A importância de ser À la Garçonne !! SPFW Nº41
Moda e novidade deveriam vir de mãos dadas. Incrível ver como isto não é mais verdade. Desde que as holdings de luxo tomaram conta do mercado mundial, o que vem ligado à moda é o lucro econômico. Por um pouco até funcionou, mas, como diz o ditado…
You can fool all the people some of the time, and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time. (Você pode enganar todas as pessoas por algum tempo, e algumas das pessoas o tempo todo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.)
Especialmente com a democratização da informação que o mundo digital trouxe (para uma discussão mais extensa, vejam estes dois posts AQUI e AQUI).
Mas é possível encontrar novidade em algumas marcas menores de nicho. Vamos lá!
A moda sendo um reflexo do momento social, traz o peso de ser uma forma de expressão. O que marcas como a tão falada Vetements (marca francesa por 7 designers anônimos, liderada pelo georgiano Demna Gvasalia que hoje é também o diretor criativo da Balenciaga) trazem à cena urbana, é uma linguagem street mas ultra cool, hip e trendy sem apetrechos e complicações. E essa forma de comunicação foi aceita com ENORME força por todos, dos mais modernos aos mais mainstream!
Esta semana na edição 41 do SPFW foi a estréia da marca À la Garçonne de Fábio Souza. Originalmente era uma loja de roupas vintage que ultimamente também inclui uma fantástica seleção de móveis. Fábio é casado com o grande estilista brasileiro, Alexandre Herchcovitch, que há pouco saiu da marca com seu nome, hoje de propriedade da Inbrands. Foi um daqueles momentos quando tudo cai no lugar certo. Fábio convidou o marido para desenhar uma linha de roupas para a loja, e Alexandre em um novo desafio, sem restrições, pode colocar o seu grande talento criativo e de execução na prática. E que prática! O que surgiu na passarela foi uma proposta perfeita para o momento. Casacos de couro, camisetas, blazers, vestidos, calças sem estação, e quase sem gênero, para todos os dias, mas com um cool e perfeição contemporânea rara de se encontrar. Pois, apesar das peças serem de uma absoluta pureza e coloquialidade, têm proporção e construção nova e muito moderna. Os looks, que facilmente vão da passarela à rua, são todos com valor rubbernecking (quando viramos para ver de novo algo) ao 1000%!!Por causa da simplicidade, e por ser tão certa para o momento, é quase impossível explicar o por quê esta coleção é fantástica. A proporção é perfeita e elegante em todos os seus 360 graus, a qualidade do material é maravilhosa (vários são tecidos vintage da loja), a informalidade (quase uma esnoberia) é no ponto certo, o valor cool é estratosférico, e a execução maravilhosa (da modelagem à costura). Entendo se pode parecer muito normal ou até feia para algumas pessoas. É novo. E o novo move montanhas…devagarzinho! Mas no mundo de quem segue this thing called fashion (love), a opinião foi unânime: belíssima!
Tenho a sorte de conhecer Alexandre há muitos anos. Liguei a ele para parabenizá-lo e para (tossinha envergonhada) colocar o meu pedido, e ele me perguntou: “qual peça você gostou?” A o que respondi: “uma quantidade indecente!”
Vejam só alguns looks do desfile…
O que vocês acharam?… Estou muito curiosa para ler os comentários. Pois acho esse um momento importante para a moda brasileira. Obrigada Fábio! Obrigada Alexandre!
(As roupas femininas serão vendidas com exclusividade nesta coleção na NK Store de SP e RJ além da loja própria da marca.)
- April 29, 2016
- 11
- Alexandre Herchcovitch, SPFW
Ana Laura Dimas de Freitas
29 de April de 2016Fiquei apaixonada!
Deixa eu dizer que é minha cara?
E as pantacourts, os sapatos, a roupa fluida e solta sobre o corpo sem marcar e apertar.
Quis um montão de coisas!
E não posso deixar de mencionar os cabelos cacheados; vi um curto e um médio que estão lindos.
Obrigada!
Bjos,
AL
Eliane
29 de April de 2016Nossa, Consuelo, que coleção linda! Fiquei curiosa pra saber o que vc vai escolher, mas achei que os vestidos preto e branco de tecido transparente são a sua cara!
Beijos e obrigada pela cobertura.
Patrizia Martinangelo
29 de April de 2016Realmente é um novo, eu diria democrático e refinado.
Ao ver as fotos, minha vontade foi de sair imediatamente e já ir comprar.
Estou curiosa para ver de perto os tecidos, tocar, provar a modelagem enfim uma coleção que apenas confirma o talento e a competência de Alexandre Herchcovich.
Chris Santos
29 de April de 2016O primeiro look verde oliva foi meu preferido. Posso ir trabalhar com ele. O outro foi o vestido em couro preto, que usaria à noite. Bjs
Beatriz Helena
29 de April de 2016Consuelo,
Essa coleção prova que é possível fazer roupas usáveis no nosso dia a dia. A coleção está linda e perfeitamente "pé no chão'. Consigo me ver em várias roupas, o que não acontece em outros desfiles. E é maravilhosamente novo e diferente. Parabéns ao Alexandre Herchcovitch e ao Fabio Souza
Cris Muniz Araujo
29 de April de 2016Fantástica. Sem muito o que dizer depois do seu texto de dos comentários já apresentados. É o tipo de look que nos permite ir a qualquer lugar a qualquer hora e sempre estaremos MUITO BEM SIM e o mais importante - CONFORTÁVEL,
Que bom que existem pessoas com ousadia para romper alguns padrões que estão sendo colocados pela indústria do lucro e nos trazendo um ar fresco e novo.
Juliana Amaral
29 de April de 2016Usaria todos os looks!
Como você disse, dá pra sair da passarela e sair para jantar com o marido.
Como é bom ver peças sem frescuras. Simples, elegantes, sem fru-frus...
Bjs.. estou amando seus posts sobre o SPFW.
Niéde Stefani da Costa
29 de April de 2016Oi Consuelo,que pena que não pude ir ao ao SPFW.
A Fresh que faz a cenografia é da minha filha Patricia Stefani e sempre vou,mas este não pude.
Acho que perdi ótimos desfiles.Pela sua descrição, na média estavam mto bonitos e o Alexandre é fora de série.Simples, fino e bem moderno! Bjos
Marina
29 de April de 2016Olá Consuelo, acho sempre que olhar um desfile e saber descrever uma coleção é uma arte e você faz isso sinceramente tão bem!
Para lá do lado funcional de um look, há o lado sensorial e o emocional, que faz o click e que nos faz identificar com um estilo, uma certa peça ou um look. This thing called fashion, é mesmo isso! This little thing called love for fashion! Partilho esse gosto.
Maria
29 de April de 2016Olá Consuelo. Na minha opinião o mundo mudou, as pessoas mudaram. Estão mais práticas, mais ágeis. Prezam pela beleza, pela qualidade, mas também pelo conforto e pela desenvoltura. Esse desfile foi um sopro de ar fresco: atual e lindo! Gostei.
Angela Motta
1 de May de 2016Esse desfile mostra que um mestre como o Alexandre é, sabe fazer modelagens elaboradas e perfeitas totalmente descomplicadas. Adoro essa simplicidade refinada!! Quero tudo!! E eu sou chata. Parabéns, ele sabe e muito!!
Maurício
2 de May de 2016Muito especial, como tudo o que essa dupla incrível faz, sempre! E a coleção masculina vai ser vendida onde??? Quero.
consueloblog
2 de May de 2016Ainda não sei. Acho q vc consegue uma resposta no site da marca ou no Insta de Fabio e Alexandre. bjs c
Vanessa
2 de May de 2016Nossa eu quero todos o looks! Parabéns a Fábio e Alexandre! Eles conseguem agregar o belo ao confortável de uma forma linda!
mary
2 de May de 2016eu queria tudo,mas o primeiro look me ganhou e achei incrivel o vestido preto de couro.
Cassiano Soares Lopes
5 de May de 2016Cool Cool Cool!
De certa forma, me remeteu à marca do Kanye West, somehow... Gosto muito dessa coisa mais simples, confie & chic.
Bisou!
Marina Di Lullo
5 de May de 2016O desfile do Alexandre traz conforto, novidade e a beleza do que é simples e bem feito, trabalho primoroso.