aposta. A propósito, visitei o portfólio do Caio e, na minha opinião temos artista. Adorei.
Beijinhos.
Rosália
consueloblog
4 de December de 2012Obrigada Rosália pela tua atenção aos detalhes e opinião. Tens toda razão!! Precisa-se do valor moda também em peças de tamanho maior.
bjs
c
De
4 de December de 2012Realmente a obesidade é um problema de saúde, que tem se tornado cada dia maior, principalmente entre as crianças. No domingo fui ao cinema assistir a um documentário sobre obesidade infantil "Muito além do peso" que recomendo. É triste ver que as famílias estão perdendo o hábito de se alimentarem juntos. De cozinharem juntos. A vida está tão corrida que ela passa e a gente nem vê o que comemos, o que queremos fazer.
E não se trata de culpar os pais, às vezes eles dizem muito sim, sem perceber que é de não que a criança precisa. Acho que é melhor ser neurótico na falta que no excesso.
Ai... como sempre adoro seu site, é até repetitivo dizer, mas é verdade.... rsrsrsrs
Um beijo
consueloblog
4 de December de 2012Oi De, obrigada por isso!! bjs c
Ana Laura Rabelo
4 de December de 2012Ótima a abordagem! Sem dúvida, o melhor é encontrar o equilíbrio individual.A gente só consegue isso, com ajuda de bons profissionais e auto-observação/aceitação. Dessa forma nos descobrimos, redescobrimos e tiramos o melhor. Só venho gozando dessa paz de uns poucos anos para cá, acredito que a maturidade pode contribuir muito para essa descoberta.
O blog do Caio é ótimo! bjs, AL
consueloblog
4 de December de 2012Realmente (SWEET®) AL!! A maturidade ajuda muito!! bjs c
Ana Laura Rabelo
4 de December de 2012KKK, adorei a trade mark!
Andrea - Curitiba
4 de December de 2012Muito oportuna essa discussao. Hoje mesmo estava conversando com uma amiga sobre este assunto. Antigamente ¨comida¨era diferente. Era mais saudavel, a gente nao se empanturrava de besteiras, alias, nem tinha tanto assim para vender, aos olhos avidos dos consumidores como hoje em dia. Sim, falo coisa de uns 30, 40 anos atras. Quando estava falando com esta amiga justamente sobre isso, passa uma mulher de uns 40 e poucos anos, quase obesa, devorando um pacote de bolacha recheada, de morango, ainda por cima, daquelas bem ruins!! Uiiii!! Deu ate arrepio, so de ver! Emagrecer requer duas coisas fundamentais: forca de vontade e disciplina. Sem isso, nao se consegue. Claro que tudo que eh bom engorda, quem nao gosta de Oreos( nao aquele ruim de morando, please!), sorvete, calda de caramelo, e por ai vai...Fast food eh uma delicia, mas a mulherada tem que dizer mentalmente: ¨Um minuto de prazer na boca, milhares de calorias no bum bum, barriga e coxas¨! Principalmente depois dos 40, a coisa fica ainda muito mais dificil, eh controle diariamente. Mas com a criancada eh ainda mais dificil ainda. Disciplina em casa e controle rigido na rua. Dificil mesmo...Quanto as roupas para os cheinhos, eu mesma so conheco de nome uma ou duas marcas, principalmente para homens. Nos States as numeracoes sao enormes, tudo tem sua medida certa, cada parte do corpo, muito mais facil de comprar, nao precisa nem esperimentar. Dizem que a numeracao aqui no Brasil vai mudar, esperamos...Esse negocio de P, M , G ja nao serve mais.Parabens Caio pelo blog e parabens a Cons pelo texto. Bjs..
Maria Araci
4 de December de 2012Assunto importante este! Nós podiamos importar dos Estados Unidos a facilidade de encontrar roupas do tamanho adequado para cada um, e não os hábitos horrorosos deles como o fast-food e esta mania de ir ao cinema acompanhados de embalagens gigantescas de pipoca e muito refrigerante. Precisa comer durante uma seção de cinema?! Pelo menos agora, nos States eles estão pensando em diminuir o tamanho das embalagens de salgadinhos e garrafas de refrigerante. Comida saudável é o caminho!
Denis Costa
4 de December de 2012O problema não é ser gordo ou não. O problema é como se sente em relação a isto, e o que este sobrepeso pode lhe causar. Acho que todos deveriamos nos forçar a melhorar a alimentação, de maneira saudável, sem dietas absurdas. É possível e não custa muito.
Meu site inclusive fala sobre isso. Emagrecer sem dieta. Abraços e boa sorte!
Solange
4 de December de 2012Olha a vida como ela é. Sempre fui muito magra - verdadeira Olívia Palito- odiava e até hj quero uns quilinhos. Meu Deus depois de mais velha ... Cheguei aos 60 kls e estou feliz da vida e cheio de pneuzinhos...Pode? Bjos
consueloblog
5 de December de 2012Viu só! Equilibrio! bjs c
Estêvão Toledo
4 de December de 2012Dear CSj4me,
eu também fui uma criança e adolecente obeso, em tenra idade estudei em uma escola aqui em São Paulo, chamada Lourenço Castanho, lembro que era tão gordinho que quando queriam sacanear uma menina da minha classe escreviam na lousa com um coração: "mariazinha e Estêvão", Mariazinha chegava na classe e lia, logo gritava"que nojoooo" apagava seu nome e escrevia no lugar : Joaninha. Joaninha chegava lia e gritava "Que nojooo", por sua vez esta também apagava e escrevia Maricotinha. Você pode imaginar qual era a reação de Maricotinha?
Pois é.... ser uma criança gordinha é ótimo, só a mãe da dona da aniversariante dançava comigo nas festinhas... não, minto, dancei muito com a vassora também... não vou nem te contar o que acontecia no casamento chinês... na brinacdeira da salada mista.... pois sei do carinho que tem por mim e é capaz de vc passar a noite em claro com tanta pena deste gordinho que te escreve.
Uma vez contei esta história para um corroceiro e a burrinha dele chorou copiosamente...
beijos gorduchos com cobertura de chocolate, nutella, brigadeiro, farofa doce, chantili e jujubas...snif snif... passa o toblerone pra mim please... aa o lencinho também..
consueloblog
5 de December de 2012Awwwwnnn Estê!! Mas nós aqui te amamos todas!!!! Vc é tanto ão pra nós e adoramos isto!!! Q bom q a maturidade nos faz ver as coisas mais claramente! bjs c
Estê Toledo
5 de December de 2012Pena eu não estar com vc quando na época em que se via no reflexo dos vidros dos carros, tenho certeza de que, se visse o meu reflexo também, não se acharia tão mal assim...
beijos Estê... o tão ão de vcs!!! hihihi
Andrea - Curitiba
5 de December de 2012Este, hoje vc esta ¨por cima da carne seca¨. Conhece essa frase?? Sei que deve ter sido dificil para vc, mas pense que hoje em dia vc esta melhor que qualquer um daqueles tolinhos, tenho certeza...Bjs..
Estêvão Toledo
5 de December de 2012Andrea,
claro que conheço, afinal qual gordinho que não conhece o que vai em cima da carne seca... é a abóbora!!! Deliiiiicia KKKK !!!!
Brincadeiras a parte, fiquei até sem jeito com seu elogio... sabe aquela sensação de quando se morde mais do que se pode engolir e não se sabe bem como reagir....
De qualquer forma muuuuuito obrigado, ganhei o dia!!!!
beijocas, Estê.
Andrea - Curitiba
7 de December de 2012Ainda irei para Sampa especialmente para conhecer teu trabalho! me aguarde! Bjs..
Estêvão Toledo
7 de December de 2012Oba!!! Será um prazer recebe-la, não esquece d0 bolo de chocolate!! hihi!!!
Beijos Es†ê.
consueloblog
7 de December de 2012Eu queeeeeerooooo!!! (ôooo intrometida eu,né?...) Como vai chefe?...
bjk
csj4u
Estêvão Toledo
7 de December de 2012CSj4me, O chefe vai bem, na salada colocaram pepino, vc acredita, outro pepino???
Ai meu Deusio.....
Beijos Estê&gang...
consueloblog
8 de December de 2012Hahaha!!!! Q bom q ele está melhor!! Salada mista, e bem grande são as minhas favoritas!!! Bjs e saudades csj4u
Kátia Cristina Pereira dos Santos
4 de December de 2012Olá Consuelo, você é realmente incrível. Adorei a publicação do Blog do Caio, uma pessoa muito especial para mim, no seu Blog que tanto adoramos. Grande beijo no seu coração e muito obrigada. Kátia
consueloblog
5 de December de 2012Um beijo Kâtia! c
Ana Abate
4 de December de 2012Essas sua iniciativas são o máximo! Parábens aos dois!
Mateus Habib
4 de December de 2012A marca Reserva lançou a pouco tempo a linha "3G" o plus size masculino, cujo garoto propaganda é o Leo Jaime. Adorei, e até o nome tem bom humor! Meu padrasto que se enquadra na categoria já arrematou várias peças e ficou bem feliz de poder comprar roupa boa e bonita aqui no Brasil, o que, para tamanhos maiores que os "padrões", é bem dificil!
Belo blog!
Bjs
Guga
5 de December de 2012Consuelo,
Mais uma vez sua sensibilidade traz aqui para o salotto um assunto tão interessante. Vejo-o pelo viés do exercício da tolerância em relação aos diferentes. Falo isso porque também experimentei na minha infância e adolescência, situações parecidas com as quais o Estevão e vc passaram. Hoje, curadas as feridas (inclusive por ter finalmente conseguido me manter num peso saudável), penso que, talvez, os sofrimentos pelos quais passei (bastante comum na vida dos "gordinhos") tenham me proporcionado ser uma pessoa melhor no que se refere ao respeito ao próximo, principalmente em relação àqueles que, por alguma razão, destoam do "padrão".
Abs
consueloblog
5 de December de 2012Nossa!! Concordo super com isso!!!! Também acho que por ter me sentido inadequada de pequena, sei a dor e não quero isto para ninguém!! Além de gordinho ou ex-gordinho sempre tem um otimo humor!! rsss
bjs
c
Alexandra
5 de December de 2012Consuelo querida, acredito que tudo é uma questão de equilibrio, veja você, passei por situação inversa em minha infância porque era muuuuito magra (era só cabelo e joelhos...rsrsrs). Fui chamada de Olivia Palito e toda sorte de apelidos relacionados. Na adolescencia ia para a escola com uma calça de moleton embaixo do jeans, e veja meu sofrimento já que moro em uma cidade que bate os 40 graus fácil, fácil. Hoje entendo que não é necessário ter corpo de modelo, mas sim saúde. Quero ser daquelas senhorinhas bem ativas e entendo que só chegarei lá se me cuidar, então faço atividade física, minha alimentação é saudável (salvo a cervejinha/vinho do final de semana, que ninguém é de ferro, né), faço uma massaginha e vou vivendo a vida em paz com meu corpo...até que enfim! Beijo grande.
consueloblog
5 de December de 2012"Em paz com meu corpo"!!! Q maravilha! bjs c
Luciana R.
6 de December de 2012Consuelo, tenh0 1,69 e meu peso sempre oscila entre 62 e 65 quilos. Você acredita que às vezes não entro bem em certas roupas? Ou com 63,5 só entrei em uma calça 46 (tamanho europeu). Isso é um massacre à nossa auto-estima, que acaba virando "baixa-estima". Recentemente fui ao outlet da Max Mara e os vestidos mais bonitos (e baratos) só estavam disponíveis no tamanho 40 (europeu). Ou seja, eu precisaria pesar uns 54 quilos para entrar naqueles vestidos! Sim, eu já pesei 54-55 quilos, mas quando tinha 20 aninhos. Agora tenho 40, duas gravidezes nas costas e não posso e nem quero passar fome, ou ficar doente. Não abro mão do meu crostino com lardo e um bom copo de vinho em troca de uns quilos a menos. Um dia estava num restaurante hype, e na mesa ao lado tinha uma modelo/atriz famosa. Ela comeu uma salada, tomou o café sem açúcar e o garçom, junto com o café trouxe uns biscoitinhos... a moça bonita empurrou o pratinho com os docinhos (eu quase avancei neles kkkkkkk). Acabou de almoçar e pediu que levassem a conta para ela assinar depois, pois ela estava indo malhar na esteira do hotel. Malhar o quê? Uma salada de alface?!
consueloblog
6 de December de 2012It's a cruel world...if you want it to be!! ;-= bjs c
Marly Papa
7 de December de 2012Estêvão , a minha ultima filha , uma temporona , hoje c. / 21 anos , tb estudou no Lourenço Castanho ,e por coincidência ou não tb , teve problemas c/ relação c/ amigas ao peso , chegou ater anorexia nervosa e precisou ter acompanhamento medico , foi um período mto difícil,p/ ela e p/ toda a nossa família , ela nem obesa era , mas se achava gorda pelos padrões estéticos , hoje esta sob controle , mas tenho sempre que ficar atenta c/ suas dietas drásticas e mta ginastica , que se alternam c/ períodos que se larga e não quer fazer nada ,aí só come bobagem e não levanta nem um dedo p/ exercício,é mto difícil , lidar c/ estas fases de compulsão e tb tantas cobranças por parte da mídia de ter um corpo sarado , ser linda , e ser vencedora profissionalmente , mulher maravilha!!!!
consueloblog
7 de December de 2012Nossa Marly! Vc está com o prato cheio!!... bjs c
Andrea - Curitiba
7 de December de 2012Puxa vida Marly, nao fazia ideia dessa situacao...Tem que ter muita terapia, forca de vontade e sobretudo ajuda em casa, o que tenho certeza de que ela tem...Boa sorte!Bjs..
Estêvão Toledo
7 de December de 2012Marly, eu te entendo e sei como é dificil ver a luta de sua filha...pois é, eu sofri muito também, ainda bem que até que tinha uma mães que dançavam comigo(por pena) que eram bem gatonas hihihi. No fim de tudo isso acho que virei um cara que aprendeu desde pequeno a viver fora dos padrões estabelecidos, e encontrar graças em ver a vida na minha perspectiva e aceitar minhas dificuldades e limites, e tentar melhorar sem me maltratar tanto. Sou assim até na hora de escreve em blog de gente fina..rsrsrs...
Como diria o Rei(Roberto Carlos), "esse cara sou eu"
um beijo grande, Es†ê.
consueloblog
8 de December de 2012Estê vc vc é um dos melhores amigos q alguém pode sonhar!!! Bjssssss csj4u!!!!
Fee Marçal
10 de January de 2013Como já conheço o Caio e o trabalho dele com o blog, achei esse post muito útil. A obesidade é uma realidade, porem existem muitos gordinhos saudáveis e que conseguem lidar bem com o sobre peso.
Um ponto importante a ser lembrado é que as pessoas tem formas diferentes. Eu a uns anos atrás pesava 71k, com 1.80, eu era magro e tinha uma dificuldade enorme em comprar calças porque meu quadril é largo... Enfim as mascas devem rever certos conceitos. Consuelo <3
Felipe
6 de March de 2013Eu tenho 11 anos e tenho 48 quilos estou acima do peso ?
consueloblog
7 de March de 2013Olá Felioe, isto depende de varias coisas como altura, estrutura óssea, etc. É importante consultar um médico. Ok?
Bjs
C