10 Dicas de como se virar bem em um jantar


Encontrei este post de quase um ano atrás… Gostei e decidi repostar…

Downton Abbey, a epítome da etiqueta! Photographer: NICK BRIGGS CARNIVAL FILMS and can

Downton Abbey, a epítome da etiqueta à mesa!
Photographer: NICK BRIGGS
CARNIVAL FILMS

Estava falando com alguns amigos sobre a pergunta neste post quando questionei o por quê às vezes se veem mesas onde todos os homens se sentam de um lado e as mulheres de outro.  Trouxe à tona o fato que é chato em alguns jantares com lugar marcado quando senta-se ao lado de alguém que não se conhece.  Ao qual, pentelha-mor-aqui (eu) repliquei: “Mas é uma oportunidade de conhecer alguém ou algo novo!!  Por que não?!!”  Bem, vocês podem imaginar a discussão que seguiu daí!! rssss!!!  Até que uma amiga me disse: “Saber curtir esta oportunidade é uma arte, você deveria escrever sobre isto!!”

Apesar de não me considerar uma expert no assunto, tenho experiência!  Desde muito pequenita meu pai nos fazia sentar à mesa com os adultos.  Não devíamos abrir a boca a não ser que alguém falasse conosco. Assim sendo, escutávamos muito e prestávamos atenção!  Fui morar fora aos 18 anos e comecei a trabalhar com 22.  Casei aos 26 em outro país e me separei aos 36.  Com este histórico, tive várias ocasiões quando fui a jantares sozinha ou onde não conhecia ninguém.  Assim, fui aprendendo.  Entendi que me divertiria muito mais “descascando” a pessoa ao meu lado, do que ficando quieta.  Tenho a sorte de controlar muito bem a minha timidez…  E logo entendi o quanto uma frase inesperada por um desconhecido, surpreendentemente,  pode ser marcante.

Então cá vão as minhas dicas do que fazer em uma mesa quando você encontra pessoas que não conhece ao teu lado!

  1. Escolha de que lado você quer começar a conversar, com a pessoa à direita ou à esquerda.  Se os dois estiverem te dando as costas, o que seria bem grosseiro, encontre uma brecha e comece o papo com um.  Ou senão, encha a cara!! 😉
  2. Se apresente com um sorriso.  Se a pessoa do teu lado não se apresentar (‘shtranhoooo) você pode perguntar  “O seu nome?”
  3. Comece com uma conversa mais neutra: “como você conhece o/a nosso/a anfitriã?  Daqui é capaz que você encontre já um ponto em comum.  Ou, algo de completamente desconhecido do qual você sempre quis saber um insider story!  Se não for astrofísica, é muito provável que você tenha alguma curiosidade ou opinião sobre o assunto.  Por exemplo, se eles são amigos de infância você pode perguntar: “e ela sempre foi assim tão simpática e expansiva?”  Se se conheceram em uma viagem de trabalho na China: “nossa sempre quis conhecer Shanghai/a muralha chinesa! Você foi?”  Essa pergunta pode ser um pouco perigosa, pois existe a possibilidade que respondam com um não e se for uma pessoa um pouco chata pode morrer a conversa aí.  Daí você pode seguir com “Mas realmente é tão cheio como se vê nas imagens/existem tantas bicicletas/é mesmo poluído/tem tantos prédios/me dizem que Shangai é a Nova Iorque dos anos 80, você concorda?” e por assim vai.  Se disserem que estão ali de penetra (duvido, mas seria divertido), você pode perguntar com um olhar malandrinho: “Ah sim, rssss, e como você fez?!!”
  4. Tem a opção também de falar do clima, mas é tãaaaoooo chato!!!
  5. Se a conversa for entre 3 pessoas, com você no meio,  jogue tua cadeira um pouco para trás, discretamente, para que todos possam conversar facilmente sem ter que cuspir no teu decote… e esqueça de comer.  Se estiver morreeeendo de fome, pegue o pãozinho sobre o colo e belisque um pouquinho. Também vale pegar o cálice de vinho na mão.  Ninguém é de ferro!!
  6. Para quebrar o gelo também gosto de: “Posso te perguntar o que você faz?”, “Você tem algum hobby?”, “Este prato está delicioso, o que será este gostinho que não consigo identificar…”, “Tem planos para alguma viagem?” “Você viu algum filme bacana ultimamente?”  “Série?”… Evite: política, dinheiro, fofoca e religião.  Tem o potencial de acabar mal!
  7. É sempre bom conversar um pouco com cada pessoa ao teu lado, especialmente se você ver que uma está sem ninguém com quem falar.  Una-a à tua conversa e dê uma breve explicação do que vocês estão falando para que ela possa contribuir à conversa.
  8. Se o jantar não for muito formal, é gostoso, antes da sobremesa por exemplo, levantar e ir sentar em outra ponta da mesa para conversar um pouco com outras pessoas.  Peça desculpa aos teus companheiros, explique que volta logo mas que gostaria de dar um “oi” a uma pessoa que não vê há muito tempo.
  9. E lembre!!  Uma das coisas mais importantes é escutar!!!  Não monopolize a conversa, deixe o outro replicar, olhe-o nos olhos e preste atenção genuína!!  Uma das grandes lições que meu pai me deu e sempre tento lembrar:  “Você tem duas orelhas e uma boca para ouvir o dobro de quanto fala!”
  10. Mas não poderia terminar sem dar algumas lições de sobrevivência:
    * É bom saber um pouco do que está acontecendo no mundo.  Se for um jantar bem importante de trabalho, teu ou do teu par, dar uma olhada no jornal por alguns dias só vai ajudar!
    * Lembre de ser charmosa, sorrir e rir!
    * Auto-ironia e rir de si mesmo é um plus!  Sem fish for compliments, isto é, dizer coisas que exijam um elogio a si mesmo, mas se acontecer, agradeça sinceramente!
    * Em caso de gafe, ria!  Um pouco, não demais!!!!!!
    * Evite decotes muito profundos e peças curtas demais que sentando expõe quase tudo.  Você vai se sentir desconfortável e não vai ajudar a situação!!
    *Se com tudo que falei acima, a conversa ainda for de um tédio infernal, belisque-se discretamente para não se adormecer!!  Mas bem forte viu?!! E vale um copo amais de vinho, não tem lactose e nem glúten!! 😉

Bom Salotto, acho que deu, não?  Mas se lembrar de outra coisa, vou adicionando ou escrevendo nos comentários!!  E quais são as tuas dicas!!??!!  Quero muito saber aqui nos comentários!!

  • April 22, 2016
  • 25

147 Comments

fatiminha
Reply 20 de July de 2015

regrinha: no primeiro prato/entrada, converse com o seu vizinho à esquerda, no segundo prato com aquele à direita, no terceiro volta pro esquerdo; e vai alterando assim até o fim do jantar... voce vai ficar impressionada como tanta gente sabe disso! vale pra todo tipo de jantar ou almoço sentado.

bj

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Tava na dúvida!! bjs c

      Gloria jane melo
      Reply 20 de July de 2015

      E se seu vizinho fizer a mesma estratėgia, só que em tempo diferente do seu? (Sö pra brincar um pouco hahaha)

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        Se diz do que? SE levantar ou encher a cara? ;-) bjs c

          Gloria jane melo
          20 de July de 2015

          A obsrrvaçao foi, se na entrada falo.com o vizinho da direita e no prato principal xom o vizinho da esquerda, se na entrada o vizinho tambem resolve falar com seu companheiro da direita?

          Marina Di Lullo
          21 de July de 2015

          Hahaha, estou adorando tudo...bate-bola divertido!!

Luiz Felipe Erthal
Reply 20 de July de 2015

Ser simpático é algo que ajuda muito, não só em jantares (formais ou informais) mas em todas as ocasiões na vida. Sempre procurei ser assim. Já passei por alguns apertos e pela simpatia, fui ajudado por pessoas que nunca havia visto antes na vida! O sorriso, olhar nos olhos da pessoa que fala e ainda dar-lhe atenção é algo que causa muita empatia! Empatia que falta em muita gente (que por sinal são desinteressantes) e que faz falta em muitos momentos sociais e de socialização. Ah outra dica que eu acrescentaria ao seu texto é não ficar mexendo no celular e outros gadgets, isso espanta as pessoas que acreditam que você quer privacidade. se for muito urgente, peça licença e saia para responder a quem for urgente, caso contrário avise que está ocupado(a) e responderá depois.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Ah é!! A etiqueta do celular é essencial! Algo que tenho que aprender!!
    bjs
    c

      fatima
      Reply 20 de July de 2015

      #ficaadica Consuelo.... um post sobre celulares e o seu (mal)uso

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        Boaaaaa!!! bjs c

        Denise Luna
        Reply 20 de July de 2015

        Apoiado! As pessoas andam tão mal educadas nesse quesito....
        Bjs

    Mar
    Reply 20 de July de 2015

    Verdade! Simpatia é tudo! Tb não adianta ter assunto se o vizinho de mesa é antipático ou um mala...rs

Andreia Mota
Reply 20 de July de 2015

Acredita que a última vez que sentei para jantar entre amigos você estava na ponta da mesa? Hahaha, que saudade!!! A minha sorte dessas ocasiões é ter sempre assunto e amigos ao redor, se deixar a noite vira dia e estaremos querendo ainda mais. Volto depois para terminar o comentário, ok?! Beijos querida, beijos Salotto.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Ah disso eu sei! Nunca falta assunto com a Motão! bjs c

Maria Benincasa
Reply 20 de July de 2015

Bom dia!!!!
Aqui na roça nao temos muitos jantares formais, mas temos muitas festas, muitos eventos! Adoro conversar com todo mundo e, principalmente com pessoas novas! Muito bacanas as tuas dicas, principalmente aquela que diz nao monopolizar a conversa! Nao tem nada mais chato do que aquela pessoa que fica: eu eu eu eu!!!
Olha só, p HDMV (rsrsrs) usa sempre esse mesmo ditado do teu pai. 2 orelhas e 1 boca!!!!
Bjs da roça e boa semana para todos

    iara
    Reply 20 de July de 2015

    Maria, tambem moro na roça e não tenho muitos jantares formais, mas quando tiver vou lembrar da nossa musa , diva e maravilhosa Consuelo! Concordo , não tem coisa mais chata do que pessoas que monopolizam as conversas , não larga do celular e odeio fofocas! bjus

      Maria Benincasa
      Reply 20 de July de 2015

      Oi Iara!!! Onde é tua roça? Será que é perto da minha? Agora, fofoca é o ó, não! Difícil é escapar delas aqui na província!!! Rsrs ainda bem que tenho memória de peixe pra essas coisas!!!
      Bjs pra vc!

        iara
        Reply 20 de July de 2015

        Oi Maria, minha cidade se chama Nova Era e fica bem entre as montanhas de Minas Gerais!

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Sábio HDTV!! bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 20 de July de 2015

Bom dia aqui e boa tarde aí,
As dicas são preciosas. Mas quando se tem certa dificuldade pode ser uma luta.
Algo acontece entre o conhecimento teórico e a prática, o famoso "gap".
Tenho me exposto mais a certas situações desse tipo, algumas não tem um saldo positivo, ma ainda assim tenho aprendido, e outras são uma delícia. Há duas semanas tive uma experiência deliciosa! Quando encontra-se sintonia é maravilhoso!
Sobre Downton: Adoro a série. Estou com muitas saudades da Violet. Uma das minhas filósofas favoritas.

XXX, AL

    Marina Di Lullo
    Reply 20 de July de 2015

    AL, tb adoro a Violet e fiquei bem chateada qdo li que a próxima temporada será sua última participação na série, vão tirar nossa cereja do bolo. Bjs

      consueloblog
      Reply 20 de July de 2015

      Marina, jura?!!!! Não!!... Mas me disseram também q a série vai acabar... será?!! bjs c

        Marina Di Lullo
        Reply 20 de July de 2015

        Consu, tb já li, mas nem me diga!! Ficaremos órfãs do humor e estilo britânicos? Tomara que criem outra o mais rápido possível!!

          consueloblog
          20 de July de 2015

          Não existe outra!! Como não existe outro Friends!! bjs c

          Marina Di Lullo
          21 de July de 2015

          Tem razão Consu! Njs

          Marina Di Lullo
          21 de July de 2015

          Bjs

    Ana Laura Rabelo
    Reply 20 de July de 2015

    Refiro-me a dificuldade por alguma timidez e introversão natural.

    Bjs, AL

      consueloblog
      Reply 20 de July de 2015

      AL, o bacana é q vc sai do teu comfort zone pra se enriquecer!
      bjs
      c

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    A Violet ROCKS!!!
    bjs
    c

      fatima
      Reply 20 de July de 2015

      Infelizmente é verdade... ela vai sair, disse que ninguem vive taaaanto kkkkk
      gosto da Mrs Patmore tbm tinhosa.....

        Marina Di Lullo
        Reply 21 de July de 2015

        Fatima, vc lembra qdo ela acompanhou a governanta Sra. Hughes ao médico? Demais!!

    Denise Luna
    Reply 20 de July de 2015

    AL, não deixe de ver a atriz, Maggie Smith (Violet) em dois filmes ótimos. O primeiro é o Hotel Marigold2 e Minha Adorável Dama. Filmes ótmos e ela BRILHA, como sempre.
    Bjs

      consueloblog
      Reply 20 de July de 2015

      Gostei mais do primeiro Marigold Hotel, mas mesmo no segundo, ela está fantástica! Qual o título do outro filme em Inglês? bjs c

        Denise Luna
        Reply 20 de July de 2015

        http://pipocamoderna.com.br/critica-minha-querida-dama-envolve-com-bons-personagens-e-interpretacoes/429304

          Bruno
          20 de July de 2015

          Já que vocês estão falando de filmes eu vou sugerir um que assisti sábado e achei bem legal:
          https://www.youtube.com/watch?v=UXWdgGmY-BY
          Espero que gostem!
          Bjão a todos

          consueloblog
          20 de July de 2015

          Que gentileza! bjs c

          Ana Laura Rabelo
          20 de July de 2015

          Bruno, comecei a ver, mas estou perdendo muito pq meu francês não é tão bom e a legenda do youtube é bem estranha. Vou seguir de teimosa, porque tbm é bom como exercício! Mas é bem engraçado o conflito.

          Obrigada e abraços, AL

      fatima
      Reply 20 de July de 2015

      BFF!!! assisti os dois e amei! ela tbm trabalha na serie Herry Potter.
      mas como Violet.... imbativel!!!

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        Imbatível!!

        Denise Luna
        Reply 20 de July de 2015

        Ei, BFF, você andava sumida!!!!! Gostei do Madrigold 2 mas os diálogos do "Minha Querida Dama" são imbatíveis. A peça é uma grande sessão de psicanálise onde refletimos como os pais tem grande influência na vida adulta dos filhos. Imperdível.
        Bjs e não some!!!!!!!!!!!

          consueloblog
          20 de July de 2015

          Comecei a ver e me cansei logo... agora entendi... tem q assistir sem sono, pois é seria! Obrigada! bjs c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 20 de July de 2015

      Adoro a Maggie! Não vi o Marigold 2 e vou procurar o outro. Obrigada e bjs, AL

    fatima
    Reply 20 de July de 2015

    Tbm Ana Laura ! e tbm da Mrs Patmore....

      consueloblog
      Reply 20 de July de 2015

      ADORO ela!! bjs c

      Marina Di Lullo
      Reply 20 de July de 2015

      Idem idem Fatima, bjs

        Ana Laura Rabelo
        Reply 20 de July de 2015

        Ela é a alma da trama Marina! bjo, AL

      Ana Laura Rabelo
      Reply 20 de July de 2015

      Fátima, gosto do Carson! A-do-ro o Carson! rsrsrs
      Lady Mary metida, Edith bobona, Cora mais ou menos, his Lordship muito bom, Isabel um pouco interessante.Logo, é a violet a alma da família, sem ela não tem graça nenhuma,
      O universo dos empregados é bem mais interessante...(rsrs) A Ana e o Bates por exemplo fazem um casal bem mais rico dramaticamente que qualquer outro da família nobre, na minha opinião...
      bjo, AL

        Denise Luna
        Reply 20 de July de 2015

        Amo também o Carson, AL. Que personagem mais elegante em TODOS OS SENTIDOS. Uma alma nobre, aliás os empregados são nota dez. Fora a nossa querida, Violet com suas tiradas que são um capítulo a parte e já renderam posts no Facebook só por conta delas....
        Bjs

          consueloblog
          20 de July de 2015

          SEi um monte de cor!! bjs c

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        Mas um não pode existir sem o outro... yin e yang!! Amo o Carson!!! E o médico?!! São os diálogos que matam!! Amo amo amo!! Vc já leu os livros de Fellows? Demais! bjs c

          Ana Laura Rabelo
          20 de July de 2015

          Sim verdade! E os diálogos são ótimos. Não li...vou tentar.

          XXX

          Fatima
          21 de July de 2015

          Quais Comsuelo!!!! Mais uma dica p post!

Mia Athayde
Reply 20 de July de 2015

Que máximoooooo este post!
Como é gostoso lembrar e usar os códigos de boa educação que a gente ganhou de presente dos nossos pais ...
Junte-se a eles as nossas experiências e uma dose de atrevimento, e fica tudo mais fácil e divertido!
E tenho que dizer que amei a foto!
Mãos sobre a mesa, nunquinha da silva !!!!!! No máximo os punhos :))
Cena rara de se ver atualmente mas tão bonita !
Uma ótima semana Consuelo e queridos !
:))

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    A foto é linda mesmo, né?! Tem uma que encontrei onde não estão no ar... sem nem ler se nota a diferença!! Eles tem um consultor de comportamento e etiqueta da época no set! bjs c

      Denise Luna
      Reply 20 de July de 2015

      Acho esses consultores de comportamento/etiqueta da época O MÁXIMO!!!!!! Muito interessante MESMO.

Marina Di Lullo
Reply 20 de July de 2015

Consu, adorei suas dicas!! Sorriso sempre e uma combinação de interesse pelo ser humano e o novo ajudam muito!! Mas, se houver ajuda do Cosmos e sintonia e diversão, tudo flui e o tempo voa. Bjs

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    O tempo voaaaa!!!! bjs c

Juliana
Reply 20 de July de 2015

Consuelo,
Depois do primeiro comentário, dá aquela coceira pra fazer outros... rs
Sobre o comportamento à mesa, além da conversa com gente desconhecida que cria novas oportunidades, queria chamar a atenção pra um ponto: a bebida.
Se for um jantar formal, de trabalho, sobretudo, temos que prestar atenção na pessoa mais importante / anfitrião da mesa. Muitos se esquecem disso, sentam e já vão levantando a taça.
Tem que ficar esperto pra ver se não vai ter brinde e se o chefe já levantou a taça dele.
Nada pior do que alguém querer puxar um brinde e o seu copo lá - claramente já degustado...
Beijos

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Rsssss Juliana!! Tem toda razão!! Eu peco nisso entre amigos!! ;-) bjs c

Monica Viana
Reply 20 de July de 2015

Oi! Adoro tuas dicas, sempre tão leve e descomplicada!
Mas vou deixar aqui uma dica tbém: pede pra alguém capacitado revisar teus textos, estão com muitos erros de português! :/ Bj

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Monica!! É que não tenho horário pra nada e não consigo ter alguém que revise! Me ajude? Dá um toque e arrumo já! bjs c

      Gloria Jane Melo
      Reply 20 de July de 2015

      Oi Consuelo
      o tom coloquial que você escreve ė tāo especial que garanto, nunca reparei nas escorregadelas da nossa līngua. Tenho receio que um revisor capacitado mude o espírito do blog. Que tal deixar o revisor para os livros?

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        ... bjs c

          Claudia K
          20 de July de 2015

          Revisor????!!! Nunca!!!! Nós te amamos assim - com este texto maravilhoso e perfeito!

Denise Luna
Reply 20 de July de 2015

Querida Musa, adorei o tema e suas dicas.
Um dos conselhos que jamais esqueci veio do falecido Onassis que costumava fazer uma "boquinha" antes de jantares e festas, assim, dizia ele, nunca estava com o foco na comida e sim, nas conversas. Fez grandes conhecimentos e negócios por conta da habilidade de ouvir e conversar ao invés de "cair de boca" nos pratos e se esquecer do que mais importava, i.e. conhecer gente interessante.
Sigo essa regra desde então e chego livre leve e solta nas festas e consigo me concentrar nas pessoas.
Também não suporto gente que começa a mexer no celular a toda a hora. Acho tão inconveniente e nos dá a sensação de que não somos importantes, não é mesmo?
Bjs

    Denise Luna
    Reply 20 de July de 2015

    A regra do Onassis é boa também no caso do jantar atrasar, você não repetir o prato já que está esfomeado e comer com mais elegância e menos sofreguidão! kkk

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Bacana essa De! bjs c

      Claudia K
      Reply 20 de July de 2015

      O segredo é uma sopinha. Bem leve. Tipo um caldo de carne ou legumes bem ralo.

    Marina Di Lullo
    Reply 20 de July de 2015

    Nossa De, por aí dá pra entender porque ele conquistou a Maria Callas, não é amiga? Bjão

      Denise Luna
      Reply 20 de July de 2015

      Marina, eu já vou além e digo: como ele conquistou a Kennedy!!!!!!! A Callas era mais fácil pq ela era meio gorducha na época e o Onassis mais jovem, não é mesmo?
      Bjs

        Bruno
        Reply 20 de July de 2015

        Mas a Kennedy ele não conqui$tou com $eu e$forço, De? Foi o que eu entendi.

          Denise Luna
          20 de July de 2015

          Adorei, Bruno, você tem t$da a razão, mas se ele fosse um GROSSEIRÃO, ela talvez não aguentasse.....kkk

          Bruno
          20 de July de 2015

          Mas não é justamente este o ponto que chocou a sociedade da época? A gro$$$$$$ura dele foi cativante para Jackie, mais do que a grossura, que também era comentada. Foi isso que minha mãe contou lá em casa.
          Bj

        Marina Di Lullo
        Reply 21 de July de 2015

        Realmente De, grande conquistador! Vi um documentário sobre a Callas e parece que o amou de verdade. Bjs

    Gloria jane melo
    Reply 20 de July de 2015

    Ótima dica Denise. Eu já costumo fazer isto por dois motivos: primeiro porque estou sempre de olho na balança e segundo porque nāo gosto de chegar morta de fome em festas. Agora tenho um terceiro motivo para uma fefeiçao leve antes decsair de casa.
    bjus

      Denise Luna
      Reply 20 de July de 2015

      Glória, vai que a festa (não jantar) tem um coquetel com muito salgadinho de "carregação" como costuma-se dizer (frituras, pão, maionese)? Daí, como não estou verde de fome, recuso polidamente e vou comer o que é mais saudável e melhor! kkk
      Viva Onassis!
      Bjs

    Adrianne
    Reply 22 de April de 2016

    Revisor, jamais!!!!!!!!! E pronto.

Ester
Reply 20 de July de 2015

Gosto demais dos teus posts, da genuinidade do que escreves, pois percebo que vem da tua alma, da tua percepção do comportamento humano( alias, tambem trabalho nesse tema).Por mim, escreva do teu jeito, da forma como entenderes, pois estará certo, como diria minha mae, o que vem do coração é o que realmente vale!Obrigada, Beijo

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Ester obrigada! Mas realmente me vergonha de fazer erros gramaticais... o que foi que errei... Será q foram os verbos?... Usei uma forma meio complicada... rss! bjs c

      Denise Luna
      Reply 20 de July de 2015

      Consuelo, nossa língua é difícil e eu, mesma, cometo erros gramaticais a beça! Volta e meia consulto o google para "double check" palavras. Costumo usar corretor ortográfico (em português) quando escrevo algo porque nossa gramática é chatinha.....
      Bjs e sinceramente, nem notei os erros....

        consueloblog
        Reply 20 de July de 2015

        Ainda bem! bjs
        c

      Carmen Nogueira
      Reply 21 de July de 2015

      Consuelo,esqueca a revisao. Entendemos e gostamos como voce se comunica.

        Bruno
        Reply 21 de July de 2015

        Carmen, eu não sei se tu pensas como eu mas eu acho um charme a escrita da Consuelo. E outra, sabemos que os errinhos dela ocorrem em virtude dela estar desacostumada com o português, já que morando fora fala mais italiano, inglês, francês... Quem dera a gente passasse pelo mesmo problema, né, Carmen? ;-)

Graziele
Reply 20 de July de 2015

Ola Consuelo, ao meu ver todas as dicas são muito úteis e com certeza usárei ...
Adoro todos os assuntos que traz para o blog.

Um grande abraço.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    obrigada Graziele! bjs c

Larissa
Reply 20 de July de 2015

Consuelo, você para mim é o símbolo da mulher moderna. Madura, divertida e elegante. Adoro suas dicas e suas histórias! Mostrei seu blog para minha mãe que tem 56 anos (eu tenho 28) e ela adorou. Viu várias fotos suas para encontrar looks parecidos com a cara dela.
Continue assim: linda, de bem com a vida e feliz! Obrigada por compartilhar sempre.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Que enorme prazer ler tuas linhas!! bjs c

Maria Vilma
Reply 20 de July de 2015

Nossa, dicas super valiosas! Como eu gosto de aprender! Como eu aprendo com vc, e aqui no CBlog!
A propósito de aprender, e de erros de português, que isso eu não percebi, porque ainda não aprendi o suficiente, mas já aprendi, por exemplo, lendo uma publicação do linguista, professor-doutor em filologia e língua portuguesa, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados, Marcos Bagno, o seguinte:
É a língua portuguesa que nos serve, não ao contrário. E que a língua é dinâmica, justamente para atender a necessidade de quem se comunica. Se o emissor consegue comunicar o que ele quer dizer mesmo se equivocando aqui e ali... e o receptor compreende a mensagem, não há motivo para alarde, muito menos vergonha.
É claro que isso não é um salvo-conduto para ignorarmos a chamada - norma culta da língua portuguesa -, mas nos permite uma tolerância maior com os nossos próprios erros...sim...rsrsr
Beijos,
MaVi

    Marina Di Lullo
    Reply 20 de July de 2015

    MaVi, concordo plenamente com o professor-doutor Marcos Bagno, que maravilha aprender, com ele e com você, que nos socorre nas horas certas!! Bjs

    Denise Luna
    Reply 20 de July de 2015

    MaVizinha, sua INSUPORTÁVEL!!! A cada comentário seu, aprendo algo. Como você é sábia, culta e atual.
    Bjs
    ps: sua pulseira continua intacta e olhe que durmo, tomo banho e não tiro do pulso! kkk

      Marina Di Lullo
      Reply 21 de July de 2015

      De, será que o meu presente continua embrulhadinho com MaVi? Só saberei qdo encontrá-la...

        Maria Vilma
        Reply 21 de July de 2015

        Guardadíssimo, Nina!
        Mas qd nos encontrarmos quero lhe dar de presente, o meu mais especial, abraço! muiiiito obrigada, amiga!
        É muito bom... é muito confortável saber que criaturas como vc, existem...!
        Beijos!

          Marina Di Lullo
          21 de July de 2015

          MaVi, fiquei emocionada e senti o seu abraço, agorinha mesmo...obrigada, vc já tem lugar cativo no meu coração. Bjão amiga querida

    Jovita Agra
    Reply 20 de July de 2015

    MaVi, você é 1000! Bjo.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Obrigada querida! Mas quero aprender com os meus erros!! bjs c

    Gloria Jane Melo
    Reply 20 de July de 2015

    Olå Maria Vilma
    adorei suas colocaçőes. Claro que temos um compromisso com nossa língua, porém intuitivamente jå pensava que há de haver uma tolerância quando a escrita é coloquial, se nāo corre o risco de ficar "pedante". E ė justamente isso que Consu não é .
    Bjus

    Andreia Mota
    Reply 21 de July de 2015

    MaVi vou repetir, quando eu crescer vou escrever como você, minha baianinha querida!!!!
    Caramba, ontem eu passei aqui bem cedo e agora quando volto, vejo todo mundo falando de erro de português e filmes, rsssss. Adoro isso aqui gente!!! Tem coisa mais gostosa de ler os comentários e sair com mais bagagem cultural? Claro que não!!!! Cheiros Salotto e um FELIZ DIA seguinte do AMIGO, um abraço para cada um!!! Eu fui abraçar as minhas amigas ontem e brindamos a vida por todos nós. Estou desculpada de não ter comentado ontem? Rsssss. Foi uma justa causa, hahaha.

      Maria Vilma
      Reply 21 de July de 2015

      Minhas amadas:Nina, Delinda, Jô, Glória (nome poderoso!), Consuelo e Andreita!!!
      No fundo, advoguei em causa própria, pois cometo muitos erros de português...hahaha...
      E como vc, Consuelo, eu também adoro a língua portuguesa; não me aborreço nadinha ao ser corrigida... tenho sede de aprender a falar e escrever corretamente... embora ache que eliminar todos os "erros" (a maioria dos linguistas preferem chamar de desvios ou equívocos...) é missão, no mínimo muito difícil, para não dizer impossível... Também como vc, fico muito envergonhada quando percebo que cometi "erros" de português...
      Claro, procurarmos, vc, eu... aprender, aprender... sempre... com os nossos erros, com quem sabe mais, com quem sabe menos... Aprendemos com tudo e todos!
      Mas, confesso que me sinto um pouco desconfortável, no que esse assunto diz resto, com "correção" feita assim... publicamente... acintosamente... e SÓ ASSIM... tá?...
      A respeito disso, li outro dia um artigo de Marta Schrre, linguista e pesquisadora do CNPQ, que eu acho que cabe aqui.
      (...) todo mundo tem direito de se expressar, sem constrangimento, na forma em que é senhor, em que tem fluência, em que é capaz de expressar seus sentimentos, de persuadir, de manifestar seus conhecimentos. Enfim, de falar a sua língua ou a sua variante dela."
      E eu aproveito e entrelaço com o pensamento e entendimento de Luiz Fernando Veríssimo...
      “Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel (...). Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda.”

      Obrigada meus amores, pelo carinho de sempre! E...para não encher mais a paciência de vcs, em bom português, até a próxima!
      beijos!!!

        Marina Di Lullo
        Reply 21 de July de 2015

        MaVi, só me resta te aplaudir de pé!! Beijos

      Marina Di Lullo
      Reply 21 de July de 2015

      Claro que sim Andreia e obrigada por ter brindado a vida por todos nós, vc tem um coração de ouro, sabia? Bjão

Jovita Agra
Reply 20 de July de 2015

É sempre muito bom aprender algo. Seu post foi de uma ajuda e tanto, apesar de raramente frequentar jantares formais. Fica também uma sugestão para posts sobre etiqueta em geral, à mesa, em conversas de gruposs, entrevista de trabalho, etc. Tenho certeza que suas dicas serão muito boas. Beijo e ótima semana, Consuelo e Salotto queridos.
PS: Ah, quanto aos erros, escreva da forma como lhe convier, o blog é seu e que se sentir "ofendido" pelos erro gramaticais que procure o blog de algum imortal da Academia. Bjocas.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Mas eu quero aprender!! bjs c

      luciene felix lamy
      Reply 20 de July de 2015

      Donzela,
      Nisso somos iguaizinhas: tb erro; e aprecio ser corrigida. Zilhões, lu.
      PS: Só lamento que meus erros gramaticais não tenham nenhum charme... :-(

        Laíse
        Reply 21 de July de 2015

        Lu, minha querida,
        Estou sentindo falta de sua participação especialíssima aqui no blog de nossa musa.
        Querendo também saber de Ritinha Medina. outra querida.
        Consuelo, pensei que era a fã número 1 de Downton Abbey, mas estou vendo aqui que não. Amo demais essa série, não vejo a hora de estrear uma nova temporada, a quinta se não me engano. O que mais gosto na personagem Violet são suas expressões, facial e corporal, uma aula de interpretação.
        Consuelo, aproveite sua estadia em Londres, que também é minha cidade favorita em viagens.
        Beijo grande salloto querido.

vera
Reply 20 de July de 2015

Olá,
Não se preocupe com os erros. Dá até um certo charme aos textos... uma ítalo-brasileira escrevendo em português.
O Marcos Bagno, que alguém citou, foi meu professor de Linguística na UnB. Grande figura.
Bjs. a todos do Salotto.

Gloria jane melo
Reply 20 de July de 2015

Voltando ao assunto central, que ė a habilidade de conversar com pessoas estranhas, a revista Veja hå alguns dias fez uma uma reportagem sobre pessoas que têm estas habilidades especiais de comunicação em um råpido espaço de tempo. Dentre os famosos, lembro-me que Preta Gil foi citada como uma das pessoas que possuem esta encantadora habilidade.
Beijos
Ah, hoje ė dia do amigo.
Que este dia nos faça feliz por nos lembra de todos os amigos que temos.

Priscila Thaís
Reply 20 de July de 2015

Olá, Consuelo.
Adorei as suas dicas e a da Fatiminha nos comentários tb.
É bem raro ir a eventos de jantares formais e talz, mas quando estou em algum jantar ou um happy hour que conheço poucas pessoas, sempre quebro o gelo conversando sobre preferências de bebibas. É melhor do que começar falando sobre o clima, rsrs e acho um assunto descontraído e ótimo para dar risada e mudar para outros assuntos.

Ah e sobre seriados, eu assisti só o primeiro capitulo por enquanto, mas pelo que li de comentários em sites na internet dizem que tem uma similaridade com o Downton Abbey. É um seriado espanhol chamado Gran Hotel, eu gostei do primeiro capitulo, cheio de mistérios e talz.

Abraço ;)

Leda Maria Lagoa
Reply 20 de July de 2015

Consuelo,
Bem, claro, conheço sua mãe pois moro em São Paulo e ela sempre está por aí nos melhores eventos da cidade como na SP fashion week quando a vi. Sempre eleganterrima.
Você como sua filha traz o talento natural para falar de moda e comportamento.Adoro seus looks e dicas criativas e descomplicadas. Sou adepta das rasteirinhas e sapatilhas. deixo os saltos para ocasiões bem especiais. Prefiro um sapato baixo de pedrarias a um saltão . Sou de garimpar muuuito...até encontrar o que realmente quero par compor meu estilo que é um clássico contemporaneo. Seu blog é ótimo e sou sua fã menina..

Venusia
Reply 21 de July de 2015

...Quanto aos erros de português, eu os notei! Mas,eu li em algum lugar "que o essencial é invisível aos olhos só se vê bem com o coração". Contudo estou de acordo com a Consuelo, quando se importa em "fazer o melhor" para retomar os contornos da nossa língua, O Português. Em realidade, são as informações e as vivencias o que mais me
agrada.
Abraço

Daniela G.C
Reply 21 de July de 2015

Ótimas dicas Consu......... Eu já tive esse copo a mais de vinho rsssss para aguentar tanto tédio ainda bem que foi pouquíssimas vezes!!!! Tive a oportunidade de participar de uma palestra do Fabio Arruda sobre Etiqueta e Comportamento, adoreiiiii é sempre bom saber agir não só nesses momentos com levar isso para o nosso dia a dia assim não cometemos(ou tentamos não cometer) gafes!!!Bjssss querida!!

Daniela G.C
Reply 21 de July de 2015

ANDREIA QUERIDA EU RESPONDI A SUA PERGUNTA SOBRE O VINHO.......ESPERO QUE VC TENHA VISTO BJSSSSS

    Andreia Mota
    Reply 21 de July de 2015

    Dani querida, já li, respondi e amei suas dicas, obrigada amiga. ;)

Daniela G.C
Reply 21 de July de 2015

Denise querida desculpe a intromissão mais ouve um equívoco no que se refere a Maria Callas e Onassis.......Em 1953 Callas perde peso entre 35 a 40 kg sendo assim ela já era magra......Em 1957 Onassis conhece Callas mais o romance só acontece em 1959 ela com 35\36 anos e ele com 52\53 anos ou seja Onassis era 17 anos mais velho que Maria....... Mais que grosso ele era cruel com ela numa das várias passagens ele disse a Maria quando sua voz já declinava,ele comparava sua poderosa voz como ele mesmo dizia:"Um apito que você traz na garganta" aos berros isso e muito mais......E Jacqueline sabia disso era um jogo de interesses de ambas as partes,fora o que ele $$$$$$$$ poderia oferecer!!!!Bjssssss

    Denise Luna
    Reply 21 de July de 2015

    Daniela, querida, intromissão ótima, pois é sempre bom saber dos fatos verdadeiros e eu lhe agradeço. Eu assisti um documentário sobre a Callas, mas como foi há alguns anos, me confundi e achei que o Onassis a tinha conhecido e namorado enquanto ela estava gordinha. Sobre a fama de grosso, eu já sabia, mas ele bem que deve ter se feito de muito fino para cortejar a Kennedy, você não acha? Ela queria se livrar daquela situação de viúva do presidente, mas não iria se sujeitar a viver com um sujeito rude, não é mesmo?
    Bjs e pode se intrometer sempre!

Daniela G,C
Reply 21 de July de 2015

Que bom Andreia fico feliz beijos querida!!!!!!

Lilian
Reply 21 de July de 2015

Hello Consu (posso te chamar assim?).
Já me sinto tão íntima de tanto acompanhar seus posts! Adoro, além da sua beleza (que vem de dentro, uma luz, uma alegria de viver), suas histórias e dicas, sempre com uma linguagem próxima dos leitores, real, sem 'mimimi' e com uma pitada de bom humor.
Bom, achei ótimo esse post, muito útil, especialmente para mim, que a três semanas me mudei para USA.
Então quero lhe sugerir fazer um post sobre como decorar e mobiliar uma casa. De maneira jovem, descontraída, como dicas de cores, texturas, mistura de coisas modernas com clássicas, etc.
Tinha minha casa montadinha em SP, mas resolvemos (com o marido) deixar a maioria delas, então agora, estou começando do zero com mobília e decoração.
Beijos.

Léia Cook
Reply 21 de July de 2015

Penso que o ideal é ir devagar, no começo mais sorrisos que conversas..depois da terceira taça de vinho a conversa e as pessoas começam a ficar mais interessantes.

Luciana Rodrigues
Reply 22 de July de 2015

Uma vez na minha vida resolvi (me sacrificar) e ser simpática com o comensal que estava ao meu lado. Eu o considerava um mala!!! Depois de ter vencido o preconceito e quebrado o gelo... mais uns 10-15 minutos eu estava caída de quatro. O papo foi bom, "conheci" uma pessoa maravilhosa... tão maravilhosa que o papo rendeu troca de telefones, flirt, namoro, casamento e 2 filhas.

Conversem, meninas! Conversem!

    Maria Vilma
    Reply 22 de July de 2015

    fantástico, Lu!
    promover a comunicação. Afinal, é por ela que nos aproximamos.
    Bjs,
    MaVi

      Luciana Rodrigues
      Reply 22 de July de 2015

      Verdade, querida. Beijos para vc tb

Eduarda
Reply 24 de July de 2015

Interessante é que os jovens, antenados que são, já perceberam que os códigos de escrita nas redes sociais pode ser outro: mais rápido, informal e com neologismos (tanto nas palavras quanto na sintaxe).Experimentem ler uma conversa de seus filhos jovens no whatsapp, facebook para comprovarem...No entanto, seus trabalhos acadêmicos obedecem completamente à norma culta. Nós é que ainda estamos no meio do caminho dessa compreensão/liberdade/criação de nova comunicação nas redes sociais. Essa "elasticidade da língua", a de saber/poder ir do formal ao completamente informal sem preconceito, é uma conquista deles. Nós ainda resistimos e nos autoflagelamos por não a possuir.

    consueloblog
    Reply 24 de July de 2015

    Eduarda uma reflexão imprescindível esta tua para entender a mudança cultural que está acontecendo!!! Muito obrigada ! bjs c

Eduarda
Reply 24 de July de 2015

"podem ser outros" escrevi sem os "s"...rsrs tá vendo? Na pressa comemos letras sem cerimônia.Para mim um horror, para os jovens, nessa plataforma, nada de mais. Enfim...Seu Blog tem requinte e beleza plantados na informalidade e leveza, e se perder isso, por excesso de forma, vai ser uma grande pena!

    Eduarda
    Reply 24 de July de 2015

    O que precisamos entender é que a escrita nas redes sociais é mais fala que escrita propriamente dita. É uma escrita que se dissolve na ligeireza do diálogo, da conversa.Não dá para ser igual à escrita formal das cartas, precisamos nos desapegar dos antigos paradigmas da comunicação.Mas é difícil para nossa geração...Você faz isso num meio termo que torna o Blog ágil, agradável e, ao mesmo tempo, palatável às "mais clássicas" .Me prolonguei pois esse é um tema que acho bem moderno e onde ainda há muito preconceito.

      consueloblog
      Reply 25 de July de 2015

      Eduarda, gosto q vc explique assim entendo melhor! bjs c

    consueloblog
    Reply 25 de July de 2015

    Obrigada! Concordo... mas sem erros horríveis... só com aqueles pequeninos de sotaque, ok... me dá um toque quando precisar? bjs c

Bernadete Marques de Paula
Reply 22 de April de 2016

Eu não gosto de sentar ao lado de quem não conheço. Já me sinto travada. Prefiro sentar ao lado de quem conheço e, aos pocuso, relaxando e conversando com os desconhecidos. Mas não faço questão de tomar a iniciativa. No mais, faço tudo o que vc falou: ser educada, simpática, rir de si mesma, saber o que acontece no mundo, etc, caso alguém venha falar comigo. Já tentei fazer o inverso e tomar iniciativa, mas foi muito desgaste. Então faço isso: acolho muito bem quem tomar a iniciativa de falar comigo.

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    É um ótimo início! bjs c

Fernanda Ventura
Reply 22 de April de 2016

FERNANDA VENTURA

Olá Consuelo,td bem?
Como sempre, vc me ajuda com suas dicas em minhas viagens. Desta vez vou a Londres em final de julho,e gostaria que vc me desse uma dica na localização de duas opções de hotel que tenho p escolher,um é o Melia White House perto do Regents Park(metro Great Portland) e o outro é em Pimlico, Htl Belgrave. Obrigada mais uma vez.

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    Oi Fernanda, não conheço estes hotéis... bjs c

Andrea - Curitiba
Reply 22 de April de 2016

Otimas dicas, Cons! Quanto a mim, ja fui muito timida em crianca e quando adolescente, daquelas de corar ao menor deslize...Agora, ja mais madura , tiro de letra tudo! Podem me por ao lado da Rainha da Inglaterra em uma jantar ou na mesma mesa que meu porteiro em uma festa simplezinha que eu me saio muitissimo bem! haha....Puxo tanto papo que saio BFF das pessoas nas festas!! haha....Bjs........

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    Ah, isso eu sei embaixadora!! bjs c

Ana Paula vianna
Reply 22 de April de 2016

Amei as dicas!!

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    Obrigada!

Mia Athayde
Reply 23 de April de 2016

Hahahahaha !!!!!
Comecei a ler o post e uma sensação de "mas parece que eu já li isso" foi se achegando!
Aí, claro, vi que realmente vc já o havia publicado ...
Mas foi gostoso porque agora li os comentários _ ótimosssssss_ e aproveitem mais ainda teu texto!
Delícia!

    Marina Di Lullo
    Reply 23 de April de 2016

    Mia querida, tive a mesma sensação e também adorei reler os comentários e confirmar que, o objeto do que lemos é alterado pelo tempo, a relação leitor/leitura é dinâmica e mágica. Beijos

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    É ficou pequena onde escrevi que já havia postado... rss. bjs c

Chris Santos
Reply 23 de April de 2016

Mais uma vez adorei as dicas. E sabe que às vezes faço meio que por instinto e acabo descobrindo um ponto em comum e gera uma boa conversa. Bjs

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    Enriquecedor! bjs c

Ana Melo
Reply 23 de April de 2016

Ótima dicas!

    consueloblog
    Reply 23 de April de 2016

    obrigada! bjs
    c

Karoline Fernandes
Reply 24 de April de 2016

Consuelo li todas as dicas... E posso falar, sentar em mesa com estranhos eu nunca mais sento... Depois da situação ruim e da vergonha que eu passei quando minha prima casou o ano passado. Saímos da igreja e fomos pro salão paroquial onde rolava a festa do casamento. Minha avó deu bobeira na mesa que era para nós e no fim ficamos sem... Fomos parar em uma mesa com pessoas estranhas, que além disso eram mal educadas, nos reparavam dos pés a cabeça e rindo da nossa cara (eles se acham classe A)... Tentávamos puxar assunto e nem olhavam direito para nós ( até uma moça da mesa olhar e comentar da noiva e só)... Jantamos mal também porque comer com uma pessoa reparando como você segura um talher? Não! Não gostei, eu e minha família se sentimos péssimos. Estou contando porque, quando li tuas dicas pensei em guardar para quando precisar né, não passar por isso outra vez...

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2016

    Oi Karolina, certamente essa situação é mais complicada!.. bjs c

Luis
Reply 24 de April de 2016

As dicas sombre as roupas sao as melhores, porem no Brazil, pais tropical, a mulherada exagera, sem do!
Mas a intencao foi valida Consuelo.
Na verdade um jantar contigo que deve ser o maximo nao eh mesmo?

(ps. meu teclado nao tem acento)

    consueloblog
    Reply 24 de April de 2016

    Rss Luis, obrigada! bjs c

Alexandra
Reply 26 de April de 2016

Que invejinha do seu controle de timidez! Ainda me vejo em dificuldades com a minha.....kkkkk
Dicas preciosas e sem pretensão. Você arrasa, minha linda!
Beijocas!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *