Greve in Chianti, um passeio em família!


Ontem fomos almoçar em Greve in Chianti no Enoteca Fuoripiazza (da qual escrevi AQUI) e encontramos uma amiga do salotto, Margareth.

Depois da comilança, fomos visitar a linda praça de Greve, Piazza del Mercato.  Estou com meu pai, Tia Bibi (sua irmã) e minha irmã Bianca.

Queria conhecer este açougueiro famosíssimo, Falorni.  Eles tem ótima carne, presuntos e salamis divinos e pecorino de todas as curas maravilhoso!!!

Robbie encontrou um velho amigo!

Falorni é um açougueiro de grande tradição que passa de geração a geração.

Pode-se experimentar salame, presunto, queijo azeite e vinho da região.

No porão de pedra guardam o queijo.

Os presuntos tem a data indicada.

Um passeio tranquilo longe do turismo excessivo…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Como se vestir para andar no frio e depois relaxar!
February 22, 2018
Dicas de presentes entre 50 e 150 reais
Presentes entre 50 e 180 Reais!!
December 19, 2017
Feira de antiguidade em Arezzo
June 05, 2017
Lari, o festival de cerejas e uma pequena epifania Italiana…
June 02, 2017
Como comemorar 60 anos!
April 17, 2017
Os segredos inesperados da Toscana… Chianti Cashmere
December 26, 2016
Passeando pelo Chianti!
November 01, 2016
Uma casa na Toscana
October 27, 2016
Meus 5 canais favoritos no Youtube!! Ou dicas no Youtube!
October 14, 2016

38 Comments

Ana Laura Rabelo
Reply 17 de May de 2012

Que delícia esse passeio em família hein? Greve in Chianti é um lugar charmosíssimo e tranquilo.Perto tem uma vinícola que se chama Castello di Querceto, muito bonita. Eles colocam a mesa com queijos, frios para degustação de vinhos...Como estava sozinha não pude "degustar" tanto. Nossa Consu, esses seus últimos posts estão me deixando louca pela Toscana. XXX,AL

Luciene Felix Lamy
Reply 17 de May de 2012

Consu,

Deu até para sentir o aroma daqui, rs.
Reparas: "Um passeio tranquilo longe do turismo excessivo".
Isso me lembrou um artigo muito interessante, do meu polêmico Prof. Pondé:

"O mundo virou um churrasco na laje

Por Luiz Felipe Pondé

Um dos projetos da minha vida é não viajar nunca mais, pelo menos, cada vez menos e para menos longe. Exterior, nem pensar. Se acha estranho o que eu estou dizendo, é porque você não viaja o suficiente ou porque sofre daquele tipo de sintoma característico da “espiritualidade” da classe média, que é “querer conhecer o mundo, os museus, os aeroportos e sentir frisson porque irá a Paris”.

Se você bate foto dentro do avião, é porque não há esperanças para você. Ficar feliz por sair de férias de avião é brega. Um conselho: se você tem mais de 20 anos e acha avião chique, finja que não acha. Sinto dizer, o mundo acabou. Fique em casa.

Um amigo meu, especialista em análise estratégica de comportamento, me disse recentemente que em alguns anos a elite não mais viajará, afora para suas próprias propriedades. O aeroporto será um dos piores lugares para você ser visto. Temo que seja verdade. Dito de outra forma: só pobres (de espírito) viajarão, pois eles herdarão a Terra.

Quando Jesus disse isso no Evangelho, ele nunca imaginou que isso aconteceria graças aos aeroportos e aos hotéis de luxo do mundo. Essa herança já se sente nos aeroportos e nos hotéis, pouco importa a classe ou o número de estrelas.

O mundo acabou, fique em casa. Ver filmes em casa ficou mais chique do que ir para o exterior. Hordas de turistas, com sua alegria de classe média, destroem os países, invadindo catedrais com suas máquinas de filmar e suas fotografias digitais, tiradas enquanto comem comida (com gosto de plástico) de avião.

Sem dúvida que para a indústria do turismo isso tudo é muito bom, mas essa tragédia prova apenas como o mundo é contraditório. Marx não poderia ter acertado mais na sua crítica ao capitalismo do que quando viu que seu crescimento poderia ser autodestrutivo.

O filósofo romeno, radicado na França, Emil Cioran já dizia nos anos 60 que não era mais possível conhecer o mundo porque os bárbaros turistas o estavam destruindo. Talvez eu concorde com ele porque, assim como ele quando fala das hordas da classe média francesa invadindo a Normandia nos fins de semana com suas baguettes, sucumbo a cada dia ao sentimento horroroso de que o mundo virou uma praça de alimentação de shopping center num sábado à tarde. Em determinados assuntos, a melancolia é mero controle de qualidade.

Esse tema é especialmente dramático, ainda que seja em si mesmo mínimo como problema, porque ele revela uma das maiores regras do politicamente correto: ninguém pode dizer que gente pobre (de espírito, porque você pode ter dinheiro e ainda assim ter espírito de churrasco na laje) é insuportável quando fica feliz em público.

Principalmente quando acha lindo seus filhos correndo e pulando em cima dos outros. Uma coisa simples que aparentemente muita gente não entende: lindos são apenas seus filhos para você, para os outros são pequenos seres humanos mal-educados fazendo barulho. Aqui se traça uma fronteira clara entre você ser ou não um espírito de churrasco na laje: nunca pense que seus filhos são lindos universalmente."

Beijos,
lu.

    Rita Medina
    Reply 17 de May de 2012

    Lu,
    Bem interessante o texto; que triste realidade! bjs,

    Jad
    Reply 18 de May de 2012

    Embora bem escrito ( e polêmico ), achei o texto um tanto pesado e pessimista.
    Respeitemos pois as opiniões, não é mesmo?
    Bjs,
    Jad

    Luciene Felix Lamy
    Reply 18 de May de 2012

    É verdade, Jad. Pondé é "pesado" e um tanto pessimista mesmo.
    Mas só "por fora", nos textos, pois pessoalmente é um taurino bastante agradável, rs.
    Quanto ao que denuncia (sobre a falta de boa educação, ao desrespeito ao espaço alheio), gostei muito do que Costanza escreveu em suas obras. Há uma situação (ponte aérea Rio-SP) que ela descreve em "O essencial" (pág. 19) que jamais esqueci.
    O fato de ter crianças (12/10 anos) me "obrigou" a evitar datas e lugares disputados: só vou, quando estão voltando. Confesso que é uma benção.
    Tive um ex-namorado (gineco-obstetra) que dizia algo como: "Eu cuido, trabalho até de graça, faço o que posso com toda dedicação, mas não me peça para frequentar praça de alimentação de shopping, preciso de paz.".
    E a Consu, que tanto viaja e mora numa cidade turística pra caçamba, considera que a "muvuca" esteja mesmo insuportável? Desconfio que "tira isso de letra". Quais serão suas "dicas"?
    Creio que o importante é estarmos atentos, dispostos a trocar ideias, pensar.
    Mil beijos,
    lu.

      consueloblog
      Reply 18 de May de 2012

      Na verdade, o turismo se concentra em uns 6 quarteirões de Florença. O resto da cidade é ULTRA vivível!! Tranquila, com alguns poucos turistas. Quase não reparamos...
      bjs
      c

      Jad
      Reply 18 de May de 2012

      Oi Luciene!
      Concordo plenamente sobre o assunto "crianças". Até porque tenho um filho de 3 anos, e tenho sempre o bom senso de não levá-lo a todo lugar. Realmente em certos ambientes fica insuportável a convivência com estes "amorecos"! Ninguém é "obrigado" a suportar as estrepolias que eles aprontam, mesmo na presença dos pais. Também lembrei de uma entrevista que li da Danuza Leão falando sobre este assunto.Diz o seguinte:
      "Eu adoro bebês.Quando começa a idade da correria, confesso que já adoro um pouco menos!!" E por aí vai...
      Não posso deixar de dizer que sempre dou uma "passadinha " no seu blog e gosto do que leio.Tem muito a ver com meu trabalho e sempre é bom trocarmos idéias e pensar.
      Já o meu blog, foi criado justamente para "fugir" do "papo-cabeça" que são os meus dias. Mas, por mais que eu fuja...olha eu aqui "filosofando"!!
      O salotto mais uma vez mostrando a que veio!!
      Bjs e quem sabe, até dia 11 de junho!!
      Jad
      Bjs e ótimo final de semana !
      Jad

        Jad
        Reply 18 de May de 2012

        Ops!
        Errinho de digitação!

          Luciene Felix Lamy
          18 de May de 2012

          Qual errinho de digitação? Nem vi. Sério!
          Os meus, há anos, se comportam direitinho.
          Mas fujo da "muvuca" de propósito mesmo.
          É tão bacana estar meio que na contra-mão, rs.
          Menina, venho aqui para espairecer mas a gente filosofa o tempo todo em todo lugar.
          Passa o endereço do teu: fiquei curiosa...
          Ah, vamos nos ver, SIM!
          Beijos,
          lu.

    eloisa cruz
    Reply 18 de May de 2012

    hahahahahaaaaaa Lu o Pondé é o máximo!!! Adoro ele e não perco o Jornal da Cultura para assistir a seus comentários imparciais e sempre cheios de verdade. Meu filho, que estuda na Faap foi aluno dele e logicamente é fã dos ensinamentos e sabedoria. Ele é um professor e tanto. Infelizmente ele tem razão quanto ao mundo ter virado um pic nic de mau gosto, de má educação e de gente sem noção. Mas eu ainda quero viajar muito para rever e conhecer os lugares maravilhosos e pessoas raras. Quanto aos brasileiros, na maioria das vezes que encontro algum, não falo português e faço de conta que sou européia!!! haahaaa

      Luciene Felix Lamy
      Reply 18 de May de 2012

      Sem falar que deve ser o "turista + educado", hein, Consu?
      Até porque, só de escolher Florença... já indica isso.
      Não perco Pondé na "Folha de S. Paulo", às 2ªs feiras.
      Sempre chocando, mas nos levando a pensar.
      Ah, sua "saída" é manjada: danada!!! ;)
      Beijos,
      lu.
      PS: Certa vez, li um desabafo do Drausio Gragnani no face: morri de rir. Como tb se referiu ao que usavam nas cabeças, não resisti e escrevi algo tipo: "Por mim, podem pôr até um penico, desde que falem baixo".

Paula
Reply 17 de May de 2012

Che nostalgia!
Sono tornata 2 settimane fa e non c´è un unico giornodella mia vita che non penso di tornare e, è sempre cosi, da quando ho conosciuto questo paese.

Suas fotos e relatos me fazem amenizar a saudade e a ter esperança de um dia realizar o sonho da minha vida de viver neste país.

Felicità cara, sei fortunata!

Ciao.

Adriana Pessoa
Reply 17 de May de 2012

Consuelo,
emocionada.
Greve in Chianti é o meu destino predileto na Toscana.
Já contei aqui que irei em outubro novamente (ai, que bom!) dessa vez em Montefioralle, cidadela murada ao lado de Greve, vc conhece?
Uma coisa em comum entre vc e Montefioralle:li aqui que sua casa em Florença se localiza onde era a estufa de flores da casa de Américo Vespúcio. Pois bem,ele nasceu em Montefioralle, e sua casa é aberta a visitação. Ainda criança se mudou para Florença.
Uma dica: essa casa rosa, da última foto, é uma boa opção de hospedagem em Greve: Antico Pastifício Ulisse Mariotti. É muito charmoso.
Adorei muito o post, que só faz aumentar a minha vontade de que outubro chegue logo!!
Beijos!!

    consueloblog
    Reply 18 de May de 2012

    Quanta info legal!! Obrigada!! O salotto bis arrasando!!! Bjs c
    Ps n conheço Montefioralle! Tenho q ir!!

Maria
Reply 17 de May de 2012

Consuelo,vou tomar a liberdade(expressao retro)e te dizer q o sr Leonel se veste com um super bom gosto.Ele ta pronto para participar do blog no look do dia masculino.Praticamente uma seccao de utilidade publica: dar ideia de como vestir os "namo" com charme italiano. Bj

    consueloblog
    Reply 18 de May de 2012

    Gostei da Pauta!!
    bjs
    c

Mia
Reply 17 de May de 2012

Consu,veja email que lhe encaminhei.
Comentarei mais tarde
Bjk

Marcia Gimenez
Reply 17 de May de 2012

que delicia de passeio Consuelo...deu para imaginar o perfume dessa macellaria!!huuuuuuuuuummmmmmmmmmm...bjs querida e continue dividindo conosco esses seus pequenos e grandes achados.

    consueloblog
    Reply 18 de May de 2012

    Vc tem toda razão!! Tinha um perfume divino!!! Bjs c

Margarethbovi Bovi
Reply 17 de May de 2012

Querida, que honra ter uma foto com vc no seu blog, obrigada viu? Estão lindas as fotos, amei Greve, hj estive em Montalcino e Montepulciano que também são adoráveis, amanha vou a Cortona. Difícil de dizer a cidade que mais gostei, a gente simplesmente se apaixona por todas.

Beijosssss

    eloisa cruz
    Reply 18 de May de 2012

    Cortona é a cidade onde a escritora americana Frances Mayes tem sua famosa casa!!!! Nos envie notícias!!

    Luciene Felix Lamy
    Reply 18 de May de 2012

    Honradas ficamos todas*, em ter sua linda face estampando o Post!
    E que bárbaro esse seu colar, hein? ;)
    Beijos,
    lu.
    * É como se fôssemos nós mesmas, do "Salotto", ao lado da Consu.

Cristina Allegri
Reply 17 de May de 2012

Consuelo! Adoro la piazza di Greve e Falorni. Un bacione a te e a Papà

Rita Medina
Reply 17 de May de 2012

Lugar incrível!!! Degustei com os olhos!!! Bjs

Bianca Zaramella
Reply 17 de May de 2012

genteeeeeeeeeeeeeeee vc tem uma irmã chamada Bianca?
passadaaaaaaaaaaa.. isso é um sinal! rs
bjbjbj

Elizeth Biondo
Reply 18 de May de 2012

As suas publicações, são sempre uma viagem, que a gente fica programando, continue assim, todo dia leio seu blog, pa sempre tem coisa boa. Beijo.

Débora Moretti
Reply 18 de May de 2012

Oi Consuelo, tudo bem?
quero te mandar um email.
bj
Débora

    consueloblog
    Reply 18 de May de 2012

    consueloblog@gmail.com
    bj

Raquel barbosa
Reply 18 de May de 2012

Que lugar delicioso! Lindas fotos, e parabéns pelo Blog.

eloisa cruz
Reply 18 de May de 2012

Consu, que delicia de passeio em familia. Teu pai é uma simpatia!!! Que fotos e lugares lindos!!!! Meu filho esteve aí em fevereiro e me trouxe salames e azeites da Macelleria Falorni, assim como um bloquinho de notas muito charmoso que carrego em minha bolsa. Os salames são magníficos!!!!! Perfumados, aromáticos e saborosos!!! Vocês compraram alguns? hummm Eu amo os de Cinghiali!!!! A primeira vez que os degustei foi em 1990 quando estive com meu saudoso amigo Lino Cattaneo e sua esposa Laura em San Gimignano. Trouxe alguns para o Brasil para os amigos provarem e desde então sempre trago, apesar de ser proibido. rsrsrsrsss Sempre tive sorte na alfândega. Post maravilhoso!!!!

    consueloblog
    Reply 18 de May de 2012

    Gosto de todos os "insaccati"!!
    Obrigada!
    bjs
    c

      eloisa cruz
      Reply 19 de May de 2012

      Idem, idem!!!! Posso viver sem doces, mas jamais sem um aperitivo, um queijo, um salame, um salgadinho!!!!

Mateus Habib
Reply 19 de May de 2012

Cores e aromas fascinantes...esse post tá uma delicia sinestésica!!!! Como sempre, me sinto aí.

Bjs

Carina
Reply 22 de May de 2012

Gente.... amei! Me deu fome :)

Fátima
Reply 14 de June de 2012

Oi, Consuelo.
Incluí Greve in Chianti no meu roteiro de viagem pela Itália, pois me encantei com o lugar quando vi seu post. Tenho acompanhado seu blog desde que o descobri, em março. Adoro!
A propósito: você sabia que a estátua desta praça é de Américo Vespucio, que descobriu o porto de Nova York - por isso o nome América?
Bj.

    consueloblog
    Reply 14 de June de 2012

    Sabe q não havia reparado?!!!
    Mas eu sabia do fato "América". Aliás, eu moro na estufa da vila de Americo Vespucci!!! Coisas de Florença...
    Fiquei muito feliz q o blog te deu uma boa dica.
    Bjs
    C

Alayde Ana Maria Pardini
Reply 28 de August de 2012

linda a Toscana e Greve in Chianti mais uma joia desta regiaõ da rica Italia em beleza

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *