Como as escolas estão limitando a criatividade das crianças, Sir Ken Robinson no Ted Talks


TEDtalks

As escolas limitam a criatividade das crianças?!  Não deveria ser o contrário?  Depois do post de ontem onde nos perguntamos se a criatividade envelhece, não podia deixar de mostrar este vídeo do Sir Ken Robinson, experto de criatividade.

Quem conhece o Ted Talks?  É uma conferência anual na California onde um tema é discutido por grandes mentes de disciplinas completamente diferentes.  O único briefing é falar algo relacionado ao tema do ano em menos de 20 minutos!  É genial!!  Não é necessário mais do que isto!!  É incrível o quanto estes talks são inspiradores!  Quando assisto a 4 ou 5 seguidas, começo a chorar!…

Harvey-Theater-BAM-closer-Ryan-Lash_0649

Mas como foi que eu cheguei aqui?…Alguns anos atrás, convencida que tem algo de antiquado e desadaptado no sistema educacional mundial, encontrei o talk do incrível Sir Ken Robinson.

critaividade

Sir Ken Robinson

O seu ponto de partida é que o sistema de educação que usamos hoje foi criado durante a revolução industrial para alimentar a indústria com pessoas que vinham da lavoura.  Em mais de cem anos nada mudou.  Mas hoje, com as mudanças que acontecem com tanta velocidade, não sabemos o que há de acontecer em cinco anos.  Portanto o que mais precisamos são de mentes abertas e criativas para encontrar as soluções.  E o sistema educacional tem que mudar para ajudar este processo incentivando a criatividade do corpo inteiro, e não só da mente.

172559_389x292

Neste seu talk genial, inspirado e muito engraçado, Sir K., um grande orador, explica tudo com grande clareza em 19 minutos e 25 segundos!!!  O vídeo está legendado em Português.

Alguns dos pontos incrívelmente importantes que Sir Robinson traz a tona:

– Educação é o que nos levará ao futuro que hoje ainda não conseguimos compreender

– Crianças tem uma capacidade excepcional de inovação.

– Todas crianças tem grande talento mas o sistema o desperdiça

– A creatividade hoje nas escolas deveria ter o mesmo status da alfabetização

– Se você não estiver pronto para errar, nunca vai ter uma ideia original e nas escolas hoje, a pior coisa que se possa fazer é errar… Estamos educando as nossas crianças para serem menos criativas.  Companhias hoje são administradas da mesma forma.

– Sabemos três coisas sobre inteligência: 1. é variada 2. é dinâmica 3. é distinta

– Criatividade, de acordo com Sir Ken Robinson, é ter idéias originais que possuem valor e se manifestam através da interação de várias disciplinas

– Temos que ver a nossa capacidade criativa pela riqueza que ela é começar a ver nossas crianças pela esperança que elas representam.

Todo o conceito da criatividade é fascinante!  Espero que vocês se emocionem com este vídeo como eu.  Gostaria muito de saber o que vocês acham.

Este vídeo já foi visto mais de 25 milhões e 700 mil vezes!

  • March 25, 2014
  • 1

59 Comments

Dulce
Reply 25 de March de 2014

Que maravilha! E concluir que nós, as mãezitas, já vislumbramos esta realidade há muito, muito tempo e que não são devaneios da nossa cabecinha querermos uma educação mais compatível com as cabecinhas dos nossos filhotes é genial! Sabemos muito bem o trabalhão que este descompasso nos trás na educação dos filhotes.
Adorei ele dizer que educamos nossas crianças da cintura para cima. Eu que tenho homens então... Ulálalalalalalala... Apesar de saber a importância do todo, caímos nestas armadilhas, empurrados pela massa da mandioca... Mas, porém, contudo, todavia, começo ver luz no fim do túnel, os sabidos já começam a falar e propagar de um formato de educação que tem 100 anos! Apesar de não ser eu nem minha família de hoje que iremos desfrutar deste luxo, fico alegre por ter a Esperança como companheira, para as futuras gerações sofrerem menos e serem mais felizes nas escolas. Assim, estaremos nos aproximando cada vez mais do humano, que o mundo da ciência exata que tanto contribuiu para nossa vida e também muito nos tirou, encontre o Equilíbrio do conhecimento!
Salve o Equilíbrio! Axé!

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Equilíbrio!! Palavra essencial!! bjs c

Alexandra
Reply 25 de March de 2014

Bom dia, amore mio!
Esse post e o da Tânia terão que ficar pra depois, com a calma e concentração que eles merecem....
Lelê e eu estamos doentes e a 3 dias de embarcarmos para as férias. Noites mal dormidas têm sido uma constante neste últimos 3 dias, então....tudo meio confuso...mas espero que nada que um belo banho de mar não resolva (se Deus quiser)....rsrsrs.
Beijo imeeenso.

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Nossa que chato!!!! Para onde vcs vão?... bjs c

      Alexandra
      Reply 25 de March de 2014

      Consu querida, não se preocupe...coisinhas de mudança de clima.
      Estamos embarcando dia 28 pro Sul da Bahia (Trancoso e Arraial D'Ajuda) pedacinho do paraíso. Voltamos no dia 04/4, então tudo tem que ser organizado pra 1 semana de folga.....trabalho (tenho novidades!), contas, etc.....você sabe bem como é, né?...rsrsrs
      Quando não estamos muito bem de saúde, e principalmente filhos, tudo fica mais chatinho de resolver....
      Beijão, minha linda.

        consueloblog
        Reply 25 de March de 2014

        Ohhh se sei!! Já até me acostumei! bjs c

    Maria Vilma
    Reply 25 de March de 2014

    Ale, o sol e o mar são curativos...! Fica tranquila!...
    Desejo uma boa e divertida viagem!!!
    Saúde para vcs, garotinhas!
    Bjs, MaVi

      Denise Luna
      Reply 25 de March de 2014

      Isso mesmo, Alexandra. Eu também estou para viajar e sabe de uma coisa? Não há uma vez que minha filha, já moça, invente uma situação (febre, gripe, you name it!) para me deixar de cabelos em pé e repensar a viagem. Mas no final, tudo vai dar certo, viu?
      Boa viagem!

        Alexandra
        Reply 25 de March de 2014

        Denise queriiiiida, filhos nunca crescem não é mesmo? Não importa a idade, sempre dão um jeitinho de roubar toda nossa atenção....rsrsrs
        Com certeza a viagem nos fará um bem danado para os corpinhos e principalmente para nossas almas e corações.
        Beijão.

          Denise Luna
          26 de March de 2014

          Alexandra querida, e se você leva no terapeuta, ele AINDA culpa você da maior parte das dificuldades deles!!!!!!! kkkkk
          Menina, estou passando por uma agora.... Aff, só Jesus na causa! E olha que crio com TODO O AMOR do meu ser, heim? kkkk Imagine se não fosse o caso....
          Bjs e obrigada pelo apoio.

          Alexandra
          27 de March de 2014

          Denise, a culpa vem no pacote!...kkkkk
          Bjs

      Alexandra
      Reply 25 de March de 2014

      MaVi de mio cuore, com certeza será uma viagem maravilhosa. Me sinto veradeiramente em casa naquele pedaço. Ao primeiro mergulho já estaremos curadíssimas e recarregadas...rsrsrs
      Mando fotos quando voltar.
      Beijo imenso no seu grande coração, amiga.

        Maria Araci
        Reply 25 de March de 2014

        Alexandra: quando chegarem no destino tudo se cura e é só correr para a alegria!!!!

          Alexandra
          27 de March de 2014

          Com certeza Maria Araci tão querida!
          Beijão.

Maria Vilma
Reply 25 de March de 2014

Mais um post para reflexões profundas...!
Criatividade: palavra de sentido amplo...! É inquestionável a sua importância...!
O ambiente é fundamental para o desenvolvimento e prática da criatividade...
Quando se trata de criança então, a escola tem um papel relevante. Poder ter
acesso a uma escola com práticas educacionais que levem em consideração as características mais marcantes da criança, que ofereça informações que sejam importantes, interessantes, significativas e conectadas com o interesse da
criança... é de suma importância... não só para a educação formal, mas sobretudo
para o desenvolvimento criativo. Já existe um longo caminho percorrido nesse
sentido, porém, nem todos tem acesso...
Por outro lado, é essencial a participação da família nesse processo todo...
A família precisa, deve... estimular a criança a brincar, pensar, criar... e valorizar
o que ela faz...!
É interessante pensar em como a relação da família com a educação/escola é um processo, uma construção mesmo. De nada adianta a escola trabalhar com uma proposta educacional se a família, no ambiente do lar, fizer o contrário...
Na minha opinião, dentro das especificidades de cada uma, a família e a escola
podem, sim, estabelecer parcerias produtivas a favor da criatividade da criança.
E claro, quando se aprende construindo/errando/construindo... aprende-se para
a vida...!
MaVi

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Ponto muito importante!! Família+escola... lado a lado! bjs c

    Rebeca Sousa
    Reply 25 de March de 2014

    Quando li o que escreveu lembrei de uma amiga que quis estimular a criatividade do filho desde bebê, ela montou o quartinho dele sem berço, para que ele pudesse interagir com todo o ambiente, ficou mais ou menos assim como essa foto do link a seguir: http://3.bp.blogspot.com/-5spw07OxDWg/UV4tMZ6tC8I/AAAAAAAAPVQ/ISlHtfWP-Oo/s1600/907197_3935984856921_1101210770_n.jpg O mais interessante são os relatos das mães que criam os filhos nestes ambientes, além de mais independentes, as crianças são tão estimuladas que conseguem adiantar etapas que normalmente levariam um certo tempo como engatinhar, andar, falar.

      Maria Vilma
      Reply 26 de March de 2014

      Oi, Rebeca!
      (Adoro esse nome. É o nome de uma garota, que eu amo como
      se fosse minha filha...).
      Vi a foto. Adorei! que bacana dispor de um espaço desses
      para a interação das crianças, sobretudo nos primeiros anos
      de vida, porque nesse período as crianças são extremamente suscetíveis a diversos estímulos... das atitudes dos pais às influências do meio ambiente.
      Contudo, educar não é uma tarefa fácil... As dinâmicas
      familiares e as relações estabelecidas são diversas...
      Obrigada, pelo carinho!
      MaVi

    Denise Luna
    Reply 26 de March de 2014

    Assino embaixo, querida. Você, sempre tão atenta....
    bjs
    ps: sou professora de inglês

Denise Luna
Reply 25 de March de 2014

Ah... esse vídeo deveria ser mandatório para todos os políticos brasileiros ouvirem e depois serem sabatinados para checar se realmente compreenderam e vão fazer alguma coisa em prol da nossa educação.
Tenho muito orgulho da minha filhota que resolveu trilhar esse caminho tão nobre, mas infelizmente tão desvalorizado (em todos os sentidos) em nosso país.
Bjs e parabéns pelo post

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Oi De, não só brasileiros, mundiais!!!
    Professores, policiais e (alguns) doutores, deveriam ser as pessoas mais bem pagas do mundo e infelizmente não são!!
    bjs
    c

Paty
Reply 25 de March de 2014

Adoro Sir Ken Robinson "approach." Assisti esse video o ano passado depois que meu filho de 10 anos começou a ter alguns "issues" na escola. Pensar "out of the box" não eh uma opcao!!!! Consequentemente a criança começa a se rebelar. Como resultado da rebeldia chega-se a punição. Logo - pensar ou agir fora do contexto leva ao castigo. Esse modo de pensar antiquado tem exigido mais estudo, pesquisa e participação dos pais que também pensam "out of the box." Afinal de contas uma das coisas que mais queremos para nossos filhos eh que sejam respeitados pelo que são. Isso gera boa auto-estima e respeito ao proximo.

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Adoro como estes posts geram comentários tão bons!! bjs c

      fatima
      Reply 26 de March de 2014

      sei bem o que é isso Paty, tenho um filho com deficit de atenção; a criança mais criativa que eu conheci!!! além de criativo, curioso e inquisitor.. resultado, tive de muda-lo de escola, ele estava engessado! hoje universitário, é um otimo aluno e um super profissional, é incrível, NADA é problema para ele , se vira em qquer situação.... enquanto isso nas escolas "tradicionais"....

        Denise Luna
        Reply 26 de March de 2014

        Fatima, DETESTO as escolas tradicionais e seus engessamentos! Todo mundo tem que ser NORMAL.... Aff.
        Adoro Paulo Freire e progressistas como Sir Ken.
        Bjs e parabéns pelo filho de sucesso!

Ana Placido
Reply 25 de March de 2014

Oi Consuelo! Esse tema pertence à minha seara. Trabalhei apaixonadamente na educação do município de São Paulo por 30 anos ( me aposentei em dezembro último). Já conhecia a palestra do Sir K. Robinson no TED e posso afirmar a partir da minha própria prática o quanto realmente a educação "contribui" para esvaziar a criatividade das nossas crianças. Tudo nela está em descompasso com o ritmo e as demandas da nossa era. E não é só na rede pública não. As redes particulares são especialistas em revestir de tecnologia e altos recursos físicos os seus projetos pedagógicos velhos e desmotivantes pra garotada de hoje. Mas como nem tudo está perdido, vou citar algumas iniciativas bem bacanas, que ao menos tentam fugir desse modelo: em SP, onde moro, há a escola Lumiar, projeto do empresário Ricardo Semler (particular); entre as públicas, a EMEF Amorim Lima que derrubou suas paredes e trabalha com ações inovadoras; citaria tb a Escola da Ponte em Portugal e as escolas de educação infantil de Reggio Emilia, aí na Itália. Todas essas têm em comum a proposta de não cercear a criatividade nem compartimentar o conhecimento, cada vez mais disponível e provisório. Ai...esse assunto não acaba nunca pra mim..rs beijos

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Que maravilha ouvir de alguém do ramo!! E saber que tem uma luzinha no fundo do túnel!! bjs c

      fatima
      Reply 26 de March de 2014

      este assunto é inesgotável!!! cheguei atrasada na discussão... sorry, mas concordo com a Ana Plácido, as escolas hj são uma fábrica de crianças sem imaginação e zero criatividade, só se pensa em vestibular!!!! bjs Consuelo mais uma vez se superando...

vera
Reply 25 de March de 2014

Excelente post! O vídeo trata do tema de forma leve e divertida. Educação é um caminho árduo e infelizmente, em nosso país, não merece a atenção que deveria. Mas há algumas experiências inovadoras - se bem que pontuais - na área de música e dança, por exemplo, como as do projeto Criança Esperança e também da Favela da Maré (RJ) e do Ivaldo Bertazzo (SP). Enfim, luzes no fim do túnel...

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Q bom saber!!! bjs c

Maria Araci
Reply 25 de March de 2014

Adorei o Sir Ken Robinson!!!!!!!! Alfabetizar mas também valorizar o que realmente vai fazer a pessoa feliz!!!!!!!

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    E o mundo melhor!!... bjs c

kareen terenzzo
Reply 25 de March de 2014

Muuuuuito bom! Obrigada por compartilhar Consu <3
E assim vemos um novo mundo se formando (tomara)
Beijos

    consueloblog
    Reply 25 de March de 2014

    Tomara!!!!! <3 bjs c

Isabella
Reply 25 de March de 2014

Adorei! Ultimamente eu tenho visto muitos TEDs (é uma ótima desculpa pra protelar os estudos dizendo que o que eu estou fazendo nao é tão inútil assim.. kkkk), acho muito legal. Achei esse cara particularmente engraçado, o que, além de tudo, deixou a palestra bem divertida. Mas adorei também o que ele falou. Sabia que aqui no Brasil a gente tem umas bizarrices BEM bizarras mesmo? Tipo que aulas de artes e música só passaram a ser obrigatórias no ensino médio no ano passado. E tipo um deputado que entrou com um projeto de lei um dia desses para banir as aulas de sociologia nas escolas.
O que me intriga é o que o cara falou que certas disciplinas são subestimadas porque parecem não ter utilidade na vida. Acho que isso é só um detalhe, na verdade. Eu, por exemplo, não vou usar física para nada, mas continuo estudando física pra ser cobrada no vestibular no final do ano. Acho que é mais uma consciência coletiva de menosprezar certas coisas não pela falta de uso (porque, afinal, há milhões de outras pessoas que não usam física mas que respeitam a matéria e tratam ela como se fosse grande coisa), mas simplesmente porque é o que a maioria faz. É aquela coisa: a gente ouve muito a frase de que artes/filosofia/sociologia é tudo 'submatéria' , mas acaba parecendo que é só brincadeira, né? Só que nao é coisa nenhuma, e o video mostra isso muito bem.
Gostei muito mesmo! Sempre que tiver essas sugestões de TEDs, só mandar, que é sempre bom hehe

bjs

    Isabella
    Reply 25 de March de 2014

    Mais uma coisinha, em relação às escolas, feito alguém falou aí em cima: realmente, existem muitas escolas com o projeto de estimular a criatividade por aí. Eu mesma estudei em uma super construtivista desde os meus 4 anos, com aula de música, artes, laboratório, horta... E quando você/seu filho/a criança que seja tem 7, 8, 10 anos, é tudo lindo mesmo, aquela coisa de criança aprender a se expressar. O problema é que essas escolas mudam de perfil depois - eu continuo estudando no mesmo lugar, mas agora eu decoro característica dos movimentos artísticos ao invés de reproduzi-los do meu jeito no papel. Por que? porque é o que cai no enem. Ninguém no enem te pede pra desenhar, né? O problema é que TODO o ensino está voltado pra entrar na faculdade, no mestrado, no doutorado, feito o palestrante falou, de um jeito que não adianta a escola estimular a criatividade que seja, se com 15 anos ela vai ter que limitar o aluno ao conteúdo obrigatório. O errado está aí: no conteúdo obrigatório. As escolas podem até tentar, mas a verdade é que o problema vem muito de cima...

      consueloblog
      Reply 25 de March de 2014

      Tem outro vídeo do Sir Ken onde ele vai além e explica das escolas em maior profundidade... ele diz q é necessária uma revolução, não só transformação...
      Obrigada pelo teu pitado em primeira mão...Mas q a tua escola construtivista fez algo de certo, fez!! ;-)
      bjs
      c

        Isabella
        Reply 26 de March de 2014

        Voce sabe o nome desse outro, Consu? Quero ver tambem! Tks!!
        bjs

    Rebeca Sousa
    Reply 25 de March de 2014

    Concordo plenamente contigo, Isabella. Acho que realmente o processo seletivo para o ensino superior e a nossa própria manutenção dentro da academia nos estágios subsequentes são totalmente alienados e isso causa um prejuízo imenso na formação dos graduandos/mestres/doutores. Eu acredito que a própria trajetória "óbvia" do egresso do ensino médio na universidade é totalmente errônea, beira a crueldade termos que escolher o nosso metiê tão cedo, por isso tem tanta gente entrando na universidade e trancando/abandonando/reprovando. Quando li o que escreveu, lembrei de mim anos atrás e bateu um arrependimento "ah, se eu pudesse tentar de novo", eu abri mão de muitas coisas legais que cultivava para me dedicar inteiramente ao preparo para o vestibular, perdi a chance de adquirir conhecimentos que vão muito além daquilo que vemos na escola. Ainda assim tive sorte de estudar numa escola onde Sociologia e Filosofia não eram vistas como matérias menores e isso contribuiu para minha formação. Com os pés dentro da faculdade vi que tudo que parecia só procrastinação era de fato, estudo, e mesmo não tendo me dedicado tanto a esses estudos paralelos isso teve uma grande repercussão não apenas dentro da academia, mas para que eu nunca perdesse meu norte quanto ao tipo de pessoa (pessoalmente e profissionalmente) que eu queria/quero me tornar. Se eu pudesse aconselhar alguém que vai entrar na universidade hoje eu diria: "Se forme, não seja formada." Queria muito que alguém tivesse dito isso pra mim, rs. (Se entendi bem, você vai prestar vestibular no fim do ano, boa sorte!!!! :D )

      Isabella
      Reply 26 de March de 2014

      Oi, Rebeca. Adorei seu comentário! Voce entendeu bem sim, hehe. Entao, obrigada!!
      bjs

        Claudia - Curitiba
        Reply 26 de March de 2014

        Receba, estamos passando por isso em casa, minha filha de 17 presta vestibular esse ano e passa por essa prova de fogo que é descobrir qual caminho tomar...difícil né? Sua fala é bem adequada: se forme, não seja formada! Fiz faculdade depois dos 40 e vi o que e como nossos jovens vivem no ambiente acadêmico...fiquei muito triste em vários momentos! Se vc ainda não se formou, mantenha seus objetivos como descrito acima e se já é formada tenho certeza que de alguma forma será recompensada por sua postura honesta consigo mesma e que vai refletir ao seu redor! Bjo

          fatima
          26 de March de 2014

          imagina um jovem de 17,18 anos definindo o se futuro!!! isso é loucura!, meu filho morou na França e seus colegas não tinham a menor pressa de fazer o BAC, queriam se preparar melhor, as vezes repetiam o ultimo ano... imagina aqui n Brasil , alguem "pensar " em repetir o ano!!!!
          Rebeca, passei/passo o mesmo que vc e tento "consertar" as coisas, viajando MUITO com meus filhos, para eles verem/sentirem a imensidão do mundo. bjs

          Denise Luna
          26 de March de 2014

          Acho essa coisa de definir o futuro aos 17 anos, um fator de stress imenso, pois são poucos os que já tem uma vocação desde cedo.
          Nesse ponto, as universidades americanas são mais inteligentes, pois adiam a decisão por 2 anos e o aluno tem um tempo para se acostumar no ambiente acadêmico e decidir com calma.

    Alexandra
    Reply 27 de March de 2014

    Isabellita do coração, quanto anos mesmo você "diz" que tem? Porque não tô acreditando não.....
    Disse tudo, minha linda!
    Beijão.

Rebeca Sousa
Reply 25 de March de 2014

Uau, eu sempre vejo os TED talks, mas como sempre voltados pra temas de arquitetura e urbanismo, confesso que esqueci dessa palestra, que é maravilhosa. Me formei há pouco tempo e vivi essa realidade de criatividade sendo tolhida durante toda a graduação, só posso concordar com o que todos vem dizendo por aqui. Essa ânsia para extravasar nossa criatividade vem desde cedo mesmo, e se formos para a realidade acadêmica vemos isso ainda mais forte. É uma barreira terrível de se transpor se dependermos de entidades de fomento públicas, temos sempre que tornar nossa ideia economicamente atraente para a iniciativa privada, do contrário nossos experimentos de pesquisas não saem do papel. No meu curso uma das alunas propôs um brilhante projeto de escola de criatividade no TCC que se voltaria para cursos de Moda, Arquitetura, Design, Publicidade, Artes Aplicadas, Música, criando um grande burburinho de plena efervescência criativa e interdisciplinar...a metodologia dela está baseada em teorias muito parecidas com a do palestrante do vídeo, foi um projeto elogiadíssimo e que tirou nota máxima (não poderia ser diferente, é um anseio coletivo). Se eu achá-lo publicado no site da universidade deixo o link aqui para quem se interessar no assunto, que é realmente estimulante, talvez por nos fazer perceber que de fato, todos estamos sendo cerceados de alguma forma em nossas atividades/pensamentos criativos.

Luciana Rodrigues
Reply 26 de March de 2014

Esse é o papo constante entre mim e a minha vizinha, que é mãe da melhor amiga da minha filha: ela acha que a professora das nossas filhas é esquemática demais! Que está polindo muito a fantasia das crianças.

Acabei de mandar um text message pra ela com esse vídeo.

Obg por compartilhar esse conteúdo.

Bjsssssssss, Lu

Claudia - Curitiba
Reply 26 de March de 2014

É sofrível como na maioria dos países a educação que deveria ser um dos pilares de sustentação do povo anda por caminhos tão engessado! Dias atrás uma conhecida que mora na Alemanha e tem três filhas pequenas postou um comentário sobre a escola que me doeu o coração: um dia a filha de 6 anos teve o pior desenho da classe! Como pode um educador apontar de maneira tão fria e expor a criança? A menina ficou por dias sozinha treinando o mesmo desenho para se tornar a melhor da turma! A mãe e a família ficaram incentivando e estimulando a pequena, com colocações do tipo: você canta muito bem, conta estórias e outras coisas mais! Um desenho sem nenhuma técnica não vai definir a pessoa, oras bolas! Essas limitações começam assim, no anseio de serem os melhores, sacrificam nas crianças o lúdico, o sonho, formatam seu universo! Em qualquer lugar! Eu não conhecia Sir Ken, vou divulgar o link! bjos

Cris
Reply 26 de March de 2014

Ola Consuelo, realmente maravilha essa palestra, inspiradora, a educação é a molha propulsora de tudo na vida, alias para mim é tudo, amei este post, sempre me questiono como mãe para não tolir essa criatividade dos meus filhos realmente não é tarefa fácil, mas se tivermos consciência disso ja é meio caminho andado. E nossa educação no pais tem muito a melhorar ou melhor tudo a melhorar. Abraços.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2014

    Obrigada Cris! bjs c

Beatrix
Reply 26 de March de 2014

Adorei e compartilhei.
Acredito que devamos ser semeadores de coisas boas, não só de críticas.
Esta palestra é inspiradora. Talvez alguém veja e se anime a mudar alguma coisa.

    consueloblog
    Reply 26 de March de 2014

    Isso mesmo!! bjs c

Eduarda
Reply 26 de March de 2014

Meus 3 filhos estudaram em uma escola que priorizou completamente o desenvolvimento criativo (Pedagogia Waldorf) e nem por isso tiveram dificuldade em prestar o vestibular e passar. Por essa vivência, não só deles mas de muitos de seus amigos, arrisco afirmar que essa é uma falsa dicotomia.

Nice
Reply 27 de March de 2014

To be nobody
but yourself
in a world
which is doing it´s best
day and night
to make you
like everybody else
means to fight the hardest battle
which any human being can fight
and never stop fighting!

- E.E. Cummings -

ivani weffort
Reply 30 de March de 2014

Consuelo as palestras do TED são ótimas e esta em especial. Vemos que tudo está mudando de uma forma rápida e a educação em especial aqui no Brasil continua sempre do mesmo jeito dando enfase ao que muitas vezes não é importante e dando importância ao que logo ficará obsoleto. Assisti também uma palestra de Jamie Oliver e ele tocou em vários assuntos - não só em culinária.... No Youtube encontramos várias palestras... bjs!!!!!!!!!!

Ana Paula Ferreira
Reply 21 de August de 2017

Olá, bom dia Consuelo!
Muito obrigada por me ter permitido começar este dia com o video maravilhoso do Ken Robinson!
Sou inspetora de educação e não imagina o quanto esta problemática da limitação da criatividade das crianças/Jovens me preocupa, porque é uma realidade.
Muito, muito obrigada.
Ana Paula

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *