Encontrar o teu próprio estilo!


Repropondo este post que adoro…

encontrar o teu proprio estilo

Foto Roberto Leone

Entre os vários argumentos que temos discutido em todas as minhas mídias (blog, Insta, Face e Snap) nos últimos tempos, o que espero saia bem claro é que sou porta-bandeira de “Encontrar o teu próprio estilo.”  Respeito muito mais quem tem um estilo, mesmo que eu não goste dele, como a Jenny Beavan (vencedora do Oscar para melhor figurino de quem falamos nesta segunda AQUI) ou uma periguete (com o maior respeito), do que alguém que não tem nenhum estilo.  E isto é independente dela ser bonita ou feia!

Estamos na era de Aquário como explica a nossa Prof. Luciene Felix Lamy:

“Sim, Consu, estamos na famosa “Era de Aquário”!  Isso significa que o “aguadeiro’ preside os próximos 2 mil anos, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões.  Para quem entende de música, Aquário é uma 8ª superior de Gêmeos, ambos pertencentes ao elemento AR, a mente, que é o que nos separa das Bestas.  A abrangência é vasta, imprevisível e irreversível.”

“Rompendo padrões”, estas palavras para mim significam liberdade… liberdade de procurarmos e sermos nós mesmas!  Quem sou eu para criticar outra blogueira?  Lógico que tenho uma opinião, mas todo mundo não é igual.  E enquanto quem me lê pode querer seguir a minha estética, outras não.  Sempre uso o exemplo de minha mãe, Costanza Pascolato.  Muitas pessoas a acham “a mulher mais elegante do Brasil”, mas quantas sairiam pelas ruas com um topete e óculos escuros?…

Costanza como Minion pela Stylight

Costanza como Minion pela Stylight

Para mim o que foi importante da postura de Jenny Beavan nos Oscars é justamente a ruptura à banalidade e ao medo de não se sujeitar aos padrões.  Ela não ficaria natural nem linda em um vestido de gala.  Ela sabe disto.  É o seu trabalho.  É a sua obrigação.  Então ela foi à cerimônia dentro do seu estilo. Daí subentra algo de bem British em querer chocar (no meu esnobismo adoro a frase “Épater la bourgeoisie” chocar a burguesia).  Não deixa de ser um esnobismo bem sutil, e acho que muitos não entenderam.   O protocolo neste caso toma segundo plano, pois como escrevi ontem nos comentários, são os ousados que mudam o mundo.  Ou como dizia muito melhor Steve Jobs:

Essa vai para os loucos, os desajustados, os rebeldes, os desordeiros, os pinos redondos nos buracos quadrados … aqueles que vêem as coisas de forma diferente – eles não gostam de regras … Você pode citá-los, discordar deles, glorificar-los ou caluniar-los, mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los porque eles mudam as coisas … eles empurram a raça humana para a frente, e enquanto alguns podem vê-los como loucos, nós vemos genialidade, porque aqueles que são loucos o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que o fazem.

(Here’s to the crazy ones, the misfits, the rebels, the troublemakers, the round pegs in the square holes… the ones who see things differently — they’re not fond of rules… You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them, but the only thing you can’t do is ignore them because they change things… they push the human race forward, and while some may see them as the crazy ones, we see genius, because the ones who are crazy enough to think that they can change the world, are the ones who do.)

Nossa, me dá um nó na garganta toda vez!

É por isso que admiro marcas como Dolce & Gabbana, Valentino, Gucci e Dries Van Noten que ignoram as tendências e vão pela sua estrada, e se posso ser sincera, o mundo da moda está entendendo isso e já está mudando junto com eles.  Buscamos uma marca que nos represente e não uma tendência que nos defina.  Vamos nessa pessoal!  Vamos ser nós!

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

  • April 23, 2018
  • 41

10 Comments

Karoline Fernandes
Reply 23 de April de 2018

Engraçado falando em estilo.... Tem pessoas que perdem a essência de si mesmo quando se montam em roupas caras (é por isso que eu sigo você. Porque você é de verdade, e pode estar o mais bem vestida que nunca perderá sua essência)...
Cá estava eu esperando você naquele encontro em Floripa literalmente sentada de perna cruzada.... Com uma mulher do meu lado que me olha e pergunta :" Aí nossos sapatos são iguais, o seu é da Arezzo?". Quando respondi que não porque não ia mentir.... Ela saiu do lugar e foi indo.... Só voltou quando viu vc conversando comigo....

Então o estilo também tem essa influência do olhar, reparar e achar mil coisas.... E com você aprendi isso, aprendi que não precisa ter muito $$ para encontrar uma roupa bacana quê te faça sentir bem... É isso que eu acredito...

Claudia Pinto
Reply 23 de April de 2018

Pra mim, isso vale pra tudo, Consuelo, desde moda até o jeito de ser. Temos que “ter personalidade”, como dizia a minha querida avó. Não é pq falam, vestem ou se comportam de uma forma que temos que fazê-lo pra não ficarmos fora de moda, diferentes, deslocados. Não. Temos que ser nós mesmas, sempre, da maneira que achamos e nos sentimos bem.
Bjs

Elisie
Reply 23 de April de 2018

Nunca segui moda. Sou atemporal e as minhas roupas tem anos...não dou a mínima pra modismo e adoro jeans e all star. Acho tao bacana quem nao se torna refem de tendências. A gente acaba vendo cada coisa feia por ai. Creio que ter estilo é antes de mais nada ter atitude e estar feliz com a sua forma de enxergar a vida. E isso não tem nada a ver com dinheiro ou posição social. Eu sempre fui assim e a minha filha, que viaja o mundo todo, carrega uma malinha com poucas peças e versáteis. Igual a mim. Adoramos ser assim!

Andréa - Curitiba
Reply 24 de April de 2018

Grande post, Cons!! Chanel já dizia: "A moda passa, o estilo permanecer"!!!Bjssssss

Andréa - Curitiba
Reply 24 de April de 2018

Permanesse...

Beatriz Helena
Reply 24 de April de 2018

Dias atrás ouvi da minha amiga decoradora que parede vermelha não está mais na moda. A moda agora é parede cinza. Respondi que não gosto de cinza, gosto de vermelho e as paredes da minha sala e do meu quarto ( uma parede em cada ambiente) vão continuar vermelhas até eu enjoar. Com roupa sou assim. Não adianta me dizer que bota branca está na moda porque eu odeio. Uso o que gosto, com bom senso, e se coincide do que eu gosto estar na moda, melhor ainda. Se não, tudo bem também.

Concordo com você, Consu, no respeito a todos os estilos, mesmo que eu não goste. Melhor do que ver alguém vestido com as últimas tendências de moda, mas que não cominam com a pessoa.

Janaina
Reply 27 de April de 2018

Que lindo post, Consuelo. Sermos diferentes! Dostoiévski diz: “a beleza salvará o mundo”. E a nossa beleza está na diversidade. Chega de uniformes (Na arte, na ciência, no comportamento, no pensamento, na Sociedade...)! Afinal, que seria do amarelo se todos só gostassem do azul? Bj.
Janaina

Ana Maria
Reply 27 de April de 2018

Realmente, Costanza é a mulher mais elegante do Brasil.
Vc herdou a elegância de sua mãe. Amo o seu estilo.

Leila Maria Falcao de Omena
Reply 2 de May de 2018

Pra mim, seguir o blog da Consuelo é confirmar a moda q sempre tive na minha mente. Sentir-se bela todos os dias com uma roupa simples q valoriza o seu eu. Melhor blog q segui para mulheres depois de 50! Inteligência, bom gosto, boa auto-estima, simples, clássica e chique. Siga em frente, pois vc é muito boa no que faz!😘

    consueloblog
    Reply 3 de May de 2018

    Muito muito obrigada! fico super feliz! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *