Genderless, unisex… WHAT?!!?! Prada SS 16 masculino


Meu look favorito do desfile da Prada masculino desta semana. Adoraria para mim!

Meu look favorito do desfile da Prada masculino desta semana. Adoraria para mim!

A moda é cíclica… e também se presta a várias formas de interpretação.  Como com qualquer tipo de expressão criativa, ela é analisada diferentemente por cada indivíduo.

Como trabalho neste ambiente há quase 30 anos e vivo nele a minha vida toda, o meu ponto de vista é quase científico.  Coloco uma coleção dentro do tempo e local, como qualquer quadro.  Tento entender de onde vem esta expressão do estilista e o que quis manifestar.  Também tento colocar dentro do zeitgeist do momento.  Ver se tem um significado dentro da história da marca e da era que estamos vivendo.  É por estas razões que achei o desfile masculino da Prada importante o suficiente para querer mencioná-lo entre tantos que acontecem nestes dias.

Como fizeram vários estilistas, Prada apresentou a proposta feminina junto com a masculina.  Só que enquanto passava pelas imagens, sem olhar as cabeças, às vezes não sabia se era um look masculino ou feminino!  Isto entra no que tem-se falado muito ultimamente, a moda genderless. Nela os gêneros não são bem definidos.  Nas vitrines da Gucci neste momento, é quase impossível definir se o look no manequim (que tem um rosto neutro) é masculino ou feminino… (A Gucci está com um estilista novo desde a última estação, Alessandro Michele, que propôs uma moda genderless).   Tenho dificuldade de explicar a diferença entre o genderless de hoje e o unisex dos hippies dos anos 60.  Mas acredito que este último é uma manifestação cultural, e o de agora, mais uma afetação, uma busca de uma estética nova… Uma sexualidade que está mais na cabeça e na atitude do que na roupa.   Mas que AMEI os looks, tanto femininos quanto masculinos, da Prada, AMEI!  Achei chiques e adoraria ter vários!!!  Até mais os dos meninos que das meninas!  Olhem só!

_MON0016-1

_MON0109 _MON0605 _MON0076 _MON0823 _MON0619 _MON0090 _MON0259 _MON0366 _MON0550 _MON0123-1 _MON0445

Já o desfile da Gucci, achei muito decorado, muito fantasiado.  Não gostei tanto.

_GUC0840 _GUC0868 _GUC0742 _GUC0496 _GUC0726 _GUC0754 _GUC0102 _GUC0342 _GUC0144 _GUC0778 _GUC0116 _GUC0310 _GUC0192 _GUC0666 _GUC0298 _GUC0468 _GUC0578 _GUC0596 _GUC0536 _GUC0606

 

Fotos Style.com

No International New York Times, o Guy Trebay escreveu umas coisas que achei muito bem ditas:

“At the core of Ms. Prada’s perverse brilliance has always been her ability to flout the conventions of taste even as she recasts them…. She was falling in line with he new ambisexuality, a trend that motivated the venerable English department store Selfridges to merge its men0s and women’s sections onto three unisex floors this spring.”

Tradução: “No fundo do brilhantismo perverso da Sra. Prada sempre esteve a sua capacidade de desrespeitar as convenções do gosto, mesmo quando ela o reformula…. [Neste desfile] Ela entra na linha da nova ambissexualidade, uma tendência que levou o venerável loja inglesa de departamentos Selfridges a fundir suas seções masculinas e femininas de moda em três níveis unissex nesta primavera”.

Bem temazinho meio polêmico!! Louca para ver o que vocês acham…

YOU MIGHT ALSO LIKE

Moda masculina: o essencial para um guarda roupa masculino
July 12, 2018
Entrevistando o Robbie e falando de estilo masculino italiano!
July 07, 2017
Estilo masculino, aprendendo com o Robbie!
August 16, 2016
Segundo dia da Semana de moda de Milão: Paula Cademartori, Fendi, Pucci e Prada!
February 26, 2016
Milão – MFW – Re-see da Prada e super desfile da Versace!
September 28, 2015
Milão – MFW Fendi, Paula Cademartori, Pucci e Prada
September 25, 2015
Milão- Fondazione Prada
September 23, 2015
MFW: Prada, pretty in pink!
February 27, 2015
#mfw segundo dia Fendi, Just Cavalli, Ca & Lou e Prada!!
September 19, 2014

28 Comments

Cristina Husebo
Reply 24 de June de 2015

Oi Consuelo, me sinto sua amiga, sem mesmo termos nos comunicado antes... acompanho seu blog a mais e um ano, e me sinto em casa aqui. O tema genderless parece meio polemico mesmo, mas se tivermos um olhar mais limpo, novo e sem ideias preconcebidas, acho que será uma janela para o futuro. Como um das minhas filhas (tenho 3) diz, genero é uma coisa que tem mais a ver com atitude do que com o visual, muito menos com padrões. E me parece sensato questionar por que os homens não poderão usar saias, florais, sendo que as mulheres já se apoderaram a tempos das calças compridas, bermudas e ternos.. Vai ser interessante viver prá ver :-) beijos

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Oi Cristina! Welcome!! Bem colocado! É muito mais uma atitude e um estado mental, nosso e de quem nos cerca! bjs c

Andreia Mota
Reply 24 de June de 2015

Menina, eu amei esse desfile total flex!!!!
Várias opções de estilo para o meu dia-a-dia, gamei em vários looks, polêmico ou não, Vitor ou Vitória, o importante é ter estilo, beijos meus queridos, beijos Diva.

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Nossa!! Como gostei daquele filme!!
    bjs
    c

    PS Adorei teu look (vestido estampado) no almoço do Salotto que vcs fizeram no Rio! Vi no Face na página "Nous Sommes Consueloblog"

      Andreia Mota
      Reply 25 de June de 2015

      Ganhei o dia com o seu elogio!!l Você já o viu antes, rssssss. Depois te conto a historia dele, rsssss. É sempre muito bom encontrar as meninas, paira no ar um pouco de Consueloblog. Beijos minha querida, beijos Salotto.

        consueloblog
        Reply 25 de June de 2015

        hahahah bjs

Estê Toledo
Reply 24 de June de 2015

CSJ4ME
que beleza!! Isso certamente é Prada, se me derem algo já coloco na caixa "Pra dá" certeza... hihihi
Tirando o pijama verde que tá elegante claro, só faltou o charuto!!
O mundo ta muito moderno pra mim mesmo, tô me sentindo um vovô, CS agora você me jogou no asilo trancou a porta e jogou a chave no rio!!! Não entendi nada, vou ter que voltar a estudar, afeee... Como é difícil ser minoria oprimida nos tempos de hoje, homem hétero do steili bruto, rustico. Parece que nem tem mais lugar neste mundo pra gente!!! kkkkk
beijo grande e vou ali baixar o aplicadivo Homem mudernu e ja volto, pra gente papear...

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Estê!!! rssss! Vc faz falta! bjs c

      Estê Toledo
      Reply 27 de June de 2015

      Viu CSj4me ,
      Te falei q tem gente aqui q sente minha falta viu, Alexandra muito obrigado fico Feliz em saber, minha relação com a Consuelo é bast ante conturbada, a gente briga desentende maps acabamo sempre voltando.... Hihihi beijocas!!!

        consueloblog
        Reply 29 de June de 2015

        Bobinho!!! Eu te amo e vc sabe disso!! CSj4U!!

    Alexandra
    Reply 25 de June de 2015

    Estê, você podia aparecer mais. Gosto tanto dos seu comentários....rsrs
    Bj

Tatiana Sampaio
Reply 24 de June de 2015

Eu achei legal o desfile da Prada. Realmente muita coisa boa que atenderia o universo masculino e feminino. Adoro ler os seus post sobre os desfiles porque consigo ampliar a minha visão sobre moda, já que meu universo (de trabalho) é muito concreto e acaba me limitando na visão mais abstrata. As suas considerações da moda com o momento social, cultural são uma maravilha! Adoooro! Agora o desfile da Gucci... acho que ainda estou muito limitada mesmo! Esse vestido floral, amarrado na cintura com um lenço na cabeça e a sandália florida de enfiar o pé; não consegui desassociar a imagem do desfile com aquelas cenas de filme americano da dona de casa no final do dia, saindo do banho. Juro que eu tentei me esforçar mas ainda não foi dessa vez. Achei muito tudo, até o cabelo achei muito tudo. Senti o estilo, mas não senti atitude!
Beijos, e obrigada por me permitir sair um pouco do meu universo cartesiano!!!
Tati.

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Oi Tati, eu q já vi muita coisa, também não gostei. Além do exagero, não achei bonito... Mas vamos ver se ele evolve... Certamente é um risco para uma marca tão grande e poderosa! bjs c

Daniela G.C
Reply 24 de June de 2015

Adorei o desfile da Prada usaria muitaaaaas coisas, bem eu sou suspeita porque adoroooo "Prada"..... Bem bacana os looks masculinos.....Agora esse desfile da Gucci não gostei muito não....Fico só com uma blusa de manga comprida que gostei, aquela branca que tem umas flores delicadas!!!! Bjssss querida!!!

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Acho q todo mundo está concordando! bjs c

Mirlene Rocha
Reply 24 de June de 2015

Querida Consuelo,
Achei muito interessante, se as peças são bonitas , fazem nosso estilo e nos agradam, por que temos que deixar de usar sendo masculino ou feminino ? Há tempos compro peças e as uso mesmo sendo "deles" , o que não muda meu estilo feminino.
Bjussss

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Concordo plenamente!! Tenho várias! bjs c

Mia Athayde
Reply 24 de June de 2015

Hummmm ... que desafio!
Num primeiro olhar, gente estranha com jeito esquisito hahahahahaha !!!!!
Mas acho que se desconstruirmos os modelitos e olharmos as peças em separado, muitas delas, muitas mesmo, arrasam nos nossos guarda roupas _ nossos = simples mortais como euzinha :))
bjssss

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Isso também é verdade!! Ou até tem peças no teu guarda-roupa que vc pode montar um look similar! bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 24 de June de 2015

Cons, muito interessante o que vc escreveu, sobre o unisex agora sendo considerado mais como uma manifestcao e o que agora esta rolando mais uma coisa de atitude e personalidade....Nao importa o nome que se de, pois acho que ha pecas que servem para ambos os generos. Quem nao gosta de um bom blazer desestruturado? Um jeans folgadao?? Alias, tambem fecho com vc quanto aos looks ditos masculinos da Prada..Acrescentaria os da Gucci tambem......¨Ditos¨, pois na verdade, para mim, sao o nosso etreno unisex, com ou sem manifestacao!! Bjs.........

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Sabe q a moda anos 70 ainda é entre as de maior sucesso de todos os tempos?... bjs c

      Andrea - Curitiba
      Reply 25 de June de 2015

      Imagino sim, pois sempre ha pinceladas da mesma aqui e ali...Bjs.....

fatiminha
Reply 24 de June de 2015

tava pensando no meu marido indo a uma reuniao de trabalho vestido assim....

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Hahahahah! bjs c

Ana Abate
Reply 24 de June de 2015

Como "des-generalizar" , como expressåo dos novos tempos, como representaçâo da nova sociedade, ok! Qualidade, corte, estamparia, ok!
Mas como combinaçōes?

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Acho q as combinações são mais para os desfiles mesmo... bjs c

Alexandra
Reply 25 de June de 2015

Oi querida!!!
Tema interessante esse.
Gostei de muita coisa da Prada....usaria mesmo. Gucci achei caricato demais.....tirando uma pecinha ou outra, no geral não me agradou não.
Eu gosto muito da mistura feminino/masculino. Acho que traz uma coisa sexy que não sei explicar direito...rsrs
Super beijo. Saudades!

    consueloblog
    Reply 25 de June de 2015

    Concordo super! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *