Crônica por Alessandra Blocker: Interpretabilidade do trânsito…


IMG_7996_2low

Mais uma grande crônica da minha irmã, Alessandra Blocker!

0511-0809-0313-0828_Woman_with_Road_Rage_clipart_image.jpg

Como todo brasileiro, tenho um estilo de dirigir descolado, as leis são interpretativas, e eu sempre sei mais do que o vizinho.

Muito ágil que sou, não suporto enrolação, gente que para em fila dupla, ou que vai muito devagar. Estão no topo da minha lista negra aqueles que andam bem devagarinho na minha frente até o sinal ficar amarelo. Aí eles aceleram, passam o sinal na hora “H” e me deixam com cara de pateta no vermelho. Ai que óóóódio!!!!! Tem os que acham que dar o pisca-pisca não é apenas um aviso de que você está querendo virar o carro para um lado ou para outro, mas um salvo conduto para cortar na sua frente. É claro que, se eu buzino e não dou passagem, repleta de razão, eles me olham com uma cara abestalhada e dizem “mas eu dei o pisca”. E aqueles que passam a vinte por hora na lombada eletrônica, sendo que o limite especificado é de 50km/h? Sim, porque, segundo esses gênios, “é tudo armação do Detran”. A placa é de cinqüenta, mas na verdade é só uma pegadinha porque o limite é quarenta e “eles” querem te multar para ganhar mais dinheiro. Mesmo sem saber direito quem são “eles”. O Detran? O Governo? Paranoia é que não falta no trânsito.

Assim como “eles” estão sempre aí para te pegar, as leis nasceram para serem interpretadas. Elas existem para poder te multar melhor, ainda mais se tem um “amarelinho” na esquina. As leis são passíveis de análise. É claro que só estamos falando das leis que “pegaram”, como, por exemplo, parar em fila dupla e usar o cinto de segurança. Aquelas que não pegaram, como, por exemplo, aquela… Ou aquela outra… Bem, sei lá, não importa, elas não pegaram, mesmo.

Mas voltando à “interpretabilidade” das leis, e a minha clara capacidade de interpretar as leis melhor do que qualquer outro motorista, vejam estes exemplos: se o imbecil do táxi para em fila dupla para uma velhinha, ele é um cretino e merece buzina na fuça, mas se eu preciso ir ali no prédio da minha tia pegar um negocinho com o porteiro, um segundinho só, tudo bem parar no meio da rua. Afinal, é só por um segundo. Ou se o idiota na minha frente fizer uma conversão proibida em baixo da placa de “proibido virar à esquerda” ele é um filho de uma égua castrada. Mas se eu preciso ir a um jantar na casa de minha mãe, já estou atrasada e não tenho tempo de dar tooooda volta no quarteirão, então a placa de “proibido virar à esquerda” está ali só como sugestão. Afinal, eu sou uma cidadã consciente e sei quando estou atrapalhando o trânsito e quando não.

Acredito que já deu para perceber que não me considero má motorista. Ouso até dizer que sou bem hábil ao volante. Tanto é que me vejo no direito de xingar muito. Esbravejar, chamar os outros de burros, idiotas, energúmenos, buzinar e dar finas.

— Que imbecil! – vocifero para meu co-piloto imaginário, aquele que está sempre lá para me dar razão em momentos de estresse automobilístico. E, lógico, para meu co-piloto, eu estou sempre certa.

É verdade que sou distraída, muito. Afinal sou uma mulher trabalhadora, dona de casa ocupada cheia de responsabilidades, afazeres e listas mentais. E quer lugar melhor para verificar as listas mentais e ticar os itens cumpridos além o carro? Vejam bem, eu sou filha da mulher que se maquiava no espelho retrovisor com o carro andando, portanto, acredito que constituo uma bela evolução.

Dito tudo isso, nas raras vezes em que me distraio e faço barbeiragens, aceito que me xinguem e gritem comigo. É claro que, educadamente, também sempre respondo com uma carranca e outra xingada em alto e bom som. Mesmo se estiver completamente sem razão. Afinal, etiqueta do trânsito é para ser respeitada.

A única coisa que me deixa completamente aflita, angustiada e transtornada é a “cabecinha”. Aquela em que o sujeito (ou a sujeita) te olha, dá uma risadinha e balança a cabeça como quem diz “muito bem, sua idiota”. Como responder a uma agressão tão passiva? Afinal eles só estão sorrindo e dizendo que sim ou que não com a cabeça?! Com um ar de superioridade que me desarma completamente. Nesse caso começo a perceber a idiotice que fiz e minha vontade é de ir lá e contar para eles que eu sou uma boa motorista. Dizer que eu sou ótima pessoa e que minha família e meus amigos me amam.

— Por favor, seu motorista, eu sou legal, sou muito boa pessoa!

Mas é tarde demais, e eles já foram embora, carregando consigo toda a razão do mundo.

YOU MIGHT ALSO LIKE

fotos antigas
O nosso passado através de fotos antigas… primeira parte
November 07, 2016
TBT, Throwback Thursday ou… imagens do passado!
July 28, 2016
Aniversário de 50 anos da minha irmã Alessandra!
July 25, 2016
Throwback Thursday
October 15, 2015
Cabelo, compras e feliz ‘Niver Alessandra!!!…. Consuelo Responde 22 de Julho 2015
July 22, 2015
Piauí, Serra da Capivara, conta a minha irmã, Alessandra Blocker-2ª parte!!
September 26, 2013
Piauí, Serra da Capivara, conta a minha irmã, Alessandra Blocker
September 11, 2013
Crônica: Assim, sem mais nem menos…
December 12, 2012
Crônica de Alessandra: Era uma vez uma perua.
November 04, 2012

29 Comments

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 8 de July de 2013

Ah essas irmãs Blockr, inventivas e divertidas. A crônica é uma primor e a palavra interpretabiidade é ótima e estava faltando em nosso idioma.Somos bem assim.
Tive uma prima paulista - saudosa Iracema de Oliveira- que tirava as sobrancelhas no sinal fechado!
Bjos às manas!

Quiteria Franco- Visual (in) desejado
Reply 8 de July de 2013

Desculpem, Blocker!

    virginia maia
    Reply 8 de July de 2013

    Quitéria......escrevemos na mesma hora !!!! as madrugadoras...kkkkkkk bjsss

virginia maia
Reply 8 de July de 2013

Muito bom mesmo!!!!Ri muito.....,pois tudo isso acontece com a gente!!!!!É de familia mesmo o dom da escrita,viu? Beijo grande!!!!!

Mia Athayde
Reply 8 de July de 2013

Bom dia queridas Consuelo, Alessandra e querido Salotto!
ADOREI !!!!!!!!
Um texto impecável na forma (bom humor é tudo!) e, claro, no conteúdo!
Um presente para iniciar a semana e, quem sabe, excelente lição/reflexão sobre os outros mororistas porque, CLARO, a "gente somos perfeitos" ! Sempre!!!!!

Mas hj, daqui de onde estou, vou à pé mesmo!!!!
Menos risco a todos, hahahahaha!!!!!

Bjssssssss

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Sorteeeee! bjs c

MARIA BENINCASA
Reply 8 de July de 2013

Identidade total!! "Esse cara sou eu" kkk!!!
Amei, muito bom. Parabéns pelo texto.
Um bj a todos e ótima semana!!!

Rosália Moreira
Reply 8 de July de 2013

Bom dia Alessandra! Bom dia Consuelo!
Este é o tipo de crónica que adoro ler na revista do jornal de domingo. Dá imensa vontade de rir.
A realidade parodizada é que não tanto.
Volte mais vezes Alessandra.
Beijinhos
Rosália

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Adoramos as crônicas da Alessandra!!! bjs c

Maria Silvia
Reply 8 de July de 2013

Consuelo e Alessandra,

Adorei a parceria, nada melhor do que bom humor encarando os fatos do dia à dia.
Em se tratando de transito, melhor lidar com bom humor mesmo.
E vale a pergunta, por que será que gente tão legal como a gente, se transforma no volante em pessoas de mal humor, stressadas, e inconseqüentes?
Aqui em São Paulo é um risco agir assim, nunca sabemos que tipo de maluco pode estar ao lado. Não é?
Lembrei do desenho do Pateta, lembram?
Alessandra será que não vale investir um pouco mais de tempo, e energia e criar o seu blog?
Tenho certeza que você vai começar com vários seguidores.

Beijos e bom dia,

MS

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Concordo!!! bjs c

Marcia Gimenez
Reply 8 de July de 2013

Adorei a palavra..ri muito com o texto
e somos bem assim mesmo!
mas ...vou continuar passando rimel nas paradas de farol...
Bjos meninas

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    hahahhah!!! Como a nossa amiga... bjs c

maria conceição
Reply 8 de July de 2013

Conheço uma moçoila que faz bordado em ponto cruz
no farol quando esta dirigindo.
Alessandra,use seu espaço na rede para outras observações divertidas.
Esta crônica bem que podia ser do querido Antonio Prata.
Palmas pra voce.Sucesso!

Rosana Dal Molin
Reply 8 de July de 2013

Como é bom ler um texto inteligente, divertido, sincero e com um ritmo perfeito! Com o que me identifiquei? Com a "cabecinha"...Hahaha...Cansada de tantas balançadas de cabeça (e aqui confesso que a cabeça balançada estava repleta de pensamentos críticos e desabonadores aos descolados motoristas, como intui a Alessandra) resolvi que não gostava de participar deste cenário e me ausentei. Faz uns 10 anos que vendi meu carro e sou tão mais feliz! Organizei meu dia-a-dia de forma que não preciso dirigir. Não faço apologia disso, cada um sabe o que lhe é conveniente, mas tenho percebido que cada vez que digo isso num grupo ou mesa de bar, as pessoas param e me olham diferente...me divirto. Outro dia a gerente da minha conta do banco me ligou para me oferecer um novo seguro para meu carro...quando expliquei que não tinha carro, houve um silêncio constrangedor e depois que retomei a conversa explicando as minhas razões, ela me disse...puxa, vou rever os meus conceitos!!
Bem, obrigada Consuelo por partilhar essa delícia para iniciarmos nossa semana, e obrigada Alessandra por escrevê-lo.
Beijos ao Salotto!

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Corajosa!!! Eu sou preguiçosa demais... Mas tenho a vantagem de viver um transito mais humano... Bjs c

Maria Araci
Reply 8 de July de 2013

Parabéns Alessandra pela ótima crônica!!! Eu sou tudo isto aí!!!!!!

eloisa cruz
Reply 8 de July de 2013

Alessandra, parabéns!!! Adorei teu texto. Adoro crônicas. Você retratou todos nós brasileiros. É exatamente assim que fazemos e exatamente isso que pensamos!!!! hahahaahaaaaa Divertidíssimo!!!!! Sinto dizer que de sangue americano você tem nada. Pelo menos nesse quesito!!!! Brasileiríssima Alessandra Blocker!!!! beijossss

Andrea - Curitiba
Reply 8 de July de 2013

Grande texto, Alessandra!! Parabens!!Bjs......

Viviane Coelho de Magalhães
Reply 8 de July de 2013

Perfeito a crônica de sua irmã, não sejamos falso, claro que fazemos muita coisa igual.
Mas eu sei dirigir muito bem, rsrsrs.
Bjsssssssssss

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Rssssss! Foi o q disse...bjs c

Helga Paperini
Reply 8 de July de 2013

Creio que uma grande porcentagem de motoristas se identificaram com o texto sincero e cativante da Alessandra. Por melhores que sejam nossas intenções ao sair de casa, com a promessa de colocarmos nossa calma e paciência acima de qualquer provocação no transito, nem sempre ela se cumpre principalmente nos grandes centros urbanos. Mas como o inferno esta cheio de boas intenções, nos tb estamos e continuaremos perseverando na esperança de algum dia dirigirmos bem zen ....zen stress ! Bjs

    consueloblog
    Reply 8 de July de 2013

    Hahhhha!!! Isso mezmo!! Bjs c

Alexandra
Reply 9 de July de 2013

Que belezura de texto Alessandra! Parabéns!! Concordo com todos os elogios acima...
Consuelo querida, se você perguntar ao Waine que tipo de motorista eu sou, ele te responderá que sou "agressiva", mas eeeeu não me acho não.....rsrsrsrs. É tudo intriga....kkkkk
Beijos muitos em você, na linda Alessandra e em todo amado salotto.

Shirley Stamou - Garotas Modernas
Reply 9 de July de 2013

Consuelo,

Acho que sou gêmea da sua irmã no trânsito... Hahahaha.
Odeio quando um motorista se arrasta na minha frente, mas amo dirigir! E sim, sou capaz de fazer a maquiagem todinha no trajeto (quando carro está parado no semáforo), mas também sei passar batom perfeitamente ao mesmo tempo que dirijo. Eu sei, um perigo! E ainda assim me acho ótima motorista.;)

beijos pras duas!

    consueloblog
    Reply 9 de July de 2013

    Rsssss!! Bjs c

Ana Laura Rabelo
Reply 9 de July de 2013

Quisera eu colocar tão bem minhas impressões e vivências no trânsito! Obrigada Alessandra! bj, AL

    consueloblog
    Reply 9 de July de 2013

    É perfeito, não é?... bjs c

Isabella
Reply 9 de July de 2013

hahahahaha genial! Ameiiii!!
bj

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *