Desta vez sou eu que vou fazer as perguntas!


DSC01566

 

Todos os dias respondo, hoje quero perguntar!!  Posso?

Fui embora do Brasil com 18 anos.  Voltei para férias longas e curtas, mas nunca mais morei.  Vivi nos USA e há (aqui fiquei na dúvida se é com ou sem “h”) 25 anos, na Itália.  Com isto, não só adquiri sotaque no português (que eu ainda não ouço), como também perdi noção de várias coisas que foram acontecendo no Brasil culturalmente… ou mais de comportamento.  Volto e fico meio perdida… mas com vergonha de perguntar…

Então, arriscando ser a maior pentelha esnobe deste planeta, vou fazer umas perguntas, e se vocês tiverem vontade, respondem nos comentários, ok?…

1. Por que tem que pintar as unhas?

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar?  Não tem internet e YouTube?

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)?  E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?

9. Por que essa mania de óculos escuros?

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?

… Eu sei que tenho muitas mais dúvidas, mas não me vêm em mente.  Se lembrar vou adicionando…

Espero que dê para entender que é mais surpresa ou querer entender a cultura.  Lógico que acaba sendo um esnobismo meu, dando opinião em tudo…Mas é  que tudo tem a ver com a praticidade que busco na vida.  Quanto mais simples, melhor… E estou louca para ler as respostas!!!

Ai, ai, ai que medo de dar “publish” …. 3-2-1…

 

 

  • July 16, 2015
  • 33

212 Comments

Ana Laura Rabelo
Reply 16 de July de 2015

Doida p comentar,só q estou na rua...chegando em casa o farei asap! Bjos

    consueloblog
    Reply 16 de July de 2015

    Não me mata!! bjs c

      Antonieta Landi S. Burgos Martins deAzevedo
      Reply 16 de July de 2015

      Estou adorando seus vídeos! Vc sempre fala de dietas, como é sua alimentação no seu cotidiano.Passe algumas dicas!!!!!!!!!!!Morando na Itália com um cultura gastronômica maravilhosa, como vc faz? não deixe de postar seus vídeos!Bjs

        consueloblog
        Reply 17 de July de 2015

        Antonieta, é a Jaqueline Muller que me ajudou com a dieta... não gosto de comentar pois cada um é pessoal... bjs c

      Ana Laura Rabelo
      Reply 16 de July de 2015

      Adorei o assunto! Mesmo porque há pontos que você mencionou que tem me provocado à reflexão há anos e à ruptura. Vamos às respostas:
      1) Detesto! Fiz a vida toda porque todos faziam, e lá ia eu como gado. Cortar as cúticulas e aquela espátulas as empurrando me matam de "gastura". Parei quando me tornei dona de casa,porque além de tudo ainda passou a ser desperdício de dinheiro. Era a conta de fazer e estragar. Libertação!
      2) Puxei meu pai, com cabelos ondulados, cheio e mais encaracolados. Cresci numa família da minha mãe onde todos tem cabelos lisíssimos...cedo comecei a fazer toca de meia, para tristes do meu pai. Fiz até progressiva! Nunca fui de cabelos muito longos, era a conta de crescer para cortar, porque me valorizam mais os curtos. Agora é ao natural e no máximo um pouco acima dos ombros.
      3)Quando trabalha tinha babá, cozinheira e arrumadeira! Quando passei a ficar em casa, vi que minha privacidade não tem preço! Hoje tenho uma diarista duas vezes por semana. Cozinheira sou eu. Com isso Ester, que fez 13 ontem, já faz omeletes, arroz, sopas, bolos, esses até melhor que eu. Eu não me adaptaria a ter alguém full time de novo. E os detoxes, são um capítulo à parte. Meu lema: nice and easy. Libertação II!
      4)Levo-os à pizzaria mais próxima! Eles amam o rodízio!
      5)Percebo que há um excesso de preocupação com a aparência, e isso tem começado cada vez mais cedo.Preocupante. Só fui saber o que era base quando estava na faculdade! Será que é porque sou do interior?
      6) Cultura machista...lamento, mas é.
      7) Me chamam muito de senhora, idem para o meu marido. Será que somos mais cisados, formais? Vou observar.
      8) Nunca reparei...vou observar.
      9) Adoro. Ajuda bem disfarçar uma cara amassada... e um dia de humor mais canino.
      10) Ignoro por bem da minha sanidade mental! Como dizem por aqui: não quero neeeeemmm saber!
      Nunca fui assim, nessa altura do campeonato é cada um "per se".

      Adorei! bjks, AL

        Ana Laura Rabelo
        Reply 16 de July de 2015

        Touca de meia! Me desculpe pelos errinhos! Vários.

      Ana Laura Rabelo
      Reply 16 de July de 2015

      Acabei de ler outros comentários e me chamou a atenção fato de que a manicure/ pedicure aqui no Brasil é bem barato e muito bom! Realmente, fora é ruim e caríssimo! Até mesmo uma escova em salão no exterior custa muito caro se compararmos ao Brasil.
      Das unhas abri mão, mas da depilação não abriria nunquinha! Mesmo depois de ter feito laser tem uns retoques que são imprescindíveis. Acredito que se trata de costume e da sensação muito boa de limpeza.

      bjk, AL

    Flavia Barbosa
    Reply 16 de July de 2015

    Há coisas que não entendo aqui, modismos estranhos (como aquelas botas medonhas plataforma) que pegam e demoram para acabar! Outras acho que são bem fáceis de entender: manicure é acessível, acho um privilégio poder fazer as unhas todas as semanas, eu gosto; cabelo, acho tudo bem careta e muito igual, mas nesse país tropical o cabelo mais comprido é bem prático, adoro cachos, mas tenho cabelo liso, não entendo esse frisson de alisá-los... O corpo fica exposto, muito mais exposto, o que é um convite a esse culto besta do corpo sarado. O resto não faço ideia e acho que não dá para generalizar! Meu marido se veste sempre lindamente!

    Rosa Beatriz
    Reply 17 de July de 2015

    Mto bom!
    1- Não seifazer minhas unhas! Faz parte da rotina da mulher brasileira. Unhas bem feitas e pintadas em tons claros ou pastéis dão credibilidade e acho um questão de higiene, além disso, unha no Brasil é barato!
    2- Cabelo liso e longo dá mais sensualidade à mulher brasileira.
    3- Frescura/modismo. Acho tão legal poder preparar uma refeição. Seja só pra mim ou para outros. Como diz a chef Rita Lobo "desgourmetiza, bem!".
    4- New rich
    5- Base salva a vida de qualquer mulher. Indispensável seja aos 20 ou aos 100 anos
    6- Praticidade. As pessoas não querem perder tempo e muitas vezes erram feio ao compor um "estilo". Eu acho que há roupa certa para cada ocasião e as pessoas deveriam se informar sobre. Acho que o homem que se veste de acordo é sexy e macho!
    7- Falta de respeito e etiqueta.
    8- Mulher tem muito assunto e falam mais. Os assuntos dos homens são outros, por isso não se misturam.
    9- Óculos escuros para mim é artigo de primeira necessidade. Vivemos num país que tem sol o ano inteiro. É charmoso!
    10- É fato que a mulher brasileira tem o corpo mais belo do mundo! Só estamos otimizando. O que acontece é que a mulher brasileira fez deste padrão uma religião. Eu sou feliz com o meu e não sou saraderríma.

    Elizabeth
    Reply 18 de July de 2015

    Sou brasileira e também não entendo muitas coisas......

Ane
Reply 16 de July de 2015

Não posso responder o porquê. Posso dizer que me questiono de modo idêntico muitas vezes. Tenho 40 anos e ainda não uso base, só primer e pó. As festas dos meus filhos são para crianças, lúdicas, com muita diversão e não superprodução. Ensino os pequenos a falar com licença, por favor, o senhor ou a senhora poderiam...Agora, adoro uma unha pintada, um cabelo liso e comprido e óculos escuros (moro num país tropical, de sol inclemente!). Sem querer ser esnobe, mas já sendo, acho que tudo tem a ver com uma década e meia de estabilidade econômica (a perigo, agora, infelizmente), de poder aquisitivo maior para acesso a bens materiais, de viagens internacionais, e tudo isso ao alcance de muitas pessoas que não valorizam o ser, o simples. Meu lema é KISS: KEEP IT SIMPLE! E já falei demais. Beijos, querida!

fatiminha
Reply 16 de July de 2015

muito pertinente o assunto hoje, eu tambem quero ler as respostas, porque to aqui há (sim, é com "h" quando se trata de tempo) 15 anos, não vou há 5 por opçao (mas meus amigos e familia veem eficam aqui na minha casa)!
bj

na ultima viagem meu marido me perguntou porque a maioria dos homens de uma certa idade usam camisetas todo o tempo e mulheres maduras usam vestidos curtinhos. respondi que a desculpa pra TUDO no brasil é "o importante é ser feliz" ai ai

iara
Reply 16 de July de 2015

Até eu me faço essas perguntas, mas eu levo a vida mais simples, tenho diarista, eu cozinho, aprendi não fazer unhas com vc ( foi uma libertação) estou tentando assumir meus cachos, meu cabelo está curto e peço a benção para os meus pais até hoje! Gosto de viver com conforto mas detesto ostentação e falta de respeito! Outra pergunta, porque brasileiro gosta tanto de carrão e fica pagando até morrer e de achar que só a juventude tem valor? Deu para perceber que me inspiro muito em vc( unha e cabelo) e gosto muito da sua simplicidade! bjus

Silvia Malavolta
Reply 16 de July de 2015

Amei as suas perguntas!!!!! Me faço várias delas todos os dias. Poste também as respostas. um grande abraço!!

Camila
Reply 16 de July de 2015

Eu moro aqui e também não sei responder!

Cristine
Reply 16 de July de 2015

Muito simples de responder tuas perguntas!!! E todas bem pertinentes!!!
Porque o Brasileiro é um povo sem personalidade!!
Ahhhhh Eu pinto as unhas!!!!

Silvia Malavolta
Reply 16 de July de 2015

Também não pinto as unhas. Na verdade nunca pintei porque sou designer de jóias e eu mesma ponho a¨mão na massa¨ e isso não me permite pintá-las. Isso causa um espanto na mulherada.

    Viviane Marques
    Reply 17 de July de 2015

    Silvia, também faço joias, passo grande parte do dia na bancada, totalmente artesanal, nada de fundição, e vc tem razão, é muito difícil manter as unhas pintadas, quando comecei na bancada, era um tal de serrar a unha, lixar o esmalte, polir a cutícula, com o passar do tempo, comecei a sentir falta das unhas bem feitas e pintadas, e comecei a trabalhar com atenção nas peças e nas unhas, deu certo!!! Hoje raramente estrago meu esmalte antes de cinco ou seis dias. Consegui que uma coisa que gosto, não estrague a outra que também gosto. Bj

Elizabeth Didier
Reply 16 de July de 2015

Achei ótimas as suas perguntas, moro aqui no Brasil(em Recife/PE) e também tenho essess mesmos questionamentos.
Acho uma pena a nossa cultura valorizar tanto a artificialidade, o supérfluo e o complicado. Eu caminho em outra direção, o caminho mais simples, natural...Muitas vezes me pego criticando essas formas de comportamento na frente dos amigos, colegas. Alguns escutam, outros ficam chateados e me respondem que tudo isso gera emprego e renda.
Aí eu penso que sou cada vez mais européia...KKKK. Brasil, mostra tua garrra e deixa de frescura.

Lileth
Reply 16 de July de 2015

Minhas amigas todas pintam as unhas, eu pinto de vez em quando, eu mesma. Odeio manicure, tirar cuticula, etc...
E tbm sou muuuito pratica. Essas frescuras que tomam muito tempo da vida nao eh comigo.
Cabelo liso é bem pratico. Meu cabelo é crespo e eu adoro usar assim, combina com minha personalidade, mas o cabelo liso é mais pratico de arrumar, e tbm dizem que eh mais elegante. Eu assumi o crespo so depois que me mudei pra Alemanha.
Festa de aniversario eh um grande evento. Muita gente nao tem tempo pros filhos durante o ano todo, dai organizam um festanca pra mostrar o quanto eles sao amados. ( kkk. La vem chumbo! Falo mesmo)
Os servicais ainda chamam seus empregadores como Sr. e Sra. Isso nao vai mudar tao cedo.
Achei graca aqui da "barriga tartauga". Rs. Eu sigo as meninas no Instagram, sou louca pra ter uma dessas tbm. Mas agora morando na Europa, nao cairia muito bem...
Ainda tem um monte de outras coisas curiosas no Brasil. Depois eu volto pra comentar.

    Maria Benincasa
    Reply 17 de July de 2015

    Bom dia!!!
    Curioso, os meus funcionarios me chamam de Má, como quase todo mundo. Nunca me chamaram de sra...... Nem de Dona Maria! Kkkkk
    Bjs da roça!!

Luciana
Reply 16 de July de 2015

Minhas respostas:
1 - Eu tenho que pintar as unhas pq se não fico tentada a roer, é bobo mas pra mim funciona
2,3,4,5,6,7,8 e 10 não tenho a menor idéia, e quem vive desta maneira não vive perto de mim rsrsrs. Durante os anos fui simplificando meu dia a dia e hoje vivo muito mais feliz. Acho ridicula mulher com barriga de jacaré e perna de jogador de futebol. Essa coisa de organizar festa aqui no Brasil virou uma indústria, e tudo custa um absurdo. Tem até empresa que organiza aniversário tipo festa do pijama, peloamor né, se vc não consegue nem fazer isso, repense né!
9 - pra esconder as olheiras de manhã e não franzir o rosto e claro proteger os olhos.
Acho que é isso!
Adorei suas dúvidas pq fizeram com que me sentisse italiana rsrsrsrs
Bjs

Heloisa Toreti
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo.. primeiro, adoro seu blog e seu estilo.

Lá vai algumas respostas (de acordo com minha visão):
1. A brasileira vê qm não pinta as unhas como desleixada.. ao ir até a manicure toda semana é sinal de que vc se cuida, que apesar de a vida cheia que tem, ainda encontra tempo pra se cuidar. Uma bobagem, sempre achei o máximo ter as unhas pintadas, mas de uns tempos pra cá, acho uma bobagem, pq as unhas não me definem.
2. Não sei responder esta, pq estou sempre na contramão. O liso é pq é mais prático e o comprido, pq segundo um amigo meu, é sexy.. os homens gostam.
3. Pq confere status.. fazer dieta detox é um status que a brasileira adora exibir.
4. Ótima pergunta, tbm gostaria de saber. Acredito que seja pela mesma razão de contratar detox, status.
5. Pq ela não tem ideia de como é ter quase 30 e ter que usar pra "esconder" as manchas do tempo e as olheiras profundas (sou nova, mas já tenho)
6. Pq eles acreditam que se arrumar demais faz deles menos machos, etc.. é cultural, acho. Acreditam que por viverem num país tropical não precisam se arrumar.
7. Essa eu não sei. Questão de costume diário mesmo.
8. Fica mais fácil de conversar.. conversa de homem e conversa de mulher não se misturam.
9. status tbm.. Brasileiro ama chamar atenção.
10. Porque a aparência conta mais que a essência e em se tratando de Brasil, isso conta mais que tudo.

Não sei se respondi a contento, é só uma visão simplificada minha..
Adoro vc! Bjs

Ana Elisa Silva
Reply 16 de July de 2015

Vamos lá, vou opinar apenas sobre o que tenho opinião formada.
1 - Sobre pintas as unhas vejo de duas formas: um pouco é uma cobrança implicita da sociedade. Mulher que não pinta as unhas é desleixada. Em qualquer evento do trabalho, é inaceitável olhar a mão de alguém sem esmalte. Muitas vezes sou o alguém sem esmalte, e sempre encaro olhares de sensura. Outra coisa que vejo é que com a popularização de esmaltes coloridos, muitas marcas, técicas, texturas, etc, todo mundo pode fazer, até mesmo a Nail Art. Confesso que não sou super adepta, passo semanas sem esmalte por falta de paciiencia de vontade, mas é gostoso ter uma corzinha a mais enfeitando a gente.

2 - Essa coisa do cabelo longo e liso acho que entra um pouco naquilo que você falou, do brasileiro gostar de uma tendência e ir nela até o final. Também acho que entra muito no aspecto do parecer jovial.

5 - Falando por mim: Nem toda base é pesada e dá aquela cara de massa corrida. Tenho 24 anos, e uso base há muito tempo por gostar da uniformidade que dá na pele (tive acne, tenho amchas, etc) e também por morar num lugar frio, a base protege um pouco a pele, mantém hidratada.

6 - Sobre as roupas dos homens, enxergo pelo viés da jovialidade. Aquela coisa de que "Camisa é coisa de velho", querem parecer jovens e descolados o tempo todo.

8 - Tenho pânico total dessa separação homens x mulheres. Parece que existe uma dicotomia geral de assuntos. Prefiro MUITO mais quando junto tudo e vira uma coisa só. As conversas não podem ser pautadas por genêro, e sim, por afinidades.

Muito corajoso da sua parte um post desses. Acho que vc podia fazer um vídeo depois, falando dos comentários e do que vc acha tb! Beijos!

Jucara Middleditch
Reply 16 de July de 2015

Adoraria saber tb Consuelo.
Moro fora a muitos anos e ate hoje nao tive coragem de perguntar aos amigos para nao magoar......
Meu marido que e ingles sempre faz questionamentos e nunca sei como responder.
Os valores no Brasil sao diferentes dos nossos acho eu...
Mas parabens pela sua coragem, valeu!!!
bjs

Conceição
Reply 16 de July de 2015

Vamos lá Madame...

Começar pela questão da aparência. Eu morei em Recife, vitoria, florianopolis, belo horizonte e atualmente estou no Rio. Viajo muito pelo Brasil e posso lhe assegurar que há um padrão de beleza, mas que essa coisa de barriga tanquinho, cabelo loiro, liso e longo é muitissimo mais uma imposição aqui no Sudeste. Vejam bem: há em todos os cantos, mas, pr exemplo, aqui no Rio sou uma estrangeira porque tenhos cachos brancos e curtos. Por isso todos me chama de senhora.
Associado a isso vem as unhas, botox, etc e etc.quando vivia em Salvador (esqueci de colocar lá na lista) eu era muito mais sossegada com tudo isso.
Os homens aqui são inseguros e machistas, tanto que quase não conseguem se dar dois beijos quando se encontram (conheço três que fazem isso), por isso o desleixo e a formação de clubes do bolinha e luluzinha.
Quanto as coisas da casa...acho que você tem em vista um padrão classe media alta. Eu não tenho faxineira, empregada, cozinheira ou seja o que for. E meu marido não "me ajuda". Ele faz porquê tem que fazer, a casa é dele e não tem quem faça por nós. Simples como isso.
Chega de falar né!
Falo mais depois...quero ver as repostas das demais.
Bj

    Ane
    Reply 17 de July de 2015

    É, tem isso, o marido "ajuda". Quando minha mãe me diz para agradecer aos céus por ter um marido que ajuda, eu não deixo barato, não. Não é ajuda, é obrigação.

Angela
Reply 16 de July de 2015

Bem Consuelo, são respostas um pouco difíceis de responder. Como pintar as unhas, por opção. Cabelos lisos, para não se parecerem com afro, e dizem ser mais fáceis de arrumar. Uma cozinheira de nossas casas não são formadas e só sabem fazer o básico que fazem em casa, ensinar seria possível , canso de fazer isto aqui em casa, mas nem todas tem paciência de perder tempo ensinando, então e mais fácil pagar umapesso que saiba. Quanto às festas infantis, realmente acho um absurdo, mas o brasileiro é muito influenciado pela mídia, revistas e sites de celebridades, então querem fazer igual. É um detalhe quando são amigas uma quer mais e mais que a outra.quanto aos outros assuntos , são cópias americanas. São influenciadas a ser a fazer tudo o que veem na TV ou a mídia diz que está na moda.enfim, falta personalidade nas pessoas, e o brasileiro é campeão em cópias...bjs

fanny
Reply 16 de July de 2015

Moro no Brasil e me faço as mesmas perguntas. A praticidade tornou-se dispensável. Cuidar das próprias unhas,dos cabelos,da alimentação delegou-se a terceiros. Não que isso não seja necessário em determinadas ocasiões. O que não podemos perder e o que somos de fato,as nossas preferências,as nossas escolhas.A minha pergunta sempre e o que gosto de fato e não o que gostem que eu goste.Adoro o jeito simples com que voce encara a vida. Essa simplicidade transborda em sofisticação.

Luciany Bileski
Reply 16 de July de 2015

Amo unhas cuidadas e pintadas. Cabelo liso? não sei Cozinheira? aqui em casa eu cozinho e qualquer coisa olho na internet. Festa de aniversário de criança já faz muito tempo que não vou. Base aos 20 não sei. Acho que os homens tem medo de andarem arrumados e os outros acharem que são gay... triste...Senhor e senhora menos formal. Da mesa eu não sei. óculos escuro não sei. Como moro em Curitiba não tem muito de mulher sarada, aqui faz mais frio e as pessoas andam mais vestidas. Amo seu blog, bjsss

HEIDI
Reply 16 de July de 2015

Eu não sei te responder, pq volta e meia me faço estas mesmas perguntas. E quando não encontro as respostas, sempre digo que queria ter nascido na Europa. justamente por estas coisas...rssss...
Modismo. Maria vai com as outras. E falta de berço.

    Miriam
    Reply 16 de July de 2015

    Concordo!!!

    Ana
    Reply 16 de July de 2015

    Não se engane! Aqui na Itália eles tem modinhas também... E em muitas ocasiões são "maria vai com as outras" também! Não é "falta de berço", é ser humano e procurar definir uma identidade coletiva. Faz parte de toda cultura desde que o mundo é mundo... Bora valorizar o Brasil?!

      Denise Luna
      Reply 17 de July de 2015

      Gostei da sua colocação, Ana! Isso mesmo, vamos parar de marretar tanto as brasileiras e olhar a cultura de outros povos.
      Eu vou muito aos EUA, principalmente ao Texas e por lá, a maioria das mulheres que vejo (classe média) vivem com roupas que tiram toda a feminilidade do corpo, i.e. moleton, tênis e por aí vai. Um horror. Outras, andam com tanta maquiagem, que parecem que estão indo para uma festa. Sem falar da mania de unhas postiças e imensas.... Cada povo tem suas esquisitices e nem por isso é fútil, não é mesmo?
      Bjs

        Laura
        Reply 18 de July de 2015

        Ué, se você tem o direito de criticar as americanas e dizer que elas são "um horror" como acabou de fazer então por que as brasileiras estão imunes a crítica? Se valem críticas, valem serem feitas pra todas. É questão de preferência; eu prefiro o estilo das americanas e européias.

        Essa coisa de "roupa que tira a feminilidade" é machista. Mulheres não são objetos sexuais, não somos obrigadas a andar o tempo todo nos vestindo, calçando e maquiando com o objetivo de parecermos "femininas" porque o que eu sou não depende do que eu visto, calço e passo no rosto. Gosto de conforto, detesto maquiagem e salto, e sou mulher porque assim nasci e assim me identifico.

        Todo mundo reconhece brasileira no exterior pelo modo de vestir, tipo de cabelo e outros detalhes. As americanas/européias (e até mesmo outras latinas, como argentinas e chilenas) são muito mais diversificadas. A brasileira é muito massificada, parecem clones umas das outras e têm medo de serem diferentes do contrário perdem "o valor no mercado". Acho isso tudo muito limitante e triste.

Virginia maia
Reply 16 de July de 2015

KKKKKKKK Só tu mesmo para perguntar isso!!!!!!Adorei tuas dúvidas......que são as mesmas de muita gente daqui!!!!!Muito difícel de responder,mas......na hora me veio uma frase que meu marido diz de vez em quando em certos momentos:::Quanto mais enfeitado o cacique ,quanto mais pobre é a tribo!!!!! Beijo

Rosa Virginia
Reply 16 de July de 2015

Consuelo,
O melhor aluno não é o que responde as perguntas. É aquele que faz as perguntas.
Nota dez para você!!

    Miriam
    Reply 16 de July de 2015

    Perfeito! É isso aí!

Ana Basaglia
Reply 16 de July de 2015

kkkk
ADOREI seu qeustionamento!!
Moro em SP há 48 anos (nunca morei fora) e ainda não tenho respostas para muitas dessas perguntas!
Mas uma delas me chamou a atenção, mais que todas: menina de 20 anos com base no rosto é mesmo uma loucura, não?...
bjs
Ana

Linda
Reply 16 de July de 2015

1- ) Eu acho que não tem que pintar e muitas vezes eu não pinto, por preguiça, por falta de tempo... mas já me chamaram de relaxada por isso... rs. Acho que se estão cortadas e limpinhas, está tudo ok. Mas a maioria não perdoa mesmo.
2- ) Meu cabelo é cacheado, mas de um jeito que dá muito trabalho pra arrumar ( e pela manhã sou 0 habilidades ... rs ), pq não são cachos bonitos, meio bagunçado, sabe? Então acabo deixando liso por ser mais fácil arrumar..... mas odeio isso, queria liberdade! kkk
3- ) Essa é uma loucura mesmo, acho exagero absurdo contratar alguém pra isso ( nem cozinheira eu tenho, embora não possa mentir que adoraria ter comidinha pronta quando chegasse em casa ). A internet é uma mãe, tem tudo. Concordo contigo, sou Youtube lover <3
4- ) Por que o povo perdeu a noção do que era festinha de criança, amo minhas fotos de festa no quintal de casa, com bolo, docinhos e brincadeira na terra... é muito luxo o tipo de festa de hoje, em sua maioria.
5- ) Essa nem sei te responder, porque nessa idade a pele é um presente! Não digo que não possa ter sua acne da vida, mas aí só precisa tratar. Pele novinha assim não faz o menor sentido... mas nessa entra revistas e o Youtube como vilão..... muitas querem a pele da vlogueira e precisava de quase nada pra ficar tão linda quanto ela ;)
6- ) Olha, isso é triste pq acho lindooo homem bem vestido, e é isso mesmo, camiseta de dia e de noite... e já presenciei uma cena de chamarem o cara de gay pq ele estava alinhadíssimo! Acho chique e adoro que gosta de se cuidar, se vestir bem.
7- ) Se perdeu faz tempo, nem o desculpa... e pior, quando você dá bom dia, muitas vezes fica no silêncio. Quando viajo para Europa e vejo como cumprimentar, se desculpar, o Sr. e Sra é comum e sempre correspondido, fico tão feliz, agora aqui....
8- ) Essa não sei te responder, difícil sair em grupo, mas quando acontece, estamos sempre misturados, mas é comum ver essa divisão.
9- ) Eu quase sempre esqueço que estou com o meu na bolsa, só quando sol forte mesmo, e incomodando... rs. Aqui, vejo a noite, na academia.... Gosto de ver as cores de tudo e óculos muitas vezes transforma isso ;)
10- ) Acho tãããããoooo feio! Serio, mulher deve se cuidar ( tô precisando melhorar algumas coisas ), mas o problema está no excesso, tem que ser "o tanquinho", "a bunda" .... Vive de academia.

Espero ajudar um pouquinho ;) Bjoooooo, Consuelo !!!

Léa wassmann
Reply 16 de July de 2015

Cara Consuelo! Sou sua admiradora, Seu bom gosto é admirável!quanto
Quanto as suas perguntas, não tenha receio,pois muitas delas sempre me perguntei e nunca obtive resposta, aqui reina o culto ao corpo, barriga ´´tanquinho´´ derriére avantajado, unhas vermelhas ou pretas, cabelos longos e lisos etc.......Imagine quem não segue estes padrões. talvez , se sinta um peixe fora dágua! Aprecio cabelos curtos, unhas sem esmalte , só uma base! Enfim, aqui vale mais a mulher dita ´´gostosa´´ do que a clássica, infelizmente! Abçs!

Ana Maria de Carvalho
Reply 16 de July de 2015

Cara Consuelo,
Vamos aos comentários sobre algumas de suas perguntas. Vou responder por mim, porque rotular acho um pouco perigoso e raso, na maioria das vezes. Bom,....gosto de ter as unhas manicuradas porque, primeiramente gosto muito, me sinto confortável. Adorooo!!!! Acho esteticamente lindo uma mulher bem cuidada e isso incluí as mãos. Quanto aos cabelos longos, eu os tive quase até os 40 anos, não na cintura, mas médios, igualmente porque me sinto mais atraente e adoro me sentir assim. Conheço boa parte da Europa e mesmo morando por ai, continuaria fiel a meu estilo. Tenho inúmeras amigas de várias faixas etárias, que possuem cabelos médios e curtos, são lindas....mas cada um com seu gosto peculiar. Passando a outra pergunta, sim as meninas usam, ás vezes, base para corrigir alguns imperfeições, explicando....vivemos em um país tropical, e portanto com uma incidência de sol quase o ano toda. Naturalmente que o sol causa lesões (melasmas) na pele, mesmo que aparentemente sejas leves. Daí a necessidade de se usar algo para proteger a pele: base com filtro solar. Aliás, vejo muito na Europa as meninas novas com máscara para olhos bem marcados, mesmo as 10hs da manhã. Aqui já é bem pouco provável. Óculos escuros, mesmo motivo, incidência de sol. Com relação aos homens, ai concordo com você, eles não gostam de se transar para sair, ( sempre pego no pé do meu marido e dou um jeito de melhorar a situação, principalmente em viagens), acham que pareceram meio gyas. rsrrrsrs( não concordo inteiramente, com ressalvas) e olha que uns looks masculinos que vejo na europa, fico meia assim...assimmm....rsrsrs perdão. Sou economista e advogada, então continuo chamando as pessoas por senhora, a não ser que seja muito jovem e em ocasiões informais, é lógico, profissionalmente, jamais.
Passamos a próxima pergunta, corpinho sarado, acho que como vivemos em uma país jovem e onde o sol reina soberano o ano todo, uma costa considerada uma das maiores do mundo, as pessoas naturalmente gostam de estar bem, magras e saradas. Eu sou ré confessa, tenho 42 anos e faço academia pesadamente por 5 dias, apesar de trabalhar,ter filhos, marido, cuidar de minha mãe. Adoro malhar, lógico que sou vou para a academia as 08.00 da noite, então já viu.
No Brasil, o ato de fumar é quase inexistente se compararmos com á Europa, ai vocês fumam muito, aqui cada médico que vamos rotineiramente, eles perguntam se fumamos e se fazemos academia, esporte ou qualquer outra atividade física. Então, creio que com o hábito, algumas extrapolam um pouco por gosto pessoal.
As diferenças são salutares no mundo, a gente aprende um pouco aqui e ensina um pouco em outro momento. Vivendo e aprendendo. Não te respondi sobre as megas festas infantis, acho que ostentação, até porque nunca fiz para meus filhos megas festas, mas festinha que ficaram marcadas nos nossos corações. Com relação a cozinhar, bom.. quando tenho tempo, lanço mão na internet para tentar uns pratinhos mais transados, mas confesso que não cozinho normalmente, apenas uma vez por semana. Decididamente, decoro uma casa como profissional, mas ....na cozinha......não morro de amores....rsrsrrs.
Acho que escrevi demais..... espero ter contribuído minimamente para elucidar suas dúvidas.
Grande Abraço,
Cordialmente,
Ana Maria de Carvalho.

Mia Athayde
Reply 16 de July de 2015

Nooooossssaaaaa !!!!!
A primeira coisa que me vem à cabeça é : Eu também gostaria de saber !
Mas vamos lá ....
1- Unhas: acho até muito bonito unhas pintadas mas, mais do que isso, unhas limpas, bem cortadas, sem pele ressecada e bem hidratadas (e tudo isso dá para fazer em casa ou mesmo no salão), é o que gosto e valorizo. E tem muita gente que está com as unhas pintadas mas com aqueles cantinhos ou pontinhas descascadas .... horrível!
2- Cabelo: moda ... acho que o padrão foi colocado e pegou. Coisa de novelas, cantoras, modelos ... daqui e do exterior (leia-se USA) ... e acredito tb que que talvez tenhas um pouco da questão racial .... brancos/ricos/bem sucedidos = cabelos lisos ... será?
3 - Dona de casa + cozinheira + "personal detox" : será que é preguiça ? será que é falta do que fazer? será que é assunto para conversar com as amigas, será que dá estatus e ibope ?
4 - Festa de criança = casamento: e de 15 anos também !!!!!!! Eu também não entendo e acho um enorme equívoco ... esta semana mesmo, a auxiliar da minha cabeleireira comentava isso ... que a festa de 2 anos da filha dela (e que ela já está pagando há alguns meses), vai custar 4 mil reais !!!!!!!!!!
5 - Menina de 15 anos com base: bom, eu nem sabia que isso acontece .... mas deve ser o tal fenômeno da adultização que já ocorre com meninas de 4 ou 5 anos .... triste ...
6 - Modelitos dos homens: em geral por onde ando, não é bem assim ...
7 - Senhor e Senhora : pois é .... os códigos de educação estão cada vez mais frouxos, permeáveis, flexíveis e desbotados .... triste 2. Mas também muitos senhores e senhoras preferem não ser chamados assim....
8 - Homens e mulheres separados: sempre achei isso horrível e normalmente, fico com a ala masculina .... mas acho que isso é coisa de São Paulo e de outras praças machistas ... no Rio acho que isso não acontece ....
9 - Mania de óculos escuros: tem isso? talvez tua mummy e a Glorinha Kalil possam nos contar !
10 - Mulher sarada: também acho que isso é localizado ... pessoas normais, com mais o que fazer e pensar, não são assim e nem vêem este padrão como referência ... acho eu ....
De qualquer forma, quando falamos de Brasil, sempre digo que somos váááááários Brasis!
Este país é enorme, com gente de todos os lugares transitando pelo nosso território, com particularidades sem fim ...
Mesmo em cidades como São Paulo, BH, Salvador ou Rio, por exemplo, são tantas tribos, tantos códigos próprios, tantas culturas ....
Nem o tal padrão Globo é unanimidade!
E, só para encerrar (sorry pelo espaço que tomei aqui), há algumas semanas, morreu um cantor num acidente de carro .... O espaço que a mídia deu a esta notícia foi tão descomunal que eu e muita gente não estava entendendo o que era aquilo .... e nem QUEM era esse cantor! Pelas notícias, telejornais, programas diversos em que o assunto rolou, me parecia que havia morrido o Roberto Carlos ou o Dalai Lama ...
Por este fato, muito comentado nas redes sociais, fica claríssimo que o Brasil não é um só !
Bjssssssssss

    iara
    Reply 16 de July de 2015

    Mia, concordo com vc que Brasil não é um só, aqui em Minas e principalmente no interior, somos mais conservadores e por não ter praia mostramos menos o corpo,acho que somos mais grudados a familia e tambem mais religiosos. Qdo fui a Italia me identifiquei um pouco com o povo e o jeito de viver da Toscana, moro em uma cidade bem pequena( 18 mil habitantes) então a simplicidade fala mais alto , mas conheço gente que pega emprestimo para fazer mega festa! Ai que horror!!

    Maria Vilma
    Reply 16 de July de 2015

    Passsaaaannndo rapidinho... Não resisti (hahaha...).
    Mia, vc foi certeira:"são váááááários Brasis!"
    Consuelo, não precisa ficar constrangida em perguntar. Vc sempre nos dá toda liberdade... vale a reciprocidade, né não...?
    Quanto aos seus questionamentos... Olha, tudo isso está tão longe da minha realidade... ou por questões materiais, de tempo, preguiça...ou ainda, por não valorizar muitas das coisas constantes dessa sua lista... que eu nem reparo... passo batida!
    Quanto a tratar as pessoas por senhor ou senhora... as pessoas é que não gostam de ser tratadas assim... Talvez...
    por serem - senhor/senhora -, no Brasil, palavras que estão vinculadas a respeito, a pompa, devoção... relacionadas inclusive, com o Divino... Eu prefiro ser tratada por vc... Mas sempre pergunto para as pessoas como preferem ser chamadas...
    Um IMEEEENSO abraço para todas/todos!!!
    MaVi

      Denise Luna
      Reply 16 de July de 2015

      MaVizinha, eu acho q o SENHOR e SENHORA remetem a idade e as pessoas querem porque querem ser tratadas como jovem! Eu, pessoalmente, como você, prefiro que me chamem de você, quando são próximos, mas acho muito grosseiro um motorista de taxi ou caixa de supermercado se dirigir a mim como você....
      Bjs

        Maria Vilma
        Reply 16 de July de 2015

        Delinda!!! É... tem isso mesmo. A questão da idade... E talvez por isso mesmo, a tratem por vc...hahaha... E talvez (?!)... por isso mesmo... todos me tratam por senhora. Todos.
        Beijo minha Flor! Ainda levando em conta o contexto de senhor/senhora no Brasil... Vc é "chove"... né...??? É isso.

          Denise Luna
          16 de July de 2015

          MaVizinha, você sempre tão gentil, mas você sabe que os óculos nos deixam mais sérias e portanto, mais SENHORAS! kkkk
          Bjs querida
          ps: adorei a brincadeira do vc é "chove" kkk

    Sonia ferrari
    Reply 16 de July de 2015

    Oi Consuelo Vc pergunta e nós respondemos....... Ja tivemos boas respostas mas,esse asssunto poderia continuar mais um dia.....bjs

    Luciana Rodrigues
    Reply 18 de July de 2015

    Mia, quanto ao "senhor" e "senhora"... pasmem! Já chamei algfuém de senhora mais de uma vez e me perguntaram se eu achava que eram velhas... que poderia chamar de você! Fico com a impressão que, além dos rigores educativos terem mudado (e até estarem em extinção), há pessoas que só querem ser chamados de senhor/senhora pelos subalternos (garçons, porteiros, serviçais em geral, etc.) para marcar a diferença de classes. Nas relações interpessoais querem intimidade e muita jovialidade.

Isa Bsb
Reply 16 de July de 2015

Que máximo as perguntas, adorei! Isso mostra como vc observa bem uma cultura... O que ocorre aqui no Brasil é o seguinte: as pessoas tem muita dificuldade de assumir um estilo próprio! Tudo o que vai fora dos padrões, aqui no Brasil, é criticado! Outra, as pessoas aqui tem uma enorme necessidade de "dar uma de rico"... (Não todos, claro) Por isso se atolam em dívidas para terem o Rolex e o Audi que não poderiam comprar... Aqui se vc tem cara de rico as portas se abrem, independente de ter cultura ou não, ser bandido ou não, ter educação ou não. Aqui a juventude é exacerbadamente valorizada. E as mulheres acham bonito serem super saradas, terem cabelo liso etc... Acho que isso se deve à vontade de parecer jovem por mais tempo (não sei se funciona...) Concluo que há apenas uma resposta: O brasileiro precisa aprender a ter estilo próprio e valorizar o ser e não o ter! Eu vejo assim!

jefferson vidal
Reply 16 de July de 2015

É muito simples minhas caras. Aqui no Brasil existe uma valorização extrema da juventude e, consequentemente, do corpo, pois um corpo jovem e sarado reflete juventude e toda e qualquer imperfeição é inadimissível. A informalidade ao vestir também é uma busca pela juventude.
As pessoas não perceberam, ou não tem interesse em saber, que com a idade vem a cultura, as experieências, os ensinamentos, a independência em todos os sentidos, a segurança e o equilibrio; pena que elas enxergam apenas a perda da beleza.
Quanto ao aspecto financeiro, houve nos últimos anos uma conquista das classes menos abastadas, onde puderam ter acesso a itens que até então não lhes era permitido; só que essa ascensão muitas vezes transforma-se em ostentação, já que todos aqueles que tiveram sucesso querem exibi-lo.
Isso tudo aliado à falta de cultura, bom senso e discernimento, transforma-se em atitudes cafonas, deselegantes e desproporcionais, como organizar uma festa infantil nos moldes e custos de uma festa de casamento.
É como se aquele que ostenta mais, vale mais, é mais respeitado.
É uma pena que muito dos valores dos nossos antepassados não foram transmitidos, se perderam no tempo e deram espaço a novos costumes e modos de comportamento.
É o que penso. Abraço!

Marília Amora
Reply 16 de July de 2015

1. Por que tem que pintar as unhas?
Acho que aqui no Brasil esses serviços são bem mais baratos que no exterior - existem manicures que vão até na sua casa a um módico preço - então há um pouco mais de estímulo para isso.
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
O cabelo liso e longo é, a meu ver, resquício de uma sociedade que ainda carrega fortes traços de racismo, de associar cabelos crespos e anelados a "cabelo ruim". Mas acho que (ainda bem) isto está mudando aos poucos.
3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Novamente acho que o fato encontrarmos estes serviços aqui a preços mais baixos, fica mais cômodo chamar alguém pra cozinhar para você. Também são resquícios da nossa sociedade "casa grande e senzala" : estamos acostumados a sermos servidos.
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Porque nossas crianças são mini-deuses que precisam ser reverenciados a todo momento - a mania da hora é comemorar mêsversário, ou seja, a cada mês que a criança faz tem um bolinho. Não dá, né?
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Após décadas de carência de acesso a bons produtos de maquiagem acho que agora as brasileiras têm acesso a várias boas marcas nacionais e importadas e meio que exageraram no uso.
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Consuelo esta é realmente uma característica do machão brasileiro : ele sempre acha que se arrumar demais é coisa de efeminado. E haja camiseta regata com suvaco cabeludo aparecendo, chinelas Havaianas de dia e a noite...terno só vejo em casamentos e em profissões que o exigem (como advogados). Os brasileiros têm muito a aprender com os italianos..
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
É aquela coisa que te falei de termos que ser eternamente jovens. Aqui as pessoas, e as mulheres em especial, acham ofensivo serem chamadas de senhora - é o mesmo que dizer que são velhas. E ninguém quer se velho abaixo da linha do Equador.
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Machismo puro. Aparentemente ainda estamos no tempo das nossas avós, onde existem assuntos "de homens" e assuntos de "mulheres". Claro que muitas vezes as próprias mulheres causam o afastamento ao ficar falando interruptamente de assunto "cri-cri"= crianças e criados.
9. Por que essa mania de óculos escuro?
A luminosidade na maior parte do país pede óculos escuros!
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Copiamos muito mais o que vem dos EUA do que da Europa. Se surge uma tendência lá, rapidamente tomamos como "verdade absoluta" aqui. É tanto que agora começou uma modinha de "grávidas saradas" (o horror, o horror) lá nos States e seus respectivos clones pipocam por aqui. Mas concordo com você, acho que os homens não gostam muito disso não, preferem a mulher gostosa.
bjs

    Denise Luna
    Reply 16 de July de 2015

    Muito bom, Marília. Nunca tinha ouvido falar das grávidas saradas. Que horror!!!! Nem as grávidas deixam em paz!!!!!!! kkkk
    Bjs

Fabiana
Reply 16 de July de 2015

Eu sou uma leitora ocasional e, ainda pior, daquelas que ficam na “tocaia”, sò lendo sem participar. Desta vez, a vontade de participar foi muito mais forte que a discrição. Pois bem, acho que “hà 25 anos” é com H mesmo. Mas também ja estou ha muito tempo fora do Brasil pra lembrar as regras. Tempo suficiente pra também falar português com sotaque italiano e gírias inglesas (que eu tambem não percebo). Quando forço um sotaque nordestino pra matar a saudade, fica engraçado demais.

Ha décadas, tenho me feito as mesmas perguntas… com a mesma falta de coragem de falar abertamente, com medo de ser mal interpretada (acho que brasileiro è muito “permaloso”. Eu mesma era e admito!) ou chamada de esnobe.

Corro risco de escrever demais e não dar sequer uma resposta. Pois não as tenho. Tenho umas “sensações” que, talvez, expliquem isso tudo, pelo menos do meu ponto de vista, da minha realidade daquele Brasil que, quando o deixei, era cheio de diversidades (e parece ainda continua). E eu fico a me perguntar se as mesmas coisas acontecem do norte ao sul do Brasil e, se acontecem, se são pelas mesmas razoes.

1.Eu acho que mulher pinta a unha porque é vaidosa. Mas nunca entendi esse negocio de tirar cutícula. Tudo bem, mulher brasileira também faz escova, depilação e tudo que a vaidade manda. Mas a tal da unha parece mais um "acontecimento social". Porque não dà pra reunir as amigas pra fofocar na hora do "brasilian wax”, muito mesmo com o rumor do secador. E se tem uma coisa que mulher brasileira gosta mais que conversar é conversar no salão pintando a unha.
2. Cabelo liso é sinonimo de status. Que nem olho azul. Eu acho que isso vem là da colonizacao, quando os “senhores" eram todos europeus…e certamente de cabelo liso (sera?). As vezes fico achando que beleza sempre foi associada ao status. Coitados dos meus cachos! Sofria na escova e na touca (não tinha isso de chapinha, não!) pra me achar bonita. Ate chegar aqui e ver que o que era um “problema” pra mim la, aqui era um charme a mais. Oh coisa boa que è viajar e descobrir novos mundos!

3. Claro que tem que chamar o especialista em detox… e não vale a cozinheira, se for um jantar especial. Tem que chamar o “chef” do momento. E a copeira pra servir. Mas eu vou ter que perguntar pra minha mae o porque. Eu sò sei que me libertei de todo esse “extra" e nem por isso sou menos feliz (embora ainda escute das tias “coitadinha, ela mesma tem que cozinhar e fazer as compras de casa!”)
4. Nao è somente festa de aniversario de crianca que parece casamento. Entram na lista : batizado, primeira comunhao e (atire a primeira pedra que tem mais de 40!) e fatídica “festa de 15 anos”. Eu acho que tudo isso è um grande ensaio pro dia do casamento!
5. Espero que meninas de 20 (perai, nos Brasil são “mulheres” de 20) usem base porque tem protetor solar! Mas na minha época nem era base, era um tal “pancake” e nem se falava em cancer de pele ainda!
6. Sem comentarios sobre como os homens se vestem. Casei com italiano (e não foi a toa). Acho isso mito injusto: o cara tem maior orgulho de mostrar a mulher cheirosa, de unhas feitas mas nem se importa de estar todo mal arrumado. Eu costumo brincar que o teste da elegância masculina è a tal camisa rosa. Ainda não vi nenhum homem com exceção dos italianos (com menção de honra para os toscanos) que saiba usar a tal camisa rosa em qualquer esfumatura e ocasião, com enorme elegância. Eu acho que homem brasileiro que se veste bem, sò se for filho da Costanza...Mas ai não vale duplamente: seria filho da Costanza/ irmão da Consuelo e, de consequência, italiano de linhagem! Não tem pra ninguem, ne?
7. Eu ainda chamo meus pais de Senhor e Senhora… e peco “benção painho!”
8. Esse negocio de mulher sentar junto é o que a gente chama de "panelinha". Mas fiquei triste ao constatar que, aqui na Umbria, mulher também senta longe dos homens. Ate desisti de querer participar de conversas sobre política ou literatura e comecei a ler mais Novella 2000 pra não ficar sem papo com a mulherada. Guardo meus argumentos inteligentes pra conversar com as brasileiras pois, embora em “panelinhas” elas falam de tudo e são super antenadas.
9. Oculos escuros?! Serà que aprenderam com as italianas? Sò aqui, descobri que "óculos de sol" è redutivo, porque servindo pra todos os dias, ensolarados ou não, são melhor classificados como escuros" . Dao ares de diva e escondem as olheiras (se bem que nunca vejo italiana com olheira …. eemmmm deve ser o “fator diva” e o cortiço na mesa de cabeceira)
10. Essa estoria de mulher sarada eu acho que è muito louco! No fundo, acho que muda pouco: o volume è o mesmo, mas se tem músculo, è sarada; se for “au naturel” se acham gorda. Sempre achei lindo o fisico da brasileira (que minha avo ja chamava “mulher reboculosa”, de curvas, quadril largo). Pra mim, viva a diversidade! O ruim è a ditadura, qualquer que seja, da magreza, das curvas, da malhacao.
Ai, Consuleo, agora quem ficou com medo de dar “publish” fui eu…. 3,2,1

    iara
    Reply 17 de July de 2015

    Nossa Fabiana, gostei de vc, apareça mais !!! bjus

      Fabiana
      Reply 17 de July de 2015

      Oi, Iara
      Vou aparecer, sim! Estou curtindo muito este espaço aqui. Sò tem gente bacana.
      Dia maravilhoso pra vc!
      Fabi

Paula Hagemann
Reply 16 de July de 2015

Uau! É devido a posts como este que amo este blog!.
Considero todas essas suas dúvidas muito pertinentes Consuelo. Sou brasileira, 31 anos, nunca morei fora do Brasil e tem algum tempo que venho fazendo os mesmos questionamentos. Penso, penso e penso e a única resposta que me ocorre é que as pessoas seguem determinados padrões única e simplesmente porque todos seguem. Bizarro isso, não acha?
Não sei o que se passa, mas tenho observado que o brasileiro tem se preocupado tanto em estar devidamente "formatado" que tem deixado a espontaneidade e criatividade de lado. Muitos (principalmente as mulheres) têm uma necessidade absurda de serem perfeitos para serem aceitos. Sabe aquela vida idealizada e toda cor-de-rosa de comercial de margarina? É o que todos querem e tentam ter - ou pensam ter). As pessoas têm utilizado cada vez mais os "filtros do Instagram" na vida real. Se pararmos para pensar, qualquer um é tão bonito e tão perfeito quando aceita suas imperfeições, não acha? Somos tão harmoniosos quando somos espontâneos.
O que sei, é que se eu digo que, para mim, é preferível viver em um apartamento em uma região central da cidade no lugar de uma casa em um condomínio fechado, é motivo para censura. Sim, eu e meu marido fizemos esta escolha. Nada contra quem mora em condomínio, mas a questão aqui é a seguinte:qual o problema de eu escolher o que gosto, o que quero e o que me deixa mais à vontade? O mesmo ocorre com o cabelo! Meu cabelo não é liso... Já caí na armadilha da progressiva, mas consegui me libertar disso (ou seria me aceitar?). Seguindo este raciocínio, acredito que o mesmo se aplica ao botox, excesso de maquiagem, festas de criança estilo "ostentação"...
Quanto aos homens, nossa sociedade ainda é extremamente machista, tanto no quesito vestimenta, quanto (e principalmente) nas relações. Os homens e as mulheres (sim, existem mulheres machistas) brasileiros ainda têm muito o que evoluir.
Sobre o respeito para com os outros (aquelas palavrinhas mágicas que minha mãe ensinou: senhor, obrigada, por favor, com licença...), isso parece estar fora de moda. Absurdo não acha? Pais e filhos são cada vez mais amigos e cada vez menos pais e filhos. A presença de regras e limites nos lares brasileiros mostra-se cada vez mais deficiente. Isso provavelmente explica alguns dos problemas sociais que estamos enfrentando.
Dito tudo isso, estaríamos vivendo uma crise moral? Uma crise de identidade? Crise na educação? Crise política?Uma miscelânea de crises? Pode ser.
Crises e problemas sempre existiram e sempre vão existir. Deveríamos ter liberdade para escolher como viver. Me considero uma pessoa livre, me libertei de muitas coisas, mas sei que posso melhorar ainda mais. Sou criticada? Com certeza (assim como muitos outros também são). O jeito é abstrair e continuar vivendo, pois a vida é muito bela e preciosa para me preocupar com meu cabelo ;)
Beijo no coração

Luiza
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo, tudo bem?
Vou dar minha opinião a respeito das suas dúvidas :
1 - não tem que pintar as unhas, mas a maioria pinta, eu inclusive. Acho que é cultural.
2-Depois da invenção da Escova Progressiva , a maioria usa longo e liso,porque é mais fácil de cuidar, eu tb , só que o meu está Chanel.
3-Creio que é para aprender a fazer comida light.
4-Acho que é ostentação .5-Creio que é para esconder manchas do sol, afinal estamosnum país tropical.
6-Cultural, acho que pensam que vão parecer gays .
7-Eu ainda chamo, mas acho que é para parecer moderno.
8- Não sei te responder, talvez por não se verem a algum tempo ?
9- Novamente por causa do Sol e Tb para não mostrar que se está sem maquiagem.
10-Novamente o culpado é o clima,pois há mais exposição do corpo, do que nas regiões frias.
No Sul a exposição é menor.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.

Gloria Jane Melo
Reply 16 de July de 2015

Boa tarde pessoal!
Como brasileira que nunca morei no exterior, nao tenho muito como comparar, de qualquer forma respondo de maneira genérica: aqui nestas paragens då-se muito valor a estética corporal em detrimento do conforto e o culto da eterna juvente faz com que as pessoas busquem vestir-se de modo informal, atė infantilizada. O Brasil ė o país das cirurgias plåsticas, do botox e do silicone. Inclusiva o uso de öculos escuros tambem esta ligado à estética quando em nosso país tropical com alta luminescęncia estes deveriam sim ser usados e abusados para proteger nossos cristalinos e evitar a catarata precoce. Temos deficiência em capacitação em algumas profissőes. Nossas profissionais de cozinha são mais amadoras que realmente profissionais. E finalmente há muito modismo pois dietas detox realmente têm comprovação cientīfica?
Observaçao pessoal: um cabelereiro fantástico que conheci me liberou das escovas ditas inteligentes, de chocolate, etc, e agora vou tentar me liberar das manicures (mais difīcil, adoro fazer as unhas)!
Beijos a todos!

Paula Hagemann
Reply 16 de July de 2015

Só mais uma coisinha: não sei quem é o autor, mas amo estas palavras.

Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha.
Aos 8 anos: Ela olha para si e vê a Cinderela.
Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa (mãe, eu não posso ir para escola desse jeito!!!)
Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo.
Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo.
Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim.
Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender.
Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.
Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida.
Aos 80 anos: Ela não se incomoda mais em se olhar. Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo.
Talvez devêssemos por aquele chapéu violeta mais cedo!

    iara
    Reply 16 de July de 2015

    Amei!!!!!

    Cassiano Cacho Soares Lopes
    Reply 16 de July de 2015

    Que lindo!

    Denise Luna
    Reply 16 de July de 2015

    Nos preocupamos demais com o que os outros pensam, não?
    Bjs

    Jovita Agra
    Reply 16 de July de 2015

    É isso mesmo, Paula! Lindo e verdadeiro.

    Paula Hagemann
    Reply 16 de July de 2015

    Também amo o chapéu violeta de paixão! Uma pena não saber de quem é a autoria.
    Beijos a todas!

    Ruth Kakogiannos
    Reply 17 de July de 2015

    Lindas e sabias palavras!

Valquiria Rossi
Reply 16 de July de 2015

Consu,
vc. é corajosa kkkkkk.... Vai receber um montão de respostas kkkk! Montei "blocos temáticos" que penso que as respostas são parecidas! Vamos lá!! Por que tem que pintar as unhas? Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo? Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard? Penso que hoje vivemos uma certa ditadura em alguns aspectos. Todo mundo faz isso, então tb. vou fazer! Se vc. não pinta a unha, não tem um corpo espetacular é desleixada, ou um cabelo liso e longo vc. destoa da maioria. Agora, pq todo mundo tem que ser igual! Sabe quanto tempo de academia é necessário para uma barriga dessa rssss??? Tempo que as mortais não tem para ficar na academia!
Pq um cabelo liso igual a todas as outras se vc. pode ser muuuito diferente com seu curto liso ou longo encarocolado??
O que é igual para todo mundo, não serve para ninguém!

Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Algumas coisas para mim estão mais relacionadas a poder e status! Vc tem razão! Tem no You Tube, é só querer fazer de verdade.
Festa de criança tem que ter criança, brigadeiro, brincadeira, bolo, bagunça e sujeira!! Deixa a molecada se divertir! Tem festa de criança que parece velório e pior, não tem criança! Pobrezinho ao aniversariante!!

Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho? Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Os tempos estão mudando e com essas mudanças, chegou uma informalidade excessiva, não só na vestimenta masculina, mas nas relações. Tudo está muito informal. A liberdade está confundida com libertinagem. Vivemos uma época estranhamente "livre". A queda das barreiras por conta da internet aproximou mais as pessoas, para o bem e para o nem tão bom! As pessoas falam o querem, de qualquer forma, para qualquer um. As vezes, fico um pouco preocupada. Será que sou muito antiga kkkk????

Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Essa acho que é herança cultural rsrss, homens de um lado e mulheres do outro! Todas vão ao banheiro juntas, para que isso?? A interação com os homens é bem interessante! Eles tem idéias boas e são objetivos

Por que essa mania de óculos escuro? Essa eu não sei responder rssss, pq eu acho tão charmoso!! E no meu caso, eu preciso dele pq não enxergo bem na claridade excessiva!!
Espero ter contribuido!!
grande bj!!!

Valquiria

Solange
Reply 16 de July de 2015

Não vejo problema algum em se pintar a unha ou querer andar de camisetas ou mesmo ter uma ajuda na cozinha ou andar de vestidos curtos e leves. Acho que o nosso clima é perfeito para o colorido e ousar com isso só faz bem .Já os óculos protege os olhos desse sol que queima e doura a pele.Uma coisa boa também é poder participar do clube do bolinha pois o da luluzinha vamos e convenhamos é muito chato...Prefiro ficar com eles que me fazem rir sem fazer fofocas. Quanto as bases e aos cabelos lisos...deve ser moda...assim como nos anos 50 o rosto tinha que ser limpo e inspiradores num coque alto como o da bela Audrey Hepburn hoje não está sendo diferente por aqui. Vejo apenas um defeito...a corrupção que rola solta desvalorizando tudo que temos aí fora ,mas quem sabe esse é o grande segredo do povo tentar ser feliz à sua maneira .Bjo grande !

Paula Anes
Reply 16 de July de 2015

Viva!
Na Europa - Portugal, o «mal» também pegou, i.e., a classe e a simplicidade deram lugar à Era do plástico e do espalhafato, que está ai por todo o lado.
A mulher: tenho unhas de plástico (gel ou gelinho); silicone; extensões + nuances + não sei o quê, no cabelo; lentes de contacto coloridas; piercings; tatoos... O homem: tenho carro, mota, barco, cartão gold, implante de cabelo (e mais naõ digo)...e por isso posso dormir e acordar com a mesma roupa, não fazer a barba nem tomar banho e por diante...até ao homem das cavernas.
Desaprendemos. O verbo Ser deu lugar ao verbo Ter. E não me parece que o problema se circunscreva somente ao Brasil, infelizmente...:)
Forte abraço.
Paula

Pricilla Marmo
Reply 16 de July de 2015

Kkkk deu a louca nela! Um misto de curious com angry, sei.... Estou no trabalho e nao conseguiria responder em poucas palavras. Acho que tudo é um mix de país emergente, tropical, informal, sem valorização da própria cultura e, ainda e muito, colocando a mulher como objeto o tempo todo, isso alimentado pela própria. Bom, respondi tudo genérico e de forma muito simplista. Os temas merecem muito mais dedicacão.... Mas adorei e nao consegui esperar! Beijoooooossssssss. Ah....neste sentido que vc escreveu poe sempre o "h" e vc tem sim muito sotaque no portugues!

Yara Tapia
Reply 16 de July de 2015

Querida Consuelo
Eu a principio ri das perguntas pois são quase as mesmas que eu me faço durante estes últimos 2 anos.
Estou fora do Brasil há 30 anos e meu maior sonho era voltar um dia com meu marido e aposentar na nossa casa tão linda que havia refeito toda para esta ocasião . Sempre estive presente durante todos estes anos em período de férias e festas ... Revendo família e familiares .Para minha maior surpresa foi exatamente quando passamos seis meses em São Paulo e que vi a realidade do meu País e de sua gente ... Foi um choque cultural depois de ter vivido tanto tempo fora e em diversos Países com culturas tão distintas .Cada dia foi um dia diferente de perguntas e respostas totalmente desconcertantes . Minhas amigas usam roupas que eu não poria nem dentro da minha casa ( você tem que estar moderninha mas isso não significa usar mini saia , calças coladas de cores mais loucas e estampas pior ainda,decotes que é difícil você não olhar para ver se está vendo o que está vendo!!!! ( estou falando de 60 anos de idade)
Unhas pintadas em tons de azul do claro ao mais profundo ,quando não um tom elétrico de laranja e isso vai para o batom ai fica mais chamativo !!
Tudo isto é muito mais os cabelos todos são esticados e longos ( eu tenho ondulados e curtos) outro dia olhando uma foto tinham 12 pessoas e só uma de cabelo curto ... Eu !!!!
Isso é uma fobia das brasileiras
Será um brain whash !!!
Depois... os modos das pessoas !!! falar alto já não é mais má educação ? Me pergunto..
Sair vestida de roupa para fazer esporte e outra mania nacional ... Coisa mais sem graça !!! tudo bem se faz ginástica toma banho e troca de roupa , não te parece?
Enfim são tantas coisa que me incomodam !!! Festa de criança parece casamento já fui em cada uma que parecia fora de propósito demais demais!!! Será que tem que se mostrar?
Enfim como diz o ditado os incomodados que se mudem Resolvi mudar !!!
Sai do Brasil de vez e vivo Feliz em outro país que escolhi para viver. Não é que seja paraíso, e que não tenha problemas mas aqui tenho mais segurança não tenho pressão da sociedade para estar sarada queimada do sol as pessoas se respeitam as tarefas mais simples e complicadas são feitas tudo funciona !!!!
Enfim não tem tanta gente corrupta e as leis são cumpridas,quer você queira ou não . As pessoas respeitam seu espaço e você retribui respeitando o espaço dos outros !!!! Coisa tão simples !!!!
Abraços

Tatiana Sampaio
Reply 16 de July de 2015

Ai Consuelo! Quisera eu saber responder todas as suas perguntas!! Às vezes penso que há uma onda do TER se sobrepondo ao SER! Numa época em que temos um estilo de música chamado de funk ostentação, vai entender. Moro em Fortaleza/CE e somos a capital com maior incidência solar e uma luminosidade incrível; são raros os dias cinzas aqui, sempre um céu azul liiindo! Em compensação, óculos escuros e protetor/base são necessários desde cedo. Minha filha que tem 12 anos ás vezes faz uso por esse motivo! Mas concordo com nossa amiga Conceição que no Sudeste há uma imposição maior com relação ao corpo e a um padrão barriga de tartaruga (adorei!! Achei melhor que o nosso termo tanquinho) e bubum de cavalo de raça! Acho que temos um julgamento muito forte relacionado à aparência e talvez daí venha toda a questão de unha feita, cabelo liso ( o meu é e eu tento sempre bagunçá-lo porque acho lindo cabelo com ondas) e tudo mais. O que me questiono é para que tanto formato, tanto padrão a ser seguido. Olho ás vezes e tenho a sensação que as pessoas estão numa linha de produção de fábrica. Não consegui lhe responder. Entretanto, você foi apenas observadora, não esnobe! Precisamos aprender a ser fiéis a nós mesmos; seguros com a nossa identidade. Talvez pela diversidade cultural que temos não tenhamos conseguido ainda nos libertar para criar uma identidade. Discussão boa viu?
Beijos pensadores!!
Tati.

Daniela Marinho
Reply 16 de July de 2015

Minha cara Consuelo, como vai?
Adoro o sua maneira leve de abordar assuntos que sugerem imensa reflexão...
Tudo o que você colocou, para mim, depende muito de como nos colocamos na vida, no mundo.... o infindável mosaico de sentimentos e situações que vivemos..viveremos.....
Acho que pelas terras de cá, temos uma necessidade absurda de agradar de montão aleatoriamente....e deu no que deu...viramos reféns de tudo isto que vc elencou, sem nem perceber se realmente nos agrada...mas eis que com a idade começamos a colocar tudo numa balança imaginária e vamos "nos dando ao luxo" de só fazer o que realmente nos dá prazer, eis que viramos as mulheres que assumem o grisalhos, não pintam unha sempre, nunca mais tiram cutícula, não alisam o cabelo - eu gosto dos meus com leves ondas, não tenho barriga sarada e nem tão pouco bumbum empinado, mas sabe o que importa de verdade?! é que quando olho no espelho - AMO o que vejo em toda sua completude!!! Gosto dos meus reais valores para onde eles estão me levando....
mil beijos !
Dani

Josiane Nicoloso Schlosser
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo!!!!! Adorei as perguntas... mas, será que você vai conseguir ler todas as respostas? hehehehe...
Então, vamos lá!!!
1) Acho que faço as unhas toda a semana porque aqui é costume e é barato!!!!! Mas, tenho que te confessar que adoro minhas unhas sempre lindas. Há alguns anos morei na Espanha durante 4 anos e não fazia as unhas lá não. Primeiro porque achava caro, e nas 2 ou 3 vezes que tentei fazer as manicures eram péssimas e desisti.
2) Cabelo liso e longo? Bom, já ouvi de uma amiga que cabelo liso deixa a mulher mais jovem.... eu não concordo, mas meu cabelo é liso e o mantenho na altura do ombro porque acho mais elegante. Infelizmente, acho que tem a ver com o preconceito que até pouco tempo havia com o cabelo "ruim" dos negros.... já ouvi isso muitas vezes.... Como na Europa essa questão de preconceito seja menor ou quase não exista mais é estranho para você que mora aí, mas aqui no Brasil por uma questão de educação (falta dela) as pessoas ainda preferem o cabelo liso. Pena né?
3)Por que aqui temos cozinheira e ainda outras pessoas né? Bom, eu acho que por aqui também isso ainda é barato e por isso nos permitimos ter cozinheira, faxineira, jardineiro, "piscineiro".... etc. Absurdo, mas por outro lado, vivemos em um país que muitas pessoas ainda não estão qualificadas para outro tipo de serviço e precisam desses empregos... aí voltamos para o velho problema da questão da falta de escolaridade, etc. Ainda temos um caminho bem longo a ser percorrido.
4) As festas de criança parecem casamentos.... hehehhe... Sinceramente... eu acho que tem gente que ganha muito dinheiro e que precisa mostrar que "pode"... ridículo né? Eu também acho!!!! Mas, fazer o quê né?
5) Menina de 20 anos usa base porque nesse país existe a neurose da beleza. Eu, tenho 54 anos e não uso, porque acho que fico com cara de mais velha... mesmo que a base seja ótima!!!!! Prefiro um rosto mais natural, mais limpo.
6) A questão da informalidade na maneira de vestir, na minha opinião, tem a ver com 2 fatores: primeiro, o clima... nos estados que faz calor o tempo todo e depois também na questão do poder aquisitivo do povo. É mais fácil o homem vestir uma camiseta e uma bermuda.... e como todo mundo se veste assim criou-se a cultura de que tudo pode. Como vivo no Rio Grande do Sul não vejo muito isso, aqui as pessoas são mais formais e temos frio, assim não dá para vestir qualquer coisa.
7) Vivemos no país da informalidade, por isso os pronomes de tratamento mais formais deixaram de ser usados. Quando comecei a ser chamada de senhora me dei conta de que havia começado a envelhecer... hehehe... não acho ruim não!!!!
8) Bom, realmente não sei porque temos esse costume.... mulheres de um lado e homens de outro... é engraçado mesmo.
9) Tenho mania de óculos escuro!!!! Adoro!!!! O último que comprei da Prada é maravilhoso!!!! Mas, volto para a questão do clima. Não consigo sair de casa num dia de sol sem óculos escuro.... me sinto desprotegida e uso muito filtro solar também, e olha que vivo no sul!!!!
10) Acho que a loucura da busca pelo corpo sarado se deve a que nós, brasileiras gostamos de nos vestir de um modo bem sensual, ou melhor, mostrando o corpo mesmo. Não é o meu caso, até porque já passei dessa fase, e hoje prefiro o conforto e as peças que me favorecem mais.
Consuelo, adorei participar do blog. Te acompanho todos os dias. Recentemente passei 20 dias em Londres e aproveitei muito das tuas dicas. Até aprendi a arrumar minha mala contigo. Não consigo mais viver sem teus conselhos e teus looks!!!! Obrigada sua linda!!!!!!!

Tania Mara
Reply 16 de July de 2015

Consuelo, não sei se caminho junto com o inconsciente coletivo, destoando das suas outras seguidoras, mas eu adoro pintar as unhas, e as faço sistematicamente toda semana. Alguns dias com cores intensas outros dias nudes ou clarinhas. Mantenho-as curtas só porque gosto de tocar piano, se não deixaria crescer um pouco.
Meus cabelos são lisérrimos e na década de 80 eu fazia permanente e suporte para encaracolá-los, mas nunca ficava bom, só armado. Hoje eu os mantenho liso natural num long bob pois meu rosto é "lua cheia" e o cabelo longo dá uma alongada. Também tenho os ombros largos e eu acho que o cabelo longo dá uma disfarçada.
Não me lembro se foi o diretor Domingos Oliveira quem disse que homens e mulheres não têm que viver debaixo do mesmo teto, devem ter encontros ocasionais. É só olhar em uma empresa na hora do almoço, homens almoçam com homens e mulheres almoçam com mulheres.
Eu ainda chamo de senhor e senhora, mesmo algumas pessoas mais novas, como os professores que trabalham comigo, mas sou exceção. E o contraditório é que quando alguém me chama de senhora, automaticamente peço para me chamar de você.

Cassiano Cacho Soares Lopes
Reply 16 de July de 2015

Consu, que genial essa sua sacada! A minha percepção é bem peculiar em relação às suas dúvidas. Entonces, vamos lá!
1. Não tenho a mínima ideia porque as mulheres pintam as unhas... Mas essa moda de unha decorada me incomoda. Uma unha de cada cor, rendada, com brilho, piercing, OMG! Dá até medo, assim como unhas muito pontudas e compridas. Acho lindo o esmalte vermelho, sexy, forte. Mas minha preferência é o esmalte mais simples possível, o que minha mama usa, quase incolor. E nada de base para homens. Fazer a unha sim, mas base? Hell no!
2. Acho modismo também a questão do alisamento e escova definitiva, progressiva e afins. Sou a favor das ondas e cachos, até porque meu apelido é CACHO hahaha E a mulher fica muito mais sexy em minha opinião com o cabelo au naturel.
3. Não faço a mínima ideia... Talvez por uma certa garantia de ver tudo ao vivo e em cores?
4. Em relação às festcheenhas de arromba dos pimpolhos, eu acho que é mais uma preferência dos pais, um certo show off, sabe como?
5. As meninas hoje em dia começam a maquiagem muito cedo, o que eu acho um absurdo!?! Estão muito precoces e despreparadas em relação ao uso correto dos produtos. Desconhecem seu tipo de pele, as reações que produtos podem causar com o tempo, etc. E tem o fator de querer parecer mais velha para conquistar os meninos... Uma pena... Eu tenho uma amiga que é linda, porém, carrega na make up desde sempre e toda vez que a vejo não perco a oportunidade de dar umas agulhadas do tipo: “Jesus! Onde é que vai com esse rímel?” #cassidebochado
6. A forma de vestir do homem brasileiro é muito informal em sua grande maioria, por puro machismo e também por não ter uma cultura de vaidade masculina. Aquele velho bordão de “macho que é macho de verdade, blá-blá-blá...” é muito comum ainda, principalmente no interior. E tem também a questão do homem achar que tudo pode. Sabe de nada! Hahaha
7. Por pura falta de educação e respeito, penso eu.
8. Nesse ponto acho que é algo meio cultural e arcaico. Aqui na minha roça é muuuuuuuuito comum isso! E o papo de homem é chato pra dedéu, vamos combinar! Hahaha
9. A mania do óculos escuro é por puro “monkey say, monkey do”. O povo adora imitar os famosos, os estilosos, os it-everything e adora um modismo! E o pior: acha que está abalando! hahaha
10. Essa pergunta eu não sei responder, mas só digo uma coisa: acho feio pra c*****! Hahahaha
Adorei Lady C, adorei! Um beijo e um queijo! Ricota, para não engordar! Love u!

    Maria Benincasa
    Reply 17 de July de 2015

    Cassi, vc é demais!!
    Bjks

    iara
    Reply 17 de July de 2015

    Cassiano, e a unha filha unica que pinta uma de cor diferente, vc esqueceu? aff é o fim!!!! Adoro vc! bjus Ah a valorização da juventude é tão grande, que tenho amigas que não deixam os netos chamarem de vó, parece um palavrão! rsrsrsrs

Katia Holanda
Reply 16 de July de 2015

Ótima pedida Consuelo,

Bem, eu moro no Estados Unidos ja faz um tempinho kkkkkk mais uma das coisas que mais gosto aqui e essa independencia psicólogica que temos kkkkkk
Eu gosto de fazer a unha sim não toda semana pois pesa no bolso, quanto os cabelo o meu é bem ondulado e grisalho kkkk quando vou ao B é uma loucura todo mundo falando para pintar e todos me chamam de senhora - só tenho 49 anos -, no Brasil hoje em dia ninguém sabe quem é mãe equem e a filha pois é tudo igual cabelo e roupa , os homens são cada dia mais machistas e sem vaidade, mais a mulher tem que estar com cara de 20 sempre . Realmente o nosso Brasil estar cobertopor uma nuvem de supérfluo e as pessoas perderam o senso do ridículo ! Eu vivo muito bem obrigada com meus grisalho e minha aparência de 49 anos não tenho conflito isso é uma conquista enorme !

Cynthia Carvalho
Reply 16 de July de 2015

Olá Consuelo, maravilhoso seu post.
Não faço as unhas, não gosto de ambiente de salão e não gosto de escravidão, portanto posso responder, porque todo mundo faz, as pessoas gostam de imitar as modinhas só por isso. Muito chatinho, mas é assim mesmo, falta maturidade. Quanto aos homens não sei responder, pois o meu marido e meus filhos andam só de camisetae jeans, e quando estão mais arrimados é porque vão a uma festa ou à igreja,
Beijos
Cynthia

Carolina Freire
Reply 16 de July de 2015

Pode colocar mais algumas perguntas??? tipo..... tirar foto fazendo biquinho com o cabeleireiro?? srrsrss

Consuelo, ótimas perguntas com reflexões melhores ainda!

Beijo

Celia
Reply 16 de July de 2015

Não tenho as respostas para as suas perguntas, algumas delas nem nunca me passaram pela cabeça.... Mas somos diversos países num só, acho também que depende muito do meio cultural/sócio/econômico em que cada um (con)vive. São as diferenças que fazem cada lugar, por isso cada um tem seu encanto. Bjs e obrigada pelas perguntas. É bom saber como nos olham com olhos diferentes dos nossos. ;-)

Andreia Mota
Reply 16 de July de 2015

Vou escrever a minha opinião divertida do tema, rsssss.
1. Não, não tem que pintar a unha, puro modismo ou vaidade. Houve época de ter gente fazendo a própria unha em casa por conta de micoses e doenças de pele. Agora com o aumento da energia elétrica, o salão fica em segundo plano novamente e o modismo desacelera.
2. Ahhh cabelo liso não dá trabalho, ninguém acorda mais medusa amiga, rsssss. Todo mundo agora encara a chuva naturalmente, rsssss. Se bem que, eu tenho liso original de fábrica e sou doida pra ter cabelo crespo, vai entender mulher!?! Em pensar que cansei de ver minha mãe dormir com aquela touquinha feita com o final da meia-fina, lembra? Roda pra esquerda e depois roda pra direita, rssssss. Sem falar nos bobs de cabelo, hahaha!!!
3. A dona de casa não deve saber que existe tudo isso à disposição no pai google do monitor, rssss. Sério, nem todo mundo usa a internet em seu benefício, sabia? Lembro direitinho do primeiro dia que o Enzo me pediu para usar a internet, rssss. Eu liberei com a condição dele fazer uma pesquisa para me dizer quantos partidos políticos existiam no Brasil, acredita? Tadinho do bichinho, rssss. Sempre proponho uma pesquisa, mas separo os temas para cada filho, a vantagem é que toda a família aprende.
4. Festa de aniversário hoje depende da família, com certeza vou torrar o $$$ em viagens com os aniversariantes, isso sim é inesquecível.
5. Não sei, o certo seria protetor, aqui no BR tem uma base que também é protetor, seria esse o produto?
6. Xiii no RJ é muito comum ver este look, acredita que já tenho visto gente ir para o trabalho de havaianas? Não se assuste com as mudanças de mentalidade empresarial, as empresas estão aderindo à filosofia do Google, o importante é a mente, não o look.
7. Nem se levanta mais o dedo para mostrar que deseja falar. Lá em casa é bênção mãe, bênção pai, dorme com Deus, Deus te abençoe e pronto. Rsssssssss.
8. Ô danado do tricô pra falar daquelas coisas que gostamos de ver e perto do marido não dá pra falar, hehehe. A não ser que os lugares estejam marcados. Mulheres conversam sobre homens, sexo, viagens... homens conversam sobre futebol, rssssss.
9. Hahaha, quando não quero ser notada, uso óculos.
10. Tipo Nicki Minaj, ahahaha preferência nacional, sei lá, mas que dá trabalho carregar tudo isso dá!!!
Esnobismo que nada!!! Adoramos o troca-troca com você e acredito que você também fica conhecendo um pouquinho de cada um do Salotto. Beijo grande querida e pode fazer pergunta sim. Esta interação não tem preço!

Márcia
Reply 16 de July de 2015

Com mais calma, vou ler os comments do Salotto. Minhas impressões.
1. Também não sei: até eu mesma sucumbi. Por anos, só fazia as unhas 1x por mês (quando tingia). Um saco gastar tempo e $ pra lascar o esmalte no dia seguinte. Até que comecei a ouvir - de pessoas queridas - que eu era relaxada (no sentido ruim da palavra). Tenho o propósito de achar um meio-termo.
2. Cabelo longo, eu não sei. Mas cabelo liso é mais prático (e tem gente que fica com cara de "rica"). Meu cabelo é entre liso e ondulado, estou sempre descabelada e acabo indo pro rabo de cavalo e pro coque podrinho. Já fiz progressiva 2x: fico mais "arrumada", as pessoas elogiam, saio melhor nas fotos. Mas se você me perguntar se me sinto "eu", vou dizer que não. Acho que minha alma é descabelada mesmo. Mas veja só: vou renovar o passaporte amanhã e marquei uma escova hoje, pra sair mais bonita na foto. Mulherices.
3. Chuto que por uma necessidade de segurança (ter a orientação "profissional"), comodismo, ostentação ou um mix dos três. Eu mesma já me peguei orçando serviços que, com alguma boa vontade, eu mesma posso aprender a fazer.
4. Porque eu não sei, mas não acho razoável. Sobre isso, tenho impressão de que está havendo um refluxo nesta tendência, voltando a valorizar-se aquela coisa mais caseira. Mas não tenho base, pois meu filho cresceu e já não sou mais convidada para esses eventos.
5. Não só de 20, mas de 15 também. Influência da mídia/internet? Ou falta de outras referências?
6. Acho que soma a tradição "macho" à falta de referência. Espero que isso mude. Tenho HORROR a homem que sai com camiseta de time de futebol. Acho um charme homem com echarpe.
7. Porque chamar de "senhor" ou "senhora" quase equivale a chamar a pessoa de "velha". E o mantra, aqui, é a juventude.
8. Porque o repertório de assuntos, dependendo do perfil do grupo, pode ser ainda muito "setorizado".
9. Disfarça o cansaço, disfarça a falta de maquiagem, dá um ar de mistério.
10. ?????!!!!!! Acho tão lindo a pessoa que se cuida, dentro do razoável, quando jovem. Acho tão lindo a pessoa que envelhece bem para a idade, com jovialidade, mas sem querer passar por "garotinha". Por isso, Consuelo, você - aos 50´s - é a inspiração de alguém como eu, aos 43: não é ultra sarada, não tem barriga tartaruga (adorei a alternativa à barriga-tanquinho), não tem bunda arrebitada. Mas é linda, é charmosa, é cheia de vida, é elegante, é interessante, é articulada. E o plus: não quer vender uma auto-perfeição. Mostra seus dilemas e suas fragilidades, sem comiseração. Enfim, humana.
Beijo grande. É por essas e por outras que adoro esse blog. Interativo, inteligente, provocador.

Estela
Reply 16 de July de 2015

Enfim, adorei ter que responder..rsrsrs1.
Por que tem que pintar as unhas?
Tb não entendo, e colocar desenho e postar nas redes sociais? Não entendo menos ainda. Outro dia no salão, ouvi uma moça dizer que a cor do momento por aqui é o café, por que aparece menos "o encardido da unha" principalmente para quem fuma...morri!!!

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Eu amos os meus curtos e natural, mas confesso que tb não entendo por que a brasileira amaaa o cabelão na cintura , chapado e muitas vezes com cara de sujo. Não curto.

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
pois é, uma manias loucas né?! Outro dia eu mesma fui no you tube para aprender a usar minha nova panela de pressão elétrica, tudo tem no you tube, outro dia uma amiga minha esqueceu de deixar a chave e o filho ficou preso em casa, minha amiga achou ótimo pois assim ele não poderia sair com o amiguinhos do prédio, mas não é que o menino de apenas 13 anos, aprendeu no you tube a abrir a porta com grampo?!!!rsrsrrs

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Pois é, outro dia fui em aniversario infantil de 5 anos de uma coleguinha da minha filha, aqui em SP, e pasmem, o tema da festa era fazendinha, e a mulher levou praticamente um zoológico para dentro do buffet!!! Tinha cavalo, ponei, coelho, galinha, pintinho, gato, cachorro, tudo de verdade, as crianças enlouqueceram, só a dona do buffet que acho que não curtiu muito, pois o tempo todo ficava pedindo para os funcionários limparem as fezes dos bichos…imaginem se deu vontade de comer o bolo com um cheiro"super agradável no ar"rsrsrs

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
E colocam silicone, fazem tatuagem com autorização dos pais e etc e etc….já disse com minha filha se eu puder segurar não vai ser assim...

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Concordo o homem brasileiro é extremamente antiquado no quesito vestimenta, se vestem mal muito mal, não me admira que uma camisaria italiana aberta aqui em SP, tenha fechado as portas com 6 meses, não entrava um homemm sequer na loja e o comentário era que as camisas eram, coloridas demais, e com detalhes demais…rsrrs

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Por que aqui, a vida começa aos 50, e muitos nessa idade dão de 10 a o em muita meninada, por aqui o pessoal tem se cuidado muito e acredito que o Sr ou Sra, talvez ofenda…eu não penso assim ,mas tenho loja e as velhinhas de 80 quando Vào na minha loja querem ser moçinhas, nada de "roupa de velha"…acho que por isso...

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Não sei responder essa, como é por ai?

9. Por que essa mania de óculos escuro?
Eu uso para evitar marcas na testa, principalmente de manhã, mas não uso em ambientes fechados. Já me acostumei, tenho outro no carro de reserva.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Eu faço pilates, por nunca gostei de malhação pesada, gosto do natural, acho mais elegante, mas por aqui realmente a moda é essa, e é cada mulher linda se tranformando em homens praticamente de tanto malhar!!! Estou fora!

Há …e a moda agora são as emergentes, ou que fingem, adoram o cabelão chapado( que principalmente nas mais velhas, cai bem em pouquíssimas) o óculos escuro , o saltão Loubotin, , a unha enorme e pintada de oncinha a inseparável Louis Vuitton…. a que eu tinha mandei para um brechó faz tempo, e vendeu rapidinho…rsrsrs

Mas é isso Constanza, amo seu blog, e acho que essas perguntas vieram a calhar, mulher brasileira esta engatinhando no quesito "estilo" acham que para ser sex, tem que ser vulgar, e não tem nada a ver. Acho lindo as sapatilhas, as rasteiras, as unhas discretas, o corpo saudável tudo ao natural. por que beleza de verdade, vem de dentro, não pode ser forçado.Tudo é demais por aqui. eu não acho legal!

Bjos!

    estela
    Reply 16 de July de 2015

    Consuleo, na ansia de responder seu questionario, acabei te chamando pelo nome de sua mão que tb amo, me desculpe!!!! Bjosssss!

Cris Muniz Araujo
Reply 16 de July de 2015

AMEI as perguntas. Porque faço as mesmas perguntas e não sei as respostas. Agora lendo os comentários algumas respostas surgiram! Nada é absoluto, mas ajudou um pouco o entendimento.

Parabéns pela criatividade da ideia

BJs
Cris

Marcia
Reply 16 de July de 2015

Olá Consuelo. Sempre passo por aqui, mas sem comentar. Hoje me senti provocada.
O Brasil é vasto e diverso, assim como nós brasileiras somos muitas e singulares. Nossa história e cultura teem muita influência européia, de onde fomos colônia; negra e indígena, destes fizemos escravos. Esta é nossa herança e daí construímos nossa estética, dentre outras coisas. Hoje, mais concientes de nossas raízes, estamos mais orgulhosas da mistura que fizemos dessas influências, precisando, espero, de pouca confirmação externa sobre o uso de nossas cores e adereços. De norte a sul, de Leste a oeste, a diversidade no falar e no vestir é imensa, no entanto, poucas são as famílias com vários ajudantes domésticos e possibilidade de festas ostentosas. Tudo depende do meio em que se vive.
Ouvindo o a fala de uma européia que mora no Brasil dizendo que lá de onde ela vinha e vontade da mulher era ser magra e a brasileira parecia preferir ser forte. Essa é uma fala sobre a qual ainda reflito. Poderia querer, eu mesma, elaborar outra sobre nossos homens, não é?
Como se constrói estilo próprio senão a partir do orgulho pessoal e do autoconhecimento?

Evangelina Junqueira de Aquino
Reply 16 de July de 2015

Oioi ,boas perguntas ...
Respondendo tb meio por temas ...
1) Unhas ...pq é barato, tem muita gente desempregada que vai fazer na sua casa ... tudo, mão pé , depil, massagem ...então facilita né ...e vicia rsrsrsrs ...
2) Cabelos + compridinhos , não necessariamente muito lisos , são + práticos ... e + fáceis para prender ...
4) Meninas usando base ... hoje em dia , com essa mania de proteção solar , existem muuuuitos bons produtos que dão um tchan ...sinceramente ...??? acho muito "saudável" se cuidar desde cedo ...
5) óculos escuros ... molto di moda ... quanto + famoso e di moda , meglio ... e dá disfarçar olheiras , ressaca e pra ciscar sem dar muita bandeira ...
10) Barriga tanquinho ... existem academias, personais dos mais variados preços , muai tais e Pilates aos montes ... fora as yogas da vida ... tb facilita muito né ...além de ser "saudável"...
Festa infantil ... ninguém quer ter casa suja , é muito trabalho sim ... cai na conversa $$$ do Buffet infantil, juvenil que sei eu ... paga em xs ...tb facilita muito né ...
Nutricionista ... ninguém quer ter trabalho ... é barato, tem para todos os bolsos e é "saudável "...
Roupa dos homens ... falta de educação ... bem Brasil
Homens e mulheres separados a mesa ... assuntos ## e falta de educação ... bem Brasil
E culminando a falta de educação ... o não Sr e Sra !!! Bem Brasil ... que pena !!!
Paulistana , me mudei para ITU ,onde estou há 7 anos , cidade divinamente deliciosa ... as pessoas se saudam ao cruzar um olhar na rua , trocou olhar existe aquele bom dia , Tarrde , bem do interior mesmo .
Maaasssss em qq estabelecimento comercial , padaria, açougue, super mercado, farmácia ... NINGUEM fala bom dia ou boa tarde !!!Levam até um susto ... é engraçadíssimo !!!
Sera Prego bela signora ... baccio China

Cissa Bettinelli
Reply 16 de July de 2015

boa tarde Consuelo, se vc conseguir todas as respostas eu gostaria de te-las. sou loira, olhos claríssimos e de cabelos pixaim, não uso esmalte, sou baixinha e gordinha, FORA de todos os padroes de beleza ditado pela TV, tipo assim um peixe fora da água, e o que mais incomoda são as mulheres vitrine, tudo que a moda dita elas copiam, ou seja: loiras, cabelo liso, longo , magras fugindo totalmente do padrão brasileiro, é a ditadura da moda, se vc não é magra, loira, sarada vc não esta no mundo! Estive na Holanda visitando minha filha e notei que as mulheres não usam esmalte, o cabelo (naturalmente lindo) preso e a sobriedade das roupas. Minha filha loirinha saiu daqui com o cabelo da ditadura (liso e comprido) alguns meses depois estava naturalmente cacheados e na cor natural, sem tinta so alguns reflexos, e disse que nunca se sentiu tão bem, livre, infelizmente para mim é claro, não volta mais p/ o Brasil. Tenho 53 anos e não ligo de ser chamada de tia ou senhora coisa que ofende diversas pessoas, não uso make (não gosto), sou motociclista e advogada, uso moto (tenho 3) e não gosto de carro, dai vc me pergunta, é difícil ser diferente?? sim pq a sociedade cobra da mulher brasileira magreza, juventude eterna, cabelon liso e loiro, barriga tanquinho e etc e tal.... dai conheci seu blog e comecei a te seguir, gostei da sua postura para com a vida, longe dos IG e tantos blogs de beleza escrava, vc se destaca pela simplicidade de ser, do belo sorriso e da leveza que leva a vida, uma pessoa bacana de ouvir e ver e que nos faz acreditar que existe vida além da ditadura da beleza! gde abraço.

Sari
Reply 16 de July de 2015

Adorei suas perguntas e eu mesma me faço. Estou sem fazer unhas um ano e as pessoas sempre questionam o por que? Tipo baixa auto estima... Rsrsrs.
1. Auto estima boa/alta
2.Cabelo liso parecendo que acabou de sair do salão, status puro.
3. Dona da casa que dá conta da casa é desvalorizada como pessoa e tachada de sovina. Affffff
4.festas infantis glamourosas pode ter com falta de tempo com os filhos e também um mostrar para o outro que sim posso e tenho condições de. Status quo
5. Modismo, ficar parecida com as it girls....espelhamento no adulto....
6. Machismo puro. Ao contrário São gays.
7. Sr. Sra.lamentável !!! Não dão importância aos nosso velhos.
8. Porque existe ciúmes. Não tem respeito de casal. É mais seguro e respeitoso ficar separado. Dá para entender Consuelo?!!!
9. Óculos escuro para ficar tipo fina.
10. É o legal da vez. Bonito aos olhos. A todo custo ficar bonita e bela.
Ameiiiii suas perguntas e adorando as respostas. Muita Gratidão pelo espaço, pela reflexão!

SANDRA HORALEK
Reply 16 de July de 2015

hahaha! menina, vc leu meus pensamentos? Não é esnobismo , não. E não tenha receio de perguntar porque talvez sua pergunta vá iniciar um processo de autoconhecimento ou até será pedagógico mesmo.As pessoas que valerem a pena vão se indagar e tentar entender o porquê de suas atitudes...às outras, o tempo costuma ser um bom professor. Agora, já que vc perguntou:
1.- Não pinto unha fora de casa primeiramente porque antes de ir para o escritório, dou uma boa "geral" na casa e aí não dura nada. Afora isso, tem a questão da esterilização dos instrumentos. Não confio muito e tenho uma amiga que contraiu Hepatite C, alegadamente em manicure e essa doença já assumiu status de epidemia, embora pouco se fale dela. Eu até tentei levar alicate e as minhas próprias coisas, mas nunca estão do agrado da manicure. Cansei.
2.- Eu tenho cabelo crespo...não faz cachinho bonitinho não e se arrepia toda ao primeiro sinal de umidade.Não aliso mas dá-lhe brushing e touca(sabe o que é?)
3.- Não tenho cozinheira e estou buscando um suporte para o smartphone ficar perto do fogão de tanto que uso o google na busca de comidinhas saudáveis e gostosas. (E todo mundo - filho e marido - ajudando,se não!!!!kkkk)
4.- Quase todas as datas especiais agora são "eventos" e têm até making of. Penso se só ficarão a imagens e se perderão os aromas, os olhares, os afagos, as conversas...
5.-Não entendo!!!e se bobear usam na praia/pisicna.
6.-hahaha! ontem no fim da tarde pedi ao meu marido que me desse uma carona e me buscasse numa loja de tecidos na rua 25 de Março (sabe o que é?). Quando não o vi na porta perguntei para um rapazinho da loja se ele vira um homem parado por ali. Daí ele falou: "Um homem com um "negocinho" aqui?" (apontando para o próprio pescoço)Eu respondi: Esse mesmo!!!E fiquei um tempão morrendo de rir da estupefação do rapazinho ao ver um homem com gravata borboleta. Os meus homens são super caprichosos...roupa pouca mas boa, com bom caimento, sapatos engraxados...uns lindos!
7.- Eu sou do tempo do sr e sra. E ainda mais, meu pai sendo alemão, prefere-se o Sie ao Du. Mas, hoje em dia, talvez em nome de uma falsa ideia de modernidade, todo mundo virou você. Até tem sentido porque vem de vosmecê...vossa mercê. Agora traumatizante mesmo e o tio e tia.
8.-Sou absolutamente contra clube do bolinha e da luluzinha. Até em carro o pessoal faz isso. Eu vivo mudando de roda mas já fui "mal vista" quando o assunto dos meninos era mais divertido.
9.-

Marcia
Reply 16 de July de 2015

Agora li os comments do Salotto. Muito interessante ver a perspectiva de outras pessoas, que moram em diferentes regiões e países, sobre algumas coisas que estão, aparentemente, tão no automático. Adorei sua proposta, Consuelo, e agradeço a generosidade dos seus leitores em dividir suas impressões. Bacio!

SANDRA HORALEK
Reply 16 de July de 2015

hahaha! menina, vc leu meus pensamentos? Não é esnobismo , não. E não tenha receio de perguntar porque talvez sua pergunta vá iniciar um processo de autoconhecimento ou até será pedagógico mesmo.As pessoas que valerem a pena vão se indagar e tentar entender o porquê de suas atitudes...às outras, o tempo costuma ser um bom professor. Agora, já que vc perguntou:
1.- Não pinto unha fora de casa primeiramente porque antes de ir para o escritório, dou uma boa "geral" na casa e aí não dura nada. Afora isso, tem a questão da esterilização dos instrumentos. Não confio muito e tenho uma amiga que contraiu Hepatite C, alegadamente em manicure e essa doença já assumiu status de epidemia, embora pouco se fale dela. Eu até tentei levar alicate e as minhas próprias coisas, mas nunca estão do agrado da manicure. Cansei.
2.- Eu tenho cabelo crespo...não faz cachinho bonitinho não e se arrepia toda ao primeiro sinal de umidade.Não aliso mas dá-lhe brushing e touca(sabe o que é?)
3.- Não tenho cozinheira e estou buscando um suporte para o smartphone ficar perto do fogão de tanto que uso o google na busca de comidinhas saudáveis e gostosas. (E todo mundo - filho e marido - ajudando,se não!!!!kkkk)
4.- Quase todas as datas especiais agora são "eventos" e têm até making of. Penso se só ficarão a imagens e se perderão os aromas, os olhares, os afagos, as conversas...
5.-Não entendo!!!e se bobear usam na praia/pisicna.
6.-hahaha! ontem no fim da tarde pedi ao meu marido que me desse uma carona e me buscasse numa loja de tecidos na rua 25 de Março (sabe o que é?). Quando não o vi na porta perguntei para um rapazinho da loja se ele vira um homem parado por ali. Daí ele falou: "Um homem com um "negocinho" aqui?" (apontando para o próprio pescoço)Eu respondi: Esse mesmo!!!E fiquei um tempão morrendo de rir da estupefação do rapazinho ao ver um homem com gravata borboleta. Os meus homens são super caprichosos...roupa pouca mas boa, com bom caimento, sapatos engraxados...uns lindos!
7.- Eu sou do tempo do sr e sra. E ainda mais, meu pai sendo alemão, prefere-se o Sie ao Du. Mas, hoje em dia, talvez em nome de uma falsa ideia de modernidade, todo mundo virou você. Até tem sentido porque vem de vosmecê...vossa mercê. Agora traumatizante mesmo e o tio e tia.
8.-Sou absolutamente contra clube do bolinha e da luluzinha. Até em carro o pessoal faz isso. Eu vivo mudando de roda mas já fui "mal vista" quando o assunto dos meninos era mais divertido.
9.- Eu tenho fotofobia...mas que esconde as olheiras, esconde, hein?!rssss
10.- É o que estão vendendo, no momento. Logo, logo, muda o produto.

Beijo, Consu e Salotto (que eu, antes de seus vídeos, pronunciava Salôto) kkk

Denise Luna
Reply 16 de July de 2015

Enquanto eu saí, esse site BOMBOU!!! kkkk
Puxa, eu não vou nem responder as perguntas (todas ótimas) pq todo mundo já respondeu!
E quem disse que suas perguntas são esnobe? Nenhuma delas, todas muito pertinentes.
A única coisa que tenho a dizer é que a cultura no Brasil é extremamente impaciente, modista, volátil, volúvel e fútil....
Enfim, agora com a crise braba, quem sabe as mulheres comecem a fazer suas próprias unhas ou nem as façam e assumam mais a brasilidade de seus cachos, ao invés de copiarem a Barbie...
Cresci vendo minhas amigas na angústia da "touca" (enrolar o cabelo para deixá-lo liso) e hoje, com o advento da pranchinha e da progressiva, várias continuam na mesma "esticação".
Eu, cedo, aprendi a pintar as unhas, enrolar meu cabelo e me maquiar, mas nenhuma amiga minha faz isso (dizem que não sabem fazer).
As cariocas se "matam" para ficarem saradas, embonecadas, geralmente para um bando de homem que anda cada vez mais mal vestido e adora frequentar barzinhos..... Acho MUITA angústia para pouco retorno....kkk
Não me joguem pedras.....kkk
Bjs

    Márcia
    Reply 16 de July de 2015

    "Muita angústia para pouco retorno".... rs rs rs...

      Denise Luna
      Reply 16 de July de 2015

      Mas não é, Márcia? Sou do Rio de Janeiro e por aqui, a maior parte dos homens anda um esculacho! Vejo as mulheres todas arrumadinhas, de salto, indo para um teatro, etc enquanto os homens estão tão desleixados.... Sem contar com os da minha faixa etária (50) com aquela barrigona.... e as mulheres? Na maior angústia de ter a tal barriga tanquinho.... Aff!
      Bjs

      Gabriela
      Reply 17 de July de 2015

      hahahaha "lacrou": Muita angústia para pouco retorno!
      Não faço nada dessas coisas: unha, cabelo, depilação, festa paga. empregada. Guardo meu rico dinheirinho para coisas mais produtivas (para mim): viagens, livros, coleções, investir na minha casa e tudo o que EU quiser!!!

        Denise Luna
        Reply 17 de July de 2015

        Gabriela, então somos duas! kkk Mas eu faço ginástica porque é saúde, o resto, eu mesma faço. Quando fiz 15 anos, minha mãe me levou para passear nos EUA ao invés de festa, fiz a mesma coisa com minha filha aos 15, 18 e 21 e até hoje ela me agradece.
        Mas se examinarmos a cultura norte americana, esse culto a juventude e a celebridade impera! Somos colonizados, e depois dessa globalização então, ficamos piores.
        Vamos botar a culpa nos EUA! kkk
        Bjs

    iara
    Reply 17 de July de 2015

    Eu acho Denise que a proxima moda no Brasil vai ser peruca, eu fico boba com tanta porcaria e coisa perigosa como formol , que esse povo passa no cabelo! bjus

      Denise Luna
      Reply 17 de July de 2015

      Iara querida, você sabe que essa moda está bombando nos EUA? Eles chamam de Brazilian (esqueci o nome agora mas é tipo progressiva). Eu tenho cabelo liso mas sempre achei o máximo as meninas com cabelo ondulado pois o cabelo era muito mais cheio. Enfim, acho que a peruca não vinga pelo clima quente e pelo preço da mesma, mas os mega hair bombam (também nos EUA).
      bJS

Denise Luna
Reply 16 de July de 2015

Ah, esqueci de dizer que faço pedicure uma vez por mês num podólogo, mas depois de 1 semana, eu mesma pinto as unhas dos pés. Recorri ao podólogo pq cortava as unhas mal e acabei me machucando.
Bjs

    Lileth
    Reply 17 de July de 2015

    Quando eu era solteira, nao podia imaginar minha vida sem inhas pintadas. Adorava a tal da francesinha. acho que fui uma das primeiras a inovar com francesinha preto e branco ( um horror. Rs)
    Depois que casei e vim morar na Alemanha, deixei tudo pra la. Apesar de ter maquina de lavar louca, é muito dificil manter bonitinho.
    Agora eu so pinto as unhas dos pes. No verao, claro.
    Uma x no Brasil eu adquiri uma infeccao horrenda depois da manicure. Tive que fazer cirurgia. Ainda bem que nao foi uma daquelas doencas graves. Desde entao. eu mesma faco.

Maria Aparecida Holtz
Reply 16 de July de 2015

Achei super interessante as questoes sobre o comportamento das brasileiras.Realmente nos somos vaidosas em todas as idades.Se compararmos com a mulher europeia vemos que ha muitas diferencas na maneira de se vestir e se cuidar.Eu também concordo que temos um maior acesso a serviços de manicure e cabeleireira por preços mais convidativos.Os homens dentro do possível querem usar camisetas durante o dia e a noite.O homem brasileiro eh machista mas as mulheres brasileiras atualmente são muito independentes em qualquer classe social.Na minha opinião qualquer que seja a festa:aniversario,casamento,etc deve ser com poucas pessoas para a gente dar conta de atender todo mundo.Mas as questoes propostas são importantes porque mostra uma maneira de encarar a vida e valorizar nosso cotidiano.A vida pode ser linda com momentos simples sem muitos gastos.Eu particularmente aprecio tudo que a vida puder me oferecer,mas também gosto de sentar num jardim e tomar um sorvete,passear sem destino e descobrir novos lugares.

Ana
Reply 16 de July de 2015

Ahahah! Eu também moro na Itália e tenho muitas dessas dúvidas! Tenho outras: 1) por que no brasil a gente bebe tanto antes de chegar a comida (e a comida no restaurante demora taaanto pra chegar)? 2) por que as pessoas chegam cada uma em uma hora diferente em uma festa? E porque vão embora cada uma em uma hora diferente? 3) por que os casamentos são pra 400 pessoas? 4) (e essa foi meu marido que perguntou): por que quando encontramos alguém na rua que está comendo uma coisa essa pessoa oferece um pedaço, ainda que vocês sejam só conhecidos? Ahahha
Saudades do Brasil!!!

    Denise Luna
    Reply 16 de July de 2015

    Ana, respondo como carioca: 1) Depende do restaurante (a não ser que esteja lotado) pq os bons tem cozinha industrial e rápida. Depende tb das pessoas, alguns adoram beber, outros são muito mais comedidos, mas creio que é o clima quente e o pessoal começa a beber caipirinha ou cerveja. 2) O trânsito nas grandes cidades é horrível e nos faz atrasar e tb pq ninguém quer ser o primeiro a chegar. Qto a saída, alguns saem mais cedo por compromissos no dia seguinte, ou pq a festa está chata ou pq arrumaram uma carona de volta! 3) Depende da grana de cada um..... 4) Você está servido? Acho meio cafona, mas aprendemos que é feio estar comendo e não oferecer mesmo que vc saiba q a outra pessoa não vai aceitar. Eu não ofereço pq me sinto esquisita fazendo isso, mas é um costume daqui.

      Maria Vilma
      Reply 16 de July de 2015

      Delinda...!!! Por essas bandas de cá acontece do mesmo modo...
      Aprendi também, que não é de muito bom tom estar comendo e não oferecer... mesmo sabendo que a outra pessoa não aceitará.. Eu ofereço...rsrsrs...
      É engraçado essa coisa de costumes cultura... o que é comum, normal, hábito por aqui ser estranho por lá por ai...

      Ana
      Reply 17 de July de 2015

      Denise, adoreeei a suas explicações, tem muito sentido! É que aqui na Itália eles chegam todos juntos pra uma festa ou jantar e vão embora juntos também... Outra coisa que só percebi com meu marido é que, ao menos em Minas, se você diz: "tudo bEm?" as pessoas respondem "tudo bOm", e o contrátio também é verdade. Vc já reparou isso? É engraçado!

        Denise Luna
        Reply 17 de July de 2015

        Querida Ana, obrigada pela gentileza. Que graça o pessoal chegar todo mundo junto.... se bem que isso é um facilitador para o anfitrião, mas as vezes é até melhor chegarem separados para dar um elemento surpresa para a festa, i.e. quando o assunto está morrendo, chega outro para animar! kkk Mas esse costume do TUDO BEM X TUDO BOM, ainda não havia percebido. Sou do RJ, mas vou ficar atenta! kkk
        Bjs

Sandra Matos
Reply 16 de July de 2015

Querida...todos já responderam tudinho com muita propriedade...um espetáculo! O Brasil é um país continental...com uma cultura mista e regional...um país muito jovem...todos experimentam de tudo...a identidade do brasileiro é diferenciada...até os valores parecem passar por " modismos!". Euzinha tradicional como sou vivo brigando! Estamos na Idade média...Consu! Historicamente falando poderíamos não perder tempo, afinal temos muitos exemplos em todos os setores. ..e não passar por essa idade das trevas...Como a Europa em sua idade média. ..mas é natural de todos os povos. Vamos tem que aprender apanhando. ..imitando...relevando...descobrindo...e finalmente evoluindo socialmente. Tô braba heim! !Beijocas

Silvana Martins
Reply 16 de July de 2015

Consuelo, amo seu inaudível sotaque e adorei essas questões que você listou. Também não entendo muitos desses comportamentos, nem tampouco concordo com tantas cobranças, mas vamos às respostas.
1 - Adoro minhas mãos bem cuidadas e eu que faço minhas unhas porque detesto ir ao salão. Nem sempre as esmalto mas sou apaixonada por esmaltes e nesse quesito o Brasil dá um show de opções de marcas e preços.
2 - Lisos? Todo mundo não !!! Eu amo cabelos cacheados. Os cabelos longos são representantes de grande sensualidade para a brasileira, os homens devem gostar mais. Eu prefiro os cabelos curtos ou médios. Amo meus cachos e hoje em dia há tantos produtos que nos ajudam a lidar com eles que não tem desculpa. Cabelo liso para mim é padronização e eu não me encaixo nesse perfil.
3 - Isso eu também não entendo, não concordo com a falta de interesse em buscar as informações que estão disponíveis on-line. Mas li um comentário que me abriu os “olhos” seria falta de assunto, falta do que fazer ou grana sobrando?
4 - Aparências nada mais rs.
5 - Devem estar se descobrindo nesse mundo da maquiagem que é tão cheio de sedução, mas eu acho que as brasileiras até que pegam leve comparadas a algumas meninas que vi mundo afora. Fiquei chocada com os excessos que presenciei na Austrália. Tudo é novidade!
6 - Total falta de noção e descuido. Detesto e sempre cobro essa atenção dos homens que me cercam, marido, filho, amigos, pai etc. Quando convido alguém pra jantar na minha casa já vou logo avisando (de um jeito meio jocoso rs) que não é para aparecer de bermuda e chinelo, senão não abro a porta kkkk. (mas que os gays dão um show nesse quesito...isso dão).
7 - Falta de educação, assim como não se pede por favor e nem obrigado. Fico horrorizada.
8 - Machismo? A mulher não pode interagir com outro homem que não seja o seu? Kkkk e vice-versa? Eu sempre me misturo porque acho que fica muito chato esse tipo de separação de gênero.
9 - Necessidade total. É sol demais nessa terra Consuelo. Eu sou míope e olhos sensíveis. Além do mais acho que óculos de sol ajudam até a prevenir pés de galinha rs.
10 - Num país tropical as pessoas vivem mais “peladas”, mas realmente nada justifica tantos gomos. Corpo bonito, bem cuidado e saudável é uma coisa, esse processo de carapaças é outra estória bem diferente.

anna monica
Reply 16 de July de 2015

kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Amei as perguntas!!! Sempre me faço as mesmas!!!!! Não vou responder por que acho que várias pessoas já responderam, e comungo da opinião de muitas!!!!!
Fiquei feliz ao saber que apesar de andar na contramão dos costumes brasileiros não estou sozinha!!!!!
beijos

Márcia Cruz Gerges
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo, leio sempre seus comentários e concordo com você em vários aspectos da vida cotidiana. Infelizmente a cultura da brasileira está muito subordinada à uma ditadura da estética de uma forma geral, unhas grandes pintadas de preto ou vermelho, conforme a tendência; cabelo, magreza e barriga tanquinho a la Gisele - longo, loiro e ondulado, magra feito um palito e sem barriga. Quanto a alimentação gostam de entrar na onda, se é naturalista ou orgânica, vamos conforme a maré, mas agora virou chique ser "chef de cozinha" e chamar uma especialista para fazer sua dieta detox. As roupas, ah as roupas são um capítulo a parte - quem não anda de vestido acima do joelho, transparente e peitos de fora, é cafona, não acompanha a moda. A maioria não segue seu estilo de se vestir e viver para não ficar "fora da moda". A educação está abaixo da crítica, pois todo mundo virou "tia" e "tio", para não ser chamada de Sr e Sra, para não ser comparado à um velho/velha.... A moda é festar numa casa de festa, mesmo que sua casa seja aconchegante e suficiente para todos os convidados, mas demonstra poder e dinheiro). Atualmente o brasileiro, infelizmente, que aparecer, um quer ser e ter mais do que o outro. Há uma pobreza cultural muito grande, pois lemos pouco, só vamos ao cinema ver os filmes americanos, não se vai ao teatro pois é muito caro, e a maioria viaja para os EEUU para fazer compras (pois é mais barato) em detrimento de uma viagem para conhecer outros povos e culturas seculares. Oi, desculpe, já fugi um pouco de suas perguntas, mas sou nascida na década de 50, portanto sou sessentinha e desde sempre curto uma vida mais natural. Um grande beijo para você e demais amigas do Salotto.

Maria Kenny
Reply 16 de July de 2015

Querida, a resposta para quase todas as suas perguntas é a seguinte: enquanto que nos países civilizados as pessoas fazem tudo sozinhas, porque não tem escravos que façam serviços, aqui, a elite tem gente que faça suas unhas, pinte seu cabelo, cozinha para ela, cuide de suas crianças, em tempo integral, faça festas rocambolescas etc. E aí, essa mulher tem tempo para virar o que agora é o ideal de beleza: um jogador de futebol que virou mulher. Essa nova mulher que só liga para a aparência e para caçar um otário que a sustente, precisa estar sempre "impecável!" Sorte a sua que pode experimentar outra realidade. Quem sabe um dia! beijos!!!

Carmen Nogueira
Reply 16 de July de 2015

Vamos la':
1)Costumo pintar as unhas com frequencia porque acho que as maos ficam mais bonitas e femininas
2) Cabelo liso? Ahhh esse sempre foi meu sonho, ( eles sao ondulados) desde jovem fazia de tudo para estica-los mas bastava uma garoa para por todo a trabalho a perder. A escova progressiva me trouxe uma grande alegria, mesmo ouvindo das amigas: 'porque vc fez isso com seu cabelo? ' Sempre achei que cabelo liso deixa qualquer pessoa com uma cara mais arrumada . agora por conta de alergias multiplas tive que assumir o meu encaracolado :-(
4)Essas festonas , acredito que sao demonstracao de estatus e uma forma de entreter as criancas sem ter trabalho. Infelizmente hoje em dia crianca tem dificuldade de brincar com brincavamos , sem video game ou computador, se nao tiver 'monitores' que proponham atividades as criancas nao sabem com se divertir, ficam perdidas.
5) a preocupacao com a aparencia tem surgido muito cedo e a adultizacao das meninas tambe'm tem sido incentivada pelas maes. Qdo minha filha era pequena (hoje ela tem 23) ela usava vestidinhos bordados com casinha de abelha etc, hoje o que com frequencia vemos sao as meninas usando modelitos de mulheres adultas.
Conheco garotas de 23 anos que ja' usam botox.Penso que isso seja a consequencia dessa adultizacao fora de hora.
6) O look de relaxo dos homens e' realmente triste.Acho que alem da camiseta ser uma forma barata de se vestir ,existe a permissao da sociedade atraves da crenca que eles crescem ouvindo que menino nao liga pra roupa, e ai passam a acreditar que isso e' bobagem e coisa de mulher.
7) Parece que respeito e educacao estao sendo considerados caretices. Coisas de antigamente. Triste, nao?
Nao vivemos num pais que valoriza os mais velhos e as experiencias que trazem com eles.
9) Para mim oculos escuros servem para minimizar a claridade e me acompanham sempre porque as lentes tem grau, mas algumas pessoas usam para esconder a 'cara amassada' ou porque se acham que ficam a ' cara da riqueza' ?.
10) Nunca tive preocupacao exagerada com o corpo entao respondo o que percebo. Por vivermos num pais tropical com a chance de mostrar o corpo o ano todo e a preocupacao em agradar ao outro, a malhacao virou uma neurose nacional, junte-se a isso a dificuldade de algumas pessoas em aceitar o envelhecimento e as transformacoes que fazem parte de cada fase da vida. Haja plastica!rs
Feel free to ask :-)
Bjo

    Sandra Horalek
    Reply 17 de July de 2015

    Adorei sua lembrança da "casinha de abelha".Outro dia, vi uma menininha com a pala do vestido toda em casinha de abelha, com meias curtas e sapato boneca. Foi como uma viagem no tempo. Tem se pulado muitas etapas, mesmo...

Maria Araci d' Avila
Reply 16 de July de 2015

Primeira dúvida: é HÁ pois é verbo!!!! Podes mudar por FAZ 25 anos..... As perguntas!!! salvo as duas que posso te responder por serem pessoais: pinto as unhas porque gosto e uso óculos escuros pra me proteger do sol e porque uso lentes de contato!!!! As outra só tenho uma resposta:BRASIL!!!!!

    Maria Araci d' Avila
    Reply 16 de July de 2015

    AS OUTRAS!!!!!!

Andrea - Curitiba
Reply 16 de July de 2015

WOW!!! Este post esta bombando!! Well, na minha opiniao, tudo depende da cultura de cada pais, do estilo de vida das pessoas, costumes familiares e costumes de cada estado deste pais....As pessoas estao pensando em simplificar as coisas, ter mais tempo para o lazer e a familia, alem de ter ser proprio trabalho e seu proprio espaco...entao salao de beleza ja fica meio que em segundo lugar...Acho que nas capitais brasileiras, Curitiba encabecando a lista, o fato de se vestir bem para as ocasioes formais ou nem tanto, contam e muito! Festas infantis viraram simbolo de status. Qual festa foi melhor, a minha ou do vizinho? haha....Por questao de educacao sempre o respeito aos mais velhos, chamando-os de sr. ou sra. Quanto as roupas, mais do que ter personalidade ha muito o que os outros vestem, o que ¨parece ser moda¨....Enfim, sao modismos que vem e vao, sao diferencas culturais que influenciam toda uma sociedade....Otimo post, Cons..Bjs.......

Cezar
Reply 16 de July de 2015

1- modismo, mulher mais higiênica .
2- pq toda mulher rica ,loira e famosa , tem cabelo liso e longo ( da onde acharam isso)
3- nunca tive isso mas acham que gente rica tem que ter empregada. E ninguém sabe fazer nada em casa . Conheço gente que não sabe nem segurar uma vassoura e acaham isso humilhante. Adoro faxinar minha casa , mas não me mande passar roupa.
4- pura ostentação
5- pq a pele já esta toda ferrada E tem novela e blogueira de moda falsificada!
6- quente , e a mulher não passa a camisa e ele muito menos. Odeio quem vai a uma festa de casamento de jeans.
7-pq não temos educação . Sem falar que associamos Sr(a) a velhice.
8- pra não dar mole pro parceiro da outra.
9- pq adoramos sua mãe !!! Hahahahah mas comecei a usar com o carro , pq quando o sol bate no asfalto e no carro não enchergo nada.
10 - pq dizem que um corpo sarado é sinônimo de saúde .

RENATA
Reply 16 de July de 2015

SE ANA MARIA DE CARVALHO ME PERMITIR,FAÇO DE SUAS PALAVRAS,MEU COMENTARIO.
COM TODO MEU RESPEITO AS SARADAS,MAQUIADAS,MAS NAO AOS HOMENS DE CAMISETAS.
CONSUELO,ESTOU TODO DIA AQUI E GOSTEI DEMAIS DAS SUAS QUESTOES.
UM BJ

    Denise Luna
    Reply 16 de July de 2015

    Renata, não é por nada não, mas os homens europeus não dão um banho em matéria de educação e de estilo nos brasileiros? Com exceção do nosso lindo Cassiano e do gato Cézar, óbvio! kkkk
    Bjs

      cezar
      Reply 17 de July de 2015

      Adorei o gato ! obrigado .

karla boncompagni
Reply 16 de July de 2015

Ola Consuelo, tudo bem?

Tenho 42 anos e moro em Londres ha 10 anos, vou ao Brasil de 2 em 2 anos para rever a familia e os amigos, e sempre quando estou la me faço as mesmas perguntas.
Ja de ante mão de peço desculpas pela franqueza.

1. UNHA – mania de brasileira desde adolescente, nao tiro minha cuticula desde que mudei para ca, dou uma empurradinha na cutilcula depois do banho e quando estou a fim de variar passo esmalte eu mesma.

2. CABELO – pura e simplesmente complexo de vira lata como dizia Nelson Rodrigues, brasileiras acham cabelos ondulados feios e cabelos lisos o maximo. E tem que ser pintado de loiro tambem senao nao serve. E tem os cachos a la Claudia Leite (uma contora de axe com gosto super duvidoso).

3. Porque eh moda no Brasil e dai todo mundo faz mesmo sem saber o que significa DETOX de verdade. No Brasil tudo eh achismo e sismometro.

4. O sonho de todo brasileiro eh morar em Miami, praia e compras o dia todo! Existe uma competicao invisivel que quanto mais eu gastar mais chic eu sou. E na minha opinião eh exatamento o contrario, o elegante eh ser discreto. Mas no Brasil nao funciona assim. Todo mundo dirige 4X4 mas o asfalto ta todo quebrado. Vivem de aparencias.

5. Isso nao sei te responder. Mas acho que de novo eh porque eh moda la. Na minha epoca nao usava, mas hoje em dia todas usam e muito.

6. A desculpa eh o calor… mas se fosse assim os Italiano no verao so andaria de chinelo o que nao eh o caso.

7. eh a eterna mania de intimidade que se toma muito rapido no brasil mesmo profissionalmente ninguem se trata com cerimonia- tem uma frase la que diz: Tudo junto e misturado.

8. As mulheres para reclamarem dos maridos e os homens para falar ou de futebol ou algumas vezes das amantes.

9. Bom ai no caso eh por causa do sol e da claridade forte eu imagino.

10. A mulher no brasil como em alguns outros paises se apoiam muito mais na aparencia do que no conteudo, os homens sao machistas e esperam que suas respectivas sejam gostosas para poderem desfilar com elas nas rodas sociais e etc.

PS: tenho certeza de que um monte de gente vai me xingar e me chamar de esnobe, ja estou acostumada. Sou muito sincera e tenho uma visao critica e clara do modus vivendi do brasileiro.
Abracos
Karla

    Ana Laura Rabelo
    Reply 16 de July de 2015

    Oi Karla, tudo bem? Me desculpe, mas permito-me abrir um parêntese à sua resposta ao item 4. Como eu, muitos brasileiros, não sonham morar em Miami e nem vivem de aparências. Há muita gente consciente, politizada e que luta muito por um Brasil melhor, que sabe o que gastar, como gastar e com o quê.
    Na verdade, acredito que isso é bem pessoal e que as pessoas além das atitudes podem ter histórias e motivos interessantes. Acho que pode ser um exercício tentar ver além dos estereótipos. Aliás o post da Consuelo está me ajudando nisso. Obrigada pela oportunidade de deixar minha opinião. Um abraço, Ana Laura

      Denise Luna
      Reply 16 de July de 2015

      Concordo com a Ana Laura, Karla, até pq morei em Miami por 3 anos para um mestrado (não pq quis mas pq ganhei bolsa) e sinceramente, não voltaria a morar lá de jeito nenhum pq Miami é uma cidade sem identidade, i.e. uma verdadeira Cuba Americana. Sobre a superficialidade dos brasileiros, não é verdade, pois somos um povo massacrado pela corrupção e manipulação do governo e mesmo assim, somos alegres e curiosos. E brasileiro também gosta de cultura, até pq qdo as expos de grandes pintores chegam por aqui, as filas são tão grandes que mesmo esperando 2 meses, a gente não escapa das ditas!
      Mas entendi as suas colocações Karla, existem periguestes no Brasil, como nos EUA e como em Londres, elas apenas aparecem com vestimentas diferentes, mas lembre-se que nem todas as brasileiras são periguetes, como nem todas as brasileiras que moram no exterior são esnobes.
      Abs

    Marcia Nascimento
    Reply 16 de July de 2015

    Olá Karla, adorei seus comentários, apesar de um pouco ácidos, são verdaderios!
    Beijos

Sam
Reply 16 de July de 2015

Tem tantas respostas com as quais concordo... :)
Bom mas vamos lá... Unhas - acho muito uma questão cultural e de custo que não acho tão barato assim, eu pessoalmente não curto, odeio perder 1h no salão ouvindo todo tipo de fofoca que não me interessa é depois ainda ter que ficar mais 1h esperando secar, e mam assim sempre borro!
Meus cabelos são lisos, adoraria que fossem cacheados, acho que é uma insatisfação com o que temos
Festa infantil - bom tenho 2 meninos pequenos, fiz festa em Buffet até os 6 anos, pq queríamos convidar alguns
amigos + família e em casa era muita bagunça, mas sempre foi em locais para as crianças brincarem! O último ano fizemos em casa, só chamamos os amigos das crianças e os pais, e a família só quem realmente está sempre por perto, as crianças AMARAM, agora será sempre assim, se não cabe em casa não tem festa!
A respeito de cozinheira eu não sei... Tenho uma faxineira que me ajuda com a limpeza da casa e mantém as roupas, e sempre foi assim desde que casei!
E Qto as barrigas tanquinho e corpos sarados, nem posso comentar... Faço Pilates 2x por semana, mantenho meu corpo em forma, tenho uma alimentação saudável, mas não deixo de comer e beber com meia amigos só para manter a "forma" Sei de várias pessoas ter barriga negativa é o objetivo maior que conseguem ver! vivem correndo e na academia e postando suas selfies de corpo malhado buscando aprovação, pra mim são pessoas que têm baixa autoestima e que PRECISAM de elogios, acham que é isto que fará com que um homem as desejem... Eu ainda acho que uma conversa inteligente é muito mais sexy do que um corpo sarado...

Ana Placido
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo! Legais os seus questionamentos. Algo que sempre paro pra refletir e procuro não cometer, é deixar-me de fora das coisas que critico, comento ou mesmo julgo. O que mais observo é o senso comum opinando (e/ou condenando): a cultura da magreza, o consumismo, o excesso de informalidade, os modismos em geral, etc etc. Veja bem, vc sim, estando longe daqui, pode falar com distanciamento e estranhamento sobre aspectos da nossa cultura. A mim, nativa e habitante daqui, caberia te responder: estou, como de resto, os demais brasileiros, inserida nessa cultura, que é fruto da nossa colonização, história, juventude como nação soberana (30 anos de ditadura nos atrasaram bastante nisso..), desigualdades, etc. Pode parecer que não, mas isso tudo interfere em nossos modos de viver, nossos gostos, costumes. É óbvio que a educação, a leitura, o conhecimento nos possibilita um olhar mais crítico a respeito de alguns hábitos, e gosto de pensar que assim, passo a passo, vamos construindo nossa identidade e valorizando nossa cultura e civilização. Não tem jeito, minha cabeça de professora me leva sempre a crer nisso! Ainda bem, né? Agora, só pra não ficar tão sério...As unhas pintadinhas ficam tão bonitas, me deixa pintar, vai...; Os cabelos lisos: temos culpa se a escova progressiva foi inventada e deu conta dos fios rebeldes??; as camisetas dos homens...bom..poderia dizer que a culpa é o nosso clima quente, mas não..isso é mesmo de doer!! Homens, espelhem-se nos italianos, pelamor!!! Hahahaha bjos

maria conceição almeida lencastre
Reply 16 de July de 2015

respondendo suas perguntas.
vamos la.1] e´uma forma de embelezar as mãos.a brasileira é muto vaidosa
2]eu não uso e não gosto.
3/as empregadas aprendem muito mais com uma pessoa ensinando ao lado delas.a minha tem medo da internete.
4/E´realmente imcompreesivel
5/imitação!
6/no interior os homens vão a casamentos com camisa

maria conceição almeida lencastre
Reply 16 de July de 2015

respondendo suas perguntas.
vamos la.1] e´uma forma de embelezar as mãos.a brasileira é muto vaidosa
2]eu não uso e não gosto.
3/as empregadas aprendem muito mais com uma pessoa ensinando ao lado delas.a minha tem medo da internete.
4/E´realmente incompreesivel
5/imitação!
6/no interior os homens vão a casamentos com camisa

maria conceição almeida lencastre
Reply 16 de July de 2015

continuando.................
7]eu não uso.
8/era assim mas já esta mudando.
9 / pergunte a Costança.
10/acho feio corpo sarado mas parece que os meninos de hoje gostam.
mulher bonita pra mim é Tonia carreiro,Luana piovani.

Christiane Marinho
Reply 16 de July de 2015

Vc é uma figura, Consuelo! Adorei as perguntas!
1. Realmente é muito difícil ver as mulheres no Brasil sem as unhas feitas. Eu adoroooo! É um mimo prá mim mesma! Me sinto mais cuidada, bonita e até mais sexy, principalmente se pinto com "vermelho paixão" rs rs. Sempre fiz desde os 15 anos e estou sentindo a maior falta aqui na Toscana.... ainda bem que encontrei uma chinesinha que pinta muito bem e mesmo não tirando a cutícula fica legal! Sem falar que meu marido adoooora me ver com as unhas feitas!

2. E loiro...kkkk Como diz o cantor Léo Jaime é muito fácil reconhecer uma brasileira em qualquer lugar do mundo pelo "loiro brasil" aquelas luzes marcadas horrorosas... mas existe mesmo essa tendência em querer ser igual, é realmente muita falta de criatividade... aff!
3. Esses serviços ainda são baratos no Brasil , as mulheres trabalham e não têm muito tempo para cozinhar, e cá prá nós a cozinha no Brasil não é tão prática quanto a italiana... mas essa história da expert em detox acho que mesmo uma questão de "status"....

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento? Realmente acho uma loucura tudo isso, mas existe um fenômeno chamado infantolatria que cresce assustadoramente no país... outro dia estava lendo uma matéria que afirmava que as crianças influenciavam os pais na escolha do carro, na compra do imóvel da família... Helloooo???? Mas aqui mais uma vez é uma questão de status, assim como festa de 15 anos e casamentos...

5. Porque as blogueiras ensinam, e se não usam ficam de fora... a sensação do não pertencimento nessa idade é difícil segurar!!!

6. Quão pouco criativos são os brasileiros no vestir-se..... acredito sim em machismo. Que pena!

7. E quem quer ser chamado de Sr. e Sra. no Brasil? É quase um insulto .... todo mundo quer ser jovem! E haja botox.. OMG!

8. Muito comum mesmo. De novo machismo.... E qdo me encontro nessas situações fujo rapidinho, pois a conversa da mulherada é chatérrima e se no grupo dos homens eles não abrem espaço.
9. Adoro óculos escuros, acho que no Brasil por causa da luminosidade é muito importante, mas os modelos têm que ser os mais caros, de novo quase todas iguais...... Status novamente!

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard? Meu Deus, como ficam feias, cheias de músculos, com aquele bundão de formiga tanajura, coxão de jogador de futebol...se combinar com peitão siliconado, luzes "loiro Brasil" e "relojão" dourado no pulso... ficam verdadeiros monstros!

Acho que temos que fazer tudo aquilo que nos deixa felizes e realizadas, mas que essa seja a nossa verdade ! O meu chapéu violeta uso todos os dias há muitos anos!! rs rs rs

clarice
Reply 16 de July de 2015

1. Eu mesma pinto as unhas semanalmente. Se não pintar eu sinto gastura...

2. Gosto do cabelo liso e comprido, pois fica mais domado. Se eu não escovar e passar a chapinha. Meu cabelo fica parecendo um abajur!

3. Ish, não conheço expert de detox...

4. Acho que as pessoas fazem festas mirabolantes infantis para se exibirem...Acho um desperdício...

5. Acho que as pessoas em geral andam exagerando na maquiagem!

6. Pelo calor, preguiça...

7. Mudança na forma de educar....

8. Para poder conversar...

9. Acho que usam óculos escuros para tirar onda... E não para proteger da claridade...

10. Essa não sei... Acho feio demais!

beatriz mesquita de sampaio (bia bis)
Reply 16 de July de 2015

porque o Brasil é cafona,atrasado periférico...embora todo mundo ache que não...
porque aqui ainda tem carroceiro,com cavalo na cidade de são paulo,por exemplo...
porque aqui tem caminhão particular que sai catando lixo...
porque aqui se aceita pagar mais caro pelas coisas que nos EUA,por exemplo,sendo que a renda per capita de lá é cinco vezes a nossa...
porque aqui se joga para torcida,não pra ganhar o jogo...então tem codigos de conduta...precisa se usar tais marcas...etc...em geral esta cafonice toda...pena..mas é vero...por enquanto!

Lucila Junqueira
Reply 16 de July de 2015

Adorei as perguntas e também quero responder.
1)Pinto as unhas, porque me sinto arrumada. Faz parte do total. Quando estou com as unhas sem pintar parece que falta alguma coisa, como se estivesse sem brinco.Combino a cor das unhas com a roupa e o batom. A semana que estou muito ocupada uso um branquinho básico que combina com tudo. Desculpe, mas acho mulher sem esmalte um horror.
2) Não não concordo que todas querem, hoje, lisos e longos. Acho que no Brasil os cachos estão na moda. Eu tenho os meus bem curtos, porque tenho cabelos finos e é o corte que combina comigo.
3) Eu não chamo ninguém, mas acredito que quem chama trabalha fora e as cozinheiras, em geral, não têm conhecimento no assunto.
4)As festas de crianças megalomaníacas, são uma forma de mostrar status. Também não concordo e acho até cafona.
5) As meninas de 20 anos usam base, porque nosso país tem um sol impiedoso e a maioria dos filtros solares vem com base que fica mais fácil de passar.
6) Este comportamento dos homens com relação à roupa, também acho um absurdo. Vejo meninas super bem vestidas saindo para balada com rapazes de camiseta e tênis. Não me conformo. Ainda bem que meu marido é bem chique.
7) Eu ainda chamo de Sr e Sra. Mas tem muitas mulheres da minha idade, 56, que não querem ser chamadas. Acho que é o culto excessivo à juventude.
8) Este é um hábito do interior. Os homens falam de negócios, futebol e carros e as mulheres de roupas, filhos, empregadas. Eu detesto, me recuso a sentar longe do meu marido e adoro participar de todos assuntos, principalmente quando se trata de idéias, não de coisas ou pessoas.
9) O óculos escuro no Brasil é uma necessidade, é um país tropical, com muita claridade, e o óculos é importantes para preservar a visão. Minha mãe tem 85 anos e sofre com uma doença que é uma degeneração da mácula, que o Oftalmologista disse que poderia ser evitada se ela tivesse usado óculos escuros.
10) Bom sou suspeita para falar de mulher ultra sarada, pois acho feio. Gosto dos corpos mais femininos com curvas.
Espero que minhas respostas tenham ajudado, um grande beijo, Lucila.

Marilda ehlke
Reply 16 de July de 2015

Prezada Consuelo, suas perguntas são bastante relevantes. Existem um padrão de comportamento para cada época e cada cultura. Acredito que no nosso país a principal característica do comportamento atual das mulheres se norteia pela falta de personalidade que as leva a copiar os padrões comerciais americanos (bundão, peitão, cabelão liso, exibicionismo e necessidade de afirmação social através destas festas que você mencionou...), como diz a música de Pink Floyd elas são "one more brick in the wall". Isto aliado ao excesso de auto exposição e promoção com enfase sexual. Até parece que são fabricadas em série, clones umas das outras. Mas, ainda existem mulheres que tem personalidade própria e não se deixam levar por este modismo... Estas com certeza se destacam e fazem a diferença. Infelizmente as crianças são também tragadas por esta onda despersonalizante incentivadas pela mídia e as próprias mães.

Laura
Reply 16 de July de 2015

É a primeira vez que comento aqui, mas não pude deixar de fazê-lo porque essas perguntas são a razão pela qual sou leitora assídua do ConsueloBlog. É uma lufada de ar fresco nesse mundo de blogs-maquiagem-roupas-uniforme-procedimentos-estéticos... Muitos deles de meninas bem nascidas, ricas e viajadas com acesso a tudo, mas sempre monotemáticas (compras, restaurantes badalados, compras, #ootd, compras, maquiagem, compras...). Me parece que aí está a resposta de muitas dessas 10 perguntas.

Bem, às perguntas:

Quanto às unhas, cabelo liso, maquiagem, corpo sarado, faz tudo parte de um combo do qual sair fora implica até mesmo em julgamentos no ambiente de trabalho. Meninas de 20 usando base? Na verdade é aí pelos 12. E não serve qualquer maquiagem; as que não tem querem ter todas as maquiagens caras e grifadas e as que tem investem pequenas fortunas nisso. Com 20 e poucos já é botox e procedimentos estéticos. Não raro (mesmo na classe média) alguma cirurgia plástica ainda na adolescência.

Expert em detox por uma semana? Tem também as visitas semanais à "nutri", que igualmente não é hábito só das mais abastadas. É raro ver uma rodinha de mulheres em que em algum momento não surjam as palavras "dieta", "calorias", "glúten", "suco verde"... Não importa a classe social, escolaridade ou idade.

Festas: Aniversários de um ano parecem coroação de rei. E tem os 15 anos, formaturas escolares, formaturas de graduação, chá de bebê, despedida de solteir0 (a)... Amigos fotógrafos de eventos já comentaram sobre festas (megaproduções) para revelar o sexo do bebê e, no ambiente acadêmico, já vi doutorandos contratarem catering para oferecer um coquetel após a defesa de tese - na sala de aula! O que me espanta mais disso tudo é que, normalmente, as festas não tem absolutamente nada a ver com o estilo de vida (e orçamento) de quem oferece e nem dos convidados.

Quanto aos grupinhos de homens e mulheres, o assunto (ou falta de) é o determinante. Sim, ainda que se negue, existe assunto de menino x assunto de menina. Nesse quesito casais, outra coisa que me causa estranhamento: casais, em uma mesa para dois, sentados lado a lado, como se estivessem num carro!

Eu agregaria outra pergunta: Por que é tão comum no Brasil trintões morando com os pais?

Já vivi, viajo com frequência e tenho amigos em outros países da América Latina e muitos desses hábitos são comuns a vários lugares por aqui - com exceções em relação ao nível cultural das elites, notavelmente superior em alguns lugares, e à ostentação nas festas, quesito no qual creio que nós brasileiros somos imbatíveis.

Mais uma vez, parabéns e obrigada pelas cápsulas diárias de informação e diversão! :)

ANA ABATE
Reply 16 de July de 2015

Após tantas respostas pertinentes e inteligentes não tenho quase nada a acrescentar.
Somos bebês sem muita cultura nesse mundão, não vivemos diretamente as grandes guerras... Muito que aprender para agregar mais cultura e menos aparência e consumismo. Acho que somos mal acostumados e desperdiçamos demais ( e comida então !?) por questões culturais mesmo.
Só três considerações: Amo cabelo curto mas meu marido não, logo, não tenho personalidade!
Acho absurdo festas monumentais, sou a favor das coisas caseiras e aconchegantes.
Agora essa vcs vão me matar( Ai que medo de ser apedrejada rs) mas acho lindo uma unha bem feita, um esmalte vermelho nas unhas e acho que a mulher fica mais feminina... Consu, adorei qdo vc disse que usaria aquele Valentino com as unhas dos pés pintadas... Será? Queria muiiiito ver isso!
Bjs
Ótimo post

    Denise Luna
    Reply 16 de July de 2015

    Aninha, eu tb adoro uma unha vermelha e tb adoro preta!!!!!!!! Mas se quiser usar essas duas cores, tenho que ir na manicure pq vou borrar e daí.... me dá uma preguiça....kkkk mas umas 6 vezes ao ano vou e uso! kkkk
    Bjs

Jovita Agra
Reply 16 de July de 2015

Vamos lá:
1)Já tive até manicure que vinha em casa, mas há bastante tempo eu mesma venho fazendo minhas unhas porque odeeeeio ir a salão e muitas vezes nem pinto já que tenho que enfrentar uma boa pilha de pratos; aí é desperdício, como disse Ana Laura. Uma boa base e está tudo bem.
2)Quanto aos cabelos liso, sou do tempo da touca com grampos, dormia-se inclusive com a cabeça toda amarrada só para se ter o cabelo liso. Amanhecia-se com dor de cabeça, mas o cabelo tava liso todo. Hoje, se der tempo, seco e saio. Se não, vai molhadinho mesmo. E tô nem aí.
3)Sempre tivemos em casa pessoas que nos auxiliam nos serviços domésticos. Nem por isso deixo de fazer alguma tarefa doméstica. E me gabo: sou excelente faxineira, lavo e passo, só não sei cozinhar e odeeeeio limpar fogão.
4)Exagero é típico do brasileiro, adora mostrar o que não tem e o que não é. Ultra-mega-hiper festa, seja ela qual for, é uma forma de mostrar que tem... O que eu não sei. Bom para os produtores destas festas que faturam legal.
5)Aos 20 anos já não se é mais "menina" e elas têem plena certeza disso. E aí usam o que querem e bem entendem.
6 e 7)Falta de educação doméstica leva as novas gerações a excluir bons modos, entre estes a maneira de se dirigir às pessoas. Não usar o Sr. ou Sra. só não é pior que se referir ao outro como "Tio" ou "Tia". E também à maneira de se vestir.
8)Quanto às mulheres se sentarem sempre juntas, e homens idem, talvez Cezar tenha definido bem. KKKK
9)Óculos escuros são recomendados por oftalmologistas por causa da grande incidencia solar, para evitar danos futuros.
10)E quanto às saradonas e popozudas, é questão de gosto. Há anos que deixei de frequentar academia, hoje prefiro uma boa caminhada ao ar livre, até para botar o "juízo" em ordem.
Bjos.

Maria Cavalcante
Reply 16 de July de 2015

Consuelo, parabéns por suas perguntas! Muito legais e levantam um debate inteligente sobre as questões da ordem do dia na nossa sociedade! Não li os comentário a cima, porque tem muuuuuita coisa...mesmo assim, gostei muito e vou responder!!
1. Por que tem que pintar as unhas?
Resposta.: Acho que se costume por aqui se criou com tanta força, que muitas mulheres se obrigam a estar assim para não parecer diferente das outras. Outras pintam porque gostam mesmo. Mas eu sou um exemplo de quem NUNCA vai à manicura (tenho aflição de alguém tirando minha cutícula). Eu mesma dou um jeito, em casa, de ter minhas unhas sempre limpas e lixadas e quase nunca coloco esmalte de cor...sempre uso esmalte incolor.

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Também é uma modinha...mas nos últimos tempos tenho visto movimentos em defesa dos cachos e dos cabelos ao natural!

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Essa questão de ter empregada doméstica no Brasil é muitocomplicado. Imagine que só agora, em 2015, é que as empregadas tiveram direitos de todos os trabalhadores reconhecidos juridicamente. E acredite, isso deu muito barulho por aqui...muita "madame", a classe média principalmente, protestou muito. Pode ser polêmico o que vou dizer, mas acho que essa "necessidade" que se ter uma "criada" no Brasil ainda é nosso ranço de escravidão...

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Xiii...sinceramente, em que pese festejar a vida de um filho ser motivo pra um festa sem fim, acho que essas festas megalomanícas que virou moda aqui no Brasil são feitas mais aparecer para os outros...entende? Mostrar o que pode gastar (que às vezes nem pode). Infelizmente, nem para todos a elegância e o refinamento está na discrição...muita gente precisa mostrar para o mundo que "está podendo"...é tipo uma forma de se autoafirmar.

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Influência da indústria da beleza também... Acredite, conheço gente na casa dos 20 fazendo procedimento mais invasivo no rosto! Um absurdo!

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Porque infelizmente nossa cultura ainda é muito machista!

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Acho que esse tipo de formalizade, que sempre foi um sinal de respeito, se perdeu com o tempo... Lembro que quando eu era pequena fui ensinada a não só chamar os mais velhos de senhor e senhora, como também a pedir a bênção aos meus avós. Hoje quase ninguém faz mais isso... Além disso, ser chamado de senhor e senhora é entendido por aqui como estar sendo chamado de velho, e hoje em dia ninguém quer ficar velho, né...

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Essa não sei responder... Dificilmente permito isso nas minhas mesas...hehehe

9. Por que essa mania de óculos escuro?
Eu não tinha essa impressão do óculos escuro aqui ser mania. Acho que as pessoas usam normalmente... Pode a influência do nosso clima tropical e nossas muitas praias.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Na verdade, isso sempre foi standard! No Brasil sempre se valorizou muito a sensualidade e sempre se vendo essa imagem para o mundo. Resultado: pessoas cada vez mais neuróticas por beleza e juventude e e que acabam infelizes por não aceitarem o efeito natural (e implacável por mais plástica e exercício que se faça) do tempo.

Beijos,
M.

Marcia lucas
Reply 16 de July de 2015

A resposta é só uma minha linda Consuelo hábitos culturais !vivo dos Estados Unidos e também poderia indagar uma série de coisas que também não intendo por aqui a começar Pela desorganização e sujeira da grande maioria das casas americanas sem contar que adolescentes de 13 /14 anos já tomou anticoncepcional e usa muita maquiagem ,americanas não tiram a cutícula mas as unhas nunca estão sem esmalte ou unha falsas americana jamais sair de casa sem secar ,escovar os seus cabelos resumindo é a cultura de cada país .

    Denise Luna
    Reply 17 de July de 2015

    Boa, Marcia! Eu amo os EUA, mas as americanas tem cada hábito esquisito..... E aquelas unhas enormes? E a mulherada que vive de tênis o tempo todo, fora as bermudas e a obesidade que impera? Enfim, cada povo, costumes diferentes que não entendemos, alguns horríveis, outros legais.
    Bjs

Tina Moraes
Reply 16 de July de 2015

Engraçado, nasci em São Paulo e sempre morei aqui, e é estranho, que eu sempre me faço as mesmas perguntas. Principalmente sobre o cabelo, já que sempre tive cabelo cacheado, e passei a vida escutando "por que você não alisa? Ou "nossa seu cabelo é tão lindo, queria conseguir manter o meu assim" E nunca entendi a dificuldade das pessoas em assumir os cachos, embora isso esteja mudando, muitas mulheres estão preferindo manter os cachos, fico feliz com isso.
Quanto à festas exageradas de crianças muito novas, a necessidade das mulheres de estarem sempre maquiadas, e o fato de sempre existirem grupos divididos de homens e mulheres, essas são coisas que eu nunca entendi muito bem, e que me incomodam bastante haha
Já o fato da maioria dos homens se vestirem sempre da mesma forma, e nunca darem importância pra isso, me irrita horrores. Principalmente quando vejo um desses dizendo que mulher tem q estar sempre bem arrumada. Embora, aqui em São Paulo eles estejam se tornando a minoria, ando vendo muitos homens bem arrumados por aí =D
Acho que no fim tenho resposta para apenas uma pergunta, que na verdade é mais uma explicação pessoal. A questão do óculos escuro, talvez exista uma mania mesmo, mas acho que por aqui ele acabou virando uma necessidade, principalmente no centro, o sol por aqui é muito forte, e infelizmente a poluição também, isso acaba criando um incômodo para a maioria das pessoas, eu por exemplo, tenho fortes dores de cabeça, literalmente, caso esqueça o meu em casa heheh

Adriana Hubbard
Reply 16 de July de 2015

Minha querida Consuelo e posts como esse que me faz cada vez mais te seguir...kkkkk ameiiii
Agora vamos as minhas opinioes/resposta/desabafo....
1.nao acho que devemos sempre fazer as unhas... trata-las sim...bem cortads e uma base... fazer cuticula...naummmmmm
2.padrao ridiculo imposto.....adoro meu cabelo e meus cachos...mas tb adoooro uma boa escova!!! adooro variar...
3.naum entendo ... moro em Miami e minha rotina eh bem diferente!!! adoooro cozinhar com meu marido e um bom vinho do lado...
4.Jeito brega de se viver.....
5.Ignorancia...uiiii...naum sabem o prazer de sair de casa sem maquilagem...liberdade maxima
6.Naum entendo...nada como apreciar um homem bem vestido...
7.o mundo mudou...triste verdade... infelizmente os pais nao ensinam a tartar as pessoas!!
8.naum sei...pois acho que os casais devem sentar juntos...
9.modismo...quem tem a marca melhor ...quem esta up to date....
10.sera que virou??? as vezes question essa beleza...voce quer uma mulher ou um trofeu...

Carol
Reply 16 de July de 2015

Acredito que muito desses costumes foram influenciados pela internet, blogs, blogueiras...
Pintar a unha e ter cozinheira, empregada,etc, acredito que tem a ver com valor, aqui no Brasil é barato, ou pelo menos foi, mas anda mudando. Eu por exemplo, não compreendo a necessidade de ter empregada que dorme na casa da patroa, acho uma coisa de outro mundo, resquícios de escravidão!
Mania de óculos tem a ver com a "garantia" de sair bem na foto, eu acho! De óculos as olheiras não parecem!
Meninas usarem a base, acho influência de blogs tb, existem milhões que ensinam maquiar, sem contar que desde de crianças queremos coisas de "moça grande"!
As festas de criança, acho que é uma satisfação dos pais, status, com a internet tudo é postado, todos veêm o tamanho da festa que vc pode fazer pro seu filho! Acho uma pena, pq essas balinhas em caixinhas produzidas são horríveis! Fico triste em ir em uma festa de criança e não encontrar os tradicionais, brigadeiros, moranguinhos, bolo simples!!rsrsrs
Acho que pra muitas o cabelo grande dá uma certa segurança! Brasileiras não são ousadas, sem contar que os homens preferem e muitas vão por esse lado! Manter um bom corte de cabelo curto, requer manutenção constante do corte...acho que consideramos prático!
Em geral, sinto que fora as pessoas são mais livres, em tudo, modo de vestir, cabelo, e isso para os homens tb! Aqui temos medo dos julgamentos...
Agora ainda tem essa, não basta ser magra, tem que ser musculosa!! Muita influência de blogueiras e de ter a possibilidade de se exibir! Ninguém faz dieta, emagrece, muda o corpo para si, tudo é exibido na internet!!

Apesar de tudo, acredito que já tem muitas pessoas com uma visão nova, começando a mudar! Para o bem ou para o mal, tudo influência da internet! Da possibilidade de termos acesso a muito mais informações!
bjos

Marcia Nascimento
Reply 16 de July de 2015

Querida Consuelo!
Perguntas simples mas de profunda reflexão. Li algumas das respostas, ou por assim dize, dos novos questionamentos.
Bem, para mim pintar unhas é uma coisa natural, eu mesma faço as minhas desde sempre, aprendi com minha mãe que também faz as dela. Me lembro, e ela também comenta, que eu não resistia ao esmalte vermelho, sempre o derrubava,rsrsr.
O cabelo sempre foi uma questão controvertida pra mi, ja que os meus são cacheados. Hoje, aos 44 vejo como eram lindos, e por tanto tempo fui escrava da moda dos lisos. Agora estou com meus cachos novamente, ams volta e meia alguem pergunta porque não volto usar liso!!!. Mas estou amando a liberdade dos cachos e meu amor diz que fico mais sexy e selvagem com eles. Ainda sou suscetível as opiniões alheias, mas luto contra.
Esses outros tópicos, entendo que é uma questão cultural de país de história mal adaptada à realidade. Um país de muitos emergetes que confundem as coisas, como diriam os funqueiros , é pura ostentação, é a terra do quem pode mais.
Quanto aos homens se sentem mais seguros vestidos de garotões, que paqueram as "saradas", talvez para se sentirem mais poderosos, e elas mais amadas. Por outro lado é um país tropical, calor, sensualidade a toda prova, as pessaos agem de forma mais livre, corpos mais a mostra, necessidade de parecer saudável a todo custo.
Bem, sei lá , é minha visão da história! Bom estar aqui. Beijos

Bruna
Reply 16 de July de 2015

Nossa, adorei as perguntas e estou me divertindo com as respostas... pena que não dá pra ler tudo, senão acabo só amanhã.
Achei todas as perguntas muito pertinentes e, em resumo, acho que falta personalidade e cultura ao povo brasileiro.
O ano passado eu morei 7 meses na Itália, aí pertinho de Firenze, e muitas dessas questões me intrigaram também. Fomos em algumas festinhas de criança e lembrei das minhas festas quando criança: bolo, 1 mesa de salgadinhos e bebidas e muitas crianças correndo. Até os presentes são diferentes...
Homens de camiseta... não dá pra comparar o homem brasileiro com o italiano, mas me parece que aqui todos querem ser jovens eternamente. "Envelhecer é feio", por isso mulheres de cabelos lisos, óculos escuros, base tipo "reboque", barriga tanquinho. No Brasil a maioria das pessoas vive de aparências e na essência não tem nada. Você deve ver muito brasileiro por aí, mas com certeza tem muito mais brasileiro no outlet do que no museu... Por isso quero voltar para a Itália amanhã!!!
É isso! Outra coisa... achei super normal suas perguntas. Aqui também tudo vira tabu e é falta de respeito questionar, discordar, debater.
Ah, lembrei de mais uma que li em algum comentário acima... homens que dão beijo. Minha família é italiana e para mim isso sempre foi normal e acho super carinhoso, mas o macho brazuca fica de cara feia dando risadinha quando vê dois homens se cumprimentando assim.

Bjos bjos, adoro seu blog, seu insta e snap!

Mônica
Reply 16 de July de 2015

Querida Consuelo, sou sua admiradora já faz algum tempo. Que post mais concorrido!! Merece uma 2° parte!!
Que venham as próximas perguntas/dúvidas!!
Resumindo: Ostentação, falta de personalidade, machismo, supervalorização do que vem de fora (o filtro do bom senso ficou perdido em algum lugar). Grande beijo

Ana Marques
Reply 16 de July de 2015

Boas as tuas perguntas. Muitas vezes também as faço, e muitas outras, sobre costumes e hábitos. Agora expresso minha opinião sobre cada uma das perguntas:
1. Sobre as unhas, não as faço , nas vezes que tentei a manicure somente machucou minhas unhas com a mania de tirar cutícula.
2. Cabelos lisos e longos artificiais estão demodé. O melhor é cada um assumir seu cabelo e tirar proveito dele.
3. Não sei, talvez tenham dinheiro sobrando para desperdiçar. Não tenho empregada, cozinho ou pego comida em alguma rotisseria ou buffet .
4. As festas infantis, de quinze anos, etc.. são uma cafonice. Penso que os pais querem mostrar que fazem uma festa mais bonita (cara) que a das outras crianças. Puro esnobismo.
5. Não sei porque usar base aos 20 anos, a maioria das meninas nesta idade tem uma pele maravilhosa e acabam escondendo-a sob a base.
6. A maioria dos homens não sabe se vestir, vivem eternamente de bermuda, camiseta e tênis/chinelo. Um horror! Acho que é a cultura machista , homem que é homem não precisa se arrumar.
7.Sr. e Sra. são pronomes que estão desaparecendo. Não se usa por falta de educação, foram substituídos pelo infame tio e tia. É uma mostra da falta derespeito, cultura e educação da população. Quando uso Sr. e Sra. muitos me olham como se fosse uma alienígena
8. Detesto quando encontro grupos da luluzinha ou bolinha. A conversa das mulheres geralmente é muito fraca e os homens não gostam que mulher faça parte do grupo deles. Puro machismo. Grupo onde todos expressam suas ideias e discutem assuntos legais é o ideal, no entanto difícil de encontrar.
9. Amo os óculos de sol. Não vivo sem eles.
10.A busca pelo corpo sarado é uma loucura. Este é o padrão atual de beleza a ser conquistado a qualquer preço. não gosto de desse estilo, acho que a busca incessante por padrões de beleza demonstra uma falta de personalidade. As pessoas tem que achar seu estilo e assumi-lo. Não frequento academias, faço yoga, caminhadas e ando de bicicleta e fico feliz com a prática dos exercícios e com o meu corpo.

Daniela G.C.
Reply 16 de July de 2015

Oi Consu!!!!! Desculpe ter sumido mais fiquei sem computer desde sexta-feira passada afffffff!!!!!!!! Adorei os dois comentários da Paula H. .... Eu acho que devemos fazer aquilo que nos faz bem,ficamos muito preocupados com o que os outros vão achar,pensar.........Eu uso meu cabelo natural e quando eu quero faço escova, com as unhas é igual......Eu sou assim..... Acho que temos que ser bem resolvidas com nós mesmos.....E como citou a Paula H. "Talvez devêssemos por aquele chapéu violeta mais cedo!!!! Estou indo aos poucos comentar tudooo que perdi nesses dias!!!!! Bjsssssss

Patrícia Ferrer
Reply 16 de July de 2015

Para mim pintar as unhas é como usar maquiagem, ou cuidar dos cabelos e da pele, fazer depilação. E meu namorado, que é romano, adora! Ele

Maria G. Costa
Reply 16 de July de 2015

Coisas de pais terceiro mundista. Ops, desculpa, emergente! Unhas, mesmo com preços diferenciados com variação de até 100% na mesma cidade, é IN! E as unhas dos pés pintadas até d cores fosforescentes é a preferida de peruas, periguetes e p_ _ _ _! Festas de aniversários?! Agora tem festas de mesversário nos 11 meses do primeiro ano. Temáticas. Deciração, bolo e frescor di bebê. Chic no último! Cozinheira, copeira, faxineira e Personal food! Tudo ao mesmo tempo, agora! Personal trainer, stylist, hairstylist, os cambau! Hollywood é aqui! Reso da ópera: o sonho da brasileira/brasileiro é o Brasil virar Porto Rico, satélite de USA. Tenho uma amiga que quer que a Dilma declare guerra aos USA ( no tempo do Lula ela tb queria mas ñ deu certo) pra gente perder e virar possessão americana. Nem visto precisaríamos! E por aí vai... Quanto à Europa?' Só tem velharia e bolsa Chanel em US$ é mais barato.., capisce? Bacio! Sugiro!!

Déborah Bernardt
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo adorei as perguntas!!.
1. Por que tem que pintar as unhas?
Olha acredito ser uma coisa cultural!!. Pois vejo que as americanas também pintam mais do que as europeias . As brasileiras então, acredito que sejam as que mais fazem as unhas. Eu amo pintar as unhas, acho que realça os acessórios, jóias e alonga os dedos!! Eu já falei a você sobre isso e vc falou que ia tentar rsrs. Não consigo por um anel se não estou com a unha pintada. Na minha opinião (não fique chateada) seria como me vestir para uma festa e ir de havainas rsrs.

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Esta sim é bem cultura de brasileira, cabelão. Parecem evangélicas (nada contra). Neste quesito eu não me enquadro. Já cortei joãozinho e hoje estou com aquele chanel curto atrás e com as pontas mais compridas na frente. Amo!!!. Ah!! E adoro cabelos cacheados como os seus, acho super chique. A era da chapinha já esta perdendo força ao meu ver e as brasileiras estão se rendendo ao cabelo natural.

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Esta não sei te responder. Faço tudo sozinha rsrs

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Também não sei, sou casada mas não tenho filhos rsrs. Acho que para os quinze anos sim merece uma festa, de resto não tem o porque de grandes festas.

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Pois é Consuelo nesta idade e com a pele boa acho que não precisaria né?!. Eu até os 20 poucos anos nunca usei base. Lembro uma vez, uma namoradinha do meu irmão, bem mais nova que eu, questionar porque eu não usava base, pois deixava a pele mais bonita. Hoje com a pele bem mais madura uso, mas pego leve e às vezes até misturo com um BBcream para ficar mais natural. Agora tem uma questão que notei aqui no Brasil. No sul por exemplo, mais precisamente do Rio Grande do Sul, as mulheres se maquiam mais que no Rio de Janeiro por exemplo. Acho que tem a ver com o clima de praia e o calor!!.

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Bom os nossos parâmetros de vestuário masculino estão bem longe dos italianos, que parecem estar sempre vestidos como nos comercias do Armani ou Dolce&Gabanna rsrsrs. Acredito que por ser um país tropical a linha despojada prevaleça. Não costumo sair muito para baladas, mas no geral, em um restaurante ou cinema, a maioria adota um jeans e camisa social ou esporte sabe. Mas isto vai de cada um, mas não acredito que vão achá-los menos homem. O meu irmão é super vaidoso e se veste super bem e é hétero.

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Eu sempre chamo, até pessoas mais novas, mas que tenham alguma hierarquia, por exemplo um médico, etc. Algumas pessoas parecem que esqueceram a educação em algum lugar e palavras como: Bom dia, por favor, desculpe, obrigada foram abolidas de seu alfabeto.

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Pois é às vezes parece que fica o clube do bolinha e da luluzinha. Mas como não tenho saído muito não sei mudou.

9. Por que essa mania de óculos escuro?
Eu amo óculos escuros e notei que você não usa muito. Mas os médicos dizem que todos nós precisamos nos projetar da radiação do sol. Pesquisas relatam que pessoas que não usam óculos escuros em lugares de muito sol, como cidades com praias, podem ter catarata mais cedo. Eu simplesmente não consigo sair sem óculos se houver sol, isto para o ano todo.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?

Acho um horror!!. Que saudades de mulheres com o corpo da Luiza Brunet!!. Hoje parece que todas saíram da mesma fábrica, feito pães de forma. Mesmo cabelo, mesmo corpo, mesmo tipo de vestir, enfim réplicas. Até as modelos estão perdendo um pouco as formas femininas e ficando super saradas. Mas acredito que nem todos os homens gostem.Graças a Deus o meu companheiro não gosta. :)

Ufá que lição de casa!!. Feito!!

Beijos, D

Flávia
Reply 16 de July de 2015

Que perguntas interessantíssimas!!! Amei! Já me fiz essas perguntas várias vezes (um traço comum às respostas daas leitoras do salotto.
Não tenho respostas, mas vejo uma relação com o "american way life". Vários dos "costumes" que você mencionou não eram "costumeiros" há 40 anos. Enfim, suas perguntas deram o que falar.
Por último, para o uso de óculos escuros eu defendo duas teses. Aqui (região sudeste), o sol é muito intenso o ano todo, então, faz falta mesmo usá-los. Segundo motivo, dá para olhar para tudo e para todos sem que os outros percebam!
Bjo.

Jamile
Reply 16 de July de 2015

Eu tenho 30 anos e me visto um pouco formal, mesmo tendo aparência jovem, as pessoas me chamam de senhora. No Brasil está assim depois dos anos 90 o vestuário nunca mais foi o mesmo, as pessoas gastam horrores e se vestem como fossem sempre a praia. Existe uma erotização em volta da mulher e uma valorização da vaidade, eu uso base faz 2 anos, e muitas vezes com hidratante, mas as meninas estão sem noção, as pessoas estão sem tempo de cuidar dos filhos e dos valores que estes adquirem justifica por meninas novíssimas em saltos altíssimos, vestidos curtos e maquiagem carregada. Os meninos agora estão todos com mesmo corte... não vou citar o cantor para não polemizar... As pessoas acham lindo dizer que não sabe fazer, e ficam me olhando com cara de besta quando descobrem que sei usar colher de pau ou silicone igual o delineador uso a anos...enfim é isso estamos perdidos...

Adilia
Reply 16 de July de 2015

Adoro seu blog mas sou preguiçosa de comentar (baiana em Salvador :-)), e dessa vez não resisto, aí está minha visão sobre os assuntos:
1. Aqui unhas impecáveis são sinônimo de cuidado pessoal, não depende da cor do esmalte. Mas a retirada da cutícula envolve cuidados com os materiais, esmaltes e alicates, para evitar transmissão de doenças. Considero que essa preocupação é estressante; tenho meu próprio kit.
2. Acredito que a valorização do cabelo liso é por preconceito mesmo, é porque cabelo crespo não está associado ao biotipo europeu (pronto, falei).
3. Morei 8 anos na Inglaterra, quando voltei, achei impossível abrir mão de minha privacidade para ter alguém o dia inteiro durante todos os dias da semana prestando serviços; uma ou duas vezes na semana já é suficiente. Mas essa não é a regra, entre os meus conhecidos.
4. Na verdade, muitas festas de crianças são para os adultos se divertirem, meu filho chorava e tinha horror das músicas barulhentas ao comparecer a essas festas; pra mim, era um sacrifício desde aquele tempo...
5. Acho que isso acontece por causa da globalização, propaganda e valorização do consumo dos cosméticos que prometem "maravilhas" e "milagres"
6. Porque, infelizmente, no Brasil, principalmente na minha região, me parece que desleixo é sinônimo de "macheza". E como a maioria é machista mesmo.... Mas acho que já foi pior.
7. Concordo com Maria Cavalcante.
8. Machismo também; odiava esse costume quando era casada com brasileiro; mas, justiça seja feita; mais tarde, com o marido inglês na Inglaterra, o costume era o mesmo (talvez só um pouquinho menos, de vez em quando todos conversavam, se estávamos juntos em pubs).
9. No caso de óculos escuros, acho importante; o sol pode ser muito quente; no litoral, e no sertão a claridade pode ser tão intensa que pode-se ter dificuldade de fixar cores e enxergar bem, e claridade intensa pode fazer a mal à vista. Agora, é verdade que as pessoas aproveitam para ostentar marcas famosas e aparecer, mas se ficar bonito no verão, que mal tem? (na minha cidade é verão quase todo o tempo)
10. Concordo com Maria cavalcante

Luciana
Reply 16 de July de 2015

Oi Consuelo, amo o seu blog, seu estilo de vida e te acho muito simples e querida!
Vamos as respostas:
1- pinto as unhas, nao com uma regularidade militar, ate pq descobri, ha cerca de dois anos, ter alergia a esmalte, o que me limita bastante, nao acho que isso seja um crime, me sinto bem com as unhas feitas, muitas das vezes eu nem pinto, so passo uma base, eh um costume, do mesmo jeito que imagino que devam ter varios costumes "estranhos" em todos os lugares do mundo que a gente desconhece...
2- modismo cafona, mas acho que esta mudando, vejo muitas mulheres no salao apelando para o baby liss e para a escova modelada, ou, quem tem, assumindo seus lindos cachos.
3- as cozinheiras e secretarias daqui na maioria das vezes tem um nivel intelectual muito baixo, juntando isso com a falta de paciência, ou tempo, para ensinar das "patroas", contratar uma pessoa facilita a vida, eu nunca o fiz, pois a minha secretaria cozinha muito bem, mas contrataria se houvesse necessidade! ;)
4- acho muuuuuito cafona, e agora o cha de bebe tb esta assim, parece uma festa de casamento, acho q o brasileiro gosta de esbanjar, competir e comparar "posses".
5- se for uma base com protetor acho que vale, ne? Eu tb fui comecar a usar base com quase trinta anos, como nunca tive uma pele boa e lisinha, se soubesse disso antes com certeza teria usado! Hahaha!!! Mas eu uso no dia a dia a base com protetor solar e a noite, qdo tenho algum evento social, uma base normal.
6- meu marido se veste estilo o seu Robbie, italiano, eu amo, acho super elegante e nele fica lindo! <3
7- acho q eh uma forma mais casual de tratamento, mas eh bem verdade que tem muitas pessoas que se sentem ofendidas por serem chamados de Sr ou Sra., todos querem ser ou parecer jovens!
8- nao sei te responder, no meu meio isso nao acontece...
9- a claridade me incomoda muito, qdo saio no sol, nao aguento ficar sem meus óculos escuros!
10- na minha opiniao, isso foi coisa do instagram onde as mulheres comecaram a exibir os corpos de biquine, barriga sarada, bunda sem celulite e etc, na faixa dos 20, 30 e 40 anos virou quase que uma obrigacao vc ter um corpo sarado, principalmente aqui no RJ, ridiculo mesmo, mas fazer o que, neh? Se depender de mim essa moda nao pega nao!!!
Espero que eu tenha te ajudado
Vou tentar comentar mais aqui, adoro o salotto, fico so acompanhando!
Bjs e boa noite!!!

Izabel Pariz
Reply 16 de July de 2015

Oi, Consuelo!
Acho gostoso responder perguntas assim, tipo enquete (rsrs)... vamos lá:
1. Acho que não TEM que pintar não, eu pelo menos não me sinto na obrigação rsrsr... não tenho a menor paciência, pra mim já basta ter as unhas bem cortadas e limpas. Sou artista plástica e estou sempre com a "mão na massa". Pra mim, é quase impossível manter as unhas pintadas.
2. Acho que é mais por questão de praticidade tê-lo liso... quanto ao longo, acho que é porque os homens acham bonito. Eu acho que é isso. Mas eu, ultimamente, tenho tido vontade de ter cabelos cacheados e menos longos.
3. Não sei... eu sempre arrumei minha própria casa e sempre gostei de cozinhar, sigo muitas receitas. Há alguns meses que tive que contratar uma diarista uma vez por semana, pois o ateliê tem tomado meu tempo.
4. Não tenho filhos, e por isso não entendo muito o porquê do exagero. Mas eu prefiro festinhas simples, como minha mãe fazia para nós.
5. Também não entendo o porquê da base.
6. Pra mim é machismo!
7. Até hoje eu peço a benção aos meus tios. Quando ainda tinha avós, fazia o mesmo. Meus pais não gostavam quando era com eles...rsrs... A educação foi mudando... pra pior!
8. Acho chato isso! Prefiro tudo junto e misturado também.
9. Mania? Nunca reparei nisso. Só uso óculos escuros quando o sol está forte, pois tenho sensibilidade à luz.
10. Feio, feio, feio... é o que acho dessas mulheres. Ficaram meio masculinizadas, não tem nada de sexy! Não sei por que isso!!!! Meu marido acha horripilante!

Mande mais perguntas sempre que quiser!!! rsrs... Adoro!
www.izabelpariz.com

caio braz
Reply 17 de July de 2015

nossa, te amo. super pertinente.

Maria Benincasa
Reply 17 de July de 2015

Dear Ladylinda! Só consegui entrar agora. Não pq tive um dia muito corrido, mas pq hj foi feriado na roça e tive um dia incrivel com minha familia. Estou morrendo de sono e nao li nem um comentario, mas achei super legal o q vc postou e me deu uma vontade enorme se participar, entao corro o maior risco de ser super retundante. Mas....here we go!!!
1-pq a gente quer, uai!
2- no meu caso é cacheado. E se for curto, como quase nao tenho, pareço o leao da montanha!
3-eu nao sei cozinhar, mas como uma autentica eng de alimentos, adoro nutrição! Hahaha
4-isso é esquisito!
5-não sei! Ate hj, só uso em casamento. E qdo sou madrinha!
6- pq aqui na roça a noite faz 30 graus a noite durante 90% do ano!
7-me parece que isso é universal! Pelo menos é o q dizem meus amigos com filhos da idade dos meus all around the world!
8-na minha turma, é tudo junto e misturado!!!!
9-pq o sol incomoda?
10-ahhhh, nem que eu quisesse!!!
É melhor ter como padrão aquilo que é possivel! Melhor do que ser triste!!! ;)
Vixe! Virou um livro!!
Bjs da roça

Carla
Reply 17 de July de 2015

Consuelo, salve!
Perguntas assim nos levam a reflexões importantes! Vou adorar responder, com carinho, respeito e total sinceridade.
Primeira dúvida: HÁ (com H) se refere ao tempo passado. "Há 25 anos moro fora do Brasil". E A, (sem H), se refere ao tempo futuro: " Daqui a 6 meses vou ao Brasil "ou, "Daqui a pouco eu chego".
1. Eu particularmente acho que não TEM que pintar as unhas. Elas devem estar sempre bem cuidadas. Isso sim, é o must. Pintar as unhas, na minha opinião, deixa as mãos mais bonitas, mas não considero uma obrigação. E olha que eu sou uma pessoa que adora pintar as unhas. No entanto, não reparo nas outras mulheres. Meu namorido também não, para incluir aqui a questão da preferência dos homens. Acho que tem mesmo uma questão social forte, como disse uma das meninas no comentários acima.
2. Muito legal! Acho que tem um dresscode, aí, que na minha opinião, carece de algum questionamento. Se vc não está com o cabelo liso, você está fora do dresscode. Resultado: fica todo mundo igual. Isso é meio pessoal pra mim, porque meu cabelo é tão liso que nem um grampo, eu consigo fixar nele. Morro de inveja das mulheres que podem variar. Quem tem cabelo encaracolado pode usar liso, para variar. Eu, não posso. É muitíssimo mais difícil encaracolar cabelos lisos. Acho que tem um pouco de ilusão de se sentir aceita. Vc tem Pinterest? É o maior barato! Dá uma olhada por exemplo em "street style" e vc vai ver pelas fotos que no mundo todo parece que todas preferem cabelos lisos.
3. Numa palavra? Frescura (vc lembra dessa palavra? Rsrsrs)
4. Acho que é puro narcisismo...dos pais.
5. Porque elas são bobas e só vão saber o valor e a beleza de uma cara lavada aos 20 anos quando tiverem 60. E aí, já era.
6. Preconceito, eu acho. E cultura: acho que os homens deveriam se vestir melhor.
7. Acho que deve ser porque as pessoas pensam que se chamar de Senhor ou Senhora, podem estar considerando "não são mais jovens, são coroas". Nas lojas aqui, todo mundo se dirige chamando a gente de "Você". Nos restaurantes, não. Eu acho respeitoso chamar Senhor ou Senhora, quando me dirijo a alguém que não conheço.
8. Isso eu estou achando estranho. Vejo sempre todos os casais juntos. Mas, se não for assim, sempre vejo as pessoas misturadas, então não sei responder essa.
9. Meu ponto fraco. Adoro óculos! Aqui faz muito sol. É uma recomendação médica usar óculos de qualidade com lentes de proteção, como o filtro solar. O que não entendo é o uso de óculos escuros à noite.
10. Também não entendo. Acho feio. Gosto das formas definidas e não saradas. Mas, deixando de lado que o padrão de beleza aqui é diferente, (olha como as mulheres curvilíneas, que usam manequim 38 no Brasil, são consideradas fatty nos EUA e Europa), acho que aqui o padrão está mudando. Eu morava em São Paulo, depois no Rio e depois em Brasília e sempre usei 36. Voltei a morar em Salvador (não sei até quando) e engordei. Passei a usar 38. Minha família e meus amigos daqui se espantam porque estou de dieta para voltar ao 36. E eu tenho 1,67 de altura e mesmo usando 36 eu sou curvilínea, meus músculos são definidos para evitar flacidez. Mas, saradona eu sinceramente não acho bonito.

Espero ter contribuído com você, que contribui e compartilha tanto com a gente! Beijos!

luciene felix lamy
Reply 17 de July de 2015

Donzela, você é F...ogo! Amei o Post, bombando! \o/

1. Por que tem que pintar as unhas? Bem, não é que tenha que pintar, mas se tem uma coisa que considero (ainda) belas, são minhas mãos. Com manicure então... Mas não curto perder tempo em salão, por isso só faço quando necessário. Como diz Costanza: "Reparam sim: vc repara, todos reparam". A gente se sente + segura, pois não parece desleixada. Mas não as faço somente para não parecer isso ou aquilo aos demais, faço porque enxergo ainda + beleza nelas quando caprichadas assim.
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo? A menos que sejam cachos tratados, brilhantes, macios, sedosos e sem frizz como os seus, o liso dá uma sofisticada imediata, penso eu. O médio é o ideal para meu formato de rosto. Mas o trio: liso + longo + louro = cara de RYCA (?), talvez seja caso para tese em antropologia mesmo.
3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube? Graças a Zeus, tenho quem dê conta do básico do dia-a-dia. Gosto de ensaiar alguma sofisticação culinária (youtube é DEZ!). Personal detox deve ser + uma modinha. Ou não. Personal training ficou né?
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento? Também modismo (e $$$ sobrando). Houve um boom de buffets infantis e a modinha pegou. Fiz muito até os 7 aninhos deles pq não tinha que me preocupar com nada. Depois mudei para churrasco & piscina numa chácara. MUITO melhor. O fato de hoje em dia se ter apenas 1 ou 2 filhos talvez influencie toda essa "festa". E, confesso: caprichei nos batizados, com direito a mandrião, decoração floral, bolo especial, álbum e tudo. Não por "modismo" ou "facilidades", mas por apego à tradição e por estar seduzida pelo potencial de beleza do evento. Sublime.
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele? Usam? Oh, fica 'fake'... E nem precisam. Fazer o quê?
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho? Putz! Isso é cultural mesmo... E feio. Talvez por machismo, como apontaram acima.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora? Talvez para não "ofender". Sim, há quem se sinta ofendido e mande logo um "Senhor tá no céu". Hahaha!
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também? Nas mesas em que estou é meio que tudo junto & misturado. Não saberia dizer sobre as demais...
9. Por que essa mania de óculos escuro? Protege. Uso até para ir buscar o pão na padoca, ao lado de casa (é MUITO cedo e estou até sem rímel...).
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard? Tá meio "nóia" néah? Talvez pq estejamos (a população brasileira como um todo) envelhecendo e tenha batido um desespero tipo último canto do cisne, sei lá. "Nada em excesso", roga o Oráculo de Apolo em Delfos. Não creio que o biotipo apontado garanta felicidade na vida amorosa. Bem, nada garante. Mas se a dita cuja quer malhar até, que malhe, oras. Encontrará quem aprecie. Torço.
Zilhões,
lu.

venusia
Reply 17 de July de 2015

...Talvez seja resquícios de colonização...Aprendemos a bem pouco tempo( em relação a outros países) que
ser livre é ter responsabilidade para descobrir e escolher a imagem que gostaríamos de ter ou o modo que
gostaríamos de ser, sem dar muita atenção ao que os outros acham..."tudo dentro do social". Este processo é lento, mas com ternura paciência e ousadia entenderemos os fenômenos da mídia e compreenderemos que nos aceitar como somos é nos amar. O fenômeno da identificação é grande neste pais, até entendermos que o diverso é muito mais
bonito.

Isa
Reply 17 de July de 2015

Consu,
Olha que paradoxo. Você com medo de ser snob, mas todas as atitudes dos brasileiros que você questiona são puro snobismo. Também me questiono muitas delas. É tão mais fácil e prático e prazeroso ser simples. Agradeço cada dia aos meus pais por terem me proporcionado uma vida simples e a Itália por me ajudar a me manter fora desse esquema que realmente não me encaixo. Un bacione

Lileth
Reply 17 de July de 2015

Eu passei quase uma hora aqui , lendo os coments. Como se pode ver, tem muita gente com esses assuntos entalados na garganta. E concordo com tudo que li. Na maioria das vezes, a gente so vai na onda mesmo, sem questionar nada. Pra nao ficar pra tras nesse mundo tao competitivo e superfluo.
Eu voltei pra dizer que eu amo o Brasil, mas infelizmente por causa dessa cultura de aparencias, agora maior ainda... eu nao me encaixo mais la.
Pra se ter uma ideia, eu morei no bairro mais nobre de Florianopolis. Metade das " mansoes" la , tem fachadas lindas, e jardins bem cuidados. Mas os por dentro estao caindo aos pedacos. Os donos falidos, nao podem nem reformar, mas mantem o jardineiro e a diarista.
Quando eu procurei um imovel la, me espantei com a quantidade de casas assim, de dar nojo.
Assim tbm sao muitas pessoas tbm. "So fachada."

Na escola que meu filho estuda aqui, tem uma unica mae que usa salto alto, maquiagem, esmalte, cabelo longo, e vestiario um pouco vulgar, ( pro meu gosto) e tbm esta sempre perfumada. No Brasil seria a coisa mais comum do mundo. Mas aqui, a principio eu achei que se tratasse de uma prostituta.
Outro dia eu a vi trabalhando num shopping, no stand de perfumes. Aí ri de mim mesma.
Em qq lugar do mundo , as x mais, as x menos, somos julgados pela nossa aparencia.
Bom mesmo é se sentir confortavel do jeito que a gente é, do jeito que a gente gosta... e melhor ainda, como no nosso caso, em encontrar um lugar no mundo em que a gente nao se sinta um peixe fora dágua.
E sou muito grata por ter encontrado o meu.
Obrigada por abrir esse espaco.

Eleonora Carceroni Garbayo
Reply 17 de July de 2015

Consuelo,

Moro na Espanha há 1o anos e tenho as mesmas (e muitas outras)questões sobre o Brasil. O Brasil tenta parecer moderno, mas ainda é um país machista e acho que essa loucura da vaidade só comprova isso tudo. Aqui na Europa as mulheres se cuidam de uma maneira muito mais democrática e sem a pressão que existe no Brasil. Noto que meus amigos quando vem me visitar comentam: Como essa mulher gorda ou velha faz topless na praia ? Sempre respondo: Mas porque só as jovens e de corpo escultural tem essa possibilidade ? Confesso que me irrita muito esse pensamento machista (incluisve por parte das mulheres). Também compreendo que muita das vezes quando vivemos em um determinado país não percebemos essas detalhes que fazem parte da cultura. Parabéns pelo post ! Te sigo no snapchat e adoro seus vídeos. Um beijo grande e um ótimo fim de semana.

Pryscila Morais
Reply 17 de July de 2015

Adoooro seu trabalho e vi no snap que você está com medo de ser onfendida com este post, mas não acho problema nenhum nele. Não me parece esnobe, até porque eu também tenho dúvidas em comum e vivo aqui desde sempre.
Respondendo à algumas perguntas:
1. Por que tem que pintar as unhas?
Na verdade não tem. Mas hoje se criou uma cultura de que além de pintar, fazemos desenhos nelas e acabou virando uma manifestação cultural. É possível adcionar elementos do dia a dia na pintura das unhas, com desenhos com referência à moda, música, artistas atuais ou do passado, times de futebol, etc...
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Nem todo mundo prefere. Depois dessa febre de cabelo liso e longo (que por acaso é o meu haha) hoje há (há no sentido de existir ou de tempo tem H) uma mobilização pelo uso do cabelo natural e essa mobilização está ganhando mais força a cada dia.

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Porque algumas pessoas tem a necessidade de mostrar que tem dinheiro (nem todas) e quanto maior a festa, mas as pessoas podem se auto afirmar.
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Tem algumas que não precisam. Mas com a alimentação errada que a maioria dos jovens tem, algumas tem tantas espinhas que vez ou outra precisam sim de uma base e um corretivo haha
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Nem todos os homens. Mas a cultura latina ainda é muito machista. E qualquer demonstração de cuidado com a aparência feita por um homem é considerada como se ele fosse afeminado (rs) é ridículo isso né?. E também tem a questão do super calor. Hoje moro no Rio de Janeiro e aqui é realmente difícil ficar muito vestido e bem arrumado por muito tempo. Qualquer passo fora do ar condicionado é como se tivesse corrido uma maratona. Antes de casar eu morava em uma cidade super fria, e ai as pessoas inclusive os homens se vestiam bem.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Em cidades mais conservadoras como a minha cidade natal isso é muito comum. Mas em cidades grandes como aqui no RJ as pessoas perderam esse costume e isso é uma das coisas que sinto muita falta. Sinto falta também das palavras mágicas como por favor e obrigada que aqui no Rio as pessoas não costumam usar e isso tabém não sei o porque.

9. Por que essa mania de óculos escuro?
Por causa do super calor. Impossível sair na rua sem óculos. Mas isso não é motivo para se ter 30 modelos.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Eu faço o meu blog dedicado à mulheres comuns. Com corpo normal e que não tem disposição nem paciência de malhar até ficar assim porque acredito que mulheres comuns são a maioria e precisam ser valorizadas. Siceramente não me importo muito com padrões.

e é isso. Um super beijo pra vc! Amo seu blog, seu snap e sua forma de ver a vida.

Camila Souza
Reply 17 de July de 2015

Oi Consuelo!
Moro fora e toda vez que vou ao Brasil, vou ao salao, por pressao familiar e todo, todo cabelereiro quer alisar meu cabelo ondulado que tanto gosto e nem penteio diarimente pra manter a ondulacao. Mas sigo firme e forte amando meu cabelo e minhas unhas naturais, rs
bj

Marli Perez
Reply 17 de July de 2015

Oi Consuelo, vi que MUITA gente já respondeu,talvez minha opinião não seja necessária na pesquisa, mas mesmo assim me deu vontade de deixar minhas respostas para colaborar também. Acho que vc deveria fazer esse tipo de abordagem mais vezes, fazem com que a gente pare e analise comportamentos, muito interessante! Vamos lá:
1. Por que tem que pintar as unhas?
Acho que pelo preço acessível no Brasil, por ser sinal de cuidado feminino, principalmente para mulheres que como eu realizam serviços burocráticos e atendem pessoas que ficam de olho, acho bacana uma mão com unhas bem feitas. Costumo ir à manicure uma semana sim e uma não, para mim é um prazer comprar esmaltes, adoro novidades em cores e a indústria não para de investir nisso, não é um produto caro, etc. Nas semanas em que não vou à manicure eu mesma faço minhas unhas, ou se não dá tempo, não encano com isso tb. Ah, em casa para serviços domésticos uso luvas para preservar meu esmalte.
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Falo por experiência própria, meu cabelo é crespo e não gosto. Acho que é uma tendência do ser humano, quem tem crespo quer liso e vice-versa. Minha filha de 5 anos tb tem os cabelos cacheados e detesta, desde os 2 ela fala que quer cabelo liso. Não é só pela tendência, no meu caso é pela praticidade em arrumar no dia a dia e por achar mais bonito em mim o cabelo liso. Qdo estava grávida e depois amamentando assumi os cachos,(não podia passar por alisamento químico) nem me lembrava mais deles e odiei, me olhava no espelho e me achava descabelada, desarrumada, aff!
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Acho que aí entra um pouco de competitividade, um coleguinha compete com o outro, os pais tb querem mostrar que amam seus filhos através de coisas materiais, sei lá, acho bobagem, já fiz pra minha filha e parei, não compensa, nesse ano vamos viajar e de agora em diante nada de festa grande, chatice, caro e gente reclamando depois, pra quê? estou fora
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Algumas usam por causa de marcas de acne, eu acho que é tendência dessa nova geração que fica assistindo vídeo de maquiagem e consumindo cosméticos antes da hora. As meninas estão cada vez mais cedo pintando as unhas, fazendo escova, etc. Vc acredita que agora tem aniversários de garotas dentro de salão de cabeleleiro? Essa onda está aqui em SP agora, as meninas vão ao salão, fazem as unhas, se enfeitam todas, o buffet serve algo para comer enquanto se arrumam, cantam os parabéns, comem o bolo e vão embora como mini adultas, felizes da vida. Eu acho isso doidera, piração que cobram da mulher cada dia mais cedo uma pilha de preocupações desnecessárias.
Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Acho isso um horror, um descaso. Para homens mais velhos acho ainda pior, parece que não querem assumir a idade, ficam deselegantes com a barriga saliente e camisetas justas. Até em festa onde é pedido traje formal, tem gente que aparece de calça jeans e camiseta, falta ao brasileiro um pouco mais de atenção e educação em certos casos.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Eu particularmente não gosto que me chamem de senhora, tenho 40 anos e acho que estão me chamando de velha. Esse costume de chamar os pais de senhor ou senhora também caiu, eu chamo minha mãe assim, mas as novas gerações não. Minha filha mesmo me chama de vc, não vejo nada errado nisso, acho uma aproximação maior.
9. Por que essa mania de óculos escuro?
Acho que por causa do sol forte quase o ano todo, país tropical. Quando a gente se habitua depois não consegue ficar sem, a claridade incomoda.
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Acho que país tropical, poucas roupas, sensualidade brasileira que gosta sempre de se exibir, nada mais natural do que estar com o corpo em forma e mostrar-se bonita. Nos últimos tempos isso tem se exagerado, mas acho que será encontrado um contraponto.

danny
Reply 17 de July de 2015

Consuelo, amo o seu blog e você é a mulher que mais admiro no mundo cibernético de hoje! Acho você lindíssima e chiquérrima e, ao mesmo tempo, simples, o que, para mim, é a combinação perfeita! Adorei as perguntas e confesso que me questiono bastante também sobre esses assuntos. Veja minhas respostas:
1) unhas pintadas, por que? Confesso que acho muito chato ir no salão para isso e que, quando estou lá, penso o quanto é fútil e até idiota pagar alguém para tirar cutículas e colorir minhas unhas, porém, faço porque desde adolescente meu pai dizia que achava horrível uma mulher de unhas não feitas e sempre lembro dele quando deixo de fazer.
2) cabelo liso e longo... Não compreendo esse apego também, mas é geral. Tenho o cabelo naturalmente liso - o que sempre me incomodou porque meu sonho era um ondulado ou crespo com bastante volume - e o usava comprido. Esse ano resolvi cortar bem curtinho e doei o comprimento todo para uma instituição que faz perucas para pessoas com câncer. Adorei ajudar de alguma forma essas pessoas e me sinto muito mais bonita com ele curto, mas ainda escuto pessoas que me questionam o "assassinato" que, segundo elas, cometi com o meu cabelo. Mas cheguei a conclusão que o que eu deveria cortar da vida são essas pessoas mesmo...
3) essa do detox não consigo nem responder também...é inconcebível e monstruoso como diria Jack London!
4) não só os aniversários de criança, agora chás de panela das noivas também se parecem com casamentos e, detalhe, as madrinhas não raramente são aquelas que financiam todos esses custos desejados pela noiva - mais uma vez, inconcebível e monstruoso!
5) nunca usei base e confesso que não acho bonito e, por isso, também não sei porque meninas tão novas e nem tão novas assim a usam...fica com cara de máscara de teatro e parece que a qualquer momento a pessoa vai tirar. Fora quando não fica com cara de "encardido".
6) odeio a forma informal de vestimenta das homens também! É tão lindo ver os homens europeus sempre tão arrumados de camisa, sapatos e paletós! É um charme a parte. Uma pena os brasileiros ainda persistirem nas bermudas - não raras vezes de praia - com tênis e camiseta. Mas, sim, é puro machismo e preconceito.
7) eu chamo as pessoas mais velhas de senhor e senhora, inclusive meus avós.
8) essa da mesa também acho incompreensível, até porque às vezes prefiro conversar com homens do que mulheres, mas aqui no Brasil parece que, se estais de papo com alguém do sexo oposto, é puro interesse sexual, uma grande bobagem.
9) uso óculos escuros porque tenho uma constante alergia nos olhos e, ao sair na rua, o meu oftalmo recomendou que sempre estivesse com eles...mas não entendo a obsessão por certos modelos que variam conforme as estações do ano.
10) essa fácil: no Brasil, ter bunda é mais importante que cérebro, é o fenômeno da bundalização, como diria Gabriel o Pensador.

Beijo grande Consuelo! E parabéns pelo blog - minha leitura diária preferida!

Juliana
Reply 17 de July de 2015

Sempre visito seu blog, mas este é meu primeiro comentário.
Moro em Paris há um ano por causa do trabalho. Devo passar 3 anos aqui. Minha resposta é mais comparativa...

1. Por que tem que pintar as unhas?
Não me sinto obrigada a estar de unhas pintadas. Nem no Brasil me sentia. Tive chefes mulheres em altíssimos cargos que pintavam raramente, outras, nunca. Pinto quando quero, mas acho essencial estarem limpas. Em Paris, esse mínimo já é difícil. Basta observar no metrô ou no ônibus. Aliás, o asseio dos brasileiros é algo a ser muito comemorado.
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Acho que pela praticidade e porque no Brasil ganhoou símbolo de status. Meu cabelo é ondulado e o que gosto mesmo é de variar. Às vezes deixo natural, às vezes escovo. Aqui outra diferença - as mulheres jovens usam tanto esse coque no alto da cabeça aqui por um motivo - não lavam o cabelo tanto quanto deveriam. Uma pesquisa apontou que o francês consome menos quantidade de sabonete que qualquer outro europeu e que os brasileiros chegam a consumir quase o dobro da média europeia.
3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Essa moda do detox auxiliado é nova pra mim. Não conheço ninguém que tenha feito. Há um livro interessante do Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida, em que ele reflete sobre porque hoje precisamos de mais especialistas para fazer coisas simples por nós (personais tudo).
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Não tenho filhos. Não costumo ser convidada para essas festas.
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Hoje há protetores solares com base, será que é um motivo? Outro é a indústria do consumo de cosméticos - muito poderosa. Já vi açougue vazio, perfumaria, nunca.
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Acho que os homens brasileiros começaram a prestar mais atenção a isso. Aqueles que trabalham com roupas formais, tendem a saírem mais arrumados também. Infelizmente não se comparam ao estilo dos italianos.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
O brasileiro é informal. Aqui em Paris, todo o tratamento é muito regrado, muito polido. Mas falta calor humano, falta jogo de cintura. Me sinto mais bem atendida no Brasil por quem me chama de você do que aqui que me chamam de madame, mas não se esforçam para atender bem porque não há comissão na venda ou gorjeta.
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Isso está cada vez mais raro, mas ainda acontece. Só posso ver como machismo.
9. Por que essa mania de óculos escuro?
Temos essa mania? Preciso reparar mais.
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Acho feio. Parece mais modismo já que as musas fitness têm ganho muitos likes em redes sociais.

De qualquer forma, Consuelo, acho que as mulheres que lêem seu blog não são o padrão da sociedade brasileira. Acho que são mais educadas, informadas e descoladas do que a média. Então, não sei se nossas respostas te ajudarão, porque vemos as coisas com filtors e questionamentos. As mulheres que lêem você dificilmente acham que precisão seguir essas imposições sociais todas.

Abraços

Mani
Reply 17 de July de 2015

Estou morando fora desde 2011, pouco tempo se compararmos, mas acho que muitas das suas dúvidas não são APENAS oriundas da realidade brasileira não.. Acho, inclusive, um pouco injusto isso, mas tudo bem!

1. Por que tem que pintar as unhas?
Não TEM QUE pintar unha. A maioria das mulheres pintam, pois acham que a aparência é mais bonita. Eu não pinto sempre, ninguém reclama comigo por isso, porém existe um mercado voltado para o tema e forte marketing que influencia isso, mas NAO, NAO TEM QUE.

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Todo mundo prefere cabelo liso - SIM, longo - MENTIRA. No Brasil, assim como nos EUA, as pessoas acompanham a moda. Há pouco a moda era Bob (curto) e grande parte da população aderiu. A maioria ainda prefere sim cabelo liso, de novo, influencia da moda e que acontece em todos os países do mundo. Além disso, se sofre um processo de "embranquecimento" já conhecido (e podre) no Brasil que inclui não só o cabelo liso. Felizmente, já vem surgindo vários movimentos que enaltecem os cachos, o black power e todos os tipos de cabelo, existem até campanhas para mudar essa idéia "colonial" brasileira.

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Estou na terceira pergunta e acho que todas elas se explicam com as aulas de história da 5a série.

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Isso vária MUITO de qual núcleo de sociedade você opta por se envolver, sinceramente.

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Porque ela quer. Porque uma de 40 usa? Tem vergonha de algo?

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
As pessoas que eu conheço usam camisetas quando podem, porque, não sei se você sabe, mas faz calor. Usam camisas de noite, se a ocasião pedir, muitos trabalham todos os dias de gravata, btw. Quanto ao se vestir "macho" ou não, prefiro não discorrer sobre certos preconceitos. Definir "macho" pela roupa?

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Primeiro: muitos não gostam, e falam "por favor, senhor(a) não, pode me chamar de "fulano"..
Segundo: isso está atrelado à educação caseira e "regras de etiquetas" que se mesclam com "respeito"
(EU uso e acho que devemos usar, mas...)

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Alguns casais preferem assim pelos assuntos em comum. Nas minhas mesas os casais sentam juntos, por exemplo. Varia.

9. Por que essa mania de óculos escuro?
Oi? Vocês não usam na Itália? Porque o que você define como "mania" brasileira, deve ter contagiado os Estados Unidos também, parece... rsrs

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Sério essa pergunta?

Olha, eu adoro seu blog, acompanho, acho que tem matérias super interessantes, mas estou achando um pouco hipocrisia da sua parte ficar perguntando "por que as pessoas seguem a moda?" se você tem um blog taxado como influencer da própria moda!
Isso sem contar no lado esnobe das perguntas e do "meu português tem sotaque". Você devia ter vergonha de adicionar sotaque no seu português e perder uma das línguas mais completas e bonitas que existem! Mas, como você mesma diz, opinião...

    Mariana
    Reply 17 de July de 2015

    Perfeito, concordo com você!

    NInguém é mais chique do que as outras mulheres simplesmente por não fazer a unha ou por não usar cabelo liso, nem necessariamente mais inteligente e legal por "não perder tempo no salão".

    Quem disse que em todas as ocasiões homens sentam separados de mulheres?

    E por aí vai... Post preconceituoso e não condizente com a realidade.

samia
Reply 17 de July de 2015

1. Por que tem que pintar as unhas? Muitas mulheres não pintam, acho que é uma questão de gosto. Eu pinto as unhas das mãos, quando tenho vontade, não é sempre. A dos pés não pinto há muitos anos pois a podóloga não faz pintura somente trata.

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo? Cabelo longo e liso é mais sedutor, brasileiras são sedutoras. Será? O meu é liso por natureza e não pinto o cabelo.

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube? Dá muito trabalho e muitas pessoas não querem aumentar suas tarefas diárias. E nossa cultura de escravidão colaborou para muitos comportamentos preconceituosos.

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento? Isso eu também não entendo, o brasileiro não sabe dar valor ao dinheiro e desperdiça sem dó nem piedade. Não entendo isso também.

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele? A vaidade começa muito cedo no Brasil, ás pessoas deveriam curtir mais a vida e os momentos sem se preocupar tanto. Um desperdício de energia. A vaidade tem limite como tudo na vida. Tudo em excesso não faz bem.

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho? O brasileiro considera a vaidade mais feminina. Fala mais alto o preconceito aqui também.

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora? Por falta de educação mesmo! Berço nasce com a gente, dentro da família. Sou absolutamente a favor da boa educação.

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também? Mania de separar os homens e as mulheres. Tão boa conversa em grupo...

9. Por que essa mania de óculos escuro? Moro em Brasilia onde o sol amanhece brilhando no chão, diferentemente de SP por causa dos prédios. Aqui na Capital Federal ninguém consegue dirigir com o sol direto no rosto, é impossível.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard? De novo, o preconceito fala mais alto, a perfeição manda na vida das pessoas de uma forma doentia.

Consul, essa é minha opinião, mas você querida está colaborando para ensinar as mulheres brasileiras que podemos ser lindas em qualquer idade, que podemos ser educadas e gentis, e que a aparência pode ser retocada sem exageros. Você ensina a ser politicamente correta e a valorizar o outro pela competência. Ensina que o tempo é um colaborador, quando os ganhos invisíveis são maiores que os ganhos visíveis. Amo seu jeito, sua naturalidade, o modo como você se veste e aproveita ao máximo tudo o que compra e ainda ensina a economizar! tenha certeza que você será um divisor de águas para a brasileira que conhece seu trabalho e te acompanha pelas redes sociais. Um bj

Andréia Cordeiro
Reply 17 de July de 2015

Adorei as perguntas!!! Em resumo, tudo é questão de cultura (ou falta dela) e modismo / padrões das revistas de moda.

Priscila
Reply 17 de July de 2015

Adorei as perguntas e acho que acabei de entender pq as pessoas me perguntam se eu sou daqui kkkkk eu raramente faço as unhas ( uma vez no ano e olhe lá) acho bizarro rsrs, amo cabelo curto, estou sempre com um corte diferente embora o marido odeie ( acho q isso explica as mulheres de cabelão), aqui no Brasil tudo gira muito em torno de ser atraente fisicamente e infelizmente a elegância, a inteligência e a educação ficam um pouco de lado. Pra falar a verdade nem sei se uma mulher com perna de jogador de futebol é atraente
mas .....
Bem é mais ou menos assim que eu percebo as coisas. Beijinhos pra todas

Mariana
Reply 17 de July de 2015

Adoro o blog, mas esse post foi desnecessário! Estranho alguém que vive de moda e de fazer coisas (viagens, festas, jantares) que, dependendo do ponto de vista podem ser rotuladas como fúteis, questionar hábitos que, na maioria não se restingem aos brasileiros (óculos escuros? Oi? Não é também uma marca da sua mãe, um ícone de elegância?). Gente, até onde eu sei, ainda não foram publicadas leis ordenando o uso de unhas pintadas, cabelo liso, barriga tanquinho, etc. Cada um que siga seu estilo, sua vontade e o que o bolso permitir! Enfim, como disse, admito teu blog, mas dessa vez as perguntas ficarm sim um pouco esnobes e tentaram reduzir o Brasil em uma generalização que com toda certeza não se verifica na prática. Só mais uma coisa: nos lugares onde frequento, homens de camiseta só vejo na academia ou em casa no fim de semana. Esse post ficou parecendo aqueles estrangeiros que perguntam se as pessoas andam de cipó no Brasil, francamente. Um beijo

    Cristina
    Reply 18 de July de 2015

    Cara Mariana, acho que o bom de uma discussão - ainda que virtual- é ouvir diferentes opiniões. Imagine se todo mundo pensasse igual? Seria chato, né? As perguntas são sobre um comportamento generalizado do brasileiro. E, pela quantidade de respostas, parece que outras pessoas também observam as mesmas coisas Brasil afora. Não é obrigação, é comportamento. E usar óculos de sol em shopping, restaurantes, dentro de casa parece ser a nova mania do brasileiro e acho que foi esse o questionamento. Abraços, Cristina

Maira
Reply 17 de July de 2015

rsrsrsrsrsrs...comédia demais as suas perguntas...não te achei nadinha esnobe, pelo contrário...rs

Mas vamos lá às respostas (se prepare; vc vai ler muitooooooo...rs)

1. Por que tem que pintar as unhas?

Pois é; aqui no brasil tem disso né, e ainda tiramos as cutículas, detalhe esse, aliás, nunca imitado em muitos países...eu gosto de tirar as cutículas e passar esmalte pq acho que quando não faço os dois, fica parecendo que as danadinhas não estão feitas...rs

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?

Os meus cabelos são ondulados mas mais puxado pro encaracolado, depende muito do dia, vai entender...eu amoooooo cabelo liso, mas não sou fã de fazer escova para que os meus não naturalmente lisos, fique liso...rs..deu pra entender?rs...eu gosto é daquele liso, pesado tipo Glória Pires...kkkkkk..viajei na maionese né...rs, mas não tenho preferência pelo liso, curto, longo, anelado...gosto é de cabelo bonito e com aparência de bem tratado.

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?

Pois é né, tá aí uma pergunta que não quer calar; é o famoso jogar dinheiro fora, se já tem uma cozinheira em casa, pra quê né gastar por mais um serviço que a pessoa já está pagando...a conclusão que posso chegar é: Preguiça ou ser esnobe..rs

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?

Engraçado, estava pensando isso outro dia quando vi num site a festa de aniversário de uma criança de 1 ano e imaginando quando for o casamento, como será a festa...acho desnecessário, festa tem que ser simples, pra criança se esbaldar e se divertir muito.

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?

Ah boba, me pergunto a mesma coisa quando a minha sobrinha de 16 anos além da base ainda passa corretivo, na minha época não tinha nada disso (tenho 41 anos), era no máximo um batom e um lápis, mais nada, hoje a gente percebe a meninada cada dia mais maquiada e com cara de bemmm mais velha, querem esconder defeitos que não tem e que só perceberão quando tiverem na nossa idade.

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?

kkkkkkkkkkkkkkkk...boaaaaa...por isso que falo que a mulher demora horrores pra se vestir pq a gente sempre capricha mais...rs...acho puro preconceito esse papo de que se tá mais arrumado é gay, mas acho também que os homens brasileiros em geral se vestem muito mal, lógico que tem as exceções, mas é o fim, homem a noite de camiseta de malha, bermuda, tênis e boné.

7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?

E pedir bença?????????????rsrsrsrsrsrsrsr...desenterrei essa né, quem mandou ser mineira e do interior...rs...eu tenho esse hábito de chamar as pessoas mais velhas de senhor e senhora, é ser educada né, custa nada, mas também esse ensinamento vem de casa, se os pais não educam seus filhos a pedir bença, responder senhor, senhora, desculpe, obrigada, com licença; passa a ser comum simplesmente falar você.

8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...pra fofocar...rs...eh zueira, mas é quase isso, aqui temos o hábito às vezes de formar o grupo da luluzinha e eles o grupo do bolinha, fica meio separado e meio junto, e no final todo mundo está conversando sobre o mesmo assunto...rs

9. Por que essa mania de óculos escuro?

Não sei o pq disso, principalmente a noite, um dia ainda pergunto...rs

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?

Triste né, infelizmente tem virado o "padrão", mas isso é culpa dessas pessoas vazias que idolatram essas musas fitness, que sobrevivem $$$$$ em cima desse padrão, que na maioria das vezes não tem ideia do que falam e vendem.

fatima
Reply 17 de July de 2015

ei querida!!!! aí vai:
1. Por que tem que pintar as unhas?
FAZ PARTE DO DRESS CODE KKKKK BRINCADEIRA ... É PORQUE MANICURE É MUITO BARATO AQUI....

2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
CABELO É UM FETICHE PARA BRASILEIRAS..

3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
RESQUICIO DA CASA GRANDE E SENZALA. CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS QUE TÊM EMPREGADA AOS DOMINGOS PORQUE ACHAM CHATO TER DE CLOCAR MESA DO CAFÉ DA MANHA!!!!

4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
PARA IMPRESSIONAR AS AMIGAS...... DA MÃE DA CRIANÇA! É COMPETIÇÃO MESMO SABE.... COISAS DO DINHEIRO NOVO....

5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
NUNCA CONSEGUI ENTENDER!!!! SE ALGUÉM DO SALOTTO SOUBER POR FAVOR ME FALE

6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
O BRASIL É UM PAIS SUPER MACHISTA! TENHO AMIGOS HETEROS QUE COMRAM CALÇAS COLORIDAS NA ITÁLIA E NÃO USAM NO BRASIL DE JEITO NENHUM.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
SOMOS UM PAÍS INFORMAL. AS PESSOAS FAZEM AMIZADES MUITO FACILMENTE.
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
MACHISMO TBM. ACHO UMA JECANÇA!!!

9. Por que essa mania de óculos escuro?
SOL DOS TRÓPICOS. NÃO CONSIGO FICAR SEM.

10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
NOVAMENTE O MACHISMO BRASILEIRO....

Cristina
Reply 17 de July de 2015

Ah, adorei o assunto! Moro há exatos vinte e cinco anos fora do Brasil (Japão, USA e Alemanha) e em 2008 fui passar uma temporada lá. Confesso que caí de boca nos rituais "femininos" como manicure, pedicure, escova e depilação. Fez um bem danado depois de tantos anos. Mas também percebi o lado fútil da coisa. E quando uma amiga sentou a tarde inteira no restaurante usando os óculos novos da LV ( of course com monograma em toda a lente) eu fiquei assustada. E das dez amigas com trinta e poucos anos oito já tinham feito cirurgia plástica. Mas nenhuma conhecia um artista plástico contemporâneo ou um museu de arte brasileiro, embora conhecessem a Disney. Nenhuma falava inglês. Dai eu fico pensando, se estou sendo dura no julgamento. Talvez esteja. Mas eu percebi também que o poder aquisitivo do brasileiro subiu muito nesse tempo. O mundo deu uma reviravolta com a internet. E as pessoas só escolhem consumir o que da status, sem se preocupar com a informação, a cultura, o prazer. Quando eu convidava amigos pra jantar no sábado em casa, todo mundo achava um absurdo. Como, você vai cozinhar no sábado? VOU! E quem vai lavar a louça? EU!
Tenho uma amiga de infância que tem 50 anos e malha como uma louca. Tem dois netos e usa o mesmo comprimento de saia que a netinha de dois anos. É a gostosona da turma. Aos 50? Me poupe! Outra levava a filha de 11anos pra fazer unha, cabe e depilação no mesmo salão que ela, porque " mulher tem que aprender a sofrer pra ser bonita desde cedo.
As festas de aniversário, a brinquedoteca e o home theater ganham dimensões faraônicas, mas os pais nunca lêem um livro pras crianças. Eu ficava com vergonha de levar livros pros aniversários, pois ouviam um "brigada" e o livro era jogado num canto, onde permanecia até o fim da festa.
Estou de volta à Alemanha e percebo que já não sou como antes. O período no Brasil me mostrou que temos modismos fúteis, mas somos mais femininas e gostamos de nos cuidar. Pinto as unhas, escovo -ou não - o cabelo, nunca usei roupa curta ou justa, mas gosto de me vestir como mulher. Observo muito as alemãs e confesso que elas não são uma inspiração. E o alemão também tem suas fissuras com carros, com viagens, mas não segue modinhas consumistes como os brasileiros.
Acho que as perguntas gerariam horas de discussões com homens e mulheres numa mesa, tudo regado a um bom vinho e muitas risadas.

consueloblog
Reply 17 de July de 2015

Olá!! Desta vez realmente não deu para responder a todo mundo! Mas li tudinho e estou fazendo um post para responder!! Obrigada a todos que deixaram as suas opiniões!!
bjs c

Lissa Solano
Reply 17 de July de 2015

Consuelo, é muito bom ver a nossa cultura com os olhos de quem está de fora. De todos os seus questionamentos, o que me chamou mais atenção foi o fato de no Brasil não ser natural o tratamento de "Senhor" e "Senhora". Meu pai uma vez nos questionou sobre não o tratarmos assim. Expliquei que me sentia intima o suficiente para chamá-lo por "você". Me senti até incomodada pelo questionamento/apelo dele. Hoje, vejo que minha resposta não passou de uma tolice. Acho que culturalmente trocamos respeito por distância. O que não tem, obviamente, nada a ver. Não sei se é uma questão de regionalismo, mas aqui no nordeste as pessoas são muito calorosas e em dois segundos um desconhecido se torna seu melhor amigo, acredito que por isso acham desnecessário a cortesia no tratamento. Por outro lado, o que é muito comum, é chamar idosos por senhor e senhora. E existem pessoas que também se ofendem ao receberem esse tratamento (Acredita?!). Enfim, acho que é uma questão de camaradagem de alguns, de idade para outros e até falta de educação mesmo rsrsrs... Beijos. P.S: Amo seu Snap!

Ana Cândida
Reply 17 de July de 2015

De modo geral, tuas perguntas são sobre modos e costumes e vou tentar dar minha visão resumidamente. Entendo que as questões sobre aparência, estética, festas, detox...se referem ao significado destas, pois representam a qual status social e financeiro tu pertence. E sobretudo, como os outros te veem, a opinião alheia ainda pesa muito na nossa cultura. As pessoas, de modo geral sabem muito pouco sobre sí, o que lhes senta bem, o que lhes favorece então seguir a moda é uma "garantia" de se sentir inserido no grupo a que pertence. E seguindo esse conceito, o corpo sarado significa a juventude. O corpo quando envelhece indica a passagem do tempo, provoca fantasias de que na velhice tu não tem mais o mesmo valor. Quanto aos espaços separados entre homens e mulheres, acho que ainda é por conta da cultura machista, ativa em ambos os gêneros onde diz que "conversa de homem é diferente de mulher" e assim é; porém quando estão reunidos, podem estabelecer contato e trocas interessantes. Os trajes informais dos homens, contrariando o que disse acima, é uma forma de dizer: "não estou nem aí para o que os outros pensam" ou uma tentativa "rebelde" em não se submenter ao controle das parceiras. Isso, não significa que não se cuide da aparência, que não se possa usufruir de confortos que o dinheiro traga ou que não se faça atividade física. Mas que tudo isso tenha importância, significado e traga bem estar para sí e assim resulte e revele de nós o que se tem de melhor.

Giovana Bonoto
Reply 17 de July de 2015

1. Pinto as unhas porque acho uma maneira legal de combinar meu humor da semana com alguma cor no meu corpo (e nunca pago, tenho muitos esmaltes e eu mesma faço minha mão e pé).
2. Não sei porque preferem longo e liso. Pra mim é arcaico demais, prefiro mediano ou curto e ondulado.
3. Acho que é pra se achar que fazem isso. Gente que quer ser elegante demais acaba ficando feio e esnobe.
4. Também queria saber porque parece casamento... Acho que é porque geralmente tem mais adultos do que criança, e festa de adulto tem que ser algo que possa se sentar e ficar comendo e conversando, enquanto as crianças ficam brincando, correndo e gritando loucamente... o que é muito mais divertido!!!
5. Menina de 20 anos não precisa de base, e não sei porque usam. Tenho 21 e não uso maquiagem, tenho uma mascara e um corretivo porque minhas olheiras são muito escuras, e só. Acho mulheres mais belas sem maquiagem!
6. Acho que homem liga muito menos para aparência do que nós, por isso!
7. Acho que a formalidade caiu com o tempo, então senhor e senhora só se for alguém muito distante de você eu acredito... Para pessoas que se vê sempre e têm certa intimidade não se usa falar senhor e senhora.
8. Os assuntos de mulheres não interessam aos homens, e o de homens não interessam às mulheres. Pelo menos na maioria das vezes, não é sempre que é assim. Eu mesma amo falar sobre carros e coisas do tipo, e certos homens gostam de falar sobre assuntos tidos como femininos. Mas na maioria das vezes não gostam, por isso a separação na mesa.
9. Óculos escuro para mim é um acessório que complementa a roupa; como uma bijuteria, um lenço, ou uma bolsa, sem contar que protege muito os olhos e a área dos olhos dos raios nocivos do sol.
10. Não acho bonito mulheres extremamente malhadas, acho um corpo ideal pra mim ser saudável, magra e levemente definida. Nada de popozudas ou trincadonas!

P. S.: Amo os nomes dos seus filhos, e adoro seu estilo. E embora tenham estilos diferentes, minha mãe te acha maravilhosa, Consuelo. E, ah, seu nome é igual ao da minha madrinha que tanto amo... Nome forte e de gente de bom coração.

Roselia
Reply 17 de July de 2015

Olá, Consuelo

Outro dia assisti uma entrevista do de um filosofo conhecido, onde o mesmo fala que o Brasil é uma nação muito jovem, que ainda está batendo cabeça. Eu e todas as mulheres que convivo da família, faculdade, trabalho não são exatamente assim...não faço unhas no salão, somente para uma festa, não uso base e já tenho 35 anos rsrs... Enfim, acredito sim que essa parcelas de mulheres existam aqui no Brasil, mas ainda é minoria... não deve chegar nem 1% , espero um dia entender essa minoria..rsrsrs beijão e parabéns pela sua simplicidade adoro você e seu blog

Monica Viana
Reply 17 de July de 2015

Oiii! Sobre os assuntos acima, concordo com tuas posições. Que bom que uma pessoa formadora de opinião dá tanta importância aos valores e não à aparência, como vemos o tempo todo. Detesto, simplesmente detesto essa ditadura da beleza que só traz sofrimento e frustração a tantas mulheres, principalmente adolescentes, o que é mais grave! Parabéns pela postura!
Obs: Sou professora de português e fascinada pela nossa língua, fico louca com tantos erros nas redes sociais e postagens. Uma dica: "óculos" é sempre escrito no plural: "... meus óculos escuros"!

    consueloblog
    Reply 18 de July de 2015

    obrigada por mais estas respostas!!!
    Monica, nossa!! Q vergonha! Vou corrigir já!! Sempre que der, me dê um toque!
    bjs
    c

adelia
Reply 19 de July de 2015

responda me somente duas.
pq sua pele e tao manchada, pq vc nunca faz as unhas garanto que o aspecto seria mais bonito e clean.minha mae nao pintava as unhas pois lavava roupa todos os dias.e eram iguais as suas. Sorry..I don't bruised ur ego.
lololo

    consueloblog
    Reply 19 de July de 2015

    Sem dúvida minha pele é manchada porque usei pouco protetor quando deveria ter usado. Eu gosto de minha unhas assim. Mas não seria contra pintá-las, é só q não tenho paciência... Acho q não machucou o meu ego ainda não! Obrigada por se preocupar! bjs c

marina
Reply 19 de July de 2015

adorei as perguntas! todas indicam o perfil da brasileira..
i)a questao das unhas acho que é bem cultural: além de denotar cuidado, é esteticamente agradavel e ate mesmo acho que é um "momento seu agradavel", um relax, ir à manicure, ii)o cabelo liso e longo é uma caracteristica, assim como os coques desajeitados das francesas e os mais curtos das italianas, iii)essa mania do detox é estranha mesmo, acho que existe a ilusao de que "comprando"o milagre vai ser maio! rsrs iv) aff tem algumas festas infantis que exageram mesmo.. talvez se explique pela excessiva necessidade de se agradar as crianças, tratando-as como mini reis..mas confesso que também já me assustei com a falta de ritualização de uma festa infantil na França. v)a base acho que é porque temos que usar protetor sempre, e ele "embranquece"um pouco o tom da pele, ai surgiram os protetores tonalizantes... e por ai vai..vi) os homens são bem informais mesmo, acredito que devido ao clima.. vii) no Brasil as pessoas em geral não gostam, não é valorizado envelhecer... Tenho habito de usar sempre Sr e Sra por ter estudado em escola francesa e depois ter morado na França por um ano. Mas varias vezes me respondem: SR. NÃO, não sou tão velho assim...ou então: SRA está no céu, me chama de você! viii) Acho que homens e mulheres sentam separados quando a ligação for profissional: homens falam de negocios, sempre..ix). Moro em SP e aqui é praticamente impossível dirigir sem eles, em quase todos os meses do ano... além disso os dermatologistas recomendam tambem como proteçao ao sol, x) Outro dia ouvi uma frase no mínimo curiosa a este respeito. Um sr bem sucedido, novo rico, do ramo da construçao civil explicou assim:" sou bem sucedido, minha mulher não trabalha, então tem que malhar bastante. é sinal que eu sou rico: ela tem tempo e eu tenho dinheiro para bancar o corpo dela" arggghh

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Marina, adorei, pois o teu também acaba sendo o ponto de vista de quem viveu mais que uma cultura. Também me assustava com a informalidade dos aniversários na Itália... mas deve existir um meio termo... rss bj c

Cristiane Pereira
Reply 20 de July de 2015

1. Por que tem que pintar as unhas?
Não, não TEM QUE pintar as unhas. Eu faço unha há anos, e até gosto; atualmente venho deixando o hábito um pouco de lado, pois há uns 3 anos me descobri com alergia a esmalte, então só posso usar antialérgico e de vez em quando fico semanas sem pintar, para dar um descanso. Eu fui das que te perguntou se vc pintava as unhas (no snap) – pq sempre te vejo de rasteira e fiquei curiosa. Mas foi só curiosidade, não foi cobrança não, nunca, jamais! Aliás, acho que quem não incorporou o hábito da manicure semanal é livre de uma escravidão!
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Eu não prefiro cabelo liso não. Detesto a tal da chapinha, nunca fiz. O meu não chega a ser anelado/cacheado como o seu, mas tenho duas irmãs de cachos abertos (e lindos). Gosto muito do meu cabelo ao natural, que é um “meio liso” mais cheio, que corto um pouco repicado para facilitar o dia a dia. Só faço escova quando tenho algum compromisso que pede uma cara mais arrumada. E gosto do meu no tamanho médio que é pra poder fazer rabo de cavalo, que adoro, acho prático e rápido para aqueles dias de cabelo nervoso, ou preguiça de lavar, ou de muito calor. Com a menopausa, então, rabo de cavalo é vida!
3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Sei lá. Tem muita mulher que tem preguiça de cozinhar, deve ser isso.
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Não sei, nunca foi a onda da minha família, nem quando eu e meus irmãos éramos crianças, nem com meus sobrinhos (tenho 8, e não tenho filhos). As festas aqui na minha família quase sempre são em casa, ou no sítio, ou na área de lazer do prédio (com futebol, bola, piscina, pizza e churrasco), para as crianças poderem brincar soltas; o máximo de atração que já tivemos foi um mágico. Um ou outro enfeite (muitas vezes feitos por nós e amigas), balões coloridos, e só. Mas, pensando bem, acho que é porque tem muita gente que gosta de aparecer e fazer mega-festas virou exibição de dinheiro, de riqueza (?). Festa de 15 anos também parece casamento, um horror como as pessoas gastam dinheiro à toa e precisam se afirmar perante os outros por meio da exibição de poder aquisitivo.
5. Por que menina de 20 anos usa base na pele?
Porque são bobas e não sabem como são lindas! E tem muita mãe pirada, se tem! , que quer que a filha fique adulta logo e incentiva esses hábitos errados. Eu comecei a usar maquiagem, fazer unha e sobrancelha lá pelos 30. Antes, era no máximo um batom discreto ou gloss. E eu já trabalhava desde os 18, mas nem por isso me emperequetava.
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Essa também eu não sei. Mas detesto homem esculachado, e estou acostumada a trabalhar com homem de terno e gravata ou calça e camisa social/blaser.
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Falta de educação, pura e simples. Eu uso sim, e aqui na minha família todos foram e são ensinados assim. Pra vc ter uma idéia, chamo meu pai e minha mãe de senhor e senhora até hoje, e ainda tomo “a bença”.
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Vai saber...Sou sou solteira e tenho muitos amigos homens, sempre gosto de me juntar a eles.
9. Por que essa mania de óculos escuros?
Não acho que tem essa “mania” não, tem? Eu, como tenho miopia e astigmatismo muito fortes (quase sete graus), não sobrevivo sem óculos escuros. E aqui no Brasil tem muita luz, né?
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Culto ao corpo exagerado. Marketing de academias e produtos de regime. Piração. Fraqueza das idéias. Estou 15 kg acima do peso, super fora de forma, tenho que me libertar da escravidão do doce/chocolate/pão para conseguir emagrecer e me sentir melhor, mais bonita, e poder usar minhas roupas bacanas, rsrsrs. Não tenho a menor pretensão de ter uma barriga sarada. Só se for em outra encarnação, ou como diz um amigo, em outra "encadernação"!!!

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Encadernação!! rss! bjs c

suely Ferrares Pessoa
Reply 20 de July de 2015

MEIO NA CONTRA MAO
Consuelo, Nem sei se esse texto te ajudará como resposta, mas me bateu uma vontade de me expressar qto a esses assuntos..
já me peguei tantas vezes me questionando o porque de tantas perguntas como essas e adorei quando li suas dúvidas e meio que cheguei a uma conclusão que o brasileiro ainda não achou sua identidade ..
Sabe quando vc ainda é muito jovem que vai conforme a maré ? sem nem saber pra onde estão te levando?
E nessa onda a´pessoa vai ao salao , alisa e tinge o cabelo, mas já que está ali, aproveita e pinta as unhas, de preferencia com esmalte com nome do artista da vez . Como assim ? aqui no salao tem maquiador? então vamos maquiar a mae e a filha, independente da idade..
Entao chega-se a festa, ops, mega festa, seja ela de aniversário de criança ou 15 anos ou casamento, desde que seja mega, tá valendo. Mas procurasse logo a sua tribo, pq ali se pensa que consegue ser o que se é...
E assim passam alguns anos e a idade trará. pelo menos p mim , uma grata conclusão: a de que vc esteve em uma jaula comportamental de que nada valeu isso tudo se vc não se conheceu e que se andava ocupada com outras coisas, mas fora de si.
Acho que o brasileiro tá meio assim, indo na marola e na contra mao , alguns tentando se desvencilhar dessa corrente...
grande bj p vc...
Sempre aqui te acompanhando e torcendo por seu sucesso.

    consueloblog
    Reply 20 de July de 2015

    Oi Suely, ótimissimo texto!! Vc viu o meu Consuelo Responde onde digo exatamente isto... o Brasil é como um adolescente! Obrigada! bjs c

Leda Maria Lagoa
Reply 20 de July de 2015

Moro em São Paulo e vejo de tudo.
A maioria pode ser assim, mas tem muita gente que prefere um estilo mais natural.E aprendeu que basta hidratar as cutículas com essas canetinhas mágicas, que elas ficam bem bonitinhas. E ai..um esmaltezinho sim,natural,um tom de unha saudável.
Tenho meus sessenta e tantos, mas por sorte da genética mantenho meu peso, mas odeio academia., roupa de academia, etc.etc.Prefiro minhas caminhadas. Manter um séquito de serviçais já passou do tempo. Ouvi esses dias que voltou a moda as festinhas em casa para crianças, tipo familiares. Tá vendo...bom senso as vezes existe.
Consuelo há duas personalidades que admiro e me inspiro: Você é Inez de la Fressange. Ambas têm aquele toque de elegância na medida, sem exageros e, sempre, com muito bom gosto.

Bárbara
Reply 21 de July de 2015

Oi Consuelo!

Meu nome é Bárbara, tenho 27 anos, moro no Rio e já morei nos EUA, Itália (milano) França, Inglaterra, Vietnã e por um curto período, na África do Sul. Entendo suas perguntas pois foram coisas que também me refleti ao me deparar pela vida com culturas tão diferentes. Cheguei à algumas conclusões e muitas, mas muitas, questões. Vamos lá, primeiro às respostas:

1. Por que tem que pintar as unhas?
É um sinal de feminilidade. As mulheres brasileiras e em geral latinas são muito vaidosas e gostam de valorizar suas características femininas, de "se enfeitar".
2. Por que todo mundo prefere cabelo liso e longo?
Porque é associado à riqueza, dá status. Com o advento da escova nos anos 90 pós era "do permanente" cuidar dos cabelos foi virando sinônimo de classe social.
3. Por que se tem a dona da casa e uma cozinheira ainda chamam uma expert de detox por uma semana para ensinar a cozinhar? Não tem internet e YouTube?
Essa questão de empregados é muito delicada e muito típica da América Latina, mais uma vez. No caso específico da pergunta é evidente que tem um grau de "modismo" (quem ouviu falar de suco verde 5 anos atrás?!) e também de status, teoricamente uma expert cria algo personalizado às suas necessidades e estilo de vida enquanto no youtube se tem receitas mais genéricas e não necessariamente adequadas à você. Da mesma forma, uma empregada doméstica ou cozinheira não tem conhecimento técnico equivalente à uma nutricionista, portanto ela é responsável pela execução, mas não pelo planejamento alimentar.
4. Por que festa de aniversário de criança parece casamento?
Porque brasileiro e latino americano adora ostentar. As festas de casamento que fui na Europa foram muito mais simples e discretas (embora elegantes) do que as daqui, que são mais do que festa, são "eventos".
5. Por que menina de 20 anos usa bas na pele?
Porque hoje em dia as coisas estão mais precoces - por que criança de 10 anos já tem celular?
6. Por que os homens se vestem de forma tão informal (camiseta de dia e camiseta de noite)? E se se vestem um pouco mais, quer dizer ser menos macho?
Isso depende da região do Brasil. No Nordeste e no Rio de Janeiro é verdade que os homens são informais o tempo inteiro. Meu namorado é francês e ele adora isso! Mas em São Paulo por exemplo é bem diferente: os homens sem a noite com camisa social, sapato fechado..
7. Por que quase não se usa mais chamar as pessoas de Senhor ou Senhora?
Porque somos um povo muito caloroso e nossas limitações são de autoridade e não intimidade. Respeitamos o professor por sua autoridade de professor, mas raramente os chamamos de "Sr. Fulano" (Mr.Jones!) , e sim pelo primeiro nome.
8. Por que em uma mesa todas as mulheres sentam juntas e os homens também?
Não entendi essa pergunta, mas talvez porque seja uma cultura de clube da luluzinha e do bolinha.
9. Por que essa mania de óculos escuros?
Porque faz muito sol e existe fotofobia.
10. Por que a mulher ultra sarada com barriga tartaruga e bunda arrebitada virou o standard?
Isso depende de onde também. Reparei que no Rio de Janeiro existe uma obsessão doentia com o culto ao corpo, em cada esquina existe uma academia, na praia só se vê pessoas magras com corpos perfeitos e não naturais. No Nordeste já não é assim, as pessoas são mais livres para serem elas mesmas e é ok estar fora do peso. Lá você não se sente mal de ter dobras na barriga nem pernas flácidas. Só que, mais uma vez, essa vaidade é muito cultural da América Latina, basta ver os países campeões em cirurgia plástica (nós somos os 1s, aliás), e os países que mais vencem os concursos de Miss Universo (Colombia, Venezuela..). Enfim!

Espero que tenha ajudado e vou ler suas respostas ! Baci

    consueloblog
    Reply 22 de July de 2015

    Bárbara, vc foi bárbara!!! O teu know how de várias culturas te dão um insight claríssimo! bjs c

Monica Santos Coelho
Reply 21 de July de 2015

ah, Consuelo, passo aqui quase todo dia e fiquei tentada a dar uns palpites!!
Pinto as unhas todas semana, mas porque tenho as unhas horríveis, estriadas e sem esmalte fica muito feio, I hate!!
rsrs Meu cabelo é ondulado e pra não ficar escrava da touca eu faço progressiva, Mas tenho certeza que no dia que deixar um ondulado arrumado meu marido terá orgarsmos multiplos, ela adoraaaa!! kkkk
Ter cozinheira e chef detox realmente aqui é para classe alta, um luxo para poucos, mas eu juro que adoraria provar um banquete detox!! adoro óculos escuros, e confesso que tenho váriooosss é claro que tenho um pouco de ceratocone e fotobia, mas são desculpas para ter sempre um novo no rosto..hahahahah base aos 20 fala sério!! pintei o cabelo pela primeira vez aos quase 40 e maquiagem muito pouca... hoje sou escrava.. não saio sem base nem por milagre!! não usei protetor solar e hoje tenho varias manchinhas, pareço uma girafinha.....kkkk
adoro essa cultura de não chamar de senhora... tenho 53 anos e o gerente do posto grita para o frentista: atende a moça aqui, por favor!! kkkk Meu maridon anda na estica, camiseta só nas horas de lazer na praia, piscina... sou chique benhê...rsr barriga chapada? nemmm pensar... já chega a correria do dia a dia, trabalho, curso, academia, filho, neto, casa pra cuidar.... não abro mão do meu chopiinho por nada.... meu sangue, suor e cerveja, off course!! bjkas minha amiga!!

    consueloblog
    Reply 22 de July de 2015

    Monica!!!! Ai q vontade de te ver com os cabelos encaracolados!! Especialmente já que teu marido adora!!!
    Rsss! Vc é muito engraçada!! bjs c

gabis
Reply 22 de July de 2015

Só faltou uma pergunta clássica: Por que as babás estão sempre vestidas de branco????

Eduarda
Reply 24 de July de 2015

Aspectos culturais, em todos os lugares, tem os que são positivos e os negativos.Os últimos, no caso brasileiro, remetem à nossa tradição machista e com o pé insistentemente fincado na interação entre senzala/casa grande.A maioria das coisas que você pergunta tem suas raízes nessas duas mazelas culturais, direta ou indiretamente (como, por exemplo, a questão dos cabelos lisos como negação da ancestralidade afro).Mas isto está mudando...Vejo isso claramente nos meus filh0 (a)s e seus amigos.Luz ao final do túnel! ;)

    consueloblog
    Reply 24 de July de 2015

    Bem colocado! Vc é antropóloga? bjs c

      Eduarda
      Reply 24 de July de 2015

      Não trabalho com isso Consuelo, mas fiz o curso como aluno visitante durante meu curso oficial. Bjos

Jaldo
Reply 21 de September de 2015

Com licença!
Minha resposta para suas perguntas é:

Linda! Não te preocupes com isso, nós vivemos aqui e não sabemos te responder...
Fique por aí... Visite o Brasil quando puder, não negue suas origens que já estrá fazendo uma grande coisa...
Está muito difícil conviver com essa crise toda por aqui!
Crise Política, moral, financeira, educacional, comportamental, etc, etc, etc...
Nosso povo é complicado mesmo... Esquenta não...
Mas a gente aguenta firme...
Saudações!

    consueloblog
    Reply 21 de September de 2015

    Jaldo!! Lacrou!! bjs c

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *